Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Jeep, famosa marca americana a que os brasileiros, até há uns anos, tinham pouco acesso por ser um carro importado e de custo alto, mas a Fiat resolveu esse problema: comprou a montadora, instalou uma fábrica em Goiana, no litoral de Pernambuco, e logo lançou o primeiro Jeep nacional, o Renegade, mas o consumidor brasileiro exigia mais e chegou o Compass, maior, mais confortável, um SUV elegante, simpático, de bom desempenho e ótimo conforto. E custa R$ 101.990,00. Vale a pena fazer um test-drive, o "perigo" é se apaixonar


Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Depois de andar uma semana com o Jeep Compass 2.0 Tigershark, flex, com câmbio automático de seis marchas, um elegante SUV, prata, que chamou a atenção por onde passei, tenho de confessar que gostei muito do carro, pelo design moderno, conforto e desempenho. 



Sua dirigibilidade agrada, pela elevada posição privilegiada de conduzir (ótima na saída da garagem), à confortabilidade dos bancos e ao bom nível de silêncio no habitáculo, desse simpático pernambucano.



Destaca-se, também, a fácil leitura dos instrumentos no painel e a central de multimídia, com acesso ao telefone, reprodução de músicas e GPS, num monitor de 5" sensível ao toque, e com câmera de ré.



O volante é multifuncional com botões de control do piloto automático, controle da central de multimídia UBnnect e controle do computador de bordo com dados de consumo e quilometragem médios e instantâneos.




O conforto e espaço do Jeep Compass, são de muito bom nível. Os efeitos do piso irregular das ruas do Rio de Janeiro, pelo isolamento acústico do carro, são muito bem absorvidos pela suspensão independente McPerson nas quatro rodas.



A conhecida e desagradável pancada seca quando o carro passa num buraco, sentida em diversos modelos, no Compass é muito menor, o que torna o carro mais confortável.
Nos quebra-molas a boa altura do solo evita que o carro arraste no chão. 



Já o espaço interno é privilegiado na frente e no banco traseiro, onde o assento do meio conta com cinto de segurança de três pontos e encosto de cabeça. E os passageiros mais altos não têm problemas com o teto.



O que não falta também no Compass são os porta-trecos, porta-copos, que se localizam no console central e também no encosto de braço quando este é rebatido, e tem ainda um box sob o banco do carona. 



Desempenho
Com 20,5 kgfm de torque, e 159 cv, abastecido com etanol, e 19,5 kgfm, e 166 cv, com gasolina, o motor Tigershatck 2.0, de 16 V, do Compass não nos deixa na mão tanto numa ultrapassagem na estrada quanto em uma eventual manobra rápida necessária na cidade, graças à resposta rápida do câmbio automático de seis velocidades, que no modo sport reduz o delay (demora na passagem de marca) quase a zero.



Levando em conta o peso e o tamanho do Compass (veja valores, abaixo, na Ficha Técnica) pode-se considerar um carro de consumo normal entre os carros comercializados no Brasil, de acordo com valores fornecidos pelo InMetro:

GasolinaEtanol
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,9 s10,6 s
Velocidade máxima [km/h]188192
Consumo em cidade [Km/l]8,15,5
Consumo em estrada [Km/l]10,57,2
Autonomia (Estrada)630432



O carro vem equipado com controle de estabilidade, controle eletrônico de anticapotamento, controle de tração, monitoramento de pressão de pneus, volante com regulagem de altura e profundidade e um ar condicionado bem eficiente, entre outros.




Custa R$ 101.990,00



Ficha técnica
Motor 2.0L Tigershark, quatro cilindros em linha, 16 válvulas 
Cilindrada total 1.995 cm³, 
Diâmetro x Curso 88 x 82 mm, 
Taxa de compressão 11,8:1, 

Gasolina
Potência máxima ABNT 159 cv a 6.200 rpm, 
Torque máximo ABNT 19,9 kgfm a 4.000 rpm

Etanol 100%
Potência máxima ABNT 166 cv a 6.200 rpm, 
Torque máximo ABNT 20,5 kgfm a 4.000 rpm.

Transmissão
Tração dianteira, 
Número de marchas seis à frente e uma à ré, 
Relações de marcha 1ª 4,459, 2ª 2,508, 3ª 1,556, 4ª 1,142, 5ª 0,852, 6ª 0,672, Ré 3,185. 

Direção: Sistema Pinhão e cremalheira com assistência elétrica progressiva, 
Diâmetro mínimo de giro: 11,3 m, 

Suspensões 
Dianteira: 
Tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora, amortecedores Hidráulicos e pressurizados; 

Traseira: 
Tipo McPherson com rodas independentes, links transversais/laterais e barra estabilizadora com amortecedores hidráulicos e pressurizados. 

Rodas 
7J x 18" - liga de alumínio, sobressalente 4J x 17", 

Pneus 
Tipo 225/60 R17. 



Dimensões
Comprimento - 4.416 mm, 
Largura da carroceria - 1.819 mm, 
Largura entre retrovisores - 2.033 mm, 
Altura - 1.635 mm, 
Distância entre eixos - 2.636 mm, 
Bitola dianteira - 1.540 mm,
Bitola traseira - 1.540 mm, 
Ângulo de entrada - 15,8°,
Ângulo de saída - 30,8°, 
Ângulo de rampa - 21,8°, 
Altura mínima do solo - 206,8 mm, 
Compartimento de bagagem - 410 litros. 
Capacidade com banco traseiro rebatido: 1191 litros, 
Tanque de combustível 60 L (incluindo reserva de 8 L).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.