Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 7 de março de 2018

Iphan iniciou as obras de recuperação do Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e aos 12 profetas do Aleijadinho, em Congonhas. Os setores de hospedagem e alimentação foram os que mais empregos garantiram em 2017. E é exatamente essa área que realizará o 17º Encontro de Hotelaria e Gastronomia Mineira, no dia 25 de Maio



Coluna 
Minas Turismo Gerais

Jornalista Sérgio Moreira 





Basílica de Congonhas começa a 
receber pintura externa durante restauração 

As torres da basílica do século 18 começaram a ser pintadas 

A luz do fim de tarde imprime ainda mais beleza ao Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e aos 12 profetas esculpidos por Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814) que levam visitantes brasileiros e estrangeiros a Congonhas, na Região Central. 


O tom quase dourado destaca a fachada do templo reconhecido como patrimônio cultural mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e agora coberto de andaimes para nova etapa de restauração: a pintura externa, começando pelas torres.

De acordo com a direção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a obra completa de restauração será entregue à população neste semestre.

A intervenção na fachada da basílica do século 18 está sendo custeada pela Paróquia do Senhor Bom Jesus com acompanhamento de técnicos do Iphan. 

O serviço de restauro marca os 280 anos de nascimento de Aleijadinho, considerado um dos maiores artistas da arte colonial brasileira, e também 80 anos de emancipação política do município. 

Já em 8 de setembro de 2019 serão lembradas oito décadas de tombamento pelo Iphan “Congonhas é testemunha e símbolo do Barroco mineiro e o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, o maior conjunto de arte colonial do Brasil. 

Além do tombamento pelo Iphan, o santuário também é patrimônio cultural mundial. Então, é de grande importância retomar toda a imponência desse espaço. 

Trata-se de um trabalho de grande qualidade, rico em detalhes e que, mais uma vez, destaca Congonhas entre os municípios com melhor execução das obras do programa (Programa de Aceleração do Crescimento/PAC Cidades Históricas) em todo o país”, diz a presidente do Iphan, Kátia Bogéa.

Investimento
O restauro interno (elementos artísticos integrados) tem recursos do governo federal. Os técnicos do Iphan informam que estão sendo investidos R$ 2,26 milhões, contemplando serviços nos 39 painéis (somando os da capela-mor, nave, coro e sacristia), balaustrada do coro e da nave, pilastras, pias, púlpitos, retábulos, arco do cruzeiro, forros, mesa do altar, Cruz Feliciano Mendes, entre outros.


Os profetas fazem parte da história do fantástico artista Aleijadinho 


A “cidade dos profetas”, como Congonhas é chamada, foi um dos municípios brasileiros contemplados no PAC Cidades Históricas, do governo federal, que já concluiu três outras obras no local: restauração da Igreja do Rosário, requalificação urbanística da Alameda Cidade Matosinhos de Portugal e Restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, somando investimentos de mais de R$ 4,6 milhões na cidade. 

Além das intervenções, também está em execução a implantação do Parque da Romaria e o restauro da basílica, sendo as duas integrantes do PAC, mas parte do Agora é Avançar – “projeto focado na retomada de obras em todo o país, que vem executando 61 obras destinadas ao desenvolvimento das cidades históricas brasileiras, realizadas pelo Ministério da Cultura, por meio do Iphan”.

Ex-voto
A trajetória da basílica trilha caminhos de fé e arte, representando, na verdade, um grande ex-voto, que é uma forma de pagar uma promessa por uma graça alcançada. 

Conta a história que, em 1757, o minerador português Feliciano Mendes, que chegara à região em busca de riquezas após cura de grave enfermidade, finca uma cruz no alto do Morro Maranhão. 

Com um oratório pendurado no pescoço, ele passa a esmolar para construir o templo em homenagem ao Bom Jesus. 

Nessa empreitada que dura alguns anos, os sucessores de Feliciano, que morreu em 1765, convocam Aleijadinho, responsável por obras-primas na cidade: os 12 profetas em pedra-sabão, no adro da basílica, e as 64 esculturas em tamanho natural representando os Passos da Paixão de Cristo. O local se torna alvo de peregrinação social, econômica e cultural.


Arte e fé
» 1757 – Minerador português Feliciano Mendes chega à região, é curado de grave enfermidade e começa a esmolar para construção de templo dedicado ao Bom Jesus

» 1800 a 1805 – Antonio Francisco Lisboa esculpe os 12 profetas para o adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas

» 1939 – Em 8 de setembro, o conjunto do santuário é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

» 1985 – Em 3 de dezembro, ocorre o reconhecimento como patrimônio cultural mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)

» 2015 – Iniciada a restauração dos elementos artísticos da basílica com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas

» 2015 – Em 15 dezembro, é inaugurado o Museu de Congonhas, fruto da parceria entre a Unesco, o Iphan e a Prefeitura de Congonhas. Fica no entorno da basílica.

Hospedagem e alimentação 
foram os que mais empregaram no turismo em 2017
O número de pessoas ocupadas formalmente no turismo ano passado atingiu 2.921.314, com predominância dos empregos no segmento de hospedagem e alimentação (1.907.086 pessoas ocupadas, o que significa 65,3% do total). 

Os dados são do estudo inédito Empregabilidade no Turismo, produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. 

De acordo com a CNC, as atividades inerentes ao turismo vêm sendo afetadas pelas condições da economia, como a queda da procura. 

Os ajustes orçamentários e as escolhas que as famílias realizaram nos últimos anos devido ao desemprego e à alta dos preços e dos juros atingiram, sobretudo, os ramos das atividades econômicas ligados ao lazer e às necessidades secundárias. 

Além da situação econômica, o crescimento da violência tem afugentado investimentos e provocado redução na receita decorrente da vinda de turistas estrangeiros.

O movimento nos aeroportos no Brasil vem crescendo nos últimos dois anos 


O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, destaca a importância da atividade e a capacidade que os segmentos de alimentação fora do lar e os meios de hospedagem têm de reagir rapidamente às medidas na área econômica e mostrar resultados quando o cenário é favorável. 

“Um exemplo disso é a implantação do visto eletrônico. Feito pela internet em qualquer lugar e com tempo de resposta inferior a 72 horas, é uma verdadeira abertura de nossas portas ao turismo internacional que já mostra resultados”, comenta ele.

Cita ainda dados do Ministério das Relações Exteriores que no primeiro balanço feito após a adoção do sistema nos Estados Unidos, foi registrado um aumento de 70% nos pedidos de visto daquele país. 

Regionalmente, o estudo aponta crescimento do emprego no Centro-Sul, com destaque para São Paulo (7.481 postos criados), Goiás (1.864 vagas), Paraná (1.301) e Santa Catarina (1.092). No Nordeste, sobressaíram Ceará (773) e Piauí (498). 

Na contramão, o Rio de Janeiro lidera o ranking com saldo negativo de vagas, com menos 19.628 postos de trabalho na comparação de 2017 com 2016. a violência e a crise financeira no Estado constituíram os fatores adicionais que vêm afetando o turismo no Rio. 

“É lamentável que isso esteja acontecendo com o Rio de Janeiro, a principal porta de entrada para o turismo internacional no Brasil. Essa situação afeta o turismo do País como um todo”, avalia. 

Entre os segmentos pesquisados, transporte de passageiros foi o principal responsável pelo desemprego no setor (-14.008) em 2017, seguido dos serviços de cultura e lazer (-1.183). Já os segmentos de agentes de viagens (+1.701) e restaurantes e similares (+1.890) refletiram a recuperação do consumo e do crescimento econômico. 

Para ter acesso à integra do estudo, clique aqui (
http://cnc.org.br/…/economia/empregabilidade-no-turismo-2017)



O 17° Encontro da Hotelaria e
Gastronomia Mineira - Edição Serra do Cipó


O melhor aeroporto do Brasil, recebe o principal evento da hotelaria mineira. 
O 17° Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira - Edição Serra do Cipó, será no dia 
25 de Maio no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte Confins – MG.

Uma parceria da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação - FBHA, Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau e BH Airport. @ Aeroporto De CONFINS. 

O representante da FBHA- Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Marcos Valério Rocha apresentou aos membros do Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais o projeto do evento do Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira, durante a reunião mensal do conselho no começo deste mês. 















informações para sergio51moreira@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.