Alta Roda
Nº 984 — 15/3/18
Tempestades fortes de neve, na semana anterior à abertura,
parecem ter proporcionado um alento ao Salão de Genebra, que se encerra no
próximo domingo.
Essa exibição anual vem sofrendo forte retração de
rentabilidade, a exemplo de outros salões, mas mantém seu charme de exposição
enxuta e atraente. Esta edição está bem recheada por mais de 20 lançamentos mundiais
de peso.
Frenesi elétrico continua como elemento importante em vários
estandes, mas começa a perder algum fôlego. Fabricantes – BMW, Nissan, Renault
e Tesla – que se anteciparam nessa corrida tecnológica alcançaram, até agora, resultado
financeiro bem aquém do imaginado. Jaguar, por exemplo, estreou seu primeiro elétrico,
o SUV médio I-Pace baseado no F-Pace, mas tratou de terceirizar a produção para
a austríaca Magna Steyr, sem prever volumes.
Nissan estreou o crossover
elétrico IMx Kuro.
Volkswagen completou sua família conceitual I.D. de modelos elétricos
com o Vizzion, previsto para entrar em linha em 2022.
Será o modelo topo de
gama e graças à arquitetura enxuta típica pode oferecer relação espaço
interno/externo bem superior à convencional.
Também anunciou início do serviço próprio
de transporte compartilhado chamado MOIA. Renault EZ-GO, micro-ônibus autônomo
conceitual, igualmente entra nessa onda de mobilidade alternativa.
Ainda na vertente elétrica, Porsche tem o Mission E Cross
Turismo de linhas inspiradas no sedã-cupê Panamera e tração 4x4. Espera-se que versão
definitiva não se renda à “síndrome dos penduricalhos”, pois o exibido em
Genebra recebeu apliques nos arcos de rodas.
Entre os carros convencionais um dos destaques é a nova
geração do Audi A6, de linhas equilibradas e atraentes. Mercedes-Benz não ficou
para trás.
Um dos modelos que mais chama atenção é o sedã-cupê de quatro portas
AMG GT-R. Há, também, nova geração do Classe A e revitalização do Classe C a
ser produzido em Iracemápolis (SP).
BMW reformulou o X4, suavizando as linhas
traseiras volumosas, com montagem prevista em Araquari (SC); apresentou, em
estágio de pré-produção, o elegante M8 Grand Coupé.
Entre os carros que interessam ao mercado brasileiro de
grande volume, destaque para o C4 Cactus, segunda geração.
A Citroën confirmou produção
em Porto Real (RJ). Lançamento previsto para o terceiro trimestre e vidros de
descer nas portas traseiras sem o sistema basculante original.
Ford Ka apareceu
em espaço meio escondido no estande com retoques visuais também previstos para
o modelo brasileiro, inclusive no interior.
Skoda Vision, embora bem disfarçado principalmente na parte
interna, antecipa o VW T-Cross a ser produzido em São José dos Pinhais (PR), a
partir de janeiro do próximo ano. Ambos usam arquitetura MQB e mesma distância
entre eixos do Virtus.
Outros modelos novos em Genebra que serão importados: quarta
geração do Hyundai Santa Fe ganhou linhas mais rebuscadas, Peugeot 508
demonstra enriquecimento estilístico da marca francesa e Lexus UX, boa evolução
do CT200 Hybrid.
O Salão reserva um bom espaço para supercarros esporte. Este
ano, a desconhecida Corbellati promete lançar um cupê de 1.800 cv que seria o
de maior potência do mercado, sem revelar pormenores. Se vai vingar, é outra
história.
RODA VIVA
VELOCIDADE de
mudanças na mobilidade faz surgir previsões surpreendentes. Hoje, Apple é a
empresa de maior valor de mercado no mundo, cerca de US$ 900 bilhões.
Porém, diversificação
dos grupos automobilísticos e seu crescimento na área de serviços podem mudar
isso dentro de 10 a 15 anos. Estimativa de Herbert Diess, da VW, em entrevista
à Automotive News.
RENAULT inaugurou
nova ala na fábrica no Paraná: injeção de alumínio para componentes do motor
1.6 L, que representa 60% das unidades produzidos. Encerra o ciclo de R$ 3
bilhões investidos.
Novos aportes só serão definidos após conhecimento do programa
federal Rota 2030. “Sem visão de futuro, não dá para saber onde e em que
investir”, posição da empresa.
NOVO SUV da Jaguar,
F-Pace estreia aqui como o modelo de entrada da marca. Motores 2.0 turbo de 250
cv e 300 cv, da recente série Ingenium de projeto próprio (antes eram da Ford).
Seu comportamento, na avaliação de pista, é de grande agilidade pois tem apenas
1,65 m de altura e posição ao volante próxima a de um automóvel. Preços de
R$ 222.300 a 278.080.
ÂNIMO da Nissan
para importar em 2019 a segunda geração do elétrico Leaf – bem melhor que a
primeira e com o dobro de autonomia (300 km) – veio de pesquisa encomendada por
ela mesma.
Até 80% dos compradores do nosso continente aceitariam a
alternativa. Problema, como sempre, é preço em patamar desanimador.
PASSAT, agora, é
importado em versão única, com um só opcional: teto solar. Preço de 164.620 e
recheado de equipamentos (de dois bancos elétricos a quadro de instrumentos
digital reconfigurável). Amplo espaço interno, ótimo porta-malas e motor 2-litros
turbo de 220 cv de ótimap egada. Compete em segmento de grande oferta e
compradores exigentes.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2
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