MECÂNICA ONLINE®
16 | ABRIL | 2018
Ford Mustang GT Premium 2018:
a evolução de uma lenda no Brasil
O mercado brasileiro de automóveis começa a mostrar o início da recuperação nas vendas, um bom momento para novos modelos serem oferecidos para os clientes. Com esse pensamento a Ford entendeu ser esse o melhor momento para oferecer o Mustang, um veículo presente em mais de 140 países, com mais de 10 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, literalmente um ícone reconhecido nas pistas, ruas, cinema e nas artes.
Quando foi lançado nos Estados Unidos, em 1964, o Mustang inaugurou um novo segmento de mercado e foi um sucesso instantâneo. Com sua personalidade inovadora e marcante, o “muscle car” soube captar o espírito da geração “baby-boomer”, do pós-guerra, que ansiava por novidades.
Até 2017, mais de 1.600 unidades foram importadas de forma independente no Brasil. Agora será ainda mais fácil comprar o Mustang, em qualquer concessionária Ford.
Vendido exclusivamente na versão de topo GT Premium com Performance Pack por R$299.900, o modelo oferece excelente pacote de performance, conforto, conectividade e segurança, com credenciais para competir com esportivos muito mais caros.
O Mustang é produzido na avançada fábrica de Flat Rock, no estado de Michigan, nos Estados Unidos, para todos os mercados globais.
Para o lançamento do ícone, a Ford manteve o padrão de força, potência e esportividade, reunindo a imprensa no circuito mais emblemático e significativo para o amante do automobilismo brasileiro: Autódromo de Interlagos (cujo nome oficial é Autódromo José Carlos Pace).
E a imprensa teve a oportunidade de dirigir o esportivo não apenas no circuito, mas também em vias urbanas, no percurso do hotel até o autódromo.
O Mustang já é um dos lançamentos mais importantes do mercado brasileiro, em 2018. Emoção e diversão ao volante fazem parte do DNA do modelo.
Com os vários avanços no motor, transmissão, suspensão, freios, direção e tecnologias de assistência ao motorista, o Mustang GT Premium 2018 vai além não só em potência e desempenho, como também em dirigibilidade.
Durante as primeiras impressões tanto no tráfego urbano, quanto no circuito, a sensação de total controle do veículo é plena. Conforme o modo de direção escolhido observamos o bom comportamento do conjunto motor e suspensão.
O Mustang é suave, o Mustang é bruto. Tudo isso só depende exclusivamente do desejo do motorista na escolha de como deseja o comportamento do veículo. E isso é muito bom, o direito de escolher como você vai dirigir o modelo: na cidade, de forma calma e controlada, ou num circuito, em situações dinâmicas bem diferentes.
Quando o assunto é Mecânica Online® encontramos seu motor V8 5.0 litros de terceira geração que desenvolve potência de 466 cv (@ 7.000 rpm) e torque de 556 Nm (@ 4.625 rpm), sendo 82% do torque máximo disponível a 2.000 rpm, acoplado à nova transmissão automática de 10 velocidades com opção de trocas manuais no volante e tração traseira.
O Ford Mustang GT Premium 2018 é o mais rápido e confortável da linha já lançado no mundo: acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
“O novo Mustang GT acaba com o antigo conceito de que todo carro com potência bruta é difícil de dirigir. Ele foi desenvolvido para oferecer um desempenho forte e confortável em qualquer condição de uso”, diz Volker Heumann, engenheiro-chefe de Powertrain da Ford América do Sul.
A suspensão adaptativa MagneRide usa amortecedores com fluido viscoso eletromagnético e sensores que monitoram as condições da pista 1.000 vezes por segundo para oferecer a melhor resposta em cada situação de rodagem.
São seis os modos de direção que permitem ajustar rapidamente o nível de esforço da direção, a resposta de aceleração e as configurações da transmissão e do controle eletrônico de estabilidade para cada condição: Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag e Neve/Molhado, além da seleção personalizada MyMode.
O Mustang GT também vem equipado com o Track Apps, ferramenta que permite registrar vários dados de performance do veículo, como aceleração, tempo de volta, frenagem e força G. O Line Lock, que bloqueia eletronicamente as rodas dianteiras para o preaquecimento dos pneus traseiros em largadas, o famoso “burnout”, é outro recurso exclusivo para as pistas.
A transmissão automática de 10 velocidades é outro grande avanço do Mustang GT. Com relação ampla, ela oferece engates rápidos e precisos, em menos de 0,5 segundo, com melhor aproveitamento de torque, selecionando o ponto mais eficiente de troca para cada rotação e modo de direção escolhido. Os comandos “paddle shift” na direção permitem trocas manuais.
O desenvolvimento dessa nova transmissão gerou mais de 20 patentes para a Ford. Seus avanços incluem o uso de fluido de ultrabaixa viscosidade para redução de atrito, seis embreagens, um conversor de torque otimizado para redução de peso e uma tecnologia com solenóides integrados no trocador de marcha para trocas mais rápidas, chamada CIDAS (“Casting-Integrated Direct-Acting Solenoid”).
Desde a chegada da nova geração global, em 2015, o Mustang conquistou a posição de cupê esportivo mais vendido do mundo, que se repetiu em 2016 e 2017, segundo dados da consultoria Focus2Move. E também é o veículo mais popular no Facebook, com 8,5 milhões de curtidas.
Na Europa, desde 2015, o Mustang ultrapassou tradicionais esportivos europeus e tornou-se um dos mais vendidos da categoria no continente, com mais de 33.000 unidades.
Já no Brasil o programa de pré-venda comprovou a força do veículo. No total, seu hotsite exclusivo de apresentação recebeu mais de 2 milhões de visitas, mais de 7.300 inscrições e teve em torno de 275 unidades comercializadas em pouco mais de três meses.
Com isso, o Mustang assumiu a liderança isolada do segmento de esportivos e esportivos premium antes mesmo de chegar ao mercado, com cerca do dobro do volume dos competidores somados. E praticamente dobrou o tamanho do segmento, que avançou de 0,07% para 0,12% de participação na indústria.
Sonho de consumo de várias gerações, ele foi imortalizado nas telas com cerca de 3.800 aparições em produções do cinema e da TV – marco que nenhum astro é capaz de igualar. Entre os filmes mais famosos que estrelou, estão clássicos como 007 Contra Goldfinger (1964), Bullitt (1968), Os Diamantes São Eternos (1971), 60 Segundos (2000) e Eu Sou a Lenda (2007).
============================== ================
Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com. br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário