Brabus E63. 800 cv
Mais potente, o AMG da Brabus
AMG, sabem os interessados em
automóveis, é cinquentenária empresa alemã especializada em melhorar rendimento
dos Mercedes-Benz. Comprada pela fabricante, hoje é marca independente.
Brabus
é desenvolvedora independente, também alemã, e resolveu melhorar o E63 4Matic
criado pela AMG. A partir de seus 571 cv de
potência, torque máximo de 750 Nm, e aceleração de 0 a 100 KM/h
em 3,2 segundos, apresentou seu modelo E63 Brabus 800.
Reformulou-o, trocou os dois turbos e
conseguiu midiáticos 1.000 Nm de torque, e potência de 800 cv. Acelera de zero
a cem km horários em 3s – ganho de 0,2s -, e a velocidade final é cortada aos
300 km/h.
Tal cavalaria e disposição exigiram reacertar refrigeração do motor,
suspensão e freios, mudança nas relações do câmbio e limitação de torque nas
três primeiras marchas para evitar patinar em falso nas quatro rodas.
Para
reduzir a resistência aerodinâmica aplicou spoiler frontal com
adicionais tomadas de ar, difusor na traseira, e rodas de 20 ou
21”.
Garantia de dois anos ou 100.000 km. A fim? Ligue para a
representante Strasser (011. 2592-3009) para compra da solitária
unidade destinada ao mercado nacional, entregue a partir de julho.
Preço? R$ 1.625.800,00. Isto, R$
1.625.800,00.
Singularidades e dúvidas:
0,2 segundos a menos num 0 a 100 km/h
é uma piscada de olhos. R$ 880 mil pedidos pelo trabalho feito sobre o
automóvel de R$ 736.000 para economizar o tempo de uma piscada?
Dono do poderoso cheque terá dotes
para conduzir bicho de reações tão rápidas?
Está em moda dizer desaforo a
dinheiro?
VW lançará T-Cross em um ano
Linhas propostas para o T-Cross em versão duas portas
Utilitário esportivo sobre a base de
Polo/Virtus, o T-Cross foi confirmado por Pablo Di Si, o presidente da
Volkswagen em evento para anúncio de investimentos de R$ 2 bilhões no ajuste da
fábrica de São José dos Pinhais, PR, e desenvolvimento do produto. Tal processo
tomará 12 meses.
A grosso modo o T-Cross é irmão menor o Tiguan. Maneira industrial de fazê-lo inclui
adequar a fábrica ao novo ciclo, o Indústria 4.0, onde máquinas se comunicam
com máquinas e auto partes, agilizando a montagem e implementando a qualidade,
com ganhos gerais em todas as etapas do processo industrial.
Automóvel será desenvolvido sobre a
plataforma MQB – matriz modular transversal -, estrutura permitindo alteração
de medidas para fazer veículos com tamanhos variados, padronizando as fábricas
VW em todo o mundo. É a base do Golf, Polo e Virtus – e será do novo Gol.
Fazer um utilitário esportivo
inclui-se na arrancada da Volkswagen visando retomar liderança de vendas,
perdida por fatores vários, incluindo não dispor de SAV ou SUV para participar
do segmento de maior crescimento no mercado.
Ford Mustang, lenda importada
Após 54 anos Ford traz o Mustang
Sucesso e referência icônica desde
seu lançamento ao meio do distante ano de 1964, o Ford Mustang lançou
mundialmente seu criador Lee Iacocca, fez história própria, foi
personagem de filmes exibindo sua disposição, como Bullit, com o ator Steve
McQueen, em 1968.
Mas nunca foi importado pela Ford ao Brasil. Unidades aqui
aportadas o foram por importadores, revendedores, particulares.
Agora, companhia
quer mudar a escrita, pois a nova geração foi criada sob o rótulo de Glocal, síntese
de pretensão global sem perder a peculiaridade local.
Esta se funda nas linhas
inspiradas no ícone de 1967, o carro de Bullit; na evolução da mecânica, sem
perder o brutalismo da engenharia estadunidense, mas evoluindo aos apelos
mundiais – motor V8 com bloco em alumínio, camisas esculpidas e tratadas para
endurecimento; 32 válvulas, epicurismo mecânico a arrancar 466 cv de potência
em 5,0 litros de cilindrada. Transmissão automática 10 marchas, eixo
traseiro multi link, freios de grife, italianos Brembo. Muita
conectividade.
Novos cavalos têm estamina: 0 a 100
km/h em parcos 4s; velocidade final cortada a 250 km/h. Pacote muito superior
ao concorrente Chevrolet Camaro, motor maior, menos potência e maior preço.
O
Mustang custa R$ 300 mil, e num trabalho para demonstrar cuidados, tem pacote
de revisões sem sobressaltos, contratados à média unitária de R$ 1 mil.
Virá, por enquanto, apenas a versão
GT Premium.
Primeiro lote já se foi, em processo de revisão para entrega. Pretendentes devem ir a um distribuidor Ford, encomendar, aguardar para
receber, contar aos amigos.
Sem lançamentos, sem renovar o Focus
feito na Argentina, ou o Fusion então mexicano, importar o Mustang é oferecer
atração extra aos salões dos revendedores da marca, assustados com os sinais de
hesitação da companhia no momento.
Roda-a- Roda
Picape – Informações
periféricas à JAC dizem, enfim empresa importará sempre anunciados picapes da
marca. Configuração típica do mercado nacional: cabine dupla, tração nas 4
rodas, motor diesel. Linhas de geração anterior, potência menor, porém preço
atrativo, uns R$ 99.999.
Picape JAC
SAV – JAC mais vendido é o
utilitário esportivo T40, e versão CVT, de transmissão automática a ser lançada
em maio, projeta dobrar vendas.
Láurea – Novo Polo
eleito Carro Urbano no World Car of the Year. Júri
com 80 jornalistas representando 24 países. É o sexto prêmio da empresa neste
colegiado. No Brasil foi o mais premiado em 2017.
Líder - Sedã médio mais
vendido do Brasil chega como linha 2019 em versões GLi 1,8 litro,
acabamento em couro e transmissão Multi-Drive; XEi; XRS e
Altis no topo, todas 2,0 litros. Novidades maiores, conteúdo e redução de
preços, iniciando em R$ 89.990 para acirrar a competição no segmento.
Quanto - GLi Couro
89.990; XEi 105.690; XRS 111.270; Altis 118.800. Mudança indica Toyota correr
nos preparativos para acertar produção do substituto do Corolla, baseado em
plataforma de múltipla feição, ao Salão do Automóvel, outubro/novembro.
Ré – Honda mudou ponto de vista em
alguns dias. Aos 20 de março, em jantar com meia dúzia de jornalistas, declarou
manter fechada a fábrica nunca operada em Itirapina, SP. Nesta semana, informou,
vai fazê-la funcionar, dividindo com Sumaré, SP, produção de Fit e variações
City, HR-V e WR-V.
Tecnologia – BMW
Motorrad, divisão de motos, inova tecnologicamente: inicialmente 250 revendas
no mundo terão sistema de produção de peças por impressora 3D. Selecionará
concessionários para disseminar o processo.
O Que – Solução
mágica, capaz de imprimir blocos de motor, tampas de válvulas, comando de
válvulas, comandos de válvulas. Impressoras vão em moto de assistência e
resolvem o problema in loco. Começou nova era.
Crochê – Adquirindo
a Neobus, Marcopolo, multinacional brasileira de ônibus, inicia produzir micro
Volare nas instalações da associada, em Ana Rech, RS. Operação por novas
ferramentas operacionais, sistemas Kaisen e Just in Time.
Novidade – Ford trouxe
ao Brasil o FordPass. Gracioso, baixado na App Store ou Google Play, para
proprietário – ou não da marca. Permite comparar preços de combustíveis,
estacionamentos, restaurantes, lazer, saúde, agendar serviços nos
distribuidores Ford. Tem mais de 3 milhões de acessos.
Futuro – Artigo da
agência econômica Bloomberg projeta, em 2025, carros elétricos custarão menos
relativamente aos grandes SUVs. Razões, queda de 50% nos preços das baterias e,
por menor peso, redução de uso de aços, substituídos por plástico.
Aqui – Solução
para elétricos no Brasil será geração, pelos consumidores, de sua energia a
partir da solar. Ninguém espere haver orçamento público para tal produção, ou
para a estrutura necessária a fazer funcionar carros autônomos.
Idade – Relatório
do Sindipeças – união dos auto partistas -, indica aumento na idade média da
frota veicular circulante, agora nove anos e sete meses, 11% mais velha ante
2013, novo desdobramento das consequências da gestão (?) econômica do governo
Dilma.
Solução – Meio para
melhorar seria projeto de Renovação de Frota, para evitar outro sempre lembrado
por argentários burocratas – aumentar o IPVA ou criar taxa de circulação com
valor crescente relativamente ao ano do veículo.
Lei – Findo o vigor do programa
Inovar-Auto, e seu adicional de 30 pontos percentuais sobre o IPI, importadores
insuflaram encomendas. Vendas da JAC, relativamente ao primeiro trimestre de
2017, cresceram 48,8%. Está entre as cinco de maior crescimento.
Cautela – Latam é
para mim a falta de opção, após a queda na qualidade dos serviços com a
proibida aquisição de empresa aérea nacional, a TAM, pela chilena LAN; a gestão
do programa de milhagem variando com a vontade da empresa, sempre em prejuízo do
consumidor; o reduzido espaço entre bancos para forçar pagar diferença por área
antes normal.
Lacre - Certeza da
decisão, senti último final de semana: precisava de lacre para a bagagem, mas a
companhia não fornece.
Cautela para comprovar eventual desaparecimento no
conteúdo é declaração de valor ou conteúdo, mas isto, informaram incomodados
atendentes, é apenas no sítio da empresa – possível apenas ao final da viagem.
Na prática suprime a possibilidade de prova. Não respeitam o consumidor, e o
espantam. Quem não gostar reclame na empresa – no Chile.
Contração – Ao
contrário da expansão prevista pela liberação de voos entre Brasil e EUA,
American Airlines (controlada pela United Airlines), anunciou acabar com os
voos partindo e chegando de Belo Horizonte. Supressão aumentará consumo de
combustível e emissão de poluentes.
Antigos – Evento mais
movimentado do país, com excepcional feira de peças e vendas de veículos, o
Encontro Brasileiro de Autos Antigos terá 5ª edição entre 28 de abril e 1 de
maio. Organizadores Mingo e Júnior Abonante acreditam expor 800 veículos. Mais?
www.encontroaguasdelindoia.com.br
Gente – Marcel
Dellabarba, comunicólogo, carreira.
OOOO Findo ciclo de
apresentações de veículos quatro rodas Honda, transferido à área de
motocicletas.
OOOO Rotação indica futuro na carreira.
OOOO
Fiat busca gerente sênior para área de comunicação.
OOOO Agitação
no meio, candidatos insuspeitados.
OOOO Quer gente experimentada e
do ramo – ao contrário das marcas novatas. OOOO
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