Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 25 de novembro de 2018

O Salão do Automóvel 2018 se foi há uma semana. Algumas marcas ficaram fora, mas as 30 que investiram pesadamente em estandes vistosos, modernos, arrojados, alguns, primaram nos lançamentos. Este foi o Salão dos híbridos e dos elétricos. Veja os mais caros e o mais barato. Agora só em 2020.


O design futurista do estande da Fiat traduz o novo pensamento das montadoras
Texto e fotos: Arnaldo Moreira

O Salão do Automóvel de São Paulo, que terminou no domingo, dia 18, apesar da ausência da Jaguar Land Rover, Citroën, Peugeot, Volvo e JAC Motors pode ser consagrado como um dos que apresentou um grande número de lançamentos e registrou novo recorde de público.

Os brasileiros puderam conhecer os carros mais caros à venda no Brasil lançados no Salão:




O Mercedes-Benz ONE, híbrido, o mais caro do Salão. Tem um motor V6 turbo, capaz de atingir 11 mil rpm e quatro motores elétricos que giram a até 50 mil rpm gerando 1.000 cv, que garantem velocidade máxima acima de 300 km/h



Custa 2.250 euros, o que corresponde a cerca de R$ 11 milhões, valor dispendido no Brasil por três compradores.



O Rolls-Royce Phanton, na sua 8ª geração, o carro mais silencioso do planeta, vem equipado com um motor V12 de 6,75 l, com 570 cv e torque de 91,78 kgfm. Seu peso de mais de 2,5 toneladas não impede que chegue de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e atinja a velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). Custa R$ 6,4 milhões.



O terceiro carro mais caro do Salão foi também um Rolls-Royce, o novo Collinan, o primeiro SUV da marca britânica, que possui um motor V12 biturbo, de 6,75 l, com 563 cv e 86,7 kgfm de torque. O câmbio automático ZF, é de oito velocidades e o carro chega a 250 km/h. O preço de venda no Brasil é de R$ 4,4 milhões.   



Ferrari, o 488 Pista, a atual menina dos olhos da fábrica de Marinello tem nada mais do que 720 cv de potência - maior potência específica de 185 cv/litro -, 90 kg mais leve do que a versão anterior, permite velocidade máxima de 340 km/h e acelerações de 0 a 100 km/h em 2,85 segundos e de 0 a 200 km/h em 7,6 s. Seu preço é de R$ 3,7 milhões.



O Urus inspirado no nome dos antepassados selvagens do gado doméstico também conhecidos como auroques - é um super SUV da Lamborghini com seu motor V8 biturbo de 4 litros, que despeja 650 cv a 6.000 rpm, mas chegam a 6.800 rpm e 850 Nm de torque máximo já às 2.250 rpm. 




Acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 s, de 0 a 200 km/h em 12,8 s e chega a 305 km/h. O preço é de R$ 2,4 milhões.



O Maserati Levante Trofeo é outro SUV de alta performance. Tem tração integral Q4, motor V8 Twin turbo 3.8 fabricado pela Ferrari, que despacha 590 cv  a 6.250 rpm e 730 Nm de torque máximo que dança entre 2.250 e 5.500 rpm. 



De 0 a 100 km/h chega em 3,9 s e a velocidade de ponta é de 300 km/h. Tudo isso por apenas R$ 1,7 milhão. 




Na outra ponta da pirâmide automotiva estão inúmeros modelos com preços para os mais variados bolsos e gostos e entre eles o mais barato, o chinês Chery QQ, com motor 1.0 de três cilindros e 69 cv de potência, que custa R$ 27.990, o mais em conta vendido no País.

Lexus híbrido UX
O ES 300h é um sedan de luxo que custa R$ 240 mil e já pode ser encomendado com entrega garantida em Abril de 2019. É o suprassumo da elevada tecnologia automotiva japonesa. 



O Lexus ES 300 H, um espasmo de luxo e conforto

Um carro de extrema confiança mecânica e de grande durabilidade. 


Tem um propulsor de 2,5 litros, de 176 cavalos, conjugado com um motor elétrico de 118 cv, o que proporciona uma potência combinada de 217 cv que leva o carro de 0 a 100 km/h em 8,9 s, e 180 km/h de velocidade máxima.




A Lexus vende também no Brasil outro modelo híbrido de tecnologia aprimorada, a quinta geração do LS 500h, um símbolo de refinamento que custa R$ 760 mil.



O LS 500h traz um motor motor a gasolina V6 de 3.5L e os dois motores elétricos, que levam o híbrido de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. O motor elétrico garante andar até 140 km/h com motor a combustão desligado.



Este foi um Salão de mudanças de conceitos das marcas nitidamente decididas a produzir carros menos poluentes que os atuais, os híbridos - Miguel Fonseca, presidente da Lexus para Brasil e América Latina, anunciou que o Lexus,  em 2019 apenas terá carros híbridos (motores de combustão e elétricos) - projeto que a diversas das montadoras pretendem adotar, também. O Brasil é o primeiro país a receber o portfólio híbrido da Lexus, revelou o presidente.




No salão, estiveram expostos 33 modelos elétricos e híbridos - uns mais evoluídos, como os da Honda, da Renault, Ford, Lexus e Toyota, da Audi, Mercedes, BMW, da Chevrolet com o novíssimo Bolt EV, modelos que estarão com certeza no próximo ano à venda no nosso País e outras montadoras dando sequência aos modelos que já comercializam, como a Nissan com seu Leaf, a Renault com o já popularizado Zoe. 



Quase 750 mil pessoas passaram pelos estandes do São Paulo Expo nos 11 dias do importante certame que só voltará a se realizar em 2020, quando pelo que vimos no salão deste ano, virá com muitas novidades elétricas e híbridas. 





Os visitantes do salão com certeza deram asas aos seus sonhos de consumo passando pelos estandes das 30 marcas participantes: Audi, BMW, Motorrad e Mini,  Mercedes-Benz, grupo CAOA: Chery, KIA, Subaru e  Hyundai, Chevrolet, grupo FCA: Fiat, Chrysler, Dodge, RAM e Jeep, a Ford e Troller, Honda, Lifan, a Aliança Renault, Nissan e Mitsubishi, grupo Itália que vende no Brasil as marcas Rolls-Royce, FerrariMaserati, Porsche e Lamborghini, a Suzuki, Toyota e Lexus e Volkswagen.



A apresentação à Imprensa aconteceu nos dias 6 e 7 de Novembro. Uma verdadeira maratona com mais de três centenas de repórteres, cinegrafistas e fotógrafos correndo de coletiva em coletiva promovidas pelas marcas, a cada meia hora, em que detalhavam seus produtos.

AMG GT 63 S, motor V8 4.0 biturbo, de 32 válvulas. Seus 639 cv de potência e 91,8 mkgf de torque: de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, e 315 km/h de velocidade máxima
Algumas se esmeraram nas apresentações de seus carros, como a Mercedes, Chevrolet, Renault, Honda, por exemplo, com shows espetaculares.




A primeira, exatamente às 9h30 do dia 6 foi a Chevrolet e lá estavam suas novidades expostas, 13 modelos, entre eles o elétrico Bolt EV capaz de rodar, em média, 383 quilômetros com uma única carga das baterias



Faz de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. A GM colocará o carro à venda já em 2019, no Brasil.


O novo icônico Camaro, nas versões SS Coupê e Conversível, com câmbio de 10 velocidades motor 6.2 V8 de 461 cv, com novdesign, mais imponente e esportivo. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.