Nº 1.017 — 2/11/18
ÁGUA NA FERVURA
Se o segmento de SUV compacto já estava aquecido, a chegada
do primeiro modelo desse tipo fabricado no Brasil pela Volkswagen vai jogar
água na fervura. O T-Cross teve pré-apresentação mundial à imprensa simultaneamente
em São Paulo, Amsterdã (Holanda) e Xangai (China), semana passada, e será uma
das grandes atrações do Salão do Automóvel paulistano de 8 a 18 de novembro.
Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Ford
EcoSport e Renault Captur são alguns dos concorrentes diretos, sem contar o
modelo que a Fiat também vai lançar. Este trará arquitetura do Argo e está previsto,
segundo fonte da Coluna, para dentro de um ano e meio. E ainda vem o novo
Chevrolet Tracker, em 2020.
O modelo da VW será lançado em abril de 2019, mas
só em maio toda a rede de concessionárias estará bem abastecida.
O fenômeno SUV é global e um produto mais rentável para a
indústria por ter maior porte.
Jürgen Stackmann, vice-presidente mundial de
vendas e marketing, veio ao Brasil e destacou esperar que, pela primeira vez, o
Golf seja ultrapassado pelo Tiguan, como modelo de maior sucesso da marca no
mundo, embora sem estimar um prazo.
O presidente da VW do Brasil, Pablo Di Si, afirmou
que a participação somada dos SUVs subiu de 9% para 23% em apenas sete anos.
“Aqui a tendência é chegar a 30% em pouco tempo, como já acontece na Europa”,
acrescentou.
O modelo brasileiro recebeu aperfeiçoamentos, executados em São
Bernardo do Campo (SP), e adotados na versão chinesa. Espaço interno é maior
por adotar o mesmo entre-eixos do sedã Virtus (2,65 m contra 2,56 m do T-Cross europeu,
baseado no Polo). Também é 0,9 cm mais alto e largo, 8,5 cm mais comprido, além
de mudanças estilísticas na frente e na traseira.
O interior apresenta modificações entre elas saídas de
ar-condicionado para o banco traseiro que, por sua vez, não tem trilho
corrediço como o europeu. A versão brasileira inclui estepe de uso temporário
(T-Cross europeu não usa estepe).
Aqui, o encosto do banco traseiro pode ser
regulado para compensar, em parte, a perda de espaço no porta-malas (volume de
373 a 420 litros). Outros destaques: iluminação em LED na região dos pés,
centro do console, painel e maçanetas. Há opção de sistema de som “Beats” e sete
alto-falantes.
Oferecerá itens exclusivos no segmento, como quadro de
instrumentos digital, seletor de perfil de condução, bloqueio eletrônico do
diferencial, assistente de estacionamento 3.0, quatro entradas USB (duas para o
banco traseiro). Pode vir com faróis de LED e teto solar panorâmico. Controle
de estabilidade será de série.
T-Cross terá exclusivamente motores turboflex, de 1
litro (128 cv) e 1,4 litro (150 cv), de consumo contido e alto desempenho, além
de câmbio automático de seis marchas. Motor aspirado de 1,6 litro, apenas para exportação.
Preço de referência deverá ser menor que o Honda HR-V, líder
do segmento entre SUVs compactos. O motor 1-litro tem menor incidência de IPI e
deve partir de R$ 85.000, chegando a R$ 105.000 (completo). Além desse modelo,
a VW terá o SUV médio Tarek argentino (2020), um “aventureiro” derivado do Polo
(2019) e o SUV grande americano Atlas (2020).
ALTA RODA
AINDA como conceito,
VW apresentará no Salão do Automóvel de São Paulo (SASP) nova picape de porte
maior que a Saveiro para enfrentar a Fiat Toro. Terá, como esta, construção
monobloco (arquitetura MQB) e opção de tração 4x4. Novidade mundial no segmento
será painel traseiro rebatível da cabine dupla para ampliar volume da caçamba.
Estreia: 2019.
MAIOR destaque no
recente AMG Performance Tour, no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), o Mercedes-Benz
CLS 53 4MATIC+ combina linhas
atraentes de um sedã-cupê à inigualável suavidade e sonoridade de um motor
6-cilindros em linha (3-L) que a marca traz de volta. São 435 cv e 53 kgfm. Tem
tração integral e suspensão pneumática. Preço: R$ 599.900.
JAGUAR E-Pace
passa sensação de robustez a toda prova ao partilhar arquitetura do Land Rover
Evoque. Motor é igual, porém bem mais potente (300 cv x 240 cv). Mais pesado
que o “brother”, porém com vão livre menor, demonstra agilidade surpreendente,
sem perder muito no uso fora-de-estrada. Interior, bem acabado, destaca materiais
de alta qualidade.
SEGUNDA geração
do BMW X4 estreia no SASP com interessante atualização de linhas, motor de 2-L,
252 cv (7 cv a mais) e pacote tecnológico de peso para conectividade e
assistência à condução. R$ 334.950 a R$ 421.950. Audi, por sua vez, faz
contraponto com a espetacular station RS4 Avant, de 450 cv, aceleração 0 a 100
km/em 4,1 s. Para uma “tocada”, de fato, prazerosa.
NOVO diferencial
autobloqueante da ZF lança mão de recursos digitais e atualizações de software
(programa de controle) por meio de nuvem (internet). Sistema agora interliga-se
aos freios do veículo para afinar a dinâmica de direção, tanto no uso fora de
estrada quanto no asfalto. Escopo é estabelecer a melhor relação estabilidade-conforto
possível.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2
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