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quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Um Mercedes AMG Performance Spider ONE que custa R$ 9,6 milhões, um novo Ferrari 488 Pista o SUV mais luxuoso do mundo, um Rolls-Royce Phanton VIII, mas contrastando vemos um Chery QQ, o mais barato do Brasil, por menos de R$ 30 mil, tão branco quando o Lamborghini Urus de R$ 2,4 milhões. Isso e muito mais estará, de amanhã ao dia 18 no São Paulo Expo, onde acontece o Salão do Automóvel de 2018. São esperadas em torno de 700 mil pessoas.


Fotos e texto: Arnaldo Moreira

Pronto, amanhã, as portas do Salão do Automóvel de São Paulo serão abertas ao público, durante 10 dias - até dia 18/11 -, depois da visita, ontem e hoje, de 200 jornalistas brasileiros e de outros países da América que foram conhecer as novidades - não foram poucas - do setor automotivo. 



O deste ano chamo-o de Salão da Eletrificação e da Semi-eletrificação dos carros, pois muitos dos apresentados são híbridos, ou seja têm motores a combustão e elétricos. 



Por exemplo, o vice-presidente Executivo da Toyota do Brasil, Miguel Fonseca, surpreendeu ao revelar que já em 2019, a Lexus, marca de luxo, marca premium da Toyota, passa a produzir apenas carros híbridos. 



O próprio presidente da Anfavea, Antônio Megale, na entrevista coletiva que encerrou, hoje, o trabalho dos jornalistas, e em que foi divulgado o desempenho de outubro do setor automotivo, ressaltou que os híbridos virão em força, "os elétricos precisam de acertar ainda a estrutura de postos de recarga".



As cerca de duas centenas de carros expostos levarão ao São Paulo Expo em torno de 700 mil visitantes ávidos pelas novidades oferecidas nos estandes das marcas, do carro mais barato do certame um 



Chery, QQ, que custa R$ 27.990, passando por um 



Rolss-Royce Phantom VIII, com preço de R$ 6,2 milhões, até chegar ao mais caro que ocupa lugar de destaque no estande da Mercedes-Benz: 



o AMG Performant Spider One que atinge a módica quantia de 2.250 euros, ao câmbio de hoje, R$ 960.750,00, que três clientes brasileiros adquiriram, este ano.



Hoje, mesmo foram lançados ainda pela Via Itália a nova Ferrari 488 Pista, de 720 cv, velocidade máxima de 340 km/h, que chega de 0 a 100 km/h em 2,85 segundos, 



o Lamborghini Urus, com motor V8 4.0 de 650 cv, que geram 850 Nm de torque: 0 a 100 km/h em 3,6 s, tenta justificar o custo de R$ 2,4 milhões.



Foi revelado ainda o SUV Maserati Levante Trofeo, com motor TWIN turbo V8 de 3,8 litros, fabricado pela Ferrari, com 590 cv chega aos 100 km em 3,9 s.



A Rolls-Royce chega ao Brasil com o super luxuoso SUV Cullinan, de tração integral, o tecnologicamente mais avançado do mundo, com motor V12 turbo 6,75 litros que entrega 850 Nm de torque.


No Salão não podiam faltar carros de Fórmula 1, mas este é um Audi Fórmula E, elétrico

A preocupação das montadoras não é apenas a eletrificação, todas mostraram nas entrevistas coletivas que aconteceram de meia em hora a necessidade de renovação de seus portfólios para ganhar a clientela que vem se revelando cada dia mais exigente, querendo carros mais tecnológicos, mais econômicos e mais baratos.


O Fiat conceito Fastback

Para isso as marcas anunciaram novos investimentos em suas plantas de produção. A Fiat, que inaugurou a maratona de entrevistas coletivas, anunciou logo o lançamento de 15 novos produtos com investimentos de R$ 8 bilhões até 2023. 


Um Ciquencento, o Fiat 500, de 1969, exposto em local de destaque.

O presidente apontou a picape Toro, o pequeno Mobi, e mais recentemente o Argus e o Cronos, de que já foram vendidos 25 mil, desde março deste ano quando o modelo foi lançado, como resultado desse projeto. 




A montadora tenta captar a fidelidade de seus clientes com o Fiat Profissional já instalado em 100 concessionárias capacitadas. 


(As matérias do Salão irão saindo nos próximos dias.)



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