Texto e fotos: Arnaldo Moreira
Na última quinta-feira, devolvi na concessionária Azzura, de Botafogo, o novo Jeep Compass Limited, 4x4 com reduzida
e Selec Terrain, motor 2.0 turbo diesel, de 170 cv, com muita pena de não poder ficar mais tempo com esse belo carro. É o adjetivo perfeito para falar desse Jeep confortável, seguro, silencioso, rápido e bonitão cedido pela Jeep para avaliação pelo Blog. Custa R$ 172.190.
Uma parada rápida para essa foto na rodovia Presidente Dutra |
A melhor maneira para sentir o carro era levá-lo para a estrada. E lá fui eu e minha mulher, Lana, rumo a Penedo, a 178 km do Rio, uma cidade agradável, no sopé da serra da Mantiqueira.
A viagem pela Rodovia Presidente Dutra, a famosa BR-101, foi super agradável entre montes e vales. O Jeep Limited galgou com firmeza e constância, graças ao turbo do motor, a serra das Araras, hoje com uma velocidade máxima de 60 km/h como medida preventiva contra os acidentes que aconteciam ali com frequência.
O motor turbo de 170 cv diesel garante um desempenho em curvas e ultrapasagens |
Assista o vídeo:
https://vimeo.com/298073430
Produzido em Goiana (PE), o Compass 2019 vem equipado com sistema Start & Stop - um sistema inteligente com alternador e bomba de combustível que trabalham automaticamente bajxando o consumo em 11%, em relação à versão anterior - com chave presencial, rodas de 19", ar condicionado automático, retrovisores rebatidos automaticamente. O tanque de 60 l de diesel tem autonomia em torno de 900 km.
O porta-malas com capacidade 410 aumentada para cerca de 800 l com o banco traseiro rebatido.
A tampa do porta-malas tem abertura automática.
Veja no vídeo:
Alerto os motoristas que devem ligar os faróis na posição de luz baixa, pois o automático só aciona as luzes quando o carro entra em lugares de iluminação reduzida, como túneis, e na estrada o CNT obriga a circulação com faróis baixos ligados.
Aletas atrás do volante permitem trocas de marchas mais rápidas, de acordo com o interesse do motorista
O Compass Limited oferece o sistema de auto estacionamento (Park Assist), sem a intervenção do condutor,que apenas tem de frear ou acelerar de acordo com as instruções do sistema semi-autônomo do Compass.
Assista o vídeo:
Aletas atrás do volante permitem trocas de marchas mais rápidas, de acordo com o interesse do motorista
Assista o vídeo:
_________________________________________________________________________________
A responsabilidade do jornalista automotivo ao receber um carro de uma montadora para o avaliar é muito grande, pois seu teste pode levar o leitor a adquiri-lo ou não. Em qualquer dos casos, é necessário que as informações sejam mais corretas, detalhadas e claras possível ao mesmo tempo em que têm de ser entendidas pelos leitores.
É essa preocupação que move o jornalista dado o compromisso que tem com o seu leitor. Naturalmente, nem sempre a montadora dona do carro fica muito satisfeita com o que é descrito, sobre o veículo avaliado, na opinião do jornalista, mas existe um respeito mútuo entre a fábrica e o jornalista, um confia no outro, numa relação marcada pela liberdade absoluta de expressão. A.M.
A responsabilidade do jornalista automotivo ao receber um carro de uma montadora para o avaliar é muito grande, pois seu teste pode levar o leitor a adquiri-lo ou não. Em qualquer dos casos, é necessário que as informações sejam mais corretas, detalhadas e claras possível ao mesmo tempo em que têm de ser entendidas pelos leitores.
É essa preocupação que move o jornalista dado o compromisso que tem com o seu leitor. Naturalmente, nem sempre a montadora dona do carro fica muito satisfeita com o que é descrito, sobre o veículo avaliado, na opinião do jornalista, mas existe um respeito mútuo entre a fábrica e o jornalista, um confia no outro, numa relação marcada pela liberdade absoluta de expressão. A.M.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário