Mario Rodrigues, diretor da Unidade de Produção da Volkswagen Anchieta.
A produção do VW Nivus seguiu o cronograma pré-estabelecido com a dedicação e comprometimento da área produtiva da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo/SP, mesmo com o cenário da pandemia do novo coronavírus.
Todos os protocolos de saúde e higiene foram seguidos rigorosamente e o VW Nivus foi o único lançamento do Grupo VW durante este período. Os diferenciais, as alterações na Anchieta e como este projeto ganhou vida do ponto de vista produtivo, você confere nesta entrevista:
Demos início à produção no dia 8 de junho, data prevista desde o começo do projeto. Isso foi possível, porque o cronograma estava adiantado em relação ao planejamento que havíamos estipulado.
Destaco o comprometimento das equipes em seguir o cronograma e manter o lançamento em meio à pandemia, pois mesmo durante a suspensão de atividades, um grupo de empregados permaneceu na fábrica focado no projeto Nivus - respeitando os novos protocolos de higiene e saúde - para cumprir o programa pré-estabelecido de fabricação de carros para os eventos de lançamento.
Planejamos cuidadosamente o retorno de nossos empregados às atividades na Anchieta, com a adoção de medidas de higiene e saúde para todos, com base no que já havia sido adotado na China e Europa.
Foram e continuam sendo colocadas em práticas mais de 80 iniciativas. Trabalhamos fortemente na conscientização e boas práticas junto aos nossos empregados, utilizando todos os nossos canais de comunicação.
Na linha de produção, por exemplo, quando o distanciamento social de 1,5 metro não é possível devido à posição do posto de trabalho, além das máscaras de tecido, também distribuímos máscaras com visor transparente.
A fábrica da Anchieta já produz o VW Polo e VW Virtus em sua Estratégia Modular MQB - um dos mais modernos conceitos para produção de veículos - e o Nivus também utiliza esta mesma matriz. Investimentos que estavam contemplados no ciclo de R$ 7 bilhões já anunciados, permitiu novas instalações como na área de Armação.
Adquirimos 419 novos equipamentos, sendo que destes 90 são robôs; parte deles contam com a nova tecnologia de ponta VASS6, alinhada com a indústria 4.0, que permite maior precisão e mais segurança; e ampliação de mais de 24 mil m2 de área, totalizando cerca de 105 mil m2.
Que outras instalações da fábrica sofreram alterações?
Promovemos uma grande modernização na Estamparia, ao instalarmos a nova prensa PXL "Extra Large" capaz de ampliar a produção de peças em até quatro vezes por minuto e, assim, diminuir custos.
Reduzimos também emissões de CO2, o que nos impulsiona na rota global de redução nos impactos ambientais, o programa Go to Zero. O Nivus foi um "acelerador" neste projeto, pois com a atuação da PXL conseguimos otimizar os custos do novo modelo também.
Sem dúvida alguma foi ter o desenvolvimento do produto de forma 100% digital. Quebramos um paradigma de que é necessário fazer muitos protótipos físicos para desenvolver um veículo.
Além de diminuir o tempo do projeto, ao realizar testes e validações virtualmente, tornamos os processos mais eficazes e com significativa redução de custos.
O trabalho conjunto dos times de Design e Produção, desde o início do projeto, permitiu que algumas adaptações fossem realizadas para atender às necessidades da linha de produção, tudo isso de forma virtual, sem prejuízo ao desenho planejado para o modelo.
Durante a concepção do VW Nivus, foi possível ingressar em postos de trabalho que ainda não existiam fisicamente, andar pelo ambiente, segurar e montar peças além de operar dispositivos de maneira virtual.
O planejamento virtual, antes da implementação física, permitiu avaliar previamente interferências dentro do processo produtivo, a ergonomia dos postos de trabalho, definir a melhor acessibilidade e disposição de equipamentos entre outros aspectos.
Isso é feito utilizando óculos de realidade virtual, roupa e luvas capazes de digitalizarem o movimento do homem para dentro do ambiente virtual e um projetor tridimensional que permite a várias pessoas ao mesmo tempo avaliar o processo em um ambiente 3D.
Desde o lançamento do Polo, temos relação muito próxima com os colegas da fábrica de Pamplona o que facilita a troca de informação sobre os produtos. Cerca de 30 pessoas do time da Espanha estão envolvidas no projeto e parte delas tem visitado as instalações no Brasil para conhecer de perto o desenvolvimento do Nivus como experiência para fabricação na Europa, além de reuniões quinzenais pré-estabelecidas entre os times.
Outro fator muito importante é que pelo Nivus ter sido concebido na América do Sul sob a plataforma MQB A0, a produção mantém os padrões globais de construção, tecnologia e segurança da marca Volkswagen.
O programa de produção contava com o sucesso que seria a pré-venda do Nivus?
Estávamos otimistas, mas ficamos surpresos com o enorme sucesso da pré-venda do Nivus. Como o projeto estava maduro e cerca de três semanas à frente do cronograma, estamos conseguindo atender a demanda dos clientes pelo novo modelo.
Foram quase sete mil horas de qualificação da equipe que está atuando na produção do Nivus. Estamparia (220 horas), Armação (1.477 horas), Pintura (1.207 horas) e Montagem Final (3.638 horas).
Qual é o sentimento dos empregados da linha de produção em poder atuar num projeto tão relevante para a marca no Brasil?
Todos nós estamos muito orgulhosos em poder contribuir com este novo modelo. Aqui, na Anchieta, cada veículo que sai da produção nos traz muita satisfação, pois sabemos o quanto ele é importante para a VW na região América do Sul.
Temos uma equipe extremamente qualificada e dedicada em cada um dos postos de trabalho garantindo que toda a produção tenha a mais alta qualidade, característica imprescindível dos veículos da marca Volkswagen.
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