O novo sistema evita fraudes e perdas, permitindo total controle das bombas, tanto eletrônicas quanto mecânicas, e, também, dos abastecimentos de todos os veículos da frota.
A Gilbarco Veeder-Root acaba de lançar o CFN Light SaaS, destinado ao controle total de bombas eletrônicas e mecânicas e dos abastecimentos dos veículos da frota em postos industriais. É um sistema descomplicado e econômico, ideal para empresas que querem dar seu primeiro passo rumo à automação da gestão dos combustíveis. Ao evitar perdas e desvios, permitindo que somente veículos autorizados sejam abastecidos, garante maior eficiência no processo de abastecimento.
Economia, simplicidade e flexibilidade
O novo sistema é autossuficiente o que significa que não necessita de softwares adicionais para funcionar. Sua infraestrutura é enxuta e o equipamento é de simples instalação e manutenção. O CFN Light SaaS é instalado diretamente na sala de controle do posto de abastecimento, restringindo apenas a pessoas autorizadas, o acesso à programação. Essa configuração traz como vantagem uma ilha de abastecimento mais “limpa”, desimpedida, com menor número de equipamentos.
Sua tecnologia de última geração é de fácil operação, demandando reduzida intervenção do operador. Projetado com estrutura modular permite que novas funcionalidades sejam integradas ao sistema, sem a necessidade de substituição do equipamento. O CFN Light tem capacidade para controlar até duas bombas mecânicas ou bombas eletrônicas. Permite, também, diversas formas de identificação da frota, entre as quais, o reconhecimento automático de veículos por RFID. Este recurso reduz o risco de fraude e perdas no processo de abastecimento, garantindo que somente veículos cadastrados sejam abastecidos: diante de qualquer padrão anormal de operação, como abastecimento irregular, o sistema trava e emite alarmes automaticamente.
A plataforma de gestão de dados de abastecimento FuelOnet Pro, que integra o sistema, está hospedada em nuvem. Ela registra informações completas sobre o fluxo de abastecimento de combustível, possibilitando detectar facilmente eventuais perdas nesta operação, bem como tendências operacionais.
Maior eficiência graças ao controle de perdas
O controle das despesas com combustível é essencial para a saúde financeira de empresas que possuem frotas próprias, já que esse insumo pode corresponder a mais de 39% de seu custo operacional, percentual que pode ser ainda maior se for levado em conta em conta o aumento do preço do diesel já acumulado em 2021, de quase 40%. E, segundo especialistas, as perdas de combustível em postos industriais podem superar a marca de 10% do total adquirido, somando-se todas as etapas do processo.
O controle do abastecimento, portanto, impacta diretamente o resultado do negócio. Bomba descalibrada ou fraudada, transbordo de produto na operação e abastecimento irregular de veículos, que não fazem parte da frota, podem ser considerados como principais pontos de perdas. Porém, esses escapes de combustível - e de capital -, raramente, são percebidos e contabilizados quando a gestão é falha no controle das informações sobre essa atividade.
O mesmo pode ocorrer quando, por distração ou má-fé, uma planilha é preenchida – manualmente ou por digitação – com dados incorretos, gerando relatórios equivocados. Isso também vale para omissão de uma operação, regular ou não, por esquecimento ou fraude.
Falhas como essas que impedem, às empresas, tirar o máximo proveito dos dados para maior eficiência na gestão do combustível, e, em consequência, para obter maior economia e produtividade, podem, agora, podem ser evitadas com a adoção do sistema CFN Light SaaS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário