Pouco antes da cerimônia de largada, a Alpine comemorou sua paixão pelo automobilismo esportivo reunindo seus melhores embaixadores e estrelas ao volante de modelos de competição e produção em série, em presença de uma multidão de fãs. Em um cenário pra lá de especial, a marca também demonstrou toda a extensão de seu know-how, estabelecendo um verdadeiro marco ao se tornar a primeira a trazer um carro de F1 para desfilar no Circuito de la Sarthe, pilotado por Fernando Alonso.
Depois desse grande evento pré-largada, a chuva marcou presença a menos de uma hora do início da corrida. Assim como seus concorrentes, a equipe usou pela primeira vez neste ano os pneus Michelin em seu A480. Nicolas Lapierre ficou a cargo de fazer a largada na pista molhada, aproveitando para fazer uma ultrapassagem espetacular do Toyota n° 8, passando para o segundo lugar.
Enfrentando problemas de aceleração na saída da curva Indianápolis, o francês conseguiu fazer uma recuperação impressionante da 17ª posição, voltando a fazer parte do top dez em menos de duas voltas, passando depois para o grupo dos cinco primeiros, três voltas mais tarde. Sua série de melhores voltas em uma pista progressivamente mais seca permitiu que ele assumisse a liderança da prova antes de parar para reabastecer e trocar seus pneus para slick.
Largando novamente em quinto, Nicolas Lapierre continuou lutando para se estabilizar na terceira posição, após quase duas horas e meia de ação e emoção. Apesar das armadilhas do circuito e várias neutralizações pouco favoráveis à escuderia, o brasileiro André Negrão e Matthieu Vaxivière também deram o máximo durante a batalha. O mais novo membro da equipe precisou lidar com uma troca imprevista do conjunto traseiro devido a um problema com os faróis, além de uma saída de pista sem maiores consequências na primeira chicana das Hunaudières, às 23h10.
Apesar de ter perdido mais de quatro minutos na operação, o francês conseguiu voltar à pista para o revezamento com Nicolas Lapierre, novamente autor de uma bela recuperação, subindo para o terceiro lugar. A partir de então, o último degrau do pódio se tornou o cenário de um verdadeiro braço de ferro com o carro nº 708 da Glickenhaus. No meio da noite, o brasileiro André Negrão conseguiu manter o mesmo tempo, apesar de um pneu traseiro direito furado, que esvaziava lentamente.
A escuderia ajustou sua estratégia de pneus, triplicando os revezamentos de seus pilotos para manter os pneus frescos, tendo em vista o sprint final. Neste intenso duelo tático ritmado por vários duelos na pista, o trio emergiu da noite obscura mantendo-se na disputa pelo pódio, graças a uma performance impecável da equipe técnica. Apesar de uma incursão na área de escape de cascalho, Nicolas Lapierre acelerou a cadência em meio ao nevoeiro do amanhecer, com o objetivo de colocar seus companheiros de equipe em uma posição melhor.
Sob o impulso do brasileiro André Negrão, mas também das estratégias da escuderia Alpine Elf Matmut Endurance Team, a equipe aproveitou a slow zone para antecipar um pouco o retorno de Matthieu Vaxivière à pista. A decisão se mostrou crucial, pois o francês fez um undercut em seu rival, marcando o ritmo para deixar seu concorrente mais próximo a mais de dois minutos de diferença.
Faltando três horas para a chegada, Nicolas Lapierre assumiu o volante e deu os toques finais à performance do trio, se dando o luxo de ficar a uma volta de diferença dos líderes. Apesar de uma neutralização no início da hora final, a equipe manteve o sangue frio e conseguiu fazer um reabastecimento relâmpago a meia hora da chegada, quadruplicando o revezamento de Nicolas Lapierre.
Mantendo total controle nos últimos instantes da corrida, o Alpine A480 marcado com seu lendário número 36 finalmente passou pela bandeira quadriculada em terceiro lugar pouco depois das 16h, com mais de meia volta de vantagem sobre seu concorrente – apesar de ter feito três paradas a mais. Estavam lá para comemorar o resultado Laurent Rossi, CEO da Alpine, bem como Luca de Meo, CEO do Renault Group, destacando a importância para a Alpine desta edição 2021 das 24 Horas de Le Mans.
Esta performance também permite que a equipe formada por Nicolas Lapierre, o brasileiro André Negrão e Matthieu Vaxivière consolidem seu terceiro lugar no Campeonato Mundial de Endurance da FIA na categoria Hypercar, e à Alpine de ficar em segundo entre os construtores, antes da próxima rodada no Bahrein, de 28 a 30 de outubro.
Philippe Sinault, Diretor da Equipe Alpine Elf Matmut Endurance Team:
“A Alpine simplesmente adora Le Mans. Quando eu estava lá no pódio, vestido de azul, me dei conta da grande história que estamos vivendo. Teria sido fantástico conquistar a vitória para fortalecer a lenda da Alpine em Le Mans, mas não temos o direito de nos decepcionar. Conquistamos um excelente resultado, ao final de uma corrida extremamente difícil e complicada. Somos uma pequena equipe, com apenas um carro participando. Não podíamos nos dar ao luxo de errar e quase levamos tudo a perder durante a noite. Rapidamente, percebemos que não poderíamos esperar atingir o nível de jogo dos vencedores. Concentramos todas as nossas forças neste pódio, que é importante para todas as pessoas que nos apoiam. Depois dessa prova, acho que também temos um retrato um pouco mais preciso do nível de cada um. Também me lembrei de Jean-Pierre Jaussaud, um homem que soube dizer não às convenções em sua época, mantendo a simplicidade, seriedade, eficiência, paixão e uma humildade incrível, para ser incrivelmente performante!”
Nicolas Lapierre:
“Foi magnífico rever todos os fãs com as bandeiras da França e com as cores da Alpine. Eles fizeram muita falta no ano passado. Sentimos o grande apoio que eles nos deram durante todo o fim de semana e somos gratos a eles por isso. Este terceiro lugar não está à altura de nossas expectativas, mas foi a melhor posição que conseguimos obter hoje. A Toyota estava mais forte do que nós, temos que aceitar isso, parabenizá-los e trabalhar ainda mais, mesmo sentindo orgulho daquilo que conquistamos em uma primeira participação na categoria máxima das 24 Horas de Le Mans.”
André Negrão:
“A cada vez que venho a Le Mans com o Nicolas, subimos no pódio. Desta vez, tivemos até mesmo uma pequena novidade, com a companhia do Matthieu! Foi um resultado incrível para a Alpine e a equipe, que trabalhou muito ao nosso lado para superar o desafio da categoria máxima com suas novas regras, novos processos e um novo carro para nós. Estávamos bem perto dos líderes da prova para tirar proveito de seus problemas técnicos. A Glickenhaus também estava muito forte neste circuito, mas conseguimos nos distanciar deles na última parte da corrida, e isso é muito bacana.”
Matthieu Vaxivière:
“Desde o início da corrida, rapidamente ficou claro que os carros da Toyota apresentariam um ritmo sólido. Teríamos que ser impecáveis e superar nossos limites. Confesso que cometi um erro, mas conseguimos seguir em frente sem perder muito tempo. Pudemos nos manter fieis à nossa filosofia e à nossa estratégia, jamais exageramos em nossas reações e conseguimos partir em busca deste pódio e, agora, podemos nos orgulhar disso. Mais uma vez, a equipe fez um trabalho perfeito, como tem sido desde o início do ano.”
CLASSIFICAÇÕES
24 Horas de Le Mans 2021
Toyota Gazoo Racing n° 7 – 371 voltas
Toyota Gazoo Racing n° 8 + 2 voltas
3. Alpine Elf Matmut Endurance Team n° 36 + 4 voltas
Glickenhaus Racing n° 708 + 4 voltas
Glickenhaus Racing n° 709 + 7 voltas
Classificação intermediária
Largada: 3º (3º Hypercar)
Hora 1: 5º (3º Hypercar) em 1’17’’046 - 14 voltas
Hora 2: 3º (3º Hypercar) em 1’15’’463 - 30 voltas
Hora 3: 3º (3º Hypercar) em 1’54’’121 - 46 voltas
Hora 4: 3º (3º Hypercar) em 1’54’’990 - 60 volta
Hora 5: 3º (3º Hypercar) em 1 volta - 75 voltas
Hora 6: 3º (3º Hypercar) em 1 volta - 87 voltas
Hora 7: 3º (3º Hypercar) em 1 volta - 100 voltas
Hora 8: 8º (4º Hypercar) em 3 voltas - 113 voltas
Hora 9: 5º (4º Hypercar) em 3 voltas - 126 voltas
Hora 10: 4º (4º Hypercar) em 3 voltas - 141 voltas
Hora 11: 3º (3º Hypercar) em 3 voltas - 157 voltas
Hora 12: 3º (3º Hypercar) em 3 voltas - 174 voltas
Hora 13: 3º (3º Hypercar) em 3 voltas - 190 voltas
Hora 14: 3º (3º Hypercar) em 4 voltas - 206 voltas
Hora 15: 3º (3º Hypercar) em 3 voltas - 222 voltas
Hora 16: 3º (3º Hypercar) em 4 voltas - 239 voltas
Hora 17: 4º (4º Hypercar) em 5 voltas - 254 voltas
Hora 18: 3º (3º Hypercar) em 5 voltas - 271 voltas
Hora 19: 3º (3º Hypercar) em 5 voltas - 287 voltas
Hora 20: 3º (3º Hypercar) em 5 voltas - 302 voltas
Hora 21: 3º (3º Hypercar) em 4 voltas - 319 voltas
Hora 22: 3º (3º Hypercar) em 4 voltas - 335 voltas
Hora 23: 3º (3º Hypercar) em 4 voltas - 351 voltas
Hora 24: 3º (3º Hypercar) em 4 voltas - 367 voltas
Campeonato Mundial de Endurance da FIA - Categoria Hypercar
1. Toyota Gazoo Racing – 141 pontos
2. Alpine Elf Matmut Endurance Team – 90 pontos
3. Glickenhaus Racing – 37 pontos
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