A nova tecnologia foi batizada de Tecno 3, devido aos seus três principais benefícios: limpeza, proteção e economia, por contribuir para um menor gasto com a manutenção do motor. Desenvolvida ao longo de 2021 e testada por mais de 700 horas em laboratórios e motores na Alemanha, Estados Unidos e Brasil, Tecno 3 inclui ainda os mais avançados modificadores de fricção, detergentes e anticorrosivos.
Sua fórmula reduz a formação de depósitos de resíduos e remove os já existentes. Testes comparativos demonstraram uma melhora de três vezes na proteção contra o desgaste e de três vezes menos formação de depósitos que a tecnologia anterior. Ele também demonstrou melhora na capacidade de limpeza (remoção de depósitos) de partes internas do motor, como por exemplo as válvulas, e a mais alta proteção contra corrosão. Todos estes fatores geram uma maior economia na manutenção do automóvel e uma maior eficiência em seu desempenho, além de maior rendimento.
O uso da nova tecnologia representa um passo à frente no mercado de gasolinas aditivadas, levando a uma mínima formação de depósitos e proporcionando uma operação mais eficiente dos motores. O desenvolvimento de Tecno 3 teve a preocupação de garantir o desempenho tanto nos novos motores de injeção direta como também nos motores mais tradicionais de injeção indireta, onde teve excelentes resultados.
“Este lançamento é mais uma iniciativa da Vibra em inovação, resultado de investimentos constantes em tecnologia para sempre entregar os melhores produtos e soluções que atendam às expectativas e necessidades dos clientes dos Postos Petrobras”, afirma Maurício Fontenelle, head de Marcas, Serviços e Desenvolvimento de Novos Negócios da Vibra.
Amplamente testadas e de excelente qualidade técnica, as gasolinas Petrobras Grid e Petrobras Podium são marcas licenciadas da Petrobras. Para lançar essa nova geração, a Vibra procurou no mercado os melhores fornecedores para o desenvolvimento e optou por firmar parceria com a BASF, multinacional alemã reconhecida pela qualidade de seus produtos.
“Este projeto contou com uma longa etapa de análise do mercado, cooperação com a Petrobras e a definição de upgrade de atributos técnicos e benefícios das linhas de gasolinas comercializadas pela Vibra nos Postos Petrobras, além da proposta de desenvolvimento contínuo e parceria tecnológica ao longo dos próximos anos, que resultou na escolha da BASF, uma das maiores empresas do segmento químico mundial, para o lançamento da nova geração das gasolinas Petrobras Grid e Podium”, revela Fontenelle.
A nova gasolina Petrobras Grid forma 98% menos depósitos nas válvulas de admissão do que a gasolina comum, chegando a um nível de depósitos três vezes menor que a versão anterior da própria Grid. Por padrão, todos os testes começam com o motor limpo. No entanto, para atestar o poder de limpeza de Tecno 3, foi realizado também um teste adicional, com as válvulas já sujas. Após um ciclo de teste com gasolina comum e em um novo ciclo de teste com a nova Petrobras Grid, ficou demonstrada sua capacidade de remover 82% desses resíduos prévios.
No quesito proteção, a Petrobras Grid demonstrou alta performance na redução de desgaste e corrosão. O novo agente redutor de atrito diminui, e muito, o desgaste causado pela fricção, protegendo assim os componentes internos do motor (anéis de segmento, pistões e cilindros). Em laboratório, observou-se uma proteção contra o desgaste de 53% em relação à gasolina comum e três vezes mais proteção que a versão anterior da Grid.
A geração Tecno 3, com toda sua evolução em termos de limpeza, proteção e economia, soma-se agora aos atributos que consagraram a Petrobras Podium como a linha de combustíveis mais avançada do Brasil. Podium manteve todos os seus diferenciais: altíssima octanagem RON 102 e teor de enxofre abaixo de 30 ppm (partes por milhão).
A maior proteção de Tecno 3 contra desgaste do motor e corrosão foi comprovada por dois testes. A performance do novo agente redutor de atrito foi avaliada pelo “HFRR” (ASTM D6079 a 25°C), que mede a “cicatriz” formada após contatos repetidos entre duas peças metálicas. Já o nível de defesa contra a ferrugem foi medido por meio do método ASTM D665B, com utilização de água salgada em vez de água destilada.
Stock Car: equipe própria
A uma pergunta do Blog sobre a possibilidade de a gasolina Podium voltar à Fórmula, a Vibra não considera esse projeto viável. Disse que já tem sua gasolina Podium abastecendo os carros da Stock Car e cogita entre suas metas a criação de uma equipe dessa categoria do automobilismo brasileiro. Entretanto, já está em entendimentos com equipes para que elas sejam uma importante base de testes para esse combustível, na medida em que os motores funcionam no limite o tempo todo durante uma corrida e esses estudos poderão gerar uma melhoria considerável aos combustíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário