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terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Ford Maverick chega ao Brasil e inaugura um novo segmento de picapes. Motor 2.0 de 253 cv. Chega a 100 km/h em 7,2 s





A Maverick foi criada para um novo perfil de consumidor, que busca a versatilidade e robustez das picapes com a dirigibilidade de um sedã premium e o conforto de um SUV. Custa R$ 239.990 

Equipada com motor 2.0 EcoBoost de 253 cv, transmissão automática de oito velocidades, tração AWD inteligente e cinco modos de direção, ela vai bem tanto no asfalto como nas trilhas

A nova picape traz soluções inteligentes de design e passou pelos mesmos testes extremos de resistência e desempenho que os tradicionais modelos da família Ford Raça Forte

Além da flexibilidade, conforto, espaço interno e capacidade de carga, ela surpreende pela esportividade e acelera de 0 a 100 km/h na casa de 7 segundos

A Ford inicia este mês a venda da Maverick, picape global que chega para ampliar o portfólio da marca e inaugurar um novo segmento no Brasil. Feita para quem busca algo além dos veículos existentes hoje no mercado, ela traz características únicas, com uma proposta que combina a versatilidade e robustez das picapes com a dirigibilidade de sedãs premium e conforto dos SUVs.

O Brasil é um dos primeiros países a receber a nova picape depois da América do Norte, onde ela foi eleita “Picape do Ano” e é um sucesso de vendas. Tanto que a produção deste ano já foi totalmente reservada e novos pedidos só serão aceitos para a linha 2023.



“A Maverick é um veículo inovador, que chega para atender um espaço em branco no mercado. Ou seja, o número crescente de consumidores que estão descobrindo a versatilidade e as vantagens de ter uma picape para uso pessoal, mas desejam também o conforto de um SUV e a dirigibilidade de um sedã premium. A Maverick entrega tudo isso com o conhecido DNA da família de picapes Ford Raça Forte, líder mundial do segmento”, diz Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford América do Sul.

Urbana, esportiva e com perfil off-road, a Maverick segue o estilo robusto das demais picapes da marca. A capacidade de carga de 617 kg e a caçamba com 943 litros não deixam dúvida de que se trata de uma picape de verdade. O seu lado SUV começa a ser revelado quando se entra na cabine, mais baixa (218 mm), confortavelmente e sem nenhum esforço. Com um comprimento situado entre as picapes médias e intermediárias (5.073 mm), ela também é fácil de manobrar na cidade e surpreende pelo espaço generoso para cinco passageiros e bagagem.

Outra surpresa é a agilidade do motor turbo EcoBoost 2.0 de 253 cv, que acelera de 0 a 100 km/h na casa de 7 segundos, com transmissão automática de oito velocidades. A tração integral AWD, as rodas de 17” com pneus todo-terreno 225/65 R17 Scorpion da Pirelli e os cinco modos de direção garantem ótimo desempenho também nas trilhas.

Além da conectividade FordPass Connect para comandos, informações e alertas remotos pelo celular, a nova picape vem com: faróis de LED automáticos, sete airbags, ar-condicionado de dupla zona, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, auto start-stop, multimídia SYNC com tela de 8 polegadas, controle de estabilidade e tração, câmera de ré e teclado para abertura das portas por código, entre outros equipamentos.

A Maverick é oferecida na versão exclusiva Lariat FX4, topo de linha, desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro, por R$ 239.990 (base Brasília). Ela conta também com vários acessórios de personalização e tem a opção de blindagem feita por empresa certificada.



Nova tendência
A Ford está atenta à mudança de comportamento dos consumidores e identificou uma tendência de crescimento no uso pessoal das picapes, que hoje já supera as aplicações de trabalho e mistas. Porém, faltava um veículo específico para esse perfil de cliente, espaço que a Maverick veio ocupar.

“Desenvolvemos a Maverick com o conceito de design centrado no ser humano, focado na funcionalidade e na experiência do produto, usando a experiência da Ford em picapes e SUVs para extrair o melhor desses dois mundos”, explica Fábio Sandrin, gerente de Design da Ford América do Sul.

A Maverick traz todos os elementos de estilo da família de picapes da marca, como capô imponente, silhueta quadrada de superfícies limpas e sólidas e rodas posicionadas para fora da carroceria enfatizando a musculatura. A linha de cintura e o centro de gravidade mais baixos facilitam o acesso à cabine e à caçamba. Esse desenho amplia também a área envidraçada, aumentando a interação dos passageiros com o ambiente externo.

Os faróis em C unidos à grade e conectados por uma barra são outra assinatura das picapes Ford. A parte inferior do para-choque, na cor preta, incorpora dois ganchos de reboque funcionais. A traseira com uma barra conectando as duas laternas também é característica da linha. O distintivo Lariat na lateral e o emblema FX4 na traseira identificam a versão. Já a placa de licenciamento traseira foi deslocada para a direita para atender o padrão Mercosul.

A caçamba traz o inovador sistema “Flexbed”, com rebaixos, pontos de amarração e acessórios que permitem adaptar o espaço a cada tipo de carga, além de um compartimento lateral com tomada para acessórios. A tampa vem com trava elétrica e pode ser ajustada em três posições para acomodar objetos maiores.

A paleta de cores da nova picape inclui dez opções de muita personalidade e modernidade, como Laranja Delhi, Vermelho Aurora e três tons de azul: Lyse, Indianápolis e Malacara, além dos tradicionais Branco Ártico, Preto Astúrias, Prata Orvalho e cinza Dover e Torres.



Espaço generoso
O interior da Maverick também traz um conceito inovador de design, com soluções inteligentes para a otimizar o espaço, a praticidade e o conforto. O teto reto proporciona mais espaço para a cabeça na segunda fileira e a silhueta quadrada das colunas e dos vidros favorece a amplitude lateral.

“Mas é principalmente o entre-eixos generoso de 3.076 mm que diferencia a Maverick das picapes intermediárias e SUVs médios, oferecendo mais espaço para pernas, cabeça e ombros tanto na frente como na traseira”, diz Fábio Sandrin.

A cabine combina tons escuros, cinza e ocre e tem detalhes cobreados nas saídas de ar, no console e nas portas para sinalizar os pontos de contato com o veículo. Os painéis de portas são esculpidos em formato de pedra, com descansa-braço dividido para acomodar uma garrafa de água.

Os bancos trazem acabamento premium e ajuste elétrico em oito posições para o motorista. Para o passageiro, o ajuste é manual em seis posições. O volante revestido em couro conta com regulagem de altura e profundidade. Entre os vários porta-objetos, o destaque é um compartimento de 73 litros sob o banco traseiro, totalmente vedado, que permite transportar até itens molhados.

O console central tem porta-objetos e descansa-braço integrados. Além do seletor rotativo de câmbio, ele reúne os comandos eletrônicos do veículo: controle de tração, freio de mão elétrico, modos de direção, start-stop, controle automático de descida e auto hold.

O banco traseiro conta com um descansa-braço central, duas entradas USB (tipo A e C) e seu espaço pode ser usado para transportar uma bicicleta transversalmente – acomodada também pelo desenho das portas. Os tapetes em formato de bandeja facilitam a limpeza e protegem o carpete. Tudo muito bonito, prático e pensado para tornar a vida mais fácil.

A Maverick oferece ainda uma linha com mais de 18 acessórios de personalização, como: capota rígida elétrica ou manual, capota marítima, santantônio, ponteira de engate, extensor e divisor de caçamba, caixas organizadoras, suporte para bicicleta, alargador de paralama, estribos e aerofólio de teto e da tampa traseira. E o cliente pode usar os encaixes disponíveis no veículo (sistema FITS) para criar seus próprios acessórios em impressora 3D.

Pegada esportiva
Ao acelerar a Maverick, o motorista nem percebe que está num veículo com peso em ordem de marcha de 1.744 kg, que atinge 100 km/h em 7,2 segundos. Isso se deve ao motor EcoBoost 2.0 GTDi de última geração, com bloco, cabeçote e pistões de alumínio, que desenvolve 253 cv (@ 5.500 rpm) e torque de 38,7 kgfm (@ 3.000 rpm).

A transmissão automática de oito marchas tem trocas diretas e suaves e dispõe do modo reduzido Low para freio-motor. A tração AWD distribui automaticamente o torque entre os eixos de acordo com a necessidade e contribui para o excepcional comportamento dinâmico do veículo.

Os cinco modos de condução – Normal, Lama/Terra, Areia, Escorregadio e Rebocar/Transporte – ajustam automaticamente o mapa de aceleração, torque, rotação na troca de marchas e sensibilidade do controle de tração e estabilidade para cada tipo de piso.

Outra vantagem da Maverick é a economia de combustível: faz 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. O sistema start-stop e a grade dianteira ativa contribuem para a sua eficiência categoria A do Inmetro.


Segura e conectada
A Maverick traz soluções desenvolvidas a partir das necessidades do cliente. O teclado para abertura da porta instalado na coluna B, por exemplo, pode ser usado quando se quer dar um mergulho sem levar a chave. Além dos equipamentos de praxe, ela vem com direção elétrica, ar-condicionado de dupla zona, acesso e partida sem chave, painel digital de 6,5”, para-brisa acústico, estepe de tamanho normal, alarme perimétrico com imobilizador e janela traseira com acionamento elétrico.

O sistema de conectividade FordPass permite dar partida remota e agendada, de qualquer lugar, para deixar a cabine na temperatura ideal na hora de sair. É possível também travar e destravar portas, checar o combustível e a pressão dos pneus, localizar o veículo, receber alertas de alarme e funcionamento, acessar o manual do proprietário e agendar serviços nas concessionárias pelo celular.

A Maverick também é o primeiro modelo, depois da Transit, a contar com o acompanhamento preventivo inteligente, usando a conectividade. Se um alerta de falha do veículo for emitido, dependendo da gravidade o cliente poderá ser contatado proativamente por um atendente com recomendações para a sua solução.

O cliente pode contar também com a assistência técnica em conferência, acionando o telefone da assistência Ford se precisar, para que um atendente especialista o coloque em contato com o chefe de oficina da concessionária Ford mais próxima. Assim, pode ser encontrada uma solução imediata onde ele estiver ou a remoção do veículo para a concessionária, caso necessário. Para usar esses novos serviços, basta o cliente instalar o aplicativo FordPass, cadastrar a sua Ford Maverick e ativar o FordPass Connect.

“A privacidade é um dos pontos importantes do sistema FordPass. Com ele, o consumidor tem proteção total e só compartilha os dados que quiser, e quando quiser, a seu critério exclusivo”, diz André Oliveira, diretor de Engenharia da Ford América do Sul.

Outro diferencial da Maverick é o pacote robusto de itens de segurança. O assistente de frenagem automática com deteção de pedestres e ciclistas pode parar totalmente o veículo a até 50 km/h se o motorista estiver distraído (acima disso, reduz o impacto). O freio de mão elétrico conta com sistema auto hold, acionado automaticamente após 2 segundos de parada.

Ela também vem com sete airbags, assistente de frenagem pós-colisão, controle automático em descidas (ajustável a até 32 km/h), assistente de partida em rampa, farol alto automático e câmera de ré. A estrutura reforçada da carroceria, o radiador robusto e o protetor metálico sob o veículo são outros itens que trazem confiança na sua condução.


Referência em engenharia
A Ford usou toda a sua experiência de líder mundial em picapes no desenvolvimento da Maverick. Para receber o selo de qualidade Raça Forte da família, ela rodou mais de 30 milhões de quilômetros em condições extremas de terreno e temperatura e passou pelos mesmos testes que a Ranger e a Série F, picape mais vendida da América do Norte há 45 anos consecutivos.

Esse trabalho foi complementado pela engenharia brasileira, que adaptou e certificou a Maverick para atender às exigências do nosso mercado. Na validação dinâmica e de todos os sistemas embarcados, ela rodou mais de 500.000 km no campo de provas da Ford em Tatuí, SP.

Além da calibração do motor e da transmissão, outro foco desse desenvolvimento foi a suspensão, que conta com sistema independente multilink na traseira e recebeu novos amortecedores hidráulicos (HRS).

“A Ford é referência global em dinâmica veicular e a suspensão da Maverick foi muito bem trabalhada pela nossa engenharia para entregar um excelente desempenho na absorção de impactos, tanto com ou sem carga”, destaca André Oliveira. “As válvulas nos amortecedores servem para evitar a chamada queda de roda em lombadas e pistas irregulares.”

A Maverick já vem com pré-instalação para reboque, com chicote elétrico, ancoragem própria e capacidade para 499 kg. Para utilizá-lo, basta adquirir o kit de engate com ponteira metálica e chicote ABNT de sete pinos, disponível como acessório. Quando ele é engatado, o sistema reconhece automaticamente, ativa o modo reboque e exibe um aviso no painel, o que facilita o seu uso até por quem não tem experiência com esse tipo de equipamento.

Fácil manutenção
Assim como o Bronco Sport, modelo com o qual compartilha a plataforma, a Ford Maverick é produzida no México, com padrão global de qualidade, e oferece um custo de posse menor quando comparado a veículos similares da mesma faixa de preço.

As cinco primeiras revisões, cobrindo 60 meses ou 60.000 km, saem por R$ 5.840 (1ª revisão: R$ 1.066; 2ª revisão: R$ 1.066; 3ª revisão: R$ 1.240; 4ª revisão: R$ 1.362; 5ª revisão: R$ 1.106). O cliente também tem a opção de adquirir os planos de manutenção Ford Protect.

O plano Ford Protect Basic cobre as três revisões do período de garantia (36 meses ou 30.000 km) por R$ 3.203 e oferece 12 meses adicionais do programa Ford Assistance. O plano Protect Plus cobre cinco revisões (60 meses ou 50.000 km) por R$ 5.548, com 24 meses adicionais do Ford Assistance.

Quem quiser blindar a Maverick pode contratar o serviço da Leandrini Blindagens, empresa certificada pela Ford, no momento da compra, preservando a garantia original da picape. A blindagem de nível 3-A com vidros superleves (AGP33) custa R$ 78.500, oferece garantia de cinco anos para o material de blindagem e pode ter seu valor incluído no financiamento.



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