Coluna Fernando Calmon
Nº 1.188 — 15/2/22
PICAPE MAVERICK SURPREENDE
PELA AGILIDADE DE AUTOMÓVEL
O mercado de picapes no
Brasil cresceu ao longo do tempo e se diversificou. Passou também por evoluções.
De cabine simples para estendida e dupla; de duas, três e quatro portas;
compacta, intermediária, média e pesada. Em 2021, pela primeira vez, o veículo
mais vendido foi uma picape, a compacta Strada, em suas várias versões. Em ano
atípico de escassez de chips semicondutores, o modelo teve oferta firme e o
reconhecimento de sua versatilidade.
A Fiat lançou a
primeira picape derivada de automóvel (o 147), em 1978 e a primeira
intermediária (Toro), em 2016. Esta manteve-se sem concorrentes, mas agora estreia
a Maverick que a Ford importa do México. A proposta dos dois modelos
assemelha-se: ambas têm construção monobloco. Enquanto a Toro oferece nove
versões, a Maverick apenas a de topo, Lariat, com motor a gasolina turbo de quatro
cilindros, 253 cv/38,7 kgf.m, câmbio automático de oito marchas e tração 4x4
permanente. Preço: R$ 239.990.
O modelo da Ford tem mesma
base do Bronco Sport, porém a distância entre-eixos é bem maior: 3,08 m. Isso
já garante espaço interno, de fato, generoso. Na frente, do banco ao teto 1,02
m e atrás, 1 m. Também há bom espaço longitudinal para pernas atrás: 0,94 m. Quatro
pessoas viajam com conforto, enquanto a posição central do banco traseiro é
mais adequada para crianças em razão do túnel da árvore de transmissão e do
console que inclui duas portas USB (A e C).
Uma característica
interessante da Maverick é o rebatimento para trás (90 graus) do assento do
banco traseiro. São 73 litros de espaço adicional, de fácil higienização e
permite transportar itens molhados.
A posição de guiar é
a melhor deste segmento com ajustes elétricos do banco do motorista e regulagem
de altura e distância do volante. O apoio de braço central inclui bom nicho
para pequenos objetos. Tela multimídia de 8 pol. com Android Auto e Apple CarPlay,
duas portas USB (A e C), integração ao aplicativo Fordpass Connect e abertura
elétrica do vidro traseiro corrediço da cabine. Do lado de fora é possível
abrir as portas por meio de um teclado de combinação numérica, exclusividade da
Maverick.
No lugar da alavanca do
câmbio automático há um botão giratório, fácil de operar. No console estão seis
botões: freio de estacionamento eletromecânico, auto-hold, controle de tração,
controle automático de descida, seletor dos modos de direção e liga-desliga.
São cinco modos de condução: normal, lama/terra, areia, rebocar/transportar e
escorregadio. Pacote de segurança inclui sete airbags, frenagem autônoma com
detecção de pedestre e ciclista até 50 km/h, farol alto automático e câmera de
ré. Faltou sensor de estacionamento dianteiro.
Caçamba tem bons 943
litros, tampa de acionamento leve, três ângulos de abertura, trava elétrica e
capaz de suportar 250 kg. A capacidade total de carga é de 617 kg e de reboque,
499 kg.
Numa primeira avaliação, chamam a atenção o fácil acesso à cabine, a precisão com que a direção responde e o desempenho. A fabricante indica aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7,2 s. Passa a sensação bem agradável de, mais do que uma picape, parecer um sedã grande com caçamba pelo modo como se comporta em curvas, acelera e freia.
Renegade reestilizado ganha bastante em desempenho
Sete anos depois de
ser lançado e liderar o segmento de SUVs compactos, o Renegade 2022 apresenta
mudanças estilísticas e novo conjunto mecânico agora apenas com o motor turbo
flex (versão Diesel foi extinta). Embora a Jeep não o tenha apresentado como segunda
geração, as alterações atingiram o objetivo de atualização.
A frente recebeu para-choque
e faróis de neblina redesenhados, grade um pouco maior, enquanto os faróis principais
agora são de LED em todas as versões e com elementos internos diferenciados. As
rodas de liga leve de 17 até 19 pol. são novas e as carcaças dos retrovisores
também mudaram. Atrás, para-choque e lanternas evoluíram. Por qualquer ângulo
dá para identificar o que mudou.
Internamente o
volante agora é igual ao do Compass. Carregamento por indução para celulares tem
resfriamento por uma saída do ar-condicionado. Frenagem autônoma de emergência pode
evitar ou mitigar colisões, mas não identifica pedestre e ciclista. Também há
monitoramento de ponto cego e aviso de tráfego traseiro em manobras de ré. Comutador
automático de farol alto e assistência para estacionar são de série nas versões
de topo. Há seis airbags de série (sete, nas versões 4x4).
O Renegade é a nova referência
em termos de desempenho, na sua categoria e até superiores, graças ao motor de
1,3 L, 185 cv (E)/180 cv (G) e 27,5 kgf.m de torque. A fabricante informa aceleração
vigorosa de 0 a 100 km/h em 8,7 s com etanol. Consumo, referência Inmetro: etanol
7,7 km/l (cidade) e 9,1 (estrada); gasolina, 11 km/l e 12,8 km/l, respectivamente.
Os preços vão de R$ 123.990
a R$ 138.990 (4x2, câmbio automático de 6 marchas). Tração 4x4 e automático de
9 marchas, R$ 163.290.
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www.fernandocalmon.com.br
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