Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

SALÃO INTERNACIONAL DE VEÍCULOS ANTIGOS ESTE FIM DE SEMANA, EM SÃO PAULO


Alfa Romeo Clube do Brasil mostrará 
oito modelos de sucesso no passado

Com mais de 250 membros, o Clube Alfa Romeo estreia no Salão Internacional de Veículos Antigos – SIVA com oito modelos de carros que representam a história da marca. Entre eles, clássicos como o JK, de 1963, primeiro Alfa Romeo fabricado no Brasil. O sedan esportivo recebeu o nome em homenagem ao presidente Juscelino Kubitschek.

Segundo Júlio Penteado, membro da diretoria do Alfa Romeo Clube do Brasil, “no mundo inteiro esse mercado movimenta milhões de dólares, com passeios, encontros, grandes leilões, entre outras atividades”.

O SIVA é organizado pela Reed Exhibitions Alcântara Machado e conta com o apoio do Automóvel Clube do Brasil, da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e da Secretaria Estadual de Cultura. 

Entre os dias 24 e 27 de novembro, são esperados 30 mil visitantes, que vão apreciar 240 raridades de diversas marcas fabricadas no Brasil e em vários países.


Júlio Penteado concedeu uma entrevista que publicamos abaixo.

É a primeira vez que o Clube Alfa Romeo participa de um evento internacional de veículos antigos?
Esta é a primeira vez que o clube participa de um evento internacional na cidade de São Paulo. Nossos associados participaram de eventos na Europa e também no Uruguai. Sempre temos presença garantida no Encontro Paulista de Autos Antigos, em Águas de Lindóia, interior de São Paulo, que é considerado um dos maiores eventos do Brasil.

Que dicas você daria para quem deseja ter um veículo antigo?
O mais importante é ir a um encontro como o salão internacional de carros antigos. Lá é possível encontrar um pouco de tudo que o futuro colecionador precisa, desde feira de peças, carros à venda, profissionais que trabalham com manutenção e restauração de carros antigos. Além disso, ele vai conhecer outros colecionadores, fazer contatos com mecânicos, pessoas que têm carros que interessam a ele. Num evento como esse, o futuro colecionador vai encontrar o ciclo completo dos carros antigos.

Qual o interesse da Alfa Romeo expor no evento?
Recebemos o convite e achamos que era uma ótima oportunidade. A Reed Alcântara Machado é uma instituição de renome. Nos sentimos honrados em participar. Acreditamos que é o momento de fazer um evento de peso na capital paulista. No interior é muito mais comum, por questão de espaço e porque é mais fácil manter um veículo antigo.

O fato do SIVA ser realizado na mesma semana da Fórmula 1 é muito importante para chamar a atenção para o passado dessa paixão pelos carros?
Acredito que é também a oportunidade para que se pense em fazer um museu bem estruturado na região do ABC que é o berço da indústria automobilística no Brasil, que é hoje uma das maiores do mundo.

Qual a importância de estar no SIVA e quais são suas expectativas?
Nossas expectativas são as melhores possíveis. São Paulo vai ser visitada por pessoas do brasil inteiro. Os espectadores virão de outros estados e de outras cidades. Isso trará grande visibilidade para o que é realizado aqui em São Paulo no segmento de carros antigos.

Qual o perfil dos participantes do clube? Aumentou o interesse dos jovens pelos carros antigos?
Em geral, são senhores. Isso acontece porque é preciso se estabelecer na profissão e amadurecer esse sonho. Geralmente, as pessoas se encantam por um carro na infância ou na juventude porque o veículo era do pai, de um tio ou do vizinho. Aí desperta o interesse pelo carro.

Como o evento contribui para o segmento?
Estamos num ponto que precisamos de uma visão comercial desse segmento. No Brasil, esse hobby não chega a ser tão lucrativo como em outros países. No mundo inteiro esse mercado movimenta milhões de dólares, tem passeios, encontros, grandes leilões. Precisamos de mais profissionalização neste segmento. Por isso, torna-se fundamental podermos contar com o know how da Reed Alcântara Machado promovendo um evento do porte do SIVA.



sábado, 19 de novembro de 2011

SALÃO INTERNACIONAL DE VEÍCULOS ANTIGOS, DE 24 A 27 DE NOVEMBRO, NO ANHEMBI


Mais de 200 raridades, leilão de clássicos e venda de peças e acessórios para carros antigos

Os apaixonados por carros antigos não podem, nem devem, perder, no próximo fim de semana (24 a 27 de Novembro) o Salão Internacional de Veículos Antigos (SIVA) que acontecerá no Pavilhão Oeste do Anhembi, onde estarão expostos cerca de 240 veículos clássicos de todas as marcas e modelos.

Organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e o Automóvel Clube do Brasil, com o apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), o SIVA deve atrair 30 mil visitantes, o salão abrigará os maiores colecionadores de automóveis clássicos, em ótimo estado de conservação.

O público terá a oportunidade de ficar perto de máquinas preciosas e ainda conhecer a história por trás de cada uma delas. “Antigomobilista ou não, é difícil ficar insensível à coletânea que será apresentada no salão”, diz Hércules Ricco, diretor do evento.

“São Paulo vai mergulhar no automobilismo, com o SIVA e com o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 acontecendo no mesmo fim de semana. Os visitantes vão poder traçar uma verdadeira linha do tempo com os veículos antigos no SIVA e os expoentes em tecnologia em Interlagos”, continua Ricco.

Segundo o Automóvel Clube do Brasil (ACB), todas as cidades com mais de 10 mil habitantes possuem pelo menos um clube de veículos antigos. “Principalmente de carros nacionais como o Fusca, Opala, Maverick, etc. Acreditamos na existência de mais de 1.000 clubes no Brasil”, afirma Ariel Gusmão, presidente do ACB. “No exterior é praticamente impossível contabilizar a quantidade desses clubes, porque essa cultura é mais antiga do que no Brasil”, complementa.

Gusmão conta, ainda, que até pouco tempo atrás estavam no rol de colecionadores, pessoas com mais de 40 anos. Agora, com a recente modernização da frota de veículos a faixa etária caiu para jovens a partir de 20 anos.

O evento também irá oferecer oportunidade para a realização de negócios com um leilão de veículos antigos. Os interessados em oferecer os veículos ou em comprar uma das raridades deverão se inscrever pelo site do evento (www.salaodeantigos.com.br).

Durante o salão também haverá um espaço para compra e venda de peças e acessórios de veículos antigos. O SIVA vai ainda premiar os melhores carros do evento, com direito a desfile e destaque no pavilhão de exposições.

A evolução do Automóvel
O tema escolhido para este Salão Internacional de Veículos Antigos foi “A Evolução do Automóvel", que convida o visitante para uma viagem no tempo, através de apresentações artísticas com músicas e figurinos de época, retratando as mudanças de comportamento da sociedade, impulsionadas pela evolução tecnológica. A programação inclui um desfile de carros antigos pela cidade de São Paulo.


Ingressos
Os ingressos para o SIVA já podem ser adquiridos no site do evento. Quem optar por comprar antecipadamente, vai encontrar entradas com descontos especiais. No site: credenciamento.websiteseguro.com/ingressos/SIVA/index.php, os ingressos estão disponíveis por R$ 20 para adultos, R$ 15 para quem vier em caravanas (grupos de 15 pessoas). O Pacote Fã por R$ 55 (contém 2 convites e 1 camiseta) e R$ 10 para crianças de 5 a 12 anos. Durante o evento, os ingressos podem ser comprados na bilheteria do local. Os valores serão de R$ 25 para adultos (sozinhos ou em caravanas) e R$ 12 para crianças de 5 a 12 anos, professores, estudantes ou aposentados.


Mais informações:
SALÃO INTERNACIONAL DE VEÍCULOS ANTIGOS 
Data: 24 a 27 de Novembro de 2011
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – Pavilhão Oeste –
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo SP


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

FIAT 500 1.4L 16V MULTIAIR É ELEITO "CARRO MEIO AMBIENTE 2012"


O simpático Fiat 500 1.4l 16V foi eleito por 27% dos 80 mil votos válidos na pesquisa promovida pela revista CAR Magazine para eleição do CAR Awards 2012 - que esatreou na premiação deste ano - o “Carro Meio Ambiente" graças à tecnologia MultiAir do motor Fire 1.4l 16 V. 
O novo Fiat 500 trouxe para o Brasil o motor Fire 1.4l 16V MultiAir, produzido na unidade da Chrysler em Dundee (EUA), estreando a tecnologia MultiAir no país. Entenda o que é o MultiAir: ele dá ao motor mais potência e disponibilidade de torque em todas as faixas de rotação e, por outro lado, gera economia de combustível e emissões de poluentes significativamente menores. A tecnologia desenvolvida pela Fiat Powertrain para realizar o controle inteligente das válvulas de admissão do ar, representando uma verdadeira quebra de paradigma entre os motores a gasolina e flex. Por seus ganhos ambientais, o motor Fire 1.4l MultiAir foi ainda um dos responsáveis pela entrada da Fiat no exigente mercado norte-americano.

Desde seu lançamento, em 2009 no Salão de Genebra, a tecnologia MultiAir vem sendo reconhecida e contemplada internacionalmente com diversos prêmios. Aplicada ao Fire 1.4l 16V MultiAir, recebeu, por exemplo, o troféu Internacional Engine Of the Year (Best New Engine) e TechnoBest, em 2010, além do prêmio “Motor do Ano até 2.0l 2012” da revista Autoesporte.
Parabéns à Fiat.

GM LANÇA SEDÃ TRÊS VOLUMES MÉDIO-GRANDE A PARTIR DE R$ 39.980,00

Cobalt: motor econômico 1.4 e porta-malas de 563 l

Fundada em Novembro de 1911, por Louis Chevrolet e William Durant, em Detroit, nos Estados Unidos, e comprada pela General Motors (GM) em 1918, a Chevrolet comemora seu primeiro século de existência lançando no Brasil, onde chegou em 1925, o Cobalt: um compacto sedã - três volumes - com porta-malas de 563 litros, além de 18 porta-objetos, três anos de garantia sem limite de quilometragem e um design que a Chevrolet define "como linhas feitas para durar".

O Chevrolet Cobalt, totalmente desenvolvido pelo Centro Tecnológico da General Motors no Brasil, é oferecido em três versões com motor Econo.Flex 1.4 e custará R$ 39.980 na versão LS, equipada com ar condicionado e direção; R$ 43.780 na versão LT e R$ 45.980 na versão LTZ, ambas trazendo ainda sistema de freio ABS com EDB e air bag duplo.

Com largura de 1.735 mm e comprimento de 4.479 mm, a impressão é que o Cobalt é um sedã médio-grande, dono do maior entre-eixos da categoria, 2.620 mm, o que favorece o espaço para cinco adultos que ficam confortavelmente acomodados, com espaço para os ombros, pernas e joelhos. 


A GM destaca a linha de cintura alta do Cobalt e considera o aspecto frontal o DNA claro da marca Chevrolet,  delineado pelos faróis frontais. Na traseira, lanternas de elementos duplos com detalhes cromados e aplicação de lentes internas dão o ar de modernidade ao sedã.
Essas linhas e mais todo esse espaço geram um coeficiente de penetração aerodinâmico baixo, de 0,32, que contribui para que o Cobalt seja o melhor em desempenho e economia de combustível em seu segmento, segundo a GM. 


O painel em dois tons, a iluminação Ice Blue com LEDs dos instrumentos que misturam mostradores digitais e analógicos possibilitam uma visualização perfeita das informações bem como deixam claro a modernidade e tecnologia. Como também a aplicação do inserto com pintura exclusiva no volante, combinado com detalhes cromados no painel de instrumentos e nos painéis de porta contribuem para um visual ainda mais luxuoso. Para a conveniência dos ocupantes, o Cobalt conta com entrada USB e fontes de energia no console central, que permitem uma conectividade incomum na categoria.


No tocante aos porta-objetos, são 18 no total. O Cobalt tem um console central com dois porta-copos mais um nicho para colocar uma garrafa de até 1,5 litro. Os porta-mapas, nos painéis das portas são amplos e também ganharam nas portas dianteiras espaço para garrafas com até 1,5 litro de capacidade. Um dos pontos fortes do Cobalt é o porta-malas de  quase 600 l - o porta-malas do Honda Civic tem 365 l.



Graças à distância entre-eixos superior à maioria dos concorrentes aliada à calibração da suspensão, o Cobalt proporciona uma dirigibilidade superior para os padrões da categoria, em uma composição perfeita entre estabilidade e conforto, solidez e maciez.

O resultado é um sedã com um comportamento dinâmico similar ao dos carros europeus. Firme nas curvas, mas confortável e com ótima absorção das irregularidades do solo, o Cobalt tem uma condução suave e agradável com foco no conforto dos ocupantes. O trabalho na suspensão também focou na minimização dos ruídos e vibrações.


O motor apoiado em quatro coxins especiais ganhou redução de ruído, vibração e aspereza, além de melhorar a dirigibilidade e comportamento dinâmico. Todos os coxins, incluindo os da transmissão, foram minuciosamente calibrados para minimizar os efeitos das vibrações e ruídos externos. Eles ajudam a controlar a transferência de forças para o sistema de direção, assegurando um controle mais preciso e uma resposta ainda mais eficiente.


Duas opções de motores para o mercado brasileiro
O motor Econo.Flex é do tipo VHCE. Para a GM, "VHC" significa – além de Very High Compression - maior potência, mais força, maior eficiência, resultando em menor consumo de combustível e melhor dirigibilidade. A letra "E" é adotada no nome porque lembra três palavras que fazem parte do espírito deste propulsor: economia, energia e ecologia.


A calibração do Econo.Flex foi aprimorada e permite a partida a frio do motor em temperatura ambiente de até 8 ºC, sem o auxílio da gasolina. Além disso, o eixo virabrequim com oito contrapesos permite seu funcionamento em regime de elevada rotação e com reduzida vibração.




De acordo com Paulo Riedel, diretor de Engenharia de Powertrain da GM do Brasil, o Cobalt apresenta algumas novidades tecnológicas: o sistema de escape feito em aço inox estampado, mais leve e menos rugoso (tem a superfície interna mais lisa) do que os tubulares e de ferro fundido, com o catalisador integrado, garante maior eficiência no controle de emissões, por atingir a temperatura ideal rapidamente; 


O acelerador eletrônico de nova geração drive by wire, junto com o novo coletor de escape contribuem para melhorar ainda mais a eficiência do sistema e reduzir o consumo de combustível;


E o câmbio que utiliza a caixa F-17, com componentes de alumínio e plástico reduzem ruídos e vibrações. Os novos seletores de engate garantem menos esforço e mais precisão nas trocas de marchas.


Abastecido com etanol, o Cobalt faz de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e com gasolina atinge os 100 em 11,9 segundos. A velocidade máxima é de 170 km/h.




A GM anuncia ainda que o Cobalt a ser vendido no Brasil futuramente receberá um motor 1.8 Econo.Flex combinado com uma transmissão automática de seis velocidades, outro item inédito no segmento. A decisão surgiu de pesquisas realizadas, em 2010, com clientes: 40% dos entrevistados manifestaram o desejo de ter um carro com transmissão automática.


Nota-se a ausência do encosto de cabeça no banco do meio
Veja agora os itens de série que equipam as três versões: a LS já sai de fábrica com ar-condicionado e direção hidráulica, rodas de aço aro 15 e pneus 195/65 R15 – a mesma medida das versões intermediárias e top de linha - mostrador digital,  o desembaçador traseiro, chave do tipo canivete com abertura a distância, trava elétrica das portas e porta-malas, encosto traseiro rebatível 60/40, encostos de cabeça e banco do motorista com regulagem em altura.

GM promete mais espaço na frente para as pernas 
A versão LT, oferece tudo o que a LS tem e ainda airbag duplo frontal, grade dianteira cromada, coluna de direção com regulagem de altura, freios ABS com EBD, vidros elétricos nas portas dianteiras, alarme anti-furto, e interior em dois tons e revestimento dos bancos.

A LTZ, topo de linha, traz, além dos itens encontrados na LS e LT, rodas de liga leve, farol de neblina dianteiro, maçanetas internas e comandos do ar-condicionado cromados, barra cromada na traseira, rádio AM/FM com leitor para CD/MP3, Bluetooth e entrada USB, computador de bordo, espelhos retrovisores com regulagem elétrica e acionamento elétrico para todos os vidros.




terça-feira, 15 de novembro de 2011

FÁBRICAS JÁ SE PREOCUPAM COM ACIDENTES COM PEDESTRES. FIAT FREEMONT GANHOU A CLASSIFICAÇÃO DE CINCO ESTREÇAS PELOS SISTEMAS DE SEGURANÇA DOS PASSAGEIROS E DE PROTEÇÃO AOS PEDESTRES EM EVENTUAIS ATROPELAMENTOS


O SUV Fiat Freemont conquistou a classificação de segurança cinco estrelas do Euro NCAP, a mais alta nota que o consórcio independente concede desde 1997 após testar a segurança dos veículos. 

São seis airbags de série (dois dos quais Multifases), proteção dos passageiros fornecida pela carroceria, capô, portas e barra transversal do painel de instrumentos, além dos assentos e da coluna de direção.

Uma atenção especial foi dada à proteção dos pedestres. O Freemont  conta com um sistema inovador que detecta o impacto contra a perna do pedestre. 

Em apenas milésimos de segundo, ele levanta o capô para oferecer uma superfície sem pontos rígidos sob ela, o que minimiza o risco de ferimentos na cabeça do pedestre.

Os resultados atingidos coincidem com a adoção dos dispositivos eletrônicos mais avançados que aumentam a segurança do veículo ao ajudar constantemente o motorista a reduzir o risco de acidentes.

O SUV Freemont tem assentos dianteiros equipados com um mecanismo que move o apoio para cabeças em conjunto com a cabeça dos passageiros da frente em caso de colisão traseira. Isso reduz consideravelmente o risco de ferimentos causados pelo impacto (efeito chicote).

A classificação é ainda mais importante considerando que, desde 2009, o Euro NCAP adota um novo esquema composto por quatro áreas de avaliação: Passageiro Adulto, Passageiro Criança, Proteção dos Pedestres e uma nova área: auxílio à Segurança. 

Funções para evitar e mitigar ferimentos, como lembrete de cinto de segurança, ESP e limitador de velocidade, também são classificadas. A cada ano, atingir as cinco estrelas se torna mais difícil (2009, 2010-2011, 2012).

Milhares de horas de simulações virtuais, testes em componentes e subsistemas, mais de 200 simulações de impacto no simulador de teste de colisão por deslizamento Hyge e mais de 80 testes de impacto (frontal, lateral, capotamento e manobras bruscas, com várias velocidades, tipos diferentes de obstáculos e as diversas necessidades de proteger fisicamente os passageiros) foram conduzidos. 

O Freemont é vendido nas versões Emotion, a partir de R$ 81.900,00 e Precision, a partir de R$ 86.000,00

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

FIAT OFERECE KIT 35 ANOS PARA PALIO WEEKEND

Depois de lançar um novo modelo Palio, nas comemorações dos 35 anos de permanência no Brasil, a Fiat colocou à venda KIT 35 Anos especial para o Fiat Palio Weekend Attractive 1.4 um dos grandes sucessos da marca, por R$ 1.790,00.
Esse KIT conta com uma seleta lista de conteúdos que proporcionam grande funcionalidade aliada a detalhes estéticos, deixando o modelo ainda mais exclusivo, podem ser adquiridos em qualquer concessionária.
Confira os itens:
• Barras longitudinais no teto 
• Trava elétrica + trava automática das portas a 20 km/h
• Vidros elétricos dianteiros com one touch e anti-esmagamento
• Bancos e painéis de portas em veludo
• Rodas de liga leve 14” + pneus 184/65 R14
• Nova grade frontal pintada na cor Grigio Neblina
• Adesivo 35 Anos.

domingo, 13 de novembro de 2011

RENAULT LEVA RELÍQUIAS E OS NOVOS AO SAMBÓDROMO DO ANHEMBI

Noite de homenagens a jornalistas automotivos e ex-pilotos 



A Renault realizou na noite de terça-feira no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo a quarta edição do desfile de carros clássicos “Noite Renault”. Foram apresentadas raridades, destaque para a Voiturette 1898, uma réplica do primeiro modelo produzido pelo francês Louis Renault, fundador da marca; e para o NN Torpedo 1924 (foto abaixo), modelo que modernizou a linha Renault disponível na Europa na época, com design aerodinâmico inspirado em barcos, e homenageados diversos jornalistas especializados.




Representantes da velha-guarda pediram passagem, como Willys Interlagos (foto ao lado, dirigido pelo ex-piloto Bird Clemente), fabricado sob licença no Brasil pela Willys Overland nos anos 60, Gordini, Dauphine e os clássicos R4, que fez sucesso em mais de 100 países, além de R8, R10 e R 16. Juntos, eles contaram um pouco da evolução da marca ao redor do mundo. 

Modelos mais recentes, comercializados inclusive no mercado brasileiro, como o compacto Clio e os monovolumes Twingo e Scénic também desfilaram. Assim como os lançamentos recentes da marca no mercado verde-amarelo: o sedã Fluence e o utilitário esportivo Duster. 


Jornalismo Automotivo foi homenageado na “IV Noite Renault”


O vice-presidente da Renault 
do Brasil, Alain Tissier recebeu uma homenagem da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) por seu empenho na preservação da memória da indústria nacional. 

“O passado glorioso da Renault foi lembrado e é motivo de orgulho para todos nós. Conhecer o ontem nos permite nortear o presente e trilhar os caminhos do 
futuro”, disse Alain Tissier, que se revelou emocionado depois de dirigir pela primeira vez o Gordini “Teimoso”.

A quarta edição da “Noite Renault” marcou ainda a homenagem a personalidades do universo automotivo brasileiro, incluindo jornalistas especializados e ex-pilotos. 

Para representar a nova geração do jornalismo automotivo, que a cada dia conta com a presença cada vez maior das mulheres, a jornalista Anelisa Lopes (foto acima), do site iCarros, subiu ao palco, para comentar o atual estágio do setor automotivo brasileiro e recebeu a homenagem das mãos de Frédéric Posez, diretor de Marketing da Renault do Brasil. 

Logo após foi a vez do Jornalismo Esportivo focado no automobilismo, campo em que a Renault marcou época no Brasil com o Willys Interlagos e ainda tem forte atuação, como fornecedora de motores para as equipes Red Bull Racing (atual campeã do Mundial de Construtores), Lotus Renault GP e Team Lotus.


Simbolizando esse segmento jornalístico e esportivo, o ex-piloto Bird Clemente e o jornalista Luiz Carlos Secco (à esquerda, na foto ao lado), assessor de Imprensa especializado no setor automotivo desde os tempos da equipe Willys, foram ao palco para serem homenageados por Alain Tissier, vice-presidente da Renault do Brasil (na foto no centro). 

Renalut R16, criado em 1965, primeiro hatchback do mundo, 
foi sucesso de vendas até 1980


Ainda no momento dedicado ao jornalismo esportivo focado no automobilismo, o jornalista Rafael Munhoz, da Revista Racing (principal publicação especializada deste segmento), recebeu a homenagem em nome de Venício Zambeli, editor-chefe da Racing.

Para apresentar os principais acontecimentos da década de 90, tais como: a abertura do mercado brasileiro para novas empresas no setor automotivo e a inauguração do Complexo Ayrton Senna, instalações industriais da Renault no Brasil, o jornalista Luiz Guerrero, da revista Car and Driver, foi homenageado por Vitor Hara, titular da concessionária Renault Grand Brasil, de São Paulo.

Os anos 70 e 80, marcados por intensas mudanças culturais e políticas no Brasil, foram representados pelo jornalista Douglas Mendonça, da revista MotorShow. Filipe Pereira, gerente Regional da Renault, foi o representante da marca para entregar a homenagem ao Douglas.

O Renault Duster é o último lançamento da Renault
Josias Silveira, da revista Oficina Mecânica, apresentou ao público presente na “IV Noite Renault” os principais fatos dos anos 60, como, entre eles, a chegada do homem à lua e a realização da primeira edição do Salão do Automóvel do Brasil. Para entregar a homenagem ao jornalista, subiu ao palco Márcio Migues, diretor de Qualidade da Renault do Brasil.


Durante o evento, o jornalista Reginaldo Leme promoveu uma noite de autógrafos de seu livro sobre os "50 anos da Confederação Brasileira de Automobilismo". 

A “Noite Renault” faz parte das atividades do Auto Show Collection, realizado todas as terças-feiras, no Anhembi, ponto de encontro de colecionadores e de apreciadores de veículos tunado, atraindo milhares de visitantes. 



ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.