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sexta-feira, 23 de novembro de 2012

RENAULT VENDE NO BRASIL PELA PRIMEIRA VEZ UM CARRO COM MOTOR TURBINADO 2.0 DE 180 CV, COM VELOCIDADE MÁXIMA DE 210 KM/H E LEVA 8 SEGUNDOS PARA ATINGIR OS 100 KM/H. TRATA-SE DO FLUENCE GT QUE O PILOTO BRUNO SENNA, DA WILLIAMS-RENAULT, TESTOU NA PISTA DA FAZENDA CAPUAVA


A gama Fluence acaba de ganhar uma versão esportiva. A Renault do Brasil está lançando o Fluence GT, equipado com motor 2.0 16V turbo com 180 cv de potência. O Fluence GT tem preço sugerido de R$ 79.370, na cor branca e R$ 80.570, na cor vermelha.

Na semana do Grande Prêmio Brasil, o piloto Bruno Senna, da Williams-Renault, fez um pit stop na Fazenda Capuava para o lançamento do Fluence GT, o primeiro automóvel com a grife Renault Sport no Brasil. 



“Estou aproveitando a experiência do Fluence GT na pista para dar uma aquecida para a corrida”, disse Bruno Senna. Na foto, Bruno Senna, ao lado de Caíque Ferreira, diretor de Comunicação da Renault do Brasil, e Jean-Michel Jalinier, presidente da Renault Sports F1.

E apesar da relação da Renault com os motores turbo não ser de hoje – a marca francesa foi a pioneira na Fórmula 1, em 1977, a utilizar essa tecnologia – trata-se do primeiro automóvel turbo da marca comercializado no país e também o primeiro a trazer a assinatura da Renault Sport, divisão responsável pela preparação de modelos esportivos da marca na Europa.



Basta levantar o capô para se constatar que a esportividade do Fluence GT não fica restrita à aparência. O sedã é empurrado por um propulsor turboalimentado, de quatro cilindros em linha, capaz de desenvolver a potência máxima de 180 cv a 5.500 rpm – é o mesmo propulsor do Mégane GT europeu.

Graças ao turbo “twin-scroll”, compacto e de última geração, quase 80% da força já está disponível a partir de 1.500 rpm. E o torque máximo de 30,6 kgfm aparece logo aos 2.250 rpm. 



O Renault Fluence GT foi lançado no Salão do Automóvel de São Paulo com a participação do ator Paul Walker, do filme “Velozes e Furiosos”,

Assim, o Fluence GT é o modelo com maior torque da categoria, à frente, por exemplo, do Mitsubishi Lancer GT (20,1 kgfm), Peugeot 408 THP (24,5 kgfm) e do Jetta TSi (28,5 kgfm).

A eficiência do conjunto mecânico se reflete nos números de desempenho do Fluence GT. O sedã atinge 220 km/h de velocidade final e precisa de apenas 8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, refletindo uma performance verdadeiramente esportiva.




Para garantir este bom desempenho, uma série de detalhes técnicos foi trabalhada pela equipe de engenharia da Renault: pistões, bielas, virabrequim e bronzinas foram reforçados; o sistema de arrefecimento do bloco do motor teve de ser otimizado, assim como a admissão de ar, para melhorar o enchimento do motor; a junta do cabeçote composta de três lâminas de vedação, do tipo “sanduíche”, possui como características principais a robustez e o alto nível de resistência às pressões geradas pela combustão do motor. Essa peça é melhor que a de folha única por garantir melhor vedação e contribuir para a durabilidade do propulsor.


Além disso, o virabrequim é confeccionado de aço, as válvulas de escapamento são temperadas e nitretadas e o cabeçote, com otimização aerodinâmica dos dutos de entrada de ar, permite a redução da perda de carga e o aumento do nível de tumble dentro da câmara de combustão. 



A nova caixa de câmbio do Fluence GT conta com um diferencial de relação mais longa. Com essa alteração, todas as relações finais de marchas foram ampliadas, otimizando o aproveitamento do maior torque do motor 2.0 16V turbo e privilegiando o comportamento esportivo do carro. 

A sexta marcha, por exemplo, faz a diferença, sobretudo na estrada, ao permitir que o motor trabalhe em regimes menores de rotação, o que se traduz em menor ruído e menos consumo de combustível. 

Para suportar o abundante torque garantido pelo motor 2.0 turboalimentado, a embreagem foi alterada, passando a utilizar um disco de 240 mm. 



Com pneus na medida 205/55 R17, o Fluence GT é equipado com suspensão independente na dianteira, do tipo MacPherson; na traseira, o conjunto é semi-independente, com eixo de torção. 

Todo o sistema, incluindo os amortecedores hidráulicos telescópicos e as molas helicoidais, é específico da versão GT e foi calibrado para garantir um toque esportivo sem deixar de lado o conforto na cidade.

A suspensão do Fluence GT foi projetada para que o carro enfrente com valentia e desenvoltura as condições severas de rodagem encontradas no trânsito das ruas e estradas brasileiras e de outros países latino-americanos e asiáticos. Daí a necessidade de uma arquitetura resistente. 



A altura da carroceria em relação ao solo do Fluence GT é igual à das demais versões, mas o spoiler reduz a distância entre a carroceria e o chão. Na dianteira, por exemplo, o Fluence GT é 4 cm mais baixo que as versões Privilége e Dynamique.

A direção elétrica tem assistência variável; ou seja, fica mais firme progressivamente à medida que o veículo atinge velocidades mais elevadas. 


Com isso, em manobras, é leve e de fácil operação; em altas velocidades, ganha peso e firmeza, contribuindo para a segurança e dirigibilidade do modelo. 

Assim, ao contrário dos sistemas elétricos mais antigos, a direção adotada no Fluence GT não transmite ao motorista a sensação de perda de contato das rodas do veículo com o solo. É o que torna a condução mais precisa e segura.

Segurança
A exemplo das outras versões da linha, o item segurança é um dos destaques do Fluence. A versão GT também traz controles de estabilidade (ESP), que garante mais segurança nas curvas, ao corrigir movimentos que tirem o veículo da trajetória normal, e de tração (ASR), que confere mais aderência nos mais variados tipo de solo. 




Os freios são a disco nas quatro rodas com sistemas antitravamento (ABS), auxílio de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD).

O Fluence GT vem com seis airbags de série: dois frontais, dois laterais e duplos do tipo de “cortina”, totalizando oito pontos de proteção aos ocupantes.



Tecnologia
A versão GT também segue a trilha no restante da gama Fluence no que diz respeito à tecnologia embarcada. A partida é feita com cartão eletrônico e por meio do botão “Start/Stop” no painel.

O Fluence GT vem equipado com o sistema hands free. Com essa tecnologia, o motorista pode acionar o motor sem que, para isso, necessite tirar o cartão eletrônico do bolso, bastando apenas que ele esteja no interior do veículo.


O mesmo sistema hands free é o responsável pelo travamento e destravamento automático das portas, comandado por sensores que identificam o afastamento ou aproximação do cartão.


A versão GT também possui o eficiente sistema de navegação desenvolvido especialmente para a Renault pela empresa TomTom, com tela de 5’’ integrada ao painel e acessível por controle remoto via Bluetooth.

O sistema de som, por sua vez, foi desenvolvido com exclusividade pela Arkamys, empresa francesa especializada em customização de som automotivo. 


Foi realizado um trabalho de tratamento digital do som com o objetivo de se obter uma qualidade sonora em três dimensões: “3D sound by Arkamys”.

O conjunto inclui rádio CD Player MP3 de 140W, duas antenas, 4 alto-falantes e 4 tweeters, conexões USB/iPod, Bluetooth e Auxiliar – permitindo aos ocupantes desfrutarem da sua biblioteca pessoal de música -, tudo controlado pelo comando satélite instalado na coluna de direção.

O sistema de ar-condicionado digital dual-zone permite que motorista e passageiro regulem a temperatura mais conveniente para cada um deles. Os três passageiros do banco traseiro também se beneficiam com as saídas traseiras exclusivas do ar-condicionado.

O Fluence GT conta ainda com um teto solar elétrico com sistema antiesmagamento, possibilitando uma maior interação dos ocupantes com o exterior, resultando em um interior que privilegia, de forma natural, a luminosidade. Faróis de Xenon com regulagem de altura, acendimento automático e lavadores completam o pacote de itens tecnológicos.


Esportivo e elegante
As mudanças (internas e externas) incorporadas no Fluence GT foram concebidas pela equipe do Renault Design América Latina (RDAL), o primeiro estúdio de design da marca no continente americano.

O sedã apresenta visual esportivo, com estética equilibrada e sem exageros. Na dianteira, são marcantes o spoiler integrado ao para-choque, logo abaixo da entrada de ar frontal, assim como os faróis de neblina, circundados por moldura cromada, e os faróis de Xenon.

Na traseira, está presente um discreto aerofólio incorporado à tampa do porta-malas, como se fossem uma peça única. 


O escapamento cromado chama atenção e é envolvido pelo extrator de ar na cor preta, logo abaixo do para-choque. 

No centro da tampa do porta-malas, está o logotipo da Renault, com a inscrição “Fluence” logo abaixo, seguindo o atual padrão estético da marca. 

O conjunto é completado pelo friso cromado sobre a placa e pela inscrição “GT Renault Sport” abaixo da lanterna do lado direito.

Visto de lado, as saias laterais saltam aos olhos, assim como as rodas de cinco raios, com aro de 17 polegadas de diâmetro e de design exclusivo, deixando à mostra parte dos discos e da pinça de freio. 


Retrovisores – projetados para ganhar em aerodinâmica sem sacrificar o estilo – e maçanetas na cor “Dark Metal” garantem um toque extra de sofisticação ao modelo.

Os diferenciais desta versão esportiva do Fluence também estão interior, onde está um exclusivo conjunto de instrumentos, do qual fazem parte conta-giros analógico e velocímetro, marcadores de nível de combustível e de líquido de arrefecimento digitais.

Na cabine, o teto solar elétrico, possibilita uma maior interação dos ocupantes com o exterior, resultando em um ambiente agradável, que privilegia, de forma natural, a luminosidade. 


Os bancos, de couro com costura vermelha, oferecem apoios laterais reforçados para garantir firmeza ao corpo do motorista, necessária para uma condução esportiva. Nos apoios de cabeça, estão grafadas as letras “GT”.

O interior é marcado pelo conforto, garantido por detalhes que vão do acabamento caprichado ao conjunto completo de equipamentos de série. 

O painel com desenho moderno e atraente é feito com material de alta qualidade, agradável ao toque. 

Ao volante, o motorista encontra facilmente a posição de dirigir ideal com os ajustes de altura do banco e de altura e profundidade da coluna de direção.

Em termos de ergonomia, tudo no Fluence GT foi pensado para facilitar a vida do motorista. O volante de três raios oferece ótima empunhadura. 


Nele, estão instaladas as teclas do piloto automático, e o controle do rádio estão fixos na coluna de direção. Tudo para proporcionar ao condutor o máximo de conforto e segurança.

Outros detalhes que chamam atenção são as pedaleiras de alumínio e as soleiras das portas que contam com a inscrição “Renault Sport”.

O Fluence GT será comercializado em três diferentes tonalidades: Branco Glacier, Vermelho Fogo e Preto Nacré.



Amplo espaço
O Renault Fluence apresenta uma importante vantagem em relação aos competidores diretos: as suas amplas medidas internas e externas. 


Os 4,62 m de comprimento e os 2,70 m de distância entre os eixos da frente e de trás tornam o modelo imbatível quando o assunto é espaço interno. 

O Fluence transporta com conforto cinco pessoas. O porta-malas de 530 litros acomoda com folga as bagagens de uma família. O compartimento é superior a todos os seus concorrentes diretos.

A exemplo do que ocorre com todos os demais modelos da Renault à venda no mercado brasileiro, o Fluence GT também conta com garantia original de fábrica de 36 meses (ou 100 mil quilômetros).

O Fluence GT também oferece revisões com preço fechado igual ao do Fluence aspirado, cujo valor já engloba os custos de peças e mão-de-obra. 


Com isso, o cliente já sabe, de forma antecipada, quanto vai pagar em cada revisão programada. As revisões são feitas a cada 10.000 km.

Outro programa de pós-vendas que trará comodidade aos proprietários do sedã esportivo é o “Pacote Preço Fechado”. 


Seguindo os mesmos moldes das revisões com preço fechado – valor englobando os custos de peças e mão-de-obra –, este programa reúne a substituição dos principais itens de desgaste natural (palhetas dos limpadores do para-brisa, pastilhas de freio, etc). 


Contribui assim para o que o cliente possa planejar, de forma antecipada, o quando gastará para a realização da manutenção.

Ao adquirir Fluence GT, o cliente terá à sua disposição os benefícios e as comodidades proporcionadas pelo “Renault Assistance”, um serviço de assistência técnica e de socorro mecânico, com atendimento 24 horas. 


O “Renault Assistance” providencia um técnico para realizar pequenos reparos no local e, nos casos em que não for possível o reparo, a remoção do automóvel para a concessionária mais próxima.

O “Renault Assistance” é oferecido gratuitamente por 24 meses e inclui uma completa gama de serviços de assistência aos proprietários de veículos da marca. 


Mais informações podem ser obtidas com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), pelo telefone 0800 055 56 15 (ligação gratuita) ou pelo site http://www.renault.com.br.

Renault Sport: tradição das pistas para as ruas
O Fluence GT é o primeiro modelo preparado pela Renault Sport Technologies a ser comercializado no Brasil. 


A divisão esportiva da Renault é reconhecida na Europa pela excelência técnica na transferência de tecnologia dos carros de competição para os modelos de rua.

No continente europeu, a Renault Sport se notabilizou na concepção de modelos com foco no prazer ao dirigir e no alto desempenho. 


Por lá, modelos como Twingo, Clio, Mégane têm suas versões esportivas, com visual e equipamentos diferenciados do restante de suas gamas.

Já a Renault Sport F1 é a divisão esportiva responsável pelo fornecimento de motores e tecnologia à categoria máxima do automobilismo mundial. 


No atual campeonato, a Renault Sport F1 está fornecendo os motores V8 RS27 para quatro equipes: Red Bull Racing Renault, Lotus Renault, Williams Renault e Caterham Renault.

Desde 1977, quando estreou na Fórmula 1 com o motor turbo, a Renault construiu uma história recheada de conquistas. Foram 11 títulos do Campeonato Mundial de Construtores e nove títulos do Campeonato de Pilotos.





quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ÚLTIMA ETAPA DO SUZUKI ADVENTURE TERÁ PARTICIPAÇÃO DE NONÔ FIGUEIREDO. A ETAPA SERÁ REALIZADA EM ARAÇARIGUAMA (SP) E CONTARÁ COM AULAS DE NAVEGAÇÃO MINISTRADAS PELA PILOTO HELENA DEYAMA


A grande final da temporada 2012 da Suzuki Adventure será em Araçariguama (SP), no dia 1º de dezembro, com a participação de Nonô Figueiredo (foto), atual piloto da equipe Mobil Super Pionner Racing na Stock Car.

O Suzuki Adventure reuniu mais de 400 duplas, em cinco etapas, por diferentes regiões do Brasil, que passaram por São José dos Campos (SP), Penedo (RJ), Joinville (RS), São Bento do Sapucaí (SP) e Nova Lima (MG).

"Já participei de uma trilha off-road, em Belo Horizonte, e encarei vários desafios em um terreno com muita lama. Lembro que foi bem divertido! Acho que o rali da Suzuki será tão emocionante quanto foi em BH, ainda mais com o Jimny que conheci no Salão do Automóvel!", comentou Nonô.

A largada da última etapa do rali de regularidade, das categorias Fun (para os iniciantes) e Pro (para os mais experientes), será na capital paulista e os pilotos e navegadores seguirão a planilha em direção a Araçariguama (SP), aproximadamente a 38 quilômetros da cidade de São Paulo.

Na prova de obstáculos Extreme os aventureiros partirão de uma fazenda no mesmo município, Araçariguama (SP). 

As duplas com os Suzuki Jimny terão que enfrentar trechos em mata fechada, subidas em morros e diferentes tipos de terrenos entre pedreira, areia e muita lama.

A Suzuki ainda oferece, em todas as etapas, aulas de navegação com o objetivo de ensinar práticas e procedimentos, como leitura de planilha, e orientações gerais. 


Para deixar o último rali ainda mais especial, Helena Deyama, uma das mulheres pioneiras na história do rali brasileiro, dará as dicas para as categorias Pro e Fun em uma programação durante a semana que antecede o rali.

"Antes de me tornar uma piloto profissional, participei de muitos ralis de regularidade. Agora estou de volta às minhas origens com as aulas de navegação do Suzuki Adventure. 
Será uma ótima oportunidade para as pessoas trocarem experiências, conhecerem todas as dicas de pilotagem e leitura de planilha que irei passar. Já fiz o rali da Suzuki e recomendo! É super organizado e divertido", compartilhou Helena Deyama.

O Suzuki Adventure está aliado ao espírito jovem, aventureiro, alegre e descontraídos dos consumidores da marca, "O rali proporciona uma experiência off-road única para curtir junto à família e amigos. Vamos fechar mais uma temporada com sucesso e pensamos em deixá-lo ainda mais especial. Com isso, convidamos Nonô Figueiredo e Helena Deyama para fazer parte do encontro", comentou Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki Veículos do Brasil.

O grande vencedor da temporada Suzuki Adventure 2012, na categoria Pro, irá embarcar em uma incrível viagem a bordo do luxuoso navio Grand Amazon, com direito a três acompanhantes.

A dupla de gaúchos da categoria Pro, Marcos e Marcelo Bortoluz, está na ponta da tabela na classificação geral. O navegador Marcelo divide as expectativas, "Esperamos fazer uma boa prova. Entraremos concentrados na trilha para não perdermos posição e levarmos o prêmio, mas o que vale é o conjunto. Poder reencontrar os amigos, contar com toda organização do rali, fazer as trilhas e subir ao pódio. Tudo é muito bem estruturado, ainda mais para quem vem de longe como eu e meu irmão (Caxias do Sul - SC)".


Última etapa do Suzuki Adventure será em Araçariguama (SP)
Na categoria Fun, o campeão poderá hospedar-se durante quatro dias no charmoso Provence e Cottage Bistro, em Monte Verde (MG), também com direito a três acompanhantes.

Os líderes da Fun são Ivan Pezzoto e Douglas Spisso. Pezzoto espera manter a posição, "Por enquanto estamos na frente com 113 pontos. Queremos levar o grande prêmio, mas não será uma disputa fácil com uma dupla colada com 108 pontos. Quanto à previsão do tempo, eu espero muita chuva para deixar a trilha ainda mais emocionante".

Para participar da 6ª Etapa do Suzuki Adventure é preciso ser proprietário de um veículo Suzuki 4x4 (Jimny, Grand Vitara, Vitara, Sidekick e Samurai) e fazer a inscrição no site da Suzuki (www.suzukiveiculos.com.br). 

Todas as inscrições estão relacionadas à doação de dois cobertores novos, por carro, que serão destinados a instituições beneficentes de Araçariguama (SP).

O Suzuki Adventure conta com o patrocínio de Bridgestone, Itaú, ACE Seguros, Mobil, Clarion, Fusion Energy Drink, Truffi Blindados, Weldmatic, Stickcolor, Automotiva Usiminas, Cisa Trading, Mormaii, MVC Soluções em Plásticos e Vix Transportes.

Classificação geral

Categoria Pro
1º Marcos Fernando Bortoluz e Marcelo Nestor Bortoluz (Caxias do Sul - RS)

2º Waldir Hudson Barbosa e Maria Eveli Giani Barbosa (Bragança Paulista - SP)

3º Jurandir do Amaral Juniot e Andrea Amaral (Bragança Paulista - SP)

4º Celso Macedo e Belen Macedo (São Paulo - SP)

5º Paulo da Rocha Marcílio e Luciana Rodriguas Sanches (Taubaté - SP)

Categoria Fun
1º Ivan Forster Pezzoto Jr. e Douglas Franco Spisso (Santana de Parnaíba SP)

2º Carlos Eduardo Cavenaghi e Andre Grandinetti Niero (São Paulo - SP)

3º Pedro F Figoli e Valeria Duarte (São Paulo - SP)

4º Wagner Cipolla e Elisabete Norcia Serrao (São Paulo - SP)

5º Bruno Erthal de Souza Viannae Carolina Pignatari Meneghel (Campinas - SP)

Programação das aulas de navegação

26/11 - Alex Kolling, diretor técnico de prova
Horário: 19:30 às 21:30.

Local: Concessionária Ryo

Endereço: Alameda Araguaia, n°3.572 - Bairro: Alphaville - Barueri - São Paulo

27/11 - Helena Deyama
Horário: 19:30 às 21:30

Local: Concessionária Salocar

Endereço: Av. Pereira Barreto, 600 - Bairro: Baeta Neves - São Bernardo do Campo - SP

28/11 - Helena Deyama

Horário: 19:30 às 21:30

Local: Concessionária Marini

Endereço: Avenida Paes de Barros, 1980 - Bairro: Mooca - São Paulo- SP

29/11 - Helena Deyama
Horário: 19:30 às 21:30

Local: Concessionária Proauto

Endereço: Av. Sumaré,741- Bairro: Perdizes - São Paulo- SP

30/11 - Alex Kolling
Horário: 19:30 às 21:30

Abertura Secretaria de Prova: 19:30

Briefing Categoria Pro 20:00 B

Briefing Categoria Fun 20:45

Briefing Extreme : 21:00

Local: Concessionária Rakki

Endereço: Avenida das Nações Unidas, 19.667 - Bairro: Vila Almeida - São Paulo- SP

Nesta data, 30/11, será possível realizar todo o procedimento de secretaria de prova como assinatura de termos de responsabilidade, entrega de cobertores, retirada de adesivos. A vistoria (checagem dos adesivos) será realizada somente no dia 01/12.

Agenda da 6ª Etapa - 01/12

Categorias Pro e Fun

Horário de abertura da secretaria: 7:30 às 10:00.

Briefing de Prova: 08:30

Largada: a partir das 09:00

Local:Concessionária Rakki

Endereço: Avenida das Nações Unidas, 19.667 - Bairro: Vila Almeida - São Paulo- SP

Categoria Extreme
Entrega de Carros enviados via transporte especial: 07:00 às 08:00.

Horário de abertura da secretaria: 7:30.

Definição de ordem de largada: 08:00

Briefing de Prova: 08:30

Largada: a partir das 09:00.

Local:Fazenda Vale do Sino

Endereço: KM 48 da Castelo Branco - Rod ARG-020, 1,6 km saída a direita

O LANÇAMENTO, QUASE SIMULTÂNEO, DE NOVOS MODELOS, UM DA RENAULT, O CLIO, E OUTRO DA GM, O TRAILBLAZER, AUMENTOU O NÚMERO DE NOVOS CARROS NO MERCADO. FERNANDO CALMON REVELA QUE O CRUZE PODERÁ DEIXAR DE SER PRODUZIDO NA FÁBRICA DA GM DE SÃO CAETANO DO SUL E PASSAR A SER PRODUZIDO NA DE ROSÁRIO, NA ARGENTINA. E VOCÊ SABIA QUE A PARATI FINALMENTE SAI DE LINHA? TUDO ISSO E OUTRAS NOVIDADES NA NOSSA COLUNA "ALTA RODA"


Alta Roda

Nº 708 - 22/11/12 

Fernando Calmon


DOIS EXTREMOS NO MERCADO

Pode parecer combinação, mas, claro, não foi. Com datas escassas no calendário para a apresentação de tantos carros, Renault e Chevrolet separaram apenas por algumas horas, no mesmo dia, a apresentação do Clio retocado (terceiro modelo mais barato do mercado, atrás de Ka e Mille) e o do SUV médio-grande Trailblazer (veículo mais caro em produção no Brasil).

A marca francesa adotou uma plástica inspirada no visual do modelo que estreou, recentemente, no Salão de Paris. 

Aqui, seguiu a toada local e o batizou de Novo Clio. Argentinos são reticentes a essas liberdades de expressão e lá, onde é fabricado, se chama Clio Mio.

Esse sopro de vida fez bem ao compacto, acompanhado por pequenas reformas no quadro de instrumentos e forrações. 

O preço – bastante sensível nesse segmento -- foi cortado, em média, R$ 700 e parte agora de R$ 23.290 (duas portas) e vai a R$ 28.550 (quatro portas, ar-condicionado e direção assistida). 

Nenhuma versão traz itens como as três regulagens de altura (banco, cinto e volante) ou alças de teto. Acrescenta de série, porém, o útil computador de bordo. ABS e bolsas infláveis, nem como opcionais, a exemplo dos concorrentes.

Bom trabalho feito no motor 1,0 L/16V/80 cv/10,5 kgf.m (etanol), agora um flex verdadeiro, ao elevar a taxa de compressão para 12:1. 

Outros aperfeiçoamentos deram ao compacto o troféu de economia, com um avanço de respeitáveis 9% sobre o anterior: 9,5/14,3 km/l, cidade e 10,7/15,8 km/l, estrada (etanol/gasolina). Vence por muito pouco o Mille Economy que, na estrada, faz 15,6 km/l (gasolina).

Em avaliação, por circuito urbano no Rio de Janeiro, o Clio mostrou desenvoltura, inclusive na recuperação a partir de 30 km/h, em terceira marcha, situação típica ao subir e aterrissar das famigeradas lombadas que infestam as ruas brasileiras.

Estratégia diferenciada adotou a Chevrolet no Trailblazer, ao romper qualquer laço com o antigo Blazer. 

A começar pelo preço da única versão disponível, a LTZ, topo de linha: R$ 145.450 (V-6, gasolina, 239 cv) e R$ 175.450 (4-cilindros, diesel, 180 cv). 

A diferença de R$ 30.000,00 dá para adquirir até um compacto equipado, o que demonstra a pouca racionalidade de 70% dos compradores da versão diesel. 

O mercado de SUVs médios e grandes representa 180.000 unidades/ano (5% do total de veículos leves) e altamente rentável para os fabricantes.

A GM espera vender apenas 400 unidades/mês do modelo e não pretende, pelo menos por ora, oferecer nada mais barato. 

Está disponível só na versão de sete lugares, tração 4x4 engatável eletricamente, câmbio automático de seis marchas e muito bem equipada em conforto e segurança. 

Basta citar alguns: regulagem de encosto nas duas fileiras traseiras, ar-condicionado de controle separado para a parte de trás e airbags tipo cortina que se estendem à última fileira. 

Apesar do preço salgado, câmera de ré e navegador com tela tátil são acessórios à parte.

O espaço interno é um dos pontos altos: 2,84 m de distância entre eixos e largura de 2,13 m (6 cm maior do que Hilux SW4). 

Porta-malas com os últimos dois bancos rebatidos oferece nada menos que 878 litros (235 litros, o mínimo). 

Suspensão traseira recebeu molas helicoidais e cinco braços de localização. Ao rodar, mesmo no asfalto, o Trailblazer mostra que os tempos de aspereza e excessivo desconforto ficaram no passado. 

O motor diesel é mais silencioso que a geração anterior e o torque de 43,1 kgf.m impressiona. Já com gasolina dá para esticar as marchas e a suavidade, bem maior.

RODA VIVA
FONTES ligadas aos fornecedores confirmam que será fácil transferir a produção do Cruze (sedã e hatch), a partir dos atuais kits CKD, de São Caetano do Sul para Rosário, Argentina. 

Em 2014, a GM lançará a nova geração do Cruze, conforme anunciado nos EUA, e concentrará no país vizinho a fabricação de modelos médios, como já fazem Ford e marcas francesas.

POUCO depois de completar 30 anos de mercado, em junho último, a Parati entrou em processo de fim de linha. A station compacta da Volkswagen liderou o segmento por quase duas décadas e deixa saudosistas. 

Em razão do encolhimento na procura por peruas, suplantadas por SUVs e sedãs, sai de cena agora. Restam poucas unidades na rede.

ETIOS hatch, na versão de topo XLS, motor 1,5 l/96 cv (etanol), é realmente um automóvel de contrastes. Freios, motor, câmbio e, em especial, suspensões com raro equilíbrio entre conforto e estabilidade, além de direção elétrica e precisa com reduzido diâmetro de giro, agradam bastante. Uma pena a falta de tantos acessórios e escolhas tão equivocadas no carro como um todo.

DEMOROU, mas chegaram ao mercado películas transparentes de última geração para proteção de peças metálicas ou de plástico, como as que revestem para-choques. 

O Antichip, da 3M (concorrentes devem surgir), é algo realmente útil e racional para preservar a pintura em lançamento de pedriscos, batidas leves ao estacionar e raspadas em obstáculos.
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fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

VOLVO PERU TEM NOVO PRESIDENTE. ENTRA MARCUS HÖRBERG PARA O LUGAR DE ROLF SMEDBERG, AMBOS SUECOS



Marcus Hörberg é o novo presidente da Volvo Peru. Ele substitui Rolf Smedberg, que está se aposentando depois de uma admirável carreira de mais de 40 anos no Grupo Volvo. Ele liderou o importante salto que a empresa experimentou no mercado peruano. O novo presidente assume a posição este ano, vindo da Volvo Marrocos, onde dirigia a operação de caminhões e ônibus da marca naquele país.



Hörberg ficará baseado em Lima, no Peru. Em sua nova função, ele se reportará a Roger Alm, presidente da Volvo Latin America. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Gotemburgo, com mestrado em Finanças, Hörberg está no Grupo Volvo desde 1997, onde desempenhou diferentes posições de liderança na área comercial. “Hörberg é um executivo altamente qualificado, que agora traz sua experiência e grande motivação para o mercado peruano”, declara Alm.



Com experiência internacional, trabalhou em muitos mercados, a começar pela Suécia, sede mundial do Grupo Volvo. Passou também pela Romênia e Sérvia. “Quero continuar a trabalhar para melhorar a satisfação dos clientes no Peru e alavancar ainda mais as nossas marcas no país”, afirma o novo presidente.



Rolf Smedberg fez um excelente trabalho no Peru. “Com um trabalho de equipe, nós fizemos a empresa crescer de cinco a seis vezes o tamanho que tinha quando entrei e, além disso, reestruramos nosso negócio”, declara Smedberg.

MITSUBISHI É PELO QUARTO ANO CONSECUTIVO O CARRO OFICIAL DO GRANDE PRÊMIO PETROBRAS DO BRASIL DE FÓRMULA1, QUE ACONTECE ESTE FIM DE SEMANA EM INTERLAGOS


A Mitsubishi será, pela quarta vez, o carro oficial do Grande Prêmio Petrobras de Fórmula 1 que acontecerá neste fim de semana (23, 24 e 25 de novembro), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

A organização usará 42 carros da marca nos seus deslocamentos durante o evento. Sem receio de errar, digamos que estarão de um lado os fortes e resistentes veículos do universo 4x4 e do outro, alguns dos carros mais velozes do planeta.



A Mitsubishi Motors e o Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1 fecharam nova parceria que dá grande visibilidade aos carros Mitsubishi, campeões consagrados dos ralis mais violentos do mundo: Dakar, Sertões, entre outras espalhadas pelo mundo.


"A Mitsubishi Motors dará todo o suporte necessário na produção da etapa brasileira do maior e mais importante campeonato do planeta na categoria. Para nós, é uma honra ceder veículos para um evento deste porte", afirma Fernando Julianelli, diretor de Marketing da Mitsubishi.

Serão utilizados 34 veículos da nova linha L200 Triton, equipada com o exclusivo sistema SDS e Full Displacement. Além disso, oito carros do modelo Pajero Dakar, equipados com tração 4WD, sistema multimídia com GPS e um amplo espaço interno para até sete passageiros, também ajudarão na 41ª edição do Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1.

"Estamos muito contentes com essa parceria com a Mitsubishi. Escolhemos os carros da marca para serem os veículos oficiais, pois eles nos proporcionam tudo o que precisamos durante o evento, como força, potência, tecnologia, conforto e segurança", afirma Claudia Ito, diretora executiva do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.



O RENAULT FLUENCE É O ALVO DOS COMENTÁRIOS DE ROBERTO NASSER, QUE O DENOMINA "VALENTE". NA SUA COLUNA "DECARROPORAÍ", ELE TAMBÉM FALA DO LANÇAMENTO DO TRAILBLAZER, DA GM, CHAMANDO-O "A VOLTA DO CAMBURÃO". ANUNCIA AINDA OS PLANOS DA LIFAN MOTORS E DA PEGEOUT, DA NISSAN E DA FIAT DE LANÇAMENTO DE SÉRIES ESPECIAIS, ENTRE OUTRAS NOVIDADES



Coluna Nº 4712 DE 22 de novembro de 2012


O Renault Fluence, turbo, 
valente, 180 cv e chamado GT
Nova opção e topo de linha na Renault, o Fluence GT quer utilizar duas parcelas em conta que lhe seja favorável: rendimento com conteúdo, e preço. Chega a R$ 79.000, mais curiosos 370,00. Mesmo preço de Toyota versão Altis, pouco acima de Honda Civic, abaixo de GM Cruze e VW Jetta. Supera-os nesta conta.

GT não significa um esportivo de dois ou dois + dois lugares. Para a Renault é apenas um letreiro para caracterizar a chegada ao Brasil da Renault Sport, seu braço esportivo. 

O automóvel tem um motor que não é o Nissan que equipa o Fluence, mas o Renault da antiga geração Megane, de origem preparado para resistir às maiores pressões internas geradas pelo turbo, soprando a mistura de gasálcool até 1 bar de pressão – uma atmosfera.

1.998 cm3 de cilindrada, bloco de ferro, cabeçote em alumínio, com maiores câmaras d’água, para aumentar a refrigeração. 

Turbo, coletor de admissão variável, faz resultados sensíveis: produz torque máximo de 30,6 kgmf de torque a 2.800 rpm. 

Torque é o que move automóveis e logo acima da marcha lenta entrega  20 kgfm a 1500 rpm. Transmissão com seis velocidades à frente, relações de marcha alteradas para melhor aproveitar a disposição do motor e sua missão com o automóvel. 

Freios, elementos da suspensão, molas e amortecedores adequados para as novas prestações. Acelera de O a 100 km/h em 8 segundos, e corta a velocidade final aos 220 km/h.

Equipamentos de segurança como almofadas de ar, ABS com gestor eletrônico, controle de estabilidade e de aderência das rodas, de liga leve e aro 17”.

A idéia não foi criar carro urbano para corridas, porém melhorar a performance do bom Fluence, opção ao cliente do bem formulado sedã, com automóvel com suave decoração externa, à base de spoiller frontal e pequeno adereço como asa traseira. 

Por isto não rebaixou a suspensão, deixando-o com cara de sedã normal. A conformação de sedã performático e sem porcariada que alguns gênios da indústria decorativa entendem ser de bom gosto esportivo, sugerem que 5% da produção argentina dos Fluence será na versão GT – projetada em 70 unidades mês – estimativa aparentemente contida, pois com rede de 240 revendedores, significa vendas de 0.3 unidade / concessionário / mês. 

Com certeza o número deve ser melhor – aliás, se cada um não conseguir vender uma unidade mensal, parece na hora de procurar outra atividade.

Automóvel completo, tem opcionais apenas as cores, branco, preto ou vermelho discreto e metálico.

Fluence GT. Turbo promove rendimento. 

GM Trailblazer, a volta do camburão
Veículo tão ligado à história da General Motors no Brasil quanto identificado como carro de polícia, o Trailblazer apresentado semana passada mantém o espírito, aplicação – e a imagem.

O formato, a morfologia, mostram-na como um Blazer grande, mas escapa ao rótulo usual e atual SUV, de Sport Utility Vehicle

Será no máximo um UV, pois suas dimensões, peso e a grande distância entre eixos nada permitem iniciativas de esportividade. 

Na prática e no seu aplicativo é o que a camionete 3100, montada na década de´50, a Amazonas, nos albores dos anos´60, e logo após Veraneio e Grand Blazer até a geração anterior: veículo espaçoso para famílias, serviços e, como muito utilizado pelo segmento público, ambulância e camburão.

Mecanicamente não destoa do picape S 10, porém com adição de freios a disco nas quatro rodas, tendo em vista o enorme peso, acima de duas toneladas em uso. 

Suspensão traseira ancorada em cinco pontos tenta superar as dificuldades do centenário eixo rígido. 

Motorização diesel 2.800 cm3, 184 cv e gasolina V6, 3.700 cm3 e 239 cv, transmissões mecânica e automática com seis velocidades, tração nas 4 rodas e reduzida, acionados por trêfego botãozinho. A R$ 145 mil. 

Desenho local a partir do lápis do mexicano Carlos Barba, chefe de design aqui.

GM Trail Blazer, camburão fashion
Roda-a-Roda
Começo – Assumir o importador; montar estrutura própria, fomentar a parte industrial de seu montador/fornecedor no Uruguai, são os planos da Lifan Motors. Aplicará US$ 150 milhões para aumentar capacidade e fazer fábrica de motores no vizinho país, e depois terá operação industrial no Brasil.

Versão – Programada para março, a Fiat antecipou aos que forem aos eventos da Associação de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador, a série especial do picape Strada. Clientela pontual para homenagear tão distinto equídeo em cabine estendida e dupla, versões Trekking e Adventure.

Como é – Mais ou menos o que fez a Mitsubishi com seu picape L 200 há alguns anos: adesivos, rodas com pintura exclusiva, bordado com a logo Mangalarga Marchador nos bancos.

Aniversário – Festa pela festa, e série especial programada pela Nissan para comemorar 10 anos do início da produção do picape Frontier. A marca é mal resolvida com produtos. O picape citado, é segunda geração sobre o modelo descontinuado, veículo que se impunha pelo bom desenho, mas teve vida fugaz e, saindo, assustou o mercado.

EspecialLimited, série do Peugeot 408 motor 2.0, câmbio automático sequencial de 6 velocidades, marca-se por adotar pacote de eletrônica para integrar à navegação e reprodução de mídias e comunicação em tela de 7” sensível ao toque. Maior conforto, câmera de ré. R$ 65.000.

Começou bem – Criado para melhorar vendas nos mercados extra EUA, o novo picape Ranger tem recebido reconhecimento mundial: Picape do Ano na Europa, no Brasil, Motor do Ano para o diesel Duratorq 5 ciindros, que o faz o mais potente da turma.

Bom conjunto – Todo novo, componentes bem integrados, chassi, motor, câmbio com seis velocidades mecânico ou automático, itens de segurança e conforto. Deve ter performance de vendas à altura dos primeiros lugares.

Anúncio – A agência Neogama/BBH contratou o ator norte americano Paul Walker e criou filme para apresentar o Fluente GT ao mercado brasileiro, mesclando imagens da nova versão, em hipotética fusão com Fórmula 1. Idéia é transmitir que a tecnologia é a mesma.

Bom – É interessante: automóvel coreano, feito na Argentina, motor francês, ator norte-americano, carro de corridas francês, marca francesa, para ser vendido no Brasil. Apesar de parecer mini ONU, a proposta passa a idéia da transmissão de saber.

Atração– Estará no Rio dia 26 ? Gosta de automóvel, economia, tecnologia expostos por um camarada que saiu de Rondônia, salvou duas multis e hoje lidera a união de Renault com Nissan, terceiro maior grupo de automóveis?

Chance – O camarada, Carlos Ghosn, falará na PUC-Rio dia 26 às 17h no tema “A importância da indústria automobilística, a contribuição das novas tecnologias para eficiência em consumo e sustentabilidade e a importância dos engenheiros brasileiros na dinâmica da indústria automotiva”. É grátis. Para inscrever gabinetectc@puc-rio.br.

Relevo – Ghosn virá para reuniões com as marcas, cobrar conquistas de mercado, e fará agrado reunindo-se com a rede de concessionários. Presidente mundial em reunião com revendedores pode ser curioso. Tanto quanto o Brasil ser o segundo mercado mundial da Renault. Também ver o final da temporada de Fórmula 1 e fazer comemoração local com a vitória dos motores Renault.

Duas rodas – A Honda ampliou sua linha de produtos dentro do projeto de mesclar nacionais com importados e estar presente em todos os segmentos do mercado. Abriu os portões da alfândega, com chinês, CRF 110, mini moto para crianças; e tailandesa CRF 250 on e off Road.

Daqui – Simplificou a Pop 100 para as Classes D e C; inicia fazer em Manaus a NXR 125R; mostra scooter PCX 150; tornou flex os modelos CB 300R e XRE.

Exógeno – O comunicado de imprensa parece ter sido vertido do inglês por programa ching ling’. Um só parágrafo contém: utility on-off; line-up; upgrade, design; performance. Não entenderam, a linguagem pátria é outra, e mais rica que a utilizada.

Fórmula – Embora o Campeonato de Pilotos na Fórmula 1 não tenha terminado, o 2º. Lugar de Sebastian Vettel no GP dos EUA deu à Renault o 3º. Campeonato Mundial de Construtores. A marca conseguiu 11 títulos mundiais em 35 anos na Fórmula 1.

Adaptação – O resultado intestinal da confusão armada por Fábio Briattore, envolvendo Piquet filho, e a resposta forte de Piquet pai, fez a Renault deixar de competir na Fórmula 1 com equipe própria, mudando o foco e passando a fornecer e assistir motores a outros times.

Mercado – A novela do vai-não-vai da redução do IPI tem atrapalhado a vida dos donos de carros usados. Profissionais da Matel, empresa promotora de feirões de usados em S Paulo e Belo Horizonte dizem, em feiras é possível conseguir preços até 30% acima do oferecido pelas revendas nas trocas.

Expansão – Nipônica Mitsubishi Electric adquiriu sua representante e entra no Brasil com equipamentos para automação de fábricas, mercado em expansão. 

FreiosSpray com base sintética e cerâmica produzido pela Bendix, se utilizado nos discos de freio pode aumentar a durabilidade do sistema, por mante-lo limpo, sem partículas de sal, água, partículas.

Retífica RN – Você sabe, a Coluna não erra. No máximo comete pequenas derrapagens. Caso da nota sobre a Easy Traction, empresa goiana criadora de sistema mecânico para substituir os frágeis botõezinhos que acionam tração nas 4 rodas e marcha reduzida. É www.easytraction.com.br 

Ecologia – Listagem da revista Newsweek indicou a Cummins, produtora de motores diesel, como a mais “verde” entre as empresas industriais. Na relação das 500 mais ecológicas do mundo ficou em 64º. Lugar.

GenteFrançois Dossa, franco brasileiro, diretor administrativo da Nissan, promoção. OOOO Novo presidente. OOOO Deve ser bom de serviço, pois deixou de ser diretor de banco, ficou meses na empresa e já chegou à janela. OOOO A Nissan passa por seu momento mais importante, implantando fábrica. OOOO Flávio Villaça, ex GM e Toyota, novo pouso. OOOO Diretor para Desenvolvimento da Rede e Qualidade ao Consumidor na Nissan. OOOO Lugar era de Tai Kawasaki, há tempos na marca e novo diretor de Pós Venda. OOOO

De trator Fiat, há mais de 100 anos
Automóveis, com função de ligar gentes e lugares, criando a mobilidade, e tratores, incrementando a produção de alimentos, são frutos da mesma árvore da tecnologia, adubada com as necessidades dos tempos.

A Fiat, desde os seus primórdios, concluiu que máquinas, processos e pessoas envolvidas para criar e produzir automóveis, também poderiam fazer tratores. 

Eram de tremenda demanda, em especial se lembrados os eventos de fome na Europa e no norte da África, fomentadores da migração de pessoas, famílias, enorme contingente para o novo mundo onde a subsistência seria menos difícil.

Em seus primeiros tratores motores com base automobilística, reforçados para resistir às forças de oposição no arar, gradear, sulcar a terra.

Aplicava um vaporizador, arremedo mecânico otimizando o uso de querosene, combustível mais encontrado àquela época, vendido para iluminação em vendas e armazéns, mais disponível que a gasolina em latas ou em raríssimas bombas.

A Fiat vende tratores no Brasil há quase um século. Na década de ’40 preparou-se para iniciar produzir, mas só o fez na década de ’60. Inicialmente no início da Via Anchieta, em São Paulo e após em Contagem, colada em Belo Horizonte. 

Há poucos anos, quando produzir máquinas agrícolas tornou-se mau negócio, apostou no futuro adquirindo as norte-americanas New Holland de colheitadeiras e, após, a Case, colocando-as sob a marca CNH.

Como registro, foi a Fiat Tratores que fez toda a estrutura de relacionamento para a vinda da Fiat Automóveis para o Brasil.

Trator Fiat, em anúncio dos anos ‘20

GM ENTRA NA PROMOÇÃO DOS MAIORES VAREJISTAS DO BRASIL, "BLACK FRIDAY" E VENDE, A PARTIR DE AMANHÃ, SEXTA-FEIRA, CARROS COM DESCONTOS ESPECIAIS. COMO OCORRE NOS ESTADOS UNIDOS. O "BLACK FRIDAY" É UMA MEGA PROMOÇÃO QUE PRETENDE ANTECIPAR E ALAVANCAR AS VENDAS NO COMÉRCIO. O "BLACK FRIDAY" DA GM INTEGRA O PLANO "CELEBRE O SEU CHEVROLET" E SERÁ AJUDADO PELA FANPAGE DA MARCA QUE ESTREIA OFERTAS PELO FACEBOOK. VEJA COMO FUNCIONA.


São Caetano do Sul (SP) – A Chevrolet entrou oficialmente para a versão brasileira da promoção anual de varejo mais aguardada dos Estados Unidos, a Black Friday. Assim como na versão norte-americana, a mega promoção brasileira que conta hoje com os maiores varejistas do País será deflagrada, amanhã, sexta-feira (23/11/2012), um dia após o feriado de Thanksgiving ou Ação de Graças dos EUA.

A data teria surgido como gratidão dos varejistas que recompensavam as pessoas com os maiores descontos do ano. O nome teria sido um apelido que os policiais deram para a confusão que se instalava nas ruas com multidões enlouquecidas pelas promoções. 



Também tornou-se referência do período em que os varejistas finalmente voltavam a usar tinta preta para fechar suas contas, representando que saíram do vermelho.

A data também marca o início das compras para o final do ano e é isso o que chamou a atenção da Chevrolet que lança, juntamente com a mega promoção, sua nova campanha de varejo: “Celebre o seu Chevrolet”.



A nova campanha
Com nove novos modelos lançados e incluídos no portifólio Chevrolet no Brasil, nos últimos 12 meses, a marca inaugura com a Black Friday a temporada de promoções e facilidades para quem quer comemorar o final do ano com carro novo.

A GM estreou, ontem, à noite, a campanha “Celebre o seu Chevrolet”. No filme, ao som da trilha Fireworks, da Kate Perry, a garota-propaganda Fernanda Lima convida os consumidores a passarem nas concessionárias Chevrolet na sexta-feira (23.

E, diante das melhores condições da Black Friday, celebrar com um Chevrolet novo. A nova campanha, criada pela Salles Chemistri e inspirada na sensação dos consumidores que saem das concessionárias com um carro novo da marca, vai continuar no ar após o Black Friday Chevrolet. 

Com veiculação programada para até o final de fevereiro, passará por novas etapas sempre comunicando as novidades preparadas especialmente para os consumidores Chevrolet.

A campanha é cheia de efeitos especiais como a dança de fogos de artifício que celebram o Chevrolet de cada consumidor.

A fanpage www.facebook.com/chevroletbrasil também está em contagem regressiva para a Black Friday Chevrolet e prepara uma grande surpresa para os usuários: a partir do dia 23 vai disponibilizar as ofertas que tem em seu site www.ofertaschevrolet.com.br também na rede social. 

“Vamos facilitar a vida do consumidor que vai poder pesquisar a melhor compra no próprio Facebook, onde já navega para ficar por dentro e compartilhar as novidades da marca”, diz Frederico Themoteo Junior, diretor de Marketing de Comunicação da Chevrolet. A ação digital é assinada pela AG2 Publicis Modem.

O site de ofertas da Chevrolet é pioneiro em identificar de onde o usuário está acessando e oferecer a ele as melhores condições na região em que ele está. 

“Esta preocupação de entregar o que as pessoas precisam onde quer que elas estejam vai além da qualidade dos carros vendidos e serviços prestados na Chevrolet”, acrescenta Frederico Themoteo Junior.




quarta-feira, 21 de novembro de 2012

MOTOCICLISTAS QUE VIAJAREM PARA PORTUGAL OU OUTROS PAÍSES DA EUROPA, EM DEZEMBRO, PODEM ADQUIRIR EQUIPAMENTOS COM DESCONTO DE 40%, NA CAMPANHA PROMOCIONAL PROMOVIDA PELA BMW. PARA VER PRODUTOS E PREÇOS BASTA CLICAR NO ENDEREÇO DO LINK QUE PUBLICAMOS NO FINAL DESTA MATÉRIA

O capacete System 6 pesa 1.570 gramas, viseira fumada totalmente regulável, com ajuste da intensidade da luz e refrigeração e tem vidro duplo.
Quem viajar a partir de 1 de Dezembro, para Portugal ou para outros países europeus aqui vai uma dica: a BMW Motorrad começa uma campanha promocional de equipamentos para motociclistas, com descontos de 40%, nos concessionários BMW Motorrad aderentes. 

A BMW Motorrad do Brasil não anunciou ainda se participa da promoção. A campanha é válida até dia 31 de Janeiro de 2013 e encontra-se limitada aos estoques existentes.


Colete de Proteção 100% em poliuretano (PU) em poliamida/elastano, elemento de proteção dorsal anatomicamente pré-moldado, nível 2, proteção da coluna vertebral, omoplatas e da zona lombar das clavículas amortecimento contra impactos












Entre os produtos disponíveis, apresentados no catálogo, em Portugal, destacam-se o Capacete System 6 e o Fato Rallye 3 que, em ambos os casos assumem um preço de 331,50€ e 415,20€, respetivamente, ou seja – 40% que o preço original.








Casaco de malha polar funcional reversível micro malha macia no exterior para uma excelente retenção de calor 


Veja o catálogo completo:
https://www.press.bmwgroup.com/pressclub/p/pt/download.html?textId=164332&textAttachmentId=203043

domingo, 18 de novembro de 2012

FORD E ACELERA SIRIENA ASSUMEM LIDERANÇA NAS SUAS CATEGORIAS


Neste sábado (17), a Equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport venceu a Especial (trecho cronometrado) entre os Caminhões Leves e garantiu o segundo lugar no pódio do Rally das Serras, no acumulado dos dois dias de prova com 19 pontos - oito pontos na sexta-feira pelo segundo lugar mais dez pela vitória do sábado e mais um por ter vencido o Prólogo do dia 15. Com o resultado, Carlos Policarpo, Rômulo Seccomandi e Davi Fonseca assumem a liderança do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, na categoria.


A bordo do F4000 Território 4x4 o trio foi Campeão do Rally dos Sertões, em agosto, e garantiu o sexto título consecutivo para a equipe oficial da Ford Caminhões. Agora, com a liderança entre os Caminhões Leves, o time vai brigar por mais um título em dezembro, no Rally dos Amigos, quando serão decididos os campeões da temporada 2012.

O 4º Rally das Serras foi válido pelas 14ª e 15ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e reuniu grande nomes do off-road nacional nas categorias Carros, Caminhões, Motos, Quadriciclos e UTV´s.



A etapa de São Joaquim foi decisiva para Luiz Facco e Vinícius Castro e mudou a classificação no ranking da Pró-Brasil na temporada. Com o resultado acumulado, a Equipe Acelera Siriema garantiu a segunda colocação na categoria e assume a liderança do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. A dupla sai do Rally das Serras com 16 pontos a mais na classificação. Passa da terceira para a primeira colocação e abre vantagem na briga pelo título da temporada, com 58 pontos. 


Neste sábado (17), Facco e Castro completaram o trecho cronometrado de cerca de 146 quilômetros em 1h58m58s. Mas a prova precisou ser interrompida por volta do Km 103 e a organização encurtou a Especial neste ponto. 


Com saldo positivo, a dupla manteve a segunda colocação na categoria nos dois dias, assim como a quinta colocação na Geral e marcou 5h14m09s no acumulado. O 4º Rally das Serras foi válido pelas 14ª e 15ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

Resultado Rally das Serra, após dois dias

Categoria Pró Brasil

1) Reinaldo Varela/ Gustavo Gugelmin - 5h13min16seg
2) Luiz Facco/ Vinícius Castro - 5h14min09seg
3) Mauro Guedes/ Neurivan Calado 5h19min17seg
4) Davison Rabecchi/ Glauber Fontoura - 5h22min37seg

Geral - Carros (10 primeiros) 
1º Mauricio Neves/Emersin Cavassin (PROT), 4h58min32seg
2º Lucas Moraes/Eduardo Sachs (PROT), 5h0045seg
3º Marcos Moraes/Fábio Pedroso (PROT), 5h01min11seg
4º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (PR BR), 5h13min16seg
5º Luiz Facco/Vinicius Castro (PR BR), 5h14min09seg
6º Mauro Guedes/ Neurivan Calado (PR BR), 5h19min17seg
7º Davison Rabecchi/Glauber da Fontoura (PR BR), 5h22min37seg
8º Glauco Vanderline/Idali Bosse (PR T2), 5h26min27seg
9º Gunter Hinkelmann/Josi Koerich (SUP), 5h27min31seg
10º Helena Deyama/Minae Miayti (SUP), 5h28min11seg

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