Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 3 de novembro de 2013

AUSENTE DA ÚLTIMA COMPETIÇÃO, A EQUIPE DE ROOY IVECO VOLTA AO RALLY DAKAR EM 2014, COM DOIS CAMINHÕES


Pep Vila, que foi uma das ausências entre os pilotos espanhóis na ultima edição do Rally Dakar, está de volta e na equipe De Rooy Iveco. 

Os pilotos Gerard de Rooy e Pep Vila confirmaram o seu acordo para competir juntos no Dakar 2014, onde Pep irá fazer o trabalho de assistência rápida aos caminhões da equipe.

Outro piloto confirmado na equipe Iveco é o francês Joseph Auda. Com esses anúncios, a estrutura do holandês De Rooy está completa para a próxima edição. 

Serão dois caminhões Iveco encarregados de lutar pela vitória e dois que irão apoiar o trabalho de articulação da competição.

Na edição deste ano, a equipe Petronas De Rooy Iveco venceu sete das 13 etapas, sendo que uma foi cancelada, (seis por De Rooy e uma por Hans Stacey). 

Na classificação final, De Rooy terminou em 4º lugar, pois o tempo de 1 hora e 30 minutos perdido na 9ª etapa esperando por uma peça do motor que quebrou não pôde ser recuperado e atrapalhou a sua performance.

MERCADOS DA CHINA E DOS ESTADOS UNIDOS SALVAM A PORSCHE DA CRISE EUROPEIA. MARCA ALEMÃ DOS COBIÇADOS CARROS ESPORTIVOS VENDE DE JANEIRO A SETEMBRO QUASE 60 MIL CARROS A CHINESES E A AMERICANOS E ANUNCIA A FABRICAÇÃO DE SEUS HÍBRIDOS

Presidente da Porsche, Matthias Müller, garante: "O Macan vai oferecer tudo que nossos clientes esperam de um Porsche".
As vendas da Porsche, fabricante alemã de carros esportivos, registraram um aumento de 3% entre janeiro e o final de setembro de 2013, chegando a 10,42 bilhões de euros. Em relação a 2012, o desempenho da marca foi de 15% superior, com 119.747 veículos entregues. 


A receita operacional cresceu 1% no volume de 1,89 bilhões de euros e a Porsche anuncia sua quinta linha de modelos com o SUV compacto Macan. 

Porsche 911 Turbo
Nos nove primeiros meses do ano, a Porsche deve o aumento no seu crescimento principalmente aos EUA, onde as vendas cresceram 26%, com 31.549 veículos entregues. 

Interior do Porsche 911 Turbo
Na China as vendas recrudesceram 15%, com a entrega de 27.458 veículos, desempenho muito superior ao obtido na Europa, embora as vendas no Sul do continente tenham contribuído para um crescimento de 2% no território europeu.


A Porsche emprega um total de 18.882 pessoas, volume que indica um aumento de 11% em comparação com o ano passado e um aumento de 32% em relação com o número de dois anos atrás.

O diretor Financeiro da Porsche AG, Lutz Meschke, destacou  nível de retorno sobre as vendas, de 18%, observando que esse valor coloca a Porsche em uma posição proeminente no setor automotivo. 

Porsche Cayenne
O diretor enfatizou que, apesar do alto nível de despesas com a ampliação da fábrica em Leipzig e a construção do centro de desenvolvimento em Weissach, bem como o dinheiro investido em novos modelos como o SUV Macan e o supercarro esportivo 918 Spyder no ano fiscal de 2013, a Porsche AG está em vias de alcançar uma receita operacional no mesmo nível do ano passado. 

Luxo e conforto do interior do Porsches Cayenne
O presidente e diretor Executivo da Porsche AG, Matthias Müller, destacou a importância dos novos modelos, 918 Spyder e Panamera S E-Hybrid, os primeiros modelos a contar com motor híbrido, cuja fabricação está marcada para ter início em breve.

Porsche Cayenne
Matthias Müller, o Macan vai oferecer tudo que nossos clientes esperam de um Porsche: "Realizarmos investimentos significativos de aproximadamente 1,3 bilhões de euros, estamos fazendo uma contribuição importante neste ano fiscal para garantir a continuidade do sucesso no futuro”, enfatiza Matthias Müller. 


A linha Boxster, à qual o modelo Cayman também pertence, foi a que desfrutou de maiores níveis de crescimento, sendo que o número de entregas teve um aumento de 146%, com 19.732 veículos entregues. 


O maior número de entregas foi do Cayenne, com 62.886 veículos entregues, um aumento de 16% em comparação ao ano passado.

Aproximadamente 21.755 veículos da linha do modelo 911 foram entregues aos clientes, o que representa um aumento de 10%. 


As vendas do Panamera tiveram uma redução de 31%, com a entrega de 15.374 veículos, devido à mudança do modelo. 

Cokpit do novo Panamera
O lançamento do novo Panamera nos mercados internacionais tem ocorrido gradativamente desde julho de 2013.

Interior do novo Porsche Panamera

Grupo PORSCHE AG
Janeiro – Setembro
2013
2012
Variação
Entregas (unidades)
119.747
104.362
+ 15%
911
21.755
19.785
+ 10%
Boxster/Cayman
19.732
8.029
+ 146%
Cayenne
62.886
54.184
+ 16%
Panamera
15.374
22.364
- 31%
Faturamento (milhões de euros)
10.419
10.154
+ 3%
Lucro operacional (milhões de euros)
1.893
1.882
+ 1%
Funcionários
18.882*
17.066**
+ 11%

* Data de referência: 30/09/2013

* Data de referência: 30/09/2012

Panamera ganhou alterações importantes

sábado, 2 de novembro de 2013

FENATRAN 2013 É O MAIOR CERTAME DOS 40 ANOS DO SALÃO INTERNACIONAL DO TRANSPORTE, MOSTRANDO A NOVIDADES DE 2014/2015.




MECÂNICA ONLINE® 


Nº 51 —  2 / 11 / 2013

Tarcísio Dias

Lançamentos, investimentos e serviços

marcam a FENATRAN 2013


Principais marcas do setor de transporte revelam suas estratégias para o período 2014-2015

Realizada a cada dois anos, a Fenatran - Salão Internacional do Transporte - é o maior e mais importante evento do segmento do transporte rodoviário de cargas do continente Sul-americano. 

São 40 anos de história, nos quais o evento segue como uma importante ferramenta na consolidação da indústria de caminhões e implementos para o transporte de cargas no Brasil.

Mesmo sendo focado na realização de negócios e na exposição dinâmica de lançamentos globais para milhares de profissionais do setor interessados em conhecer as tendências do segmento, o evento também se firma como um importante termômetro do mercado.

Em sua 19ª edição o salão teve como tema central o Transporte na rota da sustentabilidade, com destaques para lançamentos, investimentos e principalmente serviços.


A Mercedes-Benz realizou o anúncio do seu novo ciclo de investimentos no Brasil: serão aplicados R$ 1 bilhão no biênio 2014-2015 para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, nacionalização da linha de caminhão extrapesado Actros e modernização de processos produtivos nas fábricas de caminhões e ônibus de São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG). 

Já a Iveco planeja investir € 350 milhões tendo como foco a diversificação e modernização de portfólio.

E quando o assunto é diversificar na gama de produtos para o mercado, a MAN Latin America coloca suas fichas em 14 produtos diferentes. 

Destaque para o novo cavalo mecânico 29.480 6x4 da linha TGX, que deve chegar ao mercado no primeiro semestre de 2014, oferecendo nada menos que 480 cavalos de potência.

No estande da Caoa Hyundai encontramos o protótipo 4x4 de seu caminhão HD78. Apesar da possibilidade de produção local dessa versão, ela ainda não tem motorização definida.


Já a fabricante sueca Scania destacou em seu estande a novíssima linha Streamline - destaque para ganhos estéticos e principalmente em melhorias que resultam na redução do consumo de combustível combinando com um amplo pacote de serviços de assistência ao motorista. 


Mas a marca também apresentou como novidades o extrapesado R 620 8X4, para cargas indivisíveis, com motor V8 de 620 cavalos, caixa automatizada e capacidade máxima de tração de 250 toneladas, e o off-road P 310 6X4, com 310 cavalos, caixa automatizada e redutor nos cubos dos eixos traseiros, que permite tracionar até 100 toneladas.


Pela primeira vez a Ford comercializa a família completa da linha Cargo. São oito modelos com aplicações diferentes. 

Duas boas novidades da marca: o retorno da Série F em 2014 com os modelos F-350 e F-4000. E a apresentação pela primeira vez na América do Sul da nova geração global da Transit que também deve chegar por aqui no próximo ano.


A Renault continua sua estratégia de popularizar os modelos elétricos. No salão a marca anunciou a venda de seis unidades do Kangoo Maxi ZE para a FedEx. 


Já imaginou o Novo Uno Furgão? A Fiat revelou o modelo juntamente com o Novo Fiorino, modelo que tem lançamento programado para o fim de novembro.

O mais potente e caro caminhão do mundo foi o destaque da Volvo. A marca apresentou o novo membro da família de extrapesados, o FH16. 

Tendo como principal aplicação o transporte de carga indivisívelo FH16 750 tem no preço outro elemento de peso: R$ 1 milhão.

Buscando manter seu cronograma apresentado dois anos atrás, a DAF anunciou o início das vendas de seu primeiro caminhão nacional, produzido em Ponta Grossa, no Paraná. O modelo XF 105 começa a ganhar as ruas no mês de novembro.

MECÂNICA ONLINE

· EXPERIENCE – Uma oportunidade única de testar vários caminhões, de marcas diferentes. Essa oportunidade única promovida através da Fenatran Experience aconteceu nas instalações do sambódromo. 

De forma prática e inovadora, os principais fabricantes de caminhões colocam seus produtos à disposição e prova nas mãos dos que mais entendem: os próprios caminhoneiros.

· INTERNATIONAL – A empresa de caminhões anunciou sua recente inaugurada Unidade Industrial de Caminhões. 

Projetada seguindo os rigorosos sistemas de manufatura e qualidade estabelecidos mundialmente pela companhia, a nova linha tem capacidade de produção de cinco mil caminhões por ano.

· ALCOA – Destacou sua carroceria aberta, do modelo carga seca de grande porte, feita 100% em alumínio extrudado e que conta com um sistema de fixação próprio, substituindo o processo de soldagem.

· AGRALE – Marcando presença o caminhão Agrale Marruá AM 41, que foi desenvolvido para as Forças Armadas Brasileiras e uma cabine demonstrativa que proporciona aos visitantes conhecer mais dos atributos de segurança, robustez e tecnologia.

· CUMMINS – A fabricante de motores diesel e de componentes, lançou dois motores das linhas média e pesada, com aumento de 20 cavalos de potência (cada um). 

O modelo ISL 8.9 (420 cavalos) recebeu mudanças internas na calibração de potência, sem alterações no seu conjunto mecânico. Já o motor ISM 440 é o lançamento voltado para caminhões pesados.
_____________________________________
Tarcísio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br

EXPEDIÇÃO DA NOVA FORD RANGER VAI PERCORRER 12.000 KM DE NORTE A SUL DO BRASIL


A Ford promove uma expedição que vai cruzar o Brasil de ponta a ponta, passando por pontos históricos e diferentes tipos de clima e terreno com quatro picapes Nova Ranger
A viagem de mais de 12.000 km será documentada em dois programas semanais exibidos em um hotsite exclusivo, a partir de 4 de novembro, e também napágina da Ford Ranger no Facebook.





A Ford promove uma expedição que vai cruzar o Brasil de ponta a ponta, passando por pontos históricos e diferentes tipos de clima e terreno com quatro picapes Nova Ranger. A viagem de mais de 12.000 km será documentada em dois programas semanais exibidos em um hotsite exclusivo, a partir de 4 de novembro, e também na página da Ford Ranger no Facebook.

Os programas serão apresentados por três personalidades ligadas ao mundo da aventura: Nathali Oliani, apresentadora de programa de esportes radicais, Sabiá, paraquedista recordista em várias modalidades, e Richard Rasmussen, apresentador de programas de vida selvagem. O grupo viaja com picapes Nova Ranger 3.2 Diesel, das versões Limited e XLT 4x4.


"O objetivo da expedição é mostrar a capacidade da Nova Ranger de enfrentar qualquer tipo de aventura, sem escolher terreno e com todo o conforto e segurança", diz Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford. "O seu roteiro é uma homenagem aos pioneiros que desbravaram o Brasil, combinando a mesma valentia com a tecnologia mais moderna disponível hoje em picapes."


Do Chuí ao Monte Caburaí
A Expedição Ranger passa por regiões que ajudam a mostrar a grande variedade do Brasil, tanto no aspecto geográfico como cultural. No caminho, serão entrevistadas pessoas que, como a Nova Ranger, são exemplo de resistência e obstinação para vencer obstáculos. 

A aventura terá a duração de seis semanas e vai do Chuí (RS), no extremo Sul, até o Monte Caburaí (RR), o verdadeiro ponto mais setentrional do País – e não o Oiapoque, como comumente se diz –, localizado 70 km mais ao norte daquela cidade do Amapá.

"Contar com um veículo capaz de rodar com desenvoltura nesses diversos cenários, seja na cidade ou atravessando rios e caminhos rurais, é sem dúvida um fator de integração, como os proprietários e fãs da Nova Ranger bem conhecem", completa Oswaldo Ramos.

Picape forte
A Nova Ford Ranger conta com os motores mais potentes da categoria em suas versões 3.2 Diesel de cinco cilindros, com 200 cv, e 2.5 Flex, de 173/168 cv. 


Vencedora dos principais prêmios da indústria, ela conta com a opção de transmissão manual ou automática de seis velocidades e equipamentos avançados de assistência, segurança e conforto que criam um novo padrão de dirigibilidade na categoria.

Entre outros itens, a picape global da Ford oferece controle de estabilidade com oito funções, 6 airbags – frontais, laterais e de cortina, exclusivos na categoria –, freios ABS, câmera traseira, sensor de ré, GPS, ar-condicionado digital de dupla zona, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e retrovisores com rebatimento elétrico.



AS PASTILHAS DE FREIO COBREQ EM SEU MELHOR LABORATÓRIO: A FÓRMULA TRUCK


No primeiro domingo (10) de novembro, a 9ª e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck será disputada em Curitiba. 

E neste enorme e competitivo circo, três caminhões MAN, dois Mercedes-Benz e um Iveco contarão com as pastilhas de freio dianteiras e traseiras da marca Cobreq, além da assistência técnica do fabricante das mesmas, a TMD Friction do Brasil.

Os caminhões MAN são pilotados por Felipe Giaffone, Renato Martins e Débora Rodrigues. Inclusive, neste ano Débora está completando sua 14ª temporada na categoria. 

Com Mercedes-Benz, Geraldo Piquet e Wellington Cirino são os pilotos que contam com produtos e assistência técnica TMD, assim como o Iveco de Luís Lopes.

Em veículos tão pesados como os da Fórmula Truck, as pastilhas de freio têm de suportar temperaturas em 500 e 800 graus centígrados. 

E nestes anos na categoria, o “laboratório” das pistas levou a TMD Friction do Brasil a desenvolver e produzir pastilhas dotadas de material de atrito especial, que além de conviver com altas temperaturas ainda suportam enormes esforços mecânicos.

Mas o desenvolvimento não é só para as competições. Os resultados obtidos e constatados nas pistas acabam por ser transferidos para os produtos manufaturados na fábrica da TMD em Indaiatuba, que abastecem os mercados OEM e de reposição.

FORD COMEMORA A VENDA DE 1 MILHÃO DE VEÍCULOS NA ÁSIA-PACÍFICO E NA ÁFRICA, EM 2013. O CRESCIMENTO DEVE-SE PRINCIPALMENTE AO DESEMPENHO NA ÍNDIA E NA CHINA, ONDE AS VENDAS DO FOCUS CRESCERAM 137%


A Ford atingiu o marco de 1 milhão de veículos vendidos na região da Ásia-Pacífico e África de janeiro a outubro de 2013. O crescimento da marca na região vem sendo liderado principalmente pela China e Índia, que tem ganhado espaço entre os grandes mercados mundiais, onde os novos carros globais da Ford estão encontrando grande aceitação.

"Este marco histórico de vendas é uma prova incontestável de que o nosso plano One Ford está funcionando e de que estamos desenvolvendo, produzindo e vendendo veículos que os consumidores realmente desejam e valorizam", disse Dave Schoch, vice-presidente de grupo e presidente da Ford Ásia-Pacífico.


O lançamento de plataformas globais, incluindo a nova geração das linhas New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport e Ranger, renovou o portfólio da marca e criou uma base forte para o seu crescimento nos principais segmentos da região. O avanço de 137% nas vendas do Focus na China foi decisivo para manter o modelo na posição de líder mundial de vendas no primeiro semestre de 2013.

O EcoSport é outro modelo que foi muito bem recebido pelos consumidores nos mercados asiáticos e contribuiu para a Ford registrar seguidos recordes de vendas na Índia este ano. Além de design atraente e economia de combustível, a oferta de tecnologias avançadas como o sistema de conectividade SYNC com comandos de voz, transmissão sequencial PowerShift, chave de segurança MyKey e controle de estabilidade e tração são diferenciais que têm contribuído para atrair novos consumidores para a marca.


FORD FIESTA FICOU, NO MÊS DE OUTUBRO, ENTRE OS TRÊS CARROS MAIS VENDIDOS, NÃO APENAS NO SEU SEGMENTO, MAS NO MERCADO BRASILEIRO, SEGUNDO A RENAVAM. MARCA LANÇA CAMPANHA DE VAREJO DO NEW FIESTA HATCH COM PREÇO A PARTIR DE R$ 39.890, NA VERSÃO S, COM MOTOR SIGMA 1.5 FLEX.


O Ford Fiesta ficou entre os três carros mais vendidos do mercado brasileiro em outubro, segundo o Renavam. 


A linha somou 13.265 unidades, um crescimento de 10,6% em comparação com setembro e de 80% frente ao mesmo mês do ano passado.

Com esse desempenho, a linha subiu uma posição no ranking de vendas da indústria. O seu volume vem crescendo desde o lançamento do New Fiesta, que começou a ser produzido no Brasil em abril e teve uma excelente aceitação, assumindo a liderança do segmento de compactos com motor acima de 1.0.

Os números de emplacamentos de outubro – 6.919 unidades do Fiesta RoCam Hatch e 6.349 unidades do New Fiesta Hatch – mostram que as duas gerações convivem bem dentro do segmento, sem competir entre si.

"A conquista do terceiro lugar em vendas é um resultado que mostra o sucesso do posicionamento do Fiesta, com duas gerações que se complementam de forma harmoniosa para atender perfis diferentes de clientes", diz Oswaldo Ramos, gerente-geral de Marketing da Ford. 


"Os consumidores estão reconhecendo as vantagens de tecnologia, conteúdo e preço dos dois produtos, que têm espaço para continuar a avançar", ressaltou o executivo.

Design moderno, motores eficientes e econômicos, boa lista de equipamentos e preço atraente estão entre as principais razões de compra dos dois modelos. 

O New Fiesta Hatch conta com as versões 1.5 e 1.6 TiVCT, esta última com a opção da transmissão automática sequencial PowerShift. Toda a linha vem equipada de série com: duplo airbag, freios ABS com EBD, direção elétrica, ar-condicionado, travas, espelhos e vidros dianteiros elétricos, sistema de som MyConnection Gen. 3 com conexão USB e Bluetooth, alarme volumétrico e rodas de 15 polegadas.


A sua lista de opcionais inclui sistema SYNC com comandos de voz, sete airbags, bancos e volante em couro, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e rodas de alumínio de 16 polegadas.

O Fiesta RoCam Hatch é produzido nas versões 1.0 e 1.6, com transmissão manual e uma oferta de equipamentos que reforça o seu custo-benefício.

Campanha de varejo
O anúncio do crescimento de vendas da linha Fiesta coincide com o lançamento de uma campanha de varejo do New Fiesta Hatch. Ela estreia hoje na TV, trazendo como destaque o preço a partir de R$ 39.890, na versão S com motor Sigma 1.5 Flex de 111 cv.

Estrelado pela atriz Fernanda Montenegro e com um roteiro de cenas de ação, o filme mostra o carro sendo perseguido por um robô, enquanto são apresentados os seus principais equipamentos: duplo airbag, freios ABS, sistema de som MyConnection Gen. 3 com Bluetooth e direção elétrica. 

Ele será exibido em TV aberta e a cabo e conta também com uma versão especial de 60 segundos para a internet.


FIAT SPA FECHA TERCEIRO TRIMESTRE COM RECEITA DE 20,7 BILHÕES DE EUROS E LUCRO OPERACIONAL DE 816 MILHÕES DE EUROS

A Fiat SpA, holding que reúne as operações de automóveis, comerciais leves e autopeças do grupo Fiat Chrysler, obteve uma receita de 20,7 bilhões de euros no terceiro trimestre de 2013, um aumento de 1,4% em relação ao ano anterior em termos nominais e de 8% sem considerar os efeitos do câmbio. 

O lucro operacional totalizou 816 milhões de euros no último trimestre, devido ao impacto de taxas de câmbio desfavoráveis e retração de vendas em mercados localizados. 

O lucro líquido foi de 189 milhões de euros, superior ao de mesmo período de 2012, com uma situação de liquidez bastante fortalecida de 20 bilhões de euros.

As vendas de automóveis somaram cerca de um milhão de unidades, em linha com o ano anterior, com aumento significativo de 73% na região Ásia-Pacífico (Apac) (73%), uma reversão na tendência na Europa, Oriente Médio e África (Emea), com crescimento de 4%, e volumes estáveis na região dos EUA, Canadá e México (Nafta).

As marcas de luxo registraram um forte aumento no terceiro trimestre do ano, com a Maserati mais do que dobrando sua performance em relação ao ano anterior.

No acumulado de janeiro a setembro de 2013, o faturamento da Fiat SpA alcançou 62,8 bilhões de euros, uma alta de 1% em termos nominais em relação ao mesmo período do ano passado e de 5% a taxas de câmbio correntes. 

As vendas das marcas de luxo cresceram 18%, para 2,5 bilhões de euros, comandadas pela Maserati. O lucro operacional acumulado totalizou 2,46 bilhões.

PERSPECTIVAS PARA 2013
Baseado no resultado dos nove primeiros meses de 2013, o grupo atualiza suas projeções para 2013 da seguinte forma:

Receitas: ao redor de 88 bilhões de euros, ante 88 a 92 bilhões de euros estimados anteriormente ou o equivalente a 84 bilhões a 88 bilhões a taxas de câmbio correntes.

Lucro Operacional: entre 3,5 a 3,8 bilhões de euros, ante 4 a 4,5 bilhões de euros estimados anteriormente ou o equivalente a 3,7 a 4,2 bilhões a taxas de câmbio correntes.

Lucro Líquido: entre 0,9 a 1,2 bilhão de euros, ante 1,2 a 1,5 bilhão de euros estimados anteriormente ou o equivalente a 1 a 1,3 bilhão a taxas de câmbio correntes.

Endividamento industrial líquido: entre 7 a 7,5 bilhões de euros, contra 7 bilhões de euros estimados, o que não inclui 0,2 bilhão de euros do impacto negativo do câmbio no terceiro trimestre de 2013.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

FIAT DOBLÒ 2014 CHEGA COM ALGUMAS NOVIDADES E NOVOS PREÇOS AO MERCADO. O MAIS BARATO CUSTA R$ 52.780,00


O Fiat Doblò 2014 chega ao mercado com mudanças internas e externas e novos preços :
Fiat Doblò Attractive 1.4 Flex – R$ 52.780.
Fiat Doblò Essencce 1.8 16V Flex – R$ 58.840.
Fiat Doblò Adventure 1.8 16V Flex – R$ 63.080.




As alterações nos conteúdos deixam o modelo ainda mais confortável. Confira:
• Novos quadros de instrumentos (cada versão tem o seu exclusivo), com novas grafias que juntamente com a nova iluminação branca passam ao modelo um ar muito mais elegante;
• Novo volante multifuncional;
• Nova composição de cores internas no painel, mais escura, mais requintada;
• Novos tecidos para as versões Attractive e Adventure;
• Novo tweeter na coluna A, esta ainda com novo revestimento;
• Novos porta-objetos, localizados no painel do lado motorista e do passageiro;
• Novos rádios CD MP3 / WMA integrado ao painel com RDS, com visual mais bonito, novas funções e ainda pode trazer os comandos do rádio no volante;

• Para finalizar, novas rodas e calotas passam ainda mais diferenciação para a linha 2014 do Doblò.


Vale destacar que a gama do Fiat Doblò para passageiros conta com três versões — Attractive, Essence e Adventure — e duas motorizações: 1.4 Flex de 85 cv de potência (100% gasolina) e 86 cv (100% etanol) e a E.TorQ, 1.8 16V Flex, que desenvolve 130 cv de potência (100% gasolina) e 132 cv (100% etanol).


Referência em multivans desde o seu lançamento e sucesso de vendas no mercado, o Fiat Doblò é um verdadeiro “family car”, como ótimo espaço interno e disponibilidade para transportar até sete pessoas, com conforto.


GP GAÚCHO DE MOTOVELOCIDADE DISPUTA PENÚLTIMA ETAPA EM GUAPORÉ NOS DIAS 9 E 10 DE NOVEMBRO. A GRANDE FINAL SERÁ NOS DIAS 7 E 8 DE DEZEMBRO, EM SANTA CRUZ DO SUL.


Bento Gonçalves (RS) – O GP Gaúcho de Motovelocidade parte para a reta final da temporada 2013.

O campeonato promete fortes emoções na quarta e penúltima etapa, marcada para os dias 9 e 10 de novembro no Autódromo Internacional de Guaporé (RS). 

O show para o público está garantido com disputas acirradas que envolvem motocicletas de 125 a 1000 cilindradas.


Entre as superbikes da GP 1000, apenas um ponto separa o líder Robson Portaluppi de Alex Quadros – eles possuem 69 e 68 pontos, respectivamente. 

Rogério Gentil Fernandes (58 pontos) e Fabiano Vargas Alegre (56) aparecem logo atrás. 

Elder Cabreira (70) lidera a GP Light, seguido por Marcos Boeira (56) e Eduardo Folle (46). 

Na GPR 250, Hebert Pereira soma 72 pontos na primeira colocação, com Ernani Moraginski (60) em segundo.


Djonatas Catarina busca o bicampeonato na GPR 125. O piloto está na ponta da tabela com 63 pontos, contra 58 de Tiago Bronski e 54 de Ansuel Peracchi. 

“No ano passado, fui campeão antecipado e agora há grandes chances de que a decisão fique para a etapa final. Espero conquistar o título, acredito nesse objetivo”, comentou Catarina.

A grande decisão do GP Gaúcho de Motovelocidade será nos dias 7 e 8, de dezembro, em Santa Cruz do Sul (RS).


A situação ainda é indefinida nas outras classes, mas alguns pilotos conquistaram posições mais confortáveis no campeonato. 

Este é o caso dos invictos Rafael Bertagnolli (GP 600), Luís Henrique Zottis (Fórmula Turismo 600), Marcelo Dahmer (Fórmula Turismo 1000) e Rafael Portaluppi (GPR 300).

Os outros líderes do GP Gaúcho são: Rogério Gentil Fernandes (Old Challenge GP 1000), Elder Cabreira (Old Challenge GP Light), Ilaine Ceratti (Feminino GP 600), Juliana Dalmass (Feminino Turismo 600), Rafael Rosanelli (Old Challenge Turismo 1000), Sérgio Martins Corrê
a (Old Challenge Ninja 300), Alessandro Jacobsen (Old Challenge GPR 300), Helencris da Silva (Feminino GPR 300), Ernani Moraginski (Old Challenge GPR 250) e Luís Antônio Araújo (Old Challenge GPR 125).


Programação

Sábado - 9/11
Das 8h30 às 15h50 – Treinos livres
Das 16H às 17h55 – Treinos cronometrados

Domingo - 10/11
Das 9h10 às 10h45 – Warm-up
12h10 – Prova GPR 125 (11 voltas)
13h – Abertura oficial
13h30 – Prova GPR 250 e GPR 300 (11 voltas)
14h20 – Prova GP 1000 e GP Light (15 voltas)
15h10 – Prova GP 600 e Fórmula Turismo 600 (15 voltas)
16h – Prova Fórmula Turismo 1000 (11 voltas).

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

CHRIS PFEIFFER, O SHOW MAN CAMPEÃO MUNDIAL SOBRE DUAS RODAS, APRESENTA-SE NA ARGENTINA NESTE FIM DE SEMANA DESAFIANDO A LEI DA GRAVIDADE SOBRE UMA BMW F 800R, EM CÓRDOBA.


Chris Pfeiffer, o show man número um do mundo sobre Duas Rodas, realizou um espetáculo exclusivo para a BMW Argentina anunciando a BMW Motorradays que acontecerá em Córdoba de 1 a 3 de novembro, na pista da marca em Tortuguitas. Campeão europeu e mundial de acrobacias sobre motocicleta (Stunt Ridind), quatro vezes, Chris Pfeiffer divertiu e entusiasmou os espectadores desafiando a lei da gravidade em cima de sua BMW F800R.

Alemão rei das duas rodas
Chris Pfeiffer nasceu na Alemanha, no dia 20 de abril de 1970 e desde muito pequeno esteve em contato com as motocicletas de seu pai. 

Aos cinco anos teve sua primeira experiência dirigindo uma moto e nunca mais perdeu sua paixão por motocicletas. 

Motociclista profissional desde 1996, Chris Pfeiffer compete no segmento FreeStyle desde adolescente e em 2006 passou a usar primordialmente modelos BMW F 800S, motos com que vem conseguindo seu maior sucesso, incluindo três de seus quatro Campeonatos Europeus e também três três dos seus quatro campeonatos mundiais.


ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.