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sábado, 16 de novembro de 2013

AUDI REDUZ EM 20% O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL EM SEUS MOTORES USANDO A TECNOLOGIA COD QUE DESATIVA METADE DOS CILINDROS EM BAIXA ROTAÇÃO E ATÉ QUE O ACELERADOR VOLTE A SER PISADO FORTEMENTE. CONHEÇA ESSE SISTEMA QUE POUCAS MARCAS AINDA USAM. O NERVOSO A3, COM SEUS 122 CAVALOS TEM UM CONSUMO MÉDIO DE 21 KM/L

O Audi RS6 Avant é a perua mais rápida do mundo, chegando aos 305 km/h, graças ao seu motor de 560 hp, mas a média de consumo é de carro popular: 10,2 km/l

A Audi comprova sua competência na construção de motores com a tecnologia COD - cilindros sob demanda -, que consegue reduzir o consumo de combustível em até 20 por cento. 

Três motores a gasolina já incorporam a inovadora tecnologia de desativação de cilindros: o 1.4 TFSI COD, o 4.0 TFSI COD e agora também o W12 COD que equipa o novo Audi A8 L.

A tecnologia Audi COD é versátil e adequada para uso tanto no motor quatro cilindros com injeção direta como no V8 TFSI e no 12 cilindros com aspiração natural. 


 Em todos eles, ela desativa a metade dos cilindros sob baixa e média solicitação e alta rotação do motor, até que o motorista volte a acelerar fortemente. 

 A eficiência nos cilindros mantidos em atividade aumenta, porque os pontos de operação são deslocados para maior carga.

A ativação e desativação são tão suaves que dificilmente são percebidas. Nos modelos com oito cilindros, os coxins ativos dos motores compensam as vibrações em grande parte e o sistema Audi Noise Cancellation (ANC) gera sons com fase invertida com precisão para reduzir frequências intrusas durante a fase de desativação.

Essas soluções são utilizadas isoladamente ou combinadas, dependendo do modelo.

O Audi A3 com seu motor 1.4 TFSI COD garante um consumo médio de 21 km/l.


No 1.4 TFSI COD, o sistema atua nos cilindros dois e três; no 4.0 TFSI, nos cilindros dois, três, cinco e oito. 

 Os cilindros são desativados pelo desligamento da ignição e da injeção de combustível. 

 As válvulas são fechadas por elementos que são deslocados no eixo de comando de válvulas por meio de pinos acionados eletromagneticamente. 

 Antes disso acontecer, as câmaras de combustão são preenchidas com ar fresco para reduzir a pressão interna nos cilindros.

O motor W12 de 368 kW (500 hp) utiliza uma variação especial da tecnologia COD em que as válvulas permanecem abertas. 

O sistema desliga primeiramente a injeção e a ignição de todos os cilindros do banco esquerdo, de forma que o motor passa a operar com seis cilindros. 

 Antes que a temperatura do conversor catalítico caia demasiadamente, o banco esquerdo é reativado e o direito desativado. 

Durante períodos longos de desativação, os dois bancos de cilindros são ativados e desativados alternadamente.

A tecnologia COD reduz espetacularmente o consumo de combustível. No RS 6 Avant e no RS 7 Sportback, por exemplo, a economia chega perto de cinco por cento no ciclo NEDC. 

O 4.0 TFSI COD, que nesses modelos gera 412 kW (560 hp), consome apenas 9,8 litros de gasolina por 100 quilômetros. 

O 1.4 TFSI COD é um motor bastante potente, com 103 kW (140 hp), mas no Audi A3 consome uma média de apenas 4,7 litros de combustível por 100 quilômetros. 

No ciclo NEDC, a desativação de cilindros economiza cerca de 0,4 litro por 100 quilômetros. 

Dirigindo de forma moderada, esta economia pode significar uma redução de até 20 por cento.

TOYOTA INICIA, NO DIA 18 - PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA - A VENDA O ETIOS CROSS. CUSTA R$ 45.690,00 E TRAZ RETROVISORES ELÉTRICOS COM LUZ DE SETA DE SÉRIE





A Toyota lança no mercado brasileiro mais um integrante da família Etios, o Etios Cross, que estará nas concessionárias da marca em todo o País, a partir de 18 de novembro. 

Disponível na carroceria hatchback do compacto e com itens exclusivos de aparência e equipamentos de série, a expectativa de vendas é de 300 unidades por mês.


Com o objetivo de atender à demanda dos consumidores que buscam exclusividade, o Etios Cross, que tem como base a versão topo de linha XLS, agrega os itens de conforto da linha 2014, como o interior Total Black, além de novos elementos que proporcionam visual moderno e aventureiro.


Na dianteira, o Etios Cross apresenta desenho arrojado com grade em filete único, entrada de ar mais larga em relação à versão convencional do compacto e para-choque mais largo e sobressaltado à carroceria, ambos na cor preto fosco, unidos por peça em formato trapezoidal, com protetor de vincos proeminentes em prata. 



Completam o conjunto dianteiro, os faróis com máscara negra que se estendem até a grade frontal e as luzes de neblina acopladas ao para-choque, com molduras também na cor prata.


A moldura preta que desenha o para-choque dianteiro está presente em toda a lateral do veículo, e traz o nome da versão gravada em baixo relevo. 


O Etios Cross ganhou ainda luz de seta nos retrovisores externos, que são revestidos com uma capa na cor da carroceria. 



As rodas de liga leve com acabamento exclusivo em tom preto e prata e raios mais largos, em comparação com as rodas que equipam a versão XLS do compacto, reforçam sua robustez.

A moldura preta que desenha o para-choque dianteiro está presente em toda a lateral do veículo, e traz o nome da versão gravada em baixo relevo. 


O Etios Cross ganhou ainda luz de seta nos retrovisores externos, que são revestidos com uma capa na cor da carroceria. 



O Etios Cross traz também barras longitudinais no teto, em tom prata, que podem ser utilizadas para o transporte de bagagens de até 50 kg.


No interior, o Etios Cross mostra a mesma sofisticação da linha 2014, com o painel Total Black, utilizado em veículos de categoria superior, velocímetro e tacômetro com grafia Black & Blue, garantindo melhor visualização, maçanetas em prata fosco, travamento das portas e acionamento elétrico dos vidros. 




O modelo está equipado com sistema de áudio Double DIN com design moderno, que integra rádio AM/FM, CD player e entrada USB, traz novos botões prateados do comando do ar-condicionado, detalhes prateados nos difusores do ar-condicionado e também na manopla do câmbio. 

O volante esportivo de base reta, com acabamento em couro e costura diferenciada, possui o controle do sistema de áudio integrado.


O revestimento Sport Comfort nos bancos ganhou costura branca e apresenta o nome do veículo gravado em alto relevo no encosto dos assentos dianteiros.

Outra novidade do Etios Cross é o acionamento elétrico para os retrovisores externos como item de série.



Segurança
O Etios foi o primeiro carro compacto do Brasil a conquistar quatro estrelas (de cinco possíveis) em proteção aos passageiros dos bancos dianteiros, e duas estrelas na proteção aos ocupantes do traseiro, no teste de colisão do Latin NCAP, tornando-se o veículo mais seguro dentre todos os seus concorrentes nacionais. 


O diferencial é resultado da preocupação que a Toyota tem com a segurança, desde a concepção do veículo. 


Sua carroceria tem vários pontos de absorção de impacto e deformação programável, seguindo a mesma linha de construção do Corolla.

Com relação aos equipamentos de série, o Etios Cross oferece air bag duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem. 


Também item de série, nesta e em todas as versões do compacto, o cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força é outro ponto relevante e que destaca o modelo, uma vez que a maioria dos concorrentes oferece o item apenas como opcional.


Performance
O motor 1.5L 16V Flex do Etios Cross, com até 96,5 cv, mostra-se muito eficiente e tem bom entrosamento com a transmissão manual de cinco velocidades.

O Etios Cross é equipado com direção eletroassistida progressiva, o que o torna confortável ao dirigir, com excelentes raio de giro (4,8 m) e ajuste de suspensão, proporcionando máximo conforto no uso diário.


Economia de combustível
Assim como os demais modelos da linha Etios, o Etios Cross apresenta excelente consumo de combustível, de 12,4 km/l na cidade, com uso de gasolina, e 8,5 km/l, a etanol. 


Na estrada, os dados de consumo são 13,4 km/l e 8,9 km/l, com gasolina e álcool, respectivamente.


Espaço interno 
O Etios Cross proporciona máximo conforto aos ocupantes. Com distância entre-eixos de 2,46 metros, o modelo possui espaço interior único em sua categoria, principalmente para os passageiros do banco traseiro que, devido à concepção do modelo, não sofre interferência das caixas de roda e o túnel central é praticamente plano. 


Outro destaque é o amplo espaçamento entre os trilhos do banco dianteiro, garantindo maior espaço para os pés do passageiro que viaja na frente. 


Da mesma forma, a ampla largura da cabine permite que motorista e ocupante desfrutem de muito conforto. A posição elevada ao dirigir é outro ponto forte do modelo.


O porta-malas do Etios Cross tem capacidade de 270 litros, com acesso facilitado pela baixa altura do assoalho e à ampla abertura da tampa traseira.

Qualidade

No Brasil, o automóvel é um bem de consumo importante. Por isso, a qualidade e a confiança da marca são extremamente valorizadas pelos clientes. 


Ao comprar um veículo Toyota, eleita pela J.D. Power, em 2013, como a marca que tem os clientes de carros novos mais satisfeitos do País, o consumidor sabe que está fazendo uma compra segura.

No caso do Etios Cross, a preocupação com a qualidade está por toda a parte. Na carroceria, 54% dos componentes são de chapa de aço galvanizada com tratamento anticorrosão. 



Com relação à pintura, as áreas mais propensas a serem atingidas por pedras e outros agentes externos receberam uma camada de tinta resistente a impactos.

Na parte mecânica, a base da mola dos amortecedores é invertida, evitando o acúmulo de sujeira. 



O tubo de escapamento é 100% em aço inoxidável e sem emendas. A tubulação de combustível e dos freios é protegida por uma chapa de aço, evitando, assim, o rompimento e danos ao trafegar por estradas com pavimento ruim.

Cores
O Etios Cross será comercializado em branco, preto, cinza, azul, prata, vermelho e amarelo.



sexta-feira, 15 de novembro de 2013

CARROS FAMOSOS COMO ASTON MARTIN (A MARCA DOS BÓLIDOS DE JAMES BOND), LEXUS, MASERATI PORSCHE, BMW, ENTRE OUTROS, ESTARÃO EXPOSTOS DE 20/11 A 1/12, NO JOKEY CLUB DE SÃO PAULO E PODERÃO SER TESTADOS PELOS VISITANTES. HAVERÁ TAMBÉM ATIVIDADES PARA CRIANÇAS, COMO AUTORAMAS E OFICINAS DE PINTURA.


Carros das marcas mais famosas do mundo estarão expostos no Auto Premium Show que acontecerá no Jokey Club de São Paulo (Espaço Casacor), Av. Lineu de Paula Machado, 1.173 – Cidade Jardim.


O certame, que estará aberto ao público de segunda a sábado das 12h às 21h30, reunirá marcas consagradas e mais desejadas do mercado automotivo, como Aston Martin, Bentley, BMW, Jaguar, Land Rover, Lexus, Maserati, Mini, Mitsubishi,  Peugeot e Porsche. 


No evento, são esperados pelo menos três mil visitantes por dia, que poderão dirigir os carros em sessões de test-drive organizadas pelos expositores. 

Além das marcas de automóveis, participam da exposição a Montblanc, que oferecerá test-writing de canetas de pena; os relógios Parmigiani; o Café Boutique Petrossian; o Wine Bar e Restaurante Rubaiyat; a Ser Glass, vidros blindados; a Estrela, com pista e autorama e oficina de pintura para crianças; a Pirelli, com a exposição de fotos de arte da F1; e a Porto Seguro.


Haverá, também, pocket shows e um debate sobre "Tendências, inovação, tecnologia e design de automóveis".

Os ingressos custarão R$ 75,00 (crianças até 10 anos não pagam e visitantes acima de 60 anos pagam 50%).

TOYOTA DEFENDE LIDERANÇA NA ETAPA DE CASCAVEL DA COPA PETROBRAS DE MARCAS A DUAS CORRIDAS DO FIM DO CAMPEONATO


Atual campeã entre as marcas participantes, a Toyota defende a liderança da Copa Petrobras de Marcas 2013 na sétima e penúltima etapa da competição, no próximo domingo (17), no Autódromo Zilmar Beux de Cascavel, no Paraná. 


Na temporada 2013, a Toyota lidera a classificação entre marcas e equipes, além de ocupar a segunda e terceira posição no ranking de pilotos.


Na liderança entre os times está a equipe Toyota RZ, que utiliza o bólido do Corolla XRS e que conta com os pilotos Ricardo Zonta e Galid Osman. 

A dupla é uma das responsáveis por manter a Toyota no primeiro lugar entre todas as marcas. 

A Toyota Bassani, que também corre com o Corolla XRS e cujos pilotos são Denis Navarro e Pedro Nunes, está em quinto lugar entre as equipes e segue na luta para subir na tabela e manter a Toyota como líder da temporada.


Na disputa entre pilotos, Denis Navarro é o vice-líder da competição, seguido por Ricardo Zonta, no terceiro lugar.

A programação da sétima etapa começa amanhã, sexta-feira (15), com treinos livres das equipes. No sábado (16) os pilotos definem o grid de largada no treino de classificação. No domingo (17) a corrida será disputada com baterias às 8h30 e às 11h30.

Corolla XRS
A linha 2014 do Corolla XRS ficou ainda mais sofisticada ao receber a central de multifunções com tela de LCD touchscreen de 6,1 polegadas, que incorpora navegador (GPS), câmera de ré, sistema de áudio e bluetooth.

O Corolla XRS 2014 chegou ao mercado brasileiro no ano passado, com o objetivo de atender à demanda dos consumidores mais jovens. O modelo, que inspira o visual e cede o monocoque aos bólidos da Copa Petrobras de Marcas, agrega itens estéticos que remetem à esportividade tanto no espaço exterior quando em seu habitáculo.


A Toyota e o Esporte
O automobilismo e o futebol são os esportes preferidos dos brasileiros. A Toyota reforça essa paixão com a participação, pelo segundo ano seguido, na Copa Petrobras de Marcas, além do patrocínio à Copa Bridgestone Libertadores e à Copa do Mundo de Clubes FIFA.

O SALÃO DO AUTOMÓVEL DE TÓQUIO ABRE AS PORTAS NO DIA 23 DE NOVEMBRO. A NISSAN MOSTRARÁ SEUS NOVOS PRODUTOS ENTRE ELES NOVOS CARROS ELÉTRICOS



Rio de Janeiro - A Nissan antecipa os principais destaques do seu estande na 43ª edição do Salão do Automóvel de Tóquio, que acontecerá de 23 de novembro a 1º de dezembro, no Centro de Convenções Tokyo Big Sight. 

Entre as novidades estão carros-conceito; a versão Nismo do superesportivo GT-R; o futuro minicarro DAYZ ROOX, além de tecnologias e inovações da Nissan como a Autonomous Drive, o carro que anda sem motorista, e outras inovações na área de segurança. Confira a seguir os destaques:

BladeGlider 


Veículo elétrico altamente eficiente e ágil, com estilo radical. Oferece aos ocupantes uma nova e agradável sensação de estar deslizando por meio de uma condução leve, proporcionada por seu formato, que lembra uma asa em flecha e sua base deslizante. 

Focado na aerodinâmica, sua bitola dianteira mais estreita e a bitola traseira mais larga e estável reduzem o coeficiente aerodinâmico, criando uma força vertical descendente, que aumenta a dirigibilidade e a aderência, dando maior aceleração e força G nas curvas.

Sua posição de dirigir única - centralizada - proporciona muito mais prazer de condução. 

A configuração de cabine triangular, de três lugares, permite uma experiência compartilhada de "estar voando" para todos os ocupantes. 

Os motores elétricos estão nos cubos das rodas, oferecendo tração traseira e contando com gestão independente de cada um deles. 

Trata-se do protótipo de veículo com potencial de produção futura, que demonstra a inovação da Nissan e sua liderança em mobilidade com emissão zero.

DAYZ Roox


Com lançamento previsto no Japão para o início de 2014, é uma perua com altura diferenciada e design externo dinâmico, que proporciona um excelente espaço interno. 

É o segundo veículo da popular série de minicarros DAYZ. Conta com itens como o Around View Monitor (monitoramento ao redor do carro por câmeras), portas deslizantes automáticas com um toque e outros equipamentos que aumentam o conforto, melhorando a condução diária. 

Entre eles, um ventilador de teto traseiro, cortinas do tipo rolo, vidro verde do para-brisa que filtra 99% dos raios UV.

O design externo compacto e imponente remete a uma cabine espaçosa, com revestimentos e acabamentos de alto nível, que pode acomodar uma bicicleta aro 27.

Novo Teana


O Nissan Teana é um veículo global e estratégico, que é vendido em mais de 120 países e regiões do mundo. 

Em sua terceira geração, proporciona muito mais desempenho e muito mais prazer de dirigir. O design é sofisticado e instigante, construído com base no conceito de "Vida Moderna". 

A cabine proporciona conforto para todos os passageiros, oferecendo a já conhecida hospitalidade do modelo.

Novo X-TRAIL



Um SUV forte, pronto para enfrentar qualquer situação, oferecendo os melhores níveis de economia de combustível no segmento, além de equipamentos de ponta. 

Sem contar o espaço para acomodar bagagens e excelente funcionalidade. Lançamento previsto para dezembro de 2013 no Japão.

LEAF Aero Style
Repaginação esportiva do LEAF, o veículo 100% elétrico mais popular em todo o mundo. Previsto para lançamento no Japão em dezembro de 2013.

e-NV200


O furgão inovador 100% elétrico, que tem a ambição de romper os padrões do mercado de veículos comerciais leves, graças à sua proposta radicalmente nova. Trata-se do segundo veículo elétrico global da marca.

Essa versão 100% elétrica do furgão comercial de múltiplo uso NV200 apresenta uma cabine espaçosa e um grande potencial de aplicações. 

É equipada com o mesmo motor elétrico do LEAF. Chega ao mercado japonês depois de abril de 2014.

Autonomous Drive


A tecnologia de ruptura da Nissan que estará disponível em diversos modelos a partir de 2020, com preços realistas para os consumidores. 

Entre seus benefícios estão a segurança, utilização por indivíduos com mobilidade reduzida, redução da fadiga ao dirigir entre outras.

Outras novidades


A Nissan também apresentará o novo Skyline, que começa a ser vendido no Japão este mês; 


A renovada minivan Serena, que conta com muito mais equipamentos de segurança de série como o Emergency Brake e o Lane Departure Warning (LDW); 


E a linha 2014 do Versa Note, que traz muito mais segurança graças à assistência de emergência em caso de uso incorreto dos pedais e também ao Lane Departure Warning (LDW).

AUDI LANÇA EDIÇÃO ESPECIAL LIMITADA A 50 UNIDADES DO A8 L W12. O MODELO SAIRÁ DA FÁBRICA EM MARÇO DE 2014. A EXCLUSIVIDADE DESSES CARROS É ABSOLUTA: CADA UM TERÁ NA SOLEIRA DAS PORTAS UM LOGO PERSONALIZADO


A Audi apresenta uma edição especial exclusiva de seu carro-chefe. 

O Audi A8 com conceito diferenciado e motor W12 (500hp/368 kW) será construído nas instalações quattro GmbH em Neckarsulm. 

A pequena série de produção do modelo, que está prevista para começar a sair das linhas de montagem em março de 2014, será limitada a 50 unidades.


A versão padrão do modelo-chefe da Audi, o A8, impressiona com seu alto padrão de acabamento. 

No interior, o caráter artesanal pode ser experimentado pelos cinco sentidos. Agora, a marca dá um passo a frente com o novo conceito exclusivo do A8 L, que conta também com um motor W12, e está portanto, disponível apenas na versão "limosine”.


Essa edição limitada do Audi A8 L possui interior ainda mais elegante que o modelo padrão, uma vez que usa couro na cor Agatha-conhaque. 

Originária do tradicional designer de móveis italiano Poltrona Frau, esse couro é particularmente macio e com aparência natural. 

As seções centrais dos bancos contam com costura em formato de diamantes e detalhes em tom de marrom acinzentado. Seus tons entre cinza e marrom harmonizam com a tubulação cinza-granito, e também com a costura e prega central dos assentos. 


O cinza-granito também é visto no volante, na parte superior das portas e do painel de instrumentos, que é coberto com fino couro Nappa. 

O teto é em tom de neve-branca Alcantara, a tampa interna traseira do porta-malas é coberta com marrom-conhaque Alcantara e os tapetes, cinza Jet-Black.

O Audi A8 L com conceito exclusivo terá uma produção limitada de apenas 50 unidades, e cada veículo terá um logo especial nas soleiras das portas.


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O RENAULT LOGAN LANÇADO OUTRO DIA NO BRASIL CHEGOU MELHOR QUE O MODELO ANTERIOR, PRINCIPALMENTE NO INTERIOR, QUE MELHOR SIGNIFICATIVAMENTE, ALÉM DE CONTAR COM ALGUNS INTERESSANTES ITENS DA TECNOLOGIA AUTOMOTIVA. FERNANDO CALMON DESIGNOU O MODELO COMO "METAMORFOSE AMBULANTE".


Alta Roda 

Nº 759 — 13/11/13

Fernando Calmon




METAMORFOSE AMBULANTE

Apenas um ano depois da Europa, o novo Logan chegou ao Brasil merecendo de fato o adjetivo: todos os painéis da carroceria mudaram e o interior subiu de nível, claramente. 

Lançado aqui em 2007, o sedã com dimensões de modelo médio e preço de compacto já tinha perdido fôlego de vendas e boa parte delas era para frotas e serviços. 

Graças à oferta de opções recentes, o segmento de sedãs pequenos subiu na preferência dos consumidores: de 14% para 17%, entre 2011 e 2013.

Para metamorfose na imagem espartana em excesso, a Renault focou em recursos antes inexistentes no modelo e até no segmento: ar-condicionado automático, estabilizador e limitador eletrônicos de velocidade, revestimento sem costura dos bancos (estreia mundial, segundo a empresa) com regulagem de altura no do motorista, encosto do banco traseiro rebatível (bipartido na versão de topo), mola a gás para sustentar o capô, manta isolante dessa peça nas versões mais caras e sistema multimídia com tela tátil de 7 pol e navegador. 

A fábrica tomou a decisão estratégica de oferecer esse sistema em 50% da produção, por preço convidativo de R$ 840. 

Bastante intuitivo, inclui interessante modo de avaliar e estimular o desempenho do motorista para economizar combustível.

Estilo do carro ainda não é campeão, porém evoluiu muito pela maior inclinação do para-brisa, formato das portas e aerodinâmica melhorada (Cx de 0,37 para 0,34). 

No total mudaram-se 72% das peças e apenas o comprimento cresceu 6 cm. Massa total aumentou apenas três kg, o que demonstra apuro no projeto. 

Chamam atenção escolha correta dos materiais de acabamento interno, quadro de instrumentos e maior número de porta-objetos. 

Alguns deslizes permanecem: parafusos aparentes de fixação dos bancos dianteiros ao assoalho podem machucar os dedos (antes havia uma capa que a Renault promete repor), chave de roda e macaco fixados à vista no porta-malas e luzes de sinalização mal posicionadas nos faróis.

Motores 1,0 L e 1,6 L não mudaram; cada uma responde por 50% das vendas. Ao avaliar aquele de maior cilindrada, 106 cv/etanol (8% mais potente em relação à gasolina), a conclusão foi bom desempenho geral, inclusive suspensões e freios. 

Comando do câmbio e direção continuam, sem dúvida, em nível inferior aos dos concorrentes. 

Câmbio automático saiu de produção, mas em janeiro próximo estreia o automatizado de uma embreagem. 

Quanto ao motor de menor cilindrada, único multiválvulas de quatro cilindros e 1 litro, alcança 80 cv (etanol) e nota A no programa de etiquetagem de consumo do Inmetro.

Preços atraentes são marcas registradas do Logan, nas três versões (Authentique, Expression e Dynamique): de R$ 28.990 a R$ 44.250. Indicam variações mínimas em relação às que saíram de linha, apesar das grandes melhorias.

Renault planeja chegar em 2016 a 8% do mercado brasileiro (hoje, quase 7%). Para tanto lançará nove produtos, incluídos importados, novos modelos e evoluções dos atuais. 

Além do Sandero, em março próximo, estão na lista, segundo prevê essa coluna, SUV compacto Captur, Duster, Clio IV, subcompacto Twingo, Mégane hatch e sedã (Fluence), Kangoo e picape de cabine dupla derivada do Duster.

RODA VIVA

ENQUANTO produção e exportação continuam em alta (12% e 31%, respectivamente), no acumulado do ano até outubro, mercado interno recuou 0,7%. 

Estoques um pouco elevados (40 dias) ainda não preocupam a Anfavea: aposta em fechamento positivo, de 1% a 2%, sobre o ano recorde de 2012. 

Alterações já permitem prever possível avanço do leasing em 2014.

NISSAN chega meio tarde ao segmento de médios-grandes, mas o Altima se revela um produto a se olhar com atenção. 

Tem porte adequado, bom espaço interno (entre-eixos de 2,77 m) e mudanças mecânicas interessantes nas suspensões e principalmente no câmbio automático CVT Xtronic. 

Até quem não gosta deste tipo de câmbio vai apreciar as seis marchas virtuais inteligentes.

MOTOR de 2,5 L/182 cv permite ótima desenvoltura ao Altima e ainda se classifica nota A em consumo, mesmo que importe menos nessa faixa. 

Porta-malas (436 litros) é bem menor do que o de compactos anabolizados Logan ou Cobalt. 

Vem em única versão, completa, por R$ 99.800. Custa nos EUA por volta de US$ 30.000 e, assim, há aí subsídio na absorção de impostos.

TOYOTA lança versão pseudoaventureira Etios Cross, seguindo o modismo. Mas exagerou na dose. 

Apêndices, como imitação de quebra-mato na grade dianteira, apliques nas caixas de rodas e defletor de teto com dimensões incomuns, se afastaram bastante de um mínimo de racionalidade estética. 

Preço é até razoável – R$ 45.690 – pelos equipamentos que oferece.

TRÊS fabricantes de amortecedores acabaram por reconhecer que erraram na sugestão de troca “preventiva” a cada 40.000 km. 

Surpreendente é terem voltado a esse discurso do passado, inadequado e de certa forma oportunista. 

Em mensagem a essa coluna, a Nakata foi a única se desculpar pela informação por meio de sua assessoria._____________________________________
fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

ATENÇÃO PROPRIETÁRIOS DOS MODELOS CITROËN C3, C3 PICASSO E AIRCROSS: DEVEM LEVAR COM URGÊNCIA SEUS CARROS A UMA CONCESSIONÁRIA ANTES QUE OS REBITES DOS BRAÇOS DA SUSPENSÃO DIANTEIRA SE DESPRENDAM E A RODA SE SOLTE. VEJA OS NÚMEROS DE CHASSIS DOS CARROS COM ESSE PROBLEMA.


Os leitores proprietários de Citroën modelos C3, C3 Picasso e C3 Aircross devem contatar, com urgência, uma concessionária da marca para verificação dos rebites dos braços da suspensão dianteira, pelo telefone 0800 011 8080, ou ainda pelo site: www.citroen.com.br

A Citroën constatou uma falha no processo de fixação da peça, podendo causar o “desprendimento do pivô da roda e contato do pneu com a carroceria do veículo”, ocasionando “perda da dirigibilidade e risco de acidente grave com danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e terceiros”.


O reparo consiste na verificação da fixação dos rebites e levará três horas para ser executado.

Os números de chassis dos carros envolvidos no recall são os seguintes:

Novo C3 (todas as versões, fabricados de 23/7/2013 a 9/8/2013 ):
De EB528618 a EB533959

C3 Picasso (todas as versões, fabricados de 23/7/2013 a 9/8/2013):
De EB529938 a EB535280

Aircross (todas as versões, fabricados de 29/7/2013 a 10/8/2013):
De EB530986 a EB535745



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