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sábado, 16 de novembro de 2013

AUDI REDUZ EM 20% O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL EM SEUS MOTORES USANDO A TECNOLOGIA COD QUE DESATIVA METADE DOS CILINDROS EM BAIXA ROTAÇÃO E ATÉ QUE O ACELERADOR VOLTE A SER PISADO FORTEMENTE. CONHEÇA ESSE SISTEMA QUE POUCAS MARCAS AINDA USAM. O NERVOSO A3, COM SEUS 122 CAVALOS TEM UM CONSUMO MÉDIO DE 21 KM/L

O Audi RS6 Avant é a perua mais rápida do mundo, chegando aos 305 km/h, graças ao seu motor de 560 hp, mas a média de consumo é de carro popular: 10,2 km/l

A Audi comprova sua competência na construção de motores com a tecnologia COD - cilindros sob demanda -, que consegue reduzir o consumo de combustível em até 20 por cento. 

Três motores a gasolina já incorporam a inovadora tecnologia de desativação de cilindros: o 1.4 TFSI COD, o 4.0 TFSI COD e agora também o W12 COD que equipa o novo Audi A8 L.

A tecnologia Audi COD é versátil e adequada para uso tanto no motor quatro cilindros com injeção direta como no V8 TFSI e no 12 cilindros com aspiração natural. 


 Em todos eles, ela desativa a metade dos cilindros sob baixa e média solicitação e alta rotação do motor, até que o motorista volte a acelerar fortemente. 

 A eficiência nos cilindros mantidos em atividade aumenta, porque os pontos de operação são deslocados para maior carga.

A ativação e desativação são tão suaves que dificilmente são percebidas. Nos modelos com oito cilindros, os coxins ativos dos motores compensam as vibrações em grande parte e o sistema Audi Noise Cancellation (ANC) gera sons com fase invertida com precisão para reduzir frequências intrusas durante a fase de desativação.

Essas soluções são utilizadas isoladamente ou combinadas, dependendo do modelo.

O Audi A3 com seu motor 1.4 TFSI COD garante um consumo médio de 21 km/l.


No 1.4 TFSI COD, o sistema atua nos cilindros dois e três; no 4.0 TFSI, nos cilindros dois, três, cinco e oito. 

 Os cilindros são desativados pelo desligamento da ignição e da injeção de combustível. 

 As válvulas são fechadas por elementos que são deslocados no eixo de comando de válvulas por meio de pinos acionados eletromagneticamente. 

 Antes disso acontecer, as câmaras de combustão são preenchidas com ar fresco para reduzir a pressão interna nos cilindros.

O motor W12 de 368 kW (500 hp) utiliza uma variação especial da tecnologia COD em que as válvulas permanecem abertas. 

O sistema desliga primeiramente a injeção e a ignição de todos os cilindros do banco esquerdo, de forma que o motor passa a operar com seis cilindros. 

 Antes que a temperatura do conversor catalítico caia demasiadamente, o banco esquerdo é reativado e o direito desativado. 

Durante períodos longos de desativação, os dois bancos de cilindros são ativados e desativados alternadamente.

A tecnologia COD reduz espetacularmente o consumo de combustível. No RS 6 Avant e no RS 7 Sportback, por exemplo, a economia chega perto de cinco por cento no ciclo NEDC. 

O 4.0 TFSI COD, que nesses modelos gera 412 kW (560 hp), consome apenas 9,8 litros de gasolina por 100 quilômetros. 

O 1.4 TFSI COD é um motor bastante potente, com 103 kW (140 hp), mas no Audi A3 consome uma média de apenas 4,7 litros de combustível por 100 quilômetros. 

No ciclo NEDC, a desativação de cilindros economiza cerca de 0,4 litro por 100 quilômetros. 

Dirigindo de forma moderada, esta economia pode significar uma redução de até 20 por cento.

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