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quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

MERCEDES-BENZ JÁ TEM À VENDA NO BRASIL O SEU NOVO MODELO E PRIMEIRO COMPACTO A 45 AMG, COM MOTOR 2.0, TURBO, DE 360 CV, VELOCIDADE MÁXIMA DE 250 KM/H, O MAIS POTENTE DA CATEGORIA, DESTINADOS A UMA CLIENTELA ENTRE 30 E 40 ANOS. O PREÇO É R$ 260 MIL (ARREDONDADOS).


A Mercedes-Benz já colocou à venda o novo modelo A 45 AMG, o primeiro compacto de alto desempenho da marca que custa R$ 259.900,00.  

Com um potencial verdadeiramente revolucionário, o A 45 AMG foi desenvolvido pela AMG, marca de performance da Mercedes-Benz, e conta com o motor de dois litros e quatro cilindros fabricado em série mais potente do mundo. 

Com potência máxima de 360 cv (265 kW) e até 450 Nm de torque, o motor turbo AMG oferece uma excepcional densidade de potência de 181 cv (133 kw) por litro, que supera a encontrada na maioria dos mais poderosos modelos superesportivos.

O A 45 AMG é um importante representante da estratégia de futuro "AMG Performance 50", que vai até o 50º aniversário da Mercedes-AMG GmbH em 2017.


Ao mesmo tempo, integra a nova ofensiva de lançamentos da Mercedes-Benz no segmento dos veículos compactos, voltados a consumidores jovens.

Além do motor, o compacto superesportivo da AMG se destaca pela tração integral 4MATIC, integrada à transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete marchas, uma combinação capaz de aproveitar ao máximo o extraordinário potencial disponibilizado pelo motor. 


Uma grande vantagem do A 45 AMG é que essas tecnologias são desenvolvidas em conjunto com o veículo desde o início do projeto. 

Da mesma forma, elementos importantes do Classe A, como os itens de segurança, ergonomia e características de utilização diária foram mantidos.

O A 45 AMG chega ao mercado brasileiro em dezembro, com unidades para pronta entrega com um pacote de equipamentos extremamente abrangente. 


A marca oferece também amplas opções de personalização de acordo com a preferência individual dos clientes, feita na própria fábrica mediante encomenda. 

O Mercedes-Benz A 45 AMG também estará disponível para teste drive nas concessionárias e nos oito AMG Performance Centers existentes no Brasil.


Novo público-alvo
O A 45 AMG foi desenvolvido com o objetivo de conquistar uma faixa de clientes jovem, com idade entre 30 e 40 anos, uma concepção de vida independente e carreiras de sucesso em pleno desenvolvimento. 

Esses consumidores procuram um automóvel dinâmico e com forte personalidade. 

O A 45 AMG oferece a este grupo um veículo ágil e de alto desempenho, procurando atender ao conhecimento técnico e perspectivas individuais desses consumidores com uma ampla seleção de equipamentos opcionais, acabamentos, cores e materiais.


Desempenho superlativo
A alta potência e torque, combinados com a transmissão integral AMG 4MATIC feita para alto desempenho, levam a um comportamento dinâmico excepcional: o A 45 AMG acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e sua velocidade máxima é 250 km/h (limitada eletronicamente). 


Além da potência recorde, o novo motor também é um modelo de eficiência econômica e ambiental, já atendendo à norma de emissões EU6, que só entrará em vigor em 2015 na Europa.

Estes números impressionantes resultam do conjunto de alta tecnologia reunido pela Mercedes-AMG. 


Parte da família BlueDIRECT, o motor AMG 2,0 litros quatro cilindros turbo possui injeção direta de gasolina com aspersão controlada pelos injetores piezoelétricos posicionados ao centro das quatro câmaras de combustão. 

A combinação da injeção múltipla de combustível e ignição por faíscas múltiplas otimiza a utilização da gasolina e aumenta substancialmente a eficiência termodinâmica, reduzindo as emissões. 

Outros destaques da construção do motor são o cárter fundido por gravidade em molde de areia, totalmente em alumínio, a montagem do virabrequim de aço forjado com distribuição de pesos otimizada e pistões forjados com anéis de fricção reduzida, parede dos cilindros com tecnologia NANOSLIDE, arrefecimento do ar na entrada por água e ar, gerenciamento do gerador elétrico e função ECO start/stop.

O turbocompressor com tecnologia twin-scroll (duas entradas independentes para os gases do escapamento que movimentam a turbina) permite uma elevação mais rápida da pressão de alimentação, provocando o crescimento mais ágil do torque a partir de baixa rotação. 


A tecnologia twin-scroll também traz benefícios à economia de combustível e reduz as emissões de escapamento. Com pressão máxima de alimentação de 1,8 bar, o motor AMG 2,0 litros turbo também lidera na categoria nesse sentido.

O sistema de escapamento esportivo AMG utiliza tubos com seções transversais maiores e tem um defletor de exaustão controlado automaticamente. 


Esta tecnologia que já é conhecida do SLK 55 AMG, concilia dois objetivos aparentemente conflitantes: alto dinamismo e o tradicional conforto da Mercedes-Benz em longas viagens. 

O defletor é ajustado continuamente por mapeamento de acordo com a potência demandada pelo condutor, a carga e a rotação do motor.

As duas marcantes ponteiras de escapamento do sistema de exaustão esportivo AMG emitem um rico e fascinante som, impressionante especialmente quando em plena aceleração.

Arrefecimento de alta performance, com componentes do SLS AMG

O elevado desempenho do A 45 AMG exigiu o desenvolvimento de um sistema de resfriamento altamente eficiente. 


Junto aos componentes básicos, originários do SLS AMG, foi adicionado um circuito de baixa temperatura para resfriamento a ar e água do ar da admissão do turbocompressor. 

A grande área do radiador na parte da frente do módulo de refrigeração é suplementada por um resfriador adicional no arco da roda. 

Juntamente com o resfriador do ar de admissão, que é conectado em série, uma bomba elétrica de alto desempenho garante o fluxo de água entre os radiadores localizados atrás das grandes tomadas de ar, permitindo o resfriamento ideal do ar que sai do turbocompressor altamente comprimido para um desempenho perfeito do motor.

O resfriamento do óleo da transmissão é integrado ao circuito de arrefecimento a água do motor. 


O resfriador a água fica atrás da grade dianteira e é apoiado no trocador de calor posicionado diretamente na transmissão e alimentado com água de refrigeração conforme necessário, por meio de uma bomba auxiliar.

Produção dos motores - tradição de excelência
Da mesma forma que todos os motores de oito e doze cilindros da AMG, o novo quatros cilindros turbo com 2 litros também é construído a mão, respeitando a filosofia da AMG de "um homem, um motor". 


Uma linha de montagem exclusiva foi criada para o novo motor AMG na fábrica de motores da Mercedes-Benz em Kölleda - onde todos os motores BlueDIRECT com quatro cilindros são fabricados para os modelos Classe A e Classe B. 

Uma característica do processo de produção "um homem, um motor" é a placa com a assinatura do montador responsável pela unidade, marca registrada da AMG.


Transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete marchas
A transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT de dupla embreagem com sete marchas é montada diretamente no motor AMG quatro cilindros turbo de 2 litros instalado na transversal. 

Ela é comandada por módulos-chave de software usados no superesportivo SLS AMG. A transmissão do A 45 tem sete marchas, três programas de condução, função de dupla debreagem e sistema RACE START para uma aceleração perfeita.

Um dos pontos fortes da transmissão esportiva AMG DCT é a rapidez das trocas de marchas sem interrupção da força de tração. 


O câmbio tem uma estratégia de controle sob medida, que proporciona trocas de marchas extremamente suaves e fáceis e alto nível de eficiência. Engrenagens reforçadas garantem máxima durabilidade. 

Anéis sincronizadores com área de fricção revestida de fibra de carbono aumentam a durabilidade e, ao mesmo tempo, otimizam o tempo de resposta durante as trocas de marchas manuais.

"Modo manual momentâneo": dinamismo e prazer ao dirigir ainda maiores

Outro item especial, criado para aumentar a performance dinâmica e o prazer da condução, é o "Modo M momentâneo": quando o carro é usado nos modos C ou S, ele permite que o motorista ative o modo manual (M) sem ter que tirar as mãos do volante, pressionando qualquer uma das borboletas (shift paddles) de comando do câmbio. 

No modo M momentâneo, o motorista experimenta o dinamismo e o desempenho das trocas manuais sem deixar de contar com trocas automáticas tanto para cima como para baixo.

Os tempos de trocas de marchas no modo manual (M) e no modo Sport (S) são semelhantes aos do superesportivo SLS AMG GT. 

A breve e precisa interrupção da ignição sob plena aceleração torna as trocas de marchas ainda mais rápidas, com um som bastante emocionante. 

No modo C (Eficiência Controlada), a suavidade nas trocas e no comportamento do motor respaldam um estilo de condução voltado ao conforto e eficiente quanto ao consumo. Neste modo, a função ECO start/stop também é ativada.


Transmissão AMG 4MATIC com tração integral voltada à performance
O novo A 45 AMG vem de série com a transmissão variável AMG 4MATIC com tração integral, voltada ao desempenho. 

O fluxo de torque para o trem de força traseiro ocorre por meio de uma unidade compacta de transferência (PTU) integrada à transmissão esportiva. 

Ao invés de ter um circuito hidráulico próprio, ela é alimentada com lubrificante do circuito de óleo da transmissão esportiva. 

Esta configuração proporciona substanciais vantagens quanto ao peso em comparação com sistemas concorrentes que transmitem o torque por meio de um componente adicional com circuito hidráulico próprio. 

O peso da nova transmissão AMG 4MATIC com tração integral é 25% menor do que as versões de tração integral oferecidas pela concorrência.

Um eixo cardã com duas seções transfere a força do motor AMG 2 litros quatro cilindros turbo para o eixo traseiro. 

Para melhor distribuição de pesos, uma embreagem multidiscos controlada eletrohidraulicamente é integrada ao diferencial do eixo traseiro, detectando imediatamente qualquer deslizamento no eixo dianteiro. 

Quando necessário, uma bomba hidráulica pressiona instantaneamente os discos, juntando-os e transferindo o torque do motor para as rodas traseiras, virtualmente sem que o motorista perceba.

A distribuição de força é totalmente variável: em condução normal, o A 45 AMG utiliza tração dianteira, proporcionando o máximo de eficiência. 

Quando a dinâmica de condução exige, a transmissão variável AMG 4MATIC com tração integral divide o torque entre os eixos dianteiro e traseiro até 50:50 por cento. 

As variáveis que influenciam a proporção da distribuição de força são a velocidade do veículo, aceleração lateral e longitudinal, ângulo do volante, diferença de rotação entre as rodas, marcha selecionada e posicionamento do acelerador.


Programa eletrônico de estabilidade (ESP) com três estágios e Curve Dynamic Assist (Assistente de Curva Dinâmico)
Uma característica exclusiva do A 45 AMG é a interação da tração integral AMG 4MATIC com o ESP de três estágios e o ESP Curve Dynamic Assist (Assistente de Curva Dinâmico). 

Os três estágios do ESP permitem que o motorista varie a dinâmica do A 45 AMG de acordo com seu desejo ao toque de uma tecla. 

Orientado para a segurança, o modo "ESP ON" ajuda o motorista a manter características de condução neutras. 

O sistema inicia a intervenção freando uma ou mais rodas e reduz o torque do motor quando detecta que as condições de operação se tornaram instáveis.

Uma forma segura de explorar o potencial esportivo do A 45 AMG é oferecida pelo modo "ESP SPORT Handling" (Direção Esportiva). 

Neste modo de condução, o sistema aplica as estratégias de controle do ESP mais tardiamente e aumenta o torque no eixo traseiro, proporcionando mais diversão ao volante. 

Já no modo "ESP OFF", as funções do controle eletrônico de estabilidade são totalmente desligadas.

 Por isso, a opção ESP OFF só deve ser usada por pilotos experientes e em pistas fechadas. 

Por segurança, se o motorista pisar violentamente no pedal do freio nos modos "SPORT Handling" ou "ESP OFF", todas as funções do ESP são restauradas.

Suspensão esportiva AMG independente

Como todos os automóveis AMG, o A 45 incorpora uma sofisticada tecnologia aos eixos. 

Para um melhor dinamismo de condução, a suspensão dianteira com três braços é dotada de cubos mais resistentes e de uma elastocinemática totalmente nova. 

Juntas mais rígidas, recentemente desenvolvidas, são empregadas no plano dos braços inferiores, levando a um comportamento mais ágil nas curvas e uma sensibilidade da superfície da estrada mais precisa e direta. 

As juntas mais rígidas também proporcionam maior rigidez na cambagem permitindo maior velocidade nas curvas.

A suspensão traseira com quatro braços do A 45 AMG também é um desenvolvimento totalmente novo. 

As buchas dos amortecedores foram totalmente adaptadas para proporcionar o máximo de dinamismo e controle na condução.

O suporte do eixo traseiro conta com buchas mais rígidas para maior estabilidade na condução. 

O subchassi é rigidamente conectado à carroceria. Com molas e amortecedores especialmente calibrados e barras maiores, a suspensão esportiva AMG permite grandes acelerações laterais e reduz a tendência à rolagem em curvas fechadas.

Direção esportiva AMG sensível à velocidade e sistema de frenagem AMG de alto desempenho

A direção esportiva AMG Dual Pinion (com dois pinhões) com um sistema de assistência sensível à velocidade específico da AMG e relação de redução constante (14,5 : 1) proporciona alta precisão de esterço e agilidade. 

O motor elétrico é instalado numa configuração especial para ocupar pouco espaço no sistema de direção. 

O sistema AMG de frenagem de alta performance com discos ventilados e perfurados com 350 x 32 milímetros na frente e 330 x 22 milímetros atrás, garante uma desaceleração imediata e confiável. 

O sistema de frenagem adaptativo (ABR) inclui distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), sistema antibloqueio (ABS), controle de tração na aceleração (ASR), tração eletrônica em cada roda (ETS), assistente de freio (BAS) e assistente de partida nas subidas (HSA).

Design externo: personalidade esportiva
A Mercedes-AMG adicionou toques enfaticamente esportivos e musculares no design externo do novo Mercedes-Benz Classe A, reforçando seu estilo dinâmico, caráter escultural e as linhas características das laterais. 

O design do A 45 AMG deixa claro seu posicionamento como um automóvel exclusivo de alta performance - um genuíno AMG de ponta a ponta.

O visual dianteiro do A 45 AMG é caracterizado pela grade do radiador com lâmina dupla e a estrutura transversal inferior típica da marca. 

Bordas pretas marcantes rodeiam as grandes entradas de ar nas laterais. Uma configuração lateral interessante é garantida pelas rodas AMG de liga leve de 19 polegadas e pelos painéis inferiores com insertos em preto brilhante.

A identificação "TURBO AMG" é exclusiva do modelo. O conjunto traseiro AMG com suas grandes aberturas de saída de ar inclui o difusor e acabamentos em preto brilhante. 

As duas ponteiras quadradas em preto brilhante do sistema de escapamento esportivo AMG dão um toque apropriadamente ousado ao acabamento.

O conjunto de equipamentos oferecido na versão para pronta entrega no mercado brasileiro inclui o pacote AMG Night, com barbatanas do radiador em cromo prateado, divisor aerodinâmico dianteiro, ponteiras de escapamento pretas com detalhes cromados, espelhos externos e friso traseiro pintados de preto.

Design interno: acabamento dinâmico e exclusivo
Também por dentro o novo A 45 AMG apresenta uma combinação perfeita do dinamismo Mercedes-AMG com exclusividade. 

Os bancos esportivos são revestidos de couro vermelho com uma camada sobreposta de couro preto perfurado. 

O volante AMG Performance com acabamento em Alcantara e palhetas do câmbio em alumínio e a AMG DRIVE UNIT estabelecem novos padrões tanto em termos de aparência como de qualidade. 

O acabamento do painel tem aparência de fibra de carbono - combinando perfeitamente com as cinco aberturas de ventilação em preto e vermelho, os cintos de segurança vermelhos e os painéis AMG das soleiras das portas. 

O conjunto de instrumentos AMG fornece informações por meio de um mostrador central colorido com o menu principal AMG e o RACETIMER.

Opções de individualização
Para os clientes que optarem por personalizar o A 45 AMG de acordo com suas preferências pessoais, é oferecida uma ampla gama de opções, que incluem:
Pacote aerodinâmico AMG: defletor traseiro AMG, molduras salientes adicionais para a dianteira, maior divisor aerodinâmico dianteiro
Espelho retrovisor externo AMG em fibra de carbono
Pacote Exterior AMG em Fibra de Carbono: divisor aerodinâmico frontal, insertos nos painéis laterais inferiores e friso na traseira em fibra de carbono autêntica
traseiro AMG
Bancos AMG Performance
Diversas opções de cores e revestimentos internos
Aumento do limite de velocidade para 270 km/h

Especificações técnicas

Mercedes-Benz A 45 AMG
Cilindrada1.991 cm³
Diâmetro x curso83.0 x 92.0 mm
Taxa de compressão8.6 : 1
Potência265 kW (360 cv)
a 6.000 rpm
Torque máx.450 Nm entre 2.250
- 5.000 rpm
Peso do motor (seco)148 kg
Rotação máxima do motor6.700 rpm
Densidade de potência133 kW (181 cv)
Pressão máximaaté 140 bar
Aceleração 0-100 km/h4,6 s
Velocidade máxima250 km/h*
* limitada eletronicamente
Preço: R$ 259.900

MITSUBISHI TRITON CHEGA COM BOM ACABAMENTO, MAIOR TANQUE DE COMBUSTÍVEL, PARA 90 LITROS, E BONS ATRATIVOS PARA CONSUMIDORES E PREÇOS DE R$ 77 MIL E 127 MIL (ARREDONDADOS). A MERCEDES NÃO FICA ATRÁS E MELHORA O MODELO ML350 2014, E MUITAS OUTRAS NOVIDADES NA COLUNA DO NASSER.



Coluna nº 4913 - 4 de Dezembro de 2013
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Passando a limpo, Mitsubishi Triton


Quem não tem 8 marchas automáticas – como o VW Amarok, novidade no setor e que se pontua por este item - refina o resto.

Parece ter sido o caminho da Mitsubishi para dar atratividade a seu principal produto, o picape Triton. Ou para fazer uma despedida digna – deve ser substituído, em 2015, pelo novo modelo apresentado como protótipo hábil, em fevereiro, Salão de Genebra.

Fato é, deu-lhe uma acertada perceptível, não apenas no visual frontal mudando para choques, grade e grupo óptico dentro das habilidades da MMC, a Mitsubishi do B, mas na parte rolante. 

Incorporou quinta velocidade na transmissão automática, mantém o quantitativo na opção mecânica, alongou o diferencial para reduzir as rotações em velocidade, aumentou o tanque a 90 litros, aumentando a autonomia. 

Aplicou espelhos retrovisores rebatíveis externamente. O motor 3.2 quatro cilindros, diesel, turbo com intercooler, teve potência aumentada a 180 cv, torque de 38 k.gmf. 

O flex é de ciclo Otto, V6, 3.500 cm3, comando simples mas 24 válvulas, faz 205 cv e 31,5 k.gmf de torque. 

Há, ainda motor para a versão mais barata, HLS tração simples: quatro cilindros em linha, 16V, 2.400 cm3, 142 cv e torque de 22 k.gmf.

Dentro, conceito misto. Altura de picape, jeito de automóvel, bancos envolventes, como em carros esportivos, aplicação de couro, painel rico, kit Multimedia, GPS, rádio, CD, DVD, Bluetooth, comandos no volante.

Muitas versões, muitos preços. Mais barato, 2.4 Flex, HL, para frotas, vendas diretas, negociação pontual.

A público normal 2.4 Flex, tração simples, R$ 76.990. Mais cara, HPE, 3.2, diesel, transmissão automática, tração nas 4 e reduzida, completa. R$ 126.990.

Questão de óptica
Diz a Mitsubishi, o multi campeão brasileiro Ingo Hoffmann fez S. Paulo a Brasília num Triton diesel, sem reabastecer. 

Deve ser verdade, mas será ociosa vantagem. Em torno de 12 km/l, com pé em cima, para efeito promocional, qualquer Zémané faz.

A MMC, a Mitsubishi do B, a operação brasileira, independente da japonesa, faz os melhores picapes da marca. 

Usuário de seus maiores mercados e fã clubes, África do Sul, Nova Zelândia, Austrália se dirigir os Triton brasileiros, deixará de lado os importados da Tailândia e quererá importar os goianos. 

São muito superiores em acertos, ajustes, finura em comportamento. A soma de know how interno de competições, com o atrevimento de empreender fazem-nos melhores. 

Pena, a MMC daqui não enfatiza as boas características, seu diferencial, o ter-na-mão, o andar sem sustos, os intraduzíveis, porém perceptíveis handling, tenutta-di-guida, rótulo aos bem acertados MMC Triton. (RN)
Novo Triton 3.2.

Com diesel e melhoras, o novo Mercedes ML 350
Versão 2014 do Mercedes ML 350 Blue Tec anuncia aprimoramentos e combina com a motorização diesel bem disposta: V6, 3.000 cm3 – a centena indicada na plaqueta não significa decilitros de cilindrada -, 258 cv de potência e 620 Nm de torque. 

Caixa automática, 7 velocidades e gestão eletrônica, tração permanente nas 4 rodas – sem marcha reduzida.

Deu trato. Mantém proporções e linhas inconfundíveis no atual mar de utilitários esportivos, porém dentro da filosofia Blue Tec, de buscar eficiência energética, aperfeiçoou aerodinâmica inclinando a Coluna A, para choques frontal, obtendo coeficiente de arrasto – cd - de 0,35, recorde em tal morfologia. 

Refinou as sensações de conduzir por intervenções na base, aprimorou segurança e conforto. 

O refinamento desliga automaticamente o motor nos sinais de trânsito ou congestionamentos, tão distante das exigências do consumidor nacional quanto a redução dos índices NVH – ruído, vibração e aspereza -, objetivando um rodar de automóvel.

No âmbito da segurança a Mercedes aprimorou seu conceito Real Life Safety, desenvolvido sobre ocorrências reais com veículo e passageiros. 

Na prática, um habitáculo resistente, protegido, com zonas de deformação – e absorção de impactos – na dianteira e traseira, almofadas de ar, freios adaptativos, com antibloqueio, controle de tração em cada roda, assistente de partida em subidas, bloqueio dos freios em descidas acentuadas, detector de sonolência, alarme de perda de pressão em pneus formam o sistema.

Internamente, associação visual com os sedãs de maior luxo na marca, couro sintético, tela de 7 polegadas com acesso à Internet, sistema para estacionar sozinho, câmera de ré.

Pessoal da engenharia da Mercedes sorri sozinho. Torque e potência do diesel concedem andar como automóvel fino: 0 a 100 km/h em 7,4s, final 224 km/h.

Novo Mercedes ML 350, diesel



Roda-a-Roda

A Jeep, mais rentável das divisões Chrysler nos EUA preparou versão especial do Wrangler, a Willys Edition. A marca Willys, da Jeep, sumiu ao surgir a American Motors. O produto se baseia na simplicidade do modelo CJ 2A.


Jeep Wrangler série Willys.


Clássico – Quer futuro clássico, automóvel de respeito agora e depois? A Mercedes-Benz fabricará os 350 últimos SLS AMG GT ditos Final Edition, esportivo inspirado no mítico 300 SLR, o Asa de Gaivota. Motorização V8, 6.300 cm3, turbo, 591 cv.

Ainda – Poucas unidades eventualmente trazidas ao Brasil custarão mais de R$ 1 milhão. Estoque antigo 2012/13 remanesce na Minasmáquinas, revenda MB, em Belo Horizonte, a atrativos R$ 600 mil. Gostas? Tens? É a hora.

De volta – Para quem gosta de automóvel: o Saab modelo 9-3 voltou ser produzido. Mesma usina sueca, dois anos após ter-se encerrado a fabricação por falência do empresa, depois que a GM acabou com a marca.


Mudança – Quase o mesmo carro, mas plataforma com mudanças retirando as partes incorporadas pela GM. 

Novo fabricante, National Electric Vehicle Sweden, negócio de empresas de Hong Kong e da Suécia. Os Saab têm tradição de solidez, performance, resistência a desaforos.


Saab, outro mito, de volta

Segurança – Entidade independente aferidora de segurança em carros produzidos no Mercosul, o Latin NCAP, fez nova bateria de testes de impacto. 

Novos Ford Focus e EcoSport marcaram 5 estrelas, o máximo de segurança para usuários adultos, quatro e três para crianças.

Repasse – Testes patrocinados por Ford, VW, GM e Hyundai, visam clientes de olho na segurança na hora da compra. 

Na VW, o Jetta teve cinco estrelas em proteção de passageiros adultos e quatro para criança. 

No GM Malibu surpresas. Os 10 air bags protegem os adultos, garantem cinco estrelas, mas para crianças os sistemas não se adequam aos testes. Levou uma estrela apenas.

Aos poucos – Lenta mas inexoravelmente nossos carros melhoram quanto a consumo e segurança, com programa oficial e a participação do Latin NCAP. Hoje, só compra veículo inseguro por desinteresse em informação.

Outro – Décimo salão para veículos elétricos, componentes, tecnologias. 4 a 6 setembro 2014, Expo Center Norte, S. Paulo. 

Demanda mundial, o carro elétrico, apesar da falta de estrutura e o débil sistema de geração e transmissão de energia elétrica no Brasil, não pode aguardar o fim da inércia oficial, dos negados apagões, mas procurar soluções.

Preparativos - De repente, entra um governo novo e faz como os de JK e Figueiredo, aumentando e capilarizando produção e utilização da energia elétrica. Hoje, no mundo, há 7 milhões de veículos elétricos. Aqui, na casa da centena.

Vizinho – Peculiar Guiana Francesa terá estrutura de reabastecimento solar a carros elétricos, em 2014, esforços do governo e da Renault para viabilizar seu sistema aplicado no ZOE, Twizy e Kangoo Z.E. 

Semana passada iniciaram vendas na Ilha da Reunião, francesa no Oceano Índico, em leasing mensal veículo/ baterias.

Quantum – Medida setorial: em 2013, brasileiros gastarão R$ 277 bilhões em torno do automóvel – novos, usados, manutenção e combustível. 

Dado do Pyxis Consumo, do IBOPE diz ser 6% superior ao de 2012. Maior gasto não será na festejada Classe C, ¼ da movimentação, mas na B, com R$ 143B, 52% do total. 

Caminho – PSA, holding de Peugeot e Citroën acertou com a PUC-Rio – Pontifícia Universidade Católica, pesquisas ligadas à eficiência de motores e tecnologia biocombustível. O fabricante tem-se aplicando ao tema.

Adeus – Sábado, 30, a Volkswagen anunciou em página dupla o fim da Kombi e seus últimos desejos. 
Na lista, agradece às pessoas que a incluíram em sua vida e histórias. 

Seu último desejo é voltar para casa. Bom sinal, significando a VW guardará o último exemplar.

Marca – Recordista nacional em tempo de permanência em produção, 1957-2013, barrada no baile pela nova legislação exigindo almofadas de ar, incompatível com seu projeto e estrutura, tem série de despedida, a LastEdition. 

Bicolor a R$ 85 mil. E livro digital com as histórias contadas em seu hot site.

– No Japão, Toyota promove Festival de Clássicos. Tema, Salões do Automóvel e Carros dos Anos ’60. 

Estrelas, Toyota Publica, 1962, protótipo com soluções aerodinâmicas, Hino Contessa, pelo carrozziere italiano Gianni Michelotti – autor do Alpine A 108, o nosso Willys Interlagos, Nissan Skyline 1960, do mesmo lápis, BMW Isetta, aqui o Romi Isetta, e Ford Thunderbird.

e Cá – No Brasil, a Toyota passa batida por sua história. Não guardou exemplar de seu modelo Bandeirante, jipe com história, referência em uso duro.

Gente –Cláudio Rawicz, 40, ex-Fiat, PFT e diretor da Iveco, paz. 

OOOO Será gerente de Imprensa na Renault. Convívio familiar. 

OOOO. Mario Laffitte, engenheiro, 45, ex-diretor de Comunicações, na Mercedes-Benz, mudou – como a Coluna antecipou. 

OOOO VP na Samsung América Latina.

OOOO Philippe Varin, 61, demissionário presidente da holding PSA, dançou. 

OOOO Saiu para não atrapalhar o grande plano: participação da chinesa Dongfeng na francesa. Juntas, ampliar negócios na China e levar fábricas para o mundo. 

OOOO A PSA calculou bônus e aposentadoria em 21 milhões de Euros, mas o ministro do Trabalho do governo francês e centrais sindicais interferiram. 

OOOO Alegam demissões feitas pelo grupo. 

OOOO Resultado, levará apenas pensão anual de 310 mil Euros – e após fazer 65 anos. 

OOOO Amigo da Coluna, ex-funcionário da Simca, residente na francesa Nice, disse, vendo o mar através de um Pastis: “ - Só 310 mil eurôs ao ano? Une mérréque. O ministro é incompetente e invejoso …”



GANHE - AMANHÃ 5/12 - UM CHEVROLET PRISMA ZERO NO FACEBOOK. BASTA SEGUIR AS ORIENTAÇÕES, MONTAR O CARRO E DEPOIS REMONTÁ-LO. QUEM CONSEGUIR FAZÊ-LO NO MENOR TEMPO FATURA UM PRISMA NOVINHO. A PROMOÇÃO DISTRIBUIRÁ MAIS 32 PRÊMIOS. VAMOS LÁ: QUEM NÃO ARRISCA NÃO PETISCA!



São Caetano do Sul – A Chevrolet lança amanhã, quinta-feira (05 de dezembro de 2013), mais uma mega promoção, criada pela Commonwealth, denominada ‘’Monte Seu Prisma’’, na qual o participante concorrerá a um Chevrolet Prisma LTZ zero quilômetro e mais 32 prêmios, entre iPhone 4s, Ipad2, PlayStation 3, filmadora, Blu-ray player, entre outros.

Para concorrer, o participante, entre os dias 05 e 19 de dezembro de 2013, precisa acessar a fan pageChevrolet Brasil no Facebook e acessar a aba ``Monte Seu Prisma``.

O jogo consiste na montagem do seu Prisma ideal. O ganhador será quem remontar o modelo no menor tempo.

“Mais uma vez a Chevrolet busca a criatividade para estimular as vendas de veículos da marca e o grande prêmio é um modelo com estilo único e atual, o Prisma, que tem características próprias e itens de tecnologia e conforto exclusivos que lhe conferem uma personalidade imponente”, destaca Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.


Promoção “Monte Seu Prisma”
Após finalizar a montagem de seu Chevrolet Prisma ideal, o participante deverá remontá-lo, no menor tempo, de forma idêntica a montagem inicial, com as mesmas peças escolhidas.

Para iniciar a remontagem do modelo, o participante deverá acionar o botão "Estou pronto pra jogar". Neste momento, o veículo será desmontado por inteiro, o menu das categorias e itens se embaralharão, mudando totalmente de ordem, e o cronômetro começará a marcar o tempo da prova.

Serão permitidas duas tentativas por pessoa. O menor tempo dentre as duas tentativas é o que prevalecerá para sua classificação geral. O participante que obtiver o menor tempo na remontagem do Chevrolet Prisma será considerado o vencedor desta promoção.

Como participar
Acesse o aplicativo da promoção na aba “Monte Seu Prisma” da fan page Chevrolet Brasil no Facebook: www.monteseuchevroletprisma.com.br.

- Autorizar o acesso do aplicativo da promoção aos dados do seu “perfil público” no Facebook;

- Realizar o seu cadastro com as seguintes informações: nome completo, endereço completo, número do celular com DDD, CPF, RG e e-mail;

- Ler o regulamento da promoção e clicar no ícone “Li e estou de acordo com o regulamento da promoção”.

- Montar seu Chevrolet Prisma

- Remontar

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A RENAULT COMEMORA COM UM FILME A 12ª VITÓRIA CONQUISTADA COM SEU MOTOR V8 NA FÓRMULA1, QUE NA PRÓXIMA TEMPORADA SERÁ SUBSTITUÍDO POR UM PROPULSOR V6 ELETRIFICADO, O RENAULT ENERGY F1 2014. AS IMAGENS MOSTRAM A ESCUDERIA DE RUA DA MARCA COMPETINDO COM O FANTÁSTICO INFINITI RED BULL RACING E A PARTIDA É AO ANTIGO ESTILO LE MANS



Clique aqui para ver o vídeo.


No dia 25 de novembro, o Campeonato de Fórmula 1 terminou com um 12º título Mundial vencido por uma escuderia equipada com um motor Renault.

A empresa decidiu comemorar mais esta coroa lançando um filme original, que destaca sua gama de veículos de passeio e o monoposto Infiniti Red Bull Racing.

Vamos aproveitar a oportunidade para dar um adeus à altura do motor V8, o grande vencedor do campeonato, que sairá de cena para abrir caminho, na próxima temporada, ao V6 eletrificado: o Renault Energy F1 2014.

AUDI ESTÁ DESENVOLVENDO UM NOVO MODELO QUE SERÁ VENDIDO EM 2016. O Q1 SERÁ FABRICADO EM INGOLSTADT, DENTRO DO PROGRAMA DE EXPANSÃO DO PORTFÓLIO DA MARCA QUE ATÉ 2020 PULARÁ DOS ATUAIS 49 PARA 60 MODELOS.



São Paulo, 3 de dezembro de 2013 – Um novo membro da família Q está para chegar. O board e o comitê mundial dos trabalhadores da AUDI AG anunciam hoje que um novo modelo sairá das linhas de produção de Ingolstadt, Alemanha, a partir de 2016: o Q1.


A Audi está dando sequência à sua ofensiva de modelos com o Q1. Até 2020, a montadora expandirá seu portifólio de produtos de 49 para mais de 60 modelos. 

Até lá, a marca aumentará seu número de vendas para mais de dois milhões de automóveis por ano.

A decisão de produzir o novo modelo ajudará a garantir a utilização de toda a capacidade produtiva da planta principal da Audi, em Ingolstadt, no longo prazo. 

Nessa fábrica, a Audi produz modelos nos segmentos A e B, principalmente o A3 e o A3 Sportback, e as famílias A4/A5. 

Peter Mosch, presidente do comitê mundial de trabalhadores da Audi AG, apoia a decisão: “Esse é um claro comprometimento com Ingolstadt como um local de produção. Nós continuaremos fazendo todos os esforços para desenvolver mais ainda a planta como o principal centro de tecnologia do Grupo Audi”.

A família Q atualmente contempla o Audi Q3, RS Q3, Q5, SQ5 e Q7. O Q5 é o líder global de mercado em seu ambiente de concorrentes diretos. 

Esse ano, até o fim de outubro, a Audi já entregou 194.430 unidades do Q5 para clientes, o que representa cerca de 17% a mais do que no mesmo período do ano passado. 

Aproximadamente 230.000 unidades deste modelo estão planejadas para serem produzidas em 2013, o que é mais da metade do volume total dos modelos Q. 

A proporção do volume total de produção da companhia para SUVs será de cerca de 20% nesse ano, e planejada para crescer para 35% até 2020. 

Em geral, a Audi produziu e entregou a clientes mais de 1,5 milhões de automóveis da família Q desde o lançamento no marcado da primeira SUV em 2006.

COPA TROLLER: FINAL DO CAMPEONATO SUDESTE REÚNE 172 UTILITÁRIOS T4 E DEFINE OS CAMPEÕES. NA TEMPORADA OS JEEPS PERCORRERAM QUASE 30 MIL QUILÔMETROS.


A Copa Troller encerrou a temporada 2013 do Campeonato Sudeste, em Guaratinguetá, com um impressionante número de participantes: nada menos do que 172 utilitários T4.
Nas seis etapas de 2013, a Copa Troller somou 27 mil km percorridos, 2.160 horas de prova e 757 páginas de planilhas

Essa quantidade de veículos numa prova é inédita na Copa Troller e em várias outras categorias do automobilismo brasileiro, especialmente no rali de regularidade

A Copa Troller encerrou a temporada 2013 do Campeonato Sudeste, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, com um impressionante número de participantes: nada menos do que 172 utilitários T4. 

Essa quantidade de veículos numa prova é inédita na Copa Troller e em várias outras categorias do automobilismo brasileiro, especialmente no rali de regularidade.

"Estamos muito felizes em finalizar mais um ano de Copa Troller com crescimento no grid em todas as categorias. 

Durante a temporada, reunimos mais de mil veículos Troller T4 nas disputas, o que mostra a força desse campeonato que se tornou referência em off-road no Brasil. 

Já estamos preparando o calendário do evento para 2014 e muitas emoções estão por vir", diz Carla Freire, do Marketing da Troller.


27.000 km
Nas seis etapas de 2013, a Copa Troller somou 27 mil km percorridos, 2.160 horas de prova e 757 páginas de planilhas, consolidando-se como um dos principais ralis de regularidade do Brasil.

A final foi realizada sob muito sol, mas com muitas trilhas de lama devido às chuvas nos dias que antecederam o rali. 

A prova definiu os campeões da temporada nas categorias Master, Graduados e Turismo, no rali exclusivo para os utilitários Troller T4.

Na categoria Master, a dupla Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowski, formada há sete anos, fez valer o entrosamento e garantiu o bicampeonato com 210 pontos. 

"É muito bom ser campeão em mais uma edição do rali, onde todas as etapas foram bem disputadas. O segredo da nossa vitória foi manter a regularidade e andar forte sempre. Outra coisa muito importante é essa família que temos na Copa Troller, que nos apoia em todas as corridas", comemorou o navegador Rafain.

Na Graduados, Eduardo Ranghetti Rossi e Rogério Coelho ficaram com o título em seu ano de estreia na Copa Troller. 

Eles acumularam 32 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, mas reconhecem que não foi uma conquista fácil. 

"Foi um campeonato extenso, difícil e com muita variedade de terrenos. Esta prova em Guaratinguetá foi excelente. Agora, vamos nos preparar para correr com os 'monstros' da categoria Master no ano que vem", disse o piloto Eduardo.

Na categoria Turismo, Ubiratan Turcato e Fernando Lameira, parceiros há quatro anos, superaram mais de 25 duplas para levantar a taça de campeões, com 234 pontos.

A categoria Expedition, dedicada a iniciantes na prática do rali de regularidade, também premiou os melhores da etapa. A categoria Passeio, sem contagem de pontos, mais uma vez mostrou sua força com mais de 50 carros no comboio.

Classificação geral no Sudeste


Categoria Master
1º Flávio Roberto Kath/ Rafain Walendowsky

2º Acyr Hideki Rodrigues da Silva/ Renan Medeiros

3º Daniel Maffi/ Enedir da Silva Júnior

4o Oscar Schmidt/ Gustavo Schmidt

5º Fernando Lage/ Rafael Dal Belo

Categoria Graduados

1º Eduardo Ranghetti Rossi/ Rogério Augusto Coelho

2º Agnaldo Reis/ André Henrique Lopes dos Reis

3º Jurandir do Amaral Júnior/ Andréa Lúcia Palma do Amaral

4º Waldir Hudson Barbosa/ Maria Eveli Giani Barbosa

5º Denis Schiozer/ Alberto dos Santos

Categoria Turismo


1º Ubiratan Mota Turcato/ Fernando da Silveira Lameira

2º Nilson de Castro Lopes/ Alex Reis Rosa

3º Rafael Martin Benavides/ Ana Paula Glir

4º Mauri Glir Júnior/ Antonio Carlos Brito

5º Sérgio Eduardo Silvério/ Camilo Martins

Para conferir o nome e a pontuação de todas as duplas participantes da Copa Troller – Campeonato Sudeste 2013, acesse www.troller.com.br/resultado-etapa/43.

A MITSUBISHI TEM NO PAJERO UM FORTE COMPONENTE PARA CATIVAR UMA CLIENTELA QUE GOSTA DE AVENTURAS E DECIDIU INCREMENTAR O DOCE: O MODELO 2014 DAKAR 4 X 4 RECEBEU UM BELO BANHO DE FÁBRICA QUE MELHOROU MUITO ESSE SUV CAMPEÃO DE PISTAS DE OFF-ROAD PELO MUNDO - SEGUNDO OS DADOS DIVULGADOS PELA MONTADORA JAPONESA QUE OS APAIXONADOS PELO CARRO DEVEM CONFERIR NA MATÉRIA OS DETALHES E NAS CONCESSIONÁRIAS FAZENDO O TEST-DRIVE. A MAIS BARATA CUSTA R$ 147 MIL E A MAIS CARA 173 MIL, APROXIMADAMENTE.



 Pajero Dakar 4x4 2014 chega equipado com o novo Power Train, que agrega a transmissão automática de 5 velocidades e o motor 3.2 Diesel de 180 cv. 



A relação do diferencial mais longa deixou o carro ainda mais silencioso e econômico, não obstante o tanque de combustível ter aumentado 20% que no modelo anterior recebendo agora 90 litros, beneficiando a autonomia da Pajero.


A Mitsubishi decidiu dar um ar mais esportivo e confortável à Pajero 2014 instalando Paddle Shifters em Titanium Style, ou borboletas, para trocas de marcha atrás do volante.


Outra novidade é a frente Frontside Dakar que que integra a grade off-road ao conjunto óptico de vfaróis de xênon HID com regulagem automática de altura e lavador, além de faróis de neblina rodas Power Design são de liga leve de 17".


No interior, os bancos da frente têm novo design mais ergonômico, com ajuste elétrico.

Novo Power Train
Na versão Diesel, também houve melhorias no câmbio e o motor de quatro cilindros em linha, com 3,2 litros e 16 válvulas, injeção eletrônica direta common-rail, turbocompressor e intercooler, desenvolvendo potência de 180 cv a 3.500 rpm e torque de 38 kgf.m a 2.000 rpm. Nada mau!


Já o potente motor flex, 3.5L V6 MPI, com 205 cv, de tecnologia nacional, foi projetado para funcionar com gasolina ou etanol, em qualquer proporção. Montado na longitudinal, tem 24 válvulas e o torque chega a 33,5 kgf.m a 3.500 rpm (etanol) e 31,5 kgf.m a 3.500 rpm (gasolina).

A tecnologia do novo Power Train permite até 20 combinações de marcha, o que torna o Pajero Dakar HPE um veículo perfeito para rodar nas grandes cidades e nos mais diversos tipos de terreno, facilitado pelo r
aio de giro de 5,6 metros.

O câmbio automático da versão HPE Diesel tem cinco velocidades e é equipado com Sports Mode e INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System), que reúne as informações do modo de dirigir do motorista, incluindo a forma de acelerar e frear, e se adapta automaticamente.

O motorista pode optar pelo modo sequencial Sports Mode, onde a troca de marchas é feita de forma manual tanto na alavanca no console, como nos paddle shifters localizados atrás do volante.


Autonomia de 1.000 km
Para comprovar a eficiência do novo Power Train, aliado ao tanque de combustível de 90 litros, a Mitsubishi Motors fez uma viagem de mais de 1.000 quilômetros, de São Paulo a Brasília, sem paradas para abastecimento. O teste foi acompanhado pelo KPMG e feito pelo piloto Duda Pamplona, da Stock Car.


SUV completo
O Pajero Dakar 2014 vem com sistema multimídia Power Touch, GPS com mais de 1.250 cidades mapeadas, CD, DVD e MP3 Player e Bluetooth com viva-voz, além de câmera de ré com as imagens sendo exibidas na tela de 7" e sensor de estacionamento, que facilita as manobras.

De série traz sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, volante com revestimento em couro, ar-condicionado automático e controle de áudio e piloto automático integrados.


A terceira fileira de bancos conta com ar condicionado independente e tem o sistema Double Action Folding, onde os bancos são rebatíveis e ficam embutidos no assoalho, deixando um espaço livre ainda maior para o porta-malas, que
pode chegar a 1.627 litros

Conta com um total de 24 porta-objetos distribuídos pelo veículo, duas tomadas 12V e 12 luzes de cortesia.


Off-road completo
O sistema de tração Super Select 4WD tem quatro modos distintos de seleção: 4x2 (2H), 4x4 (4H), 4x4 bloqueado (4HLc) e 4x4 bloqueado com reduzida (4LLc).

O modo 2H, opera somente com a tração traseira, sendo recomendado para uso urbano e em rodovias, onde não é necessário a força nas quatro rodas e privilegia a economia de combustível. 

O modo 4H faz com que o veículo distribua eletronicamente a força de tração nas quatro rodas, atuando quando necessário e ideal para estradas e pisos molhados com baixa aderência.

No modo 4HLc, a tração atua o tempo todo nas quatro rodas com o diferencial central bloqueado e é recomendado para situações off-road. 

O modo 4LLc tem tração nas quatro rodas com o diferencial central bloqueado e reduzido, onde se faz necessária força total, como a transposição de obstáculos. 


Curiosidades técnicas
Os ângulos de entrada e saída mostram toda sua vocação off-road. O ângulo para subida é de 36º, de saída de 25º, com possibilidade de inclinação lateral que chega a até 45°, além de capacidade máxima de subida de 35º.

A altura livre do solo é de 215 mm, o que deixa o motorista e passageiros com uma visão completa de dentro do veículo.

O Pajero Dakar é construído no conceito cab on chassi, e tem 20 pontos reforçados em sua estrutura. 


O chassi é constituído por longarinas do tipo box type com alta resistência a torção e flexão, capaz de enfrentar os maiores desafios off-road. 

A suspensão ryde dynamics é resistente e confortável em todas as situações.

A segurança foi reforçada com sistema Full Airbags, de oito airbags: dois frontais, dois laterais e quatro de cortina.

Segurança
O Pajero Dakar é equipado com o sistema RISE de deformação programada. A coluna de direção, pedal e o espelho retrovisor interno são colapsáveis e ainda conta com barras de proteção lateral e sistema Full Airbag, com oito airbags: dois frontais, dois laterais e quatro de cortina.

O sistema de freios conta agora com a tecnologia 4-ABS com EBD e BAS, que distribui eletronicamente a força de frenagem em cada roda, mantendo o veículo em uma trajetória correta e segura mesmo em situações limites de utilização dos freios.


Acabamento exclusivo
A sigla HPE (High Performance Equipment) proporciona mais segurança e conforto ao motorista e passageiros.

Para o acesso ao veículo, o sistema keyless facilita o travamento e destravamento das portas. 


O modelo possui conjunto óptico integrado ao para-choque, luzes de neblina com moldura na cor grafite e contorno cromado, além de grade frontal com moldura cromada. Para-barro nos para-lamas dianteiro e traseiro preserva a carroceria e a pintura em situações extremas.

Com dois amortecedores a gás, a abertura da tampa traseira é feita sem dificuldades. Os espelhos retrovisores são rebatíveis eletronicamente e as maçanetas das portas também recebem acabamento cromado. 

Estribos posicionados estrategicamente facilitam o acesso ao veículo. Completando a parte externa, o Pajero Dakar HPE é equipado com rack de teto preto e luzes indicadoras de direção com led posicionadas nos retrovisores externos.


Luz interna
Com iluminação na cor vermelha, o painel tem instrumentos de fácil leitura e visualização. O volante de três raios vem com piloto automático e comandos de áudio integrados, além de ajuste da coluna de direção.

O Pajero Dakar tem 4.695 mm de comprimento, 1.815 mm de largura, 1.840 mm de altura com rack e entre-eixos de 2.800 mm.


Cores
Produzido na fábrica Mitsubishi Motors em Catalão, no interior de Goiás, os veículos da linha Pajero Dakar têm três anos de garantia e estão disponíveis nas cores Vermelho Bordeaux, Verde Pantanal, Branco Alpino, Cinza Londrino, Prata Rodhium, Prata Tecno e Preto Ônix.

Preços
Pajero Dakar HPE Diesel - R$ 172.990
Pajero Dakar HPE Flex - R$ 146.990
Pajero Dakar Diesel AT - R$ 146.990.


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