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terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A MITSUBISHI TEM NO PAJERO UM FORTE COMPONENTE PARA CATIVAR UMA CLIENTELA QUE GOSTA DE AVENTURAS E DECIDIU INCREMENTAR O DOCE: O MODELO 2014 DAKAR 4 X 4 RECEBEU UM BELO BANHO DE FÁBRICA QUE MELHOROU MUITO ESSE SUV CAMPEÃO DE PISTAS DE OFF-ROAD PELO MUNDO - SEGUNDO OS DADOS DIVULGADOS PELA MONTADORA JAPONESA QUE OS APAIXONADOS PELO CARRO DEVEM CONFERIR NA MATÉRIA OS DETALHES E NAS CONCESSIONÁRIAS FAZENDO O TEST-DRIVE. A MAIS BARATA CUSTA R$ 147 MIL E A MAIS CARA 173 MIL, APROXIMADAMENTE.



 Pajero Dakar 4x4 2014 chega equipado com o novo Power Train, que agrega a transmissão automática de 5 velocidades e o motor 3.2 Diesel de 180 cv. 



A relação do diferencial mais longa deixou o carro ainda mais silencioso e econômico, não obstante o tanque de combustível ter aumentado 20% que no modelo anterior recebendo agora 90 litros, beneficiando a autonomia da Pajero.


A Mitsubishi decidiu dar um ar mais esportivo e confortável à Pajero 2014 instalando Paddle Shifters em Titanium Style, ou borboletas, para trocas de marcha atrás do volante.


Outra novidade é a frente Frontside Dakar que que integra a grade off-road ao conjunto óptico de vfaróis de xênon HID com regulagem automática de altura e lavador, além de faróis de neblina rodas Power Design são de liga leve de 17".


No interior, os bancos da frente têm novo design mais ergonômico, com ajuste elétrico.

Novo Power Train
Na versão Diesel, também houve melhorias no câmbio e o motor de quatro cilindros em linha, com 3,2 litros e 16 válvulas, injeção eletrônica direta common-rail, turbocompressor e intercooler, desenvolvendo potência de 180 cv a 3.500 rpm e torque de 38 kgf.m a 2.000 rpm. Nada mau!


Já o potente motor flex, 3.5L V6 MPI, com 205 cv, de tecnologia nacional, foi projetado para funcionar com gasolina ou etanol, em qualquer proporção. Montado na longitudinal, tem 24 válvulas e o torque chega a 33,5 kgf.m a 3.500 rpm (etanol) e 31,5 kgf.m a 3.500 rpm (gasolina).

A tecnologia do novo Power Train permite até 20 combinações de marcha, o que torna o Pajero Dakar HPE um veículo perfeito para rodar nas grandes cidades e nos mais diversos tipos de terreno, facilitado pelo r
aio de giro de 5,6 metros.

O câmbio automático da versão HPE Diesel tem cinco velocidades e é equipado com Sports Mode e INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System), que reúne as informações do modo de dirigir do motorista, incluindo a forma de acelerar e frear, e se adapta automaticamente.

O motorista pode optar pelo modo sequencial Sports Mode, onde a troca de marchas é feita de forma manual tanto na alavanca no console, como nos paddle shifters localizados atrás do volante.


Autonomia de 1.000 km
Para comprovar a eficiência do novo Power Train, aliado ao tanque de combustível de 90 litros, a Mitsubishi Motors fez uma viagem de mais de 1.000 quilômetros, de São Paulo a Brasília, sem paradas para abastecimento. O teste foi acompanhado pelo KPMG e feito pelo piloto Duda Pamplona, da Stock Car.


SUV completo
O Pajero Dakar 2014 vem com sistema multimídia Power Touch, GPS com mais de 1.250 cidades mapeadas, CD, DVD e MP3 Player e Bluetooth com viva-voz, além de câmera de ré com as imagens sendo exibidas na tela de 7" e sensor de estacionamento, que facilita as manobras.

De série traz sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, volante com revestimento em couro, ar-condicionado automático e controle de áudio e piloto automático integrados.


A terceira fileira de bancos conta com ar condicionado independente e tem o sistema Double Action Folding, onde os bancos são rebatíveis e ficam embutidos no assoalho, deixando um espaço livre ainda maior para o porta-malas, que
pode chegar a 1.627 litros

Conta com um total de 24 porta-objetos distribuídos pelo veículo, duas tomadas 12V e 12 luzes de cortesia.


Off-road completo
O sistema de tração Super Select 4WD tem quatro modos distintos de seleção: 4x2 (2H), 4x4 (4H), 4x4 bloqueado (4HLc) e 4x4 bloqueado com reduzida (4LLc).

O modo 2H, opera somente com a tração traseira, sendo recomendado para uso urbano e em rodovias, onde não é necessário a força nas quatro rodas e privilegia a economia de combustível. 

O modo 4H faz com que o veículo distribua eletronicamente a força de tração nas quatro rodas, atuando quando necessário e ideal para estradas e pisos molhados com baixa aderência.

No modo 4HLc, a tração atua o tempo todo nas quatro rodas com o diferencial central bloqueado e é recomendado para situações off-road. 

O modo 4LLc tem tração nas quatro rodas com o diferencial central bloqueado e reduzido, onde se faz necessária força total, como a transposição de obstáculos. 


Curiosidades técnicas
Os ângulos de entrada e saída mostram toda sua vocação off-road. O ângulo para subida é de 36º, de saída de 25º, com possibilidade de inclinação lateral que chega a até 45°, além de capacidade máxima de subida de 35º.

A altura livre do solo é de 215 mm, o que deixa o motorista e passageiros com uma visão completa de dentro do veículo.

O Pajero Dakar é construído no conceito cab on chassi, e tem 20 pontos reforçados em sua estrutura. 


O chassi é constituído por longarinas do tipo box type com alta resistência a torção e flexão, capaz de enfrentar os maiores desafios off-road. 

A suspensão ryde dynamics é resistente e confortável em todas as situações.

A segurança foi reforçada com sistema Full Airbags, de oito airbags: dois frontais, dois laterais e quatro de cortina.

Segurança
O Pajero Dakar é equipado com o sistema RISE de deformação programada. A coluna de direção, pedal e o espelho retrovisor interno são colapsáveis e ainda conta com barras de proteção lateral e sistema Full Airbag, com oito airbags: dois frontais, dois laterais e quatro de cortina.

O sistema de freios conta agora com a tecnologia 4-ABS com EBD e BAS, que distribui eletronicamente a força de frenagem em cada roda, mantendo o veículo em uma trajetória correta e segura mesmo em situações limites de utilização dos freios.


Acabamento exclusivo
A sigla HPE (High Performance Equipment) proporciona mais segurança e conforto ao motorista e passageiros.

Para o acesso ao veículo, o sistema keyless facilita o travamento e destravamento das portas. 


O modelo possui conjunto óptico integrado ao para-choque, luzes de neblina com moldura na cor grafite e contorno cromado, além de grade frontal com moldura cromada. Para-barro nos para-lamas dianteiro e traseiro preserva a carroceria e a pintura em situações extremas.

Com dois amortecedores a gás, a abertura da tampa traseira é feita sem dificuldades. Os espelhos retrovisores são rebatíveis eletronicamente e as maçanetas das portas também recebem acabamento cromado. 

Estribos posicionados estrategicamente facilitam o acesso ao veículo. Completando a parte externa, o Pajero Dakar HPE é equipado com rack de teto preto e luzes indicadoras de direção com led posicionadas nos retrovisores externos.


Luz interna
Com iluminação na cor vermelha, o painel tem instrumentos de fácil leitura e visualização. O volante de três raios vem com piloto automático e comandos de áudio integrados, além de ajuste da coluna de direção.

O Pajero Dakar tem 4.695 mm de comprimento, 1.815 mm de largura, 1.840 mm de altura com rack e entre-eixos de 2.800 mm.


Cores
Produzido na fábrica Mitsubishi Motors em Catalão, no interior de Goiás, os veículos da linha Pajero Dakar têm três anos de garantia e estão disponíveis nas cores Vermelho Bordeaux, Verde Pantanal, Branco Alpino, Cinza Londrino, Prata Rodhium, Prata Tecno e Preto Ônix.

Preços
Pajero Dakar HPE Diesel - R$ 172.990
Pajero Dakar HPE Flex - R$ 146.990
Pajero Dakar Diesel AT - R$ 146.990.


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