Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 2 de fevereiro de 2014

TRANSPARANÁ TROLER 2014 FOI SUCESSO ABSOLUTO. PILOTOS PERCORRERAM 1.500 KM ENFRENTANDO ETAPAS RIGOROSAS. ROGÉRIO GONÇALVES E RODRIGO BORGES FORAM OS VENCEDORES DA 20ª EDIÇÃO QUE TERMINOU, ONTEM, NOS LENÇÓIS MARANHENSES.

Chegada em Guaratuba, Flávio Kath e Rafain, terceiros da Master

Depois de quase 1.500 quilômetros, a 20ª edição do Transparaná Troller chega ao fim. A última etapa que largou de Curitiba, neste sábado (1), finalizou em Guaratuba, no litoral paranaense. 

Foram 199 quilômetros navegáveis e 90 km de deslocamento, totalizando aproximadamente 4 horas e 37 minutos de percurso total. 

Durante os seis dias de provas, a temperatura esteve muito alta, com os termômetros marcando mais de 35 graus, sem chuva. 

Campeões da 20ª edição na Master: Alessandro Weirich e Jhonatan Ardigo

Apenas no primeiro dia, os competidores encontraram um piso mais liso, no percurso entre Foz do Iguaçu e Cascavel.

Alex Kollling, diretor-geral da competição, ressalta o sucesso do Transparaná Troller 2014. "A prova foi muito boa, conseguimos superar as expectativas. O calor judiou um pouco dos competidores e dos carros, mas foi magnífico. A edição de aniversário ficou marcada como uma prova boa, completa, tecnicamente bem feita, com eventos bem montados. Estamos trabalhando sempre no bem do rali nacional", explica Kolling.




Campeões
Rogério Gonçales/Rodrigo Borges (foto acima), da categoria Graduados, foram os vencedores do Transparaná Troller 2014 na geral, com 143 pontos. 

Com apenas um ponto a menos, Alessandro Ronerto Weirich/ Jhonatan Ardigo, da Master, ficaram em segundo, seguidos por Flávio Kath/Rafain Walendowsky, também da categoria Master, com 141 pontos.

Campeões na Junior: Irineu Pedroso e Robson Schuinka

Master
A dupla Alessandro Roberto Weirich/ Jhonatan Ardigo foram os vencedores na categoria Master, com 220 pontos, seguidos por Rone Branco/Enedir Jr., com 213 pontos e Flávio Kath/Rafain Walendowsky, com 209 pontos. 


Graduados
Na categoria Graduados, a dupla Rogério Gonçales/Rodrigo Borges foi a vencedora, com 207 pontos. 

André Luiz Pinto e Fábio Dutra ficaram com a segunda colocação, com 193, e André Pereira de Queiroz e Leandro Macedo Ferreira em terceiro, com 173 pontos.

Júnior

Irineu Pedroso/Robson Schuinka (Cascavel/PR) foi a dupla vencedora na categoria Junior, com 242 pontos. 

Fernando Hostins e Andressa Aviz ficaram em segundo, com 224, seguidos por Silvano de Jesus Taborda e Juliana Jaremizck, com 214 pontos. 

"Participar do Transparaná é sempre emocionante, fazemos uma família no rali e agora, nos veremos apenas no ano que vem. Estou muito feliz com o título", comemora Irineu Pedroso, campeão da Junior.

Transparaná Troller 2014
Foram seis dias de prova, em que os participantes são divididos em quatro categorias: Master, Graduados, Junior e Adventure, com o objetivo de completar os cerca de 1.500 quilômetros com a maior regularidade possível. 

Os percursos das etapas foram totalmente desconhecidos pelas equipes até o dia de cada uma das largadas, do total de 13, sendo duas provas por etapa com pausa entre elas (neutro) e o Super Prime, realizado no último domingo (26). 

Os competidores puderam descartar o pior resultado da classificação geral do evento, menos as duas últimas provas.

Séries
Para esta última etapa, onze equipes se inscreveram na categoria Series, em que os competidores poderiam fazer as provas de Curitiba ao litoral, sem pontuar na classificação geral. Foram nove duplas inscritas na categoria Jeep e duas na Adventure.

Demais resultados e informações no site
www.transparana.com.br.

Resultado final


Master
1) 14 Alessandro Ronerto Weirich/ Jhonatan Ardigo, Troller T4, Curitiba/PR e Apucarana/PR, 220 pontos
2) 12 Rone Branco/Enedir Jr. (Bolacha), Troller, Curitiba /PR e Chapecó/SC, 213
3) 1 Flávio Kath/Rafain Walendowsky, Troller, Blumenau/SC e Brusque/SC, 209
4) 15 Victor Pudell/Roberto Luiz Spessatto, Toyota Hilux, Toledo/PR e Constantina/PR, 171
5) 11 Pedro Agrelle Mendonça Souza/Rodrigo Berno Peternelli, Troller, Juiz de Fora/MG, 150
6) 13 Ricardo Salles de Oliveira Barra/Wagner Hirt, Paljero Full, Niterói/RJ e Apucarana/PR, 118
7) 16 Carlos Augusto Moreira/André Fernando Mocelin, Troller, Campo Largo/PR, 118
8) 7 Otávio Enz Marreco/ Allan Enz , Troller T4 3.2, Apucarana/PR, 69
9) 2 Paulo Roberto de Goes/Thiago Medeiros Stapazzoli, Troller, Joinville/SC, 60
10) 4 Hamilton dos Santos Medeiros/Renan Pamplona Medeiros, Troller, Curitiba/PR e Blumenau/SC, 57




Graduados
1) 118 Rogério Gonçales/Rodrigo Borges, Troller, Apucarana/PR, 207 pontos
2) 103 André Luiz Pinto/Fábio Dutra, Troller T4, Blumenau/SC, 193
3) 114 André Pereira de Queiroz/Leandro Macedo Ferreira, Troller T4, Curitiba/PR, 173
4) 105 Paulo Henrique Vieira/Vinícius Gunha (Gallo), Pajero Full, Curitiba/PR, 170
5) 121 José Carlos da Silva,/Waldemberg dos Santos Barros, Cuiabá (MT), 157
6) 104 Aurélio Bilhalva/Tiago Poisi, Pajero, Pelotas/RS e Gravataí/RS, 113
7) 108 Waldemiro Armindo Veiga/Luís Zanotti, Pajero Full, Joinville/SC, 112
8) 117 Marcos Osires Nunes/Marcos Vinícius Nunes, Troller, Curitiba/PR, 109
9) 116 Carlos Alberto Mendonça/Érik Fernandes de Brito, Troller T4 3.2, Criciúma/SC, 90
10) 110 José Eduardo Guerra/Márcia Maria Esteves Guerra, Pajero Full, Uberlândia/MG, 77
11) 109 Marcelo Prevideli/Marcos Fernando Evangelista, Troller, Curitiba/PR, 72
12) 113 Celso Leal de Macedo/Belén Macedo, Pajero Full, Piracaia/SP, 66
13) 119 Sandro Marcelo Suptitz (Xupitz)/ Eduardo Luiz Ortolan (Lobinho), Troller, Cascavel/PR, 65
14) 106 Robson Batista/Wilson Bastista, Pajero 3500, Curitiba/PR, 59
15) 120 Sidnei Cortes/Rafael Rocha da Silva, Curitiba/PR, 37
16) 107 Mário Luiz Rocco/Daniel Rocco, Troller/T4, São Paulo/SP e Pinhais/PR, 27
17) 112 Paulinho Theóphilo Dias Filho/Paulo César Camargo, Pajero Full, São Paulo/SP, 15




Júnior
1) 201 Irineu Pedroso/Robson Schuinka, Troller T4 3.2, Cascavel/PR, 242 pontos
2) 216 Fernando Hostins/Andressa Aviz, Troller, Alto Paraná/PR, 224
3) 217 Silvano de Jesus Taborda/Juliana Jaremzck, Troller, Cascavel/PR, 214
4) 215 Wilson Rogério Boscolo/Caio Boscolo, Jimny, Toledo/PR, 153
5) 211 Hoberson Henning/Igor Quirrenbach de Carvalho, Pajero Full, Castro/PR, 122
6) 204 Rodolfo Bertoluci Villas Boas/Everaldo Bonsenhor, L200, S. J. dos Pinhais/PR e Paranaguá/PR, 116
7) 214 José Mateus Carvalho/ Vicente Munhoz Neto, L200, Cambé/PR, 112
8) 213 Paulo Roberto Dalazoana/Edivaldo Luiz Soette, Pajero, Campo Magro/PR, 103
9) 205 Sueli Terezinha Dinamarques/Thais Stadler Silva, Hilux, Curitiba/PR, 89
10) 212 Dirceu Araújo Salla/Emerson Coleti, Curitiba/PR, 87
11) 208 Maria Aparecida Aoyama Salla/Cássia Ferreira Das Chagas, Suzuki Jimni, Ivaiporã (PR) e Brasília (DF), 71
12) 207 Rene Bordignon/Margarete M. G. Bordignon, Ford Ranger, Cascavel/PR, 62
13) 209 Ketleen Andreia Zani/ Anderson César Zani, Troller T4 3.2, Curitiba/PR, 15
14) 210 Thiago Parisotto Luquini/ Michel Parisotto Luquini, Troller, Ampére/PR, 11

MAN LEVA À COOPAVEL - FEIRA ESPECIALIZADA EM EQUIPAMENTOS PARA O AGRONEGÓCIO, QUE ABRE AMANHÃ (3/2) E VAI ATÉ DIA 7 - NOVIDADES EM EXTRAPESADOS.


A MAN Latin America levará suas novidades em caminhões extrapesados ao Show Rural Coopavel, evento que acontece de 3 a 7 de fevereiro, em Cascavel (PR), promovido pela Coopavel Cooperativa, com foco em tecnologias para o agronegócio.

A empresa, que é líder de mercado na região do evento, com 20,9% de participação em 2013, terá em seu estande o novo Constellation 25.420 e o TGX 29.440, ambos excelentes produtos para o segmento.

Além desses, o Delivery 9.160, o Worker 13.190 e os Constellation 24.280, 26.280, 25.390 completam o portfólio de produtos MAN Latin America na feira.

A montadora aproveitará o evento para divulgar o programa “Meu Primeiro 420”, que garante condições especiais aos clientes que adquirirem os veículos da nova linha de extrapesados Volkswagen.

A ação incentiva os clientes formadores de opinião a comprovarem na prática as vantagens operacionais dos veículos, reforçando o comprometimento da empresa com a satisfação contínua de seus públicos estratégicos.

Lançados na última Fenatran, os cavalos mecânicos 19.420, 25.420 e 26.420 são equipados com a nova transmissão automatizada V-Tronic modelo ZF 16 AS 2230 TD, de 16 velocidades, a mesma utilizada nos caminhões MAN TGX, obtendo grande sinergia entre os produtos da empresa.

Os veículos são equipados com o novo motor Cummins ISL de 420 cavalos de potência, torque máximo de 1.850 Nm, dotados de tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva) e em conformidade com o Proconve P-7 no Brasil, equivalente ao Euro 5.

Os novos modelos Constellation Tractor foram desenvolvidos para atender à demanda do transporte de cargas em aplicações rodoviárias de até 63 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC).

Já o TGX 29.440, outro destaque na feira, é destinado ao transporte rodoviário de médias e longas distâncias, o veículo é indicado para o transporte de cargas de médias e altas densidades com PBTC de 57 a 74 toneladas.

Equipado com eixos traseiros sem redução nos cubos da roda e com capacidade máxima de tração de 80 toneladas. O caminhão é perfeito para as aplicações que utilizam Combinação Veicular de Carga (CVC) como composições tipo bitrem, bitrenzão, rodotrem e tritrem.

CERAPIÓ 2014 CHEGA AO FIM E A CAN-AM VENCE NA CHEGADA A BARREIRINHAS NA CATEGORIA DE GRADUADOS NAS UTV'S

Lucas Barroso e o navegador Anibal Feijó são campeões da categoria Graduados no Rally Cerapió 2014. Fotos: Angelo Savastano/Terrabella Racing.
Barreirinhas (MA) – A Can-Am mostrou superioridade entre os UTVs do Rally Cerapió, que confirmou os vencedores da 27ª edição na noite deste sábado, na festa de premiação em Barreirinhas (MA). 

Lucas Barroso e Anibal Feijó foram os campeões da prova de regularidade na categoria Graduados, seguidos por Rômulo Valentim/Ricardo Valentim, sendo que as duplas aceleraram a bordo do Can-Am Maverick. 

Vale destacar ainda a vitória de Roger Rodrigues/Gabriel Agnol na classe Novatos com o Can-Am Commander. 



O Rally Cerapió, que nos anos ímpares é chamado de Piocerá, teve quatro dias de disputas, com início na última terça-feira em Fortaleza (CE). 

Foram 930 quilômetros de desafios e muita navegação por terrenos variados, sendo que o último dia de prova, na sexta-feira (dia 31), teve como palco as areias dos famosos Lençóis Maranhenses. 

Lucas Barroso estreou da melhor forma possível na tradicional prova, que abre o calendário off-road nacional, depois de ser campeão potiguar de Rally Baja. 

No Cerapió, Lucas Barroso e Anibal Feijó somaram 176 pontos, oito a mais que Rômulo e Ricardo Valentim. “Foi uma prova bem atípica, pois em alguns momentos parecia competição de velocidade, já que as médias estavam bem altas. Também teve muita navegação, com laços e o ‘pé embaixo’ em muitos trechos do percurso”, relatou Barroso. 

Os próximos desafios do piloto são as provas regionais de velocidade e o Rally RN 1500, no Rio Grande do Norte. 









A ORIENTAÇÃO NA DIREÇÃO DE VEÍCULOS USANDO O GPS, SEM DÚVIDA, AJUDOU MUITO OS MOTORISTAS A ENCONTRAR DESTINOS POR ELES DESCONHECIDOS, SEM O USO DO FAMOSO DITADO DE "QUEM TEM BOCA VAI A ROMA", MAS, OS GPS PRECISAM SER APERFEIÇOADOS E ESTAREM ATUALIZADOS PARA EVITAR, COMO JÁ ACONTECEU VÁRIAS VEZES, COM RESULTADOS FATÍDICOS, UM GPS LEVAR O MOTORISTA PARA O CORAÇÃO DE UMA FAVELA. FERNANDO CALMON FALA DAS VANTAGENS DESSE APARELHO.



NAVEGAÇÃO INTELIGENTE


Por Fernando Calmon


Navegadores GPS protagonizaram uma revolução no modo como os motoristas e seus veículos passaram a circular por ruas e estradas. 


Em passado não muito distante mapas impressos e guias em formato de livro de difícil consulta eram os únicos recursos disponíveis para chegar a um destino desconhecido. 

Fácil se perder, mesmo que o carona ajudasse a interpretar as melhores rotas. E se errasse o rumo, sobrava o consolo de apelar ao famoso lema dos desorientados: “Quem tem boca vai a Roma”. 

Só restava parar mesmo e confiar nas orientações dos passantes dispostos a ajudar.

Os primeiros PND (sigla, em inglês, para dispositivo pessoal de navegação), com suas instruções por voz e mapas móveis nas telas, deixavam as pessoas embasbacadas com a força da tecnologia. 

As telas, no início, eram pequenas (três pol.) e as rotas não tão precisas e nem muito abrangentes. 

Mas aperfeiçoamentos chegaram rapidamente ao incluir novas cidades, estradas, pontos de interesse, roteiros de maior precisão e atualizados com frequência.


Não tardou a chegada do conceito de rotas eficientes. Por meio de estatísticas o caminho pôde ser reorientado em função de históricos de trechos congestionados e de determinados dias da semana. 

O passo seguinte foi o surgimento dos mapas colaborativos, quando os próprios usuários inseriam informações on line, ainda antes da difusão dos telefones inteligentes. 
A mais recente evolução chegou agora por meio da empresa holandesa TomTom e o seu inovador sistema Traffic. 

Brasil é o 33º país a integrar uma grande rede mundial de informações entrelaçadas em tempo real. 

São centenas de milhões de dispositivos GPS de frotistas particulares e oficiais, além de usuários individuais, interligados via rede de dados móveis GSM com outras fontes, desde informações de acidentes e obras reportados por agentes de trânsito e jornalistas até sensores de solo responsáveis pelo controle de semáforos.


Estima-se que 100 milhões de pessoas no mundo deem sua contribuição diária de forma automática. Basta estar dirigindo. 

A partir disso é possível saber, pela velocidade média dos deslocamentos, os pontos exatos de lentidão e informar rotas alternativas, mesmo que aparentemente não sejam as naturais. 

Esse sistema integrado reduz o tempo médio de viagens em até 13% e, no caso de áreas congestionadas, até 30%. 

Portanto, um percurso que normalmente levaria uma hora diminuiria para cerca de 40 minutos.

Em cidades conurbadas, se apenas 10% dos motoristas usassem tal recurso o tempo de deslocamento poderia cair até 15% para usuários do sistema e 5% para os demais como beneficiários indiretos. 

Dessa maneira, o uso racional representaria alívio em investimentos públicos para ampliação da malha viária, sem contar a diminuição da poluição e a melhoria da qualidade de vida dos centros urbanos. 

Aplicativos para telefones celulares inteligentes, como o Waze, já conquistaram muitos fãs no mundo. 

Ajudam a traçar rotas alternativas, embora dependam de adesão espontânea e não livrem do atraso quem já está no congestionamento. 

Um recurso complexo e eficiente, como o Traffic, terá custo maior. O navegador com tela de seis pol. custará por volta de R$ 900, fora impostos.

MODALIDADE DE COMPRA DE VEÍCULOS EM DIVERSOS PAÍSES, OS CONSÓRCIOS NO BRASIL, DEPOIS DE SER MUITO UTILIZADO NO PAÍS NO FINAL NAS DÉCADAS DE 80 E 90, SÃO UMA ALTERNATIVA PRATICAMENTE SEM USO. PARA QUEM POSSUI UM CARRO E PRETENDA PLANEJAR A COMPRA DE OUTRO A LONGO PRAZO PODE ADQUIRIR O CONSÓRCIO. A FIAT OFERECE O NOVO UNO DESSA FORMA.

PERSONALIZAÇÃO

Com tantas opções de cores, kits e tecidos para revestir os bancos, você pode personalizar o seu Novo Uno por dentro e por fora em cada detalhe. Para isso você tem também uma série de opcionais e acessórios que vão deixar o seu Novo Uno ao seu gosto.
DESIGN

Linhas retas e arrojadas com quinas arredondadas. Os designers da Fiat criaram o conceito de “Round Square” – ou quadrado arredondado – para guiar o desenvolvimento do Novo Uno. E é esse design moderno, amigável e ao mesmo tempo sólido que faz do Novo Uno um carro tão querido pelos brasileiros.
DESEMPENHO E SEGURANÇA

O motor Fire 1.0 EVO se destaca por ser altamente econômico. Ele produz potência máxima de 75 cavalos e torque de 9,9 kgfm a 3.850 rpm. Para garantir o máximo de segurança, todas as versões do Novo Uno vêm com HSD (High Safety Drive) de série. O HSD écomposto por air bag duplo frontal e freios ABS com EBD, que otimiza a força de frenagem entre as rodas.

O consórcio é a união de pessoas físicas e jurídicas com a finalidade de formar poupança destinada a aquisição de bens. É um mecanismo de concessão de crédito isento de juros. Mensalmente, o dinheiro é retirado da conta para compor um ou mais bens. A pessoa pode ser contemplada por lance (oferecer maior percentual em relação ao valor do bem) ou sorteio. No consórcio não há taxa de adesão. Há o lance diluído, que permite a diminuição do valor da parcela. Pode-se liquidar ou antecipar parcelas a qualquer momento.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

TROLLER LANÇA O T4 COM NOVOS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE E MAIOR VERSATILIDADE OFF-ROAD. CUSTA R$ 94.900,00. TRAZ NOVOS DISPOSITIVOS TRASEIROS PARA RESGATE E LIVRAR-SE DE ATOLEIROS.


A Troller traz o modelo T4, utilitário destinado ao segmento off-road, com novos equipamentos que aumentam a versatilidade para enfrentar qualquer tipo de trilha. 

O Troller T4 ano-modelo 2014 já está disponível na rede de distribuidores da marca por R$ 94.900, com frete incluso, e tem como novidades um conjunto formado por para-choques ainda mais robustos e novo dispositivo traseiro (manilha) utilizado para resgates e saída de atoleiros pesados.


Antes oferecidos como opcionais, os novos itens foram adicionados a outros aprimoramentos feitos no Troller T4, como o motor 3.2 diesel MWM International, com turbina de geometria variável e 165 cv, além de peito de aço e snorkel, respirador que amplia a capacidade de rodagem na água. 

O T4 é um dos mais completos da categoria e conta também com direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, rodas de alumínio e santantônio revestido com material espumado como itens de série, que aumentam a conveniência de uso na cidade.

“O T4 2014 foi desenvolvido para aqueles que buscam um carro completo em todos os aspectos. O novo modelo está mais equipado e é ideal para aqueles que desejam se aventurar em trilhas off-road mais pesadas”, diz Wilson Vasconcellos Filho, gerente de Vendas, Marketing e Serviços da Troller.


Legítimo off-road
O Troller T4 se consagrou ao longo dos anos como o veículo preferido pelos adeptos do off-road no Brasil. 


Vencedor de diversas competições, ele tem um design clássico, de concepção robusta, funcional e versátil. Possui capota removível que aumenta a sensação de liberdade nas atividades junto à natureza.

A carroceria é feita em material derivado de fibra, chamado compósito, de fácil manutenção, que não amassa nem enferruja. 


O chassi de perfil retangular possui alta rigidez torcional e longarinas fechadas, que evitam a penetração de umidade e a corrosão interna. Os para-choques de aço oferecem robustez nas trilhas.

Outras características que garantem sua capacidade para enfrentar todo tipo de terreno são a tração 4x4 com reduzida e o diferencial traseiro com sistema Trac-Lok, que compensa as variações do piso para manter a tração nas rodas. 


O freio a disco nas quatro rodas, equipado com válvula sensível à carga na traseira, segura o veículo com eficiência em diferentes condições, vazio ou carregado.

Os pneus Wrangler Adventure modelo LT 255/75 R15 da Goodyear, desenvolvidos para uso 50% em estrada e 50% fora de estrada, oferecem a versatilidade da aplicação todo terreno.



À SEMELHANÇA DO QUE ACONTECEU COM DIVERSOS OUTROS DE SEUS MODELOS A FIAT BENEFICIOU O IDEA COM UMA SÉRIE ESPECIAL DENOMINADA SUBLIME QUE OFERECE A SEUS CLIENTES MAIS REQUINTE E LUXO.


Série Especial Sublime do Fiat Idea chega ao mercado: sofisticação e exclusividade ao modelo


Acaba de chegar ao mercado a nova Série Especial Sublime do Fiat Idea que oferece ao modelo muito mais requinte e sofisticação, com acabamento de alto padrão, materiais que agregam exclusividade e que enriquecem o design tanto externo quanto interno. 


Ela vem da versão Essence 1.6 16V (câmbio manual ou Dualogic Plus), e está disponível somente nas cores Branco Kalahari e Preto Vulcano, ampliando o conceito de exclusividade.


Externamente, o Idea Série Especial Sublime pode ser identificado pela cor, pela sigla da Série Especial, que estará também na soleira das portas, pelos frisos cromados, adesivo preto fosco nas colunas, farol com máscara negra, faróis de neblina e pelas rodas exclusivas de liga leve com aro de 16 polegadas.


Internamente, recebeu bancos forrados em couro marrom, painéis de portas revestidos em couro e tecido, painel bicolor com Insert Molding na parte central, volante em couro com comandos de rádio, apoia-braço dianteiro em couro marrom, sobre tapete em carpete, vidros elétricos traseiros e rádio CD MP3 Connect com entrada USB e viva-voz Bluetooth.


A nova Série Especial Sublime chega ao mercado com um excelente contra valor, proporcionando ao consumidor um ótimo custo-benefício. Veja os preços abaixo:


Fiat Idea Série Especial Sublime – R$ 52.150
Fiat Idea Série Especial Sublime Dualogic – R$ 54.620.



BMW CONTINUA SUA EXPANSÃO NO PAÍS E SEU FORTALECIMENTO NO NORDESTE, ONDE CABA DE INAUGURAR EM FORTALEZA UMA NOVA CONCESSIONÁRIA QUE VENDERÁ TODOS OS PRODUTOS DA MARCA E ATENDERÁ OS CLIENTES NO PÓS-VENDA.


O BMW Group Brasil consolidou sua atuação na região Nordeste com a inauguração de um novo representante em Fortaleza. 

A Welle Motors, pertencente ao tradicional Grupo ADT SA, assumiu na quinta-feira, 30 de janeiro de 2014, a direção da concessionária local. Com o conceito Group Dealer, a loja representa as marcas do segmento premium BMW, BMW Motorrad e MINI, seguindo o alto padrão de qualidade do BMW Group.


A Welle Motors conta com uma estrutura que abrange showroom, serviços de pós-venda e boutique com produtos lifestyle das três marcas e está sob o comando do superintendente João França Junior. 

Fundado em 1932 e presidido atualmente por Francisco Tude de Melo, o Grupo ADT SA completa 82 anos de atividade, sendo 31 anos de atuação no segmento automotivo. 


Atualmente, a empresa conta com 5.000 funcionários e está presente nos 9 estados do Nordeste, além do Tocantins, somando 20 concessionárias das mais importantes marcas do país.


“Representamos o BMW Group por ser uma das principais empresas do mundo no segmento premium, tanto em relação à qualidade e design quanto ao desempenho dos produtos. A expectativa é muito grande, pois no Estado do Ceará os consumidores são apaixonados por carros, especialmente de luxo. Estamos entrando com muita força e dedicação nesta operação, com um estoque completo de produtos, atendimento totalmente personalizado e pós-venda altamente treinado e equipado para atender a esse público diferenciado”, afirma Bruno Tude de Melo, diretor geral de concessionárias do Grupo ADT SA.


Para o BMW Group, esse é mais um importante passo nos planos de consolidação da marca no Nordeste, que já conta com outros 5 pontos de venda na região. 


“O Nordeste brasileiro faz parte dos planos estratégicos de expansão da rede de concessionários do BMW Group e estamos muito satisfeitos com mais essa parceria. Com a Welle Motors, reforçamos o compromisso com o mercado nacional e o respeito com nossos clientes”, comenta Martin Fritsches, diretor de vendas da BMW do Brasil.

A Welle Motors está localizada na Avenida Santos Dumont, 8.001, em Fortaleza (CE).


sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O RALLY TRANSPARANÁ TROLLER CHEGA AO FIM AMANHÃ. PILOTOS SAEM DE CURITIBA PARA GUARATUBA PARA A PROVA FINAL NESTE SÁBADO.



Penúltimo dia de provas. Está chegando ao fim o Transparaná Troller 2014. Os competidores partiram, na manhã desta sexta-feira (31), em Ponta Grossa (PR) e chegaram em Curitiba (PR). 

No caminho, encontraram solo rochoso, muitas pedras, areia, piso seco, lagos e belas cachoeiras, com percurso passando próximo ao Parque Estadual de Vila Velha.

A previsão para a chegada, neste sábado (31) em Guaratuba, é, às 14h, no Morro do Cristo, na Av. Atlântica. 


A festa de premiação dos campeões da 20ª edição do Transparaná será em um lounge montado no mesmo local. Pilotos e navegadores partirão do posto Cupim 2 (Rodovia BR 376 , Km 640, sentido Joinville - Curitiba/PR). 

Serão 199 km navegáveis e 90 km de deslocamento, o que resultará em aproximadamente 4h37 de percurso total.

Master
Na etapa desta sexta-feira, a dupla Flávio Kath/Rafain Walendowsky foi a mais rápida, seguida por Pedro Agrelle Mendonça Souza/Rodrigo Berno Peternelli e
Alessandro Ronerto Weirich/ Jhonatan Ardigo.

Graduados
Já na categoria Graduados, André Pereira de Queiroz e Leandro Macedo Ferreira foram os primeiros. Paulo Henrique Vieir e Vinícius Gunha ficaram com a segunda colocação, seguidos por Rogério Gonçale e Rodrigo Borges.


"Nada está decidido, fizemos nesta quinta duas etapas boas, não tivemos nenhum tipo de problema e amanhã iremos atrás de mais um bom resultado", afirma André Queiroz, vencedor da quinta etapa na Graduados ao lado de Leandro Ferreira.

Júnior
Irineu Pedroso/Robson Schuinka foi a dupla vencedora na categoria Junior. Silvano de Jesus Taborda e Juliana Jaremizck chegaram em segundo e Fernando Hostins e Andressa Aviz em terceiro.

"A prova foi bem complicada, muito técnica e rápida. Para nós, que somos novatos, está bem puxado. Perdemos a liderança hoje, mas a diferença está bem justa e queremos vencer", diz Fernando Hostins.

Chegada a Curitiba foi no Ta Bar

Disputa Campeonato
Nada está decidido, todas as categorias ainda estão indefinidas. A disputa será decidida somente amanhã, entre Curitiba e Guaratuba, e as duas provas da última etapa não podem ser descartadas, assim como o Super Prime.

Na Master a decisão ficará entre Rone Branco (Curitiba/PR) e Enerdir Jr (Chapecó/PR), que somam 179 pontos, após 11 provas e os seis dias de disputas contando com o Super Prime - prova indoor com dois quilômetros de percurso - que aconteceu no último domingo (27) e decidiu o grid de largada em Foz do Iguaçu. 

Na sequência está Alessandro Weirich (Curitiba/PR) e Jhonatan Ardigo (Apucarana/PR), 175 pontos e, Flávio Kath e Rafain Walendowsky (Blumenau/SC), 164 pontos.

"Acabei errando na trilha, saí da pista e encalhamos. A segunda etapa consegui fazer, mas para a disputa de amanhã teremos que ir atrás dos pontos que não marcamos hoje. Está tudo em aberto", analisa o piloto Rone Branco.

Pela Graduados, a disputa do título está entre a dupla de Apucarana, Rogério Gonçales e Rodrigo Lopes, 176 pontos e os curitibanos André Pereira de Queiroz e Leandro Macedo Ferreira, 174 pontos.

O acumulado está também embolado entre os três primeiros da categoria Júnior - os cascavelenses Irineu Pedroso e Robson Schuinka com 197 pontos, seguidos de Fernando Hostins e Andressa de Aviz (Alto Paraná), 186 pontos e Silvano de Jesus Taborda e Juliana Jaremzick (Cascavel), 177 pontos.

Resultado da quinta etapa


Master
1) 1 Flávio Kath/Rafain Walendowsky, Troller, Blumenau/SC e Brusque/SC, 45 pontos
2) 11 Pedro Agrelle Mendonça Souza/Rodrigo Berno Peternelli, Troller, Juiz de Fora/MG, 38
3) 14 Alessandro Ronerto Weirich/ Jhonatan Ardigo, Troller T4, Curitiba/PR e Apucarana/PR, 34
4) 12 Rone Branco/Enedir Jr. (Bolacha), Troller, Curitiba /PR e Chapecó/SC, 31
5) 15 Victor Pudell/Roberto Luiz Spessatto, Toyota Hilux, Toledo/PR e Constantina/PR, 30
6) 16 Carlos Augusto Moreira/André Fernando Mocelin, Troller, Campo Largo/PR, 24
7) 13 Ricardo Salles de Oliveira Barra/Wagner Hirt, Paljero Full, Niterói/RJ e Apucarana/PR, 18


Graduados
1) 114 André Pereira de Queiroz/Leandro Macedo Ferreira, Troller T4, Curitiba/PR, 40
2) 105 Paulo Henrique Vieir/Vinícius Gunha (Gallo), Pajero Full, Curitiba/PR, 38
3) 118 Rogério Gonçales/Rodrigo Borges, Troller, Apucarana/PR, 34
4) 103 André Luiz Pinto/Fábio Dutra, Troller T4, Blumenau/SC, 34
5) 121 José Carlos da Silva,/Waldemberg dos Santos Barros, Cuiabá (MT), 30
6) 104 Aurélio Bilhalva/Tiago Poisi, Pajero, Pelotas/RS e Gravataí/RS, 22
7) 110 José Eduardo Guerra/Márcia Maria Esteves Guerra, Pajero Full, Uberlândia/MG, 22
8) 117 Marcos Osires Nunes/Marcos Vinícius Nunes, Troller, Curitiba/PR, 13
9) 108 Waldemiro Armindo Veiga/Luís Zanotti, Pajero Full, Joinville/SC, 13
10) 120 Sidnei Cortes/Rafael Rocha da Silva, Curitiba/PR, 10
11) 106 Robson Batista/Wilson Bastista, Pajero 3500, Curitiba/PR, 10
12) 116 Carlos Alberto Mendonça/Érik Fernandes de Brito, Troller T4 3.2, Criciúma/SC, 7
13) 109 Marcelo Prevideli/Marcos Fernando Evangelista, Troller, Curitiba/PR, 6
14) 107 Mario Luiz Rocco/Daniel Ribeiro da Luz Rocco, Troller/T4, São Paulo/SP e Pinhais/PR, 6
15) 119 Sandro Marcelo Suptitz (Xupitz)/ Eduardo Luiz Ortolan (Lobinho), Troller, Cascavel/PR, 1


Júnior
1) 201 Irineu Pedroso/Robson Schuinka, Troller T4 3.2, Cascavel/PR, 50 pontos
2) 217 Silvano de Jesus Taborda/Juliana Jaremzck, Troller, Cascavel/PR, 40
3) 216 Fernando Hostins/Andressa Aviz, Troller, Alto Paraná/PR, 34
4) 215 Wilson Rogério Boscolo/Caio Boscolo, Jimny, Toledo/PR, 23
5) 204 Rodolfo Bertoluci Villas Boas/Everaldo Bonsenhor, L200, S. J. dos Pinhais/PR e Paranaguá/PR, 20
6) Rafael Pinto/Anderson Zani, Troller, Curitiba/PR, 20
7) 205 Sueli Terezinha Dinamarques/Thais Stadler Silva, Hilux, Curitiba/PR, 19
8) 213 Paulo Roberto Dalazoana/Edivaldo Luiz Soette, Pajero, Campo Magro/PR, 19
9) Maurício Barkema/Igor Quirrenbach de Carvalho, Castro/PR, 15
10) 212 Dirceu Araújo Salla/Emerson Coleti, Curitiba/PR, 14
11) 214 José Mateus Carvalho/ Vicente Munhoz Neto, L200, Cambé/PR, 14
12) 208 Maria Aparecida Aoyama Salla/Cássia Ferreira Das Chagas, Suzuki Jimni, Ivaiporã (PR) e Brasília (DF), 11
13) 207 Rene Bordignon/Margarete M. G. Bordignon, Ford Ranger, Cascavel/PR, 4

Programação do Transparaná Troller 2014

Etapa 6 - 1 de fevereiro, sábado
Curitiba a Guaratuba (PR)
9h - Largada
Local: Posto o Cupim 2 Rod. BR 376 , Km 640, sentido Joinville - Curitiba/PR
14h - Chegada, cerimônia de premiação e encerramento
Local: Beira Mar, Morro Cristo - Av. Atlântica - Guaratuba/PR

GUILHERME CASCAES VENCE PELA TERCEIRA VEZ NAS MOTOS NO RALLY CERAPIÓ


Barreirinhas (MA) – Guilherme Cascaes, do Team Rinaldi, teve o melhor início de ano possível entre as motocicletas do enduro de regularidade. 

O catarinense conquistou o terceiro título consecutivo do Rally Cerapió, de acordo com os resultados extra-oficiais da 27ª edição do evento, que nos anos ímpares é chamado Piocerá. 

A disputa teve fim nesta sexta-feira em Barreirinhas (MA) após 930 quilômetros de desafios. A largada foi na última terça-feira em Fortaleza (CE).

Os dois primeiros dias do Cerapió 2014 foram válidos como abertura do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade. 

De quebra, o bicampeão nacional Cascaes saiu na frente na briga pelo título da Master, somando 84 pontos. 


Outro representante do Team Rinaldi, o atual campeão brasileiro Emerson Loth “Bombadinho” está em quinto na tabela, com 64. Ele aguarda a sua classificação geral no Cerapió. 

Cascaes fez um resumo do que enfrentou nos quatro dias de prova. “Consegui andar concentrado o tempo todo e foi a edição mais técnica que eu participei. Teve trilha para todos os gostos: pedra, areia, cavas, médias altas, médias baixas, navegação com laços, enfim, de tudo um pouco”, explicou o piloto. 

“Estou muito feliz com o resultado, começar o ano vencendo dá sempre uma motivação a mais”, continuou. 

Os pneus Rinaldi também foram importantes na conquista. “Usei HE40 na dianteira e SR39 na traseira, o par se comportou perfeitamente bem em todos os tipos de terreno”, analisou Cascaes. Bombadinho, que fez sua estreia pelo Team Rinaldi, concordou. “O desempenho dos pneus foi um show, me passou bastante confiança.”

O piloto nasceu em Nova Friburgo (RJ) mas mora em Curitiba (PR), e está ciente de que o Brasileiro está apenas começando. “Tive alguns problemas nos primeiros dias do Cerapió e, de uma forma geral, levou vantagem quem teve mais paciência nas estradas. Vou me concentrar para as próximas etapas do Brasileiro. Assim como no ano passado, estou em busca de uma boa recuperação”, concluiu Bombadinho. 

As próximas etapas do Brasileiro de Enduro de Regularidade estão marcadas para os dias 22 e 23 de fevereiro no Rio Grande do Sul.

FIAT E PETROBRAS ACERTAM ACORDO DE TROCA DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS VISANDO A REALIZAÇÃO DE PESQUISAS PARA OBTER VEÍCULOS MAIS EFICIENTES E MENOS POLUIDORES


A Fiat Automóveis e a Petrobras assinaram nesta sexta-feira (31/01), no Rio de Janeiro, memorando de entendimento para a colaboração em projetos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores nas áreas de combustíveis e motores. 

As equipes das duas empresas irão trocar informações técnicas e realizar estudos conjuntos de viabilidade técnico-econômica, com o foco em veículos mais eficientes e com menor emissão de poluentes.

"Nesta primeira etapa, iremos identificar objetos de interesse conjunto para a realização de projetos de P&D. A Petrobras acumula grande experiência no desenvolvimento de novas tecnologias em combustíveis e, com certeza, tem muito a contribuir com os estudos para as inovações na fonte energética dos motores", afirmou o diretor de Engenharia Powertrain para a América Latina, Paolo Ferrero.

"Trabalhar em parceria com os fabricantes de veículos é fundamental para que possamos garantir o melhor desempenho dos nossos combustíveis nos motores, com crescente eficiência econômica e ambiental", disse Oscar Chamberlain, gerente geral de Pesquisa & Desenvolvimento em Abastecimento e Biocombustíveis, do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes).

O documento tem validade de cinco anos, podendo ser renovado por mais cinco. O acordo conta com uma cláusula de sigilo, garantindo segurança no compartilhamento de informações confidenciais entre as duas empresas. 

Neste período, as empresas irão, após identificar oportunidades de cooperação com interesse mútuo, realizar projetos de pesquisas em conjunto.

Vanguarda
Desde sua chegada no Brasil, a Fiat investe continuamente em pesquisas na busca de veículos de baixo consumo e motores cada vez mais eficientes. 

Em 1976, o recém-laçado Fiat 147 percorreu os 14 km da ponte Rio-Niterói com apenas 1 litro de gasolina. 

O evento apresentou as tecnologias da época que resultavam em baixo consumo, como motor transversal, baixa cilindrada e pneus radiais. 

Hoje, 14 km/litro podem parecer pouco, mas os concorrentes não conseguiam mais do que 10 a 12 km/litro.

Em 1979, a Fiat colocou em produção o primeiro carro a álcool do mundo. As inovações continuaram com o Uno (1984), dono de uma das carrocerias com melhor coeficiente aerodinâmico (Cx), e os motores 1.0 do Uno Mille (1990). 

Em 1994, a Fiat inaugurou a era do downsizing com o Uno Turbo i.e., mais potência com menor consumo. 

A chegada da família FIRE de motores, em 2000, confirmou a tendência de propulsores menores e mais eficientes, voltados para a melhora no consumo.

Mais uma vez, a Fiat inovou com o lançamento do Siena Tetrafuel (2006), primeiro carro do mundo capaz de queimar até quatro combustíveis. 

O Uno Economy, com modificações específicas em suspensões e aerodinâmica para atender um melhor consumo; o Punto T-Jet, com as vantagens do downsizing; e o Novo Uno Economy, com desempenho de 1.4 com consumo de 1.0, também foram lançamentos com inovações no campo da eficiência energética. 

Dando sequência à história de pioneirismo, a Fiat assinou, em 2013, parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para desenvolver um motor conceito a etanol.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.