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sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

VOCÊ SABIA... QUE A FIAT TINHA UMA PISTA DE TESTES NO TELHADO DE SUA FÁBRICA DE LINGOTTO QUE PERMANECE INTACTA ATÉ HOJE E É USADA PARA REUNIÕES DE EMPRESAS E DE CLUBES DE AUTOMÓVEIS E É UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA? LINGOTTO PRODUZIU ATÉ OS ANOS DE 1970 GRANDE PARTE DOS CARROS FIAT E FECHOU COM O FIM DA FABRICAÇÃO DO LANCIA DELTA.


A incrível
                                                  fábrica da Fiat que
                                                  tinha uma pista de
                                                  testes no telhado

Toda vez que ouço ou leio a expressão “curva parabólica”, logo me vem à mente o antigo traçado de Monza e sua famosa curva inclinada.

Mas há alguns anos descobri que esta não é a única parabólica famosa da Itália. 

Na mesma época em que o autodromo nazionale foi inaugurado, a Fiat estava construindo sua fábrica de Lingotto.

Essa nova fábrica trazia duas novidades: uma linha de produção ascendente e uma pista de testes no telhado do prédio! Sim: uma pista de testes no telhado.

Quando a Primeira Guerra Mundial finalmente acabou, a Fiat retomou a fabricação de automóveis, detendo 80% do mercado interno.

Fora uma breve revolta comunista entre os funcionários no ano de 1921, tudo seguia muito bem e a empresa estava pronta para voltar a crescer.

Assim, a Fiat encomendou ao engenheiro Giacomo Mattè-Trucco o projeto de uma nova fábrica que se tornaria o símbolo da indústria italiana e a maior fábrica de automóveis do mundo.

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A obra ficou pronta em em 1923 e tinha cinco andares e uma pista de testes simples em seu teto, com duas curvas parabólicas e que ocupava um espaço de 494 metros de comprimento por 85 de largura.

As curvas da pista foram construídas com uma complexa série de estruturas de concreto, uma técnica que não havia sido utilizada anteriormente, muito menos em uma pista no sexto andar de um prédio.

Diferentemente do que você deve estar pensando, a pista não foi feita por acaso ou por mera extravagância italiana.

Ela era, na verdade, a última etapa do processo de fabricação dos carros.

Como a fábrica de Lingotto tinha uma linha de produção em espiral ascendente, em cada andar era feita uma etapa da fabricação, fazendo com que o carro subisse aos poucos pelo prédio.

O punhado de peças e componentes no andar inferior chegava ao topo do prédio como um automóvel completo, pronto para ganhar o mundo.

2010-12-20_lingotto_3-1


Quando um Fiat terminava seu percurso fabril pelos 1.500.000 m² de Lingotto, ele saia do prédio por uma rampa de acesso ao teto.

Cada carro percorria então a pista para garantir que o pessoal nos pisos inferiores havia feito seu trabalho corretamente.

Assim que aprovado, o carro descia direto para o térreo por uma das duas rampas espirais que saem da pista.

A pista de testes se tornou tão famosa quanto a fábrica abaixo dela. Ela até apareceu no filme Um Golpe à Italiana (The Italian Job – 1969).

Durante a famosa cena de fuga, os três Mini Cooper usados pelos ladrões ficam lado a lado em uma das parabólicas, com o policial em sua cola.

Se você tem um Fiat italiano produzido entre 1923 e a década de 1970 é provável que ele tenha percorrido seus primeiros quilômetros no último andar de Lingotto.

A fábrica foi responsável por boa parte da produção da Fiat desde sua inauguração até a década de 1970, quando suas linhas de produção já estavam defasadas em relação às novas técnicas de fabricação.

A fábrica fechou oficialmente em 1982, quando um Lancia Delta deixou a linha de produção.

Alguns anos depois do fechamento da fábrica, o prédio foi reformado para ser um gigantesco espaço comercial.

Seus andares são ocupados agora por um shopping center, um teatro, um centro de convenções e um hotel.

Lingotto-curva

Quanto à pista no teto, ela permanece intacta, e é utilizada principalmente como local para reunião de empresas, clubes de automóveis, além de atração turística — você pode alugar um carro e subir os seis andares e dar uma volta pelas retas da pista. 

Mesmo assim, é bom saber que tanto a pista quanto o prédio de Lingotto foram preservados e bem cuidados do jeito que um lugar tão importante e incrível merece.

(Fotos: Flickr/Jon & Mell Kots, New York Times, Google Earth.)

NAJA BATERIAS TEM NOVOS REPRESENTANTES NAS REGIÕES SUL, NORDESTE E SUDESTE


Para atender a demanda por peças de uma frota estimada em mais de 20 milhões de motocicletas em todo o País, a Naja, fabricante de baterias para reposição, abre novas representações nas regiões Sul, Nordeste e Sudeste. 

O objetivo é a expansão da marca para novos mercados. São 16 novos canais de distribuição entre atacadistas, distribuidores e revendedores que levarão a marca Naja para mais perto do consumidor.

Com a queda nas vendas de motos novas, e mudança no quadro do varejo devido a maior seletividade das instituições financeiras na liberação de crédito ao consumidor, a procura e necessidade de manutenção pelos proprietários das motos que já estão no mercado aumentou e o setor de motopeças foi aquecido.

Segundo dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) em 2013 chegaram às ruas, mensalmente, 125 mil novas motocicletas . 

Com aproximadamente 45 dias transcorridos, em 2014, a produção de motocicletas cresceu 14,2% no comparativo com o mesmo período do ano passado, mais de 145 mil novas motocicletas foram fabricadas, segundo a Abraciclo. 

Não por acaso, órgãos de trânsito da cidade de São Paulo (Detran e CET) esperam atingir a marca de 1.000.000 de motocicletas emplacadas trafegando pelas ruas da cidade até o final de fevereiro 2014.

São 16 novos representantes Naja situados nas regiões sul, nordeste e sudeste: os atacadistas – Alrineide Motos, Baturité (CE), Auto Peças Araújo Mess, Ibipitanga (BA), Casa do Borracheiro, Juiz de Fora (MG), José Izidório, Conceição do Coite (BA), Oronilde Moto Peças, Crato (CE), TMP Moto Peças, Riachão do Jacuípe (BA) e Top Remold, Vila Velha (ES). Os distribuidores – Ares Motos, Tianguá (CE), Auto Moto Peças Aline, São Domingos (CE), Baterias Ômega, Machado (MG) e Ciclo Moto Peças, Itapicuru (BA). E os revendedores – Box Moto Peças, Mogi-Mirim (SP), Lobos Moto Peças, Cianorte (PR), Moto Maxi, Volta Redonda (RJ), Prime Motos, Toledo (PR) e 955 Veículos, Poços de Caldas (MG). Informações de contato e endereço dos novos representantes regionais disponíveis no site najabaterias.com.br.

Em 2013 a marca conquistou o selo de certificação do Inmetro, atestando a qualidade dos produtos, que utilizam tecnologias modernas para garantir conforto e segurança aos consumidores.

Sobre o Grupo Unicoba: Empresa brasileira fundada em 1973, atualmente Unicoba Imp. e Exp. Ltda atua em diversos setores como energia, eletrônica, informática e serviços. 


Com mais de 1.200 colaboradores, tem três unidades fabris (Manaus, Extrema e Ilhéus) e uma administrativa (São Paulo), além de dois escritórios no exterior (Seul e Hong Kong). 

O Grupo Unicoba colabora para o desenvolvimento das relações comerciais do Brasil com a Ásia, gerando negócios, transferência de tecnologia e empregos. A empresa investe no desenvolvimento contínuo de pessoal e tem uma forte política de sustentabilidade.

Marcas do Grupo:
— Alpine – Soluções multimídia e sistemas de áudio para automóveis e embarcações

— Apontador GPS – Navegadores GPS

— Hikari Hakko – Ferramentas especiais para a indústria

— Ledstar – Soluções LED e eficiência energética

— Naja – Baterias para motocicletas, bicicletas elétricas e som automotivo

— Polaroid – Câmeras fotográficas

— Unipower – Baterias industriais

VGCOM – Vanessa Gianellini Comunicação

MERCEDES-BENZ JÁ ESTÁ PRODUZINDO O NOVO CLASSE C NA FÁBRICA DE BREMEN, QUE ESTENDERÁ A OUTRAS TRÊS NA ÁFRICA DO SUL, EUA E CHINA


Bremen, Alemanha - A primeira nova Classe C acaba de sair da linha de montagem na fábrica de Bremen da Mercedes-Benz. 


O início da produção marca o começo de um novo capítulo para a marca na história de sucesso de sua linha de modelos mais vendida. 

Até hoje, a empresa já entregou a seus clientes mais de 8,5 milhões de veículos da Classe C.

A partir de 2014 a Classe C será, pela primeira vez, fabricada em quatro continentes com os mesmos padrões de qualidade da Mercedes-Benz: Bremen (Alemanha), cuja fábrica controla a produção global da Classe C; East London (África do Sul); Beijing (China) e Tuscaloosa (Estados Unidos). 

O investimento total na produção da nova Classe C para este ano chega a dois bilhões de euros.

Para o dr. Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Direção da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Automóveis, "a nova Classe C está estabelecendo novos padrões no segmento dos médios premium em vários aspectos - do design e qualidade perceptível, aos sistemas de assistência à direção e à construção com baixo peso. 
Com a mesma importância, estamos elevando os padrões também em termos de produção. Dentro de seis meses teremos iniciado a produção em quatro fábricas da Classe C em quatro continentes. Desta forma, seguimos à frente - mais um marco em nossa estratégia de crescimento Mercedes-Benz 2020."


A Daimler está investindo mais de um bilhão de euros no centro de competência para a Classe C em Bremen. 

Todos os aspectos do processo são controlados a partir de Bremen, começando pela estratégia do ferramental e o treinamento de pessoas visando a qualidade do produto. 

A empresa assim garante que os mais altos padrões de qualidade sejam atendidos em todos os locais de produção desde o começo.

Wilfried Porth, membro do Conselho de Direção da Daimler AG para Recursos Humanos e diretor de Relações Trabalhistas e da Mercedes-Benz Vans, declarou que "a intensiva interação entre as quatro fábricas da Classe C ao redor do mundo é um excelente exemplo de como especialistas de várias regiões e culturas diferentes trabalham lado a lado na Daimler com dedicação e sucesso. 

Juntamente com seus colegas de Bremen, cerca de 300 empregados de todo o mundo também passaram por treinamento intensivo para transmitir seu minucioso know-how em Tuscaloosa, East London e Beijing. 


As principais mudanças em termos de estrutura do veículo são a combinação de materiais, as tecnologias de fabricação inovadoras e as instalações de monitoramento de processos. 

O conteúdo de alumínio da estrutura da carroceria, por exemplo, é 50% maior, comparado com o do antecessor. 

A combinação de alumínio e aço no exterior do automóvel contribui significativamente para a proteção contra corrosão. 

Um centro de tecnologia para montar o teto e uma instalação de alta precisão para medir folgas estão entre as novidades na área de montagem.

A eficiência energética foi um fator importante no projeto dos processos de produção desde o planejamento. 

A quantidade de energia consumida por veículo fabricado foi reduzida em mais de 30%, em parte pela otimização da engenharia de construção e tecnologia da pintura. 


A ergonomia foi outro aspecto chave no desenvolvimento dos processos de produção. Cada passo individual do trabalho foi examinado em detalhes antecipadamente - tudo com o objetivo de otimizar as condições de trabalho para a equipe.

Segundo Uwe Werner, diretor do Conselho dos Trabalhadores da fábrica da Mercedes-Benz em Bremen, "faz 75 anos que produzimos veículos em Bremen e, há 35 anos, fazemos modelos da Mercedes-Benz. Estou muito satisfeito em poder transmitir nosso conhecimento e competência para os colegas internacionais, como parte de nosso papel como centro de competência. Nós, em Bremen, faremos tudo o que pudermos para apoiar e dividir nossa experiência, assegurando que a nova Classe C seja produzida ao redor do mundo com a qualidade Mercedes."

A Mercedes-Benz lançou o modelo 190 em 1982. Menor veículo da linha de produtos na época, ele logo foi apelidado e de "Baby-Benz". 

A designação Classe C surgiu em 1993 e a gama de modelos foi expandida desde então, com as versões estate e coupé aparecendo como novas opções. 

Lançada em 2007, a quarta geração da Classe C anunciou a chegada das linhas de equipamento ELEGANCE e AVANTGARDE. 

Até hoje, foram vendidos mais de 2,2 milhões de sedãs, peruas e cupês, apenas desta geração.


Sobre a nova Classe C da Mercedes-Benz
A nova Classe C não oferece apenas um design limpo e um conjunto de inovações técnicas, mas também uma ampla gama de equipamentos de série, juntamente com índices exemplares de emissões e consumo de combustível. 

Para oferecer os índices de segurança mais altos possíveis, a Classe C incorporou quase todos os novos sistemas "Mercedes-Benz Intelligent Drive" de assistência usados nas Classes S e E, com um conjunto de funções aperfeiçoadas. 


O ATTENTION ASSIST (assistente de atenção) vem de série, avisando ao motorista em caso de desatenção ou sonolência. 

Outro equipamento importante é o COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS, com função de assistência à frenagem adaptativa que protege contra colisões em velocidades a partir de apenas sete quilômetros por hora.


Outros sistemas de segurança, sejam novos ou significativamente aperfeiçoados, são oferecidos como opcionais. 

O DISTRONIC PLUS, com assistência à direção e Stop & Go Pilot integral, é um sistema de assistência semiautônomo que permite que os veículos sigam o fluxo do tráfego em congestionamentos de forma segura e confortável. 

O sistema de assistência à frenagem BAS PLUS agora consegue detectar o tráfego transversal e pode aumentar a força de frenagem caso necessário. 

A gama de sistemas também inclui o Active Parking Assist, que estaciona automaticamente com direção ativa e intervenção nos freios em vagas paralelas ou perpendiculares, assim como uma câmera 360 graus que mostra o veículo e seus arredores de diferentes pontos de vista, inclusive uma perspectiva perpendicular virtual.



Fábrica da Mercedes-Benz em BremenCom mais de 12.700 colaboradores, a fábrica de Bremen é a maior empregadora privada da região.

No local são produzidos atualmente oito modelos: além da Classe C sedã, estate e cupê, a Classe E coupé e cabriolet, o GLK e os roadsters SLK e SL. 

Em 2012, a fábrica produziu mais de 316.000 veículos. Como centro de competência para a nova Classe C, a fábrica da Mercedes-Benz em Bremen também controla o início e a produção da série de modelos de alto volume nas fábricas internacionais de Tuscaloosa, EUA, Beijing, na China, e East London, na África do Sul.


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

SABE-SE QUE MOTORISTA RECÉM-HABILITADO PELA BAIXA EXPERIÊNCIA NO TRÂNSITO ESTÁ SUJEITO A ACIDENTES POR FALTA DE PRÁTICA AO VOLANTE. UMA DAS FORMAS MAIS EFICAZES DE REDUZIR ESSE PROBLEMA, GRAVE, É A INSTALAÇÃO NAS AUTO-ESCOLAS DE SIMULADORES PARA QUE OS ALUNOS GANHEM HORAS DE DIREÇÃO E SE DEPAREM COM SITUAÇÕES QUE COM CERTEZA ENFRENTARÃO NAS RUAS, MAS A CÂMARA DE DEPUTADOS ACHA ISSO DISPENSÁVEL, ALEGANDO QUE AUMENTARÁ O CUSTO DE QUEM FOR TIRAR CARTEIRA, MAS ESQUECE-SE QUE EVITARÁ MUITO MAIS QUE 50% DOS ACIDENTES POR INEXPERIÊNCIA, COMO APONTA PESQUISA REALIZADA NOS ESTADOS UNIDOS. A QUEM NÃO INTERESSAM OS SIMULADORES NAS AUTO-ESCOLAS?



Alta Roda 

Nº 772 — 21/2/14

Fernando Calmon


INTERESSES EM JOGO




Segurança no trânsito pode ser abordada por vários aspectos e pelo menos três estão na ordem do dia. 

O mais estranho é essa espécie de rebelião na Câmara dos Deputados que, de repente, resolveu trazer para discussões em regime de urgência um projeto que dispensa as autoescolas de instalação obrigatória de simuladores de direção. 

A iniciativa assemelha-se à mobilização, 15 anos atrás, que extinguiu a exigência de kit de primeiros socorros em todos os veículos. 

De fato, era uma proposta mal elaborada e, pior, mal executada pela má qualidade do kit.

Não parece ser o caso dos simuladores, quando se sabe do baixo nível de eficiência dos agora chamados pomposamente de centros de formação de condutores (CFC). 

Trata-se de um equipamento útil cujo maior “pecado” é aumentar em até 20% o custo para o candidato a motorista, como se isso fosse algum impeditivo frente ao preço de qualquer veículo. 

A ideia foi do Contran que, inclusive, mostrou pesquisa nos EUA em que o uso do simulador pode reduzir em 50% os acidentes nos dois primeiros anos após a habilitação do motorista.

Esta celeuma já levou ao adiamento por seis meses da obrigatoriedade, pois, só há, por enquanto, quatro fornecedores para milhares de CFCs. 

Bom lembrar que muitos países permitem que o candidato a motorista, a partir de 16 anos, dirija acompanhado por um maior de 25 anos já habilitado. 



Dessa forma, quando o jovem atingir os 18 anos terá se sujeitado a muitas situações reais de trânsito e o aprendizado será melhor, mesmo com a obrigação de frequentar depois a autoescola oficial. 

Como isso (ainda) não é possível no Brasil, o simulador ajuda no processo de tornar o trânsito mais seguro.

Controle da frota
Outro programa útil que, afinal, começa a sair da longa preparação é o Siniav, Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos. 


Pela primeira vez se tornará possível conhecer e controlar a verdadeira frota brasileira, pois carros novos e usados terão etiquetas eletrônicas em curto prazo. 

A iniciativa vai bem além de apenas facilitar os que pagam impostos em dia. Há várias aplicações em mobilidade urbana, gestão do trânsito, integração de planejamento e informações entre os três níveis de governo, controle de veículos clonados e roubados, além de possível utilização em pedágios, estacionamentos públicos e garagens particulares.

E, finalmente, parece que dessa vez se aprovará uma lei nacional (sem risco de vetos do Executivo) de regulamentação severa dos desmanches – ou mesmo depósitos sem controle – de veículos sinistrados ou aposentados por “invalidez total”. 


É fundamental para diminuir roubos de veículos. Também ponto de partida para as essenciais ações de reciclagem – embrião de qualquer programa de renovação de frota – e o aproveitamento racional de peças usadas.

O que preocupa é certa condescendência do projeto em nível federal. Em São Paulo, vigora desde o mês passado lei estadual mais rigorosa e restritiva quanto a desvios e punições. 


Em vez de se aproveitar os esforços de quem já se aprofundou (inclusive por ter a maior frota veicular do País), trata-se de se flexibilizar as interpretações quanto a componentes ligados à segurança que não podem ser reciclados ou revendidos.
RODA VIVA

RENAULT atiça seus planos para o Brasil. Além da picape leve derivada do Duster, já confirmada, empresa admite que entrará na faixa dos subcompactos mais baratos. 


Projeto nasceu em parceria com a indiana Bajaj, mas a versão brasileira será de nível superior. Essa faixa, hoje, representa 8% do mercado e em quatro anos poderá significar 16%.

NÃO será apenas a diretoria da Toyota que sairá de São Paulo, em breve, de volta à sede histórica, em São Bernardo do Campo (SP). 


Há planos de produzir nas instalações do município vizinho o híbrido Prius. O governo deve conceder isenções para sua importação, mas induzirá a montagem do carro no Brasil em baixa escala.

VENDAS mundiais de 83,5 milhões de veículos leves e pesados bateram novo recorde no ano passado. 


Aumento de 5% abala essa história de ruas saturadas como desculpa pelos males do trânsito mal administrado. 

Ranking dos dez maiores mercados é o mesmo de 2012: China, EUA, Japão, Brasil, Alemanha, Índia, Rússia, Reino Unido, França e Canadá.

NESTA terça-feira os dois Suzuki Jimny da fábrica, que iniciaram a maratona de 100.000 quilômetros em 100 dias, atingiram 17.775 quilômetros rodados em 13 dias. 


Poucos incidentes, além de pedras nos para-brisas. Há 50 anos, um Gordini da fábrica completou 51.233 km em 21 dias, rodando sem parar (exceto para revisões) no autódromo de Interlagos.

GOVERNO chinês pretende liberar fábricas estrangeiras para atuar livremente no país. Hoje estão obrigadas a ter um sócio chinês com 50% de participação de capital. 


Decisão deve levar ao desaparecimento da maioria das marcas 100% chinesas. Sobreviveriam apenas as mais fortes, que teriam de aumentar qualidade, investir em marketing e redes de concessionárias.
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fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

A PETROBRAS VOLTA A FORNECER COMBUSTÍVEL PARA A FÓRMULA 1 NA PRÓXIMA TEMPORADA. A PRESIDENTE DA PETROBRAS, GRAÇA FOSTER E A FILHA DE FRANK WILLIAMS, CLAIRE WILLLIAMS, ASSINARAM PARCERIA, NO RIO, QUE DUROU ATÉ 1998.


A Petrobras e a equipe Williams estão novamente juntas na Fórmula 1 e ao volante de um dos seus carros estará Felipe Massa. 


A presidente Maria das Graças Silva Foster e a chefe-adjunta da equipe e diretora comercial da Williams, Claire Williams, assinaram na sede da companhia, no Rio de Janeiro, o novo contrato de parceria tecnológica. 


A Williams e a Petrobras têm uma história de colaboração tecnológica desde 1998, ano em que a equipe começou a usar o combustível da companhia. 

A parceria durou 11 anos. Entre 2009 e 2013, a Petrobras continuou ligada à categoria, através do patrocínio ao Grande Prêmio Petrobras do Brasil e da transmissão da Fórmula 1, na TV Globo.


Para o novo contrato com a Williams, a colaboração técnica continuará e as duas partes trabalharão em conjunto com a Mercedes para desenvolver novos combustíveis e lubrificantes automobilísticos para uso pela equipe a partir da temporada 2015. 

Com a entrada em vigor da nova regulamentação para motores, que exige que as equipes utilizem combustíveis mais eficientes, a experiência da Petrobras irá garantir que a Williams esteja bem posicionada para atender às demandas de maior eficiência energética na competição. 

Este ano a Williams será representada pelo brasileiro Felipe Massa e pelo finlandês Valtteri Bottas.

Para a Petrobras, além do aspecto tecnológico, a Fórmula 1 também é uma oportunidade de trazer mais visibilidade global à marca e mostrar a qualidade e tecnologia dos seus produtos. 

A logo da companhia ficará posicionada na lateral do chassi do Williams FW36 e em todo o ambiente e vestuário da equipe. 

Desde 2009 a Petrobras é patrocinadora e dá nome ao Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1.


A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, comemorou o retorno da companhia a uma equipe de Fórmula 1: “Estamos muito felizes em voltar para a principal competição automobilística do mundo. Durante os 11 anos em que a Williams esteve ao nosso lado tivemos avanços significativos no desenvolvimento de produtos, como a gasolina Podium. Participar dessa competição é um desafio enorme, pois nos obriga a estar cada vez mais preparados para os mais altos padrões de qualidade e eficiência que a categoria exige. Estamos muito empolgados para dar início a mais esse desafio”.


Frank Williams, fundador e dirigente da equipe Williams, também falou sobre o novo contrato. 

"A Petrobras e a Williams já tiveram uma parceria bem sucedida no passado, e estamos todos ansiosos para nos unir novamente em 2014. Eles são muito competentes em tecnologia e isso será importante para a equipe, visto que a nova regulamentação tornou a eficiência do combustível ainda mais importante. Eles também são uma companhia global muito ambiciosa e estamos ansiosos para trabalhar em conjunto para promover seus objetivos de marketing."

Programa Petrobras Esporte Motor
O Programa Petrobras Esporte Motor foi criado para desenvolver e testar os produtos da companhia em condições extremas com o intuito de trazer benefícios aos consumidores. 

Desde 1996 a companhia é a única fornecedora de combustíveis e lubrificantes da Fórmula Truck e desde 1999 patrocina a Seletiva de Kart Petrobras. 

A companhia também patrocina o Baja SAE, competição que estimula o surgimento de novos profissionais brasileiros na área da tecnologia automotiva, e a Fórmula SAE, já tradicional no segmento universitário, que consiste na elaboração de projeto e na construção de um veículo de competição, utilizando motores de até 610 cilindradas.

Em abril de 2012, a Petrobras se uniu à Mitsubishi Motors do Brasil e, desde então, patrocina a equipe Mitsubishi Petrobras, que disputa algumas das principais provas de rali do mundo. A Petrobras também apoia o Campeonato Moto 1000 GP, que tem como objetivos a formação, evolução e profissionalização de pilotos, bem como o desenvolvimento de lubrificantes para o segmento motos, e é a fornecedora oficial de combustível e lubrificantes da Copa Petrobras de Marcas, que traz de volta a disputa entre os modelos de fábrica de diversas montadoras.

PEUGEOT INAUGURA EM CURITIBA PRIMEIRO PONTO DE SERVIÇOS RÁPIDOS NO BRASIL. CLIENTES QUE VISITAREM A LOJA ATÉ DIA 23/2 GANHAM UM CHECK-IN GRATUITO EM SEU CARRO.


O novo conceito, dedicado à execução de serviços rápidos e que já faz sucesso na Europa, estreia no país em ponto exclusivo por meio do Grupo Le Lac, um dos representantes da Marca Peugeot no Paraná.

A Peugeot do Brasil está implantando no país pontos exclusivos Peugeot Rapide, um programa de serviços rápidos que tem por objetivo facilitar a vida dos clientes no momento da manutenção de seus veículos Peugeot. 



São várias as vantagens, e a primeira delas é a possibilidade de atendimento imediato, sem necessidade de agendamento prévio.

Outro ponto a se destacar é a agilidade: os serviços devem ser executados em até uma hora, ou seja, o cliente pode acompanhar os reparos na oficina e ter o devido serviço concluído num curto espaço de tempo, retirando o veículo no mesmo dia.

O primeiro ponto exclusivo Peugeot Rapide foi inaugurado no país pela concessionária Le Lac, na cidade de Curitiba, no Paraná. 


O local dispõe de cinco boxes de trabalho, que contam com elevadores e toda a estrutura necessária para a realização dos serviços, que vão de uma simples troca de óleo a revisões completas.

Além da praticidade, o cliente tem a tranquilidade de contar com mão de obra especializada e a segurança da utilização de peças originais Peugeot. Para completar, são oferecidos preços fechados para pacotes de serviços.

O espaço Peugeot Rapide conta, ainda, com oferta de acessórios originais Peugeot, que também podem ser instalados no local, e sala de espera climatizada. Confira a relação de serviços ofertados, com garantia de um ano:


- revisões;

- troca de óleo e filtro do motor;

- troca de pastilhas de freio;

- troca de bateria;

- troca de escapamento;

- troca de velas;

- troca de paletas do para-brisa;

- troca da correia de acessórios e tensores;

- balanceamento;

- alinhamento;

- substituição de lâmpadas;

- troca dos amortecedores traseiros;

- manutenção da climatização;

- limpeza da injeção;

- instalação de acessórios.


Para os clientes que visitarem a loja até o dia 23 de fevereiro, a Le Lac oferece um check-up gratuito de 22 itens.

SERVIÇO:
Peugeot Rapide

Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 3.285 – Parolin, Curitiba (PR).

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h / sábado, das 9h às 13h.

Contato: (41) 3082-3815.


RENAULT REINVENTA O VEÍCULO URBANO COM UM NOVO TWINGO 20 ANOS DEPOIS DO "SAPINHO" TER REVOLUCIONADO O SEGMENTO DE CARRO COMPACTOS


A partir de uma página em branco, os engenheiros e designers da Renault se inspiraram no legado deixado pelo Twingo original e o R5. 

O resultado é um novo veículo urbano, ágil, inovador e lúdico. A Renault mostrou em 14 de fevereiro os encantos do Novo Twingo, um pequeno carro colorido, com personalidade forte.


Parceria com a Daimler
Em 2008, os engenheiros e designers da Renault decidiram criar o futuro Twingo, recuperando o espírito de inovação característico do Twingo, criado em 1992. 

A tarefa era difícil, tendo em vista as grandes expectativas que estavam à altura deste modelo icônico, um dos símbolos da criatividade da marca Renault.

Objetivo: criar um pequeno veículo urbano com muito conforto, agilidade, e medidas reduzidas. 

Assim nasceu a ideia de uma arquitetura com motor traseiro. Mas os custos de desenvolvimento eram grandes.

Foi neste contexto que os caminhos da Renault e da Daimler se cruzaram. Esta última estava em meio ao processo de desenvolvimento de seus futuros Smart de 2 e 4 lugares. 

Após vários intercâmbios, as duas empresas assinaram um acordo de cooperação estratégica em 2010, oficializando o lançamento do projeto de desenvolvimento conjunto do Novo Twingo e dos futuros Smart de 2 e 4 lugares.


Motor traseiro: agilidade e conforto
Grande vantagem para um pequeno veículo urbano, a mudança do motor para a traseira deixou mais espaço para o eixo dianteiro e permitiu melhorar bastante o raio de giro. 

O Novo Twingo tem uma manobrabilidade surpreendente, podendo ziguezaguear pela cidade e ser estacionado com apenas algumas voltas do volante.

A arquitetura com motor traseiro também beneficiou o espaço interno. Com um bloco dianteiro menor e rodas localizadas em cada um dos quatro cantos, o Novo Twingo tem de uma distância entre eixos e um conforto dignos do segmento superior.

Assim, com agilidade surpreendente, conforto e nariz mais curto, o Novo Twingo remete às características marcantes do Twingo, revelado no Salão de Paris de 1992.

Dando seguimento aos carros-conceito Twin Z e Twin Run, mostrados pela primeira vez em 2013, o Novo Twingo exibe uma personalidade forte.


Personalidade cheia de cores
Assim como seu irmão mais velho, o Novo Twingo é oferecido em uma paleta de quatro cores pop, cheias de energia: azul claro, branco, amarelo e vermelho. O espírito Twingo está de volta!

Alguns elementos do design são diretamente inspirados no R5, como as saliências laterais marcadas e a inclinação do vidro traseiro, que remetem ao famoso R5 Turbo com motor traseiro, que marcou uma época.

A frente carrega a nova identidade de marca Renault, com um logo em destaque sobre fundo preto. 

O Novo Twingo exibe uma frente expressiva, com generosos faróis ornados com pisca-piscas e dois faróis redondos de rodagem diurna de LED, que associam tecnologia ao mesmo tempo em que remetem aos modelos Twingo anteriores. 

Estes elementos de design dão ao Novo Twingo um ar simpático e robusto, com uma assinatura luminosa que destaca a forte personalidade deste carro compacto.
De forma original, a ampla traseira envidraçada contribui para a modernidade da traseira do Novo Twingo. 

Os faróis traseiros estão perfeitamente integrados ao prolongamento da traseira envidraçada.


O veículo urbano proporciona ainda mais funcionalidade ao oferecer, pela primeira vez, uma carroceria com cinco portas.

A propósito, ele foi inspirado nos itens que fizeram sucesso no Novo Clio: um design fluido, graças às maçanetas traseiras dissimuladas, e a personalização, através de um conjunto de cores de carroceria e elementos de decoração externos, assim como retrovisores, proteções laterais ou ainda as faixas laterais. 

Esta seleção de cores e a personalização permitem que o Novo Twingo assuma várias personalidades: feminina ou masculina, urbana ou esportiva.

"O Novo Renault Twingo foi inspirado tanto no Twingo original como no R5. É uma interpretação moderna do carro urbano com um viés de inovação, marcado pelo estilo e a arquitetura. O Novo Twingo é um veículo urbano alegre, lúdico e cheio de energia", afirma Laurens van den Acker , diretor do Design Industrial da Renault


Coração
O coração do Novo Twingo será revelado no dia 4 de março, no Salão de Genebra. Assim como seu design externo, os designers do Novo Twingo se inspiraram no legado do veículo para propor um habitáculo alegre e colorido, engenhoso e prático para o dia-a-dia.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

AGRALE DESTACA INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL NA FESTA DA UVA 2014


Com o tema inovação, inclusão e respeito pelas pessoas e o meio ambiente, a Agrale participa da Festa da Uva 2014. 

A empresa apresenta produtos desenvolvidos de maneira pioneira que colaboram para a preservação ambiental, como o ônibus hibrido diesel-elétrico, o ônibus a gás veicular (GNV), o utilitário 4x4 Agrale Marruá com motorização 100% elétrica e tratores movidos a biodiesel e GLP, além de destacar as ações sociais na comunidade. 

Em sua 30ª edição, o evento acontece de 20 de fevereiro a 9 de março, em Caxias do Sul, RS.

Segundo Hugo Zattera, diretor-presidente da Agrale, para a empresa e seus colaboradores o exercício da responsabilidade social está diretamente ligado à sustentabilidade. 

“A valorização das pessoas e as ações voltadas à cidadania e à preservação do meio ambiente são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. O desafio é conciliar as esferas econômica, ambiental e social na geração de um cenário compatível para a continuidade das atividades da empresa e desenvolvimento da comunidade”, explica.

Preservação ambiental
A preocupação da Agrale com a sustentabilidade também poderá ser evidenciada no estande da empresa, através da utilização de materiais reciclados na sua montagem, como o OSB que são painéis desenvolvidos a partir de resíduos de madeira.
Entre os produtos em exposição no evento, a Agrale apresenta:


•Ônibus Hybridus: veículo (diesel-elétrico) que reduz o consumo de combustível em até 30% e a emissão de poluentes na mesma proporção.

•Micro-ônibus movido a GNV: baixo nível de emissões de poluentes e de ruído.

•Utilitário 4x4 Agrale Marruá 100% Elétrico: desenvolvido em parceria com a empresa Itaipu Binacional, com emissão zero de poluentes.

•Trator GLP: desenvolvido para aplicações em logística industrial. Rebocador com baixo nível de ruído e emissões de gases.

•Trator Agrale 4100: primeiro trator brasileiro homologado para uso de biodiesel.

Respeito pelas pessoas
A Agrale aproveita a Festa da Uva 2014 e também destaca para a comunidade suas ações sociais que, em 2013, permitiram conquistar o selo de Empresa Inclusiva e diversos prêmios em gestão e RH, como o Top Cidadania e o Top Ser Humano. 

Entre os programas mais importantes estão o Programa Agrale de Ação Social (PAAS) e o programa de inclusão social AGREGAR, que tem por objetivo contribuir para a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e como foco central o desenvolvimento e o suporte para a superação de limites e obstáculos no decorrer da vida social e produtiva.

Os dois programas reforçam o compromisso da empresa com a sociedade e com os seus colaboradores, proporcionando a valorização do profissional pelo desenvolvimento de suas potencialidades e a igualdade de oportunidades.

Com 51 anos, a Agrale atua na produção de caminhões, chassis para ônibus, tratores agrícolas e industriais, utilitários 4x4 e motores diesel. 

É líder brasileira na produção de chassis leves há 16 anos. Em 2013 comemorou duas marcas históricas: a produção acumulada de 100 mil veículos e de 80 mil tratores.

VOLKSWAGEN DO BRASIL, BANCO VOLKSWAGEN E MAN LATIN AMERICA APOIAM TURNÊ CULTURAL “KULTURTOUR”, QUE ESTARÁ EM SÃO LUÍS (MA). DURANTE UM ANO, A TURNÊ LEVA A CULTURA ALEMÃ A 17 CIDADES BRASILEIRAS. DE HOJE ATÉ DIA 23 ESTARÁ EM SÃO LUÍS.


A Volkswagen do Brasil, o Banco Volkswagen e a MAN Latin America patrocinam a turnê cultural “KulturTour”, que estará na Rua do Trapiche, localizada no Centro Histórico de São Luís (MA), até 23 de fevereiro.

Nesse período, o caminhão VW Constellation 19.390, fabricado pela MAN Latin America, estilizado e equipado com um palco retrátil, receberá o público em programação cultural gratuita direcionada a diversas idades.

O “KulturTour” é um dos destaques da “Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 – Quando ideias se encontram”, que também tem a Volkswagen do Brasil como patrocinadora premium.

O caminhão está levando a cultura alemã a 17 cidades brasileiras, durante um ano, propiciando o diálogo cultural entre os dois países por meio de diversas ações.

A Volkswagen também cedeu uma pick-up Amarok para transportar artistas durante o “KulturTour”. Realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) e pelo Goethe-Institut, a turnê teve início em maio de 2013.

Programação
Durante um ano, em cada uma das 17 cidades por onde passa o caminhão, pessoas de todas as idades se divertem com apresentações de artistas dos dois países, DJs, cinema ao ar livre, contação de histórias, workshops e um lounge de leitura com acervo de 1.000 publicações. 

A turnê também traz a exposição “Alemanha na Mala”, a qual permite que o visitante conheça um pouco mais sobre o idioma alemão por meio de curtas-metragens, histórias, música e poemas.
O caminhão VW Constellation 19.390, fabricado pela MAN Latin America, com carroceria de 15 metros, foi especialmente equipado para a turnê do “KulturTour” com palco retrátil e sua fachada foi transformada pelos expoentes da street art Carlos Dias (Brasil) e Jim Avignon (Alemanha). 

Envolvido com grafite, sticker art, videoarte e web art, Carlos Dias já participou da exposição “De Dentro Para Fora” (Masp, 2009) e “Novo Muralismo Latino-Americano” (Memorial da América Latina, 2006) e fez no ano passado sua primeira exposição individual no Paço das Artes. 

O berlinense Jim Avignon é considerado um ícone da arte pop, com trabalhos que misturam caricatura, arte gráfica, arte de rua e toy art. 

Seus trabalhos já foram expostos em museus de arte contemporânea do mundo inteiro, inclusive na cerimônia da nova abertura do Estádio Olímpico de Berlim, em 2004.
Com uma programação inovadora e multifacetada, o “KulturTour” é dirigido a um público amplo e procura apresentar o que há de mais atual na cena artística contemporânea alemã. 

A mostra de cinema ao ar livre, por exemplo, apresenta tendências diversas nas áreas de arte urbana, futebol e sustentabilidade. 

O programa de música do “KulturTour” reflete o incrível cenário de inventividade e vanguarda da música eletrônica da Alemanha.

O tour sempre é acompanhado pelas mídias sociais (Facebook.com/goethebr e #kulturtour), sendo que os visitantes podem postar comentários, fotos e vídeos. 

Estudantes das cidades por onde o caminhão passa também são envolvidos na divulgação das atrações e na participação em concursos.
Após São Luís (MA), o caminhão seguirá para Belém (PA).

Mais informações no site http://kulturtour.com.br/
Programação do KulturTour em São Luís:


19 a 23/2/2014
Local: Rua do Trapiche, Centro Histórico, São Luís - Maranhão.

Quarta-feira (19/2)
A partir das 10h Visite a Biblioteca, Instalação Interativa, Jogos, Alemanha na Mala, Sessão de Vídeos

10h30 Contação de Histórias

16h Contação de Histórias

Cinema*:
17h30 Senha verde [curtas-metragens para crianças], 2012

17h40 Das fliegende Klassenzimmer [A sala de aula voadora], 2002

19h35 Curtas-metragens da série: Clima, Cultura, Transformação

Conhecendo a Europa inteira em 90 minutos:
19h40 One Day in Europe [Um dia na Europa], 2004.

Quinta-feira (20/2)
A partir das 10h Visite a Biblioteca, Instalação Interativa, Jogos, Alemanha na Mala, Sessão de Vídeos

10h30 Contação de Histórias

Cinema*:
17h30 Senha verde [curtas-metragens para crianças], 2012

17h40 Schneewittchen [Branca de Neve], 2008

18h40 Curtas-metragens da série: Clima, Cultura, Transformação

18h45 Crazy [Louco], 2000.

Sexta-feira (21/2)
A partir das 10h Visite a Biblioteca, Instalação Interativa, Jogos, Alemanha na Mala, Sessão de Vídeos

10h30 Contação de Histórias

Cinema*:
17h30 Senha verde [curtas-metragens para crianças], 2012

17h40 Wer früher stirbt ist länger tot
[Quem morre mais cedo, fica morta mais tempo], 2006

19h25 Curtas-metragens da série: Clima, Cultura, Transformação

Futebol alemão no cinema:
19h30 Das Wunder von Bern [O milagre de Berna], 2003.

Sábado (22/2)
A partir das 10h Visite a Biblioteca, Instalação Interativa, Jogos, Alemanha na Mala, Sessão de Vídeos

10h30 Contação de Histórias

15h Apresentação da Oficina de Teatro com Simon Will e Juliane Elting

A partir das 16h
Curta o por-do-sol com uma seleção de DJs alemães e brasileiros
DJ Samy Ben Redjeb (Analog Africa) e convidados.

Domingo (23/2)
A partir das 10h Visite a Biblioteca, Instalação Interativa, Jogos,
Alemanha na Mala, Sessão de Vídeos
10h30 Contação de Histórias

16h Contação de Histórias

Cinema*:
O clássico de Werner Herzog:
17h30 Fitzcarraldo, 1981/82

* Todos os filmes serão exibidos em alemão com legendas em português. A segunda sessão de filmes tem indicação etária de 16 anos.

Temporada 
A Temporada “Alemanha + Brasil 2013-2014” foi aberta em maio de 2013 e prossegue até maio de 2014 sob o lema “Quando ideias se encontram”. 

Inúmeros eventos estão sendo realizados em todo o Brasil. O objetivo central da Temporada é apresentar uma autêntica e moderna imagem da Alemanha aliada à economia e à cultura, bem como ao desenvolvimento da ciência, tendo a parceria com o Brasil como princípio. 

Sua principal mensagem é mostrar como uma parceria confiável e inovadora com o Brasil, que já funciona há décadas, pode oferecer soluções para questões do futuro nas áreas econômica, cultural e científica, sob as bases da confiança mútua e valores agregados.
Essa é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Os realizadores do projeto são o BDI Brazil Board, Goethe-Institut (GI), Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) e o Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). A Volkswagen do Brasil é uma das patrocinadoras premium da Temporada. 



Do lado brasileiro, a Temporada tem o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), do Centro Alemão de Ciência e Inovação - São Paulo (DWIH-SP), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Ministério da Cultura e do Serviço Social do Comércio (SESC).

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