Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

VOLKSWAGEN DO BRASIL, BANCO VOLKSWAGEN E MAN LATIN AMERICA APOIAM TURNÊ CULTURAL “KULTURTOUR”, QUE ESTARÁ EM SÃO LUÍS (MA). DURANTE UM ANO, A TURNÊ LEVA A CULTURA ALEMÃ A 17 CIDADES BRASILEIRAS. DE HOJE ATÉ DIA 23 ESTARÁ EM SÃO LUÍS.


A Volkswagen do Brasil, o Banco Volkswagen e a MAN Latin America patrocinam a turnê cultural “KulturTour”, que estará na Rua do Trapiche, localizada no Centro Histórico de São Luís (MA), até 23 de fevereiro.

Nesse período, o caminhão VW Constellation 19.390, fabricado pela MAN Latin America, estilizado e equipado com um palco retrátil, receberá o público em programação cultural gratuita direcionada a diversas idades.

O “KulturTour” é um dos destaques da “Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 – Quando ideias se encontram”, que também tem a Volkswagen do Brasil como patrocinadora premium.

O caminhão está levando a cultura alemã a 17 cidades brasileiras, durante um ano, propiciando o diálogo cultural entre os dois países por meio de diversas ações.

A Volkswagen também cedeu uma pick-up Amarok para transportar artistas durante o “KulturTour”. Realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) e pelo Goethe-Institut, a turnê teve início em maio de 2013.

Programação
Durante um ano, em cada uma das 17 cidades por onde passa o caminhão, pessoas de todas as idades se divertem com apresentações de artistas dos dois países, DJs, cinema ao ar livre, contação de histórias, workshops e um lounge de leitura com acervo de 1.000 publicações. 

A turnê também traz a exposição “Alemanha na Mala”, a qual permite que o visitante conheça um pouco mais sobre o idioma alemão por meio de curtas-metragens, histórias, música e poemas.
O caminhão VW Constellation 19.390, fabricado pela MAN Latin America, com carroceria de 15 metros, foi especialmente equipado para a turnê do “KulturTour” com palco retrátil e sua fachada foi transformada pelos expoentes da street art Carlos Dias (Brasil) e Jim Avignon (Alemanha). 

Envolvido com grafite, sticker art, videoarte e web art, Carlos Dias já participou da exposição “De Dentro Para Fora” (Masp, 2009) e “Novo Muralismo Latino-Americano” (Memorial da América Latina, 2006) e fez no ano passado sua primeira exposição individual no Paço das Artes. 

O berlinense Jim Avignon é considerado um ícone da arte pop, com trabalhos que misturam caricatura, arte gráfica, arte de rua e toy art. 

Seus trabalhos já foram expostos em museus de arte contemporânea do mundo inteiro, inclusive na cerimônia da nova abertura do Estádio Olímpico de Berlim, em 2004.
Com uma programação inovadora e multifacetada, o “KulturTour” é dirigido a um público amplo e procura apresentar o que há de mais atual na cena artística contemporânea alemã. 

A mostra de cinema ao ar livre, por exemplo, apresenta tendências diversas nas áreas de arte urbana, futebol e sustentabilidade. 

O programa de música do “KulturTour” reflete o incrível cenário de inventividade e vanguarda da música eletrônica da Alemanha.

O tour sempre é acompanhado pelas mídias sociais (Facebook.com/goethebr e #kulturtour), sendo que os visitantes podem postar comentários, fotos e vídeos. 

Estudantes das cidades por onde o caminhão passa também são envolvidos na divulgação das atrações e na participação em concursos.
Após São Luís (MA), o caminhão seguirá para Belém (PA).

Mais informações no site http://kulturtour.com.br/
Programação do KulturTour em São Luís:


19 a 23/2/2014
Local: Rua do Trapiche, Centro Histórico, São Luís - Maranhão.

Quarta-feira (19/2)
A partir das 10h Visite a Biblioteca, Instalação Interativa, Jogos, Alemanha na Mala, Sessão de Vídeos

10h30 Contação de Histórias

16h Contação de Histórias

Cinema*:
17h30 Senha verde [curtas-metragens para crianças], 2012

17h40 Das fliegende Klassenzimmer [A sala de aula voadora], 2002

19h35 Curtas-metragens da série: Clima, Cultura, Transformação

Conhecendo a Europa inteira em 90 minutos:
19h40 One Day in Europe [Um dia na Europa], 2004.

Quinta-feira (20/2)
A partir das 10h Visite a Biblioteca, Instalação Interativa, Jogos, Alemanha na Mala, Sessão de Vídeos

10h30 Contação de Histórias

Cinema*:
17h30 Senha verde [curtas-metragens para crianças], 2012

17h40 Schneewittchen [Branca de Neve], 2008

18h40 Curtas-metragens da série: Clima, Cultura, Transformação

18h45 Crazy [Louco], 2000.

Sexta-feira (21/2)
A partir das 10h Visite a Biblioteca, Instalação Interativa, Jogos, Alemanha na Mala, Sessão de Vídeos

10h30 Contação de Histórias

Cinema*:
17h30 Senha verde [curtas-metragens para crianças], 2012

17h40 Wer früher stirbt ist länger tot
[Quem morre mais cedo, fica morta mais tempo], 2006

19h25 Curtas-metragens da série: Clima, Cultura, Transformação

Futebol alemão no cinema:
19h30 Das Wunder von Bern [O milagre de Berna], 2003.

Sábado (22/2)
A partir das 10h Visite a Biblioteca, Instalação Interativa, Jogos, Alemanha na Mala, Sessão de Vídeos

10h30 Contação de Histórias

15h Apresentação da Oficina de Teatro com Simon Will e Juliane Elting

A partir das 16h
Curta o por-do-sol com uma seleção de DJs alemães e brasileiros
DJ Samy Ben Redjeb (Analog Africa) e convidados.

Domingo (23/2)
A partir das 10h Visite a Biblioteca, Instalação Interativa, Jogos,
Alemanha na Mala, Sessão de Vídeos
10h30 Contação de Histórias

16h Contação de Histórias

Cinema*:
O clássico de Werner Herzog:
17h30 Fitzcarraldo, 1981/82

* Todos os filmes serão exibidos em alemão com legendas em português. A segunda sessão de filmes tem indicação etária de 16 anos.

Temporada 
A Temporada “Alemanha + Brasil 2013-2014” foi aberta em maio de 2013 e prossegue até maio de 2014 sob o lema “Quando ideias se encontram”. 

Inúmeros eventos estão sendo realizados em todo o Brasil. O objetivo central da Temporada é apresentar uma autêntica e moderna imagem da Alemanha aliada à economia e à cultura, bem como ao desenvolvimento da ciência, tendo a parceria com o Brasil como princípio. 

Sua principal mensagem é mostrar como uma parceria confiável e inovadora com o Brasil, que já funciona há décadas, pode oferecer soluções para questões do futuro nas áreas econômica, cultural e científica, sob as bases da confiança mútua e valores agregados.
Essa é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Os realizadores do projeto são o BDI Brazil Board, Goethe-Institut (GI), Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) e o Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). A Volkswagen do Brasil é uma das patrocinadoras premium da Temporada. 



Do lado brasileiro, a Temporada tem o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), do Centro Alemão de Ciência e Inovação - São Paulo (DWIH-SP), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Ministério da Cultura e do Serviço Social do Comércio (SESC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.