Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

ENTRE OS SUV'S E OS BRASILEIROS NASCEU UMA EMPATIA QUE VEM RENDENDO EXCELENTES DIVIDENDOS ÀS MONTADORAS


Alta Roda 

Nº 900 —  4/8/16

Fernando Calmon



SEGMENTO EM EXPANSÃO

Tradicionalmente, o mercado brasileiro recebe influência do europeu em particular pela preferência por modelos de menores dimensões. 

O Brasil, no entanto, seguiu alguns caminhos próprios ao criar dois segmentos. Um deles só existe aqui, até hoje: picapes pequenas com capacidade de carga de até quase 700 kg. 

A pioneira Fiat 147 surgiu em 1978. Outra “criação” nacional foi o SUV compacto derivado de um hatch convencional, ou seja, com estrutura monobloco. 

O Ford EcoSport estreou em 2003 e só oito anos depois chegou o rival direto, Renault Duster.

O fenômeno de crescimento dos SUVs de todos os tamanhos se iniciou nos EUA. No ano passado, pela primeira vez, americanos compraram mais utilitários esporte que automóveis. 

Na Europa, segundo dados da consultoria Jato referentes a 2015, aquele segmento atingiu 22,5% de participação e, também pela primeira vez, ultrapassou os compactos que ficaram com 22%, embora automóveis continuem a dominar o cenário. 

O crescimento é firme no mundo todo: passou de 20% de participação em 2010 para quase 28% no ano passado. Inclusive na China, maior mercado mundial, os utilitários avançam.

Aqui, pelo menor poder aquisitivo dos compradores (SUVs são mais caros), o processo segue um ritmo próprio, porém acelerado. 

No primeiro semestre deste ano, por exemplo, a soma de todos os utilitários esporte representou 16% das vendas de modelos de passageiros, enquanto o subsegmento de SUVs compactos foi o único a crescer em relação ao mesmo período de 2015.

Uma das marcas que aumentou suas apostas neste ramo é a Renault. Acaba de apresentar a segunda geração do Koleos, fabricado pela Renault Samsung na Coreia do Sul (de onde será importado sem taxas) e na China. 

Ele se junta ao Captur (compacto baseado no Clio IV) e ao Kadjar (médio-compacto). No lançamento mundial em Paris não anunciou o preço, pois só estará à venda na Europa no começo de 2017. 

A fábrica o classifica como SUV médio-grande. Entretanto, curiosamente, indicou como rivais diretos modelos menores como Honda CR-V e Toyota RAV4 (VW Tiguan não foi citado). 

Ao mesmo tempo, elegeu outros alvos, Kia Sorento e Hyundai Santa Fe, que são realmente médios-grandes.

A fórmula de maior espaço a preço competitivo graças a uma simplificação construtiva é bem conhecida. 

O Koleos agrega a isso um visual bem agradável e espaço para joelhos no banco traseiro de confortáveis 29 cm. 

Na versão de topo, o acionamento é elétrico para os dois bancos dianteiros e a tampa do porta-malas (movimento do pé por baixo do para-choque libera a abertura).

Vem recheado de equipamentos de assistência eletrônica ao motorista e a tela tátil multimídia de 9 pol. no formato vertical amplia a área de leitura de mapas. 

O modelo avaliado tinha tração 4x4 sob demanda. Saiu-se bem em trecho fora de estrada graças ao vão livre de 21 cm e a bons ângulos de entrada (19°) e de saída (26°). 

Na estrada mostrou equilíbrio e boa dirigibilidade. Motor a gasolina 4-cilindros/2,5 L/170 cv, de origem Nissan, é áspero em acelerações fortes.

O Koleos estará no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. A importação para o Brasil começará no final de 2016. Preço estimado de R$ 170.000, na cotação atual do euro.




RODA VIVA



CARLOS GHOSN, presidente da Renault Nissan, afirmou que o Kwid “não obrigatoriamente será o modelo mais barato do mercado brasileiro”. 

Empresa se empenha para este subcompacto chegar às lojas no final do ano. Logo em seguida virá o Captur (mesma arquitetura Logan/ Sandero/Duster), SUV pouco maior que o Duster e cerca de 10% mais caro.

GRUPO Volkswagen superou o Grupo Toyota no primeiro semestre do ano no total de vendas mundiais de automóveis e veículos comerciais leves. 

Diferença foi de 120.00 unidades (5,12 milhões contra 5 milhões). Toyota teve dificuldades de produção por causa de terremotos no Japão. Já a VW sofreu com o escândalo diesel nos EUA. Briga boa até o fim de 2016.

FLEXIBILIDADE em obter mapas de 130 países e traçar rotas mesmo sem conexão de dados são vantagens do aplicativo de mobilidade Here WeGo para telefones inteligentes. 

Alternativa ao Google Maps no mercado mundial por permitir baixar para o celular mapas de cidade, estado ou país que interessar por meio da rede Wi-Fi. Instalação e desinstalação são livres.

ENTRE as incoerências da nova lei, que obriga a ligar os faróis baixos em rodovias e trechos urbanos cortados por elas, está a falta de previsão para estradas de terra. 

Neste caso, os faróis acesos são bem mais úteis em razão da nuvem de poeira a cada passagem de veículo. Como multar nessas condições fica difícil, os legisladores nem se preocuparam...

EMPRESA de transporte alternativo Uber pode enfrentar mais dificuldades regulatórias. Associação Nacional dos Organismos de Inspeção sugere que os carros particulares sejam vistoriados uma vez por ano por razões de segurança, a exemplo dos táxis. 

Companhias de seguro, por sua vez, querem cobrar prêmios maiores para motoristas desse serviço.



____________________________________________________

fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2


quarta-feira, 3 de agosto de 2016

FORD DESENVOLVE ENGENHARIA DE INTERIOR PARA CRIAR EQUIPAMENTOS QUE AUMENTAM A FLEXIBILIDADE DE USO DE SUAS PICAPES E INICIA SUA MAIOR CAMPANHA DE VENDAS DE PEÇAS COM SERVIÇO INCLUSO E PREÇOS REDUZIDOS EM TODO O PAÍS



A Ford mantém uma área exclusiva na sua engenharia para desenvolver projetos que aumentam a flexibilidade e praticidade de uso do interior de seus veículos. 

Essa área acaba de registrar a patente de um novo tipo de porta-copos, projetado para instalação no console, entre os bancos dianteiros do veículo. 

Ele faz parte de um conjunto formado por um compartimento porta-objetos e um suporte para copos, com uma placa superior que desliza para o lado e cria um suporte adicional para mais dois copos.

O objetivo é aumentar a flexibilidade no uso do espaço, acomodando objetos que não caberiam num nicho convencional. 

A novidade será lançada junto com a Super Duty 2017, linha de picapes para serviço pesado da Série F, que chega ao mercado norte-americano no final do ano. 


Com isso, a nova picape vai oferecer um total de dez porta-copos na cabine, uma comodidade importante tratando-se de um veículo de trabalho que normalmente transporta equipes de quatro pessoas ou mais.

"Os clientes desse segmento trabalham duro e adoram ter suportes para copos e outros pertences à mão dentro do veículo. 
Este porta-copos inovador é mais um exemplo de como a Ford conhece melhor que ninguém os consumidores de picapes", diz Doug Scott, gerente de Marketing de Picapes da Ford.



VENDAS DE PEÇAS COM SERVIÇO INCLUSO 
E PREÇOS REDUZIDOS EM TODO O PAÍS


A Ford iniciou uma ampla campanha nacional de vendas de peças na sua rede de distribuidores, com mais de 570 ofertas com preços reduzidos e mão de obra de instalação incluída. 

A promoção abrange os itens mais comuns de desgaste para modelos com até 10 anos de uso. 

Além da economia no serviço, os clientes poderão realizar em seu veículo, gratuitamente, um check-up eletrônico de mais de 40 itens.

A campanha, chamada Valor Ford, inclui desde óleo, filtros, pneus e amortecedores até velas, embreagens e pastilhas de freio. 

A relação de distribuidores participantes, horários de funcionamento, itens e preços está disponível no site da Ford (link).

“Esta é uma das maiores campanhas que já realizamos na área de pós-vendas, mobilizando a nossa rede para que os clientes possam fazer a manutenção do seu carro com mais economia, conveniência e segurança”, diz Rodolfo Possuelo, gerente de Serviço ao Cliente da Ford. 

“Queremos mostrar as vantagens do serviço feito com peças originais, técnicos treinados na fábrica e garantia de qualidade, por preços muito competitivos.”

As ofertas em destaque, por exemplo, são a troca de óleo e filtro de óleo a partir de R$172, pneus a partir de R$262 (175/65/R14), pastilhas de freio a partir de R$162 e par de amortecedores dianteiros a partir de R$555.

Para aumentar a conveniência, alguns distribuidores Ford participantes da campanha abrirão a oficina aos sábados, conforme relação informada no site da campanha.


Reparadores independentes
As ofertas especiais também incluem a opção de venda no atacado para reparadores de oficinas independentes, cobrindo mais de 380 itens com preços reduzidos e prazos de garantia estendidos – veja neste link

Para esse segmento, foi criada ainda uma campanha de incentivos que vai premiar os profissionais que mais comprarem peças durante a campanha com uma viagem para conhecer o Salão do Automóvel 2016 e visitar a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, SP.

A comunicação da campanha Valor Ford tem como tema “o especialista”. Com ampla divulgação na mídia, a campanha mostra exemplos de profissionais como médico e piloto de avião, especialistas em suas áreas de atuação, que buscam os técnicos mais capacitados para reparar o seu veículo.

“A proposta é mostrar que quando se deseja um serviço bem feito, a procura de um especialista da área é essencial. 

Na manutenção do veículo não é diferente. Ou seja, os distribuidores da marca são os mais capacitados quando se trata do cuidado de um veículo Ford”, completa Possuelo.

CHEVROLET DIVERSIFICA SUA ATUAÇÃO COMERCIAL E COMEÇA A VENDER PRODUTOS PARA DECORAÇÃO E USO PESSOAL, DA LINHA RETRO HOME COLLETION, COM CUSTOS A PARTIR DE R$ 23,00


São Caetano do Sul – A Chevrolet inicia a comercialização da Linha Retro Home Collection. São produtos licenciados para a linha casa, decoração e uso pessoal em parceria com a empresa Metropole. 

São produtos inspirados em carros ícones da Chevrolet, seguindo a tendência vintage. São produzidos com matérias de alta qualidade e preços bem competitivos.

Com artigos a partir de R$ 23,00, os consumidos vão encontrar produtos para o lar como luvas de cozinha, panos de prato, avental, jogo americano, cooler, bandejas, garrafa térmica e canecas entre outros. 

A coleção, que tem design diferenciado, conta com estampas modernas, que vão agradar os amantes de veículos de todas as gerações.


”A Chevrolet tem uma linha de produtos licenciados bastante completa no Brasil. Queremos sempre atender aos nossos consumidores e fãs da marca Chevrolet. Desenvolvemos diversos produtos baseados em ícones mundiais, como o Chevrolet Camaro e o Chevrolet Corvette”, avalia Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.

A Chevrolet iniciou a comercialização de produtos licenciados no Brasil em 2013 e conta hoje com diversos produtos como miniatura de carros, brinquedos, roupas, mochilas, cadernos, revistas e artigos para casa.

”A linha Retro Home Collection é completa, com mais de 100 produtos e vai agradar os consumidores amantes de automóveis e quem curte a tendência vintage. Em breve teremos mais novidades”, afirma Alexandre Hernandes, diretor de operações.

Os produtos estão à venda nas melhores lojas do segmento e no site: www.designmania.com.br


terça-feira, 2 de agosto de 2016

• RENAULT TERÁ LINHA COMPLETA DE SUVS CONCEBIDOS ESPECIALMENTE PARA O MERCADO BRASILEIRO • KWID, CAPTUR E NOVO KOLEOS SERÃO VENDIDOS NO BRASIL • CAPTUR SERÁ PRODUZIDO EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS • RENAULT PRÓXIMA DE ALCANÇAR A META DE 8% DE PARTICIPAÇÃO DE MERCADO E CONFIRMA COMPROMISSO COM O BRASIL


São José dos Pinhais, Brasil
– Carlos Ghosn anunciou que a Renault vai ampliar sua linha de SUVs no Brasil com a chegada dos modelos Kwid, Captur e Novo Koleos, que se juntarão ao consagrado Renault Duster.

Ele também falou sobre os planos para o futuro da empresa no País durante uma visita ao complexo industrial Ayrton Senna.

“Com este novo planejamento de produto, esperamos conquistar uma parte significativa do crescente segmento de SUVs”, comentou Carlos Ghosn. “Com três modelos de nossa família de SUVs a serem fabricados aqui, no Brasil, nossa confiança neste mercado está novamente confirmada.”

Carlos Ghosn também anunciou que o Renault Captur será fabricado em São José dos Pinhais, na mesma linha que atualmente produz os modelos Renault Duster, Sandero, Logan, Duster Oroch e Sandero Stepway.


O lançamento do Renault Captur no segmento de SUVs, que é um dos que mais cresce no Brasil, vai contribuir para o crescimento da Renault no País.

O Renault Kwid deve ser lançado no início de 2017, assim como o topo de linha Novo Koleos, que será importado. O Renault Captur deve ser comercializado a partir do primeiro semestre de 2017.

Ghosn também confirmou que todos os investimentos anunciados para o país estão mantidos, apesar do atual contexto econômico. Um primeiro ciclo de investimentos (2010-2015), no valor de R$ 1.5 bilhão, foi concluído antecipadamente. Já o segundo ciclo (2014-2019), no valor de R$ 500 milhões, está em andamento, conforme o planejado.

ANTONIO FILOSA ASSUME DIRETORIA GERAL DA FCA NA ARGENTINA

O engenheiro Antonio Filosa é o novo Diretor Geral da FCA – Fiat Chrysler Automobiles na Argentina. Ele assumiu a nova função dia 1º de agosto, e continua a ocupar seu cargo atual de diretor de Compras da FCA para a América Latina.

Com 43 anos, nascido em Nápoles, Itália, Filosa formou-se pelo conceituado Instituto Politécnico de Milão e complementou a formação em gestão na Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais. 

Ingressou no Grupo Fiat, atual FCA, em 1999, e desde então acumula extensa experiência internacional, com atuação nas áreas de Manufatura, Compras e Supply Chain, Novos Produtos, Marketing e Gestão de Projetos. Já ocupou cargos na Inglaterra, Espanha, Estados Unidos, Itália e Brasil.

Trabalha na planta da Fiat em Betim (MG) desde 2006, onde já exerceu os cargos de gerente de Logística Interna, de Planejamento Estratégico e de Compras, além de diretor-adjunto de Manufatura. 

Desde 2014 é o diretor de Compras responsável pelas operações na América Latina.

Em suas novas funções, Filosa comandará as operações da FCA na Argentina. O grupo opera a partir do complexo industrial de Ferreyra, em Córdoba, que está recebendo investimentos da ordem de R$ 500 milhões para produzir, a partir do próximo ano, um novo modelo destinado ao mercado local e à exportação para toda a América Latina.

“Meu foco será a crescente integração da FCA na América Latina. A Argentina é uma importante plataforma de produção e exportação, que deve operar em estreita sinergia com o Brasil, compartilhando processos e a mesma estratégia”, afirma Filosa.

Ele sucede no posto a Roberto Gigliarelli, que se aposenta e dará suporte ao processo de transição na empresa.

O GRUPO PSA PEUGEOT CITROËN SE FIRMA, PELA OITAVA VEZ CONSECUTIVA, COMO A MAIOR EXPORTADORA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E RECEBE O PRÊMIO "RIO EXPORT", NA CATEGORIA "DESTAQUE MERCOSUL"


O Grupo PSA recebeu hoje o Prêmio Rio Export na categoria “Destaque Mercosul” como o maior exportador do Estado do Rio de Janeiro para a região que integra o Brasil, a Argentina, o Uruguai, o Paraguai e a Venezuela. 


Esta é a 12ª vez – sendo a oitava consecutiva – que o Grupo recebe o prêmio nesta categoria em seus 15 anos de implantação industrial no Brasil. 

Assim, a empresa confirma sua posição de forte geradora de divisas para o Estado do Rio e para o país, exportando produtos de grande valor agregado fabricados por brasileiros no Polo Industrial Brasil, em Porto Real.

O Prêmio Rio Export foi entregue em cerimônia realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no centro da cidade do Rio. 


A premiação leva em conta o volume de exportação em dólares referente ao desempenho registrado no fechamento do ano anterior, de acordo com o comportamento retratado nos números oficiais da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Fabrício Biondo, Diretor de Marketing, Produto, Comunicação e Relações Externas América Latina do Grupo PSA, recebeu a premiação pela empresa e reforçou a importância desse reconhecimento: “Para o Grupo PSA é um enorme orgulho receber novamente este Prêmio. Mesmo em um contexto econômico difícil no Brasil e em alguns dos países do Mercosul, seguimos firmes com o nosso objetivo de ter produtos cada vez mais competitivos, que permitam exportar para outros mercados da região”. 


O executivo completou: “Precisamos encontrar maneiras de reduzir alguns custos que ainda impactam fortemente nossa competitividade, como os logísticos, de matérias-primas e de energia. Este é um grande desafio que deve ser discutido entre os setores público e privado, para que possamos acelerar a retomada do desenvolvimento econômico do país”.

O Grupo PSA exporta veículos, motores e peças fabricados no seu Polo Industrial Brasil (PIBR), em Porto Real, na região Sul Fluminense, com o padrão mundial de qualidade do Grupo e que ajudam a gerar receitas e a promover o desenvolvimento social da região.

O Prêmio Rio Export foi criado em 1998 para valorizar o esforço e o desempenho exportador das empresas do Estado do Rio de Janeiro. 


Ele é promovido pela Firjan e pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. 

O prêmio é entregue, anualmente, às companhias que mais se destacam em diferentes categorias.

O GRUPO PSA PEUGEOT CITROËN SE FIRMA, PELA OITAVA VEZ CONSECUTIVA, COMO A MAIOR EXPORTADORA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E RECEBE O PRÊMIO "RIO EXPORT", NA CATEGORIA "DESTAQUE MERCOSUL"


O Grupo PSA recebeu hoje o Prêmio Rio Export na categoria “Destaque Mercosul” como o maior exportador do Estado do Rio de Janeiro para a região que integra o Brasil, a Argentina, o Uruguai, o Paraguai e a Venezuela. 


Esta é a 12ª vez – sendo a oitava consecutiva – que o Grupo recebe o prêmio nesta categoria em seus 15 anos de implantação industrial no Brasil. 

Assim, a empresa confirma sua posição de forte geradora de divisas para o Estado do Rio e para o país, exportando produtos de grande valor agregado fabricados por brasileiros no Polo Industrial Brasil, em Porto Real.

O Prêmio Rio Export foi entregue em cerimônia realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no centro da cidade do Rio. 


A premiação leva em conta o volume de exportação em dólares referente ao desempenho registrado no fechamento do ano anterior, de acordo com o comportamento retratado nos números oficiais da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Fabrício Biondo, Diretor de Marketing, Produto, Comunicação e Relações Externas América Latina do Grupo PSA, recebeu a premiação pela empresa e reforçou a importância desse reconhecimento: “Para o Grupo PSA é um enorme orgulho receber novamente este Prêmio. Mesmo em um contexto econômico difícil no Brasil e em alguns dos países do Mercosul, seguimos firmes com o nosso objetivo de ter produtos cada vez mais competitivos, que permitam exportar para outros mercados da região”. 


O executivo completou: “Precisamos encontrar maneiras de reduzir alguns custos que ainda impactam fortemente nossa competitividade, como os logísticos, de matérias-primas e de energia. Este é um grande desafio que deve ser discutido entre os setores público e privado, para que possamos acelerar a retomada do desenvolvimento econômico do país”.

O Grupo PSA exporta veículos, motores e peças fabricados no seu Polo Industrial Brasil (PIBR), em Porto Real, na região Sul Fluminense, com o padrão mundial de qualidade do Grupo e que ajudam a gerar receitas e a promover o desenvolvimento social da região.

O Prêmio Rio Export foi criado em 1998 para valorizar o esforço e o desempenho exportador das empresas do Estado do Rio de Janeiro. 


Ele é promovido pela Firjan e pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. 

O prêmio é entregue, anualmente, às companhias que mais se destacam em diferentes categorias.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

VENDAS DO GRUPO VOLKSWAGEN ULTRAPASSAM AS DA TOYOTA NO PRIMEIRO SEMESTRE, EM NÍVEL MUNDIAL. O GRUPO JAPONÊS QUE ENGLOBA AS MARCAS TOYOTA, LEXUS E DAIHATSU, REGISTROU QUEDA DE -6% EM RELAÇÃO AO MESMO PERÍODO DE 2015


A Volkswagen tornou-se a marca mais vendida no primeiro semestre a nível global, ultrapassando a Toyota, que caiu para o segundo lugar depois de ter sido afetada por algumas paradas em sua produção.

Em termos comparativos, o Grupo Volkswagen vendeu 5,12 milhões de veículos, enquanto a Toyota Motor (incluindo Lexus e Daihatsu) vendeu 4,99 milhões de unidades no primeiro semestre, com o grupo japonês registrando uma queda de 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para o Grupo Volkswagen, esse resultado acaba sendo significativo, na medida em que o grupo foi afetado pelo caso das emissões poluentes desde o final de 2015, conseguindo ainda assim aumentar em 1,5% as suas vendas entre janeiro e junho deste ano.

Por seu lado, a Toyota acabou sendo afetada pela parada da produção em suas fábricas locais devido à problemas no fornecimento de peças após o terremoto de abril, que danificou as linhas de montagem de um dos seus principais fornecedores. 


Além disso, a Toyota também foi obrigada a parar a sua produção no Japão após um problema com um dos fornecedores de aço. Assim, estes dois fatores juntos tiveram um efeito determinante nos resultados de vendas do grupo Toyota.

Os dois grandes grupos automobilísticos têm batalhado ao longo dos últimos anos pelo posto de maior produtor da indústria automobilística, sendo que no primeiro semestre de 2016 foi a Volkswagen que levou vantagem. 

Das marcas do grupo, a Volkswagen tem sido aquela com crescimento mais modesto, mas os desempenhos comerciais da Audi, Porsche e Skoda têm impulsionado o grupo em termos de vendas a nível mundial.

Na semana passada, em seu relatório de negócios do primeiro semestre, o Grupo Volkswagen confirmou a sua confiança de que as vendas a nível mundial aumentem para os 9,93 milhões de veículos este ano, esperando uma compensação dos mercados europeu e chinês em relação à queda dos mercados da América do Norte e do Sul, além da Rússia.

A terceira posição em termos de vendas mantém-se com a General Motors (GM), com 4,76 milhões de unidades vendidas, ou seja, 1,2% a menos que em igual período do ano passado.

- See more at: http://planetcarsz.com/artigo/vendas-do-grupo-volkswagen-ultrapassam-as-da-toyota-no-primeiro-semestre#sthash.DeavWDcf.dpuf

Fonte: PlanetCarsZ

domingo, 31 de julho de 2016

ONIX ATIV COM MOTOR 1.4 ECO DE NOVA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DE SEIS MARCHAS MANUAL OU AUTOMÁTICA, DIREÇÃO ELÉTRICA E REPLETO DE TECNOLOGIA. O CONDUTOR TEM AMPLIADO O CAMPO DE VISÃO EM RELAÇÃO A OUTRAS VERSÕES. O CONSUMO NA CIDADE É DE 12,3 KM/L E NA ESTRADA, 13,8 KM/L. COM ESTA MATÉRIA, COMEMORAMOS QUASE 1.002.000 ACESSOS NO BLOG DO ARNALDO MOREIRA E MAIS DE 14.000.000 DE VISUALIZAÇÕES NA PÁGINA DO GOOGLE+ DO ARNALDO MOREIRA


São Caetano do Sul - Atual líder na venda de automóveis no Brasil, a Chevrolet abastecerá suas concessionárias em todo o Brasil com mais uma
 novidade, em agosto: o Onix Activ, modelo que marca o ingresso da Chevrolet no crescente segmento dos hatches compactos de estilo aventureiro.

O carro caracteriza-se pelo acabamento personalizado, pela suspensão elevada, pelo motor 1.4 ECO de nova geração, pela transmissão de seis marchas (manual ou automática) e pela ampla lista de equipamentos de série, que inclui OnStar e MyLink com Android Auto e Apple CarPlay.



“O principal diferencial do Onix Activ está na conectividade. Item muito valorizado pelo perfil de consumidor deste segmento”, observa Samuel Russel, diretor de OnStar da GM.

é a marca que mais investe na atualização de produtos - considerando design e tecnologia. Em aproximadamente seis meses, foram meia dúzia de lançamentos: Novo Cabalt, Nova S10, Novo Trailblazer, Novo Cruze, Novo Onix e Novo Prisma.

Personalidade própria
O Onix Activ também chama a atenção pelo seu design marcante, em sintonia com a proposta aventureira do veículo, dando ainda mais personalidade ao conjunto.


Na dianteira, destacam-se os vincos esculpidos sobre capô, que em conjunto com os demais da carroceria, dão mais musculatura ao carro. 

Os faróis de máscara negra e filetes de LED harmonizam com a nova grade bipartida que traz moldura em material preto brilhante.

Os para-choques e os acessórios também são customizados no Activ. Um aplique lateral contorna toda a parte inferior do veículo, envolve desde os faróis de neblina, passa pelo para-lamas e saias das portas e segue até a parte traseira. Foi pensado para dar proteção às peças metálicas da carroceria.

“Além de estabelecer um dinamismo muito particular, esse artifício cria a impressão de imponência ao carro”, aponta Wagner Dias, diretor de Design da GM.


O Onix Activ conta ainda com diversos elementos alusivos a carros off-road, como rack de teto em forma de “U”, uma espécie de peito de aço no spoiler frontal e de um aplique de mesma cor na parte posterior central.

Os retrovisores externos e os adesivos da coluna B são pintados de preto para combinar com os adereços de personalização do hatch aventureiro da Chevrolet. 


As rodas são igualmente exclusivas, com acabamento de superfície usinada, dez raios e 15 polegadas, calçadas em pneus 195/65.

Outra vantagem do Onix Activ em relação aos seus principais concorrentes está na cabine espaçosa, aconchegante e funcional.

Além disso, o interior foi especialmente decorado para proporcionar um ambiente cheio de estilo. 




As cores preta e laranja predominam nos revestimentos de porta e bancos e até no painel de instrumentos.

Para a carroceria, são seis opções cores, entre elas o Laranja Burning (metálica). As outras são: Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Graphite, Vermelho Carmim e Preto Ouro Negro.


Suspensão elevada
Em relação ao Novo Onix, o modelo Activ traz um acerto dinâmico diferenciado, condizente com sua proposta aventureira.

Os pneus maiores e a suspensão recalibrada deixaram o carro 30 mm mais alto e melhoraram em 20% o ângulo de ataque, o que significa que foi potencializada sua capacidade de superar terrenos mais acidentados e transpor pequenos alagamentos - situações que o motorista se depara corriqueiramente também em grandes centros urbanos.

“Outra característica que agrada nesse tipo de veículo é a posição elevada de dirigir. No caso do Onix Activ, o campo de visão do condutor foi ampliado em 40 mm em relação a outras versões do modelo”, compara Fabíola Rogano, vice-presidente de Engenharia da GM.




Encontrar a melhor posição no hatch é bastante fácil em virtude das diversas opções de regulagens. Há ajuste de altura para banco, volante e cinto de segurança.

Outra: o Onix Activ vem equipado de série com direção elétrica inteligente. Ela possui uma calibração exclusiva para essa versão, mais firme e adequada para a proposta do carro. Também é progressiva e inteligente, com recurso que compensa a inclinação da via em longos percursos e reduz as trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.

Completo pacote de serviços OnStar

A Chevrolet desenvolveu um pacote especial com equipamentos de conforto, conveniência, segurança e tecnológicos exclusivos para o Onix Activ.


O modelo sai de fábrica equipado com câmera de ré, sensor de chuva com ajuste automático de intensidade do limpador de para-brisa, sensor de estacionamento, painel com velocímetro digita, bússula e alerta de mudança de marcha, ajuste elétrico dos retrovisores, travas e vidros com acionamento remoto pela chave.

Mas a cereja do bolo está no multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay e no sistema OnStar, exclusivo da marca Chevrolet. 




Na linha 2017 do Onix, a grande novidade do OnStar é o serviço de diagnóstico. Conferir a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus, algo realmente surpreendente em veículos de produção nacional.
O OnStar permite que o usuário do Novo Onix receba orientações de navegação por setas e/ou instruções de voz pelo sistema multimídia original do veículo, como no Novo Cruze.

Sistema de telemática avançado, o OnStar oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade.

Pressionando um botão no retrovisor interno, o usuário é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, além de assistência mecânica, elétrica ou médica.



A tecnologia é capaz de detectar que o automóvel se envolveu em um acidente mais grave. 

Isso é possível porque há sensores espalhados pela carroceria que identificam situações de anormalidade e podem alertar o Centro de Atendimento. 



No caso do hatch Activ, a Chevrolet oferecerá o OnStar em cortesia por um ano no pacote de serviços mais completo, Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação).

Condutor focado no trânsito
Mais um diferencial competitivo importante do Onix Activ é o multimídia MyLink de segunda geração, que se destaca pelo fácil manuseio e pelas novas funcionalidades, como o Android Auto e o Apple CarPlay.

Para o motorista, isto significa maior integração entre as funções e aplicativos do smartphone e do carro, já que o sistema permite a operação do telefone celular diretamente na tela da central multimídia.


Com a nova tecnologia é possível, por exemplo, ditar e ouvir mensagens de texto por meio do sistema de áudio do veículo, obter itinerários com as condições atualizadas de trânsito, fazer buscas de pontos de interesse e até mesmo acessar aplicativos bastante populares, entre eles o WhatsApp, de troca de mensagens, e o Spotify e o TuneIn, de músicas online. 

Outra característica da segunda geração do Mylink é a tela de sete polegadas de alta resolução com tecnologia multitouch. Similar à de smartphones, ela permite reorganizar os ícones do menu inicial e acionar os comandos diretamente na tela, por exemplo.

Além disso, a porta USB permite agora conectar por meio de um hub externo dois dispositivos USB e um iPod.


O aparelho informa data, hora e temperatura externa e permite ainda configurar vários parâmetros, como se o travamento das portas será automático ou qual período os faróis deverão permanecer acesos após o acionamento do alarme.


Motor 1.4 de nova geração
O Onix Activ é equipado com o motor 1.4 da geração SPE/4 ECO, caracterizado pelo powercell (peças internas móveis) e acessórios completamente novos. 


Seu conjunto de pistões e bielas, por exemplo, foi redesenhado e ficou mais leve ante o propulsor anterior.

O tipo de óleo lubrificante também sofreu alteração. Enquanto o módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor, está mais rápido e potente. 


Novo sistema de arrefecimento e novo sistema de gerenciamento de cargas elétricas completam o pacote.



O veículo adota transmissões de nova geração também. Tanto a caixa manual como a automática são de seis velocidades.

Freios de baixo arrasto também contribuem para que os bons números de consumo de combustível.



Assim, o Onix Activ 1.4 MT6 consome, com gasolina no tanque, 13,8 km/l na estrada e 12,3 km/l na cidade. Com etanol, 9,4 km/l e 8,4 km/l, respectivamente. 

Esse propulsor da Chevrolet é Flex e desenvolve até 106 cv de potência a 6.000 rpm e 13,9 kgfm de torque a 4.800 rpm quando abastecido com etanol (E100) e até 98 cv de potência a 6.000 rpm e 13 kgfm de torque a 4.800 rpm quando abastecido com gasolina (E22).



O Onix Activ chega às concessionárias Chevrolet em agosto. A garantia do produto é de três anos.



Ficha Técnica Onix Activ 1.4 ECO 2017


Ficha Técnica OnStar



APROVEITE O ÚLTIMO DIA, HOJE, DIA 31, DA PROMOÇÃO DA CAOA HB: NA COMPRA DE UM HYNDAI HB20 SEDAN CONFORT STYLE 1.6 DE 16 V FLEX AUTOMÁTICO O CLIENTE PAGA O VALOR DE UM HB20 SEDAN MECÂNICO: R$ 57.990,00




Hoje, 31 de julho, é o último dia da promoção
da rede de Concessionárias CAOA HB: na compra de um Hyundai HB20 Sedan Comfort Style 1.6 16V Flex, automático, nas cores branco ou preto, ano 2016/2016, o cliente CAOA paga o valor de Hyundai HB20 Sedan mecânico, com a mesma configuração: 
R$ 57.990,00.





A CAOA HB oferece ainda a opção de taxas e prazos especiais com entrada e saldo financiado em até 36 parcelas.


No site www.caoa.com.br é possível verificar a loja mais próxima e outras ofertas imperdíveis. Promoção válida até 31 de julho de 2016.



MOTO OU CITROËN C3 PUROTECH? LEVANDO EM CONTA O CUSTO DE MANUTENÇÃO DO 1.2 TURBO DE R$ 1/DIA E O BAIXO CONSUMO, O CONFORTO E A SEGURANÇA DO CARRO, CONTRA A INSEGURANÇA, O DESCONFORTO DE UM VEÍCULO DE DUAS RODAS, O QUE COMPRAR?





Nova campanha publicitária do compacto  premium da marca francesa tem como foco economia de combustível e a melhor relação uso-benefício, com revisão a R$ 1 por dia.

Nota máxima em economia, revisões a R$ 1 por dia, motor 32% mais econômico, melhor relação uso-benefício. 



Não, não estamos falando de uma motocicleta, mas sim do Novo Citroën C3 PureTech. 

É este o mote da bem-humorada campanha publicitária do compacto premium da marca francesa, lançada nesta semana com inserções em canais de TV a cabo e em mídias on-line. 



A ação reforça o espírito economicamente correto do hatch da Citroën, já que possui o motor mais econômico do país. Tudo isso por valores bastante atraentes, a partir de R$ 46.490,00.

Assista ao filme da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=r16R2-J8JWA

“Quantas pessoas já compraram um scooter com aquele argumento de fazer X quilômetros com um tanque?”. Então, usamos esta ideia como o centro de uma brincadeira no espírito Feel Good da marca, já que o C3 PureTech faz até 16,6 quilômetros por litro”, afirma Alexander Greif, gerente de Marketing da Citroën do Brasil. A campanha foi criada pela agência Havas.

O Citroën C3 entra na era do downsizing e passa a combinar seus atributos de compacto Premium com o novo motor PureTech, atestado como o mais econômico do mercado nacional pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). 

Em comparação com o motor anterior, o PureTech proporciona uma redução de consumo de combustível de até 32% em trânsito urbano, permitindo ao modelo até 16,6 km/l na estrada e a classificação “AAA” no programa “Etiqueta Nacional de Conservação de Energia”, do INMETRO. 



Isso significa receber letra A nas três categorias disponíveis no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular): Compacto, Geral e Emissões.

O motor flex, com 1,2 litro e três cilindros, torna o C3 ainda mais adequado para uso nas grandes cidades, mantendo os atributos de desempenho e conforto que consagraram o C3 ao longo de sua trajetória no mercado nacional. 

No Citroën C3 PureTech, os índices de consumo urbano ficaram em 10,6 km/l e 14,8 km/l (para etanol e gasolina, respectivamente) e os de consumo em estrada em 11,3 km/l e 16,6 km/l (na mesma ordem).

Associado ao câmbio manual de cinco marchas, o C3 PureTech 1.2l Flex também ganhou agilidade no trânsito urbano em relação à versão anterior, graças à disponibilidade do torque (de 127 Nm com álcool e 120 Nm com gasolina) em baixas rotações (abaixo de 3.000 rpm). 



Já a potência, de 90 cv com etanol e 84 cv com gasolina, se situa em um patamar onde se encontram motorizações de maior cilindrada. 

Um modelo que conquista pela economia no dia a dia urbano, mas que surpreende pelo comportamento dinâmico e desempenho na estrada. 

Ou seja, importante evolução para atender a um consumidor cada vez mais racional e atento aos custos de utilização de seu veículo.

Plano de Revisões a R$ 1 por diaContando com um competitivo Plano de Revisões a R$ 1 por dia, o novo C3 PureTech apresenta a melhor relação “uso/benefício” de seu segmento – desta forma, as revisões de 10.000, 20.000 e 30.000 km têm preços fixos de R$ 365,00.

Além do preço competitivo e da precisão na verificação dos itens indicados no plano de manutenção periódico, os proprietários do modelo terão a possibilidade do parcelamento dos custos em quatro pagamentos mensais. 

Um ambicioso plano de manutenção que posicionará a marca como uma das mais competitivas do mercado automobilístico brasileiro.

Além disso, O Citroën C3 PureTech 1,2l Flex possui 3 anos de garantia contratual e 6 anos de garantia anticorrosão perfurativa.

Central Multimídia com 
tela sensível ao toque
O Citroën C3 pode ser equipado com avançada Central Multimídia com tela touchscreen de sete polegadas, o que inclui diversas tecnologias de conectividade.

Por meio de uma prática tela tátil de 7 polegadas, pode-se manipular todos os recursos de áudio, navegação e conectividade oferecidos pela Central Multimídia: rádio AM/FM, Bluetooth (áudio streaming), USB (áudio com exibição de capas e photo viewer), entrada AUX (auxiliar), calculadora e calendário.

O novo sistema oferece 
diversos recursos, tais como:
- MirrorScreen (MirrorLink + CarPlay);

- Duplicação da tela do smartphone na tela da central multimídia;

- Sistema de reconhecimento de voz por meio de Smartphone;

- USB 2.0 input com corrente de 1A;

- Sistema de reconhecimento de voz por meio de smartphone;

- SmartApp Link MyCitroën*, permitindo o armazenamento de informações sobre o veículo no smartphone do cliente, como consumo de combustível, localização, percurso realizado, quilômetros percorridos, próxima revisão etc.

- Ar-condicionado digital: a nova central sempre será associada ao ar-condicionado digital.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.