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domingo, 16 de outubro de 2016

O mercado automotivo mundial encerra o ano com importantes exposições, o Salão de Paris que trouxe a confirmação pela aceitação dos SUVs e crossovers, como BMW x2, o novo Audi Q5, mas o show ficou por conta dos Mercedes AMG GT Roadster e C Roadster. Entretanto, no Brasil, o mês de Setembro registrou queda de 20% das vendas de carros


Alta Roda 


Nº 910 —  14/10/16

Fernando Calmon



ENTRE O FUTURO E A REALIDADE

O Salão do Automóvel de Paris, o mais longo entre as exposições internacionais e que se encerra hoje, evidenciou a aposta da maioria dos fabricantes em modelos híbridos, híbridos plugáveis e elétricos. 

Embora a indústria veja esse cenário como oportuno, ainda não se tem certeza de como os consumidores dos mercados maduros do Hemisfério Norte vão “abraçar a causa”. 

Nos elétricos, a autonomia tem aumentado, mas não há a segurança de recarga rápida e capilar. 

E por ainda demandar subsídios governamentais para trazer os preços a uma realidade aceitável, mesmo para compradores de alto poder aquisitivo, sobram dúvidas.

O mercado europeu continua a caminhar, até certo ponto, de forma contrária ancorado no baixo preço atual da gasolina e diesel.

A crescente aceitação de SUVs e crossovers ficou marcada mais uma vez em Paris, apesar de significar aumento de consumo de combustível e, como consequência direta, de CO2. 

Um dos modelos conceituais que chamaram atenção foi o BMW X2, um crossover compacto que segue a moda. 

Seu estilo, sem dúvida, é o mais atraente da gama X do fabricante alemão, que não revelou sua mecânica, mas deverá ser a do X1 de tração dianteira. 

No outro extremo está o novo Land Rover Discovery de sete lugares que, apesar das dimensões avantajadas, perdeu quase 500 kg de massa por usar estrutura em alumínio.

Dois compactos, no entanto, roubaram a cena. O novo Nissan March (Micra, na Europa) rompeu com o estilo convencional e ficou ainda mais ousado que o Kicks. 

A marca japonesa afirmou que o modelo ainda está distante de produção no Brasil, vai depender da recuperação do mercado aqui. 

Mesmo discurso adotou a Citroën em relação ao novo C3, cuja renovação estilística é marcante. 

Mas tudo pode não passar de dissimulação, o tradicional “esconder o jogo”. Sem dúvida, o cronograma de lançamento para estes dois modelos pode se dilatar, mas quem ficar parado no tempo corre o risco de se dar mal no futuro.

Sandero e Logan (Dacia na Europa) passaram a ter estilo um pouco mais refinado e, tudo indica, os Renault homônimos produzidos no Brasil e em 2017 também na Argentina não acompanharão. 

O CH-R, que de tão arrojado parecia ser um exercício de estilo, estreou no salão praticamente igual à forma original concebida e pode inspirar as linhas do futuro crossover que a Toyota produzirá no Brasil.

Novo Audi Q5 a ser feito no México dentro de alguns meses e, portanto, com preço competitivo aqui, impressionou bem pelo desenho marcante que dá início à estratégia de diferenciar mais a linha de automóveis dos crossovers e SUVs. 

A Volkswagen procurou demonstrar uma guinada tecnológica em direção à eletrificação e aos carros autônomos para virar a página em relação aos motores a diesel.

Sem lançamentos de impacto este ano em Paris entre os carros esporte, os Mercedes-AMG GT Roadster e C Roadster acabaram por roubar a cena. 

Tornaram-se a demonstração viva de que, embora o clima não ajude, sempre há espaço para conversíveis, mesmo que representem parcela quase simbólica das vendas totais. Mas dessa liberdade os europeus não abrem mão.

RODA VIVA

Setembro foi um mês ruim para o mercado interno por ter menos dias úteis e greve bancária. 

Volkswagen estava sem estoques depois de 30 dias com as suas três fábricas paradas em razão de conflito com um fornecedor de bancos. 

Queda atingiu 20% sobre o mesmo mês do ano passado e de 23% no acumulado de 2016. Anfavea manteve previsão anual em menos 19% sobre 2015.

Estoques totais de 40 dias de setembro (mesmo sem nada nos pátios da VW e da sua rede) continuam altos. 

Sinalização para o último trimestre indica leve recuperação, na realidade números um pouco menos negativos. 

Fenabrave (associação das concessionárias) prevê que vendas de automóveis, comerciais leves e pesados encolherão cerca de 20% nos 12 meses deste ano.

Fiat Mobi tem vantagem na hora de entrar numa vaga mais apertada por suas dimensões menores e a versão Way com altura de rodagem elevada mostra eficiência em pisos irregulares. 

Visibilidade traseira é um ponto fraco em especial no uso urbano. Em termos de desempenho quase nada muda em relação ao Uno quando tinha os antigos motores de quatro cilindros.

Graças 
à legislação, que considera picapes de cabine estendida ou dupla como veículos comerciais, a Fiat Toro receberá o novo motor de quatro cilindros flex com cilindrada maior de 2,4 litros e 175 cv. 

O mesmo motor, colocado no Jeep Compass (considerado automóvel), precisou se limitar a dois litros para enquadramento competitivo no IPI.

Passaram-se cinco anos e o Denatran não implantou o sistema que aponta se o veículo sujeito a recall (revocação) por problema de segurança deixou de atender. 

A notificação sairia no certificado de licenciamento anual e poderia melhorar o índice de comparecimento às concessionárias, hoje inferior a 50%. E, pior, sem solução à vista para essa estranha omissão.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

sábado, 15 de outubro de 2016

Nissan Juke com três anos de manutenção, garantia e assistência com programa de retoma

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GM expande programa de compartilhamento de carros Maven chega para empregados da empresa em Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Indaiatuba, Joinville e Gravataí



São Caetano do Sul - A GM anuncia a expansão do “Maven”, programa de compartilhamento de veículos, car-sharing, para os empregados de Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Indaiatuba, Joinville e Gravataí. 

Depois de ter sido lançado em São Caetano do Sul, em Junho, a plataforma que faz parte do movimento global da GM para o desenvolvimento de opções de mobilidade urbana e sustentáveis ao redor do mundo, agora está disponível em todas as instalações da GM no Brasil.


“Seja levando para encontrar os amigos, seja para explorar a cidade ou para sair com a família no final de semana, o Maven permite que as pessoas acessem os meios de transporte da forma que eles querem e quando eles querem. Temos outras expansões previstas que permitirão que os clientes vejam como o Maven pode propiciar a liberdade conectando as pessoas aos lugares que elas desejam ir facilmente”, disse Carlos Zarlenga, presidente da GM do Brasil.

Para utilizar os carros do programa, os empregados cadastrados poderão efetuar as reservas, travar e destravar as portas do veículo através do aplicativo do “Maven”.

Nessa primeira fase, a ação permitirá o deslocamento de ponto a ponto, a retirada e a entrega serão feitas nos pontos localizados dentro dos campus da GM. 


O valor a ser pago é R$ 35,00 por hora ou até R$ 210,00 para uma reserva de 24 horas, já incluído o combustível e o seguro do carro. O pagamento será efetuado através da própria folha de pagamento do empregado.

A frota começará tendo disponível para o programa o Chevrolet Cruze LTZ e o Cobalt Elite, com todas as unidades equipadas com o inovador sistema de telemática OnStar, que oferece ao motorista serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade como jamais visto no mercado automotivo nacional.


"Ao lançar o “Maven” no Brasil, a GM assume a liderança em soluções de mobilidade urbana e proporciona mudanças na vida dos nossos empregados. 

O acesso rápido e fácil a um carro é um divisor de águas que altera fundamentalmente a abordagem ao transporte, com novas oportunidades que antes não eram possíveis", disse Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil.


Ao contrário de outras ofertas de serviços de mobilidade, o “Maven” aproveita de tecnologias de conectividade integradas e do serviço do OnStar já existente no Brasil, como ajudar no processo de recuperação em caso de roubo do veículo, notificar automaticamente a assistência em caso de acidentes por meio de uma central de atendimento e de informações 24 horas, com o acesso a consultores OnStar com o apertar de um botão no retrovisor do carro.

Os programas de mobilidade urbana da GM vão desde o investimento na Alemanha até as últimas iniciativas da GM nos Estados Unidos com o “Lyft” e o “Maven”, que combinam e ampliam vários programas da companhia sob uma única marca cuja missão é dar aos clientes acesso a serviços de mobilidade sob demanda altamente personalizados. 

Todos os programas são desenhados para melhor entender e facilitar os meios de transportes urbanos para nossos clientes e estão presentes nos Estados Unidos em Nova York, Ann Arbor, Boston, Chicago e Washington.


Siga @driveMaven no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Compartilhe, #BeThere.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Citroën terá estande 100% conceitual no salão do automóvel de São Paulo 2016, permitindo ao público uma experiência totalmente interativa com a marca, baseada na promessa "Be Different, FeelGood", assinada por "La Maison Citroën"






A Citroën do Brasil, pela primeira vez em sua história, terá um estande 100% conceitual no Salão do Automóvel de São Paulo, baseado em sua promessa de marca, "Be Different, Feel Good".

Com a assinatura “La Maison Citroën” (a casa Citroën), o estande permitirá ao público uma experiência rica, intensa e totalmente interativa com a marca.

Da concepção às ativações, passando pelo projeto arquitetônico e a escolha de matérias-primas exclusivas, tudo será feito para permitir “sentir-se em casa”, privilegiando ao máximo o conforto e o bem-estar, elementos fortemente presentes no DNA da marca. 




Uma visão moderna de conforto que será também ilustrada por duas atrações inéditas: o concept car Aircross, que antecipa a visão do SUV do amanhã, e o descolado E-Méhari, modelo 100% elétrico e conectado à própria história da marca - que publicamos na matéria seguinte, no Blog.

Dois modelos cheios de personalidade e que escrevem as primeiras linhas de um novo capítulo da marca, com serviços e novas tecnologias perfeitamente conectadas às necessidades do dia a dia.

“Queremos ter uma presença marcante no Salão do Automóvel de São Paulo, mostrando oolhar da Citroën para o futuro e suacapacidade de antecipar tendências”, afirma Paulo Solti, diretor-geral da Citroën do Brasil.

Confort Aircross: convite a viajar
Mistura de potência e energia positiva, o Citroën Aircross é um SUV naturalmente protetor. Com espírito otimista, ele elimina qualquer forma de agressividade, destacando:

· Uma personalidade única, pura e otimista, graças a um equilíbrio global de sua silhueta, sustentado por volumes fluidos e orgânicos, pontuados por elementos gráficos fortes, tais como os Alloy Bump ou os Air Signs. 


O conjunto é intensificado por uma cor externa vermelho alaranjado, símbolo de energia e de serenidade, além de materiais inovadores, que evocam robustez;

· Um convite à viagem: a bordo do conceptAircross tudo foi pensado para o bem estar do corpo e da mente.

Além do conforto físico proporcionado pelos assentos largos e generosos, esta sensação é amplificada por materiais quentes e pela aliança de cores claras e tonificantes. Cada volume associa estética e funcionalidade;

· Inteligência tecnológica, com a possibilidade de cada um escolher entre o universo da individualidade ou do compartilhamento.






O Citroën Aircross dispõe notadamente de duas telas HD de 12'', das quais uma móvel para ser compartilhada com o passageiro.

Cada assento é equipado de alto-falantes e de microfones para facilitar as trocas entre os passageiros.

Além disso, duas webcams estão localizadas de cada lado do concept, nas molduras das portas, para tirar fotos ao longo dos passeios e montar assim um álbum de viagem que poderá ser compartilhado à vontade nas redes sociais.

Diretamente retransmitidas nas telas do Citroën Aircross, as imagens obtidas por essas webcams podem também ser usadas ​​para coletar informações sobre os monumentos circundantes e chegar até eles graças à navegação. A viagem torna-se um momento lúdico e de compartilhamento;


· A inteligência tecnológica também é expressa por meio da escolha de uma motorização Híbrida Plug-in que alia eficiência e alto desempenho.

O concept combina assim um motor a gasolina e um motor elétrico - implantado ao nível do eixo traseiro do veículo, desenvolvendo uma potência de 95cv (70kW) e um torque de 200 Nm.

Este motor elétrico é alimentado por baterias de Íon-lítio, recarregáveis em apenas três horas e meia usando uma tomada elétrica doméstica (16A).

Ele é combinado com uma motorização a gasolina de 1.6 THP, cuja potência é de 218 cv (160kW) e o torque de 275 Nm.

E-Méhari: elétron livre. Um conversível (descapotável) com autonomia de 200 km que tem velocidade máxima de 100 km/h. Estará no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro




Ligado, desinibido, descolado, o Citroën E-Mehari é um carro colorido, cheio de impertinência,totalmente alinhado à promessa Feel Good da marca. 

O Citroën E-Méhari é um "it car" que possui um estilo cheio de frescor e de expressividade, e que sabe seduzir as pessoas à procura de diferenciação, de otimismo, atentas às tendências e ao meio ambiente.

Seu estado de espírito retoma aquele de um ícone da marca Citroën, o Méhari (lançado em 1968), pela sua aparência e seu caráter, mas também por seu lado facilitador de lazeres e por sua praticidade.






Tal como o Méhari, o E‑Méhari é:

· dotado de quatro verdadeiros lugares;

· equipado com um chassi sobrelevado para uma direção facilitada, independente do tipo de terreno;

· produzido em uma carroceria termoformada: um material plástico que não sofre com a corrosão, não requer nenhuma manutenção de pintura e que resiste aos pequenos choques graças à sua elasticidade. Desta forma, ele pode ser lavado por inteiro, dentro e fora, bastando um jato d’água;

· transforma-se em conversível por meio de uma capota removível com um fechamento por meio de um sistema de oclusão lateral escamoteável, com grandes janelas transparentes. 


Dependendo da vontade, pode-se decidir colocar a capota somente na frente, somente atrás, do lado ou em todo o conjunto.

O motivo das portas com suas ranhuras também é um aceno dos projetistas ao Méhari original e às ondulações de sua carroceria. 

Da mesma forma, as cores externas escolhidas ecoam àquelas apresentadas quando do lançamento do Méhari.

Esta ligação com o Méhari, carro mítico que marcou seu tempo, confere ao E-Méhari uma identidade forte, uma filosofia "à parte" para aqueles que estão à procura tanto de autenticidade e quanto de diversão.




Experiência única ao dirigir 
Simples e descontraído, o E-Méhari não é, por isso, menos tecnológico: 100% elétrico, ele oferece uma tecnologia de bateria oriunda da expertise do Grupo francês Bolloré: as baterias LMP® (Lítio Metal Polímero) permitem uma grande autonomia e oferecem desempenho, confiabilidade e segurança.

As baterias LMP® destacam-se pela sua forte densidade energética e sua segurança de utilização. 

São baterias secas, o que lhes dá muitas vantagens, notadamente uma insensibilidade às variações climáticas. 

Elas permitem andar a uma velocidade máxima de 110 km/h e se beneficiar de uma autonomia de 200 km em ciclo urbano.
Práticas, elas são completamente recarregadas em 8 horas em 16A - em instalações que o permitem (terminais domésticas ou terminais públicos tipo Autolib) - ou em 13 horas em tomadas domésticas em 10A.

Assim, o E-Mehari gera um sentimento de liberdade e de serenidade sem precedentes: aquele de andar com o vento nos cabelos com a aceleração, a facilidade e o silêncio de um carro elétrico.



quinta-feira, 13 de outubro de 2016

FORD PROMOVE VENDA ESPECIAL DO KA E NEW FIESTA NESTE FINAL DE SEMANA COM NOTA FISCAL DE FÁBRICA E TAXA ZERO


A Ford promove neste final de semana (14, 15 e 16 de outubro) uma venda especial do Ka e do New Fiesta hatch com preço de nota fiscal de fábrica e financiamento com taxa zero. A ação será feita em conjunto com a rede de cerca de 400 distribuidores da marca no Brasil.

“A Ford cresceu em participação nos últimos quatro meses e trabalhamos em parceria com a nossa rede para manter esse bom momento, oferecendo condições únicas no mercado”, diz Antonio Baltar, gerente geral de Vendas da Ford.

O Ford Ka, um dos carros mais vendidos do ano, além do preço de nota fiscal de fábrica é o único do mercado a contar com taxa zero em 18 e 24 meses.

O modelo dispõe ainda de outras opções de financiamento com entrada de 40%. Desde a primeira versão, 1.0 SE, ele já vem equipado com direção elétrica, ar-condicionado, travas e vidros elétricos dianteiros, abertura elétrica do porta-malas, rádio com USB e Bluetooth e compartimento MyFord Dock para celular no painel.

Outras vantagens do Ka são a manutenção econômica e o seguro mais barato da categoria.

Além disso, com o plano Ford Protect, o cliente pode incluir o valor das revisões no financiamento e aumentar a garantia original de fábrica para quatro ou cinco anos.

“O Ka vem atingindo patamares significativos de participação no segmento de entrada e é um dos veículos com maior índice de fidelidade da Ford”, afirma Baltar.

“Temos certeza que com esta ação no final de semana os consumidores vão se surpreender e teremos muitos outros clientes vindo para a marca. Vamos fechar todos os negócios”, diz o executivo.


O New Fiesta é outro destaque da venda especial, com preço de nota fiscal de fábrica e taxa zero em 24 parcelas. Ar-condicionado, direção elétrica, travas, espelhos e vidros dianteiros elétricos, som com USB e Bluetooth, alarme volumétrico e computador de bordo estão entre os itens de série da linha.

“A Ford raramente faz esse tipo de ação e, quando faz, é para valer”, completa Baltar. “Além do Ka e do Fiesta, temos também planos com taxa zero para outros modelos, como Ka+, Focus Hatch e Fastback, EscoSport, Fusion e Ranger.”

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Devido aos riscos de comportamentos imprevisíveis, tais como freios sendo acionados abruptamente, deve existir em projetos de veículos a preocupação com a geração e com a recepção eletromagnética. Compatibilidade eletromagnética e supressão de interferências no automóvel

 
COLUNA 

MECÂNICA ONLINE®





Compatibilidade eletromagnética e 
supressão de interferências no automóvel 


O desenvolvimento de um veículo passa por muitas fases atualmente. Com o aumento de tecnologias é preciso atentar para que o sistema elétrico de um automóvel possa funcionar de forma isolada, sem sofrer interferências com a proximidade de outros sistemas.

Dessa forma, a compatibilidade eletromagnética (CEM) é a qualidade de um sistema elétrico, de se manter neutro com a proximidade de outros sistemas. Ele não perturba esses sistemas e não se deixa influenciar por eles.

Devido aos riscos de comportamentos imprevisíveis, tais como freios sendo acionados abruptamente, deve existir em projetos de veículos a preocupação com a geração e com a recepção eletromagnética.


Aplicado ao veículo, isto significa que os diferentes sistemas elétricos e eletrônicos instalados como sistema de ignição, injeção eletrônica, ABS/ASR, airbag, central multimídia, telefone celular, sistema de navegação, etc., devem poder funcionar uns próximos aos outros sem influência recíproca.

Por outro lado, o veículo deve ter um comportamento neutro como sistema no seu meio ambiente, isto é, não deve influenciar eletricamente outros veículos ou a transmissão de rádio, televisão e outros serviços por rádio (interferência radiada).

Ao mesmo tempo o veículo deve continuar funcionando plenamente na presença de outros campos, p. ex. nas proximidades de transmissores (imunidade a interferências).

Por esses motivos, os sistemas elétricos para veículos e também os veículos como um todo devem ser equipados de tal maneira que sejam compatíveis eletromagneticamente.


Fontes de interferência

Rede de bordo, ondulação - O alternador alimenta a rede de bordo com uma corrente alternada retificada. 

Apesar da retificação através da bateria do veículo fica uma ondulação residual. Sua amplitude depende da carga da rede de bordo e da fiação. 

Sua frequência se altera com a rotação do alternador ou do motor. A oscilação fundamental está na faixa dos kHz. Acoplada ao sistema de som do veículo por via galvânica ou indutiva, a oscilação se apresenta com um chiado nos alto-falantes. 


Rede de bordo, impulsos - Ao ligar-se consumidores, são gerados impulsos nos cabos de alimentação. 

Por um lado, eles penetram diretamente através da alimentação de tensão (acoplamento galvânico) e indiretamente por acoplamento através de cabos de conexão (acoplamento indutivo e capacitivo). 

No caso de falta de ajuste, provocam falhas de funcionamento, chegando inclusive a destruir sistemas vizinhos. 


Para garantir que não ocorram funções inaceitáveis na rede de bordo, deve ser encontrada uma solução otimizada para tornar as fontes de interferência (locais que geram interferências) compatíveis com os receptores de interferências (dispositivos susceptíveis) para cada veículo. 

As amplitudes dos impulsos (diferentes para redes de bordo de 12 V e 24 V) são divididas em categorias.

Ao definir-se o nível permissível da interferência radiada, das fontes de pulsos e da imunidade necessária dos receptores de interferências, ocorre uma adaptação, de modo que seja prevista para todas as fontes de interferência de um veículo uma categoria pelo menos abaixo dos receptores de interferência (p. ex. unidades de comando), e levando em conta uma segurança contra interferências.

A escolha das classes de supressão de interferências é feita de acordo com o esforço necessário para suprimir as fontes de interferência ou proteger os dispositivos susceptíveis.



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Tarcisio Dias éprofissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. 

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Volvo V40 nas quatro versões, hatch, de 2017 ganha melhorias importantes de segurança - como novos faróis -, design e conforto. O V40 Kinect, que chega de 0 a 100 km/h em 6,9 s, custa R$ 129.900. O Momentum, R$ 146.900; Cross Country, R$ 156.900; e o R-Design, que chega aos 100 km/h em 6,3s com seus 245 cv custa R$ 166.900


A Volvo é conhecida pelo excelente padrão de segurança que seus carros oferecem, mas não só, a montadora vem melhorando consideravelmente seus modelos. O último foi o 
hatch V40, 2017, recentemente lançado. 
As novidades envolvem de uma maneira geral a estética do veículo. Ele teve itens externos renovados e ganhou novas opções de cores e rodas, mas também teve o acabamento interno revisto. 
O modelo está disponível em quatro versões que custam entre R$ 129.900 e R$ 166.900.
Em termos de design, as alterações mais chamativas estão na parte dianteira. Vale destaque para a grade redesenhada e para os novos faróis chamados de “Martelo de Thor”. 
Há também um novo conjunto ótico Full LED com acendimento automático a partir da versão intermediária Momentum.
Há também cinco novas opções de cores, com foco em tons de azul, além de de rodas de liga leve de aro 18” com novo desenho para as versões topo de linha R-Design e Cross Country.

Na parte interna, as novidades também giram em torno das cores. Há até nove combinações de cores para os bancos de couro. O console central recebeu novo acabamento de alumínio preto e superfície texturizada.

Mecânica mantida
Segue sob o capô o motor T4 Drive-E 2.0 turbo de quatro cilindros. Ele proporciona 190 cv e 30,5 kgf.m de torque máximo entre 1.300 rpm e 4.000 rpm. Aliado à transmissão automática de seis velocidades, o conjunto é capaz de acelerar o hatch de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.

O motor da versão mais esportiva R-Design também segue o mesmo. Chamado de Drive-E, é um 2.0 turbo com injeção direta, que rende 245 cv. O torque é de 35,6 kgf.m disponível entre 1.500 rpm e 4.800 rotações. 
O propulsor de quatro cilindros é pareado à transmissão automática de oito velocidades. Desta forma, o V40 R-Design pode cumprir a distância de 0 a 100 km/h em 6,3 s.
Preços e versões
V40 Kinect - R$ 129.900

V40 Momentum - R$ 146.900

V40 Cross Country - R$ 156.900

V40 R-Design - R$ 166.900
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Volvo V40 R-Design 2017

BMW Motorrad continues its growth strategy. // BMW Motorrad continua sua estratégia de crescimento


Los Angeles. BMW Motorrad remains on course for growth. "We will continue to grow sustainably and profitably and want to increase motorcycle sales to 200,000 units worldwide by 2020", says Peter Schwarzenbauer, Member of the Board at BMW AG, responsible for MINI, BMW Motorrad, Rolls-Royce and Aftersales.

The American market is an important element in achieving this goal. In the next three years BMW Motorrad is looking to double its market share in the North and South American markets. 

The company wants to gain new customers by introducing new models specifically tailored to the market.

"We want to remain the benchmark in the premium motorcycle segment", states Peter Schwarzenbauer. 

The BMW Motorrad dealer network will also be extended in line with the planned expansion worldwide. 

The number of dealerships in the USA is to increase from 150 dealerships today to 200 by 2020 in accordance with the growth in sales. BMW Motorrad plans to expand its dealer network to 1,500 sites.

Focus on American markets
Stephan Schaller, President of BMW Motorrad: "After Germany, the USA will remain the second most important market for BMW in the coming years, too. This is where we see great potential. In the US alone we want to double our market share to ten percent in the next three years." 

Schaller continues: "We will lay the foundation for outstanding growth with new products specifically tailored to the needs of the market and by expanding our sales base."

BMW Motorrad achieves new all-time high in the third quarter of 2016.
With 116.044 deliveries, BMW Motorrad achieved the highest sales figures for a third quarter as of September 2016. 

As compared to the already strong previous year’s figures, BMW Motorrad increased sales by a further 3 % in the same period. In September the number of deliveries grew by 10 % to 12.215 units. 

Based on this solid growth, BMW Motorrad is expecting a new sales record for the entire year – the sixth in succession.

Bagger K 1600 B world premiere – "The Spirit of the Open Road".
The first model focussing on the US-American market, the Bagger K 1600 B, will premiere in Los Angeles. It translates the idea of "The Spirit of the Open Road" as expressed in the 2015 BMW Motorrad Concept 101 into an emotional series production motorcycle. 

The Bagger stands for cruising on endless highways and for the dream of freedom and independence, the epitome of "American Touring". 

It is the perfect symbiosis of supreme 6-cylinder performance, high-level touring qualities and the laid-back attitude and unique driving feel of power and elegance.

The model initiative continues.BMW Motorrad sees great potential for the USA in its new Heritage family which builds on the backbone of the highly successful R nineT and its air-cooled flat-twin boxer engine. 

A total of five Heritage models are planned. In 2016 the model family was expanded to include the R nineT Scrambler. 

At the beginning of October the R nineT Pure and the R nineT Racer celebrated their world premiere. 

It is above all the wide range of individualization options which make the Heritage family so desirable for customers in the USA, the "cradle" of customizing.

Entering new displacement segments.In the future BMW Motorrad will also be entering new displacement segments to an increasing extent. 

"The motorcycle market in the 125 to 500 cc displacement range offers an excellent basis for our growth plans. With the recent launch of the BMW G 310 R we have taken a first important step in this direction. As a real BMW in the under 500 cc segment, it opens up completely new market potential for us.", explains Schaller. 

"We will also be continuously expanding the Urban Mobility World of Experience in the coming years. The midsize scooter segment is especially interesting in this regard."

The BMW Group is basing these prognoses on a stable economic environment.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

FORD CAMINHÕES LIDERA NOS SEGMENTOS DE SEMILEVES E PESADOS 6X4 E TEM A MAIOR PARTICIPAÇÃO DO ANO: CERCA DE 18%


A Ford foi a marca de caminhões que obteve o maior crescimento no mercado em setembro, quando registrou também a sua melhor participação do ano: 17,7% das vendas, com um ganho de 1,9 ponto porcentual comparado a agosto. 

O resultado da empresa foi impulsionado pela boa presença de vários modelos, incluindo o recorde de vendas dos novos caminhões Cargo Torqshift com transmissão automatizada, e especialmente a liderança nos segmentos de caminhões semileves com o F-350 e dos pesados Cargo 6x4.

Registrando 35,6% das vendas, foi destacada a presença do Ford F-350 no mercado de caminhões com peso bruto total de 3,5 a 6 toneladas. 

Este tipo de produto tem obtido grande aceitação no setor do agronegócio, além das atividades de entregas urbanasfracionadas, serviços de manutenção e distribuição comercial em geral.


No segmento de caminhões 6x4, um dos mais concorridos, a Ford liderou com 32,9% de participação. 

Voltados principalmente à construção civil, nessa configuração a marca oferece os modelos Cargo 2623, Cargo 2629 e Cargo 3133, cobrindo aplicações com capacidade máxima de tração de 32 a 63 toneladas.

O recorde de vendas dos modelos Cargo Torqshift mostra o acerto deste lançamento. Os veículos com transmissão automatizada sinalizam uma tendência de busca do aumento da produtividade em diversas operações de transporte, com maior economia de combustível e conforto para o motorista. 

A linha, lançada no primeiro trimestre deste ano, é composta por modelos médios e pesados, cujos destaques foram o Cargo 2429 6x2 Torqshift e o Cargo 1723 Kolector Torqshift.

“Esse resultado reflete o trabalho de posicionamento da marca, atuando de forma muito mais próxima dos clientes para garantir o máximo rendimento da frota, com foco na qualidade do produto e no atendimento pós-venda”, diz Oswaldo Ramos, gerente de Marketing e Vendas da Ford Caminhões. 

“Nosso compromisso é possibilitar que os clientes tenham sempre o veículo rodando, com a disponibilidade de peças e serviços a qualquer momento”, concluiu.


PICAPE F-150 RAPTOR COM MAIS DE 456 CV, TORQUE DE 70,5 KGFM, NUM MOTOR DE 350 CV, CÂMBIO DE 10 MARCHAS E TRAÇÃO 4X4 SERÁ UMA DAS ATRAÇÕES DA FORD NO SALÃO DE SÃO PAULO. A FORD SÓ NÃO INFORMA SE O CARRO SERÁ VENDIDO NO BRASIL



A Ford anunciou os números finais de potência da nova F-150 Raptor 2017, que desenvolve nada menos que 456 cv e 70,5 kgfm de torque, com o novo motor 3.5 EcoBoost de duplo turbo. 

Essa picape esportiva e de grande desempenho no uso off-road será uma das atrações da marca no Salão do Automóvel de São Paulo.

A linha F-150 é a mais vendida dos Estados Unidos e um símbolo de inovação da marca. Como os demais modelos, a Raptor 2017 tem carroceria de alumínio de nível militar, chassi de aço de alta resistência e é cerca de 220 kg mais leve que o modelo 2014.

A transmissão de 10 marchas também é nova, assim como o exclusivo sistema de tração 4x4. 

Sua caixa de transferência tem funcionamento sob demanda para rodagem diária e bloqueio mecânico para fora de estrada severo. 

Ela é a única da linha Ford a contar com seis modos de gerenciamento para diferentes tipos de terreno: normal, esporte, tempo, lama/areia, rocha e baja.

O sistema 4x4 sob demanda garante ótima dirigibilidade com mau tempo na cidade. O modo Baja, além de bloqueio mecânico da tração 4x4, otimiza a resposta do acelerador, do câmbio e do turbo para aumentar a capacidade off-road.

Os novos algoritmos adaptativos de troca da Raptor monitoram em tempo real mais de uma dúzia de sinais do motor e do motorista para garantir a marcha certa no momento certo e uma experiência de direção envolvente. 

A economia de combustível também aumentou mais de 20%, incluindo sistema auto start-stop de desligamento nas paradas.

"A Raptor foi projetada para ser uma máquina de desempenho off-road sem concessões", diz Matt Tranter, supervisor de Engenharia da Ford Performance. 

"Por isso trocamos o bloco V8 de ferro fundido pelo V6 GTDI EcoBoost de alumínio de alta potência, desenvolvido para oferecer cerca de 40 cv de potência e 10,5 kgfm de torque a mais que a Raptor anterior".

FIAT FIORINO GANHA UMA NOVA VERSÃO EM SUA LINHA 2017 E MAIS EQUIPAMENTOS


Líder do segmento por 25 anos consecutivos e reconhecido no mercado brasileiro de comerciais leves pelo seu excelente custo-benefício, o novo Fiat Fiorino 2017 chega agora ao mercado com uma nova versão, a Hard Working, que conta com muitos equipamentos, oferecendo assim ao seu proprietário uma ótima qualidade de vida a bordo.


Com design renovado em 2013, o Fiat Fiorino traz linhas mais fluidas e arredondadas, que melhoram a estética e a aerodinâmica do veículo, e ainda proporcionam um size impression ao modelo. 

Seu interior confortável e funcional faz com que eleve o nível de sofisticação do modelo. Já a ergonomia, o acesso aos comandos e a praticidade interna dão muito conforto, enquanto os seus porta-objetos oferecem ainda mais praticidade na acomodação de itens no interior do veículo.


O Fiat Fiorino 2017 vem equipado com o potente e econômico motor 1.4 Evo Flex, que tem excelente torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível – recebeu nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do INMETRO, o que o coloca entre os mais eficientes e econômicos do país.


A nova versão Hard Working do Fiorino 2017 chega ao mercado muito completa, com equipamentos que a deixam muito mais confortável, versátil e segura. 



A sua lista de série conta itens como ar-condicionado, banco do motorista com regulagem mecânica de altura, brake light, direção hidráulica, computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), conta-giros, faróis de neblina, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros com one-touch para motorista, volante com regulagem de altura, retrovisores externos com comando interno, tecido exclusivo, predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 tweeters e antena) e recobrimento do assoalho do vão de carga.


Ainda é possível deixar a versão Hard Working ainda mais equipada com os opcionais sensor de estacionamento traseiro, para-choque dianteiro na cor do veículo, para-choque traseiro pintado parcialmente na cor do veículo e calotas integrais, além do rádio USB MP3/WMA com RDS.

A versão 1.4 Evo Flex da Fiorino também passa a contar em sua linha 2017 com brake light e retrovisores externos com comando interno de série. 


Como opcionais, ela traz direção hidráulica, volante com regulagem de altura, predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 tweeters e antena) e Rádio USB MP3/WMA com RDS.

O consumidor ainda pode contar com um grande leque de alternativas de personalização para o Novo Fiorino 2017. 


São mais de 40 acessórios Mopar para deixar o modelo ainda mais completo. Confira alguns deles: alarme, protetor de carter, rodas em liga leve, tapetes, parafuso antifurto, ecobag, entre outros.

Referência de mercado, o Fiat Fiorino sempre foi pensado e projetado para enfrentar com tranquilidade e confiabilidade as mais diversas condições de trabalho solicitadas pelo dia a dia. 


Em sua linha 2017, ele oferece ainda mais conforto, economia, praticidade, além de um excelente custo-benefício em relação aos modelos da concorrência. Confira abaixo os preços de suas versões:

Fiorino 1.4 Evo Flex 2017 – R$ 53.340,00

Fiorino Hard Working 1.4 Evo Flex 2017 – R$ 60.390,00

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