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sábado, 5 de janeiro de 2019

Audi Q5 Security é o primeiro SUV com versão blindada de fábrica da marca no mundo. Veículo foi desenvolvido desde o início para receber blindagem durante a produção e com configuração específica. Tem 500 kg a mais do que as versões atuais do utilitário para resistir a disparos de armas de fogo de calibre até .44. Versão já está disponível no mercado brasileiro. Custa R$ 370.990


A Audi do Brasil lançou no mercado nacional o Q5 Security, o primeiro SUV da marca a ser vendido em versão blindada de fábrica. Visualmente, o veículo é praticamente idêntico às versões já existentes do Q5, mas trata-se de um carro totalmente novo. Desde o início de seu desenvolvimento recebeu recursos de proteção especiais para suportar a blindagem, com novos conjuntos de freios e suspensão, sendo submetido inclusive a crash tests.

As peças protetoras utilizadas são certificadas na classe III-A da ABNT NBR 15000, usada amplamente na América do Sul e que se tornou padrão no mercado nacional por ter o maior grau de proteção disponível para uso civil no Brasil. 


Na prática, isso significa que o Q5 Security resiste a disparos de armas de fogo como a Magnum 357, 9mm (pistolas e submetralhadoras), espingardas calibre 12 e até de calibre .44, que protege efetivamente os ocupantes do veículo contra ataques.

A célula de segurança do SUV blindado incorpora toda a área de passageiros, inclusive o compartimento de bagagens, que também pode ser acessado do interior do veículo. 


Portas, tampa do porta-malas, teto e laterais, bem como a parede corta-fogo do compartimento do motor são reforçadas com peças feitas de aço de alta resistência. 

As janelas do automóvel consistem em vidros à prova de balas com multicamadas. A célula balística é construída de modo que os ocupantes tenham uma proteção excelente, independentemente de onde as balas sejam disparadas.


“O grande diferencial do veículo é que ele não tem adaptações. Foi, de fato, desenvolvido desde o início para receber os recursos especiais de proteção em todos os processos de concepção. Estamos felizes em oferecer aos nossos clientes mais esta opção premium, que alia elevado nível de segurança, tecnologia, conforto e sofisticação”, afirma Johannes Roscheck, CEO e presidente da Audi do Brasil.

Para receber a blindagem, a Audi equipou o Q5 Security com o mesmo conjunto de freios do SQ5, que tem maior capacidade de frenagem. Além disso, o modelo possui o ESP calibrado, não tem teto solar, utiliza chapas de aço e não mantas em sua estrutura e o porta-malas tem acionamento elétrico e pistões reforçados.


Esportividade e potênciaCom 4.663 milímetros de comprimento, 1.893 mm de largura e 1.659 mm de altura, o Q5 Security combina a esportividade dos sedãs da marca com versatilidade e um interior altamente flexível. Seja em termos de conectividade, eficiência ou sistemas de assistência ao motorista, o modelo mais uma vez estabelece os padrões do segmento.

O motor usado no Q5 Security é o 2.0 TFSI a gasolina, que desenvolve 252 cv de potência e 370 Nm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. 


A transmissão é S tronic de sete velocidades e o sistema de tração quattro com tecnologia ultra é de série. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e a velocidade máxima é de 235 km/h.


Suspensão e tração
A suspensão a ar adaptativa com controle dos amortecedores do carro foi ajustada para o peso maior do veículo blindado – o peso em ordem de marcha (sem o motorista) é de 2.295 kg, ou seja, 500 kg a mais do que a versão original do Q5. 

As rodas de 19 polegadas são calçadas com pneus Run Flat, que permitem a rodagem sem ar por até 80 km a uma velocidade de até 80 km/h. O sistema de freios foi generosamente dimensionado: os discos dianteiros medem 350 mm de diâmetro.


Uma linha de ombro com curvas distintas e com recortes reforçados dão estrutura à lateral do veículo. Os arcos das rodas pronunciados fazem uma referência ao sistema de tração integral quattro. 

Assim como na dianteira, linhas horizontais na traseira transmitem uma imagem de largura e presença. A tampa traseira envolve as colunas C – uma característica típica dos modelos da família Q. Um difusor de ar integra as saídas de escapamento.


Equipamentos
O Q5 Security sai da linha de montagem com uma ampla lista de equipamentos. Dentre os destaques estão sistema Audi Drive Select, ar-condicionado automático, bancos dianteiros com ajuste lombar, Virtual Cockpit, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, sensor de luz e chuva, volante multifuncional, sistema de monitoramento dos pneus, faróis com ajuste automático de altura, auto hold, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, Audi Smartphone Interface e sistema de navegação.


Vidros escurecidos na traseira para maior privacidade são de série no modelo, bem como o sistema de ar-condicionado automático de três zonas, sistema de som 3D Bang&Olufsen e acionamento elétrico do porta-malas – algo incomum em veículos blindados devido ao excesso de peso.

O interior oferece bastante espaço para cinco ocupantes e as linhas horizontais destacam a impressão de largura e conforto. Um novo conceito de linha de equipamentos oferece aos clientes uma vasta seleção de cores e materiais, assim como o volante multifuncional de três raios que é de série. 


Já o banco traseiro é tripartido e traz ajuste do ângulo de encosto. O compartimento de bagagem possui 550 litros e, com o banco traseiro totalmente rebatido, o volume aumenta para 1.550 litros.

Como opcional, o Q5 Security traz o sistema de alarme com intercomunicador e o pacote Audi Side Assist, que contempla ampla variedade de recursos de alta tecnologia, como o Assistente de Tráfego Reverso, o Exit Warning Assist (que alerta o motorista sobre risco de colisão ao abrir a porta), o Pre Sense traseiro (sistema que aciona itens de segurança na iminência de impacto traseiro) e a Câmera 360°.


Audi Virtual Cockpit e displays
O display do Q5 Security apresenta gráficos brilhantes em sua tela de alta resolução com 12,3 polegadas, pela qual o motorista pode escolher dois pontos de vista – uma versão clássica com grandes indicadores circulares ou uma versão progressiva na qual o mapa de navegação ou listas sejam predominantes.


O terminal MMI no console central atua como principal elemento de controle. Além dos sistemas de entretenimento e informação, o MMI plus com navegação tem tela de 8,3 polegadas e botão rotativo com touchpad integrado, que reconhece letras escritas à mão.


Modos de condução e disponibilidade
O Q5 Security permite ao motorista seis modos de condução, que podem ser selecionados por meio do sistema Audi Drive Select: off-road, comfort, efficiency, dynamics, auto e individual. 

O veículo é produzido na planta de San José Chiapa (México). O processo de fabricação do Q5 Security está em conformidade com os rigorosos padrões de qualidade da Audi e não oferece apenas a alta qualidade de acabamento padrão, mas, ao contrário dos veículos adaptados para blindagem, o modelo tem garantia total da Audi. 


O preço sugerido é de R$ 370.990,00.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Partida para o 41º Rali Dakar será nesta segunda-feira, de Lima, com a participação de 534 competidores e 334 veículos que percorrerão 5.537 km em território peruano. Disputa nas motos será acirrada.



São Paulo (SP) - O calendário off-road tem início nesta segunda-feira (7) com o Rally Dakar, considerado o maior e mais difícil do mundo. À partida, em Lima, é esperada a presença de 534 competidores e 334 veículos, entre motos , carros, quadriciclos, UTVs e caminhões. O roteiro, 100% em solo peruano, inclui 5.537 quilómetros de desafios, sendo 2.951 de Especiais (trechos cronometrados), em 10 etapas. 

O piloto da Equipe Honda Racing, Jean Azevedo, já participou da prova em 18 ocasiões e identifica no rali deste ano uma característica peculiar, por acontecer em apenas em um país, o que ocorrerá pela primeira vez na história do Dakar. 

“A edição deste ano será praticamente toda em areia, não deserto. Então, acho que a dificuldade será a mesma. A predominância deste tipo de terreno, bem como os obstáculos do deserto peruano, farão da edição de 2019 uma mais técnicas dos últimos anos", explicou Jean Azevedo.


“Nas ultimas edições - lembrou o piloto da Honda -, andamos bastante em estradinhas, o que exige menos pilotagem e navegação. Em 2019, 70% da disputa será, não deserto peruano que, com certeza, é o mais difícil de se andar na América do Sul, com dunas mais fofas, encavaladas.” 


Jean que já conquistou três títulos, considerou que “pilotar lá é tão difícil quanto nenhum deserto saariano, na Mauritânia”.
Único piloto brasileiro  a ter um vencido etapas em motocicletas, Jean Azevedo destacou que é essencial ter muita atenção à navegação, embora isso implique em uma pilotagem mais lenta. 

“O deserto é muito traiçoeiro e o piloto pode se acidentar se quiser andar muito rápido. Além disso, andando um pouco mais devagar, é possível ter uma navegação maise precisa. Entao, vale a pena manter um ritmo, perder em velocidade, mas acertar o caminho e chegar ao fim da etapa", explicou.


“Quando o piloto erra no deserto, pode levar até meia hora para encontrar o caminho correto. Se diminuir um pouco o ritmo, não vai perder tudo muito. Então, uma dica que eu dou é: vale a pena diminuir um pouco o ritmo e focar bastante na navegação”, concluiu.



Apostas para uma Disputa entre como motocicletas 
Para Azevedo, o espanhol Joan Barreda e o argentino Kevin Benavides, da Monster Energy Honda Team, estão na lista de favoritos ao título. A equipe oficial  da Honda conta ainda com a presença do português Paulo Gonçalves, do norte-americano Ricky Brabec e do chileno José Ignacio Cornejo na largada.


“Acho que este ano será uma disputa bem interessante, com vários pilotos na briga. Vai ser uma corrida um pouco diferente de um Dakar tradicional, por sermais curto e as etapas praticamente 100% na areia”, lembrou.


Onix fecha 2018 com recorde e supera ‘tricampeonato’ do Monza. Com quatro anos de liderança consecutiva, Onix passa a ser o Chevrolet a ocupar o posto pelo maior período na história. Modelo ultrapassa 210 mil unidades emplacadas em 2018, o que representa dois dígitos de crescimento ante o ano anterior. Chevrolet manteve-se à frente também entre as marcas, com quase 18% de participação de mercado considerando os automóveis e comerciais leves



São Caetano do Sul – A Chevrolet está em seu melhor momento como marca no Brasil ao fechar 2018 na liderança pelo terceiro ano consecutivo, feito inédito em seus 93 anos de atividades no país.

No acumulado, foram 434,3 mil veículos emplacado e quase 18% de participação considerando os automóveis de passeio e comerciais leves – alta superior a 10% ante o montante do ano anterior.

O Onix encerrou como o grande destaque. Foi o carro mais vendido do país com volume recorde de 210,4 mil unidades, o dobro do segundo colocado, feito inédito na era mais competitiva do setor.

Este é o quarto ano seguido de liderança do Onix, que se descola do Monza, com quem compartilhava o posto de “tricampeão” da Chevrolet – o Monza esteve à frente em 1984, 1985 e 1986.

“A confiança atual do consumidor reflete os investimentos da empresa na renovação dos produtos, no lançamento de tecnologias inovadoras de qualidade, conectividade e eficiência energética. O excelente trabalho da rede de concessionárias também é um diferencial importante”, pontua Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.

Considerando os veículos por tipo de carroceria, a Chevrolet também liderou os dois maiores segmentos: o dos hatches, que representa 39% do total da indústria, e dos sedãs (21%). Também foi a marca que mais cresceu em volume no segmento que mais avança, o dos crossovers e SUVs. Este último já representa fatia de 20%.

Se 2018 foi marcado pela chegada às lojas do Novo Spin e da introdução da série Midnight para a S10 e o Tracker, 2019 promete ser bastante agitado.

A Chevrolet confirma 11 lançamentos para o longo do ano, alguns deles já anunciados, como os novos modelos do Camaro e do Cruze, que, aliás, será pioneiro com a internet a bordo e Wi-Fi 4G, tecnologia que inaugura o quarto nível da conectividade veicular no Brasil.

Outro produto da empresa que começa a ser ofertado neste ano é o Chevrolet Bolt EV, o carro 100% elétrico mais premiado do mundo. O anúncio com os primeiros detalhes comerciais aconteceu no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Fernando Calmon acredita que o Brasil pode avançar no âmbito dos carros conectados. Veja porquê e como




Fernando Calmon        

Nº 1.026 — 3/1/19




BRASIL PODE AVANÇAR



Dos quatro grandes desafios impostos à indústria automobilística mundial, apenas dois chamarão mais atenção no Brasil em 2019 e nos próximos anos. Veículos autônomos estarão muito longe do mercado local e sem nenhuma previsão de efetiva introdução por problemas de alto custo, infraestrutura e regulamentação jurídica, entre outros.

Eletrificação completa (por bateria ou pilha a hidrogênio) enfrenta grandes obstáculos, dos quais o preço bastante elevado parece uma barreira inexpugnável mesmo em médio prazo. Porém, no final deste ano, a Toyota começará a produzir aqui o Corolla híbrido flex, um caminho mais adaptado à realidade nacional. 

Há, ainda, o carro elétrico de baixo custo com uso de motor/gerador a combustão (dispensa tomada elétrica) que a Nissan desenvolve para o Kicks. Este deve estrear entre o final de 2019 e o começo de 2020.

Mas, pelo menos, o País avançará em dois campos: veículos conectados e novos serviços de mobilidade (NSM). A boa notícia vem do forte crescimento da rede celular 4G. De apenas 10% das conexões, em 2016, chegaremos a 57% em 2020, numa posição de liderança na América do Sul. 

Essa expansão acelerada animou a GM a lançar, já em meados deste ano, o primeiro modelo com internet a bordo e roteamento Wi-Fi a ser comercializado no País. 

A Coluna pode antecipar que o Cruze permitirá até sete usuários no mesmo chip, mas a operadora ainda não foi selecionada.

No entanto, as funcionalidades de carros conectados só serão mais bem aproveitadas com a tecnologia 5G, capaz de processar dados móveis de 10 a 20 vezes mais rápido que a atual 4G. Isso ainda demora a se implantar por aqui. Na melhor hipótese em 2025, ou seja, um atraso de cinco a seis anos em relação aos países centrais.

Segundo a Bright Consulting, de Campinas (SP), o transporte urbano vem evoluindo para algo mais abrangente, a mobilidade. Trata-se de uma mudança de conceito, menos concentrado no sistema em si e mais no usuário. A abordagem apenas de aumento de capacidade não é eficiente, nem sustentável.

Compartilhamento de carros, deslocamento individuais ou compartilhados por aplicativos e até táxis, além do papel das bicicletas em percursos mais curtos e de ligação entre modais, começam a avançar nas grandes cidades brasileiras. A oferta continua a aumentar e as perspectivas são de que não fiquemos tão atrasados nesse aspecto sobre o que acontece no mundo.

Esses NSM caracterizam-se como forma confiável, conveniente e acessível de se deslocar de um lugar para outro, além de oferecerem um modo mais fácil de realizar o pagamento. Em cidades pequenas a falta de escala é um fator inibidor, mas ao longo do tempo várias se transformarão em conglomerados médios e estes em grandes.

Para a consultoria, as novas formas de mobilidade trarão um impacto negativo discreto, entre 2% e 4% em 2025, sobre as vendas totais de veículos leves no Brasil. Afinal, cidades pequenas é que ditam, hoje, o ritmo alto da demanda. 

Os números serão resultado do equilíbrio entre aqueles que precisarão comprar um carro para o dia a dia ou moram e trabalham em locais relativamente distantes e usuários dos NSM.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

MINI entra no 41º Rally Dakar 2019 com cinco equipes e cinco protótipos MINI John Cooper Works Rally desenvolvidos pela MINI Motorsport, em parceria com a marca X-raid

2018 Rallye du Maroc, Jakub Przygonski (POL), Tom Colsoul (BEL) - MINI John Cooper Works Rally - Orlen Team, #300 - 09.10.2018

São Paulo, 02 de janeiro de 2019
 A MINI Motorsport, divisão esportiva da marca britânica e sua parceira X-raid anunciaram a intenção de participar da 41ª edição do Rally Dakar, com cinco veículos MINI John Cooper Works Rally. 
da prova de off-road mais longa e severa do mundo. 

O Rally Dakar será realizado entre os próximos dias 6 a 17 de janeiro, no Peru. A MINI correrá por cinco equipes, sendo quatro times X-raid MINI JCW Rally e a ORLEN X-raid, que contará com a dupla campeã do Rali do Marrocos 2018, formada pelo piloto polonês Jakub “Kuba” Przygonski e pelo navegador belga Tom Colsoul.

Orlando Terranova (AR) Bernardo „Ronnie“ Graue (AR) – MINI ALL4 Racing # 305 – Monster Energy Rally Raid Team - Dakar 2015

Os cinco veículos MINI John Cooper Works Rally, que já concluíram seus testes preliminares para a disputa do Dakar, seguem agora rumo ao Peru, país escolhido para sediar a edição 2019 da principal competição do calendário de ralis da temporada. 

Os cinco carros MINI JCW Rally e suas equipes estão preparados para o desafio entre o deserto e trechos montanhosos do país andino. Ao longo da temporada de ralis de 2018, as equipes apoiadas pela parceira X-raid registraram uma sequência de sucessos. 

2018 Silk Way Rally, Stage 7, Yazeed Al Rajhi (KSA), Timo Gottschalk (GER) - MINI John Cooper Works Rally - X-raid Team, #103 - 27-07-2018

A vitória no Rali Rota da Seda 2018, realizado em julho último na Rússia, foi uma das duas conquistas notáveis ​​do piloto cazaque Yazeed Al-Rajhi e seu navegador alemão Timo Gottschalk. O outro triunfo foi em casa no Rali do Cazaquistão, em junho.

A dupla espanhola formada por Joan “Nani” Roma e Alex Haro assegurou três vitórias em 2018 – 32º Baja Portalegre 500, em outubro; Corrida do Deserto do Turcomenistão, em setembro; e o 15º Baja da Hungria, em agosto. 

2018 Hungarian Baja, Joan 'Nani' Roma (ESP), Alex Haro (ESP) - MINI John Cooper Works Rally - X-raid Team, #5 - 11.08.2018

Como bicampeão do Rally Dakar – em 2004, na categoria Motocicletas, e em 2014, na categoria Carros –, Roma ainda está sedento por outro triunfo na competição. 

O terceiro MINI JCW Rally ostenta a bandeira da Argentina, com a dupla Orlando Terranova e Ronnie Graue. A vitória dos argentinos no Desafio Inca, rali disputado no Peru, em setembro e que integra o Dakar Series, os coloca em boas condições para encarar o Dakar 2019, onde o bom desempenho diante do calor e da areia será fundamental para determinar a vantagem diante dos rivais ainda nos estágios iniciais.

2017 Morocco Rally, Boris Garafulic (CHI), Filipe Palmeiro (POR), MINI - X-raid Team #324 - 08.10.17

A dupla formada pelos experientes Boris Garafulic, do Chile, e Filipe Palmeiro, de Portugal, se juntará aos outros três times X-raid MINI JCW Rally. 

O quinto protótipo MINI JCW Rally correrá o Dakar sob as cores da equipe ORLEN X-raid, de Jakub “Kuba” Przygonski e Tom Colsoul. 

Com quatro vitórias em nove etapas do Mundial de Rali da Federação Internacional de Automobilismo (FIA),   
Przygonski garantiu o título de campeão da temporada 2018 – e com isso em mente, a jovem estrela polonesa enfrentará o próximo Rally Dakar.

Dados do Blog - fonte: Blogger
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Rally Dakar - Bruno Varela, atual vencedor da categoria no Rally Merzouga, filho do campeão dos UTVs, estreia na prova. Competirá com o Can-Am Maverick X3 no principal desafio do calendário off-road



São Paulo (SP) Atual campeão dos UTVs no Rally Merzouga, Bruno Varela está em contagem regressiva para encarar o desafio mais importante da carreira, novamente a bordo do veículo Can-Am Maverick X3.

O piloto paulista, de 22 anos, estreará no Rally Dakar entre os dias 6 e 17 de janeiro de 2019, ao lado do navegador Maykel Justo. Além do alto nível técnico da prova, Bruno Varela tem pela frente adversários de peso na categoria para UTVs. Entre eles, seu pai, o piloto paulista Reinaldo Varela, e o navegador catarinense Gustavo Gugelmin - os atuais campeões da categoria no Rally Dakar e representantes da equipe oficial Monster Energy/Can-Am.

“O Dakar é o maior rally do mundo. É uma honra, a realização de um sonho para qualquer piloto, poder disputar essa prova. É minha primeira vez, então estou bastante ansioso para o início da competição”, disse Bruno Varela. A edição 2019 será realizada em um percurso 100% em solo peruano e reserva 5.603 quilômetros de desafios, sendo 2.961 de especiais (trechos cronometrados).


Apesar de muito jovem, o caçula da conhecida “Família da Poeira” possui bastante experiência na categoria para UTVs - chamada no Rally Dakar de SxS. 


A vitória no Rally Merzouga representou o primeiro título do Brasil na prova no Marrocos, considerada um “mini Dakar”. Bruno Varela ainda tem no currículo os títulos do Rally dos Sertões e do Campeonato Brasileiro de Rally Baja em 2017. Seu navegador, o paulista Maykel Justo, irá participar do Rally Dakar pela nona vez. 



terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Na Coluna Mecânica Online® como a tecnologia está transformando o mundo



Coluna
Mecânica Online®


01|01|19



Tendências para 2019: entender 
como a tecnologia está transformando o mundo


É muito recomendado sempre avaliar como foram os nossos passos e quais os novos caminhos que temos que percorrer em nossas vidas. E quando chega o final do ano sempre paramos para observar e revisar nossos objetivos, metas, o que deu certo, errado e como fazer para melhorar.

E com a indústria automotiva não é diferente. É preciso entender como a tecnologia está transformando o mundo e influenciando a mudança no comportamento das pessoas em áreas-chaves da vida e sua relação entre o consumo e as empresas.

Uma pesquisa global em 14 países – incluindo o Brasil, realizada pela Ford, mostra as tendências para 2019, a influência da tecnologia e quais os caminhos que o consumidor espera dessa transformação.

87% das pessoas pesquisadas concordam que a tecnologia é a maior condutora das mudanças atualmente. No entanto as pessoas são cautelosas ou têm medo do que ainda não entendem. 79% das pessoas acreditam que a tecnologia é uma força para o bem.

"Essas mudanças podem nos levar do sentimento de desamparo à sensação de poder, esperança e progresso", diz Sheryl Connelly, gerente de Tendências Globais de Consumo e Futuro da Ford.

"Na Ford, estamos focados no design centrado no ser humano e comprometidos em encontrar soluções de mobilidade que melhorem a vida dos consumidores e da comunidade. Nesse contexto de mudança, temos de preservar o que consideramos mais valioso – a relação de confiança com os nossos consumidores, acrescentou".

Entre os pontos interessantes apresentados no relatório da Ford, observamos que para 89% dos brasileiros é possível treinar o cérebro para pensar diferente.

Com relação ao progresso ambiental, 53% dos brasileiros acreditam que ele vai depender da tecnologia, enquanto 91% apontam a mudança no comportamento humano como o caminho.


Quanto aos carros autônomos, 55% dos brasileiros apostam que eles serão mais seguros que os motoristas humanos.

Futuro
O relatório da Ford ajuda a entender como os padrões de comportamento devem influenciar os consumidores e as empresas em todo mundo nos próximos anos. 

Veja sete tendências:
1 - A divisão da tecnologia: mais do que nunca, a tecnologia tem um profundo impacto em como nos conectamos e vemos o mundo. Mas existe uma divisão entre as pessoas que têm acesso à tecnologia e acreditam que ela é uma força do bem e as que não têm acesso.

Na Ford, a tecnologia é usada para tornar a mobilidade mais inteligente, segura e conveniente para as pessoas em todo o mundo.

2 - Desintoxicação digital: embora não abram mão de seus aparelhos digitais, cada vez mais pessoas estão conscientes e alarmadas com a dependência desses aparelhos e buscam meios de controlar o tempo que gastam on-line.

A Ford descobriu que momentos de empolgação – como dirigir um carro de corrida – geram efeitos no cérebro que contribuem para o bem-estar geral e está usando isso para aprimorar a experiência de direção.

3 - Recuperando o controle: em um mundo que, para muitos, parece estar fora de controle, os consumidores estão buscando maneiras de recuperar o poder sobre suas vidas.

Como parte do seu processo de design centrado no ser humano, a Ford usa as pesquisas para entender melhor as necessidades e os hábitos das pessoas e desenvolve tecnologias como o Ford Copiloto 360, que assume tarefas estressantes para o motorista e torna a direção mais confiante.

As muitas faces do eu: as mídias sociais desempenham um papel importante na vida dos consumidores e muitos assumem várias personas – desde quem são na vida real a como se retratam on-line – o que acaba impactando no que compram, usam e dirigem, bem como suas escolhas de tecnologia.

A Ford entende que o carro é um reflexo da identidade do motorista, por isso trabalha para desenvolver modelos que ajudem a projetar quem eles realmente são.

5 - O trabalho da vida: o modo como encaramos o trabalho mudou e muitas pessoas no mundo agora trabalham para viver, em vez de viver para trabalhar. Por isso, muitas empresas estão inovando na oferta de benefícios, como licenças e oportunidades de enriquecimento intelectual.

A Ford acredita que o talento é fortalecido quando as pessoas são encorajadas a experimentar o mundo e a dar uma retribuição para a comunidade.

6 - Eco momentum: mudar hábitos arraigados é difícil, mas a maioria dos consumidores concorda que o progresso ambiental depende de mudanças no comportamento humano.

A sustentabilidade é essencial para a saúde do meio ambiente e para os negócios da Ford. A empresa também busca a redução de emissões de CO2, consistente com o Acordo de Paris – investindo para lançar 40 veículos elétricos e híbridos até 2022.

Em 2030, um terço dos carros no mundo será plug-in ou totalmente elétrico, e outro terço será híbrido. 63% dos brasileiros pesquisados consideram em suas compras os custos ambientais.

7 - Caminho fácil: mobilidade, hoje, não é simplesmente ir do ponto A ao B, mas o que fazemos com o nosso tempo no meio do caminho.

Os americanos gastam mais tempo dentro do carro do que em férias, são 321 horas no carro por ano, principalmente nos deslocamentos, e apenas 120 horas de férias, em média, por isso a capacidade de realizar tarefas durante o caminho pode mudar a experiência de viagem.

A Ford acredita que os carros autônomos vão facilitar e ampliar o acesso ao transporte de pessoas e mercadorias. E está trabalhando em programas piloto de testes com empresas como Walmart e Postmates.

Números
Para 67% dos pesquisados, a tecnologia está tornando os deslocamentos menos estressantes. 69% concordam que os carros autônomos e caronas compartilhadas vão reduzir a procura por vagas privadas de estacionamento.

Entre os que acreditam que os carros autônomos serão mais seguros que os motoristas humanos, 64% dos pesquisados na Índia e Oriente Médio concordam. No Brasil, o índice é de 55%. 67% dos pesquisados entre os adultos, prefere que seu filho ande num carro autônomo do que com um estranho.

Os resultados do relatório Ford de Tendências 2019 baseiam-se em 13.012 entrevistas on-line feitas em 14 países, com a população geral, com 18 anos ou mais na Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índica, Itália, México, Arábia Saudita, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Reino Unidos e Estados Unidos.

Com as tendências lançadas e as expectativas das pessoas, estamos prontos para iniciar um novo período de tecnologias, inovações e muitos lançamentos automotivos. Que 2019 nos reserve muita saúde, amor, paz e conquistas. Que sejamos felizes. Feliz Ano Novo!

A Ford amplia a sua linha de SUVS com um modelo inédito: o Edge ST 2019, o primeiro a trazer ao Brasil a grife “Sport Technologies” de veículos de alto desempenho da marca.



O SUV grande da Ford é conhecido pelo conforto e alto nível de equipamentos e com a nova versão ST ganha um novo patamar de esportividade e tecnologia. Além de trazer estilo mais moderno e motor 2.7 V6 Biturbo EcoBoost de 335 cv, ele inova nas tecnologias de assistência ao motorista, na segurança e na conectividade.

“O Edge ST é um SUV de alta performance marcante e exclusivo, que vai surpreender o consumidor”, diz Adriana Carradori, gerente de Produto da Ford. “Ele introduz um novo padrão na categoria, tanto pelo design e desempenho como pela versatilidade”.


Motor V6 EcoBoost de 335 cvO novo Edge é o primeiro SUV da Ford no mundo a receber o selo ST da Ford Performance – divisão de carros de alto desempenho da marca. Ele é equipado com o motor 2.7 V6 Biturbo EcoBoost com 335 cv e torque de 534 Nm.

Tem câmbio automático de oito marchas com seletor rotativo E-Shifter, tração nas quatro rodas sob demanda com controle inteligente e suspensão com tunagem esportiva. Outra novidade é o modo de condução Sport, que oferece uma resposta mais agressiva na aceleração, nas trocas e reduções, acompanhada de um ronco mais potente.


Esportivo e conectadoO design do SUV foi modernizado, com novo capô, faróis de LED e elementos exclusivos, incluindo ampla grade dianteira, saias laterais, saídas duplas de escape e rodas de 21 polegadas. 


Na cabine, há detalhes de acabamento diferenciados no volante, nas soleiras e no console central, que abriga o novo selector rotativo de câmbio. Os bancos exclusivos com acabamento em couro e camurça oferecem ótima retenção para o motorista.

O Edge ST avança também na conectividade. Ele vem com central multimídia SYNC 3 com tela sensível ao toque de 8 polegadas e bandeja de carregamento sem fio para celular. Além disso, oferece uma experiência superior de áudio, com sistema premium da B&O Play da Harman, especialmente ajustado para o veículo, com 12 alto-falantes e altíssima qualidade.


Tecnologias inéditas
O novo Edge ST 2019 traz o pacote de tecnologias de assistência ao motorista mais avançado do segmento. Ele é o primeiro no Brasil a vir com o CoPiloto 360, pacote que inclui assistência autônoma de frenagem, monitoramento de ponto cego, alerta de permanência em faixa, câmera de ré e farol alto automático.

A assistência autônoma de frenagem ajuda a reduzir o impacto de uma possível colisão secundária. Quando uma colisão inicial é detectada ela aciona

automaticamente os freios de forma moderada, reduzindo potenciais lesões aos ocupantes e danos ao veículo. O sistema de manutenção na faixa mantém o carro centralizado na pista e reduz o estresse em viagens.

A assistência de manobras evasivas é outro recurso inédito do Edge ST. Ela ajuda o motorista a desviar de veículos parados ou mais lentos, com suporte de radar e câmera, para evitar colisões tanto na cidade como em velocidade na estrada. Ele tem também piloto automático adaptativo com “stop and go”, que permite programar a velocidade e uma distância segura dos veículos à frente, parando quando necessário.

O crossover ainda vem de série com: controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac com controle anticapotamento e em curvas, 8 airbags (incluindo de cortina e de joelho), assistência de partida em rampa, câmera dianteira de 180 graus, estacionamento automático, sensor de chuva, câmera de ré e sensores dianteiros e traseiros.

“Os clientes do Edge esperam uma experiência de direção sofisticada e moderna”, completa Adriana Carradori. “Com estas tecnologias de série, ele oferece um padrão inédito de esportividade, segurança e conectividade ao volante.”


Linhagem ST
Há mais de duas décadas o emblema ST tornou-se sinônimo de veículos de alto desempenho da Ford, dando início a uma linhagem exclusiva que traz para as ruas tecnologias originalmente desenvolvidas para as pistas. Todos os carros da grife “Sport Technologies” são desenvolvidos pela Ford Performance, divisão de veículos esportivos da marca, com atenção especial a cada detalhe.



Ostentar esse nome é um privilégio reservado a poucos modelos no mundo. Conheça-os na lista abaixo:

 Mondeo ST24 e ST24 Wagon 1996. Mercado: Europa. Potência: 170 cv. Velocidade máxima: 224 km/h. Aceleração 0 a 100 km/h: 7,8 s.

 Cougar ST200 1998. Mercado: Europa. Potência: 204 cv. Velocidade máxima: 228 km/h. Aceleração 0 a 100 km/h: 7,4 s.

 Puma ST160 Concept 1999. Mercado: Europa. Potência: 162 cv. Velocidade máxima: 212 km/h. Aceleração 0 a 100 km/h: 7,9 s.

 Mondeo ST200 2000. Mercado: Europa. Potência 204 cv. Velocidade máxima: 230 km/h. Aceleração 0 a 100 km/h: 7,0 s.

 Focus ST170 e ST170 Wagon 2002. Mercado: Europa. Potência: 172 cv. Velocidade máxima: 215 km/h. Aceleração 0 a 100 km/h: 7,9 s.

 Mondeo ST220 2002. Mercado: Europa. Potência: 226 cv. Velocidade máxima: 243 km/h. Aceleração 0 a 100 km/h: 6,5 s.

 Fiesta ST 2004. Mercado: Europa. Potência: 150 cv. Velocidade máxima: 207 km/h. Aceleração 0 a 100 km/h: 7,4 s.

 Mondeo ST Diesel 2004. Mercado: Europa. Potência: 155 cv. Velocidade máxima: 220 km/h. Aceleração 0 a 100 km/h: 8,7 s.

 Focus ST 2005. Mercado: Europa. Potência: 225 cv. Velocidade máxima: 241 km/h. Aceleração 0 a 100 km/h: 6,4 s.

 Focus ST 2012. Mercado: Europa e EUA. Potência: 255 cv. Velocidade máxima: 248 km/h. Aceleração 0 a 100 km/h: 6,5 s.

 Fiesta ST 2014. Mercado: Europa e EUA. Potência: 200 cv. Velocidade máxima: 232 km/h. Aceleração 0 a 100 km/h: 6,9 s.

 Focus ST Diesel 2014. Mercado: Europa. Potência: 185 cv. Velocidade máxima: 217 km/h. Aceleração 0 a 100 km/h: 8,1 s.

 Fiesta ST200 2016. Mercado: Europa. Potência: 182 cv. Velocidade máxima: 230 km/h. Aceleração 0 a 100 km/h: 6,7 s.

 Fiesta ST 2018. Mercado: Europa. Potência: 200 cv. Velocidade máxima: 232 km/h. Aceleração 0 a 100 km/h: 6,5 s.

 Edge ST 2019. Mercado: EUA e América do Sul. Potência: 335 cv. Velocidade máxima: mais de 210 km/h. Aceleração 0 a 100 km/h: a confirmar.

No acumulado do ano, venda de veículos importados cresce 29,4%. Com total de 34.193 unidades emplacadas, no acumulado do ano, setor anota alta de 29,4% ante igual período de 2017. Participação dos veículos importados da Abeifa no ano é de 1,52%.


As concessionárias associadas à Abeifa anotaram 34.193 unidades importadas licenciadas, de janeiro a novembro de 2018, registranso alta de 29,4% em relação às 26.427 unidades emplacadas de janeiro a novembro de 2017. Com esse resultado, o fechamento do ano deve ficar abaixo das 40 mil unidades previstas inicialmente

As 16 marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores -, com licenciamento de 2.947 unidades, anotaram em outubro queda em suas vendas de 15,4% em relação a outubro último, quando foram vendidas 3.484 unidades importadas. 


Ante igual período de 2017, o resultado de novembro é 12,7% maior. Foram 2.947 unidades contra 2.614 veículos emplacados em novembro do ano passado.


No acumulado“Definidas as eleições, o dólar já deu sinais de baixa e de estabilidade. Mas, logo a moeda norte-americana voltou a subir. Além disso, em novembro tivemos três importantes feriados, o que reduziu o número de dias úteis. 

Esses dois fatores acabaram influenciando o desempenho do setor de veículos importados”, explica José Luiz Gandini, presidente da Abeifa.

Para Gandini, “em dezembro, esperamos recuperar o terreno perdido em novembro. mas dificilmente conseguiremos atingir a meta de 40 mil unidades licenciadas no ano. De qualquer forma, 2018 ficará marcado como o ano da recuperação do setor, depois de cinco anos de dificuldades por conta da sobretaxa do IPI. Devemos anotar um crescimento da ordem de 30% em relação a 2017”.

As cinco marcas que mais venderam, de janeiro a novembro de 2018, ante igual período de 2017, foram a Kia Motors ( 10.729 unidades / +39,6%), Volvo (6.070 / +94,6%), Jac Motors (3.666 / +15,2%), BMW (2.510/ +28,2%) e Suzuki (2.284 / +0,0%). 

No mês de novembro, comparado com outubro último, Kia Motors (867 / -9%), Volvo (638 / -28,8%), Land Rover (239 / +44%), Jac (234 / -28,2%%) e BMW (187 / -24,9%) formam o quadro das cinco marcas que mais licenciaram.


Participações 
Em novembro último, o total de 2.947 unidades importadas da Abeifa significou 1,33% do mercado interno, que emplacou 221.317 automóveis e comerciais leves. Se considerado somente a importação total, as associadas à Abeifa responderam por 11,73% (do total de 25.134 unidades importadas).

Em outro cenário, de produtos nacionais fabricados por afiliadas à entidade mais o volume importado, as 16 empresas licenciaram 5.168 unidades licenciadas em novembro. 

Com esse total, a participação das associadas à Abeifa manteve-se em 2,34% do mercado interno de autos e comerciais leves (221.317 unidades).


Produção local
Entre as associadas à Abeifa, que também têm produção nacional, BMW, Chery, Land Rover e Suzuki fecharam o mês de novembro com 2.221 unidades emplacadas, total que representou queda de 13% em relação a outubro de 2018. Comparado a novembro do ano passado, a alta é de 45,3%, quando foram emplacadas 1.529 unidades nacionais.

No acumulado do ano, contra igual período de 2017, a BMW cresceu 9,7% ( 7.718 unidades em 2018 ante 7.034 unidades em 2017), a CAOA Chery aumentou sua produção em 124,1% (7.487 unidades em 2018 ante 3.341), a Land Rover obteve queda de 4,9% ( 3.999 x 4.203 unidades) e a Suzuki, alta de 11,1%, com 2.056 unidades este ano contra 1.850 unidades em 2017.

No mês de novembro, comparado a outubro último, as marcas que mais venderam, de produção nacional, foram a CAOA Chery (1.110 / -16,5%), BMW (694 / -14,5%), Land Rover (219 / -15,1%) e Suzuki (198 / +29,4%).


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Pneu correto é garantia de segurança e satisfação para você. Aprenda a diferenciar as características de cada modelo e escolher a melhor opção para a sua necessidade



Você já se perguntou porque existem tantos pneus diferentes no mercado? Será que o preço é o melhor critério na escolha de um pneu? Vale a pena olhar mais de perto para essa questão.

Antes de começar a pensar em preço, é essencial buscar a especificação correta do pneu para o seu veículo, o que inclui: medida, índice de carga e símbolo de velocidade. Essas características, que podem ser consultadas no manual do seu veículo, são os requisitos básicos para que o pneu sirva no seu carro.

Porém, se a especificação é o elemento básico da escolha do seu pneu, sozinha ela é insuficiente. É essencial que o consumidor também avalie se o modelo é aquele que realmente atende às suas próprias necessidades.

Como o final de ano é uma época que nos preparamos para viajar com a família, estar com pneus novos é sempre uma boa ideia! Por isso, para auxiliá-lo nessa decisão, a Dunlop Pneus selecionou os principais pontos para uma escolha mais informada e consciente, que garanta a você segurança e satisfação.

Segurança:  medida correta
Sabemos que as especificações corretas são o primeiro ponto de atenção. Além da medida correta do pneu, estabelecida pelo fabricante do veículo, você precisa checar se o ‘índice de carga’, carga máxima que o pneu pode carregar, e se o ‘símbolo de velocidade’, velocidade máxima que o pneu pode atingir em determinadas condições, estão de acordo com o recomendado pelo fabricante do veículo.
Todos esses critérios técnicos aparecem gravados na lateral do próprio pneu e são informados no manual do veículo.

Veja o exemplo de medida localizada na lateral do pneu:

Desempenho: aplicação
Proprietários de um veículo podem utilizá-lo em diferentes situações. Enquanto alguns o utilizam para viagens em terrenos off road, outros costumam rodar apenas dentro de pistas asfaltadas. Essa característica de uso é muito importante para que você escolha o tipo de pneu adequado e que irá assegurar maiores durabilidade, satisfação e segurança para o condutor.

Pensando nos diferentes tipos de uso, a Dunlop desenvolve pneus para rodar 100% em terrenos de asfalto (on road), outros para 100% off road e outros ainda que podem rodar nos dois tipos de terreno no segmento de Pick-ups e SUVs, enquanto nos veículos de passeio temos modelos voltados à esportividade e outros com foco maior no conforto, apenas para citar alguns exemplos. É importante estar atento a essas características do seu uso para encontrar o pneu que se adaptará melhor para você.

Satisfação: critérios pessoais
O consumidor que busca, principalmente, conforto e durabilidade, a Dunlop fabrica o SP Sport LM704. Já para quem prioriza um desempenho mais esportivo, a recomendação é o Direzza DZ102:

Direzza DZ102: desempenho esportivoDZ 102_baixaSP Sport LM704: mais conforto e durabilidadeLM704_sem fundo




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