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segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Fiat Argo Trekking é avaliado pelo Blog. É um carro vistoso, confiável, confortável, ágil na cidade e de bom desempenho na estrada. Custa a partir de R$ 59.990,00


   Texto e fotos: Arnaldo Moreira


Há muito que a Fiat passou a acertar na fabricação de bons carros, confiáveis e duráveis, como o Palio, o Palio Weekend, o Punto e modelo após modelo se aperfeiçoa e a prova disso é a picape Toro, o sedan Cronos, o hatch Argo, avaliado pelo Blog, na versão Trekking 1.3 Flex que recebeu um tratamento e melhorias que facilitam seu uso off-road, inclusive beneficiando os ângulos de ataque com saídas de 21º e 34º.



Pneus 205/60, todo terreno, recalibragem da suspensão, novas molas e amortecedores que elevou em 4 cm e o deixou a 21 cm do chão, permitindo que supere com mais facilidade obstáculos, na cidade, vencer os quebra-molas sem arrastar o fundo carro no asfalto, e em pisos off-road, irregulares, que se comporte com alguma facilidade, já que na verdade o Trekking não é um veículo exatamente fora de estrada.



A personalização off-road do Trekking é um dos seus chamarizes para seu sucesso de vendas. Molduras negras cobrindo as caixas das rodas e os para-choques dão um toque atraente às laterais que ficaram mais vistosas com os adesivos com a palavra Trekking e o teto pintado de preto brilhante e na frente desenho lembrando dois pinheiros reforçando a posição de carro fora de estrada. 


Os escudos da Fiat no Trekking vêm com fundo vermelho e preto, no volante e na chave tipo canivete. Na frente, uma faixa preta cobre parte do capô, como no Jeep Renegade.


O interior, todo em preto, ganhou o toque sofisticado da versão top de linha HGT, as saídas de ar redondas – as mais eficientes, pois podem ser direcionadas para qualquer direção – cromadas.




Os bancos foram marcados pela palavra Trekking bordada nos encostos. Portas e laterais são cobertas de material plástico duro de boa qualidade. E o acabamento é de boa qualidade.

O motor é o eficiente Firefly 1.3 flex, de quatro cilindros, com 109 cv e 14,2 kgfm acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. Com esse conjunto, o Trekking chega de 0 a 100 km/h em 12,1 seg., o que mostra um desempenho normal de um carro de sua categoria, mas é bom que se diga que tanto na cidade quanto na estrada é um carro que não faz feio. Responde bem aos apelos do motorista sempre que é preciso. O consumo na cidade é de 8,5 km/l e na estrada de 9 km/l, abastecido com etanol.



Neste hatch com cara de aventureiro, o quesito dirigibilidade é nota 10 facilitada pela direção elétrica, tanto pela posição confortável ao volante, quanto pela boa visibilidade da tela LCD com os dados do computador de bordo, que oferece também velocímetro digital em km/l e milhas/hora, além do velocímetro analógico que parcialmente coberto pelo gomo do volante dependendo de sua posição. A solução do problema seria a troca de posição do velocímetro à esquerda pelo conta–giros à direita. Fica a sugestão para a Fiat.


O volante, de excelente pegada, possui controles de telefone e som do carro. O painel de bom acabamento, em plástico duro abriga a central de multimídia de 7”, saliente, sensível ao toque com acesso aos sistemas Android e Apple, os controles do ar condicionado redondos, como os usados há anos pela Alfa Romeu.

Os espelhos retrovisores, vidros e travas elétricos, são elétricos, mas há a falta do controle de estabilidade e de tração, assim como o assistente de arranque em subidas e os air bags são apenas os dianteiros.


O porta-malas é 300 l e o espeço para os passageiros no banco traseiro é suficiente para transportar passageiros mais altos, pelo bom espaço para as pernas e altura. Neste banco, há cintos de segurança e encostos de cabeça para os três ocupantes.


O Trekking é perfeito para quem precisa de um carro pequeno com bom desempenho e gosta de um carro com visual personalizado que permite o uso satisfatório em estradas de terra. Seu preço é a partir de R$ 59.990,00, e com as rodas de liga leve e a câmera de ré chega a R$ 62.970,00.



domingo, 8 de dezembro de 2019

Ubirici uma simpática cidade na serra catarinense recebeu jornalistas de turismo de 14 estados para o XXXVI Congresso Nacional da Abrajet



Coluna 
MINAS TURISMO GERAIS

Jornalista Sérgio Moreira 




XXXVI Congresso Nacional da ABRAJET, em Urubici

Jornalistas de 14 estados em Urubici


Cerca de 100 jornalistas estiveram presentes ao 36º Congresso Nacional da Abrajet, na realizado na cidade de Urubici, na linda região da serra de Santa Catarina, distante 170 quilômetros de Florianópolis. Os jornalistas especializados em turismo, filiados à Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo - Abrajet, estiveram reunidos do dia 27 de novembro a 1 de dezembro, quando participaram de reuniões, palestras e visitas as atrações turísticas de Urubici, uma cidade conhecida por suas belas cachoeiras, pela produção do vinho de altitude e por seu clima frio, além da acolhedora amizade do povo da cidade e cidades da região.

Os associados da Abrajet debateram as prestações de contas da seccionais, projetos a serem realizados pela entidade nacional e pelos estados entre outros assuntos pertinentes ao fortalecimento da Abrajet fundada no dia 29 de janeiro de 1957.
 
Urubici Park Hotel, local do Congresso da Abrajet

Os 5 dias do congresso foi presidido pelo jornalista Evandro Novack, presidente da Abrajet Nacional e contou com as presenças de cerca de 100 jornalistas e convidados dos Estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pará, Tocantins, Sergipe, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Alagoas, Paraíba e Rio de Janeiro. 

Para o prefeito Antônio Zilli, de Urubici, o Congresso dos Jornalistas de Turismo é um novo alento para o município, onde mostramos o potencial turístico. “Santa Catarina é um estado muito acolhedor mas as pessoas, na sua maioria, conhecem o nosso lindo litoral. Queremos a partir deste congresso, mostrar as belezas naturais, a gastronomia do Planalto Serrano Catarinense", disse.


A Cascata Véu de Noiva fica no caminho do Morro da Igreja. Dentro de uma área particularco tem 62 metros, suas águas deslizam suavemente pelas rochas até chegar à piscina que se forma no final da cascata.

Urubici tem uma população estimada em 12 mil habitantes e possui uma área de 1.019,1 km².


O cume do Morro da Igreja, a 1.822 metros acima do nível do mar, é o ponto mais alto habitado do sul do Brasil. Durante o Inverno as temperaturas não raramente chegam a abaixo de zero grau. E lá já foi registrada, extraoficialmente, a temperatura mais baixa do País, 17,8 °C, em 29 de junho de 1996. Urubici também é conhecida pelas suas diversas belezas naturais, e pela neve que no inverno de vez em quando pinta de branco Urubici, motivo para os turistas invadirem a cidade.
 

Palestrantes no Congresso, Bob Santos, secretário do Ministério do Turismo, Rômulo, empresário, produtor rural  e proprietário de https://imguol.com/p/webmail/v1/blank.gifpousada Serra do Panelão, presidente Evandro Novak, prefeito de Urubici, Antônio Zilli, Wirto Schaeffer, empresário e diretor do Hotel Urubici Hotel, e  Antônio de Pádua, diretor da Pousada Valle do Avencal e presidente da  Associação de Hotéis e Pousadas de Urubici


Urubici está no Caminho das Neves, localizada no Vale do Rio Canoas, e é a Terra das Hortaliças, é o maior produtor de hortifrutigranjeiros de Santa Catarina, além de ser conhecida pelo cultivo de maçã, especialmente, a variedade gala. Outro aspecto importante é o cultivo de erva-mate, produto básico do tradicional chimarrão, apreciado no Sul do Brasil e em diversos países vizinhos.

Descrição: https://imguol.com/p/webmail/v1/blank.gif
Pousada Valle do Avencal, excelente hospedagem em Urubici.

Assinatura do acordo entre a Abrajet, representada pelo presidente Evandro Novak e a Afeet Brasil, associação de executivas de empresas turísticas, representada por Rosane Avila, presidente da entidade no Rio Grande do Sul, contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

O próximo Congresso Nacional da ABRAJET será em Santarém, organizado pela seccional da Abrajet do Pará, que terá uma programação especial, com a possibilidade dos congressistas irem de barco até Parintins, no estado do Amazonas, para assistirem a tradicional festa dos bois Garantido e Caprichoso, que encantam milhares d pessoas pelas cores vermelho e azul.
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sergio51moreira@bol.com.br

sábado, 7 de dezembro de 2019

SKÅL Internacional do Rio de Janeiro fecha 2019 com feijoada no Sheraton



   Foto: Marluce

Texto e fotos: Arnaldo Moreira
SKÅL Rio de Janeiro

O palco eleito foi o majestoso Hotel Sheraton, que se ergue no sopé do Morro do Vidigal, para os associados do SKÅL Internacional do Rio de Janeiro, que reúne executivos do trade turístico fluminense, se despedirem de 2019 da melhor forma, com alegria, amizade e fraternidade – lemas da entidade – tendo como pano de fundo o mar do Leblon, hoje tão azul que se fundia no horizonte com o céu.


Os skalegas, com suas famílias, foram chegando, aos poucos, todos carregando os presentes do amigo oculto, um momento tão significativo da festa, pois não marca apenas uma simples troca de mimos, mas cada um levar para sua casa algo escolhido com cuidado e carinho que fortaleça mais ainda a união que vivida no SKÅL. 


À frente de tudo isso o presidente Sérgio Leonetti, defensor acérrimo do crescimento entidade.



Mario Cosentino
Um coquetel regado a muito papo e descontração pavimentou o caminho para conversas de todo o tipo, de amenidades, a opiniões sobre a economia e a política, ao andamento dos negócios das empresas que tocam no dia a dia. Hoje, foi dia de festa, de comemorar conquistas, vitórias, reviver lembranças de amigos queridos que se foram ao longo do ano, o querido Mario Cosentino tão importante para o SKÅL, que comandou as finanças da entidade durante quase duas décadas e nos deixou exatamente no dia da festa de despedida de 2018. Durante o ano também faleceram Fernando Genshow e José Henrique Weirs.


Cumprindo a tradição do Rio de Janeiro, o almoço não podia deixar de ser a feijoada, sendo a do Sheraton uma das mais famosas da cidade. Como tradicionalmente, foram homenageados os aniversariantes de novembro – mês que não se realizou o almoço executivo – e de dezembro: Roberto Paixão (7/11), Christina Fritsch (14/11), ausente. E Fernando Sequeira Michaelis (9/12), Vinicius Freitas Ribeiro e Marcos Luiz Corrêa da Costa (13), Sérgio Luís Leonetti (26), Sônia Viana Vidinhas (27), Nylvando de Oliveira Jr. (28) e Sarah Danan Carvalho (30).



O SKÅL Rio teve seu quadro aumentado com a entrada de mais um associado Marcos Luiz Corrêa da Costa, apadrinhado pelo skalega Anderson Marques, que recebeu o pin de associado durante o almoço. Em 2019, se tornaram skalegas Márcia de Souza Peixoto, da Plaza Premium, Vinicius Freitas Ribeiro, da Agência Marítima Costa Cruzeiros, Antônio Barroso, da Dream Viagens e Turismo, Simone Campos, do Red Blue Hotéis Agenciamento, Marcos Luiz Corrêa da Costa, da Ritmo Tours Operadora de Viagens e Aby Albu, da Viaby Roteiros Personalizados.


O almoço terminou com a distribuição dos presentes do amigo oculto e de um sorteio produtos oferecidos pelas empresas dos skalegas.


Assista o vídeo:
https://youtu.be/1tso9vTGw7Ar

No breve discurso de fim de ano, o presidente Leonetti, enalteceu o espírito de amizade e confraternização que une os skalegas, incentivou a todos a seguirem o lema do clube de realizar negócios entre amigos e sempre que viajarem para o exterior usem o SKÅL que é muito conceituado na Europa e em muitos países de outros continentes “e no aeroporto usem a Sala VIP, da Márcia”.



Agradeceu em nome da diretoria o apoio de todos comparecendo aos almoços-executivos mensais. “Desejo a todos um excelente 2020, que continuem fazendo negócios entre amigos e que nos traga mais amizade, mais fraternidade e a nossa confiança entre todos nós possa ser merecedora de todo o crédito e um 2020 de paz para todos nós”, ressaltou.











BMW Motorrad apresenta novo motor "Big Boxer" do conceito R18. Veja detalhes do mais potente motor boxe da história da fabricante alemã




O motociclismo em sua mais pura essência, resgatando a tradição dos grandes clássicos da BMW Motorrad e misturando tradição e tecnologia sob a luz da era digital: essa foi a mensagem transmitida no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, em maio deste ano, pelo conceito R18 e o seu enorme motor boxer — uma reinterpretação moderna dos propulsores boxer da marca produzidos nos anos 1960.

O coração da nova BMW R18 é um motor boxer de 2 cilindros totalmente novo, criado com o objetivo de elevar sua confiabilidade e facilidade de manutenção. Esse propulsor é o de maior capacidade já usado na produção de motocicletas da marca, com suas 1.800 cilindradas, quatro válvulas, bloco e transmissão feitos de alumínio e vidro, componentes de alumínio polido a mão e um moderno sistema de arrefecimento a ar e óleo.  

Em termos de desempenho, o motor gerenciado pela transmissão automática de seis velocidades e desenvolve 91 cavalos de potência a 4.750 rpm, com um torque máximo de 158 Nm já disponível a partir de 3.000 rpm. Apesar disso, o motor pesa apenas 110,8 quilos, já incluindo a caixa de câmbio e sistema de admissão, ressaltando a sua estética simples e funcional com proporções equilibradas e fluídas.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Mercedes-Benz oferece condições especiais para vendas de Classe C e GLA



No mês de dezembro, a Mercedes-Benz anuncia condições especiais para a compra dos seus modelos nacionais, novos, em sua rede de concessionários. Garantindo melhor opção de financiamento, a marca irá oferecer taxa 0% para clientes interessados no best-seller da marca no mercado brasileiro, o Mercedes-Benz Classe C, e o SUV compacto Mercedes-Benz GLA, exceto para o modelo C 300 Sport, com o parcelamento sugerido em 12 prestações e 50% de entrada ou 18 prestações e 60% de entrada.


O modelo mais vendido da marca no País, o Mercedes-Benz Classe C, proporciona excelente dirigibilidade e um alto nível de segurança. Seu interior é marcado pela cuidadosa seleção de materiais, já característica da Mercedes-Benz, e acabamento sofisticado.

O Mercedes-Benz GLA, utilitário que une o design esportivo à versatilidade é ideal para quem possui um estilo de vida dinâmico. Com personalidade de SUV, o modelo segue presente na lista dos automóveis mais vendido da marca no Brasil.

Para os demais modelos da marca, os clientes poderão contar com financiamento com taxas de 0,77% em toda a linha ano/modelo 19/19, com exceção para os modelos AMG e Classe S.




Chineses elétricos da Jac Motors, em novembro, vendem mais do que a soma das demais marcas concorrentes




Por ser a primeira marca a disponibilizar uma família completa de veículos 100% elétricos, a JAC Motors conquistou a liderança nas vendas de carros elétricos no mercado brasileiro em novembro, praticamente o primeiro mês de atuação comercial da marca. “Embora os volumes sejam modestos, a participação de 47% nas vendas é um resultado bastante expressivo, principalmente porque ainda temos modelos que estão chegando nos próximos meses e a perspectiva é crescer muito os volumes”, comemora Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.



De um total de 62 carros elétricos vendidos no país, a JAC Motors emplacou 29, com destaque para o iEV40, modelo consequentemente mais vendido, que teve 23 unidades vendidas – um volume bem maior que a soma de seus três concorrentes diretos (Renault Zoe, Nissan Leaf e GM Bolt). 

Em relação à segunda marca do ranking de vendas em novembro (Jaguar, com 13 unidades vendidas), a JAC comercializou mais do que o dobro – veja quadro abaixo. 


“Já estamos trabalhando com volumes ao redor de 50 vendas mensais de varejo, considerando as unidades encomendadas de iEV20, da picape iEV330P e do caminhão de 7,5 toneladas iEV1200T, que começarão a ser entregues nos próximos meses”, celebra Habib.
 


quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Fernando Calmon: segunda geração do Onix surpreende e não terá dificuldade em manter a liderança das vendas




Coluna                              
Fernando Calmon 


Nº 1.074 — 5/12/19



ONIX SURPREENDE POR
EQUIPAMENTOS E PREÇO

Segunda geração do Chevrolet Onix não deve ter muita dificuldade de manter sua posição de liderança de cinco anos no mercado brasileiro. É mais provável até que consiga aumentar, pois a versão anterior continua em linha, como Onix Joy, e entrará nas estatísticas de vendas para robustecer os números. 

O hatch é um pouco menor que o sedã (Onix Plus) internamente pela distância entre eixos 5 cm mais curta. Mas espaço atrás continua melhor que na primeira geração e rivaliza com um dos principais concorrentes, o VW Polo.

O novo Onix apresenta um comportamento geral acima da média. A fábrica teve o cuidado de calibrar suspensões e direção mais voltada ao prazer de dirigir, sem torná-lo desconfortável em relação ao Onix Plus. Curiosamente, o hatch em sua versão de topo Premier pesa apenas 4 kg a menos que o sedã, 31 cm mais comprido.

A estratégia do projeto Onix foi construir um carro mais leve possível e que pudesse alcançar nota máxima nos testes de colisão. Optou por dois airbags extras, do tipo cortina, que são mais baratos que aços especiais de reforço estrutural. Com isso alcançou preço competitivo e desempenho muito bom, ligeiramente superior à dupla Polo/Virtus mais potente do segmento.

O motor de três cilindros turboflex de 116 cv/16,8 kgfm (etanol) surpreende pelo baixo nível de ruído e vibração, além de boa integração com o câmbio automático de seis marchas. 

Ainda não foi possível avaliar a versão com câmbio manual também de seis marchas, mas os dados de fábrica indicam que a aceleração de 0 a 100 km/h com qualquer um dos câmbios é feita em 10,1 s, algo diferente dos padrões, inclusive do Onix Plus. 

O hatch também terá motor 1-litro aspirado de 82 cv/10,6 kgfm que a fabricante indica como o mais econômico no padrão Inmetro: 16,7 km/l na estrada e 13,9 km/l na cidade (gasolina). Esse motor deverá chegar entre um e dois meses ao mercado.

Como o sedã, o hatch disponibiliza um pacote de itens tecnológicos e de segurança que se destacam nesse segmento. Inclui alerta de ponto cego nos retrovisores, ar-condicionado digital, sistema de assistência para estacionar, carregamento de celular por indução, conexão wi-fi a bordo com antena dedicada e duas portas USB no dorso do console central. Mas não oferece saídas de ar-condicionado para o banco traseiro e nem frenagem autônoma de emergência como os rivais da VW e Hyundai, respectivamente.

Em dois aspectos o Onix da primeira geração ainda é superior ao atual: porta-malas (mais 14 litros) e tanque de combustível (10 litros). No primeiro não importa tanto, mas no segundo há real diminuição de alcance. Há excesso de plásticos duros no interior, embora contraste de cor e de textura amenize nas versões mais caras Premier. Estepe temporário e apoios de cabeça integrados aos bancos dianteiros ajudaram na redução de custos.

Oferecer mais equipamentos em um carro inteiramente novo pelo preço anterior surpreendeu os concorrentes. Estes esmiuçaram o novo Onix e constataram “economias” que o consumidor médio não percebe. Os preços dividem-se em 12 faixas de R$ 48.800 a R$ 72.900.

ALTA RODA

FORD confirmou que em fevereiro próximo começará a vender, na Argentina, o SUV médio Escape (lá como Kuga, seu nome na Europa) na versão híbrida. O modelo deve chegar ao Brasil também, embora a fabricante ainda não tenha anunciado.

MITSUBISHI começou a produzir na fábrica de Catalão (GO) o SUV-cupê Eclipse Cross para o antes menos congestionado segmento dos SUVs médios. A marca oferece agora versões mais básicas GLS e HPE por, respectivamente, R$ 129.990 e R$ 144.990.

MERCEDES-AMG A 35 4MATIC demonstra pegada esportiva como poucos no segmento dos hatches compactos. Estreia o motor da série 35 (sem montagem artesanal, como nos modelos maiores). Entrega 306 cv e 40,8 kgfm, além de arrancada assistida para acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 s. Versão de lançamento, com defletor de teto e ainda mais completa: R$ 285.900.

FÓRMULA aventureira Trekking, no Fiat Argo, está bem resolvida. Com 21 cm de distância mínima do solo, o carro vai bem no uso leve fora de estrada e em piso irregular. Interior apresenta acabamento cuidadoso. Motor de 1,3 litro e câmbio manual 5-marchas formam bom conjunto, apesar do curso da alavanca. Desempenho limitado pelo peso extra e pneus maiores.

PRIMEIRA associação mundial entre fabricante e fornecedor de autopeças para construção de um campo de provas ocorrerá no Brasil. Anunciada pela Mercedes-Benz e Bosch, ficará pronto em 2021 ao custo de R$ 70 milhões. Será alugado também a empresas interessadas em desenvolver itens de segurança, emissões, conectividade e qualquer outro teste.

BORGWARNER estima que, em 2023, o mundo deve produzir 5,6 milhões de veículos elétricos e híbridos por ano, cerca de 5% do volume total. Empresa fornecerá vários itens específicos, mas continuará a investir em turbocompressores que estarão em 59% dos motores a combustão em 2027. No Brasil, FCA terá motores 1,0 e 1,3 turbo em 2020.
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