Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Hatchet House irá realizar Flash Day Ick Tattoo com exposição de motos Harley Davidson customizadas. O evento acontece no dia 08 de novembro




Muita gente tem vontade de fazer uma tatuagem simples e rápida, porém acabam desistindo por falta de tempo ou de oportunidade. Pensando nisso, a Hatchet House, primeira casa dedicada ao esporte de arremesso de machado no Brasil, irá realizar um Flash Day Ick Tattoo, no dia 08 de novembro. Flash Day Tattoo se tornou popular no Brasil em meados de 2012 e é um evento onde tatuagens básicas e rápidas são feitas na mesma hora e a um preço acessível, sem a necessidade de várias sessões para serem terminadas.



Dois tatuadores irão marcar presença no evento: Ick Tatoo Ilhabela e Urubu Tatoo Company SP. Além disso, o público poderá conferir uma exposição de motos Harley Davidson customizadas pela oficina Hot Custom. O espaço conta com treze alvos para praticar o arremesso de machado e um espaço onde os frequentadores podem aproveitar diversos pratos (todos também disponíveis na opção sem glúten), além de uma carta de drinks especiais e cervejas. O espaço ainda é decorado com guitarras originais autografadas de diversas bandas de rock internacional consagradas.

O evento começa às 13h e vai até 21h. Lembrando que a Hatchet House passou a funcionar apenas com 40% das mesas disponíveis e com a distância recomendada pelas autoridades sanitárias, além de álcool em gel para clientes e funcionários. Os machados são desinfetados periodicamente e limpos com álcool antes de serem entregues aos arremessadores.



Serviço:

Flash Day Ick Tattoo

Onde: Hatchet House Brasil

Rua Prof. Vahia de Abreu, 587 Vila Olímpia, SP

Data: 08/11/2020

Horário: Domingo – das 15h ás 21h

Comanda Individual

Pagamento em dinheiro, cartão de crédito e débito

WiFi

Informações: (11) 3842-6387 ou Whatsapp (11) 95699-4242

Sobre a Hatchet House

A Hatchet House é a primeira casa dedicada ao esporte de arremesso de machado do pais, com pistas aptas a competições oficiais. Fundada em 2019 por cinco empresários brasileiros, a casa possui espaço de 600 m² que integra gastronomia, bar, música, loja e o principal: oito pistas de arremesso de machado, cinco delas oficiais (duplo alvo) adequadas a competições. Todos os clientes, independentemente de experiência anterior, passam por uma aula e orientação de instrutores para a prática da atividade. O cardápio, cuidadosamente elaborado, traz opções como um bife ancho delicioso, linguiça, porções variadas, pratos veganos como mix de cogumelos, além de que todo o cardápio também está disponível na versão glúten free. A carta de bebidas tem cervejas, drinks especiais com e sem álcool.

Mais informações: https://www.hatchethousebrasil.com.br/

Novo BMW, edição especial, apresenta com que há de melhor, luxo e imponência, por R$ 275 mil. Assista o vídeo: link no texto



A BMW do Brasil lança uma edição limitada e comemorativa do BMW X1, o BMW X1 M Sport 25 anos. O modelo será oferecido pela primeira vez na linha de design M Sport ao custo de R$ 274.950. Todas as unidades do utilitário compacto são comercializadas na cor externa Preto Safira com bancos de couro Dakota Mocca e vêm com o selo comemorativo de 25 anos, com a identificação dos 72 veículos produzidos. Confira no vídeo a seguir o mais novo SAV da BMW em ação.

ASSISTA NO CANAL BLOG DO ARNALDO MOREIRA

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Jeep® dá aulas sobre o universo off-road. - No total, são seis aulas gratuitas com dicas e informações sobre trilhas, modo de dirigir e até de fotografia. - Primeiro episódio já está no ar nas redes sociais da marca

 



Um Jeep® pode nos levar para locais inesquecíveis e remotos no mundo off-road e, pensando nesses lugares, temas como fotografia, biologia e direção fazem todo sentido. Para tornar essas experiências ainda melhores, a Jeep reuniu um time de especialistas para dar aulas sobre trilhas, dirigibilidade, fotografia de aventura e vida selvagem. Nomeado de “Academia Jeep”, o projeto quer inspirar o espírito Jeep que há em cada um e evidenciar os valores universais da marca: aventura, liberdade, autenticidade e paixão. O primeiro episódio, “Dicas práticas de off-road”, já está disponível nas redes sociais da marca.

O off-road (na tradução, “fora de estrada”), faz referência à condução em caminhos não pavimentados, feitos de terrenos naturais, ao ar livre e em contato com a natureza. Esta prática tem suas peculiaridades, algumas delas desvendadas ao longo das seis aulas oferecidas pela Jeep em parceria com a agência de comunicação F.biz. A cada semana a Academia Jeep terá novos episódios, em média com 10 minutos de duração.

“Só uma marca que é sinônimo de off-road tem propriedade para compartilhar experiências sobre o assunto. Sabemos que muitos jeepeiros amam este estilo de vida, mas nem sempre possuem as informações fundamentais para a prática. O objetivo da Academia é ser uma forma de levar instruções e aprendizados para os apaixonados pela natureza, aventuras e fazer histórias. Viver o espírito off-road tem as suas peculiaridades e porque não aprender com quem mais entende do assunto? Além disso, é sempre bom compartilhar ensinamentos”, afirma Malu Antonio, gerente de Marketing e Comunicação da FCA para a região da América Latina.

Ricardo Dilser, assessor técnico da FCA, participa da primeira aula da "Academia Jeep"


Os conteúdos exclusivos são ministrados pela jornalista especializada em veículos Karina Simões e pelo assessor técnico da FCA, Ricardo Dilser, que estão presentes nos primeiros episódios dando dicas de direção em diferentes terrenos. Depois virão aulas com a participação do fotógrafo e documentarista de natureza Lawrence Wahba, que compartilha dicas de fotografia e por fim o biólogo Thiago Biotrips fala sobre conexão com a natureza.

"A Jeep é especializada em aventura no mundo off-road. E a Academia Jeep é um projeto de conteúdo pensado para compartilhar essa expertise e ajudar a nação de jeepeiros a aproveitar ao máximo os carros, em termos das tecnologias abarcadas, além das possíveis experiências ao longo das trilhas, com instrutores com domínio técnico sobre esse universo. Algumas temáticas das aulas também foram extraídas das dúvidas nos perfis sociais de Jeep. O projeto faz jus ao nome academia e, por isso, ao fim de cada aula, vamos publicar uma sequência de testes nos stories para as pessoas avaliarem seus conhecimentos sobre o assunto abordado", afirma Daniela Lancelotti, diretora de Grupo de Contas da F.biz.

Ricardo Dilser, assessor técnico da FCA, participa da primeira aula da "Academia Jeep"

Interação com o públic

Assim como acontece em uma instituição de ensino, em que os alunos são submetidos a provas após as aulas, na Academia Jeep também haverá perguntas sobre os assuntos ensinados. De forma descontraída, os stories do Facebook e Instagram da marca serão tomados por um quiz baseado nos temas de cada episódio. 

Aula 1 - Dicas práticas de off-road

Na primeira aula, os jeepeiros contam com aprendizados dos mestres Ricardo Dilser, assessor técnico da FCA, e da jornalista Karina Simões. Eles ensinam sobre fatores essenciais para fazer se aventurar fora do asfalto. Como, por exemplo, quais são os recursos que o veículo oferece e os aspectos necessários para descobrir a capacidade off-road do seu carro, informações que podem ser encontradas no próprio manual do veículo. 

Dilser também compartilha alguns aspectos do Jeep Renegade, SUV que possui plataforma robusta, reunindo valentia e conforto para enfrentar com tranquilidade os obstáculos de uma trilha. Além disso, Karina dá dicas de como escolher o destino ideal, dirigir e até de vestuário. 

A aula 1 está disponível em:

Instagram: https://www.instagram.com/p/CHJCcl0A4ev/

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=1q60ircwlrQ



Citroën realiza trocas em diretorias para ampliar sinergia entre vendas e pós-vendas. A partir de novembro, Edgard Alexandrino assume a direção de Pós-Vendas das marcas Citroën e Peugeot no Brasil; Em paralelo, Dercyde Gomes passa a liderar a área de Vendas da Citroën no país.

Citroën promove mudança entre seus diretores com o objetivo de estimular sinergias e dinamismo nas atividades das marcas no Brasil. Assim, a partir de 1º de novembro, Dercyde Gomes, atual diretor de Pós-Vendas da Peugeot, Citroën e DS, troca de cadeira com Edgard Alexandrino, até então diretor de Vendas de Citroën.

Com mais de 25 anos de experiência no mercado automobilístico nas áreas de Pós-Vendas, Marketing, Coordenação Comercial, Regional de Vendas e Relação Cliente, o novo diretor de Vendas de Citroën, Dercyde Gomes, chegou ao Groupe PSA em 2013 como Gerente Nacional de Vendas para a Peugeot. Em 2016, assumiu a direção de Pós-Vendas das marcas no pais. Sob seu comando foram desenvolvidos os programas “Peugeot Total Care” e “Citroën & Você”, que trouxeram compromisso inéditos no mercado brasileiro e lançaram as marcas em uma nova dimensão na relação com os clientes.

“Estamos nos preparando para um ano incrível, de provável retomada econômica em todos os setores do país. Por isso, trabalharemos no aperfeiçoamento da relação com a rede de concessionários, formação de equipe de vendas, além do desenvolvimento de campanhas e políticas comerciais que nos tornem ainda mais atrativos ao consumidor. Entregaremos aos brasileiros uma experiência nova e única de compra”, conclui Gomes.

Já Edgard Alexandrino, novo diretor de Pós-Vendas das marcas, iniciou sua trajetória há mais de 20 anos na Citroën. Acumula larga experiência na liderança de equipes, desenvolvimento de campanhas de incentivo, capacitação e formação de times de vendas. Destaque para o trabalho desenvolvido à frente da Gerência Nacional de Vendas e, em seguida, na Direção da área. Outro importante legado deixado foi o aproximação e intenso trabalho de relacionamento com canais complementares do negócio, como PCD, B to B e PME, além de associações comerciais, indústria e instituições comerciais.

Em seu novo desafio à frente do Pós-Vendas da Peugeot e Citroën, terá como missão aprofundar os programas de excelência na prestação de serviços e relacionamento com cliente, bem como dinamizar animação de vendas de peças. “Temos dois grandes objetivos no momento: fortalecer o trabalho de transparência com os clientes e avançar na qualidade de atendimento e serviços com o intuito não apenas de fidelizar, mas encantar as pessoas”, explica Alexandrino.

Sobre os executivos

Dercyde Gomes – É graduado em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto e já conta com mais de 25 anos no mercado automobilístico, destes sendo 11 anos em Pós-vendas de concessionárias e 15 anos em montadora, em diferentes áreas. Acumula passagem pela Renault do Brasil, ocupando diferentes posições nas áreas de Pós-Vendas, Marketing, Coordenação Comercial, Regional de Vendas e Relação Cliente. Está no Groupe PSA desde dezembro de 2013, quando atuou como Gerente Nacional de Vendas para a Peugeot. Em 2016, assumiu a posição de Diretor de Pós-Vendas, para as duas marcas, onde foi responsável pela animação comercial, implementação, na área de Pós-Vendas, de programas voltados à satisfação do cliente, como Peugeot Total Care e Citroën & Você, além de um trabalho com foco na aproximação dos reparadores independentes com as concessionárias das marcas.

Edgard Alexandrino – É formado em Administração de empresas pela Anhembi Morumbi e pós-graduado em Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com mais de 25 anos de experiência no mercado automobilístico, está na Citroën há mais de 20 anos. Neste período acumulou passagem também como Gerente Nacional de Vendas da Citroën ao liderar a equipe e desenvolver campanhas de incentivo de vendas e de controle da formação e proposta de capacitação da equipe de vendas. Também atuou intensamente nos canais complementares de vendas (PCD, BtoB e PME), e desenvolveu habilidade e conhecimento no relacionamento com diversos órgãos e instituições de comércio, indústria e associações comerciais.

 

LabCar ZM – Aplica, testa e mostra na prática itens da linha de suspensão e direção


Atualmente é de conhecimento de todos que mais do que vender, também é preciso criar relacionamento com os clientes para que haja uma identificação e consequente fidelização com a marca.

Com este reconhecimento e iniciativa é que a ZM, empresa com 37 anos de história e líder de mercado na fabricação de relés de partida, produzindo também para a linha elétrica Motores de Partida. Alternadores, Polias, Induzidos, Rotores e Estatores e Fixadores, Cruzetas, Bieletas, Terminais Axiais, Pivôs de Suspensão e Terminais de Direção para a linha mecânica tem investido cada vez mais em vídeos técnicos explicativos para o seu canal no Youtube.

"A ideia de criarmos a série LabCar é para demonstrar para os reparadores através de vídeos apresentados pelo nosso Consultor Técnico, Cristiano Soares, a aplicação e testes práticos dos itens da nossa linha de produtos lançados recentemente, de suspensão e direção.", explica Poliana Zimermann.

Atualmente, a nova linha é composta por bieletas e pivôs para o sistema de suspensão e terminais para o sistema de direção. São mais de 500 itens com mais de 4 mil aplicações para os principais veículos da frota circulante do país, entre carros nacionais e importados.



Nesta playlist, Cristiano Soares, Consultor Técnico ZM demonstra a aplicação e testa na prática o desempenho das peças das linhas de suspensão e direção, lançadas recentemente pela empresa.

Novos vídeos LabCar são produzidos e postados toda semana e atualmente conta com doze vídeos sobre trocas de bieletas, pivôs, terminais axiais para veículos como Volkswagen Virtus, Fiat Palio, Jeep Renegade, Nissan Kicks e muitos outros.

"Através desse contato pelas redes sociais, conseguimos entender e estar mais próximos dos aplicadores, garantindo uma melhor aplicabilidade de nossos produtos, esclarecendo dúvidas e resolvendo questões, muitas vezes simples, mas que podem alterar todo um processo de instalação.", explica Cristiano Soares, apresentador dos vídeos.

Para mais informações sobre produtos da empresa, basta ligar na Central do Cliente no 0800-470-047 ou ainda, baixar o aplicativo do Catálogo ZM no celular pelo Google Play para sistema Android ou App Store para IOs.

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Criado o Campeonato Europeu de Fórmula Regional by Alpine que oferecerá aos participantes uma oportunidade de pilotar monopostos com tecnologia de ponta





A escalada das categorias monoposto definida pela FIA que culmina com a categoria máxima do automobilismo esportivo está sendo reforçada com o anúncio da fusão entre o Campeonato Europeu de Fórmula Regional, certificado pela FIA e organizado pela autoridade esportiva nacional representada pelo Automóvel Clube da Itália (ACI), e a Fórmula Renault Eurocup, para criar uma novíssima competição: o Campeonato Europeu de Fórmula Regional by Alpine, certificado pela FIA.

Com o novo campeonato, o organizador ACI e sua divisão comercial ACI Sport, na condição de promotor, vão trabalhar em parceria com a lendária marca francesa de carros esportivos Alpine para criar uma referência única para os jovens pilotos após sua primeira experiência nos campeonatos nacionais de monopostos de Fórmula 4 certificados pela FIA.

O novo campeonato oferecerá aos participantes uma oportunidade de pilotar monopostos com tecnologia de ponta, para melhorar sua compreensão das regulagens, dinâmica dos veículos e trabalho de equipe, tendo a chance de correr em provas internacionais. O Campeonato Europeu de Fórmula Regional by Alpine certificado pela FIA contará com 10 eventos de duas corridas por fim de semana, com três provas na Itália e sete em outros países da Europa. O grid será formado por até 36 carros, com no máximo três monopostos por escuderias, com a possibilidade de incluir um quarto piloto se um deles for uma mulher. O veículo será baseado no chassi Tatuus, propulsionado por um motor Renault de 1.8 litro, equipado com pneus Pirelli. Os novos monopostos serão construídos pelo departamento de competições da fábrica da Alpine em Dieppe, na França.

Jean Todt, presidente da FIA: “A criação do Campeonato Europeu de Fórmula Regional by Alpine certificado pela FIA representa um passo importante no aperfeiçoamento da via de acesso à categoria máxima do automobilismo esportivo, a Fórmula 1. Ele se une aos Campeonatos de Fórmula Regional nas Américas, na Ásia e no Japão, para formar uma plataforma mundial que permite que as jovens promessas do automobilismo esportivo evoluam em suas carreiras. Quero agradecer à Renault, à Alpine e à ACI por terem possibilitado esta fusão e estou ansioso para ver os campeões de amanhã mostrando todo o seu potencial neste campeonato que promete ser emocionante”.

Stefano Domenicali, presidente da Comissão de Monopostos da FIA: “Esta fusão e a criação do Campeonato Europeu de Fórmula Regional by Alpine certificado pela FIA reforçam a trajetória traçada pela FIA rumo aos mais altos níveis dos esportes a motor. A consolidação da Fórmula Regional na Europa permite que os pilotos provenientes da Fórmula 4 continuem seu aprendizado e sua evolução em um ambiente de altíssimo nível, sólido e – talvez mais importante ainda – competitivo. O Campeonato Europeu de Fórmula Regional by Alpine certificado pela FIA oferece a eles uma nova etapa clara na escalada de acesso a um sonho: correr um dia na Fórmula 1”.

Angelo Sticchi Damiani, vice-presidente da FIA e presidente da ACI: “Após ter sido, em 2014, o primeiro país a lançar um campeonato de Fórmula 4, o Campeonato da Itália de F1 propulsionado pela Abarth se tornou o primeiro ponto de referência para os jovens pilotos aspirantes da F1 após o kart. O Automóvel Clube da Itália, por meio da ACI Sport, teve um papel-chave na definição de uma categoria que se inseriu perfeitamente na escalada estabelecida pela FIA para o desenvolvimento das promessas do automobilismo esportivo internacional. O Campeonato Europeu de Fórmula Regional, a categoria certificada pela FIA há dois anos, representa um passo absolutamente estratégico e particularmente recomendado aos jovens pilotos como a continuação natural de sua experiência na F4. Com a união das forças e sinergias entre a ACI, a ACI Sport e o Grupo Renault, o Campeonato Europeu de Fórmula Regional by Alpine torna-se hoje um verdadeiro ponto de referência internacional rumo à F1. Desejo que todas as partes reúnam os melhores profissionais para ampliar o campeonato e apoiar os maiores talentos de hoje da melhor forma possível, para permitir que eles se enfrentem amanhã na fantástica arena da F1”.

Cyril Abiteboul, diretor geral da Renault Sport Racing: “Há mais de 50 anos a Renault realiza ações inigualáveis em favor dos jovens pilotos e nossas equipes têm o know-how para a organização de campeonatos monopostos competitivos e acessíveis, para identificar e desenvolver futuros campeões. Por isso, estamos muito felizes com esta parceria entre a FIA e a ACI, criando o Campeonato Europeu de Fórmula Regional by Alpine. Este acordo fortalece nossas atividades e nos sentimos honrados de poder contribuir diretamente para um campeonato da FIA, que continuará comunicando os valores aos quais estamos todos fortemente ligados, o formato das corridas, a equidade esportiva, formação e promoção de jovens talentos europeus. Este é também o primeiro grande marco concreto do retorno da marca Alpine ao universo dos monopostos”.

Mario Isola, responsável pela F1 e automobilismo esportivo da Pirelli: “Estamos muito felizes por fazer parte deste projeto como fabricante exclusivo de pneus. O Campeonato Europeu de Fórmula Regional by Alpine certificado pela FIA se insere perfeitamente em nossa estratégia de esportes a motor, pois já participamos da Fórmula 1, Fórmula 2, Fórmula 3 e Fórmula 4. Agora, com a Fórmula Regional by Alpine, podemos continuar trabalhando para ajudar as jovens promessas a traçar sua trajetória no esporte. Esta filosofia permite que os pilotos se familiarizem com nossa gama de pneus desde suas primeiras experiências no automobilismo esportivo até as categorias mais importantes do mundo”.

Nonô Figueiredo confirma participação do Audi RS3 LMS no TCR South America 2021 com a equipe Onze Motorsports

 


Com o aval de ter conquistado vitórias e títulos no campeonato do Brasileiro de Marcas entre 2015 a 2017, a equipe Onze Motorsports confirmou seu retorno às pistas no novo TCR South America 2021 que será a maior competição, até hoje, de carros turismo em nosso continente, a partir de abril do ano que vem.

Criada e chefiada por Nonô Figueiredo desde 2015, a equipe conquistou, no Brasileiro de Marcas, o campeonato de pilotos (2016), um vice- campeonato (2017) e foi vice-campeã por equipes, em seu primeiro ano. A Onze Motorsports irá contar na nova competição também com a força de um dos carros mais competitivos nos atuais campeonatos internacionais de TCR realizados no mundo: o Audi RS3 LMS TCR.

“Acompanho os campeonatos de TCR, desde 2015, no seu início na Europa. Ainda mais nos últimos dois anos, quando passou a ter aproximadamente 30 certames internacionais com excelente nível de disputas e equilíbrio praticamente em todos eles. Escolhi o Audi RS3 LMS porque, além de ter sido desenvolvido pela Audi, uma das marcas mais conceituadas do automobilismo mundial, em diversas categorias como Le Mans Series, DTM e Fórmula E, este seu esportivo também conseguiu, na média, os melhores resultados entre os mais de 12 modelos que são homologados para competir no TCR”, explica Nonô.

O regulamento do TCR define que as especificações técnicas dos carros concorrentes tenham motor máximo 2.0 turbo, baseado no de rua, com 350 cavalos de potência, câmbio sequencial de 6 marchas, aro 18, tração dianteira, podendo ser Hatch ou Sedã médios. Estão homologados esses modelos: Alfa Giulietta Quadrifoglio Verde, Audi RS3 LMS, Seat Cupra TCR, Honda Civic Type R FK2 e R-FK7, Hyunday i30 N e Veloster N, KIA cce’d, Lada Vesta Sport, Fiat Tipo, Peugeot 308, Opel Astra, Renault Megane RS, Subaru WRX STI e Golf GTI.

A Onze Motorsports receberá até o final de 2020 o Audi com o qual a equipe sueca Brink Motorsport obteve muito sucesso nos ultimos anos no campeonato TCR Escandinavo.

“Um dos nossos RS3 LMS é o que foi pilotado por Tobias Brink, que terminou em terceiro lugar do certame dos países Nórdicos, deste ano. Em 2019, foi vice-campeão. Outro ponto que qualifica o modelo da Audi como um dos mais competitivos, e que influenciou muito em minha escolha, são os resultados da marca nos principais campeonatos do mundo de TCR”, reforça o experiente chefe da equipe Onze Motorsports.

O objetivo do time de Nonô Figueiredo é ser um dos protagonistas da temporada inicial de 2021 desse novo TCR South America.

O campeonato realiza sua temporada de estreia com um calendário de oito etapas com 14 corridas. Seis etapas com duas corridas por fins-de-semana e, duas etapas,com 1 corrida de 200 km cada uma, onde os pilotos dividirão o carro com um convidado. A competição sul-americana passará por quatro países, na seguinte ordem de disputas: três no Brasil, uma no Uruguai, três na Argentina e a final no Chile. Todas as corridas terão transmissão ao vivo pela tv e pelas mídias sociais da categoria.

O TCR South America 2021 terá como organizador e representante brasileiro Maurício Slaviero. Como um dos atuais principais dirigentes do nosso automobilismo, o conceituado empresário e também homem de marketing acredita 100% no sucesso dessa nova categoria de turismo em nosso continente, que estava há mais de 20 anos sem disputas entre países desses carros com aparências idênticas aos dos modelos utilizados nas ruas, pelos clientes das principais marcas de automóveis do mundo. E explica, agora, a importância de ter a confirmação da equipe Onze Motorsports, chefiada por Nonô, na nova competição:

“Nonô Figueiredo é um autêntico racer e há muitos anos vive do esporte a motor. Ele sempre esteve envolvido com grandes patrocinadores e tem repertório nas mais variadas categorias de carros de turismo. Seja como piloto, coach ou dono de equipe, Nonô tem histórias vitoriosas em seu currículo. Sua presença na temporada inaugural do TCR South America, como chefe de equipe do team Onze Motorsports, será muito importante para o campeonato. Não tenho dúvida que os Audi RS3 LMS TCR preparados sob sua supervisão terão total condição de mostrar performance em 2021”, adianta Slaviero.

Link vídeo em Português

https://cloud-app.fshero.com.br/share/my-shared-data/8952e3c1-bf36-40fc-8b92-31c6c264ee3a

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Renault celebra 10 anos do Women@Renault e comemora ótimos resultado. A montadora foi primeira montadora da América Latina a aderir em 2015 aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs)



O grupo Women@Renault, que realiza ações focadas em promover um ambiente inclusivo, que respeite a diversidade, está comemorando 10 anos com um aumento de 64% no número de mulheres da Renault do Brasil. E equidade de gênero é um tema que faz parte do dia a dia da montadora há quase duas décadas, quando o Grupo Renault aderiu ao Pacto Global da ONU em 2001, com aplicação dos 10 princípios em todas as unidades pelo mundo.


A Renault do Brasil foi ainda a primeira montadora da América Latina a aderir em 2015 aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), um programa da ONU Mulheres e Pacto Global das Nações Unidas que visa promover a igualdade de gênero em todas as atividades sociais e da economia.

Além de patrocinar e participar de vários fóruns e eventos de promoção da equidade de gênero, a Renault do Brasil é apoiadora da campanha mundial “He for She” (“Eles por Elas”), também promovida pela ONU, de engajamento na promoção dos direitos das mulheres.

Como resultado, a montadora já recebeu três reconhecimentos WEPS (Women’s Empowerment Principles) concedido pela da ONU Mulheres e Pacto Global da ONU, sendo duas vezes categoria Ouro.



O Instituto Renault também é responsável por práticas que refletem a política inclusiva da empresa. Um exemplo é o projeto de apoio à Associação Borda Viva, que tem como um dos seus objetivos a capacitação e para a geração de renda das mulheres na comunidade de Borda do Campo, região de baixa renda de São José dos Pinhais (PR), onde está localizada a fábrica da Renault.

Hoje 30% dos cargos de gerente da Renault do Brasil são ocupados por mulheres. Além disso, quando se analisa o pipeline de sucessão para os cargos de gerente 36% são de mulheres.

“Temos o papel fundamental de abrir os caminhos para que as mulheres se tornem cada vez mais presentes e atuantes. Daí, a grande importância do grupo Women@Renault, um projeto que aumenta a diversidade dentro da empresa para tornar a mulheres cada vez mais protagonistas de suas carreiras. Trabalhamos com a diversidade para trazer mais criatividade e inovação”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.



 Women@Renault

- Criado em 2010, o grupo é responsável por realizar ações focadas em promover um ambiente inclusivo, que respeite a diversidade, e pautado pela equidade de gênero.

- Por meio desse grupo, a Renault atua no desenvolvimento de projetos para fomentar a diversidade dentro da empresa.

- Homens e mulheres participam do grupo Women@Renault.

- Exemplo de ações já realizadas:

- Patrocínio institucional para a Corrida da Mulher, em Curitiba.

- Programa de recrutamento de gestoras da fabricação.

- Valorização do time de futsal feminino da Renault no Encontro com Gestores pela vitória nos Jogos Regionais do Sesi em 2019.

- Programa Mulherar

- Ações para o Dia Internacional da Menina (mundialmente celebrado pela ONU em 11/10). As ações da Renault são voltadas às futuras carreiras das meninas em áreas como engenharia, tecnologia, fabricação etc.

- Relançamento da campanha HeforShe com adesão de 100% do comitê de direção da Renault do Brasil.

- Colaboração na construção da Rota Diversidade e Longevidade 2035 – Sesi. Material composto por um livro e um roadmap que apresentam direcionamentos para construir ambientes corporativos mais igualitários e que ofereçam oportunidades para todos.

- Realização de lives com temas como o empoderamento feminino, papel da mulher na indústria automotiva, etc.



- Ações para o último trimestre do ano:

- Programação Outubro Rosa voltada para as questões de saúde, empoderamento e protagonismo feminino:

- Campanha interna das mulheres que fizeram história no setor automotivo.

- Dia das meninas.

- Série de vídeos com dicas de saúde.

- Renault Talks (lives) sobre Saúde da Mulher, Empoderamento feminino e Empreendedorismo social feminino.

- Coaching e mentoring para gerentes mulheres da Renault do Brasil.

- Serious Game Together in Diversity: curso online para todos os gestores da empresa.

- Curso de vieses inconscientes para todos os gestores da empresa.  

“Para que o número de mulheres na Renault possa continuar crescendo, temos ações alinhadas aos sete princípios de empoderamento feminino, os WEPs, e trabalhamos continuamente para avançar em nossas práticas de diversidade e inclusão”, explica Fernanda Stocco, gerente de Comunicação da Renault do Brasil e uma das coordenadoras do projeto Women@Renault, juntamente com Cynthia Tepedino, gerente de Supply Chain, Regina Souza, gerente de Desenvolvimento da rede e Tatiane Mesquita, supervisora de Recursos Humanos.




Mulherar

- A iniciativa da criação do programa Mulherar surgiu nos fóruns do Comitê do Women@Renault.

- No Brasil, cerca de 50% da força de trabalho é feminina, mas apenas 18% estão em cargos de gestão. Por isso, surgiu o Mulherar, como um espaço para discutir as questões da mulher relacionadas aos diversos papéis: profissional, mãe, esposa, amiga, filha, etc. e ajudar as participantes a distinguir as barreiras no cenário atual da mulher no trabalho.

- O objetivo do programa é fazer com que a participante possa inteirar-se, conhecendo e intervindo nos obstáculos e desafios internos e externos para fazer escolhas conscientes. O programa também é um acelerador de competências fundamentais para que essas mulheres possam ocupar futuros cargos de liderança. O Mulherar está em sua terceira turma e conta com participantes de diversas áreas da empresa.

Instituto Renault

- O Instituto Renault também é responsável por práticas que refletem a política inclusiva da empresa. Um exemplo é o projeto de apoio à Associação Borda Viva, que tem como um dos seus objetivos a capacitação e para a geração de renda das mulheres na comunidade de Borda do Campo, região de baixa renda de São José dos Pinhais (PR), onde está localizada a fábrica da Renault.

- Em 2018 foi viabilizado pelo Instituto Renault o curso de Empreendedorismo Social ministrado pela Aliança Empreendedora, com o objetivo de profissionalizar a gestão e melhorar os processos da Associação Borda Viva.

- Desde 2005, o projeto já beneficiou 89.617 pessoas.

- A geração de renda pelo projeto aumentou em sete vezes desde 2015.

- A partir de 2020, uma linha uma linha exclusiva de produtos da Associação Borda Viva passou a ser comercializada em concessionárias da Renault na França. São quatro concessionárias localizadas em três cidades: Paris, Lyon e Marseille, além do Ateliê Renault, na Champs-Élysées.




Eixos de trabalho:

- Cozinha social: segurança alimentar assegurando a refeição diária para 111 crianças.

- Cozinha comercial: refeições de qualidade a um preço acessível e coffee breaks para eventos institucionais.

- Casa da Costura: capacitação das mulheres em costura, modelagem, bordado e estampagens para a produção de bolsas e acessórios que reutilizam aparas e sobras de materiais da Renault e fornecedores, como cintos de segurança e tecido automotivo.

Reconhecimentos e recomendações

- “Prêmio Melhores Práticas Diversidade & Inclusão” da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento do Paraná (ABTD/PR) pelas ações desenvolvidas acerca do tema .
- Troféu Ouro na terceira edição do prêmio WEPs 2019 (a Renault foi Ouro em 2016 e Prata em 2014).
- Prêmio AB Diversidade 2019 – Automotive Business e MHDI – Renault foi vencedora nas categorias gênero e LGBTI+.
- “Prêmio Melhores Práticas Diversidade & Inclusão 2020” da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento do Paraná (ABTD/PR) pelas ações desenvolvidas acerca do tema.

Benção nas alturas marcará abertura do Festuris Gramado






Nesta semana inicia a retomada das feiras de negócio desde o início da pandemia. E tudo começa pelo Festuris Gramado que terá o seu primeiro ato de abertura na quinta-feira (5), às 16h, no Serra Park. Uma benção nas alturas com o sobrevoo de um balão sob as dependências da feira e da cidade de Gramado. A atividade será reservada para convidados e imprensa, mas poderá ser acompanhada por quem olhar ao céu durante o voo.

O balão será tripulado por um pastor local, que das alturas estará abençoando o evento, a comunidade de Gramado e despertando a espiritualidade em um ato simbólico de prece e gratidão a Deus. “Vamos construir juntos um Festuris limpo em termos de higienização e de energia, tão importantes nesse recomeço. Será inesquecível”, projeta a CEO do Festuris Marta Rossi.

O pastor Erlo Saul Aurich, da Igreja Aliança Bíblica de Gramado, será o responsável pela benção nesta atividade inédita em Gramado. “Recebi com muita surpresa e satisfação o convite. Tenho certeza que será um ato lindo e abençoado, levando uma importante mensagem de espiritualidade e desejando que o que teremos pela frente seja especial”, destacou.

Em caso de situações climáticas não compatíveis para o vôo, a ação será transferida para sexta-feira (06), às 16h30, também nos jardins do Serra Park. Todas as medidas de segurança sanitária e distanciamento social serão adotadas nas atividades de abertura e no evento de modo geral.



A ação é patrocinada pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes,Bares e Similares do Litoral Norte do RS através das seguintes empresas: Cantinho do Pescador, Tony Hotel, Pousada Baluarte, Ficare Hotéis, Pousada Aruá, Pousada Molhes da Barra, De Rose Hotéis, Solar Triad Clean Energy, Grupo de Hotéis Mar e Mar, Grupo de Hotéis Kimar, Hotel Mares do Sul, Hotel Bolzan, Litoral Praia e Acqua Lokos Parque Hotel.







FESTURIS se prepara para receber o mercado do turismo em Gramado. Feira conta com destinos internacionais confirmados e terá papel importante no aquecimento do turismo do Brasil




Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, Ceo's do Festuris

O FESTURIS Gramado está com as montagens em andamento e preparando os últimos detalhes para o evento que começa nesta quinta-feira (5), nos pavilhões do Serra Park. Nesta edição atípica em razão da pandemia, a feira está atendendo a uma série de protocolos de segurança e por isso precisou fazer um reordenamento na distribuição física. O primeiro pavilhão será destinado à área de negócios e o segundo para a área de conteúdo e uma grande praça de alimentação.


Segundo o CEO do FESTURIS, Eduardo Zorzanello, a feira estará bem distribuída e com estandes distanciados e mais abertos, permitindo uma fluidez melhor de pessoas. Também haverá uma grande preocupação com o controle de fluxo e acesso de pessoas ao evento para evitar aglomerações. O foco na geração de negócios também será ainda mais forte nesta edição através do agendamento obrigatório de reuniões.


Em relação ao ano passado houve uma redução do número de destinos internacionais devido à impossibilidade de muitos países enviarem pessoas ao Brasil diante do fechamento de fronteiras. “Apesar disso, os expositores internacionais que não puderam vir já demonstraram total interesse em estar aqui em 2021. Por outro lado, temos que valorizar os destinos que estarão com a gente neste ano, como Mônaco, Seychelles, Tailândia, San Francisco, Costa do Marfim e a Suíça”, destaca Zorzanello.


O FESTURIS continua sendo internacional e tem a segmentação entre os seus diferenciais. Entre as novidades estão os espaços Saúde e Green Experience. O espaço Luxury completa cinco anos e outros continuam se consolidando como o Wedding, MICE, Tecnologia & Inovação, LGBT e Business. Além disso, nesta edição a feira terá um papel fundamental no fomento e aquecimento do turismo interno no Brasil.


“Será um palco para enxergarmos com mais força as marcas e destinos brasileiros. Teremos a presença da Embratur com mais de 20 cooperados, Estados com estandes próprios, uma boa participação de municípios, hotelaria nacional e internacional, operadoras, parques temáticos e demais empreendimentos da cadeia turística”, explica Zorzanello.


A tradicional solenidade de abertura do FESTURIS será na noite de quinta-feira (5), às 20h, no Serra Park. Antes disso, às 16h, haverá uma benção nas alturas reservada a convidados e imprensa nos jardins do local. Na sexta (6) e sábado (7), das 8h30 às 13h acontece o evento de conteúdo Festuris Connection Meeting, e das 12h às 19h ocorre a feira de negócios.

Mais informações do evento podem ser acessadas pelo site www.festurisgramado.com.


Sobre o evento
O FESTURIS tem o patrocínio de Sebrae Nacional e CNC. O apoio de Ministério do Turismo e Embratur. Tem o Rio Grande do Sul como Estado anfitrião e Gramado como cidade anfitriã. A Gol Linhas Aéreas com transportadora aérea oficial e a LATAM Airlines como apoio aéreo. Tem o Laghetto Hotéis como rede hoteleira oficial, a Planalto Transportes como transportadora terrestre oficial, a Gramado Receptivo como agência oficial e a Brocker Turismo como transporte VIP. Os parceiros de biossegurança são Marcopolo Next, Imunizadora Hoffmann, IBES International e Hospital São Miguel. A Transul é responsável pela assistência médica oficial. A realização é de Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos.



domingo, 1 de novembro de 2020

Sertões: Bugão V6 de Fabrício Bianchini/Adhemar Pereira pronto para a etapa Maratona



Uma prova limpa, sem riscos e se divertindo com a potência do Buggy V6 4x2. É mais ou menos desta forma, que Fabrício Bianchini (Barueri/SP) e Adhemar Pereira “Índio” (Fortaleza/CE) pretendem seguir no Sertões, que largou no sábado (31), do Autódromo Velocittà, em Mogi Guaçu (SP), e chegou neste domingo, a Brasília (DF), um dia de pausa para que os competidores e equipes possam se organizar, após o longo deslocamento e sobretudo, trabalharem a manutenção das máquinas. O maior rali das Américas retorna com força total, nesta segunda-feira, para a 2ª etapa que é Maratona, quando os veículos não podem receber apoio mecânico externo.

A dupla da Bianchini Rally completou, no sábado, a primeira Especial (trecho cronometrado), do rali, de 205 quilômetros, em 4h04m58s, com o 8º tempo da categoria Open. A estratégia foi se readaptar à máquina, preparada com motor V6 Amarok, pela MEM Motorsport. “Especial foi ótima para conhecermos o carro, fomos com cautela para não arriscar e deu tudo certo. Completamos a 1ª, agora faltam sete”, afirma Bianchini que está realizando um sonho em pilotar o Bugão em sua 20ª participação. Ano passado, pilotou pela primeira vez, no Rally Rota Sul mas sem as configurações atuais de motor.


Bianchini é piloto experiente, vem as motos, tem uma boa leitura de terreno e já competiu com um T-Rex, também da MEM, e depois um UTV no Sertões. Segundo ele, a estratégia é fazer a sua tocada, andar em ritmo forte quando for necessário e ir ganhando espaço na classificação, sem deixar de ser competitivo.

“Já foi dito que será uma Especial de 350 quilômetros dura e uma das mais completas da edição, por isso, nosso principal objetivo é terminar a etapa de segunda-feira com carro inteiro porque no dia seguinte vamos encarar mais uma perna da maratona. O Bugão está pronto”, completa o navegador cearense, que também vem das motos e completa seu 11ª Sertões.

Nesta edição o Sertões vai cruzar o país de Bolha em Bolha. Com um roteiro de aproximadamente 5 mil quilômetros passará por São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Tocantins e Maranhão.

Mais informações sobre a equipe: www.bianchinirally.com.br, Facebook @equipebianchinirally e Instagram @bianchinirally. E também no Instagram @memmotorsport A Bianchini Rally conta com patrocínio da ROCK e Shiro e apoio MEM Motorsport, Óculos 100%, O Mundo de Maria, Hupi, Bull Sertões e Rede Petrolam. 



Roteiro completo do Sertões 2020 (sujeito à alterações)

2/11/2020 - segunda-feira
2ª etapa – Bolha 1 / DF a Bolha 2 / GO - 1ª parte Maratona "Renê Melo"
Deslocamento inicial: 159 km
Trecho especial: 353 km
Deslocamento final: 0 km
Total: 512 km

No segundo dia da prova, será realizada a parte inicial da Etapa Maratona, batizada de Renê Melo - piloto de carro falecido em maio deste ano que participou diversas vezes do Sertões. Sem poder contar com qualquer auxílio das equipes de apoio, os competidores encaram a especial de 350 km que promete estar entre as mais duras e completas da edição 2020. O trecho começa rápido, com mata-burros e pontes (em algumas delas haverá radar). Ao chegarem em uma fazenda particular, haverá uma subida de serra em trial, na qual será preciso muita atenção. No alto, diante de um visual incrível, os competidores seguem pelo topo da serra, marcado por lajes de pedra. Saindo da fazenda, as velocidades serão maiores em uma estrada rápida, de pilotagem prazerosa, mas com algum fesh fesh. Haverá travessia por um rio até atingirem uma pista travada e estreita. Nos últimos 50 km da especial, a velocidade volta a subir até chegarem na zona de radar, terminando dentro do parque de apoio.



3/11/2020 - terça-feira
3ª etapa - Bolha 2 / GO a Bolha 3 / GO - 2ª parte Maratona "Paulo Gonçalves"
Deslocamento inicial: 0 km
Trecho especial: 200 km
Deslocamento final: 169 km
Total: 369 km

Na segunda parte da Etapa Maratona, o homenageado será o piloto português de motocicleta Paulo Gonçalves, que faleceu após um acidente no Rally Dakar 2020. O dia promete ser bem completo, mesclando velocidades altas, médias e baixas. Apesar dos 10 km iniciais bem velozes, a especial logo entra em uma dura subida de serra, com muitas pedras, depressões, pontos sem visão e trechos sinuosos com abismos dos dois lados. Após muito sobe e desce, na metade da especial, por volta do km 100, haverá uma longa descida. O piso terá fesh fesh e exige cautela nas ultrapassagens. Os competidores passarão por dois grandes rios com pedras e vão encarar uma serra íngreme no final, por região não povoada e solo com muitas pedras e cascalhos. 

4/11/2020 - quarta-feira
4ª etapa - Bolha 3 / GO a Bolha 4 / TO
Deslocamento inicial: 26 km
Trecho especial: 329 km
Deslocamento final: 295 km
Total: 650 km

O dia começa muito rápido, no estilo das especiais no Campeonato Mundial de Rally (WRC), e fica mais lento quando entra em um trecho com mata-burros, pedras e pontes - em algumas delas haverá radar. O grande desafio será o trecho de 60 km de areia, no qual a navegação será exigida ao máximo. Após o abastecimento, os competidores enfrentarão caminho travado e pontos de trial, em terreno característico de cerrado. Nos últimos 60 km, curvas de altas velocidades e chão com piçarra. 

5/11/2020 - quinta-feira
5ª etapa - Bolha 4 / TO a Bolha 5 / MA
Deslocamento inicial: 99 km
Trecho especial: 227 km
Deslocamento final: 284 km
Total: 610 km

Apesar dos km iniciais travados, a especial imprime altas velocidades em um trecho de areia, ao lado de uma plantação de eucaliptos. O terreno arenoso fica bem mais pesado até a metade do trajeto, quando assume as características do Jalapão, no Tocantins. Os competidores encerram a especial em terreno de piçarra, onde poderão atingir altas velocidades e sentir o prazer da pilotagem. 
  
6/11/2020 - sexta-feira
6ª etapa - Bolha 5 / MA a Bolha 6 / MA
Deslocamento inicial: 128 km
Trecho especial: 300 km
Deslocamento final: 313 km
Total: 741 km

A especial já começa com belas paisagens, por estradas de médias velocidades que vão ficando cada vez mais estreitas e travadas. A partir da metade, o trajeto fica mais rápido, com lombas e depressões. Haverá dois trechos com retas muito longas, de altíssimas velocidades, em terreno de piçarra. No final, será preciso mais atenção para completar a especial em trechos arenosos. 

7/11/2020 - sábado
7ª etapa - Bolha 6 / MA a Barreirinhas (MA)
Deslocamento inicial: 258 km
Trecho especial: 223 km
Deslocamento final: 34 km
Total: 515 km

A organização do Sertões promete deixar a melhor especial para o final. Com prova na areia, a navegação fará toda a diferença. Após um começo travado em piçarras, o trecho fica arenoso à medida que cruza pequenos riachos, os quais estarão secos na época da prova. Após o abastecimento, praticamente na metade da especial, as dificuldades serão extremas por conta da areia e da parte final com navegação por GPS em dunas. Com muitos way points a serem cobertos, qualquer erro pode ser fatal. O final em Barreirinhas promete ser apoteótico, a imagem a ser gravada nas memórias dos participantes. Chegar ao final do Sertões 2020 já será uma grande vitória. 

TOTAL DO PERCURSO: 4.567 km 
TOTAL DE ESPECIAIS: 1.842 km

Coluna Mecânica Online



COLUNA 

MECÂNICA ONLINE® 




Meio século a serviço da segurança


Não podemos nunca deixar de considerar os números do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), que recentemente apresentou dados que mostram uma redução anual de 43 mil para 30 mil mortes ocasionadas por acidentes no trânsito no Brasil nos últimos quatro anos.

Apesar da diminuição, os números ainda estão longe de serem positivos e precisamos tirar alguma lição dessa tragédia diária que atinge o trânsito para buscar novos recursos em segurança.

Na Volvo Cars, uma equipe é conhecida de detetives internos da empresa. No entanto, eles também poderiam ser chamados de equipe CSI da própria montadora sueca, com uma pequena variação na sigla de fama de um programa investigativo na TV.



Os investigadores de cena de acidente através do Accident Research Team Volvo Car, que celebra o seu 50º aniversário este ano, está pronto o tempo todo para ter certeza de que a Volvo Cars aprende com os acidentes da vida real e melhora constantemente seus carros.

“O trabalho árduo e de pesquisas da nossa equipe de verificação e estudo de acidentes permitem que a Volvo Cars tenha certeza de que um trágico acidente de trânsito pode levar a algo bom: carros cada vez mais seguros”, disse Malin Ekholm, chefe do Centro de Segurança Volvo Cars. “Ao analisar de perto o que aconteceu durante cada fase de um acidente, a equipe fornece informações cruciais sobre o que pode ser melhorado em nossos carros.”


A equipe está em operação desde 1970. Sempre que ocorre um acidente com um Volvo nos arredores de Gotemburgo, na Suécia, seja de dia ou de noite, eles chegam rapidamente ao local quando notificados. Assim que chegam, eles iniciam uma investigação e documentam a sequência de eventos a mais detalhada possível.

Isso significa fazer perguntas. Quão forte foi o impacto? Com que rapidez os sistemas de segurança ativos intervieram? Como estão os passageiros? Outras perguntas incluem: como estava o tempo? Que horas eram? Em que condições estavam as marcações da estrada?

O trabalho continua no escritório: a equipe solicita boletins policiais acessíveis ao público, entra em contato com o motorista e examina o carro quando possível. A equipe também tenta entender como o motorista vivenciou o acidente, processo que envolve os cientistas comportamentais do Volvo Cars Safety Centre.

Por fim, a equipe pedirá às pessoas envolvidas no acidente que compartilhem seus prontuários médicos, o que permite que eles tomem nota das lesões sofridas. Estes são analisados por especialistas em biomecânica, em cooperação com físicos, para entender as causas exatas da lesão.


Todos os dados e conhecimentos coletados são codificados e despersonalizados. As conclusões desta pesquisa são compartilhadas com as equipes de desenvolvimento de produtos da Volvo, que as usam para desenvolver e implementar novas tecnologias nos próximos carros. 

A equipe também identifica coisas que não podem ser resolvidas hoje - permitindo que a Volvo Cars permaneça na vanguarda do desenvolvimento de segurança.

Todos os anos, a equipe investiga cerca de 30-50 acidentes pessoalmente, mas acidentes acontecem em todo o mundo e pode ser difícil chegar ao local a tempo. Nesses casos e na medida do possível, os detetives trabalham para mapear os acidentes com o apoio do pessoal da Volvo e dos serviços de emergência mais próximos do local.


Além disso, a equipe também usa outras fontes de informação, como bancos de dados públicos de acidentes encontrados globalmente, para garantir que as medidas necessárias sejam tomadas.

“A equipe de pesquisa de acidentes está longe de ser a única fonte de dados de pesquisa para nossos especialistas em segurança, mas desempenha um papel importante para que realmente entendamos os detalhes”, acrescenta Malin Ekholm. “Acidentes ainda acontecem, mas hoje em dia as consequências são muito mais leves e os ferimentos graves são muito mais raros do que costumavam ser.”

Vídeo

https://youtu.be/wvPd4_H1xwA

Mecânica Online

Antes do elétrico - Um dado interessante do estudo HEV - Veículos Híbridos e Elétricos – Desbravando o mercado brasileiro, revela que grande parte dos consumidores (cerca de 58%) de automóveis híbridos e elétricos possuíam antes carros da Toyota, marca que é a grande porta de entrada do mercado, liderando as vendas com grande vantagem. Além deles, outros 10% se dividem entre antigos donos de Honda e Jeep. Os proprietários Honda dirigiam principalmente os modelos Civic (36%) e HR-V (29%). Já entre os donos de Jeep, o modelo mais comum era o Compass (59%), seguido pelo Renegade (39%).

Mix de cores nos elétricos - O estudo HEV revela também que, quando se fala em diversificação de cores, as montadoras tendem a ser mais conservadoras em modelos híbridos e elétricos, optando principalmente por branco, preto, prata e cinza. Os clientes de Lexus e Toyota, por exemplo, acabam adquirindo um grande volume de veículos brancos, 47% e 42%, respectivamente. Já o preto aparece muito na Mercedes-Benz (56%), Land Rover e Jaguar (40%) e BMW/Mini (36%).

Solução de eSIM 4G e plataforma de Internet das Coisas (IoT) - A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) e a TIM Brasil, estabeleceram parceria inédita para oferecer soluções de conectividade embarcada em veículos das marcas Fiat, Jeep e Ram a partir da primeira metade de 2021. Como parte da estratégia global de desenvolver ecossistemas para serviços conectados e potencializar a experiência digital dos clientes, futuros lançamentos da FCA no Brasil vão contar com o eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo, com a qualidade da cobertura 4G da TIM e a maior rede de Internet das Coisas (IoT) do País. A conectividade permitirá a comunicação ativa e em tempo real do carro com o usuário, com a FCA e com a rede de concessionárias. 

Benefícios - Será possível, por exemplo, dar a partida remotamente no veículo e acionar o ar-condicionado ou o aquecedor para garantir a temperatura interna ideal antes mesmo da entrada no carro. Também permitirá a identificação remota de eventuais falhas no veículo com a possibilidade de diagnósticos mais ágeis e precisos. Tudo isso graças aos sensores conectados, que enviam dados continuamente para a FCA.

===============================================================

Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.