Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 17 de junho de 2021

COLUNA FERNANDO CALMON




Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.154 — 17/6/21

 


MOBILIDADE COMO SERVIÇO

TENDE A CRESCER NO BRASIL

 


Está difícil prever quando a produção mundial de semicondutores será regularizada. Antes se estimava que ao longo do próximo semestre havia a tendência de empresas especializadas no exterior começassem a regularizar seu fornecimento. Agora isso parece ter sido adiado para o primeiro trimestre de 2022. No caso do Brasil há quem veja dificuldades também ao longo do próximo ano.

Em nível mundial, a queda de produção em 2021 da indústria automobilística, sobre o que antes estava projetado, alcançará algo em torno de 5% ou cerca de quatro milhões de unidades perdidas. Isso não quer dizer que 2021 será pior que 2020, mas indica uma recuperação mais lenta. No Brasil, o crescimento das vendas em torno de 15% parece assegurado e da produção, 25%, basicamente para recompor estoques e cumprir compromissos de exportação.

Como cada fabricante aqui vai arbitrar o atendimento da procura por veículos, é um fato a observar. Entretanto, parece certo que a prioridade ficará com o varejo em detrimento das vendas por atacado a locadoras, frotistas e governos. A versão Sense do VW T-Cross, por exemplo, criada para atender especificamente PcD (Pessoas com Deficiência), está sendo oferecida no varejo por R$ 93.000.

Segundo André Vieira, da Solution4Fleet, há também um gargalo prejudicial ao crescimento acelerado dos serviços de carros por assinatura. “Em consequência da produção atual fortemente comprometida até outubro deste ano, prevejo volta à normalidade apenas por volta de março de 2022”, afirma.

O que pode acontecer mais adiante e como se darão as vendas futuramente foram objeto de um estudo divulgado nesta terça-feira, 15, pela consultoria internacional R/GA, com filial em São Paulo (SP). Após pesquisas ao redor do mundo, que incluíram o Brasil, o relatório sobre Mobilidade como um Serviço (MaaS, em inglês) destacou:

·       Quase 60% dos brasileiros que utilizam algum tipo de serviço de mobilidade consideram deixar de ter veículos próprios e passariam a usar somente MaaS nos próximos dez anos.

·       Em comparação aos dados globais, os consumidores brasileiros em geral têm 15% mais chances de substituir seu carro por MaaS na próxima década.

Toda pesquisa envolvendo o longo prazo está sujeita a condicionamentos. Não se pode descartar, todavia, que quem experimente os serviços de assinatura acabe por retornar ao uso do veículo particular. A taxa de conversão definitiva ainda é uma incógnita.

Elétricos: países do G-7 desistem de datas

Mais de uma vez expressei ceticismo em relação a datas ou prazos para migração total dos atuais motores a combustão para os 100% elétricos. Pois no comunicado oficial da reunião do G-7 (grupo dos sete países mais desenvolvidos), no domingo passado, o discurso mudou. O G-7 se comprometeu a fazer mais para eletrificar o setor de transporte, porém sem estabelecer datas-alvo firmes. Além de problemas técnicos, os custos envolvidos tanto dos veículos quanto de infraestrutura são muito altos.

Em outras palavras, o rumo está correto, porém o ritmo precisa de avaliações cautelosas. Os híbridos deveriam estar em um estágio mais avançado, antes de se tentar ou forçar uma migração sem volta ao elétrico puro. Erros por precipitação podem cobrar seu preço e atrapalhar qualquer plano.

 

ALTA RODA

 

NOVO diretor-geral no Brasil e presidente da Nissan Mercosul, o brasileiro Airton Cousseau, manterá estratégia de produtos rentáveis (Kicks e Versa V-Drive), exportar mais para países vizinhos e tentar a liderança entre elétricos com o Leaf.  Outra providência, já colocada em prática, foi renovar o acordo com o Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) para acelerar pesquisas sobre veículos elétricos. A partir de etanol, com estrutura de distribuição já existente, pode se obter hidrogênio a bordo e um reformador levar eletricidade para o motor.

FIAT TORO continua sua rota de sucesso com as mudanças estilísticas na parte dianteira: grade, para-choque e capô novos. Na versão Volcano avaliada faróis principais, de neblina e DRL são em LED. Impressiona o desempenho do novo motor turbo flex com potência e torque específicos elevados: 1,33 L/185 cv e 27,5 kgf.m. Sem comparação ao motor aspirado de um 1,75 litro (ainda disponível). No interior modernizado destaca-se o sistema multimídia: internet dedicada, Wi-Fi e conexão com celular sem fio. Tudo fácil de operar.

DIFERENÇAS entre os mercados brasileiro e argentino são evidentes. Não apenas pelas picapes que recebem incentivos fiscais generosos no país vizinho e estão entre os modelos mais vendidos (Hilux à frente). O sedã Cronos, de pouca representatividade aqui, lidera entre os automóveis lá. E agora chegou o primeiro lote de EcoSport fabricado na Índia. Enquanto o modelo aqui saiu de produção, continua a ser vendido na Argentina.

_____________________________________________________________________________________________

www.fernandocalmon.com.br

 

Equipe Honda Racing está pronta para a 7ª edição do Rally Jalapão. Jean Azevedo, Gregório Caselani, Bissinho Zavatti, Thiago Veloso e Tiago Wernersbach defendem o esquadrão vermelho; Prova é válida como a abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country

Gregorio Caselani, representante da equipe Honda Racing no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, está confirmado no Rally Jalapão 2021. Crédito: Gustavo Epifânio/Mundo Press


Luís Eduardo Magalhães (BA) –
 A Honda Racing estreia no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2021 nesta semana (16 a 19/6), com a 7ª edição do Rally Jalapão. Os pilotos Jean Azevedo, Gregório Caselani, Bissinho Zavatti, Thiago Veloso e Tiago Wernersbach, sob o comando do chefe Dário Júlio, representam a equipe vermelha. A largada e a chegada serão em Luís Eduardo Magalhães (BA), e o evento terá como base a cidade de São Félix (TO).


Com mais de 1.400 quilômetros no total, 909 deles de especiais (trechos cronometrados), o Rally Jalapão 2021 promete desafios variados em quatro dias de disputas. A premiação será no sábado (19/6), na Vila Panambí, próxima à cidade de Mateiros (TO). A prova faz parte do Sertões Series, competição preparatória para o Sertões, que será realizado em agosto. 


Dono de dez títulos brasileiros de Rally Cross Country e sete do Sertões, Jean Azevedo disputa a competição na categoria Moto 1, com a Honda CRF 450RX. “É a primeira prova do ano e estamos desde o Sertões, que foi em novembro de 2020, sem competições. A nossa preparação tem sido intensa e estamos aguardando ansiosamente o início da temporada. Essa prova vai ajudar a soltar a adrenalina e, ao mesmo tempo, promete ser bem dura. Vamos ter muita areia, o que vai exigir muito do físico, por causa do calor, além de bastante navegação e especiais médias para longas. A moto também passa por uma condição extrema, mas a equipe Honda Racing está preparada para isso”, destaca o paulista de 47 anos.


Assim como Azevedo, Gregorio Caselani, bicampeão brasileiro da modalidade e campeão do Sertões 2016, encara o campeonato na categoria Moto 1. “Vai ser uma das provas mais duras que já tivemos. Vamos andar muito no Jalapão mesmo. Geralmente, esse rali tem três dias de duração e neste ano serão quatro, o que deixará a competição mais acirrada”, diz o gaúcho de 34 anos.
 
Campeão de 2020 do Rally do Jalapão na classe Brasil, Bissinho Zavatti representa o time neste ano na Moto 2, também com a Honda CRF 450RX. “Estou muito ansioso para começar a temporada. Mesmo em outra categoria, a preparação está sendo a mesma. Estou me dedicando bastante e bem focado. Tenho treinado demais com a moto, o que me deixa confortável. Estou feliz, confiante e pronto para esse primeiro desafio de 2021”, afirma o paulista também de 34 anos, vencedor do Sertões 2020 na classe Moto 2.
 
Estreantes na competição, Thiago Veloso e Tiago Wernersbach participam da categoria Brasil, exclusiva para motos de fabricação nacional, com a Honda CRF 250F. “É minha primeira participação no Rally Jalapão. Nunca participei dessa prova e também ainda não andei na região. Quando o Sertões passa por lá, todo mundo comenta sobre as dificuldades dos trechos de areia. Esse rali será bem puxado, porém um ótimo treino para acertar tudo para a temporada. Espero fazer uma boa prova e sair com um bom resultado”, conta o mineiro de 37 anos, campeão do Sertões 2020 na classe Brasil.
 
Já Wernesbach, tricampeão brasileiro de enduro na classe nacional, está bastante animado para a estreia na nova modalidade. “Minhas expectativas são as melhores. Tive um retorno positivo do Dário sobre o meu desempenho nos treinos. Vamos encarar quatro dias intensos e longos de prova e esse será o meu grande desafio pessoal. Estou confiante e acredito que estou preparado para essa jornada”, finaliza o capixaba de 27 anos, aniversariante da semana.

A equipe Honda Racing de Rally é patrocinada por Pro Honda, ASW, Michelin, Alpinestars, DID e Seguros Honda. 


Jean Azevedo da equipe Honda busca o 8º título nas Motos do Rally

 
Programação do 7º Rally Jalapão
 
Terça-feira (15/6)

Local – Bahia Farm Show – Luís Eduardo Magalhães (BA)
8h – Abertura da área de box
8h às 11h30 – Vistoria técnica para motos, quadriciclos e UTVs
10h – Briefing equipes de apoio
12h – Briefing CBM e CBA
 
Quarta-feira (16/6) – 1º dia
Luís Eduardo Magalhães (BA) a São Félix (TO)
5h – Largada 1ª moto no parque de apoio
20h – Briefing – Centro de Eventos de São Félix

Deslocamento inicial – 256,60 km
Trecho especial (cronometrado) – 212,30 km
Deslocamento final – 0 km
Total do dia – 468,90 km  
 
Quinta-feira (17/6) – 2º dia
São Félix (TO) a São Félix (TO)

8h – Largada 1ª moto no parque de apoio
20h – Briefing – Centro de Eventos de São Félix
 
Deslocamento inicial – 0 km
Trecho especial (cronometrado) – 186,53 km
Deslocamento final - 0 km
Total do dia – 186,53 km
 
Sexta-feira (18/6) – 3º dia
São Félix (TO) a São Félix (TO)

7h – Largada 1ª moto no parque de apoio
20h – Briefing – Centro de Eventos de São Félix
 
Deslocamento inicial – 0 km
Trecho especial (cronometrado) – 298,50 km
Deslocamento final – 0 km
Total do dia – 298,50 km
 
Sábado (19/6) – 4º dia
São Félix (TO) a Luís Eduardo Magalhães (BA)

6h – Largada 1ª moto no parque de apoio
15h – Premiação – Vila Panambi, próximo de Mateiros (TO)
 
Deslocamento inicial – 0 km
Trecho especial (cronometrado) – 212,40 km
Deslocamento final – 256,86 km
Total do dia – 469,93 km

Total do percurso – 1.423,23 km
Total dos trechos cronometrados – 909,73 km
 
* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações. 


terça-feira, 15 de junho de 2021

Apresentado o projeto de decoração do 36º Natal Luz de Gramado

 


Sustentabilidade, memória afetiva e ludicidade serão algumas das marcas da decoração do 36° Natal Luz de Gramado, que ocorre entre 28 de outubro e 30 de janeiro. O projeto decorativo do evento que terá́ 95 dias de duração foi apresentado pela Gramadotur na tarde desta terça-feira, dia 15, no Hotel Laghetto Siena. Participaram do evento o prefeito Nestor Tissot, a presidente da Gramadotur e secretária de Turismo, Rosa Helena Pereira Volk, o vice-prefeito e Presidente do Conselho da Gramadotur, Luia Barbacovi, e as decoradoras Neka Pante e Aline Herrmann, responsáveis pela concepção do projeto que está́ em fase de cotação para licitação da execução.


O prefeito Nestor Tissot disse que estava emocionado com a apresentação da decoração do Natal Luz. “É isso que se espera de um evento como este”, afirmou o prefeito, agradecendo às equipes da Gramadotur e Secretaria de Turismo pelo envolvimento e aos parceiros que acreditam no evento.


Já a secretária de Turismo e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Pereira Volk, evidenciou a questão do reaproveitamento de 80% dos materiais de edições anteriores do Natal Luz. “Nosso visitante vai encontrar uma cidade aconchegante e cheia de novidades, será um Natal de renovação e fé! ”, destacou Rosa Helena.

Luia Barbacovi, elogiou o projeto de decoração e disse que ele tinha três conceitos importantes: criatividade, parceria e coragem”.


 


Elementos cenográficos repaginados

“Priorizamos a sustentabilidade com uso de alguns elementos cenográficos já existentes que foram repaginados. Nossa proposta é manter a essência do evento e as suas origens”, afirmou Neka Pante, que já tem no currículo a decoração de edições da Festa da Colônia de Gramado. A limitação dos recursos financeiros, somado ao interesse de aproveitar elementos de edições anteriores, tornará esta edição do Natal Luz uma referência em sustentabilidade. “Mas vamos ter muitas novidades, com detalhes que devem encantar crianças e adultos”, afirma Neka.


Neka e Aline destacaram que a proposta é mostrar que somos uma pequena cidade na montanha. Entre os elementos decorativos estão alguns próprios de uma região montanhosa como lenha, feno, entre outros. Como sempre, as luzes terão predominância em toda a cenografia.


Entre as novidades apresentadas estão a colocação de decoração da praça da Várzea Grande, sendo uma extensão da decoração do pórtico. Um dos destaques do local será́ o monumento da Bengala. A praça Major Nicoletti também receberá peças decorativas nesta edição do Natal Luz, que se somarão à tradicional iluminação que sempre a identificou e a destacou. Na Rua Coberta será́ mantida a Árvore Cantante, mesmo com a impossibilidade de receber corais.


O anjo que dá as boas-vindas ao visitante retornará à rótula no início da Avenida Borges de Medeiros (junto ao Lago Joaquina Rita Bier). O trecho da Avenida Borges de Medeiros entre a Praça das Bandeiras e a Rua Torta terá́ como destaque uma árvore com antigos brinquedos de madeira. “Nossa ideia é que as pessoas relembrem da sua infância”, afirma Neka. E a Rua Torta terá́ uma decoração com predominância do tom dourado, com destaque para um carrossel. A Vila de Natal, na Praça das Etnias, será́ totalmente remodelada.




Em frente à Igreja São Pedro será́ montada uma árvore com nove metros de altura, com um visual que encantará tanto de dia como à noite. O canteiro central da Avenida Borges de Medeiros, entre a Rua Torta e a Rua Eusébio Balzaretti, terá́ a predominância de peças vazadas, com iluminação interna que garantirão uma beleza diurna e noturna e identidade com os pinheiros do Tannenbaumfest.


A rótula da esquina das Avenidas Borges de Medeiros e das Hortênsias terá́ uma decoração que reproduzirá uma pequena vila. A ideia é relembrar o primeiro Natal Luz. As peças decorativas como coral e pinheiros formarão um cenário diferente em todo o contorno da rótula. “De onde se olhar, o cenário vai ser diferente”, explicou Neka.


As renas decoradas serão mantidas na Rua Pedro Benetti, assim como a decoração da Avenida das Hortênsias (da Prefeitura até́ o pórtico) e da Rua São Pedro.

 

O 36º Natal Luz que acontece de 28 de outubro de 2021 até́ o dia 30 de janeiro de 2022 é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Gramadotur.

O patrocínio é da Golden Propriedades de Lazer com apoio da Azul Viagens e Adylnet. A Rede Laghetto é o Hotel Oficial do evento e a Gramado Receptivo está junto com o Natal Luz como ‘Receptivo Oficial”.  A Azul Linhas Aéreas é a Cia aérea oficial nos eventos de Gramado.

 

 

Fotos – Cleiton Thiele

Fotos decoração – Reprodução/Projeto Gramadotur

Mopar apresenta novos lubrificantes e fluidos para veículos Fiat, Jeep, Ram e Dodge





 - De ótimo custo-benefício, família de óleos Classic Line é voltada para modelos Fiat e Jeep fora de garantia e também é compatível com veículos da maioria das outras montadoras.

- Já a linha Mopar Oil visa a atender automóveis das marcas Fiat, Jeep, Ram e Dodge cobertos pela garantia de fábrica, proporcionando máximo desempenho e proteção

- O desenvolvimento foi realizado em conjunto com a Shell, para óleos de motor e câmbio, e com a Tirreno, para fluidos – de arrefecimento, de freio e limpador de para-brisa

Responsável pelo pós-vendas dos modelos Fiat, Jeep, Ram e Dodge, a Mopar está lançando importantes novidades em lubrificantes e fluidos, para atender ainda melhor um amplo espectro de clientes. Os produtos foram desenvolvidos em conjunto com a Shell e Tirreno, empresas que são referências no segmento.

Os óleos para motor que carregam o rótulo Classic Line são os mais recomendados pela Fiat e Jeep para veículos da marca que estão fora do período de garantia. Trata-se da melhor opção para um grande universo de donos de carros da marca, mas não somente. Esses lubrificantes também foram aprovados para utilização em mais de 200 modelos nacionais e importados de outras 22 marcas, incluindo Citroën e Peugeot.

Vale destacar que 87% da frota nacional passou do período de garantia, representando mais de 30 milhões de veículos. A Linha Classic Line chega ao mercado com cinco óleos de motor: os de tecnologia sintética: 5W-40 API SN, 5W-30 API SN e ISAL GF-5 (nas opções 100% sintético e semissintético) e 15W-40 API SN; e o óleo mineral 20W-50 API SL.

Os óleos Classic Line apresentam ótima relação custo-benefício, entregando muita qualidade a preços extremamente competitivos. Fatores fundamentais tanto para o cliente final, dono do automóvel, quanto para oficinas independentes que compram os produtos nas lojas das redes Fiat e Jeep que, somadas, totalizam cerca de 700 pontos de venda em todo o Brasil.



Mopar Oil
Por sua vez, a linha Mopar Oil é a única homologada oficialmente para veículos Fiat, Jeep, Ram e Dodge que estão em garantia, sendo utilizados pelas concessionárias. Os produtos já compunham o portfólio genuíno das marcas de origem norte-americana desde 2016 e agora passa também a atender todos os modelos da Fiat. A linha passou por um processo de modernização para deixá-la ainda mais preparada para o mercado nacional. A Engenharia da Stellantis realizou rigorosos testes para garantir que o automóvel apresente o máximo rendimento após as primeiras trocas de óleo.

Os produtos Mopar Oil compõem uma lista completa de aplicações (motor, transmissão e diferencial) e são os únicos homologados no Brasil para atender oficialmente as normas da montadora e já possuem o que há de mais tecnológico disponível nas especificações de mercado (ex.: API SP/ ISALC GF-6A). O objetivo é garantir o melhor consumo de combustível, a menor emissão de dióxido de carbono (COշ) e a maior vida útil do motor.

Além disso, a linha Mopar Oil também oferece outros líquidos de vital importância para o automóvel, como fluido de freio e aditivos para sistema de arrefecimento e para o reservatório do lavador de para-brisa.

Sobre os lubrificantes Shell
Líder global em vendas de lubrificante por 14 anos consecutivos, a Shell tem tradição no desenvolvimento de produtos e serviços com as principais montadoras do Brasil e do mundo. São mais de 100 anos de presença e investimentos no país, oferecendo soluções tecnológicas e um portfólio completo de lubrificantes, para atender as mais modernas normas de qualidade.


segunda-feira, 14 de junho de 2021

T-Cross Sense agora está disponível por R$ 92.990 para o cliente final. – Versão chega com motor 200 TSI, câmbio automático e custo-benefício imbatível

  


São Bernardo do Campo (SP) – O Volkswagen T-Cross 2021 está ainda mais competitivo. Criada para atender inicialmente ao público PcD (Pessoa com Deficiência), a versão Sense agora está disponível para os clientes finais, de varejo, por R$ 92.990. É a melhor opção para os clientes que buscam um utilitário esportivo com excelente custo-benefício, com espaço interno, segurança e prazer ao dirigir.

“Devido ao grande sucesso de vendas do T-Cross Sense, retomamos agora as vendas desta configuração, com foco nos clientes finais, de varejo”, explica Ricardo Casagrande, diretor de Vendas da Volkswagen do Brasil. “O T-Cross é um carro desejado pelos consumidores brasileiros, tanto que foi o SUV mais vendido do País em 2020. Por isso, esta nova estratégia para a versão Sense fará com que muitos realizem o sonho de ter um legítimo SUVW na garagem”, completa.

Moderno, espaçoso e seguro. Um legítimo SUV Volkswagen

O Volkswagen T-Cross é montado sob a estratégia modular MQB, que permite a aplicação dos mais modernos conceitos de produção do Grupo Volkswagen no mundo atualmente. Ela utiliza aços de alta e ultra-alta resistência, e também aços conformados a quente, que ultrapassam em dez vezes a resistência de aços considerados ‘convencionais’, tornando-a mais leve, rígida e, consequentemente, mais eficiente nos testes de colisão.

Também muito versátil, a plataforma MQB pode variar diversas dimensões do veículo, tendo como única medida padrão a distância entre o centro do eixo dianteiro e a pedaleira. No caso do T-Cross, ela permite o SUV fabricado em São José dos Pinhais (PR) ter 4.199 milímetros de comprimento, 1.760 milímetros de largura, 1.570 milímetros de altura e impressionantes 2.651 milímetros de distância entre os eixos, o que o torna uma referência em espaço interno entre os SUVs do segmento.

Ainda em termos de tamanho, o porta-malas do T-Cross tem capacidade para 373 litros. Com o inteligente recurso que ajusta a inclinação do encosto do banco traseiro, este número salta para 420 litros.

Prazer único ao volante. Bom de acelerar

O T-Cross Sense 2021 é equipado com robusto e confiável motor 200 TSI Total Flex de três cilindros, injeção direta de combustível e turbocompressor. Com uma construção extremamente moderna, este propulsor entrega 116 cv (gasolina)/128 cv (etanol) de potência máxima a 5.500 rpm e torque de 20,4 kgfm (independente do combustível) entre 2.000 e 3.500 rpm, uma faixa de rotação ideal que possibilita ao SUVW ter excelentes acelerações e retomadas ainda mais vigorosas.

Conectada ao motor 200 TSI está a já consagrada e confiável transmissão automática de seis velocidades, que proporciona trocas de marchas suaves, confortáveis e que também faz bonito quando motorista pisa fundo no acelerador em busca de uma condução mais esportiva.

Aliás, prazer ao dirigir é uma das características marcantes do T-Cross. O modelo é equipado com suspensão independente tipo McPherson nas rodas dianteiras e utiliza eixos independentes com braços longitudinais na traseira.

O utilitário esportivo compacto conta ainda com freios a disco nas quatro rodas, ABS (antitravamento das rodas), BAS (assistente de frenagem de emergência), Hill Hold Control (assistente de partidas em aclives/subidas), ASR (controle de tração), ESC (controle de estabilidade) e XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial).

Recheado na medida certa. Excelente custo-benefício

A lista de equipamentos de série traz itens na medida para deixar o T-Cross Sense 2021 um SUV com custo-benefício vantajoso e elevado nível de competitividade quando comparado aos seus rivais diretos.

Ele sai de fábrica com seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, direção elétrica, travas elétricas, vidros elétricos nas quatro portas, faróis com função ‘Coming & Leaving Home’, faróis de neblina com função ‘Cornering Light’, DRL (Daytime Running Light) em LED na região dos faróis de neblina, lanternas traseiras em LED, faróis com regulagem de altura, rack de teto, alarme antifurto, volante multifuncional, ISOFIX e top tether para fixação da cadeirinha infantil, banco do passageiro dianteiro com encosto rebatível, bancos traseiros rebatíveis, entre outros.

Para esta versão, o T Cross é oferecido nas cores sólidas Preto Ninja e Branco Puro, e na metálica Prata Sargas. O revestimento dos bancos é em tecido ‘Bandula’ cinza.

Nunca foi tão fácil e vantajoso colocar o Volkswagen T-Cross na garagem!

Alto nível técnico marca a prova de Patrocínio (MG) no Campeonato Brasileiro de Enduro 2021. Vinícius Calafati, vencedor da categoria E2 na prova de Patrocínio (MG), válida pelo Brasileiro de Enduro 2021.




Patrocínio (MG) – Pedras, poeira e percurso de alto nível técnico. Esses foram os principais desafios para os pilotos do Campeonato Brasileiro de Enduro na segunda prova do calendário 2021, encerrada neste domingo (13/6), após dois dias de atividades. Entre os destaques das disputas, que colocaram em jogo pontos valiosos para 13 categorias, estão os pilotos Loandro Anton (equipe Pro Tork) e Vinícius Calafati (Honda Racing), vencedores das classes E1 e E2, respectivamente.

“A prova foi realizada plenamente. Na parte técnica, estava perfeita, e tudo também foi muito bem executado com relação às medidas preventivas ao coronavírus”, relata Maurício Brandão, promotor do evento. “Criamos uma ‘bolha’, testando todos os participantes. Foram realizados mais de 600 testes de coronavírus, com preços subsidiados, para garantir que todos os envolvidos não apresentassem riscos de contaminação. Desta forma, trouxemos segurança para o Brasileiro de Enduro e para a população de Patrocínio. Isso foi muito importante, a nossa grande prioridade.”

Esta foi a 16ª vez que a cidade recebeu uma prova do campeonato nacional da modalidade. “As trilhas de Patrocínio, mais uma vez, possibilitaram a realização de uma prova de alto nível técnico. As especiais (trechos cronometrados) foram bem diversificadas, e o percurso foi montado de forma muito profissional e competente”, continua Brandão. A prova contou com trajeto de 42 quilômetros, com três especiais, sendo que os competidores completaram três voltas no circuito por dia.

O evento também somou pontos para o Campeonato Mineiro. Foram inscritos 142 pilotos no total, e cada um deles doou um pacote de fraldas para a Casa de Repouso Asilo São Vicente – ação beneficente já tradicional na prova de Patrocínio. O próximo desafio do calendário do Brasileiro de Enduro 2021 está marcado para os dias 10 e 11 de julho, em Novo Horizonte (SC), novamente com rodada dupla.

Confira o que disseram os vencedores da prova de Patrocínio:
Loandro Anton (equipe Pro Tork, vencedor da categoria E1) – “Foi um fim de semana muito bom. O terreno daqui é bem diferente do da minha região, em Santa Catarina. Venci a categoria E1 nos dois dias de prova e os resultados foram ótimos.”

Vinicius Calafati (equipe Honda Racing, vencedor da E2) – “A prova foi dura, as especiais estavam muito boas e os deslocamentos, bem pesados e longos, o que desgastou bastante os pilotos. Foi uma verdadeira prova de enduro e estou feliz com a vitória.”

Vitor Garcia (equipe TM & IRP Team, vencedor da E3) – “Foi bom demais. Correr em casa é sempre uma pressão grande, mas eu gosto muito e me divirto. A prova foi a mais dura do campeonato até agora. Consegui andar em um ritmo bom e sair com a vitória.”

Luciano Rocha (vencedor da EJ) – “Foi muito gratificante conquistar a minha primeira vitória. Trabalhei muito para isso e tive a oportunidade hoje. Tive alguns problemas com a moto, mas não deixei isso me abalar e fiz o meu melhor.”

Alexandre Valadares (equipe Q4, vencedor da E4) – “Teve bastante pedra e poeira, o tipo de terreno característico da região. Foi uma prova dura e muito boa. A categoria E4 está muito disputada, a gente briga por cada segundo.”

Aloizio de Assis Filho (equipe Q4, vencedor da E35) – “A prova foi bem técnica, difícil e com bastante pedra - o pessoal sofreu bastante principalmente por isso. Como a nossa equipe é de Minas Gerais, estamos acostumados com as pedras e os resultados foram muitos bons.”

Adriano de Ávila (equipe Q4, vencedor da E40) – “O terreno de Patrocínio é bem parecido com o da nossa região, em Belo Horizonte (MG), assim como o clima, e isso facilita bastante para toda a equipe Q4. Foi a etapa mais dura dos últimos dois anos de Campeonato Brasileiro, tanto nas especiais, quanto nos deslocamentos e na parte física.”

Frederico Garcia (equipe Q4, vencedor da E45) – “Foi uma prova além do esperado, com relação às exigências físicas e técnicas. Patrocínio é famosa por ter provas muito bem elaboradas nas trilhas e especiais, e nesse ano não foi diferente. Todo mundo elogiou e disse que a prova foi um verdadeiro enduro. Fiquei muito feliz com os resultados, foi muito bom.

Laurindo Zatorski Filho (vencedor da E50) – “Patrocínio sempre é uma prova técnica, dura e bem desafiadora. Foi bastante disputado e gratificante conquistar o primeiro lugar.”

Manoel Simas (vencedor da E55) – “A prova foi dura, pesada, bem montada e muito boa. Para vencer, foi preciso muito treino e perseverança.”

Jonas Sawan (vencedor da EAmador Nacional) – “A categoria foi muito disputada durante todo o fim de semana. Comecei um pouco mal nesse segundo dia de prova, mas virei o jogo e venci, depois de ter ganhado o primeiro dia. Vou em busca do título do campeonato.”

Maurício de Quadros (vencedor da EAmador Importada) – “O terreno típico de Patrocínio, com muita pedra solta e cascalho, é bem diferente do da região Sul, de onde venho. A prova foi muito bem organizada e valeu a pena ter vindo competir.”

Jean Zandonadi (vencedor da Youth) – “Essa prova de Patrocínio, em especial, foi mais complicada. O clima é mais quente e com bastante pedra, mas foi uma prova boa e consegui me manter líder do campeonato. Estou muito feliz com isso.”

O Campeonato Brasileiro de Enduro 2021 é patrocinado por Honda, copatrocinado por TM Racing, DYVA e KTM e tem o apoio de Motorex, Edgers, Tech Ride, Airoh Helmet, MR Pro Braces, Borilli Racing, Race Tech, Parts 57, Sig Visual, BMP, BMS Racing, Soul MX Trilha, America Sports, Motofire, Dica, MCorse, Bamba Racing, Freeride Spirit, Jeri Adventure Ride, AdvenTour Brasil, Brasil Moto Tour, Café 3Z e Federação dos Cafeicultores do Cerrado.

A prova de Patrocínio (MG) contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Prol Tendas, Alemão Suspensões, Prime, Moto Center Reis, Top Automóveis, Brabus Suspensões, Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais (FMEMG), Use Motos, Racing Blue, Moto Clube do Cerrado, Ouro Cerrado Hotel, Ouro Minas Hotel e Clube da Trilha.

Campeonato Brasileiro de Enduro 2021

Classificação após duas provas (três primeiros)

E1
1º – Loandro Anton – 94 pontos
2º – Fernando Juruna – 84 pontos
3º – Luciano Paiva – 74 pontos

E2
1º – Vinicius Calafati – 100 pontos
2º – Rômulo Bottrel – 88 pontos
3º – Ian Salazar – 78 pontos

E3
1º – Vitor Garcia – 90 pontos
2º – Nicolas Rodriguez – 78 pontos
3º – Lucas Dunka – 50 pontos

EJ
1º – Luciano Rocha – 89 pontos
2º – Patrik Capila – 89 pontos
3º – João Pedro Martini – 69 pontos

E4
1º – Alexandre Valadares – 85 pontos
2º – Pedro Bessa – 77 pontos
3º – Flávio Volpi – 75 pontos

E35
1º – Aloizio de Assis Filho – 80 pontos
2º – Felipe Wermuth – 79 pontos
3º – Phabulo Calheiros – 76 pontos

E40
1º – Adriano de Ávila – 97 pontos
2º – Rodrigo da Silva – 91 pontos
3º – Luciano de Menezes – 73 pontos

E45
1º – Frederico Garcia – 89 pontos
2º – Márcio Tazinazzo – 76 pontos
3º – Orlei Brazaca – 50 pontos

E50
1º – Laurindo Zatorski Filho – 100 pontos
2º – Levi Tesch – 77 pontos
3º – Júlio César Pereira – 54 pontos

E55
1º – Manoel Simas – 100 pontos
2º – Maricelio – 42 pontos
3º – Xavier Legarreia – 42 pontos

EF
1º – Bárbara Neves – 50 pontos
2º – Líbera Costabeber – 22 pontos

EAmador Nacional
1º – Jonas Sawan – 92 pontos
2º – Leandro Dias – 72 pontos
3º – Paulo Augusto Israel – 72 pontos

EAmador Importada
1º – Maurício de Quadros – 97 pontos
2º – Jonathan Araújo – 86 pontos
3º – Claudiney Couto – 72 pontos

Youth
1º – Jean Zandonadi – 100 pontos
2º – Vinícius Aguilar – 80 pontos
3º – Bruno Massa – 60 pontos

Infantil
1º – Pedro Henrique Spindler – 47 pontos
2º – João Victor Legarrea – 47 pontos
3º – João Pedro Gruli – 40 pontos

Cadete
1º – Estevão Rangel – 50 pontos
2º – Mateus Antunes – 44 pontos
3º – Felipe Oliveira – 40 pontos

Juvenil
1º – Danilo Sfalsim – 50 pontos
2º – Pedro Ferro – 44 pontos
3º – Gabriel Kons – 40 pontos

Feminina (Kids)
1º – Kamile Martins – 47 pontos
2º – Gabriela Azevedo – 47 pontos
3º – Lara Gabriela – 40 pontos

Resultados (três primeiros) / 2ª prova – Patrocínio (MG)

E1
1º – Loandro Anton – 50 pontos
2º – Fernando Juruna – 44 pontos
3º – Luciano Paiva – 40 pontos

E2
1º – Vinicius Calafati – 50 pontos
2º – Rômulo Bottrel – 44 pontos
3º – Júlio Ferreira – 38 pontos

E3
1º – Vitor Garcia – 50 pontos
2º – Nicolas Rodriguez – 44 pontos

EJ
1º – Luciano Rocha – 47 pontos
2º – Patrik Capila – 39 pontos
3º – Gabriel Mattos – 34 pontos

E4
1º – Alexandre Valadares – 47 pontos
2º – Ithalo Nogueira – 40 pontos
3º – Felipe Legarrea – 38 pontos

E35
1º – Aloizio de Assis Filho – 44 pontos
2º – Gianino Coscarelli – 38 pontos
3º – Phabulo Calheiros – 36 pontos

E40
1º – Adriano de Ávila – 50 pontos
2º – Rodrigo da Silva – 44 pontos
3º – Ewserson Araújo – 38 pontos

E45
1º – Frederico Garcia – 47 pontos
2º – Márcio Tazinazzo – 38 pontos
3º – Fernando Spindler – 38 pontos

E50
1º – Laurindo Zatorski Filho – 50 pontos
2º – Levi Tesch – 44 pontos
3º – Júlio César Pereira – 20 pontos

E55
1º – Manoel Simas – 50 pontos
2º – Fábio Filipponi – 22 pontos

EAmador Nacional
1º – Jonas Sawan – 50 pontos
2º – Uiter Dias – 44 pontos
3º – Paulo Augusto Israel – 36 pontos

EAmador Importada
1º – Maurício de Quadros – 50 pontos
2º – Jonathan Araújo – 44 pontos
3º – Claudiney Couto – 40 pontos

Youth
1º – Jean Zandonadi – 50 pontos
2º – Vinícius Aguilar – 44 pontos
3º – Bernardo Tiburcio – 38 pontos




Paranaense Célio André Soczek, de Araucária, é o grande campeão da 29ª Gincana do Caminhoneiro.

Neste domingo, 13 de junho, 23 caminhoneiros classificados ao longo das 90 etapas e cinco semifinais da 29ª Gincana do Caminhoneiro estiveram reunidos no Posto Arco Iris – Rodovia Presidente Dutra 84 S/N, em Roseira/SP - para a grande final da maior e mais longeva ação itinerante as estradas, que, numa iniciativa conjunta entre os postos Petrobras da Rede Siga Bem e a IVECO, desempenhou o papel de levar cuidados e informação às estradas, conscientizando cada um que passou nas etapas sobre a importância de ser um agente controlador para evitar o contágio e a disseminação da Covid-19.

Cumprindo todos os protocolos de segurança para evitar a contaminação e disseminação do coronavírus, o grande dia foi marcado por um show de destreza e precisão em três tomadas de tempo, além de uma prova teórica, com questões sobre legislação, direção defensiva, meio ambiente e cidadania, que acabou por revelar Célio André Soczek, de Araucária/PR, o grande campeão da 29ª Gincana do Caminhoneiro, que pode levar para a casa o um caminhão IVECO Tector 6x2 Auto Shift zero km e também um plano completo de manutenção da IVECO que terá validade de 1 ano. O plano de 24 serviços totalmente gratuito contempla todas as revisões previstas no Manual de Uso e Manutenção do Veículo, incluindo lubrificações, aferimento de torques, trocas de óleo, fluidos, filtros e cartuchos. Todos os itens de cobertura estão no site https://www.iveco.com/Brasil/servicos/Pages/Pos-Venda-Plano-de-Manutencao_Essencial.aspx

 

Confira a performance dos participantes nas redes sociais da Gincana do Caminhoneiro.

sábado, 12 de junho de 2021

Mundial de Endurance: Negrão larga na pole em Portimão. A gente não esperava essa pole", diz o brasileiro da Alpine. Brasil tem mais quatro representantes na pista



Em uma demonstração de que vai novamente ser muito competitiva diante da campeã Toyota, a equipe Alpine conquistou neste sábado (12) a pole position para as 8 Horas de Portimão, na estreia de Portugal como sede de uma etapa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC). Com a marca de 1min30s364 para os 4.684 metros complexo traçado lusitano, o Alpine A480 do trio André Negrão/Matthieu Vaxivière/Nicolas Lapierre sairá do primeiro lugar na prova, que terá início às 7h da manhã deste domingo, no horário de Brasília.


“A gente realmente não esperava essa pole. Simplesmente por que estamos só na segunda corrida da nossa equipe na categoria principal”, disse o brasileiro, referindo-se à divisão Hypercars, que reúne os bólidos mais velozes do Mundial. “Foi importante mostrar pra gente mesmo e para os nossos rivais que estamos firmes nesse jogo. Toda a equipe está muito feliz e animada com o nosso potencial. Mas nosso foco sempre foi a corrida. Amanhã é que vale. É uma prova longa, com oito horas de duração, então tem muita coisa pra acontecer. Ainda mais em campeonatos como o nosso”, continuou Negrão.



Brasileiros – O trio da Alpine é o segundo colocado na classificação do campeonato, com 18 pontos. A liderança é do trio Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima/Brendon Hartley, da campeã Toyota, que soma 25 pontos. Com um Toyota GR010 Hybrid, os líderes do campeonato largam da segunda posição depois de registrar uma marca apenas 0s094 mais lenta que o do time francês. Mais quatro brasileiros estão disputando a corrida. 

Daniel Serra largará da quarta posição entre os pilotos da LMGTE-Pro, com uma Ferrari da AF Corse. Augusto Farfus e Marcos Gomes largarão do oitavo lugar na classe LMGTE-Am com um Aston Martin Vantage AMR do time oficial, enquanto Felipe Fraga partirá da 11ª posição com outro Aston Martin, este preparado pela TF Sport.

Com oito horas de duração, a corrida acontece amanhã (13) com transmissão ao vivo pelo canal Fox Sports, em dois horários: a parte inicial será mostrada das 7h às 9h e o encerramento da prova, das 13h00 às 15h00.

Nissan expande área de cobertura no Rio Grande do Sul com inauguração de revenda em Ijuí Nissan DRSul é mais uma concessionária com o novo padrão global da marca


 

RIO DE JANEIRO – A rede de concessionárias Nissan ganhou mais uma loja no Rio Grande do Sul. A Nissan DRSul abre oficialmente as portas hoje em Ijuí, no Noroeste do estado, para atender os clientes da região. A inauguração é parte do projeto da Nissan de reforçar sua presença no país, que conta com 180 revendas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, para levar toda a qualidade dos seus produtos a mais e mais brasileiros.

A Nissan DRSul é uma revenda completa, com espaço para exposição de veículos e atendimento dos clientes e com oficina e venda de peças e acessórios. Os sedãs Versa V-Drive e Novo Versa, o crossover Novo Kicks e a picape Frontier estarão disponíveis no novo ponto de venda.

"A parceria entre a Nissan e sua rede de concessionários fica cada vez mais sólida e a abertura da loja em Ijuí reforça a importância do Rio Grande do Sul para nosso crescimento no país. O objetivo é oferecer sempre produtos e serviços com o nosso padrão mundial de qualidade, estreitando nossos laços com os proprietários de veículos Nissan e apresentando e recebendo de maneira diferenciada quem ainda não tem um modelo de nossa marca", afirma Tiago Castro, Diretor Sênior de Vendas e Marketing da Nissan do Brasil.

A Nissan DRSul está localizada no km 459 da rodovia BR 285.

COLUNA MECÂNICA ONLINE

 



COLUNA MECÂNICA ONLINE® 


12 | JUNHO | 2021



Hidrogênio Verde: o combustível do futuro 


A descarbonização do planeta é um dos objetivos estipulados por países de todo o mundo até 2050. Nesse sentido, a descarbonização de um elemento como o hidrogênio — responsável atualmente por mais de 2 % das emissões totais de CO2 no mundo —, que resulta no hidrogênio verde, se revela como um dos pontos-chave para esse novo momento.

O hidrogênio é o elemento químico que mais existe na natureza. Sua demanda global como combustível triplicou desde 1975, até chegar a 70 milhões de toneladas anuais em 2018.

Além disso, é uma fonte de energia limpa que só emite vapor de água e não deixa resíduos no ar, ao contrário do carvão e do petróleo.

A relação do hidrogênio com a indústria já vem de longe. Este gás foi usado como combustível desde o começo do século XIX em carros, dirigíveis e naves espaciais.

A descarbonização da economia mundial — um processo inadiável — lhe dará mais destaque e, se sua produção reduzir seu preço em 50% até 2030 (tal como prevê o Conselho Mundial do Hidrogênio), estaremos sem dúvida diante de um dos combustíveis do futuro.

O que é e como é obtido o hidrogênio verde? Esta tecnologia está baseada na geração de hidrogênio — um combustível universal, leve e muito reativo — por meio de um processo químico conhecido como eletrólise.

Este método utiliza a corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água. Por esta razão, se essa eletricidade for obtida de fontes renováveis, então produziremos energia sem emitir dióxido de carbono na atmosfera.

A obtenção do hidrogênio verde por eletrólise a partir de fontes renováveis consiste na decomposição das moléculas de água (H2O) em oxigênio (O2) e hidrogênio (H2).


1. A água utilizada para a eletrólise deve conter sais e minerais para conduzir a eletricidade.

2. Dois eletrodos submersos na água e conectados a uma fonte de energia aplicam uma corrente contínua.

3. A dissociação do hidrogênio e o oxigênio acontece quando os eletrodos atraem para si os íons de carga oposta.

4. Durante a eletrólise ocorre uma reação oxidação-redução pelo efeito da eletricidade.

Esta fonte de energia tem pontos a favor e contra que devemos saber. Revisaremos alguns de seus aspectos positivos mais relevantes:

100 % sustentável: o hidrogênio verde não emite gases poluentes nem durante a combustão nem durante o processo de produção.

Armazenável: o hidrogênio é fácil de armazenar, o que permite sua utilização posterior em outros usos e em momentos diferentes ao de sua produção.

Versátil: o hidrogênio verde pode ser transformado em eletricidade ou combustíveis sintéticos e ser utilizado com finalidades domésticas, comerciais, industriais ou de mobilidade.

Transportável: esta energia pode ser misturada com o gás natural em até 20 % e viajar pelos mesmos canais e infraestruturas do gás; o aumento desta porcentagem exigiria modificar diferentes elementos das redes existentes de gás para torná-las compatíveis.

Apesar de tudo, o hidrogênio verde também tem aspectos negativos que convém ressaltar:

Custo mais alto: a energia procedente de fontes renováveis, fundamentais para gerar hidrogênio verde através da eletrólise, é mais cara de gerar, o que, por sua vez, torna mais cara a obtenção do hidrogênio.

Maior gasto de energia: a produção do hidrogênio em geral e do verde em particular requer mais energia que outros combustíveis.

Atenção com a segurança: o hidrogênio é um elemento muito volátil e inflamável, exigindo requisitos de segurança elevados para evitar fugas e explosões.

O hidrogênio como combustível é uma realidade em países como Estados Unidos, Rússia, China, França ou Alemanha. Outros como o Japão inclusive vão mais além, pretendendo ser uma economia de hidrogênio. A seguir, vejamos qual será seu impacto no futuro:

Gerador de eletricidade e água potável - A obtenção destes dois elementos é possível com a reação do hidrogênio e oxigênio em uma pilha de combustível. Este processo tem sido muito útil em missões espaciais, por exemplo, ao fornecer às tripulações água e eletricidade de forma sustentável.

Armazenamento de energia - Os tanques de hidrogênio comprimido são capazes de armazenar energia durante longos períodos de tempo e, além disso, são mais simples de manejar que as baterias de íons de lítio porque são mais leves.

Transporte e mobilidade - A grande versatilidade do hidrogênio permite seu uso naqueles nichos de consumo que são muito difíceis de descarbonizar como: transporte pesado, aviação ou transporte marítimo. Há diferentes projetos neste sentido, como Hycarus e Cryoplane — promovidos pela União Europeia (UE) —, que planejam introduzi-lo em aviões de passageiros.

Esta maneira de conseguir hidrogênio verde pouparia os 830 milhões de toneladas anuais de CO2 que se originam quando este gás é produzido por combustíveis fósseis.

Da mesma forma, substituir todo o H2 cinza mundial significaria 3.000 TWh renováveis adicionais por ano — similar à demanda elétrica atual na Europa.

Contudo, há algumas interrogações sobre a viabilidade do hidrogênio verde pelo seu alto custo de produção. São dúvidas razoáveis que irão desaparecendo conforme a descarbonização do planeta avance e, como consequência, se torne mais barata a geração de energia renovável.

Mecânica Online

GNV – Para quem procura se manter atualizado sobre informações relativas ao Gás Natural Veicular, foi lançada a segunda temporada do Projeto GNV.360 – O universo do GNV passa por aqui. Informações e prêmios relacionados com o Gás Natural. Siga no Instagram @gnv.360.

Curso sobre Veículos Elétricos e Híbridos – A área de cursos do site Mecânica Online® oferece entre os diversos cursos on-line um curso específico sobre Veículos elétricos e híbridos. Oportunidade para ampliar os conhecimentos de forma atual e com abordagem das mais recentes tecnologias. Acesse cursosmecanicaonline.com.br e participe.

=======================================================================================

Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

BMW Motorrad oferece condições especiais no mês de junho para os modelos G 310 R, F 750 GS Sport e R 1250 RT. Taxa zero, descontos e pagamento em 24 parcelas mensais são alguns dos benefícios oferecidos.

 


A BMW Motorrad Brasil anuncia ofertas especiais para as icônicas G 310 R, F 750 GS Sport e R1250 RT neste mês de junho. Entre os destaques das condições, estão com taxas especiais para financiamento em 24 meses válido para os três modelos e emplacamento gratuito exclusivo para a R 1250 RT.

“As ofertas comerciais que criamos para este mês são uma excelente oportunidade para os clientes adquirirem sua nova motocicleta BMW e também uma forma de agradecer aos clientes pela preferência e liderança no mercado premium brasileiro”, afirma Márcio Cesena, Gerente de Vendas da BMW Motorrad no Brasil. “Seguiremos com foco no cliente e teremos diversas novas ações em 2021 para reforçar nossa participação localmente”, completa.

O modelo G 310 R pode ser adquirido de R$ 31.500,00 por R$ 27.900, com entrada mínima de R$ 13.950,00 mais 24 parcelas mensais de R$ 618,00. Enquanto a F 750 GS Sport pode ser adquirida pelo valor de R$ 59.500, sendo a entrada mínima de R$ 29.750,00 em 24 parcelas mensais de R$ 1.291,00, ambas com taxa especial de 0% ao mês.

A versátil R 1250 RT pode ser adquirida de R$ 181.500,00 por R$ 152.900,00, com entrada mínima de R$ 61.160,00 mais 24 parcelas mensais de R$ 2.392,00 mais parcela final no 24º mês de R$ 45.870,00 com taxa de 0,59% ao mês. Ainda como parte da condição especial do mês de junho, o cliente conta com emplacamento grátis neste modelo.

Financiando com a BMW Serviços Financeiros, é possível incluir até 25% do valor da motocicleta em acessórios e equipamentos originais BMW Motorrad no financiamento para customizar a nova aquisição como preferir.

A BMW Motorrad oferece garantia de três anos válida para motocicletas BMW 0km, desde que estejam dentro das indicações contidas no manual do proprietário. Parte do programa Service Card, a assistência 24 horas, é válido também pelo mesmo período contratual da garantia de fábrica.

Para mais informações sobre a BMW Motorrad Brasil acesse: www.bmw-motorrad.com.br.

 

 

Acompanhe a BMW Motorrad Brasil nas redes sociais:

Instagram (@bmwmotorradbr)

Facebook (@BMWMotorrad.BR)

Youtube BMW Motorrad Brasil

Twitter (@BMWMotorrad_BR)

TikTok (@bmwmotorradbr)

LinkedIn BMW Motorrad Brasil

 

 

Sobre o BMW Group 

 

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 15 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

 

Em 2020, o BMW Group vendeu cerca de 2,3 milhões de automóveis mais de 169.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2020 foi de aproximadamente 5,222 bilhões de Euros com receitas de 98,990 bilhões de Euros. Desde 31 de dezembro de 2020, o BMW Group tem uma força de trabalho de 120.726 colaboradores.

 

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.

Os Art Cars mais emblemáticos da BMW

 


Os carros da BMW são transformados em arte desde os anos 1970, quando alguns modelos passaram a receber cores diferentes e inusitadas. Um dos percursores desse movimento foi piloto francês Hervé Poulain, que contratou o artista Alexander Calder para pintar seu carro de corrida BMW. No mesmo ano, a marca estabeleceu a Art Car Collection com o BMW 3.0 CSL, modelo disputado nas 24 horas de Le Mans e que se tornou favorito instantâneo dos espectadores. Desde então, artistas de todo o mundo passaram a projetar artes em automóveis BMW de suas épocas.

Confira cinco destaques que fizeram história:

1. Art Car by Alexander Calder

O primeiro BMW Art Car do mundo foi criado pelo artista Alexander Calder no modelo BMW 3.0 CSL (1975) – uma de suas últimas obras de arte antes de falecer. Calder apostou em cores intensas e superfícies amplas e distribuiu sobre as asas, o capô e o teto, proporcionando características únicas e registrando sua marca.



2. Art Car by Andy Warhol

Em junho de 1979, o BMW M1 com a largada número 76 competiu na Corrida de 24 Horas de Le Mans. O piloto alemão Manfred Winkelhock e os franceses Hervé Poulain e Marcel Mignot levaram o Art Car ao segundo lugar em sua classe e alcançaram a sexta posição na classificação geral. Em julho de 2019, o BMW Group comemorava o aniversário de 40 anos do BMW M1 da melhor forma possível: com uma sessão de fotos relembrando o icônico modelo totalmente estilizado por Andy Warhol. A disputa para ver o esportivo era tanta que o BMW Group Classic uniu forças com a BMW Culture, BMW Motorsport, BMW M GmbH e empresas subsidiárias da BMW em vários mercados internacionais para o projeto que se iniciava.



3. Art Car by Ken Done

O Art Car do modelo BMW M3 Group. A versão corrida foi criada pelo artista australiano Ken Done em 1989, considerado o primeiro BMW Art Car a ser exibido na feira de arte em Dubai. A visão do artista na obra do veículo reflete a vitalidade, a natureza selvagem e o alto desempenho do modelo M3 clássico. As cores brilhantes do carro e as poderosas pinceladas simbolizam a Austrália moderna, com suas praias ensolaradas e suas paisagens semitropicais. A carroceria é estampada com um retrato abstrato de papagaios e peixes-papagaio, já que o artista percebeu uma forte afinidade entre eles e o carro. O resultado é tão atraente quanto o original: Done conseguiu representar a velocidade e a beleza em seu próprio estilo australiano.



4. Art Car by Cao Fei

Cao Fei é o primeiro e mais jovem artista chinês a criar um BMW Art Car. Ao empregar uma realidade aumentada e virtual, o artista multimídia aclamado internacionalmente aborda o futuro da mobilidade, como direção autônoma, carros aerotransportados e digitalização. O modelo BMW M6 GT3 foi o 18º da coleção BMW Art Car, e sua revelação foi celebrada no Minsheng Art Museum, em Pequim. A arte consiste em um vídeo com foco em um praticante espiritual que viaja no tempo, e a realidade aumentada retrata partículas de luz coloridas por meio de um aplicativo. A implementação da videoarte, bem como a realidade aumentada, cria um ambiente do qual o M6 GT3 é parte essencial. Quando o aplicativo é usado dentro das instalações do carro, movimentos coloridos de luz flutuam acima e ao redor do veículo, envolvendo o espectador como um agente interativo de participação. A narrativa reflete sobre uma cerimônia espiritual tradicional muito comum na Ásia, em que novos objetos como automóveis estão sendo abençoados – neste caso, desejando boa sorte ao carro e ao motorista.



5. Art Car by John Baldessari

O BMW M6 GTLM, o 19º veículo da coleção BMW Art Car, foi projetado pelo mestre norte-americano da arte conceitual John Baldessari, que chamou atenção em sua estreia na Art Basel em Miami, no ano de 2016. Apelidado como “escultura rolante”, o carro de corrida de 585cv foi um desafio para o artista e, enquanto projetava o Art Car, recorreu a conhecidos dispositivos estilísticos e criou uma obra icônica que une suas práticas criativas dos últimos cinquenta anos de uma maneira única.



ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.