Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 12 de junho de 2021

Os Art Cars mais emblemáticos da BMW

 


Os carros da BMW são transformados em arte desde os anos 1970, quando alguns modelos passaram a receber cores diferentes e inusitadas. Um dos percursores desse movimento foi piloto francês Hervé Poulain, que contratou o artista Alexander Calder para pintar seu carro de corrida BMW. No mesmo ano, a marca estabeleceu a Art Car Collection com o BMW 3.0 CSL, modelo disputado nas 24 horas de Le Mans e que se tornou favorito instantâneo dos espectadores. Desde então, artistas de todo o mundo passaram a projetar artes em automóveis BMW de suas épocas.

Confira cinco destaques que fizeram história:

1. Art Car by Alexander Calder

O primeiro BMW Art Car do mundo foi criado pelo artista Alexander Calder no modelo BMW 3.0 CSL (1975) – uma de suas últimas obras de arte antes de falecer. Calder apostou em cores intensas e superfícies amplas e distribuiu sobre as asas, o capô e o teto, proporcionando características únicas e registrando sua marca.



2. Art Car by Andy Warhol

Em junho de 1979, o BMW M1 com a largada número 76 competiu na Corrida de 24 Horas de Le Mans. O piloto alemão Manfred Winkelhock e os franceses Hervé Poulain e Marcel Mignot levaram o Art Car ao segundo lugar em sua classe e alcançaram a sexta posição na classificação geral. Em julho de 2019, o BMW Group comemorava o aniversário de 40 anos do BMW M1 da melhor forma possível: com uma sessão de fotos relembrando o icônico modelo totalmente estilizado por Andy Warhol. A disputa para ver o esportivo era tanta que o BMW Group Classic uniu forças com a BMW Culture, BMW Motorsport, BMW M GmbH e empresas subsidiárias da BMW em vários mercados internacionais para o projeto que se iniciava.



3. Art Car by Ken Done

O Art Car do modelo BMW M3 Group. A versão corrida foi criada pelo artista australiano Ken Done em 1989, considerado o primeiro BMW Art Car a ser exibido na feira de arte em Dubai. A visão do artista na obra do veículo reflete a vitalidade, a natureza selvagem e o alto desempenho do modelo M3 clássico. As cores brilhantes do carro e as poderosas pinceladas simbolizam a Austrália moderna, com suas praias ensolaradas e suas paisagens semitropicais. A carroceria é estampada com um retrato abstrato de papagaios e peixes-papagaio, já que o artista percebeu uma forte afinidade entre eles e o carro. O resultado é tão atraente quanto o original: Done conseguiu representar a velocidade e a beleza em seu próprio estilo australiano.



4. Art Car by Cao Fei

Cao Fei é o primeiro e mais jovem artista chinês a criar um BMW Art Car. Ao empregar uma realidade aumentada e virtual, o artista multimídia aclamado internacionalmente aborda o futuro da mobilidade, como direção autônoma, carros aerotransportados e digitalização. O modelo BMW M6 GT3 foi o 18º da coleção BMW Art Car, e sua revelação foi celebrada no Minsheng Art Museum, em Pequim. A arte consiste em um vídeo com foco em um praticante espiritual que viaja no tempo, e a realidade aumentada retrata partículas de luz coloridas por meio de um aplicativo. A implementação da videoarte, bem como a realidade aumentada, cria um ambiente do qual o M6 GT3 é parte essencial. Quando o aplicativo é usado dentro das instalações do carro, movimentos coloridos de luz flutuam acima e ao redor do veículo, envolvendo o espectador como um agente interativo de participação. A narrativa reflete sobre uma cerimônia espiritual tradicional muito comum na Ásia, em que novos objetos como automóveis estão sendo abençoados – neste caso, desejando boa sorte ao carro e ao motorista.



5. Art Car by John Baldessari

O BMW M6 GTLM, o 19º veículo da coleção BMW Art Car, foi projetado pelo mestre norte-americano da arte conceitual John Baldessari, que chamou atenção em sua estreia na Art Basel em Miami, no ano de 2016. Apelidado como “escultura rolante”, o carro de corrida de 585cv foi um desafio para o artista e, enquanto projetava o Art Car, recorreu a conhecidos dispositivos estilísticos e criou uma obra icônica que une suas práticas criativas dos últimos cinquenta anos de uma maneira única.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.