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quinta-feira, 28 de maio de 2020

Assobios debaixo do capot? Algo poderá estar a esticar-se…




Ouve um guizo ou um som sibilante debaixo do capot? O mais provável é que algum componente esteja a “esticar-se” ou prestes a danificar o motor. Eis alguns exemplos de ruídos a que deve prestar atenção.

Todos os condutores, uma ou outra vez na vida, ouviram ruídos emitidos debaixo do capot. Como se de uma orquestra completa, composta de vários componentes do motor se tratasse. 


Nem sempre estes sons são preocupantes, nem significam que alguma peça se esteja a “esticar”. Mas muitas vezes quer dizer isso mesmo. E pode, inclusivamente, originar múltiplas e perigosas falhas. São vários os exemplos, como poderemos observar.

Se o ruído for sibilante, quase como um assobio, deve-se, geralmente, a uma correia esticada ou a um tensor partido. Já o som de zumbido, é quase garantia de um rolamento partido. Refira-se que ignorar qualquer uma destas duas falhas é bastante grave. 

Basta recordar que um rolamento encravado na bomba de refrigeração ou no alternador poderá danificar seriamente a correia, gerando uma total inoperacionalidade dos equipamentos auxiliares. Mas será ainda pior se os sons ouvidos tiverem origem na correia de distribuição, dado que, nesse caso, a sua rutura implicará a deformação da válvula e prejudicará o motor.

O som de um guizo é algo também bastante suspeito. E este acontece, por norma, quando o mecanismo de sincronismo do controlo de abertura das válvulas falha. Também pode significar que a árvore de cames está partida.

Estas falhas originarão um mau funcionamento do motor, reduzindo a sua potência. Outras vezes, o som de guizo poderá ter origem numa corrente de sincronismo esticada, que deverá ser reparada imediatamente.

Vibração ruidosaPor norma, uma vibração ruidosa indica uma montagem deficiente ou desgastada do motor ou ainda uma falha numa vela de ignição. É um dos sintomas mais frequentes do mau funcionamento do propulsor. Implica a danificação da válvula, o desgaste dos rolamentos da árvore de cames, falhas no cilindro e no pistão. Contudo, a natureza do som da batida permite identificar o problema. 

Como? O som for estridente desaparece depois de o motor aquecer e transforma-se numa vibração quando o pedal do acelerador é pressionado? Isso significa um desgaste grave dos rolamentos da árvore de cames e da biela.

Se ouvir um tique taque, com o motor frio, logo no arranque, tal poderá desaparecer com o aquecimento. Aqui poderemos estar perante uma falha das válvulas. Já batidas irregulares no cárter do óleo, com a rotação do motor, indicam danos nos rolamentos da cambota.

Quando o batimento é ouvido logo após o arranque do motor e desaparece passados poucos segundos, poderá indicar um nível insuficiente, ou, pelo contrário, excessivo e o entupimento do respetivo filtro.

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Os raros tesouros de Porsche em Cuba





Cuba é um país que se pode dizer que é um clássico em todo ele, pois teve quase meio século praticamente fechado ao exterior e os automóveis que por lá circulam parecem todos eles saírem de um encontro de clássicos. Desse modo, é muito difícil encontrar um automóvel Porsche neste país da América Central, mas eles existem, apesar de andarem escondidos das autoridades.

Só para se ter ideia, o último circuito internacional que ocorreu em Cuba, foi a 24 de Junho de 1962 e dois Porsche 356 Speedster ficaram em primeiro e segundo lugares, que com um motor de 1,5 litros ficaram à frente dos automóveis americanos com motores de 5,0 litros, estavam aos comandos destes Porsche os pilotos Papi Martínez e Eduardo Delgado, respectivamente. 
Nestas épocas, vários foram os pilotos de renome que participaram em provas em Cuba, como Huschke von Hanstein, director desportivo da Porsche, que participou no Gran Premio Libertad de 1960, num 718 RSK. Carroll Shelby também esteve ao volante de um Porsche 550. 
Outros pilotos que também competiram em Cuba são por exemplo Graf Berghe von Trips, Edgar Barth, Stirling Moss e não esquecer Juan Manuel Fangio e o seu famoso rapto.
Apesar do embargo já ter terminado, Cuba ainda vai demorar a modernizar-se, sendo que a grande maioria dos automóveis que circulam na capital Havana, são americanos e um ou outro Lada. O Porsche Club de Cuba só existe em nome, foi formado em 2003, e encontrar um modelo da casa de Zuffenhausen é quase como encontrar “uma agulha no palheiro”, nunca esta expressão portuguesa se aplicou tão bem.
Orlando Morales, de 77 anos, é um autêntico arquivo automobilístico de Cuba, guardando com ele várias fotografias da era dourada das competições no país e sabe onde alguns modelos Porsche ficaram, mas estes, continuam escondidos. 
Ele próprio chegou a conduzir um Porsche 550 A Spyder, em 1961. Tem também um arquivo de todos os modelos legalmente importados para o país, onde consta, claro está, os Porsche, reconhecendo que não devem ter ido mais de 30 exemplares para o país. Alguns deles eram de competição e esses abandonaram o país há muito tempo.
Raúl Abreu conhece cada Porsche que passou por Cuba, pois nos anos 50 era mecânico do antigo concessionário Porsche, em Havana.
Através de Manuel García Fernández e Alberto Gutiérrez Alonso, sabe-se da existência de um Porsche 356 C cor de vinho parado há anos num quintal. Infelizmente, o seu motor boxer de quatro cilindros não está presente e as portas estão desmontadas. Os farolins terão sido substituídos por uns oriundos de um Lada. 



Posteriormente, é encontrado outro 356 cinza, mas este, apesar de também parado há algum tempo, está tapado e parece em melhor estado, tendo uma carroçaria Reutter. No interior tem backets Recaro, com não mais de 20 anos.
Posteriormente, são encontrados mais dois 356, mas estes, apesar de em estados diferentes de preservação, circulam. 
Um deles, na cor bege, é de 1957 e está impecável, tendo sido totalmente restaurado. O outro, de 1953 e com o característico pára-brisas vincado ao centro, é azul e está num avançado estado de deterioração, pois foi encontrado parado debaixo de uma árvore, mas agora está a circular. No entanto, o seu motor não é o original, sendo proveniente de um Volkswagen Carocha.
Esta é a breve e curta história dos automóveis Porsche em Cuba, onde os próprios donos não querem ser conhecidos, para não levantar “alarido”.

Fonte: Motor 24

Um jovem ao volante de um esportivo, decide colocar à prova os seus dotes de pilotagem e destrói um Ford Mustang GT.





O potente esportivo americano de tração traseira não costuma perdoar erros ao volante e a pacata cidade de Cranbrook, no Canadá assistiu à destruição de um Ford Mustang GT novinho.

O palco desse episódio foi um parque de estacionamento onde um grupo de fãs de automóveis esportivos costuma juntar-se para animados convívios sobre rodas, o jovem proprietário do ‘muscle car ’ protagonizou uma cena realmente infeliz: quis exibir-se tentando algumas manobras mais aceleradas, perdeu o controlo do carro e só parou dentro do rio, com água pela cintura.
De acordo com testemunhas, o jovem pretendia sair do recinto em derrapagem, ao estilo de Ken Block, mas não foi capaz de segurar os 450 cv do V8 de 5.0 litros.


O carro só parou dentro de água, bastante danificado, mas sabe-se que ninguém sofreu quaisquer ferimentos. A não ser, talvez, o orgulho desse jovem que tinha este Mustang apenas três dias.

Peugeot i-Cockpit sempre desejado, jamais copiado




Lançado para produção com o PEUGEOT 208, no início de 2012, o primeiro PEUGEOT i- Cockpit® foi revelado em 2010 no carro-conceito SR1. Hoje, é um verdadeiro sucesso, com mais de 5 milhões de clientes em todo o mundo – além de ser um símbolo da marca e um componente importante no seu DNA.

A arquitetura dos bancos do motorista da PEUGEOT permite que as informações estejam diretamente no campo de visão. Não há necessidade de tirar os olhos da estrada.

Combinado com a qualidade do chassi PEUGEOT, o i-Cockpit® é parte integrante do prazer de dirigir valorizado pela marca.

NASCIDO DE UM CARRO CONCEITO
Embora o PEUGEOT 208 (em 2012) tenha sido o primeiro veículo de produção equipado com o PEUGEOT i-Cockpit®, os carros-conceito, que são verdadeiros “laboratórios de idéias”, tiveram um papel importante nas discussões sobre a sua implementação nos automóveis produzidos em série.


Em 2010, o PEUGEOT SR1 apresentou o PEUGEOT i-Cockpit® pela primeira vez. Esse estudo foi o pivô que anunciou a nova equipe de estilo da marca, com a nomeação de Gilles Vidal, inaugurando uma nova era no design da PEUGEOT.

A partir de então, todos os assentos dos carros-conceito passaram a ser construídos com um PEUGEOT i-Cockpit®. O EXALT inspirou fortemente o painel do novo PEUGEOT 508. No novo PEUGEOT 208, a arquitetura do PEUGEOT i-Cockpit® é diretamente inspirada no conceito FRACTAL. Todo carro conceito tem um propósito na PEUGEOT.

PRINCIPAIS COMPONENTES
Desde a sua primeira apresentação, no PEUGEOT 208, o PEUGEOT i-Cockpit® nunca deixou de evoluir com as criações da marca, mantendo seus principais componentes:
um volante compacto, que proporciona dinamismo e melhor dirigibilidade;
um head-up handset: no novo PEUGEOT 3008, com painel digital HD com configurações e animações gráficas;
uma grande tela HD ao alcance dos dedos e na linha de visão do condutor;
comandos inspirados nas teclas de um piano, que permitem acesso direto e permanente às principais funções de veículo.

O PEUGEOT i-Cockpit® utiliza uma estratificação em três níveis para uma ergonomia e direção impecáveis:

Visão: a informação se enquadra adequadamente no campo de visão do motorista, para que não precise desviar os olhos da estrada.

Mãos: os materiais são agradáveis ​​ao toque, e a posição dos comandos é ergonômica e de fácil acesso.

Corpo: o habitáculo forma uma cabine que envolve os ocupantes. Os assentos oferecem excelente conforto e suporte.

POR QUE FUNCIONA?
Para projetar o PEUGEOT i-cockpit®, muitas regras em termos de ergonomia, visibilidade e arquitetura devem ser levadas em consideração. Isso pode ser resumido da seguinte forma: como garantir que todas as estruturas corporais fiquem confortáveis ​​com a máxima visibilidade externa?

Dados antropométricos estudados em escala global nortearam os “arquitetos” da marca.

Na verdade, não é a altura do motorista que importa, e sim a proporção peito (tórax) / perna que precisa ser avaliada. Por exemplo, algumas pessoas têm um peito maior em comparação com o comprimento das pernas. Mas em outras, é exatamente o oposto...

Se a altura média de um homem é de 1,76 m, a altura do busto varia de 87 a 98 cm. O que tem um impacto direto no posicionamento de sua visão. Esses dados antropométricos tornaram possível calcular a faixa de ajuste dos assentos ou volante para reforçar a sensação de estar em um “casulo” e otimizar a ergonomia a bordo, qualquer que seja o tamanho do motorista.

Como você pode ver, a construção de um i-Cockpit requer estudos aprofundados de morfologia.

OFERTA ATUAL
Hoje, todos os carros de passeio da PEUGEOT comercializados no Brasil possuem um i-Cockpit®: 208 e 2008, 3008 e 5008.

FOCO NO NOVO PEUGEOT i-COCKPIT 3D®
Como em todas as demais gerações do i-Cockpit, no i-COCKPIT 3D® as informações são colocadas no campo de visão do motorista. Inaugurado com o novo PEUGEOT 208, o PEUGEOT i-Cockpit® 3D é uma inovação real, o primeiro do mundo no segmento.

Dependendo da versão, o cluster com os mostradores 3D do PEUGEOT i-Cockpit® projeta informações como em um holograma utilizado nos jatos de caça. As indicações são dinâmicas e animados: aproximam-se dos olhos, dependendo do grau de importância ou urgência, com um aumento na reatividade na ordem de 0,5s. Melhora a condução em todos os sentidos: além de maior eficiência, proporciona leitura ainda mais confortável aos olhos.

No centro do painel, uma grande tela diagonal de 10 polegadas (conforme versão) pode ser operada através de acessos diretos por toque ao lado dos interruptores com o novo sistema de controle de voz.

Citroën começa a vender o seu minielétrico Ami na França. Vendas na Itália e Espanha ainda em 2020 e demais pedidos 2021



Ami é o segundo veículo da ofensiva elétrica lançada pela Citroën em 2020. Com o Ami, a Citroën oferece uma resposta única aos desafios da mobilidade urbana, que, mais do que nunca, estão no centro das preocupações e expectativas dos moradores das cidades. Ami é 100% elétrico, além de ser uma solução de mobilidade individual que fornece proteção e acessibilidade. Suas ofertas“à la carte”, apresentadas neste mês na França, são altamente competitivas e adaptadas às necessidades de todos os usuários.

  1. UMA VIAGEM 100 % ONLINE
Fiel à assinatura da marca "Inspired By You", a Citroën se adaptou aos novos padrões de consumo para ficar ainda mais próxima de seus clientes. Portanto, a Marca desenvolveu um ecossistema digital que oferece uma experiência única ao cliente por meio de uma jornada 100% on-line, a primeira neste nível no cenário da mobilidade.

Na França, onde o site de e-commerce acaba de abrir, já é possível adquirir o Ami, do seu sofá, a qualquer hora, em qualquer lugar. 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além dessa jornada 100% on-line, a Marca mantém uma parceria com a Fnac e a Darty. 

O Ami estará em exposição em mais de 30 lojas da Fnac e Darty na França, bem como na rede de concessionárias da Citroën. A Ami também encontrará clientes onde eles estão com centros de teste móveis dedicados, que viajarão pelo país europeu.

  1. PRINCIPAIS FEATURES DO AMI

100% ELÉTRICO
Zero emissões de CO², com um acionamento fácil, silencioso e fluido. Com autonomia de 75 km, o Ami é perfeitamente adequado para viagens curtas pela cidade. Sua bateria de íon de lítio de 5,5 kWh, a tecnologia mais desenvolvida no mercado, pode ser carregada em apenas 3 horas através de um soquete de 220V padrão usando o cabo que fica embutido no veículo: tão fácil quanto carregar um smartphone. 

É instalado sob o piso para liberar a quantidade máxima de espaço no compartimento de passageiros. O cabo é armazenado de maneira inteligente na abertura da porta do lado do passageiro. O Ami também pode ser carregado em uma Wallbox usando um cabo adequado (opcional) ou em um ponto de carregamento público. O motor de 6 kW fornece uma velocidade máxima de 45 km/h.

COMPACTO E ÁGIL
Ami é um quadriciclo ultracompacto: 2,41 m de comprimento, 1,39 m de largura e 1,52 m de altura.
O seu tamanho, associado ao seu diâmetro de giro de 7,20 m, simplifica as viagens pela cidade e facilita o estacionamento. Suas 4 rodas de 14 ”especialmente projetadas, posicionadas nas extremidades, também contribuem para a excepcional capacidade de manobra.

BRILHANTE E FUNCIONAL
Graças à grande área envidraçada (para-brisas, janelas laterais e traseira) a incidência de luz é inigualável e,  juntamente com o teto panorâmico padrão, constitui 50% da superfície total da parte superior da carroceria. As janelas laterais têm dobradiças, como no lendário 2 CV.

Compacto, o habitáculo oferece espaço e funcionalidade, levando até 2 pessoas. A entrada é fácil através das grandes portas no lado do motorista e do passageiro, que se abrem em direções opostas. Os dois assentos são deslocados para proporcionar aos ocupantes o máximo de conforto, tanto na área do cotovelo quanto no espaço para as pernas.

O assento do motorista é ajustável em distância e o do passageiro, posicionado mais para trás, é fixo, ampliando o espaço. Existe um armazenamento inteligente: uma cavidade abaixo dos pés do passageiro abre espaço para uma pequena mala, além da área atrás do banco do motorista.

PROTETOR
A altura do corpo e a posição de condução de Ami estão na mesma altura do assento que outros veículos na estrada, proporcionando boa visibilidade. O Ami oferece proteção superior a de veículos de 2 ou 3 rodas, além do conforto acústico superior. Sua cabine fechada e aquecida protege, ainda, contra o mau tempo.

CONECTADO E DIGITAL

O Ami está equipado com uma área dedicada para acomodar um smartphone, que se torna a tela principal do painel e fornece acesso à navegação e música.
Com o APP My Citroën os motoristas acessam informações sobre a autonomia do Ami a qualquer momento por meio de um smartphone, via DAT@MI connected box, incluindo: status da carga e tempo restante para carregamento de 100%, quilometragem, alertas de manutenção e agendamento de compromissos de pós-venda. O App também facilita a localização de estações de recarga públicas próximas, um recurso oferecido pelo Free2Move Servic.

  1.     A GAMA: CUSTOMIZAÇÃO ACIMA DE TUDO

Fácil de personalizar, o Ami está disponível em 7 versões diferentes. Um ponto forte deste produto de mobilidade urbana é a personalização disponível com acessórios.


VERSÃO AMI AMI
Ami Ami é a expressão mais simples de Ami. Possui toda a personalidade da Ami e é a versão básica para a acessorização graças à sua cor “Ami Blue”.

4 KITS DE PERSONALIZAÇÃO DE CORES
Estão disponíveis 4 tons principais: My Ami Grey, My Ami Blue, My Ami Orange, My Ami Khaki. Moderno e ousado, o Ami - 100% elétrico inova e oferece, de maneira "Do It Yourself", a possibilidade de criar o objeto que se adapte ao gosto de cada cliente por meio de um kit de acessórios que podem ser facilmente instalados pelo cliente.

Este kit incorpora itens decorativos funcionais: uma rede de separação central, uma rede de armazenamento de portas, tapete, bandeja de armazenamento na parte superior do painel, gancho para bolsa, clipe para smartphone, caixa DAT@MI (dispositivo dongle) conectado ao My Citroën, aplicativo para recuperar informações essenciais do Ami no smartphone (autonomia, estado da carga, tempo restante para carregamento de até 100%, quilometragem, alertas de manutenção, marcar uma revisão...). 


Há harmonia entre o interior e o exterior com toques de cor nas guarnições das rodas, adesivos no painel ou até uma cápsula na parte inferior da porta. Este kit de acessórios permite que todos criem seu próprio estilo e adaptem as funcionalidades às suas necessidades.

MY AMI POP E MY AMI VIBE PACKS

Outro nível ainda mais alto de personalização oferece 2 pacotes que combinam todos os elementos decorativos mencionados acima, além de adesivos grandes que podem ser aplicados em todo o exterior, dando ao Ami um estilo único:

  • My Ami POP com a personalização Orange e um design divertido, jovem e esportivo, com um spoiler traseiro;
  • My Ami VIBE com a cor cinza e acessórios mais sofisticados, chiques e gráficos que incorporam acabamentos no teto para complementar os adesivos.

A instalação desses pacotes de personalização é feita na concessionária, antes da entrega.

ACESSÓRIOS
O Ami oferece acessórios práticos, atraentes e modernos. Eles estão disponíveis desde os primeiros níveis de personalização por meio dos kits My Ami Grey, My Ami Blue, My Ami Orange, My Ami Khaki. Os acessórios (rede de separação central, rede de porta, tapete de piso, compartimento de armazenamento, gancho de bolsa, clipe para smartphone, caixa DAT @ MI) podem ser adquiridos independentemente no My Citroën ou no misterauto.fr, mas também em todas as empresas participantes da rede Citroën e em lojas Fnac e Darty selecionadas.

  1. OFERTAS ALTAMENTE ATRAENTES " À LA CARTE "

O Ami - 100% elétrico facilita a vida cotidiana da cidade, inspirando-se em novos padrões de consumo. Além do objeto de mobilidade inovador, a Citroën adota uma estratégia disruptiva, oferecendo uma solução de mobilidade elétrica a níveis de preço inéditos, através de várias ofertas personalizadas para o uso real do cliente. 

O objetivo da marca é satisfazer todas as necessidades de viagem dos clientes, sejam ocasionais ou regulares, familiares, individuais ou compartilhados. O Ami - 100% elétrico se adapta às novas expectativas de mobilidade e, portanto, oferece uma gama de soluções para torná-lo realmente acessível para o maior número de pessoas.

ALUGUEL A LONGO PRAZO
É a oferta ideal para quem tem uma necessidade permanente, privada ou profissional, como a primeira, segunda ou terceira solução de mobilidade da casa, para ir trabalhar, para as crianças, para pequenas viagens de idosos ou empreendedores. 

O Ami é acessível e oferecido por € 19,99 por mês, incluindo impostos , com um pagamento inicial de € 2.644, (versão Ami Ami; aluguel de longo prazo de 48 meses, bônus ecológico de € 900, incluindo IVA deduzido na França). 

Um pagamento mensal inovador, que é muito menor do que o dos passes de transporte públicos ou de muitos planos telefônicos. Um pagamento que inclui a bateria e oferece o benefício de baixos custos de operação. O aluguel por longo período também pode ser aplicado por 24 ou 36 meses.


CAR SHARING
Para os clientes que precisam de um uso mais pontual, o Ami também está disponível no compartilhamento de carros por 1 minuto, 1 hora e 1 dia, operado por parceiros dedicados, de acordo com a forma como a oferta é implantada. 

O Free2Move oferece a seus assinantes uma taxa atraente de € 0,26 por minuto: um nível de preço comparável ou até mais baixo do que a maioria das ofertas de compartilhamento de carros padrão e até de scooters. Observe que o Free2Move é o único serviço no mercado que permite o compartilhamento de carros a partir dos 16 anos.
COMPRA À VISTA 

É possível comprar o Ami a partir de € 6.000, incluindo impostos (versão do bônus ecológico Ami Ami de € 900, incluindo impostos deduzidos na França). Um nível de preço excepcional e sem concorrência para um carro 100% elétrico, 2 lugares, fechado, estável e seguro.
           
PACOTE DE ENTREGA À DOMICÍLIO
Outra característica especial do Ami é que ele é entregue diretamente ao cliente. Não há necessidade de deslocamento até uma concessionária. O serviço também inclui uma demonstração técnica de 30 minutos para que o cliente tenha tranqüilidade e conheça o funcionamento do Ami. 

Essa entrega é realizada por um especialista do produto e inclui, em particular, uma introdução ao aplicativo My Citroën, que acompanhará o cliente diariamente, além de um resumo das informações essenciais para carregar o Ami. O pacote de entrega é de € 200.

CONTRATO DE SERVIÇO MY AMI CARE: GARANTIA E ASSISTÊNCIA
Para uma mobilidade com total tranquilidade, o My Ami Care cobre todos os custos de uso, exceto energia e seguro:

  • Assistência na estrada;
  • Assistência em caso de pane ou quebra com reboque até o serviço autorizado mais próximo (se o cliente estiver a menos de 100 km de sua casa, uma solução de mobilidade estará disponível);
  • Contrato de Manutenção de Serviços de Assistência Específica (descarga da bateria de tração); para qualquer descarga da bateria, seja qual for a causa, o assinante se beneficia do reboque de seu Ami à estação de carregamento mais próxima, à sua casa ou ao local de trabalho em um raio de 80 km e dentro do limite de 2 reboques por ano;
  • Extensão da garantia além de 2 anos para o Ami e 3 anos para a bateria;
  • Intervenções previstas no plano de manutenção;
  • Substituição de peças de desgaste e peças reconhecidas como defeituosas;.

Manter um Ami é simples e barato. Por exemplo, para um aluguel de longo prazo de 48 meses, o contrato My Ami Care equivale a 9,90 €, incluindo impostos/mês por 10.000 km/ano.

A Citroën recomenda manutenção a cada 2 anos. Ami está isento de controle técnico. O plano de manutenção definido para o Ami, a fim de garantir uma operação sustentável e segura, é entregue ao cliente no momento da entrega e também está disponível em sua área My Citroën. O aplicativo My Citroën fornece acesso ao mapa de redes autorizadas habiolitados a atender o Ami e também permite consultas on-line.

SEGURO
É necessário fazer seguro para o AMI na França, como para qualquer quadriciclo a partir do dia da entrega. Nosso parceiro Axa oferece seguro a partir de € 270 por ano, mais barato que o de uma scooter de 50cc.
  1. CRONOGRAMA
 Abertura de pedidosna França: site e aplicativo já estão disponíveis a partir deste mês.

  • Implantação de lojas Fnac e Darty: a partir de meados de junho de 2020;
  • Rede Citroën participante: a partir de meados de junho de 2020;
  • Frota de compartilhamento de carros Free2Move: a partir de julho de 2020;
  • Primeiras entregas de clientes na França: a partir do final de julho de 2020.

IMPLEMENTAÇÃO NA EUROPA


  • Abertura de pedidos na Itália e Espanha: final de 2020
  • Abertura de pedidos para outros países: em 2021

terça-feira, 26 de maio de 2020

La nouvelle BMW Série 6 Gran Turismo




La BMW Série 6 Gran Turismo est l'individualiste dans le segment premium executive. Elle combine la puissance sportive qui fait la renommée de BMW avec un excellent confort sur les longues distances. Une apparence extérieure pleine d'élégance est complétée par une polyvalence fonctionnelle.

The new BMW 6 Series Gran Turismo - Highlights (05/2020).
The new BMW 6 Series Gran Turismo - Highlights (05/2020).


The new BMW 6 Series Gran Turismo - Highlights (05/2020).
The new BMW 6 Series Gran Turismo - Highlights (05/2020).

Premiere of the new BMW 6 Series Gran Turismo: Precisely modified exterior design hones the sporting profile and distinctive characteristics of the dynamic five-door model; high-quality materials and equipment features enhance the sumptuous ambience of the interior; 48V mild hybrid technology raises efficiency and dynamism; cutting-edge innovations in the areas of driver assistance, control/operation and connectivity.


    ]



  • equi
  • Unique vehicle concept in the premium executive class brings long-distance comfort together with sporty looks with intelligent functionality. More than 50,000 units of the BMW 6 Series Gran Turismo now sold worldwide. Production for global markets at BMW Plant Dingolfing. Market launch of the new BMW 6 Series Gran Turismo from July 2020.
  • Redesigned front and rear ends bring increased presence and powerful sporting allure; larger BMW kidney grille and slimmer headlights accentuate the car’s dynamic character; new Adaptive LED Headlights with matrix technology fitted as standard, latest version of BMW Laserlight can be ordered as an option; exceptionally clear surfacing emphasises the width of the rear end; all model variants now with trapezoidal exhaust tailpipe finishers.

  • New exterior colours and additional BMW Individual paint finishes, M Sport package with new, particularly striking front apron and large diffuser element at the rear. Optional M Sport brakes now with a choice of blue or red-painted callipers.
  • 18-inch light-alloy wheels fitted as standard on the most powerful petrol and diesel engines, new light-alloy wheels in 19- and 20-inch formats available as an optional.
  • Unrivalled blend of luxurious ambience, travelling comfort and interior variability. New combination of 12.3-inch Control Display and instrument cluster fitted as standard. Controls on the centre console now in High-gloss Black, leather sports steering wheel with newly arranged multifunction buttons and two-zone automatic climate control with extended features are standard. Optional Sensatec instrument panel now available with brown contrast stitching.


  • Dakota leather upholstery comes as standard, BMW Individual full leather trim optional. New interior trim strips added, including Aluminium Rhombicle Smoke Grey (in cars specified with the M Sport package) and exquisite fine wood variants. 

  • New high-quality options for enhanced travelling comfort: ambient lighting with dynamic interior lighting, further developed Rear-seat entertainment Professional. Also available: four-zone automatic climate control, panoramic glass sunroof, electrically adjustable roller sunblinds, Bowers & Wilkins Diamond Surround Sound System.
  • Two petrol and three diesel engines available. All engine variants now with 48V mild hybrid technology. More rapid response and greater efficiency thanks to 48V starter-generator with extra 8 kW/11 hp to boost the combustion engine’s power and ease its workload.


  • Further developed BMW TwinPower Turbo technology: Four- and six-cylinder petrol engines with optimised direct injection; all diesel engines now with two-stage turbocharging. All four- and six-cylinder petrol engines now comply with the Euro 6d emissions standard.
  • Eight-speed Steptronic transmission standard for all model variants. BMW xDrive intelligent all-wheel drive either standard or optional for three engine variants.
  • Optional Integral Active Steering now offers greater assistance in low-speed manoeuvring. Rear-axle air suspension with automatic self-levelling fitted as standard. Also available as an option: adaptive two-axle air suspension, adaptive suspension, Executive Drive with active roll stabilisation.


  • New driver assistance systems and extended functions smooth the way to automated driving. The Lane Departure Warning component of the optional Driving Assistant now also has the lane return function. Steering and Lane Control Assistant (part of the optional Driving Assistant Professional) now also includes Active Navigation, and junction warning with city braking function. Optional Active Cruise Control with Stop&Go function now includes adaptive distance control.
  • 3D visualisation of the surrounding area shows traffic situations and possible inputs from driver assistance systems in the instrument cluster.


  • Optional Parking Assistant with additional reversing assistant; BMW Drive Recorder shoots up to 40 seconds of video of the area around the vehicle.
  • BMW Live Cockpit Professional fitted in the new BMW 6 Series Gran Turismo as standard. BMW Operating System 7 optimises intuitive operation, opens up a wealth of new application and connectivity possibilities and enables extended personalisation.
  • BMW Intelligent Personal Assistant digital companion has extended functions; optimised interaction using new graphic in the Control Display.

  • Premiere for BMW Maps: New cloud-based navigation system enables extremely fast and precise calculation of routes and arrival times; updating of real-time traffic data at short intervals; free choice of words to select navigation destinations.
  • Remote Software Upgrade enables integration of vehicle-specific content and updates – such as functionality extensions for driver assistance systems – over the air. Vehicle software is always up to date; digital services can be added at a later stage.
    Model variants at launch:
    BMW 630i Gran Turismo:Four-cylinder in-line petrol engine, mild hybrid technology,
    eight-speed Steptronic transmission.
    Capacity: 1,998 cc, output: 190 kW/258 hp at 5,000 – 6,500 rpm,  max. torque: 400 Nm (295 lb-ft) at 1,550 – 4,400 rpm.
    Acceleration [0 – 100 km/h (62 mph)]: 6.5 seconds,
    top speed: 250 km/h (155 mph).
    Fuel consumption, combined: 6.1 – 5.9 l/100 km (46.3 – 47.9 mpg imp), CO2 emissions, combined: 139 – 135 g/km, exhaust standard: Euro 6d.


    BMW 640i Gran Turismo (BMW 640i xDrive Gran Turismo):Six-cylinder in-line petrol engine, mild hybrid technology,
    eight-speed Steptronic transmission, (BMW xDrive).
    Capacity: 2,998 cc, output: 245 kW/333 hp at 5,500 – 6,250 rpm,
    max. torque: 450 Nm (332 lb-ft) at 1,600 – 4,800 rpm.
    Acceleration [0 – 100 km/h (62 mph)]: 5.5 seconds (5.4 seconds), top speed: 250 km/h [155 mph] (250 km/h [155 mph]).
    Fuel consumption, combined: 7.0 – 6.8 l/100 km [40.4 – 41.5 mpg imp] (7.4 – 7.2 l/100 km [38.2 – 39.2 mpg imp]),
    CO2 emissions, combined: 160 – 155 g/km (170 – 166 g/km), exhaust standard: Euro 6d.

    BMW 620d Gran Turismo:Four-cylinder in-line diesel engine, mild hybrid technology, eight-speed Steptronic transmission.
    Capacity: 1,995 cc, output: 140 kW/190 hp at 4,000 rpm,
    max. torque: 400 Nm (295 lb-ft) at 1,750 – 2,500 rpm.
    Acceleration [0 – 100 km/h (62 mph)]: 7.9 seconds,
    top speed: 220 km/h (137 mph).
    Fuel consumption, combined: 4.6 – 4.4 l/100 km (61.4 – 64.2 mpg imp), CO2 emissions, combined: 120 – 116 g/km, exhaust standard: Euro 6d.

  • BMW 630d Gran Turismo (BMW 630d xDrive Gran Turismo):Six-cylinder in-line diesel engine, mild hybrid technology,
    eight-speed Steptronic transmission, (BMW xDrive).
    Capacity: 2,993 cc, output: 210 kW/286 hp at 4,000 rpm,
    max. torque: 650 Nm (479 lb-ft) at 1,500 – 2,500 rpm.
    Acceleration [0 – 100 km/h (62 mph)]: 6.1 seconds (5.9 seconds),
    top speed: 250 km/h [155 mph] (250 km/h [155 mph]).
    Fuel consumption, combined: 5.0 – 4.9 l/100 km [56.5 – 57.7 mpg imp] (5.3 – 5.1 l/100 km [53.3 – 55.4 mpg imp]),
    CO2 emissions, combined: 133 – 128 g/km (140 – 135 g/km), exhaust standard: Euro 6d. 


  • BMW 640d xDrive Gran Turismo:Six-cylinder in-line diesel engine, mild hybrid technology,
    eight-speed Steptronic transmission, BMW xDrive.
    Capacity: 2,993 cc, output: 250 kW/340 hp at 4,400 rpm,
    max. torque: 700 Nm (516 lb-ft) at 1,750 – 2,250 rpm.
    Acceleration [0 – 100 km/h (62 mph)]: 5.3 seconds,
    top speed: 250 km/h (155 mph).
    Fuel consumption, combined: 5.6 – 5.4 l/100 km (50.4 – 52.3 mpg imp),
    CO2 emissions, combined: 147 – 141 g/km,
    exhaust standard: Euro 6d.

All figures relating to performance, fuel/electric power consumption and emissions are provisional.

Mitsubishi L200 conquista prêmio de "Melhor Picape para o Trabalho" no Reino Unido



Reino Unido, maio de 2020 – A linha de veículos Mitsubishi L200 foi eleita a “Melhor Picape Para Trabalho”, durante a edição 2020 do Business Vans of the Year Award’s, uma das mais importantes premiações do mundo automotivo no Reino Unido.


A premiação foi dada por um painel independente de jurados formado por especialistas no segmento de veículos comerciais, refletindo as reais necessidades de comerciantes, produtores rurais e empresas do segmento frotista.


Os jurados levaram em consideração características como a alta confiabilidade, o excelente custo-benefício de venda e pós-venda e a ampla capacidade 4x4 para eleger a linha L200 como a melhor opção para aqueles que buscam uma picape para o trabalho.

Para Chris Wright, diretor geral da Business Vans, “A linha Mitsubishi L200 sempre representou uma excelente relação custo-benefício para os seus clientes, por ser um veículo que oferece ampla tecnologia, robustez, durabilidade e conforto por um preço bastante competitivo. Por isso a elegemos como a melhor de sua categoria.


No Brasil, a linha L200 é comercializada em quatro diferentes versões: Triton Sport Outdoor, Triton Sport Diesel GLS AT, Triton Sport HPE e Triton Sport HPE-S, com valores que partem de R$ 142.990.

A Mitsubishi oferece para sua linha de veículos uma grande variedade de opções de financiamento por meio do MIT Fácil, além de três anos de garantia.



domingo, 24 de maio de 2020

Fábrica de motores da VW em São Carlos retoma atividades dia 26. Fábricas de São Bernardo do Campo e Taubaté também retornam de forma parcial nesta data






São Bernardo do Campo - A Volkswagen do Brasil retoma a produção de motores em sua fábrica localizada em São Carlos/SP no próximo dia 26 de maio. As unidades de São Bernardo do Campo e Taubaté, ambas no estado de São Paulo, retornam às atividades de forma parcial, com algumas áreas produtivas nesta data, e o restante de forma completa no dia 1º de junho. 

A unidade de São José dos Pinhais/PR foi a primeira da Volkswagen do país a retomar a produção no último dia 18 de maio.
A retomada na fábrica de São Carlos, responsável pela produção de dos motores da família EA211 nas versões 1.0l MPI, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l MSI, e também do motor EA111 1.6l, será com todas as áreas produtivas atuantes, mas de forma gradual, inicialmente com dois turnos. 

"Estamos priorizando neste primeiro momento o abastecimento para os mercados externos, como a exportação dos motores 1.4 TSI para o México, bem como a produção de motores para nossa unidade em São José dos Pinhais", explica Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina.

A prioridade para o retorno nas fábricas continua sendo a saúde e segurança dos empregados. Assim como na fábrica de São José dos Pinhais, medidas de higiene e segurança foram intensificadas e adotadas com base nas experiências das fábricas do Grupo VW na China e Alemanha, em conformidade também com os protocolos internacionais e também alinhadas às determinações do governo. A equipe administrativa continuará realizando suas atividades de forma remota.

A empresa estabeleceu mais de 80 regras e medidas, inclusas em uma cartilha digital de forma clara e didática, para serem seguidas por todos os empregados no regresso às atividades:

. Distanciamento de 1,5 m entre as pessoas,
. Todas as instalações estão preparadas com sinalização e orientações de segurança e higiene, tais como limitadores de distância nas portarias de entrada e coletoras de ponto;
. Obrigatório o uso de máscaras nas dependências das fábricas para cobrir a boca e o nariz - para isso, a VW providenciou 67 mil máscaras de tecido do projeto Costurando o Futuro;
. Limpeza periódica das dependências das fábricas e escritórios e reforço na desinfecção dos ambientes;
. Medição de temperatura dos empregados antes de ingressar no ônibus fretado e na fábrica;
. Aumento do número de ônibus fretado para garantir o distanciamento das pessoas;
. Nos refeitórios uso de luvas para servir-se e demarcação de assentos;
. Postos avançados de atendimento médico dentro das fábricas - 3 em São José dos Pinhais, 6 na Anchieta (SBC), 3 em Taubaté e 1 em São Carlos para orientação, triagem e atendimento mais rápido de todos;
. Orientações e melhores práticas compartilhadas com fornecedores - em função dos componentes e peças da cadeia produtiva - e rede de concessionárias, com distribuição de cartilhas e treinamentos virtuais.

"Este reinício está sendo um grande aprendizado para todos nós. Começamos com a fábrica de São José dos Pinhais na semana anterior e tudo vem ocorrendo da forma planejada. Os empregados entenderam a importância da implementação das medidas e estamos retomando aos poucos a produção. Tenho a certeza que o mesmo vai ocorrer nas demais fábricas que temos no Brasil", finaliza Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina.

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Economista inglês acha que com o pós-coronavírus o distanciamento social pode afastar passageiros do transporte público, trocando-o pela bicicleta e é a grande oportunidade para desincentivar o uso do automóvel




A micromobilidade não é uma estratégia nova - esclarece John Siraut -, mas ganhou um impulso, que terá de ser aproveitado para promover a descarbonização das cidades.

Encerrar estradas à circulação automóvel e abrir o caminho para ciclistas e peões é a estratégia de boa parte das cidades europeias para ultrapassar as limitações impostas pelo distanciamento social. 

E esta será também a grande oportunidade dos centros urbanos para desincentivar o uso do carro particular. É, pelo menos, essa a crença de John Siraut, o economista inglês que estuda os impactos sociais e económicos das políticas públicas de mobilidade. 

"Estão criadas as condições para um grande aumento da micromobilidade", defende o especialista que, esta tarde foi o convidado de mais uma entrevista do Portugal Mobi Summit 2020, conduzido pelo jornalista Paulo Tavares e o urbanista britânico Charles Landry.

Veja aqui o vídeo da entrevista.
A urgência de proteger as populações da Covid-19 alterou as formas de mobilidade. Bicicletas, trotinetes e circuitos pedonais são agora os meios que fazem mexer as cidades. 


Não é que as políticas sejam novas, mas ganharam um grande impulso, que servirá para dar continuidade às medidas que já visavam combater a poluição atmosférica: "Vimos nestes últimos meses uma significativa melhoria da qualidade do ar em cidades muito problemáticas."

Com o horizonte agora muito "mais límpido", os autarcas procuram estratégias para manter os benefícios conquistados: "A micromobilidade surge como a única forma de assegurar não só o distanciamento social, como também a retoma da economia com a reabertura do comércio, de restaurantes, praças ou esplanadas."

Mais bicicletas e trotinetes é a resposta dos centros urbanos em tempos de pandemia, mas será preciso ir mais longe para os hábitos se enraizarem nas rotinas citadinas, avisa Siraut. 


Ampliar as infraestruturas para os modos de transporte mais leves e restringir a circulação do automóvel é o desafio que as câmaras municipais têm pela frente: "Do que precisamos é de mais espaço para pessoas e não para os veículos."

Mais complicado será assegurar o regresso do transporte público às cidades nos tempos que se seguem. Para garantir o distanciamento social, os autocarros, os comboios ou o metro teriam de duplicar ou triplicar os lugares disponíveis. 


Um investimento que, segundo o economista, não compensará os milhares de milhões de receitas que o setor tem vindo a perder todas as semanas em cidades como Nova Iorque ou Londres.

"Quanto mais tempo durarem as medidas de proteção da saúde pública, mais difícil será a recuperação", avisa John Siraut, esperando, contudo, que a médio prazo as pessoas possam regressar ao transporte coletivo, "peça central" no puzzle das estratégias centradas na sustentabilidade.


Fonte: DN/PT

Nissan estuda dispensar 20 mil trabalhadores e a Renault está numa luta desesperada para se manter, aguardando a ajuda do governo francês. A Nissan amargou umprejuízo de 800 milhões de euros em 2019




Imagem de fábrica da Renault em França


© Martin Bureau / AFP)

Diogo Ferreira Nunes

A aliança Renault-Nissan vive dias atribulados por causa do novo coronavírus. As fabricantes da França e do Japão, respectivamente, preparam planos de reestruturação que poderão ter impacto na vida de dezenas de milhares trabalhadores e na indústria automóvel mundial.

Esta sexta-feira, soube-se que a Renault está a "lutar pela sua sobrevivência", enquanto a Nissan está a estudar um plano para o despedimento de 20 mil pessoas no Japão.
Renault

Comecemos pelo caso da Renault, que tem por fechar um empréstimo de 5 mil milhões de euros com garantia do Estado francês - e que já foi validado pela Comissão Europeia. Para que essa injeção de capital entre na fabricante, será necessário o cumprimento de várias condições, entre as quais, a manutenção dos postos de trabalho em França.

"A Renault pode desaparecer, os grandes construtores industriais podem desaparecer. A Renault está a lutar pela sua sobrevivência", avisou esta sexta-feira o ministro francês da Economia, Bruno de Maire, em entrevista ao jornal Le Figaro e citado pelo jornal El País.

O mesmo ministro detalha algumas das condições para que o empréstimo seja firmado com a Renault. "Pedimos aos fabricantes que assumam três compromissos: o desenvolvimento do veículo elétrico, o respeito pelos fornecedores e a localização, em França, de algumas das atividades mais avançadas tecnologicamente". O aviso surge a uma semana da apresentação de um plano de redução de custos da Renault que ronda os dois bilhões de euros.


NissanA japonesa Nissan está a estudar um plano de despedimentos que poderá afetar mais de 20 mil trabalhadores em todo o mundo, segundo a informação divulgada esta sexta-feira pela agência japonesa Kyodo, citada pelo jornal Cinco Días.

A redução da força de trabalhado deverá fazer parte de um plano de redução de custos de 2,6 bilhões de euros que a marca vai apresentar na próxima quinta-feira, 28 de maio. Neste dia, a Nissan deverá apresentar os resultados anuais relativos ao ano fiscal de 2019, que terminou em 31 de março, e que deverão ditar prejuízos de 800 milhões de euros.

Nos próximos dois anos, a Nissan poderá ainda ter de reduzir a capacidade de produção em 20%, ao abrigo da reorganização das fábricas da aliança Renault-Nissan e à qual também pertence a Mitsubishi.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Coluna do Fernando Calmon




Coluna                       
Fernando Calmon 


Nº 1.098 — 21/5/20




CURIOSIDADES DO
VW GOL QUARENTÃO



Lançado em 8 de maio de 1980, o Gol completa 40 anos de produção e tem uma coleção de títulos ao longo destas quatro décadas. Foram produzidas 8,5 milhões de unidades, das quais 1,5 milhão exportadas, além de manter a liderança no Brasil por 27 anos seguidos (1987 a 2013), contando o primeiro e o último ano.

Destaco duas curiosidades em sua longa história. O Gol foi lançado com motor longitudinal de 1,3 L do Fusca com um só carburador e estepe no cofre do motor. Ao chegar o motor 1,6 L de dois carburadores, o estepe passou para o porta-malas por falta de espaço. Mas a concessionária Condor, de São Paulo, teve a ideia de recolocar o estepe no cofre do motor invertendo a posição de montagem. Pouco tempo depois a própria fábrica adotou a solução.

O Gol nasceu para usar motores longitudinais e o capô alto atrapalhava a visibilidade para motoristas de menor estatura. Por isso a fábrica colocou uma regulagem básica de altura do banco, algo que só existia em carros mais caros na época. Na quinta geração, em 2008, o motor passou a ser transversal, a visibilidade melhorou, mas manteve a regulagem do banco.

NOVO RODÍZIO
NÃO DEU CERTO

Durou apenas uma semana a experiência da prefeitura de São Paulo em impor um rodízio radical de veículos na cidade. O sistema previa que os finais de placas ímpares só poderiam circular nos dias ímpares e os finais de placas pares, nos dias pares. 

A ideia era retirar 50% dos veículos leves de circulação numa tentativa de aumentar o isolamento social para ajudar a frear os casos de Covid-19 na cidade e utilizar mais o transporte coletivo. Táxis e profissionais da saúde eram exceção, embora estes fossem obrigados a redigir um pedido de isenção em um momento que estavam sobrecarregados de trabalho.

A medida tinha alguma lógica (até a Anfavea concordou), mas partiu de premissas erradas. Cerca de 40% de todas as viagens na capital paulista são feitas por automóveis normalmente, incluindo táxis e aplicativos. Nesse período de pandemia a circulação já havia caído e depois aumentou porque as pessoas precisam trabalhar. 

Porém, com 50% da frota de carros fora das ruas o transporte coletivo ficou sobrecarregado. As aglomerações nos terminais aumentaram e também no interior de ônibus, trens e metrô. Mesmo usando máscaras, a proximidade entre os usuários piorou.

Ônibus mais modernos com ar-condicionado têm sistemas eficientes de renovação do ar interno, mas isso não é garantia de não contaminação pelo novo coronavírus. Além disso, corrimões e alças só podem ser desinfetados no final do dia.

O único ponto positivo desse imbróglio foi o reconhecimento de que a iniciativa não deu certo e a sua revogação.

INFLUÊNCIA DA PANDEMIA
NA MOBILIDADE URBANA

Um dos aspectos mais discutidos no mundo hoje é a mobilidade urbana. A brasileira Bright Consulting preparou um relatório aprofundado sobre os Novos Serviços de Mobilidade (NSM), por empresas de aplicativos e de compartilhamento em geral, para os próximos anos no mundo e no Brasil, incluindo aspectos em que o novo coronavírus terá influência.

Obtive acesso com exclusividade as conclusões do estudo, aqui resumidas.
  • O crescimento dos NSM estará concentrado em áreas urbanas mais densas em razão dos desafios da mobilidade e de oferecer variedade de opções. Deslocamentos de ponta a ponta, vinculando diferentes modos de transporte e fazendo melhor uso de serviços existentes em determinada área, são uma solução parcial no curto prazo. Isso porque um grande número de pessoas não tem acesso a esses serviços.
  • Os fabricantes de carros veem boa oportunidade de transformar os NSM em clientes confiáveis para seus negócios. Além disso, as vendas para frotistas (em especial locadoras) vêm compensando em parte a menor procura do comprador tradicional (pessoa física).
  • Frotistas tendem a substituir veículos em ritmo mais acelerado e haverá concorrência entre eles para cativar clientes com modelos mais novos e atraentes. Mas o impacto será relativamente pequeno nas vendas nos próximos cinco anos.
  • Neste momento cresce a necessidade de se aprofundar sobre transformações digitais. As empresas terão que ser mais ágeis e desenvolver estratégias para entender seus usuários.
  • Municípios devem procurar uma sinergia entre transporte público e automóveis em busca da mobilidade mais eficiente.
  • Muitas pessoas mudarão para um modal que reduza risco de infecção, mas dependerá de seus hábitos pré-Covid-19. Quem possui veículo próprio irá usá-lo com maior frequência; no lugar do transporte público os que puderem andarão de bicicleta, patinete ou mesmo a pé.
  • A pandemia trouxe mudanças como o trabalho remoto, provocando diminuição da quilometragem percorrida por veículos. Impactos em longo prazo no transporte público e mobilidade compartilhada não podem ser previstos agora.
  • Estimativa do balanço entre veículos deixados de serem adquiridos pelo consumidor final versus veículos adquiridos para NSM podem gerar uma perda de 2% a 4% nas vendas totais em 2025.

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