A Motorsport, divisão esportiva da marca BMW, acaba de apresentar novos veículos de segurança para a temporada 2016 do MotoGP, o principal campeonato do motociclismo mundial.
E o grande destaque é o novo cupê BMW M2, totalmente desenvolvido para entrar em ação de forma ágil nos circuitos do Mundial de Motociclismo e garantir a segurança durante todas as 18 etapas da competição.
Apresentado oficialmente no mês passado, durante o Salão de Detroit (EUA), e com comercialização no Brasil prevista para o segundo semestre de 2016, o cupê BMW M2 tornou-se o modelo esportivo ideal para converter-se em um safety car do MotoGP, graças ao gene de esportes a motor agregado ao seu DNA.
Apresentado oficialmente no mês passado, durante o Salão de Detroit (EUA), e com comercialização no Brasil prevista para o segundo semestre de 2016, o cupê BMW M2 tornou-se o modelo esportivo ideal para converter-se em um safety car do MotoGP, graças ao gene de esportes a motor agregado ao seu DNA.
O novo motor de seis cilindros em linha, 3.0 litros, associado à inovadora tecnologia M TwinPower Turbo é garantia de um desempenho extremamente esportivo.
Com potência máxima de 370 cv e torque máximo de 47,5 kgfm – podendo alcançar 51 kgfm com a utilização de um overboost do turbo –, o conjunto motriz, que traz câmbio de sete marchas, de dupla embreagem, e tração traseira, é altamente eficaz em altas rotações, algo que fica realmente evidente na pista.
Outras características do M2, como o baixo centro de gravidade e o peso reduzido, são atributos que ajudam a garantir a máxima agilidade e dinamismo deste cupê de alto desempenho. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,3 segundos.
Na fábrica do BMW Group em Garching (ALE), o BMW M2 convencional foi otimizado e preparado especialmente para assumir sua nova função no MotoGP.
Na fábrica do BMW Group em Garching (ALE), o BMW M2 convencional foi otimizado e preparado especialmente para assumir sua nova função no MotoGP.
Além de soluções exclusivas feitas sob medida para o cupê e a inclusão de itens de segurança, os engenheiros da BMW M também equiparam o cupê com diversos acessórios da BMW M Performance, o que garante um visual chamativo ao modelo e também ampliam o desempenho, especialmente no que diz respeito à aerodinâmica, refrigeração e design.
O projeto do BMW M2 MotoGP Safety Car teve início no mês de outubro e levou 10 semanas para ser concluído.
O projeto do BMW M2 MotoGP Safety Car teve início no mês de outubro e levou 10 semanas para ser concluído.
Na oficina de protótipos da BMW M, o cupê recebeu um novo para-choque frontal, equipado com luzes de LED azuis nas tomadas de ar inferiores, e uma luminária de LEDs vermelhos sobre o teto.
Na parte traseira, sobre a tampa do porta-malas, foi instalado um aerofólio regulável feito de fibra de carbono.
Este material, aliás, também está presente na tubulação do sistema de escapamento, nos estribos laterais, nas capas dos espelhos retrovisores externos, nas aletas sob a tomada de ar frontal e no difusor traseiro.
As rodas estão calçadas com pneus Michelin Cup e contam com freios de carbono-cerâmica derivados dos BMWs M3 e M4. Além de mais resistentes, eles são mais leves e estáveis termicamente.
As rodas estão calçadas com pneus Michelin Cup e contam com freios de carbono-cerâmica derivados dos BMWs M3 e M4. Além de mais resistentes, eles são mais leves e estáveis termicamente.
A cabine do BMW M2 recebeu uma gaiola de proteção antirrolamento também usada no BMW M4 GTS, bancos tipo concha Recaro com cintos de segurança de seis pontos Schroth, além de volante revestido de Alcântara e pedais de aço inoxidável.
“O MotoGP nos oferece a oportunidade de apresentar os pontos fortes da BMW M a um público de entusiastas de corridas em todo o mundo. Com o novo BMW M2 MotoGP Safety Car transferimos a potência e a dinâmica deste automóvel de alta performance para as pistas de corrida. Assim como seus predecessores, o BMW M2 MotoGP Safety Car utiliza a inovação tecnológica, o desempenho, a precisão e a agilidade para ajudar a garantir a segurança em um dos maiores campeonatos mundiais de motociclismo, atributos que fazem do M, ‘a letra mais poderosa do mundo’ ”, celebra Frank van Meel, presidente da BMW Motorsport.
BMW M na MotoGP
O MotoGP e a BMW M formam uma parceria que já dura quase duas décadas. Desde 1999, a BMW M tem sido um integrante permanente da família MotoGP.
“O MotoGP nos oferece a oportunidade de apresentar os pontos fortes da BMW M a um público de entusiastas de corridas em todo o mundo. Com o novo BMW M2 MotoGP Safety Car transferimos a potência e a dinâmica deste automóvel de alta performance para as pistas de corrida. Assim como seus predecessores, o BMW M2 MotoGP Safety Car utiliza a inovação tecnológica, o desempenho, a precisão e a agilidade para ajudar a garantir a segurança em um dos maiores campeonatos mundiais de motociclismo, atributos que fazem do M, ‘a letra mais poderosa do mundo’ ”, celebra Frank van Meel, presidente da BMW Motorsport.
O MotoGP e a BMW M formam uma parceria que já dura quase duas décadas. Desde 1999, a BMW M tem sido um integrante permanente da família MotoGP.
E esta colaboração de sucesso com a empresa organizadora do MotoGP, a Dorna Sports, vem crescendo constantemente nos últimos anos.
Em 2014, a Dorna Sports e a BMW M estenderam sua cooperação até 2020. Esta é a 18ª participação da BMW M como “veículo oficial do MotoGP”.
Desde o início desta relação, a BMW vem introduzindo constantemente conceitos inovadores na categoria, assegurando o mais alto nível de segurança na pista, graças principalmente à avançada tecnologia.
Para esta temporada, além do cupê BMW M2, a frota de veículos oficiais da MotoGP conta com seis modelos diferentes: BMW M3 e BMW M4, como veículos de segurança, e os SAVs BMW X5 M e M550d xDrive, como veículos de resgate médico, e um BMW M5 a ser usado para o transporte do chefe de segurança da competição.
A BMW Motorrad também marcará presença na MotoGP, com duas safety bikes BMW S 1000 RR.
A temporada 2016 do MotoGP terá um total de 18 etapas e começa no próximo dia 20 de março, com o Grande Prêmio do Catar, no Circuito Internacional de Losail, em Doha.
A temporada 2016 do MotoGP terá um total de 18 etapas e começa no próximo dia 20 de março, com o Grande Prêmio do Catar, no Circuito Internacional de Losail, em Doha.
O GP de Valência, a ser disputado no Circuito Ricardo Tormo, em Valência (ESP), no dia 13 de novembro, fechará o calendário da categoria.
Para mais informações sobre a BMW do Brasil acesse:
www.bmw.com.br
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