Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 22 de março de 2019

Fim da cobrança antecipada de ICMS para expositores que vêm participar de eventos no Rio, lançamento do programa "Rumo ao Rio", assinatura pelo governador Wilson Witzel de 80 cartas de captação de eventos garantindo apoio na sua realização no Estado, e anúncio de uma grande festa a que chamou Rio Natal Luz, foram as propostas do encontro entre o governo do Estado e mais de 200 integrantes do trade turístico fluminense. Assista os vídeos de Alexandre Sampaio e Otávio Leite




Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Temos de ser justos, aplaudir e comemorar as ações realizadas, ontem, de manhã, no Rio de Janeiro em favor do desenvolvimento do Turismo no Estado, setor tão abandonado nos últimos anos: revogada a lei que exigia a cobrança antecipada do ICMS sobre os produtos que os expositores traziam para os eventos no estado, e que muitas vezes não eram vendidos, acarretando-lhes prejuízos. 

Lançado o programa "Rumo ao Rio" que visa a captação de eventos - congressos, conferências, jornadas, seminários, feiras, campeonatos, shows, etc. - com o apoio por escrito do governador do Estado. O Rio vem, nos últimos 20 anos, perdendo para, principalmente São Paulo, e outras capitais, eventos por falta de apoio e incentivos do governo do Estado e da Prefeitura carioca. 



Esse evento, que reuniu mais de 200 profissionais do trade turístico fluminense, aconteceu na manhã de hoje, no Rio Othon Palace Hotel, de Copacabana, com a presença do governador do Estado, Wilson Witzel, o secretário de Estado de Turismo, Otávio Leite, da subsecretária da pasta, professora Adriana Homem de Carvalho, além de presidentes das entidades do trade, Abav-RJ, ABIH, Abeoc Nacional e do Rio de Janeiro, SindiRio, Rio Convention & Visitors Bureau.

Antes de abrir a solenidade o secretário Otávio Leite falou ao Blog do Arnaldo Moreira sobre o que esse evento representa para o Rio, quando disse que "Estamos virando o jogo".

ASSISTA O VÍDEO:
https://youtu.be/TeW1wAEfWKY


O secretário Otávio Leite abriu a solenidade lembrando a  frase do governador Witzel, de que o turismo será a novo petróleo do Estado do Rio de Janeiro e garantindo que o governador apoiará todos os eventos que forrem realizados em território fluminense. 



Na ocasião, Otávio entregou ao governador uma pasta contendo 80 cartas de apoio do governo estadual aos eventos que o trade capte para o Rio, que Witzel assinou. Esse documento facilitará o acesso à infraestrutura de serviços públicos, sob gerência do governo estadual. O certificado poderá ser solicitado de forma simples e ágil. Basta acessar o site da Setur-RJ, clicar na aba “Rumo ao Rio” e preencher o formulário. O prazo para a resposta é de até sete dias úteis.

"Um governador do Rio de Janeiro participou pela primeira vez da maior feira de turismo do mundo, a ITB, de Berlim, quando propôs que à OMT - Organização Mundial do Turismo - a candidatura da cidade, para sediar a realização  da convenção mundial da entidade", disse.

Dado que o Rio de Janeiro foi a primeira cidade eleita Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco, fato que passou despercebido à maioria da população, a cidade sediará em Novembro deste ano evento da entidade.



O governador Witzel disse que o Rio de Janeiro participará na ITB de 2020 com um importante stand divulgando o turismo fluminense, o que acontecerá em outras feiras de turismo que acontecem em diversas capitais mundiais, entre elas citou Londres. O governador destinou R$ 20 milhões para a Secretaria de Turismo investir no marketing institucional divulgando o potencial turístico do Estado.

Witzel lembrou que o Rio de Janeiro receberá no segundo semestre do ano mais dois voos da companhia espanhola Iberia. "Não queremos tirar voos de nenhum estado para o Rio. Temos que ter mais voos para todos os estados e atrair mais linhas para o Brasil", defendeu.

O governador disse que já está preparando a documentação para retomar da prefeitura a posse do Sambódromo, que, lembrou, foi construído pelo governador Brizola. Witzel revelou que  pretende tornar o Sambódromo um verdadeiro pólo do samba para ser explorado turisticamente, criando ali um espaço gastronômico, lojas onde as comunidades do samba possam expor e vender produtos, inclusive miniaturas de objetos, carros das escolas.

O chefe do governo fluminense anunciou ainda que pretende mudar a sede do governo para o prédio EcoSapucai, "que será ocupado por 20 mil funcionários, revitalizando toda a região do Sambódromo".

"Estamos no momento trabalhando no marco regulatório dos blocos pra trazer cada vez mais pessoas para o carnaval de rua no Rio e no interior com segurança e qualidade. A Polícia Militar está se preparando para isso. Este ano teremos mais 1.500 a 1.700 novos pms, em 2020 serão mais 3.000, número que manteremos até o final do governo", revelou, ao informar que anualmente se aposentam 1.700 policiais.

Elogiou a suspensão da exigência de vistos de entrada no País de cidadãos estadunidenses, canadenses, japoneses e australianos pelo presidente da República, notícia que foi aplaudida pelas mais de duas centenas de profissionais de turismo presentes.

E ainda anunciou para novembro e dezembro eventos natalinos, culminando com um grande evento Natal Luz do Rio, na Praça da Apoteose. Mas deixou claro que o Sambódromo precisa de investimentos da ordem dos R$ 10 milhões para esses projetos se materializem.

Witzel manifestou seu compromisso com o interior do Estado ao anunciar que pretende dar pleno apoio aos municípios para que as festas que realizam tenham repercussão."Temos de olhar para o interior, o Rio não é só praia. O interior tem uma cultura forte e seus eventos precisam de divulgação", arrematou.

Chamado ao palco, um representante do Sinduscon - Sindicato da Construção Civil - anunciou que será realizado no Rio, no dia 15 de Maio, no Hotel Windsor Convention, o maior evento do setor quando será comemorado um século de existência da entidade.


Otávio Leite, Fátima Facuri, Wilson Witzel e a sub-secretária de Turismo do Estado, professora Adriana Homem de Carvalho.
Em nome do trade, a presidente da Abeoc Nacional, Fátima Facuri, agradeceu ao governador as medidas de promoção do turismo.

O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, também se pronunciou, em entrevista ao Blog, sobre os efeitos das ações apresentadas ao trade pelo governo do Estado.


Assista ao vídeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.