Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 30 de março de 2019

Os Citroën C3 não tiveram moleza na Córsega, no Tour de Corse



As duplas Sébastien Ogier - Julien Ingrassia e Esapekka Lappi - Janne Ferm da equipe Citroën Total World Rally Team não puderam expressar todo o seu potencial hoje, quando lutaram com uma configuração menos que ideal em estradas predominantemente desconhecidas. No entanto, com quase dois terços do Tour de Corse deste ano ainda por disputar, ambas as equipes estão a uma distância impressionante dos cinco primeiros.

Realizada entre Porto-Vecchio e Propriano, a etapa de abertura de hoje era incomum, pois não havia serviço de meia-etapa. Apenas uma zona de montagem dos pneus estava programada no intervalo entre as voltas da manhã e da tarde, o que se tornou crucial para obter o set-up ideal ou então acabar lutando o dia inteiro.
Infelizmente, o Citroën Total World Rally Team sofreu ao longo do primeiro dia. Reduzidos no início por um giro no SS1 e uma configuração menos que ideal, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia terminaram o primeiro loop na oitava posição. 

Enquanto isso, Esapekka Lappi e Janne Ferm fizeram um melhor começo, ficando em quinto no geral antes de também sofrerem um giro (SS3), o que resultou na queda de dois lugares.

Apesar de não terem conseguido fazer todas as alterações de configuração que gostariam de fazer na zona de montagem dos pneus, os pilotos - os únicos membros da equipe autorizados a trabalhar no carro - melhoraram um certo número de definições no C3 WRC com orientação da equipe técnica. 

O objetivo foi claramente aproveitar melhor seu potencial no segundo loop. Mostrando um espírito de luta considerável, Sébastien e Julien conseguiram subir para o sexto lugar geral, apenas 10,2s atrás do quarto lugar, enquanto Esapekka e Janne terminaram a primeira fase de abertura logo atrás dos seus companheiros de equipe.

Cobrindo apenas 35% da distância total, o primeiro dia do Tour de Corse deste ano foi pouco mais que um aperitivo comparado ao prato principal de amanhã, quando o rali segue para o norte da ilha do Mediterrâneo.

Quase cento e setenta e cinco quilômetros de estágios cronometrados aguardam as tripulações, incluindo duas corridas no novo teste de 47,18 km na região central de Castigniccia. Com suas estradas estreitas e sinuosas, onde é muito fácil errar o ritmo, pode haver muitas reviravoltas para vir ainda…

O QUE ELES DISSERAM...

Pierre Budar, Diretor da Citroën Racing Team

“É evidente que estávamos esperando por coisas melhores nesta etapa de abertura, mas sofremos por nossa configuração não estar completamente correta. Nossas equipes só puderam fazer pequenas mudanças e tiveram que fazer o melhor possível até o final do dia. Eles, no entanto, dirigiram bem, considerando que este é o seu primeiro evento totalmente asfáltico com o C3 WRC. Agora vamos tentar aproveitar ao máximo o serviço desta noite para acertar as coisas e capacitá-los a competir no seu nível normal amanhã ”.

Sébastien Ogier, piloto Citroën Total
“Foi um dia difícil, em que lutamos com a subviragem. Fizemos alguns ajustes menores e isso nos ajudou a limitar o tempo perdido no período da tarde, mas não foi o suficiente. Temos algumas ideias sobre como alterar a configuração para resolver os problemas, por isso tenho grandes esperanças de que podemos avançar na direção certa amanhã. Nós certamente faremos tudo que pudermos para voltar à classificação”.

Esapekka Lappi, piloto Citroën Total
"Acelerei com força as seções largas e rápidas dos estágios de hoje, mas tive os mesmos problemas nos cantos que o Seb. E nós também tivemos um giro, o que não ajudou em nada. Eu tenho fé na equipe para acertar as coisas e, obviamente, do meu lado, vou dar tudo o que puder. "

CLASSIFICAÇÃO DEPOIS DO 1º DIA
  1. Evans / Martin (Ford Fiesta WRC) 1: 09: 39.6
  2. Tänak / Järveoja (Toyota Yaris WRC) +4.5
  3. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) +9,8
  4. Sordo / Del Barrio (Hyundai i20 WRC) +26.1
  5. Suninen / Salminen (Ford Fiesta WRC) + 30,9
  6. Ogier / Ingrassia (Citroën C3 WRC) +36.3
  7. Lappi / Ferm (Citroën C3 WRC) +46.3
  8. Loeb / Elena (Hyundai i20 WRC) +2: 27,9
  9. Camilli / Buresi (VW Polo R5) +2: 46.4
  10. Bonato / Boulloud (Citroën C3 R5) +3: 06.4
VÍDEOS DE MELHORES MOMENTOS
Instagram: @CitroenRacing
YouTube: youtube.com/user/citroenwrt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.