- Uma nova empresa com agilidade, criatividade e eficiência para capturar as oportunidades da nova era da mobilidade, oferecendo soluções inovadoras que irão ajudar a mudar a forma como a sociedade se move.
- Rica herança proveniente de marcas automotivas icônicas e históricas, marcas de mobilidade inovadoras e raízes profundas nas comunidades em que opera.
- Bem posicionada para competir nos mercados globais, com 39 veículos eletrificados disponíveis até o final de 2021.
- Escala significativa, com posições comerciais bem estabelecidas na Europa, América do Norte e América Latina.
- Forte balanço patrimonial de abertura.
- Objetivo de mais de € 5 bilhões em sinergias anuais em condições estáveis.
- Estrutura de governança robusta desde o primeiro dia, dedicada a criar valor superior para todos os stakeholders.
- Sólido compromisso dos 400 mil empregados em superar as expectativas dos clientes e buscar a grandeza.
Hoje marca o nascimento da Stellantis NV [STLA] ("Stellantis" ou "a Empresa" ou "Grupo"), uma líder mundial para uma nova era de mobilidade sustentável, dedicada a fornecer liberdade de movimento com soluções de transporte diferenciadas, acessíveis e eficientes, posicionada de forma única para capturar as oportunidades estimulantes de uma indústria global que passa por mudanças rápidas e profundas.
Formada a partir da combinação de dois grupos com fortes históricos e com finanças sólidas, a Stellantis é uma empresa verdadeiramente global de 400 mil empregados diversos, altamente talentosos e experientes que projetam, desenvolvem, fabricam, distribuem e vendem veículos e soluções de mobilidade em todo o mundo, permanecendo profundamente enraizados nas comunidades em que vivem e trabalham.
O Conselho de Administração de 11 membros é liderado pelo Chairman John Elkann. Carlos Tavares, como CEO, lidera uma das equipes de gestão mais experientes e bem-sucedidas do setor, cuja diversidade, experiência e espírito competitivo estão entre seus principais pontos fortes. Com uma equipe forte de talentosos executivos incansavelmente comprometidos com a melhoria e inovação, a Stellantis está bem posicionada para continuar o histórico de criação de valor de suas empresas fundadoras para todos os stakeholders, guiadas por um princípio comum: desafiar o status quo.
Com uma herança orgulhosa que remonta a 125 anos, a Stellantis é o lar de um portfólio completo de marcas históricas que honraram a estrada e conquistaram o pódio no mundo do automobilismo. Fundadas por visionários que inspiraram essas marcas com paixão e espírito competitivo, as marcas cobrem todo o espectro de segmentos de mercado de veículos de passageiros de luxo, premium e convencionais a picapes pesadas, SUVs e veículos comerciais leves, bem como mobilidade, operações financeiras e marcas de peças e serviços consagradas.
A Stellantis já tem uma presença bem estabelecida em três regiões - Europa, América do Norte e América Latina - além de um potencial significativo a ser explorado em mercados importantes como China, África, Oriente Médio, Oceania e Índia. Com operações industriais em mais de 30 países, a empresa tem a capacidade de atender e superar com eficiência as expectativas dos consumidores e entregar veículos e serviços de qualidade incomparável em mais de 130 mercados.
A Stellantis começa com uma posição de força considerável, com margens operacionais robustas refletindo as posições de liderança da empresa na América do Norte, Europa e América Latina. A empresa espera alavancar seu tamanho e economias de escala para viabilizar o investimento em soluções de mobilidade inovadoras para seus clientes, visando sinergias anuais de mais de € 5 bilhões em condições estáveis. Essas estimativas de sinergia serão alcançadas por meio da implementação de estratégias inteligentes de compras e investimentos, otimizando a utilização de plataformas e powertrain, aplicando P&D de ponta e um foco contínuo em eficiência de fabricação e processos. Essas estimativas de sinergia não se baseiam no fechamento de qualquer planta resultante da transação.
Nove comitês de governança garantirão uma estrutura operacional eficiente desde o primeiro dia, incluindo desempenho e estratégia em toda a empresa, planejamento, regiões, manufatura, marca e estilo.
O portfólio da Stellantis é singularmente adequado para oferecer soluções distintas e sustentáveis de mobilidade para atender às crescentes necessidades de seus clientes, uma vez que adotam eletrificação, conectividade, direção autônoma e propriedade compartilhada. Como o mercado eletrificado continua a crescer, a Stellantis está bem posicionada hoje com 29 modelos eletrificados disponíveis e planeja introduzir dez veículos adicionais até o final deste ano.
A empresa está fortemente empenhada em desempenhar um papel ativo na contribuição para as sociedades em que opera, pois trabalha para atingir uma meta de longo prazo de neutralidade de carbono em todos os produtos, plantas produtivas e outras instalações.
Marcando a ocasião, John Elkann disse: “Não é por acaso que a Stellantis nasceu precisamente quando nosso mundo requer um novo tipo de empresa automotiva que defenda soluções limpas e inteligentes para fornecer liberdade de movimento para todos. Nossa escala global e alcance nos fornecem os recursos para investir em tecnologias de ponta, excelência diferenciada e escolha incomparável para nossos clientes. Mas é a diversidade geográfica e cultural das pessoas da Stellantis que, desde o primeiro dia, é nossa maior vantagem competitiva. São eles, com sua energia, seu know-how e seu compromisso constante, que fazem da Stellantis o que ela é hoje. E são eles que construirão dia a dia uma empresa ainda melhor para esta nova era de mobilidade”.
Comentando o primeiro dia de jornada da Stellantis, Carlos Tavares disse: “Este é um grande dia. Um ano depois de anunciarmos este projeto, a Stellantis nasce, apesar da perturbação social e econômica sem precedentes causada pela pandemia da COVID-19. Quero agradecer calorosamente a todas as equipes que tornaram isso possível e também a toda a força de trabalho que continuou a impulsionar nossas operações durante este ano excepcional. Isso demonstra a agilidade, criatividade e adaptabilidade de nossa empresa que pretende ser melhor em vez de maior, determinada a ser muito mais do que a soma das partes. É também mais um sinal da determinação da nova empresa em ser um player líder na indústria automotiva neste ambiente em constante mudança. A Stellantis se dedica a buscar a grandeza e melhorar o bem-estar de seus empregados".
A nova empresa começou a ser negociada ontem, 18 de janeiro, na Euronext (Paris) e na Borsa Italiana (Milão) e hoje na Bolsa de Valores de Nova York.
Amsterdã, 19 de janeiro de 2021
Sobre a Stellantis
A Stellantis é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo e provedora de mobilidade, guiada por uma visão clara: oferecer liberdade de movimento com soluções de mobilidade diferenciadas, acessíveis e confiáveis. Além da rica herança e ampla presença geográfica do grupo, seus principais pontos fortes residem em seu desempenho sustentável, profundidade de experiência e os talentos abrangentes de empregados que trabalham em todo o mundo. A Stellantis irá alavancar seu amplo e icônico portfólio de marcas, no espírito dos visionários que as inspiraram com paixão e com um espírito competitivo que sensibiliza empregados e clientes da mesma forma. A Stellantis aspira a se tornar a melhor, não a maior, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todos os públicos de interesse, bem como para as comunidades nas quais opera.
DECLARAÇÕES DE PERSPECTIVA FUTURA
Este documento contém declarações prospectivas. Em particular, essas declarações prospectivas incluem declarações relativas ao desempenho financeiro futuro e às expectativas do grupo combinado (o “Grupo") resultantes da fusão da FCA e do Groupe PSA quanto à realização e alcance de determinadas métricas direcionadas em qualquer data futura ou período futuro.
Essas declarações podem incluir termos como “pode”, “irá”, “espera”, “poderia”, “deveria”, “pretende”, “estimar”, “antecipar”, “acreditar”, “permanecer”, “no caminho certo”, “Design”, “meta”, “objetivo”, “finalidade”, “previsão”, “projeção”, “perspectiva”, “expectativa”, “plano” ou termos semelhantes.
Declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro. Em vez disso, baseiam-se no estado atual de conhecimento do Grupo, expectativas e projeções futuras sobre eventos futuros e são, por natureza, sujeitas a riscos e incertezas inerentes. Eles se relacionam a eventos e dependem de circunstâncias que podem ou não ocorrer ou existir no futuro e, como tal, não deve ser depositada confiança indevida nelas.
Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles expressos em previsões futuras como resultado de vários fatores, incluindo: o impacto da pandemia da Covid-19, a capacidade do Grupo lançar novos produtos com sucesso e manter volumes de vendas de veículos; mudanças nos mercados financeiros globais, ambiente econômico geral e mudanças na demanda por produtos automotivos, que são sujeitos a “ciclicidade”; mudanças nas condições políticas e econômicas locais, mudanças na política comercial e imposição de tarifas e/ou tributos globais e regionais ou tarifas/tributos direcionadas à indústria automotiva, promulgação de reformas tributárias ou outras mudanças nas leis e regulamentos tributários; a capacidade do Grupo de expandir algumas de suas marcas globalmente; sua capacidade de oferecer produtos inovadores e atraentes; sua capacidade de desenvolver, fabricar e vender veículos com recursos avançados, incluindo características aprimoradas de eletrificação, conectividade e direção autônoma; vários tipos de reclamações, ações judiciais, investigações governamentais e outras contingências, incluindo reclamações de responsabilidade e garantia do produto e reclamações ambientais, investigações e ações judiciais; despesas operacionais materiais relacionadas ao cumprimento das normas ambientais, de saúde e segurança; o intenso nível de concorrência na indústria automotiva, que pode aumentar devido à consolidação; exposição a déficits no financiamento dos planos de pensão de benefício definido do Grupo; a capacidade de fornecer ou providenciar acesso a financiamento adequado para revendedores e clientes de varejo e riscos associados relacionados ao estabelecimento e operações de empresas de serviços financeiros; a capacidade de acessar recursos para executar os planos de negócios do Grupo e melhorar seus negócios, condição financeira e resultados das operações; um mau funcionamento significativo, interrupção ou violação de segurança que comprometa os sistemas de tecnologia da informação ou os sistemas de controle eletrônico contidos nos veículos do Grupo; a capacidade do Grupo de obter benefícios antecipados de acordos de joint venture; rupturas decorrentes de instabilidade política, social e econômica; riscos associados ao nosso relacionamento com empregados, revendedores e fornecedores; aumentos de custos, interrupções no fornecimento ou escassez de matérias-primas; alterações nas relações trabalhistas e industriais, bem como nas leis trabalhistas aplicáveis; flutuações nas taxas de câmbio, alterações nas taxas de juros, risco de crédito e outros riscos de mercado; agitação política e civil; terremotos ou outros desastres; o risco de que as operações do Groupe PSA e da FCA não sejam integradas com sucesso e outros riscos e incertezas.
Quaisquer declarações prospectivas contidas neste documento são válidas apenas a partir da data deste documento e o Grupo renuncia a qualquer obrigação de atualizar ou revisar declarações prospectivas publicamente. Informações adicionais sobre o Grupo e seus negócios, incluindo fatores que podem afetar materialmente os resultados financeiros do Grupo, estão incluídas nos relatórios e arquivos protocolizados pela FCA junto à Securities and Exchange Commission (“SEC”) dos EUA (incluindo o registro da declaração prevista no Formulário F-4 arquivado na SEC em 24 de julho de 2020, conforme emendada, e declarada efetiva em 20 de novembro de 2020), os arquivos da AFM e CONSOB e PSA com a AFM.
A Stellantis estabelece uma governança eficiente desde o primeiro dia (“Dia Um”) com a nomeação da sua equipe executiva sênior, juntamente com os 9 comitês dedicados que coordenarão o desempenho e a estratégia de toda a empresa. *
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, disse: “Esta equipe altamente competitiva, comprometida e equilibrada aproveitará suas habilidades combinadas e experiências diversas para guiar a Stellantis para se tornar uma empresa grandiosa”.
* Conselho de Estratégia, Revisão de Negócios, Comitê de Programa Global, Comitê Industrial, Comitê de Alocações, Comitê Regional, Comitê de Marca, Revisão de Estilo, Revisão de Marca
CEO Carlos TAVARES
Estratégia e desempenho
. Head para Américas: Mike MANLEY
. Global Corporate Office: Silvia VERNETTI
. Chief Performance Officer: Emmanuel DELAY
. Chief Software Officer: Yves BONNEFONT
. Chief Affiliates Officer: Philippe de ROVIRA (*)
(*) Finanças de Vendas, Carros Usados, Peças e Serviços, Rede de Varejo
Chief Operating Officers por Região
. Europa ampliada: Maxime PICAT
> Vice Davide MELE
> Eurasia Xavier DUCHEMIN
. América do Norte: Mark STEWART
. América do Sul: Antonio FILOSA
. África & Oriente Médio: Samir CHERFAN
. China: Grégoire OLIVIER Interim, encarregado de DPCA
. Índia e Ásia Pacífic:o Carl SMILEY
> Asean Christophe MUSY
Chief Executive Officers das Marcas
. SUV Global
. Jeep: Christian MEUNIER Referente de Sinergias
. Marcas norte-americanas
> Chrysler: Timothy KUNISKIS Interim
> Dodge: Timothy KUNISKIS Referente de Sinergias
> Ram: Mike KOVAL
. Principais
> Citroën: Vincent COBEE
> Fiat & Abarth: Olivier FRANCOIS Referência para Sinergias & Global Chief Marketing Officer
. Mainstream superior
> Opel & Vauxhall: Michael LOHSCHELLER
> Peugeot: Linda JACKSON Referente de Sinergias
. Premium
> Alfa Romeo: Jean-Philippe IMPARATO Referente de Sinergias
> DS: Béatrice FOUCHER
> Lancia: Luca NAPOLITANO
. Luxo
> Maserati: Davide GRASSO
. Mobilidade
> Free2Move: Brigitte COURTEHOUX
> Leasys: Giacomo CARELLI
Diretores de Funções Globais
. Finanças: Richard PALMER
. RH & Transformação: Xavier CHEREAU
. General Counsel: Giorgio FOSSATI
. Planejamento: Olivier BOURGES
. Compras & Supply Chain: Michelle WEN
. Manufatura: Arnaud DEBOEUF
. Design: Ralph GILLES (CHRYSLER / DODGE / JEEP / RAM / MASERATI / FIAT América Latina)
Jean-Pierre PLOUE(ABARTH / ALFA ROMEO / CITROEN / DS / FIAT Europa / LANCIA/ OPEL /PEUGEOT / VAUXHALL)
. Engenharia: Harald WESTER
> Vice: Patrice LUCAS Linhas de produção múltiplas e Engenharia de projeto
> Vice: Nicolas MOREL
. CTO (Chief Technogy Officer): a ser definido
. Vendas & Marketing: Thierry KOSKAS
. Customer Experience: Richard SCHWARZWALD
> Vice: Jean-Christophe QUEMARD
. Comunicação & Responsabilidade Social Corporativa: Bertrand BLAISE
Link para os perfis:
https://www.stellantis.com/content/dam/stellantis-corporate/group/governance/leadership/bio/eng/Profiles_Stellantis_Global_VFinal.pdf
Amsterdã, 19 de Janeiro de 2021
Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles expressos em previsões futuras como resultado de vários fatores, incluindo: o impacto da pandemia da Covid-19, a capacidade do Grupo lançar novos produtos com sucesso e manter volumes de vendas de veículos; mudanças nos mercados financeiros globais, ambiente econômico geral e mudanças na demanda por produtos automotivos, que são sujeitos a “ciclicidade”; mudanças nas condições políticas e econômicas locais, mudanças na política comercial e imposição de tarifas e/ou tributos globais e regionais ou tarifas/tributos direcionadas à indústria automotiva, promulgação de reformas tributárias ou outras mudanças nas leis e regulamentos tributários; a capacidade do Grupo de expandir algumas de suas marcas globalmente; sua capacidade de oferecer produtos inovadores e atraentes; sua capacidade de desenvolver, fabricar e vender veículos com recursos avançados, incluindo características aprimoradas de eletrificação, conectividade e direção autônoma; vários tipos de reclamações, ações judiciais, investigações governamentais e outras contingências, incluindo reclamações de responsabilidade e garantia do produto e reclamações ambientais, investigações e ações judiciais; despesas operacionais materiais relacionadas ao cumprimento das normas ambientais, de saúde e segurança; o intenso nível de concorrência na indústria automotiva, que pode aumentar devido à consolidação; exposição a déficits no financiamento dos planos de pensão de benefício definido do Grupo; a capacidade de fornecer ou providenciar acesso a financiamento adequado para revendedores e clientes de varejo e riscos associados relacionados ao estabelecimento e operações de empresas de serviços financeiros; a capacidade de acessar recursos para executar os planos de negócios do Grupo e melhorar seus negócios, condição financeira e resultados das operações; um mau funcionamento significativo, interrupção ou violação de segurança que comprometa os sistemas de tecnologia da informação ou os sistemas de controle eletrônico contidos nos veículos do Grupo; a capacidade do Grupo de obter benefícios antecipados de acordos de joint venture; rupturas decorrentes de instabilidade política, social e econômica; riscos associados ao nosso relacionamento com empregados, revendedores e fornecedores; aumentos de custos, interrupções no fornecimento ou escassez de matérias-primas; alterações nas relações trabalhistas e industriais, bem como nas leis trabalhistas aplicáveis; flutuações nas taxas de câmbio, alterações nas taxas de juros, risco de crédito e outros riscos de mercado; agitação política e civil; terremotos ou outros desastres; o risco de que as operações do Groupe PSA e da FCA não sejam integradas com sucesso e outros riscos e incertezas.
Quaisquer declarações prospectivas contidas neste documento são válidas apenas a partir da data deste documento e o Grupo renuncia a qualquer obrigação de atualizar ou revisar declarações prospectivas publicamente. Informações adicionais sobre o Grupo e seus negócios, incluindo fatores que podem afetar materialmente os resultados financeiros do Grupo, estão incluídas nos relatórios e arquivos protocolizados pela FCA junto à Securities and Exchange Commission (“SEC”) dos EUA (incluindo o registro da declaração prevista no Formulário F-4 arquivado na SEC em 24 de julho de 2020, conforme emendada, e declarada efetiva em 20 de novembro de 2020), os arquivos da AFM e CONSOB e PSA com a AFM.
A Stellantis estabelece uma governança eficiente desde o primeiro dia (“Dia Um”) com a nomeação da sua equipe executiva sênior, juntamente com os 9 comitês dedicados que coordenarão o desempenho e a estratégia de toda a empresa. *
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, disse: “Esta equipe altamente competitiva, comprometida e equilibrada aproveitará suas habilidades combinadas e experiências diversas para guiar a Stellantis para se tornar uma empresa grandiosa”.
* Conselho de Estratégia, Revisão de Negócios, Comitê de Programa Global, Comitê Industrial, Comitê de Alocações, Comitê Regional, Comitê de Marca, Revisão de Estilo, Revisão de Marca
CEO Carlos TAVARES
Estratégia e desempenho
. Head para Américas: Mike MANLEY
. Global Corporate Office: Silvia VERNETTI
. Chief Performance Officer: Emmanuel DELAY
. Chief Software Officer: Yves BONNEFONT
. Chief Affiliates Officer: Philippe de ROVIRA (*)
(*) Finanças de Vendas, Carros Usados, Peças e Serviços, Rede de Varejo
Chief Operating Officers por Região
. Europa ampliada: Maxime PICAT
> Vice Davide MELE
> Eurasia Xavier DUCHEMIN
. América do Norte: Mark STEWART
. América do Sul: Antonio FILOSA
. África & Oriente Médio: Samir CHERFAN
. China: Grégoire OLIVIER Interim, encarregado de DPCA
. Índia e Ásia Pacífic:o Carl SMILEY
> Asean Christophe MUSY
Chief Executive Officers das Marcas
. SUV Global
. Jeep: Christian MEUNIER Referente de Sinergias
. Marcas norte-americanas
> Chrysler: Timothy KUNISKIS Interim
> Dodge: Timothy KUNISKIS Referente de Sinergias
> Ram: Mike KOVAL
. Principais
> Citroën: Vincent COBEE
> Fiat & Abarth: Olivier FRANCOIS Referência para Sinergias & Global Chief Marketing Officer
. Mainstream superior
> Opel & Vauxhall: Michael LOHSCHELLER
> Peugeot: Linda JACKSON Referente de Sinergias
. Premium
> Alfa Romeo: Jean-Philippe IMPARATO Referente de Sinergias
> DS: Béatrice FOUCHER
> Lancia: Luca NAPOLITANO
. Luxo
> Maserati: Davide GRASSO
. Mobilidade
> Free2Move: Brigitte COURTEHOUX
> Leasys: Giacomo CARELLI
Diretores de Funções Globais
. Finanças: Richard PALMER
. RH & Transformação: Xavier CHEREAU
. General Counsel: Giorgio FOSSATI
. Planejamento: Olivier BOURGES
. Compras & Supply Chain: Michelle WEN
. Manufatura: Arnaud DEBOEUF
. Design: Ralph GILLES (CHRYSLER / DODGE / JEEP / RAM / MASERATI / FIAT América Latina)
Jean-Pierre PLOUE(ABARTH / ALFA ROMEO / CITROEN / DS / FIAT Europa / LANCIA/ OPEL /PEUGEOT / VAUXHALL)
. Engenharia: Harald WESTER
> Vice: Patrice LUCAS Linhas de produção múltiplas e Engenharia de projeto
> Vice: Nicolas MOREL
. CTO (Chief Technogy Officer): a ser definido
. Vendas & Marketing: Thierry KOSKAS
. Customer Experience: Richard SCHWARZWALD
> Vice: Jean-Christophe QUEMARD
. Comunicação & Responsabilidade Social Corporativa: Bertrand BLAISE
Link para os perfis:
https://www.stellantis.com/content/dam/stellantis-corporate/group/governance/leadership/bio/eng/Profiles_Stellantis_Global_VFinal.pdf
Amsterdã, 19 de Janeiro de 2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário