São Bernardo do Campo (SP) – O Volkswagen Taos está chegando para reforçar a família de SUVs mais completa do mercado brasileiro. Junto com os modelos Nivus, T-Cross e Tiguan Allspace, o Taos faz parte da maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen. O modelo será lançado no segundo trimestre deste ano e chega para ser a nova referência no segmento de utilitários esportivos médios, em termos de segurança, performance, conectividade e espaço interno.O Taos é o primeiro SUV produzido pela Volkswagen na fábrica de General Pacheco, na Argentina. O projeto foi um desenvolvimento conjunto da Volkswagen América do Sul e da América do Norte –o modelo está sendo produzido também na fábrica de Puebla, no México, para abastecer o México e, em breve, os Estados Unidos e o Canadá. No mercado brasileiro, o Taos vai ocupar o posto de SUV médio premium, entre o T-Cross, SUV compacto mais vendido do Brasil em 2020, e o Tiguan, o SUV mais vendido da Europa e um dos SUVs mais vendidos do mundo nos últimos anos.
Performance acima da média
O Taos foi desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB, a mais avançada do Grupo Volkswagen no mundo. Isso significa que o Taos tem, na estrutura, materiais de alta tecnologia, que ajudam a reduzir o peso total. Resultado: o Taos pesa apenas 1.420 kg, significativamente mais leve que os SUVs médios. Some isso ao eficiente motor 250 TSI (150 cv e 25,5 kgfm) e você terá a melhor relação peso/torque entre os concorrentes diretos, com 55,69 kg/kgfm. E com o torque máximo disponível em uma ampla faixa, de 1.500 a 4.000 rpm! Ou seja, o Taos faz ultrapassagens mais rápidas e seguras. Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 194 km/h.O motor 1,4L TSI, fabricado na planta de São Carlos, interior de São Paulo, é o mais premiado da história do International Engine of the Year, por conciliar excelente desempenho e baixo consumo de combustível. Esse motor traz o que há de mais avançado em motores de combustão interna: bloco e cabeçote de alumínio, turbocompressor de baixa inércia, injeção direta de combustível, quatro válvulas por cilindro, duplo circuito de arrefecimento e intercooler ar-água (trocador de calor). A transmissão é a automática de seis marchas (AQ-250), com possibilidade de trocas sequenciais na alavanca de câmbio ou nos shift paddles do volante. Esse conjunto chega a todas as versões do Taos, acompanhado de uma alavanca iluminada.
O propulsor trabalha em conjunto com o sistema Start-stop, que desliga o motor ao parar o veículo, economizando combustível. O motorista pode desligar a função no botão “touch” do sistema de infotainment VW Play. Lá também é possível gerenciar o Modo de perfil de condução. Há quatro modos: Eco, Normal, Sport ou Individual. Eles alteram parâmetros da direção, do conjunto motor/câmbio, da climatização, do ACC (Adaptive Cruise Control) e do Ambient Light –iluminação ambiente com opção de 10 cores, que percorre o painel e as portas, conferindo mais requinte e sofisiticação ao interior do Taos.
Espaço para toda a família
Outro grande benefício da Estratégia Modular MQB é o espaço interno privilegiado. Além do amplo porta-malas de 498 litros, há espaço de sobra para os cinco ocupantes. Um dos motivos é a combinação de entre-eixos longo (2.680 mm) e ótima largura (1.841 mm), acomodando três adultos no banco traseiro com conforto e segurança. O comprimento do Taos é de 4.461 mm, incluindo os 900 mm do balanço dianteiro e 881 mm do balanço traseiro. A altura total é de 1.626 mm e a capacidade do tanque de combustível, 51 litros.
O Taos é classificado como um SUV, de acordo com o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), considerando as combinações de ângulo de entrada (19°), ângulo de saída (26,3°) e ângulo de rampa (20,1°), além do vão livre do solo entre os eixos (246 mm). Tudo isso se traduz em um SUV perfeito para diferentes tipos de uso, sem raspar o assoalho ou os para-choques nos obstáculos do dia-a-dia. O conjunto de rodas de 18 polegadas e pneus na medida 215/55 R18 reforçam o caráter de veículo utilitário esportivo nato.
Referência em tecnologia e conectividade
No segmento de SUVs médios, o Taos também se destaca pela conectividade acima da média. O painel é composto por uma ‘ilha digital’, com duas telas incríveis de 10 polegadas cada uma. De um lado, o painel digital Active Info Display, totalmente configurável, controlado pelo novo volante multifuncional da Volkswagen, herdado do Golf 8 europeu; ao lado, está o VW Play, novo sistema de infotainment desenvolvido no Brasil, com uma tela sensível ao toque de alta resolução. O VW Play possui ainda uma loja de aplicativos própria (VW Play Apps), HD interno de 10 GB e apps que permitem múltiplas funcionalidades, como agendar a revisão do carro, pagar estacionamento, ouvir audiobooks e baixar mapas de navegação, como o Waze, por exemplo.
Em termos de conforto, o Taos vem equipado com o ar-condicionado Climatronic dual-zone, que controla a temperatura de forma eletrônica, possibilitando que motorista e passageiro selecionem a temperatura mais conveniente. Além disso, os passageiros do banco de trás também podem comemorar: há difusor de ar-condicionado traseiro com ajuste de fluxo, acoplado ao console central prolongado.
Segurança e conforto de carro premium
O Taos vem de série com freio de estacionamento eletromecânico, acionado automaticamente no momento em que a porta do motorista é aberta (velocidade menor do que 3 km/h) –ou por meio do botão no console. Para destravar o freio, basta posicionar a alavanca em “D” (Drive) e pressionar levemente o acelerador, dando mais conforto e praticidade ao motorista. O Taos conta com suspensão independente nas quatro rodas, do tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira, em todas as versões. Dessa forma, a suspensão proporciona mais conforto e estabilidade em todas as condições de uso.
Entre os itens de segurança exclusivos no segmento, destaque para o ACC -Controle Adaptativo de Cruzeiro com função Stop&Go. Ele possibilita que o motorista estabeleça uma velocidade e uma distância para o carro à frente –e o sistema freia e acelera o carro de modo autônomo. Se o veículo à frente parar, o Taos também vai parar e arrancar novamente dentro de 3 segundos, situação comum em engarrafamentos, por exemplo.
Outra função muito importante do sistema é a Frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres, que, a partir de um radar frontal, identifica o risco de acidente ou atropelamento –e alerta o motorista. Caso não haja reação, o Taos freia automaticamente. Na traseira, o modelo possui câmera de ré e Detector de tráfego traseiro, o qual identifica movimentos atrás do veículo e pode até frear automaticamente o carro, se detectar um risco iminente.
Nos retrovisores externos, o Taos incorpora diversas funções, entre elas o recolhimento automático ao travar as portas e a função tilt down, que abaixa o espelho do lado do passageiro, para facilitar as manobras de estacionamento. O Taos possui também Detector de ponto cego, um item de segurança muito importante. Caso os sensores detectem um veículo atrás, no ponto cego do retrovisor, o sistema emite luzes nos espelhos externos, alertando para que o motorista não troque de faixa naquele momento.
Há ainda dois itens exclusivos no segmento: Detector de fadiga (sistema monitora a forma de dirigir e emite um aviso sonoro e visual, caso o motorista apresente sinais de cansaço) e Sistema de frenagem pós-colisão. Esse sistema atua em conjunto com o Controle eletrônico de estabilidade (ESC), freando o carro após um primeiro impacto, reduzindo significativamente as consequências de acidentes multicolisão.
O sistema Kessy é um item muito desejado pelos clientes. Basta estar com a chave presencial próxima à porta dianteira, no bolso da calça ou na bolsa, por exemplo, para que o sistema reconheça o sensor e permita abrir e fechar as portas com um leve toque na maçaneta, além de autorizar a partida do motor por meio do botão no console. O Kessy ainda pode fechar os vidros e até o teto solar panorâmico, outro item muito procurado pelos clientes nessa categoria de veículo.
Definitivamente, o Taos chega para ser o SUV médio premium da Volkswagen, com itens de tecnologia até então presentes apenas no segmento de alto luxo.
O Taos é o primeiro SUV produzido pela Volkswagen na fábrica de General Pacheco, na Argentina. O projeto foi um desenvolvimento conjunto da Volkswagen América do Sul e da América do Norte –o modelo está sendo produzido também na fábrica de Puebla, no México, para abastecer o México e, em breve, os Estados Unidos e o Canadá. No mercado brasileiro, o Taos vai ocupar o posto de SUV médio premium, entre o T-Cross, SUV compacto mais vendido do Brasil em 2020, e o Tiguan, o SUV mais vendido da Europa e um dos SUVs mais vendidos do mundo nos últimos anos.
O Taos foi desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB, a mais avançada do Grupo Volkswagen no mundo. Isso significa que o Taos tem, na estrutura, materiais de alta tecnologia, que ajudam a reduzir o peso total. Resultado: o Taos pesa apenas 1.420 kg, significativamente mais leve que os SUVs médios. Some isso ao eficiente motor 250 TSI (150 cv e 25,5 kgfm) e você terá a melhor relação peso/torque entre os concorrentes diretos, com 55,69 kg/kgfm. E com o torque máximo disponível em uma ampla faixa, de 1.500 a 4.000 rpm! Ou seja, o Taos faz ultrapassagens mais rápidas e seguras. Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 194 km/h.
O motor 1,4L TSI, fabricado na planta de São Carlos, interior de São Paulo, é o mais premiado da história do International Engine of the Year, por conciliar excelente desempenho e baixo consumo de combustível. Esse motor traz o que há de mais avançado em motores de combustão interna: bloco e cabeçote de alumínio, turbocompressor de baixa inércia, injeção direta de combustível, quatro válvulas por cilindro, duplo circuito de arrefecimento e intercooler ar-água (trocador de calor). A transmissão é a automática de seis marchas (AQ-250), com possibilidade de trocas sequenciais na alavanca de câmbio ou nos shift paddles do volante. Esse conjunto chega a todas as versões do Taos, acompanhado de uma alavanca iluminada.
O propulsor trabalha em conjunto com o sistema Start-stop, que desliga o motor ao parar o veículo, economizando combustível. O motorista pode desligar a função no botão “touch” do sistema de infotainment VW Play. Lá também é possível gerenciar o Modo de perfil de condução. Há quatro modos: Eco, Normal, Sport ou Individual. Eles alteram parâmetros da direção, do conjunto motor/câmbio, da climatização, do ACC (Adaptive Cruise Control) e do Ambient Light –iluminação ambiente com opção de 10 cores, que percorre o painel e as portas, conferindo mais requinte e sofisiticação ao interior do Taos.
Espaço para toda a família
Outro grande benefício da Estratégia Modular MQB é o espaço interno privilegiado. Além do amplo porta-malas de 498 litros, há espaço de sobra para os cinco ocupantes. Um dos motivos é a combinação de entre-eixos longo (2.680 mm) e ótima largura (1.841 mm), acomodando três adultos no banco traseiro com conforto e segurança. O comprimento do Taos é de 4.461 mm, incluindo os 900 mm do balanço dianteiro e 881 mm do balanço traseiro. A altura total é de 1.626 mm e a capacidade do tanque de combustível, 51 litros.
O Taos é classificado como um SUV, de acordo com o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), considerando as combinações de ângulo de entrada (19°), ângulo de saída (26,3°) e ângulo de rampa (20,1°), além do vão livre do solo entre os eixos (246 mm). Tudo isso se traduz em um SUV perfeito para diferentes tipos de uso, sem raspar o assoalho ou os para-choques nos obstáculos do dia-a-dia. O conjunto de rodas de 18 polegadas e pneus na medida 215/55 R18 reforçam o caráter de veículo utilitário esportivo nato.
Referência em tecnologia e conectividade
No segmento de SUVs médios, o Taos também se destaca pela conectividade acima da média. O painel é composto por uma ‘ilha digital’, com duas telas incríveis de 10 polegadas cada uma. De um lado, o painel digital Active Info Display, totalmente configurável, controlado pelo novo volante multifuncional da Volkswagen, herdado do Golf 8 europeu; ao lado, está o VW Play, novo sistema de infotainment desenvolvido no Brasil, com uma tela sensível ao toque de alta resolução. O VW Play possui ainda uma loja de aplicativos própria (VW Play Apps), HD interno de 10 GB e apps que permitem múltiplas funcionalidades, como agendar a revisão do carro, pagar estacionamento, ouvir audiobooks e baixar mapas de navegação, como o Waze, por exemplo.
Em termos de conforto, o Taos vem equipado com o ar-condicionado Climatronic dual-zone, que controla a temperatura de forma eletrônica, possibilitando que motorista e passageiro selecionem a temperatura mais conveniente. Além disso, os passageiros do banco de trás também podem comemorar: há difusor de ar-condicionado traseiro com ajuste de fluxo, acoplado ao console central prolongado.
Segurança e conforto de carro premium
O Taos vem de série com freio de estacionamento eletromecânico, acionado automaticamente no momento em que a porta do motorista é aberta (velocidade menor do que 3 km/h) –ou por meio do botão no console. Para destravar o freio, basta posicionar a alavanca em “D” (Drive) e pressionar levemente o acelerador, dando mais conforto e praticidade ao motorista. O Taos conta com suspensão independente nas quatro rodas, do tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira, em todas as versões. Dessa forma, a suspensão proporciona mais conforto e estabilidade em todas as condições de uso.
Entre os itens de segurança exclusivos no segmento, destaque para o ACC -Controle Adaptativo de Cruzeiro com função Stop&Go. Ele possibilita que o motorista estabeleça uma velocidade e uma distância para o carro à frente –e o sistema freia e acelera o carro de modo autônomo. Se o veículo à frente parar, o Taos também vai parar e arrancar novamente dentro de 3 segundos, situação comum em engarrafamentos, por exemplo.
Outra função muito importante do sistema é a Frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres, que, a partir de um radar frontal, identifica o risco de acidente ou atropelamento –e alerta o motorista. Caso não haja reação, o Taos freia automaticamente. Na traseira, o modelo possui câmera de ré e Detector de tráfego traseiro, o qual identifica movimentos atrás do veículo e pode até frear automaticamente o carro, se detectar um risco iminente.
Nos retrovisores externos, o Taos incorpora diversas funções, entre elas o recolhimento automático ao travar as portas e a função tilt down, que abaixa o espelho do lado do passageiro, para facilitar as manobras de estacionamento. O Taos possui também Detector de ponto cego, um item de segurança muito importante. Caso os sensores detectem um veículo atrás, no ponto cego do retrovisor, o sistema emite luzes nos espelhos externos, alertando para que o motorista não troque de faixa naquele momento.
Há ainda dois itens exclusivos no segmento: Detector de fadiga (sistema monitora a forma de dirigir e emite um aviso sonoro e visual, caso o motorista apresente sinais de cansaço) e Sistema de frenagem pós-colisão. Esse sistema atua em conjunto com o Controle eletrônico de estabilidade (ESC), freando o carro após um primeiro impacto, reduzindo significativamente as consequências de acidentes multicolisão.
O sistema Kessy é um item muito desejado pelos clientes. Basta estar com a chave presencial próxima à porta dianteira, no bolso da calça ou na bolsa, por exemplo, para que o sistema reconheça o sensor e permita abrir e fechar as portas com um leve toque na maçaneta, além de autorizar a partida do motor por meio do botão no console. O Kessy ainda pode fechar os vidros e até o teto solar panorâmico, outro item muito procurado pelos clientes nessa categoria de veículo.
Definitivamente, o Taos chega para ser o SUV médio premium da Volkswagen, com itens de tecnologia até então presentes apenas no segmento de alto luxo.
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