São Paulo, 7 de janeiro de 2022 – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) divulgou hoje os números do fechamento de 2021, com ligeira melhora na comparação com o crítico ano de 2020, mas ainda aquém do potencial de demanda interna e externa por autoveículos. “A crise global de semicondutores provocou diversas paralisações de fábricas ao longo do ano por falta de componentes eletrônicos, levando a uma perda estimada em 300 mil veículos. Para este ano, a previsão ainda é de restrições na oferta por falta de componentes, mas num grau inferior ao de 2021, o que projeta mais um degrau de recuperação”, afirmou o presidente Luiz Carlos Moraes.
Vídeo da entrevista da Anfavea está disponível neste link:
https://youtu.be/5-IBuvluiyI
Produção – Dezembro foi o melhor mês do ano, com 210,9 mil autoveículos produzidos. Com isso, o ano fechou com 2.248,3 mil unidades, alta de 11,6% sobre 2020. No ranking global de produtores, o Brasil retomou a oitava colocação perdida no ano anterior para a Espanha. Para 2022, a expectativa é de um aumento de 9,4%, com 2,46 milhões de unidades produzidas.
Mercado interno – Como ocorre tradicionalmente, o último mês do ano foi o de maior volume de vendas, com 207,1 mil unidades licenciadas. Mesmo assim, foi o pior dezembro em cinco anos. O acumulado chegou a 2,12 milhões de unidades, apenas 3% acima de 2020, o que manteve o Brasil na sétima colocação do ranking global, por poucas unidades atrás da França. Para este ano, a ANFAVEA projeta vendas de 2,3 milhões de autoveículos, uma alta de 8,5% sobre 2021.
Exportações – A rápida recuperação após o pico da pandemia em mercados como Chile, Colômbia, Peru e Uruguai ajudou a impulsionar as exportações de veículos brasileiros, apesar das restrições comerciais impostas pelo governo argentino. Com isso, as 376,4 mil unidades exportadas representaram crescimento de 16% sobre o ano anterior. Pela primeira vez, a Argentina representou menos da metade dos embarques nacionais (34% do total). Em valores, as exportações tiveram alta ainda maior, de 37,8%, por conta do envio mais representativo de veículos com maior valor agregado, como caminhões e SUVs. Para 2022, a expectativa é de exportar 390 mil unidades, um incremento de 3,6% sobre o ano anterior.
Empregos – As vagas diretas em fábricas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus tiveram ligeira queda em relação a dezembro de 2020, de 0,2%. O setor fechou o ano com 101,1 mil empregados. O quadro é de estabilidade, apesar do fechamento de algumas fábricas no início de 2021 e das constantes paradas de produção em função da falta de componentes eletrônicos nas linhas de montagem.
Expectativas – Na primeira coletiva de imprensa do ano, o Presidente da ANFAVEA adotou um tom de otimismo moderado. “Temos uma indústria resiliente, que trabalhou de forma intensa para proteger seus funcionários nesses dois anos de crise, mitigar perdas e manter investimentos em produtos, dado que entramos em 2022 com uma nova e rigorosa fase do Proconve para veículos leves, que reduz ainda mais as emissões dos automóveis brasileiros”, destacou. “Apesar das turbulências econômicas e do ano eleitoral, apostamos numa recuperação de todos os indicadores da indústria, que poderiam ser ainda melhores se houvesse um ambiente de negócios mais favorável e uma reestruturação tributária sobre os produtos industrializados”, concluiu Moraes.
Pergunta do Blog: Como a Anfavea vê o quadro dos elétricos e qual a expectativa de crescimento para este ano?
"O carro elétrico teve um crescimento relevante, inclusive na próxima carta da Anfavea teremos um capítulo especial para o mostrar como mais detalhes sobre esse segmento que vai crescer no Brasil. Várias montadoras estão trazendo vários modelos para o País tentando criar esse mercado, que está limitado pelo preço e infelizmente por uma carga tributária inadequada para essas novas tecnologias. O Brasil poderia ter maior participação se adotasse a exemplo dos mercados modernos, avançados privilegiando o sistema tributário para o consumidor, não para as montadoras, de tal forma que permitiria esse volume adicional. As montadoras e a Anfavea estão discutindo muito sobre infraestrutura para facilitar a vida e oferecer ao consumidor mais confiabilidade. Não temos uma previsão específica para esse segmento ainda, mas vamos avançando nas discussões. E aqui volto a falar sobre o nosso programa de descarbonização que prevemos até 2030 a 2035 teremos de 30 a 35% de veículos com essas novas tecnologias, em condições econômicas aceitáveis. Essa é a condiçao da Anfavea que está debruçada sobre esses estudos para não só viabilizar o mercado consumidor, mas também a infraestrutura e a viabilizar uma política que pública que permita criar e fato esse mercado, inclusive a criação de linhas de crédito adequadas", esclareceu Moraes.
Licenciamento
New vehicle registration –
locally-manufactured / Matriculación de vehículos nuevos - nacionales
Variações percentuais
Percent variations /
Variaciones porcentuales
|
Licenciamento de autoveículos
novos importados
New vehicle registration –
imported / Matriculación de vehículos nuevos - importados
Variações percentuais
Percent variations / Variaciones porcentuales
Unidades Units / Unidades
Total / Total / Total Veículos leves / Light vehicles / Vehículos livianos Automóveis / Passenger cars /
Automóviles Comerciais leves / Light commercials / Comerciales livianos |
DEZ DEC/DIC A |
NOV NOV/NOV B |
JAN-DEZ JAN-DEC/ENE-DIC C |
DEZ DEC/DIC D |
JAN-DEZ JAN-DEC/ENE-DIC E |
A/B |
A/D |
C/E |
29.188 28.876 16.433 12.443 |
24.660 24.355 14.860 9.495 |
253.778 247.921 141.153 106.768 |
21.051 20.524 11.495 9.029 |
211.619 207.683 117.823 89.860 |
18,4 18,6 10,6 31,0 |
38,7 40,7 43,0 37,8 |
19,9 19,4 19,8 18,8 |
|
Caminhões / Trucks / Camiones |
310 |
305 |
5.855 |
527 |
3.936 |
1,6 |
-41,2 |
48,8 |
Semileves / Semi-light / Semilivianos |
251 |
209 |
5.458 |
514 |
3.878 |
20,1 |
-51,2 |
40,7 |
Leves / Light / Livianos |
56 |
81 |
315 |
12 |
21 |
-30,9 |
366,7 |
1.400,0 |
Médios / Medium / Medianos |
2 |
8 |
32 |
0 |
4 |
-75,0 |
- |
700,0 |
Semipesados / Semi-heavy / Semipesados |
0 |
4 |
24 |
0 |
22 |
0,0 |
- |
9,1 |
Pesados / Heavy / Pesados |
1 |
3 |
26 |
1 |
11 |
-66,7 |
0,0 |
136,4 |
Ônibus / Buses / Ómnibus y Colectivos |
2 |
0 |
2 |
0 |
0 |
- |
- |
- |
Mil unidades Thousand units / Miles
de unidades |
JAN JAN/ENE |
FEV FEB/FEB |
MAR MAR/MAR |
ABR APR/ABR |
MAI MAY/MAY |
JUN JUN/JUN |
JUL JUL/JUL |
AGO AUG/AGO |
SET SEP/SET |
OUT OCT/OCT |
NOV NOV/NOV |
DEZ DEC/DIC |
ANO YEAR/AÑO |
|
2018 |
21,0 |
18,4 |
24,4 |
26,8 |
26,3 |
26,2 |
27,4 |
30,4 |
26,3 |
29,0 |
25,8 |
28,4 |
310,5 |
|
2019 |
23,9 |
21,9 |
23,0 |
26,2 |
25,6 |
22,7 |
25,1 |
26,1 |
24,8 |
25,2 |
23,6 |
29,5 |
297,7 |
|
2020 |
22,3 |
21,1 |
17,2 |
8,4 |
9,8 |
17,1 |
18,8 |
17,9 |
19,2 |
19,0 |
19,9 |
21,1 |
211,6 |
|
2021 |
16,2 |
13,7 |
17,4 |
17,1 |
19,4 |
24,4 |
24,5 |
23,3 |
21,9 |
22,0 |
24,7 |
29,2 |
253,8 |
New
vehicle registration – locally-manufactured and imported / Matriculación de
vehículos nuevos - nacionales e importados
Variações percentuais
Mil unidades Thousand units / Miles de
unidades |
JAN JAN/ENE |
FEV FEB/FEB |
MAR MAR/MAR |
ABR APR/ABR |
MAI MAY/MAY |
JUN JUN/JUN |
JUL JUL/JUL |
AGO AUG/AGO |
SET SEP/SET |
OUT OCT/OCT |
NOV NOV/NOV |
DEZ DEC/DIC |
ANO YEAR/AÑO |
|
2018 |
181,3 |
156,9 |
207,4 |
217,3 |
201,9 |
202,0 |
217,5 |
248,6 |
213,3 |
254,7 |
230,9 |
234,5 |
2.566,4 |
|
2019 |
199,8 |
198,6 |
209,2 |
231,9 |
245,4 |
223,2 |
243,6 |
243,0 |
234,8 |
253,4 |
242,3 |
262,6 |
2.787,9 |
|
2020 |
193,5 |
201,0 |
163,6 |
55,7 |
62,2 |
132,8 |
174,5 |
183,4 |
207,7 |
215,0 |
225,0 |
244,0 |
2.058,4 |
|
2021 |
171,1 |
167,4 |
189,4 |
175,1 |
188,7 |
182,5 |
175,5 |
172,8 |
155,1 |
162,3 |
173,0 |
207,1 |
2.119,9 |
Fonte/Source/Fuente: Renavam/Denatran.
Imported
vehicle share of new vehicle registration / Participación de los vehículos
importados en la matriculación de vehículos nuevos
Participação
em % Share / Participación |
JAN JAN/ENE |
FEV FEB/FEB |
MAR MAR/MAR |
ABR APR/ABR |
MAI MAY/MAY |
JUN JUN/JUN |
JUL JUL/JUL |
AGO AUG/AGO |
SET SEP/SET |
OUT OCT/OCT |
NOV NOV/NOV |
DEZ DEC/DIC |
ANO YEAR/AÑO |
|
2018 |
11,6 |
11,7 |
11,8 |
12,3 |
13,0 |
13,0 |
12,6 |
12,2 |
12,3 |
11,4 |
11,2 |
12,1 |
12,1 |
|
2019 |
12,0 |
11,0 |
11,0 |
11,3 |
10,4 |
10,2 |
10,3 |
10,8 |
10,6 |
9,9 |
9,7 |
11,2 |
10,7 |
|
2020 |
11,5 |
10,5 |
10,5 |
15,0 |
15,7 |
12,9 |
10,8 |
9,7 |
9,2 |
8,8 |
8,8 |
8,6 |
10,3 |
|
2021 |
9,4 |
8,2 |
9,2 |
9,8 |
10,3 |
13,4 |
14,0 |
13,5 |
14,1 |
13,5 |
14,3 |
14,1 |
12,0 |
Participação em %
1000 cm³ / 1000 cm³ / 1000
cm³ |
46,3 |
48,4 |
48,5 |
46,7 |
41,8 |
41,8 |
47,0 |
47,5 |
48,7 |
49,1 |
49,8 |
51,0 |
47,9 |
+ de 1000
cm³ a 2000 cm³ / +1000 cm³ to 2000 cm³ / + de 1000 cm³ a 2000 cm³ |
52,1 |
50,0 |
49,8 |
51,0 |
55,6 |
56,1 |
51,2 |
51,0 |
49,8 |
49,4 |
48,7 |
47,5 |
50,4 |
+ de 2000 cm³ / from 2000
cm³ onwards / + de 2000 cm³ |
1,6 |
1,6 |
1,7 |
2,3 |
2,6 |
2,1 |
1,8 |
1,5 |
1,6 |
1,5 |
1,5 |
1,5 |
1,7 |
1000 cm³ / 1000 cm³ / 1000
cm³ |
49,7 |
51,6 |
48,2 |
45,6 |
43,6 |
39,4 |
37,9 |
37,1 |
40,3 |
41,6 |
42,0 |
46,1 |
43,8 |
+ de 1000
cm³ a 2000 cm³ / +1000 cm³ to 2000 cm³ / + de 1000 cm³ a 2000 cm³ |
48,7 |
46,9 |
50,3 |
52,3 |
54,8 |
58,5 |
59,8 |
60,5 |
57,3 |
56,4 |
56,2 |
52,0 |
54,3 |
+ de 2000 cm³ / from 2000
cm³ onwards / + de 2000 cm³ |
1,6 |
1,5 |
1,5 |
2,0 |
1,7 |
2,1 |
2,3 |
2,4 |
2,3 |
2,0 |
1,9 |
1,9 |
1,9 |
Fonte/Source/Fuente:
Renavam/Denatran.
Vehicle registration (passenger cars and light commercials) by fuel type- locally-manufactured and imported
Matriculación de automóviles y comerciales livianos
por combustible-nacionales e importados
Unidades Units/Unidades |
JAN JAN/ENE |
FEV FEB/FEB |
MAR MAR/MAR |
ABR APR/ABR |
MAI MAY/MAY |
JUN JUN/JUN |
JUL JUL/JUL |
AGO AUG/AGO |
SET SEP/SET |
OUT OCT/OCT |
NOV NOV/NOV |
DEZ DEC/DIC |
ANO YEAR/AÑO |
|
Gasolina /
Gasoline / Gasolina |
4.629 |
5.383 |
4.005 |
1.292 |
2.349 |
5.389 |
5.829 |
5.882 |
6.459 |
5.909 |
5.763 |
6.041 |
58.930 |
|
Híbrido/Elétrico / Hybrid/Electric / Híbrido/Eléctrico* |
1.568 |
2.053 |
1.570 |
442 |
601 |
1.334 |
1.668 |
1.943 |
2.113 |
2.273 |
2.231 |
1.949 |
19.745 |
|
Flex fuel |
158.721 |
167.375 |
135.044 |
41.142 |
44.734 |
102.259 |
138.040 |
148.276 |
168.352 |
175.742 |
184.524 |
200.790 |
1.664.999 |
|
Diesel / Diesel / Diesel |
19.764 |
18.488 |
15.685 |
8.587 |
9.021 |
13.813 |
17.887 |
17.721 |
22.241 |
21.775 |
21.968 |
24.204 |
211.154 |
|
Gasolina /
Gasoline / Gasolina |
3.890 |
3.737 |
3.925 |
4.142 |
4.923 |
5.768 |
5.429 |
5.352 |
4.153 |
3.789 |
3.878 |
4.600 |
53.587 |
|
Híbrido/Elétrico / Hybrid/Electric / Híbrido/Eléctrico* |
1.321 |
1.389 |
1.872 |
2.708 |
3.102 |
3.507 |
3.625 |
3.873 |
2.756 |
2.787 |
3.505 |
4.545 |
34.990 |
|
Flex fuel |
138.279 |
137.582 |
152.104 |
136.352 |
147.002 |
139.318 |
127.771 |
122.227 |
110.650 |
122.731 |
131.895 |
158.437 |
1.624.348 |
|
Diesel / Diesel / Diesel |
19.097 |
15.780 |
19.549 |
20.955 |
20.547 |
21.058 |
25.381 |
27.105 |
25.036 |
21.090 |
22.171 |
26.408 |
264.185 |
Participação
em % Share / Participación |
JAN JAN/ENE |
FEV FEB/FEB |
MAR MAR/MAR |
ABR APR/ABR |
MAI MAY/MAY |
JUN JUN/JUN |
JUL JUL/JUL |
AGO AUG/AGO |
SET SEP/SET |
OUT OCT/OCT |
NOV NOV/NOV |
DEZ DEC/DIC |
|
|
ANO YEAR/AÑO |
|
|||||||||||||
Gasolina /
Gasoline / Gasolina |
2,5 |
2,8 |
2,6 |
2,5 |
4,1 |
4,4 |
3,6 |
3,4 |
3,2 |
2,9 |
2,7 |
2,6 |
3,0 |
|
Híbrido/Elétrico / Hybrid/Electric /
Híbrido/Eléctrico* |
0,8 |
1,1 |
1,0 |
0,9 |
1,1 |
1,1 |
1,0 |
1,1 |
1,1 |
1,1 |
1,0 |
0,8 |
1,0 |
|
Flex fuel |
85,9 |
86,6 |
86,4 |
79,9 |
78,9 |
83,3 |
84,5 |
85,3 |
84,5 |
85,4 |
86,0 |
86,2 |
85,2 |
|
Diesel / Diesel / Diesel |
10,7 |
9,6 |
10,0 |
16,7 |
15,9 |
11,2 |
10,9 |
10,2 |
11,2 |
10,6 |
10,2 |
10,4 |
10,8 |
|
Gasolina / Gasoline / Gasolina |
2,4 |
2,4 |
2,2 |
2,5 |
2,8 |
3,4 |
3,3 |
3,4 |
2,9 |
2,5 |
2,4 |
2,4 |
2,7 |
|
Híbrido/Elétrico / Hybrid/Electric / Híbrido/Eléctrico* |
0,8 |
0,9 |
1,1 |
1,6 |
1,8 |
2,1 |
2,2 |
2,4 |
1,9 |
1,9 |
2,2 |
2,3 |
1,8 |
|
Flex fuel |
85,0 |
86,8 |
85,7 |
83,1 |
83,7 |
82,1 |
78,8 |
77,1 |
77,6 |
81,6 |
81,7 |
81,7 |
82,2 |
|
Diesel / Diesel / Diesel |
11,7 |
10,0 |
11,0 |
12,8 |
11,7 |
12,4 |
15,6 |
17,1 |
17,6 |
14,0 |
13,7 |
13,6 |
13,4 |
Fonte/Source/Fuente:
Renavam/Denatran.
(*) Inclui as versões
elétrico/fonte externa, elétrico/fonte interna e híbrido (combustível
líquido/elétrico).
Licenciamento total
Registration - locally-manufactured and
imported Matriculación - nacionales e importados
Variações percentuais
|
Mil unidades Thousand units /
Miles de unidades |
JAN JAN/ENE |
FEV FEB/FEB |
MAR MAR/MAR |
ABR APR/ABR |
MAI MAY/MAY |
JUN JUN/JUN |
JUL JUL/JUL |
AGO AUG/AGO |
SET SEP/SET |
OUT OCT/OCT |
NOV NOV/NOV |
DEZ DEC/DIC |
ANO YEAR/AÑO |
2018 |
46,4 |
66,3 |
67,5 |
73,0 |
60,8 |
64,9 |
49,7 |
56,1 |
39,4 |
38,7 |
34,4 |
31,7 |
629,0 |
2019 |
30,3 |
40,5 |
39,1 |
34,9 |
42,1 |
40,4 |
42,1 |
36,7 |
36,6 |
30,0 |
31,7 |
29,0 |
433,5 |
2020 |
20,5 |
37,7 |
30,8 |
7,2 |
3,9 |
19,4 |
29,1 |
27,9 |
30,5 |
34,9 |
44,0 |
38,4 |
324,3 |
2021 |
25,9 |
33,1 |
36,8 |
33,9 |
37,0 |
33,5 |
23,8 |
29,4 |
23,6 |
29,8 |
28,0 |
41,6 |
376,4 |
Exports in value / Exportaciones en valores
|
A
US$ Milhões US$ Million / Millones US$ |
JAN JAN/ENE |
FEV FEB/FEB |
MAR MAR/MAR |
ABR APR/ABR |
MAI MAY/MAY |
JUN JUN/JUN |
JUL JUL/JUL |
AGO AUG/AGO |
SET SEP/SET |
OUT OCT/OCT |
NOV NOV/NOV |
DEZ DEC/DIC |
ANO YEAR/AÑO |
|
2018 |
701,7 |
1.185,6 |
1.227,8 |
1.303,3 |
1.055,3 |
1.118,5 |
946,8 |
1.011,0 |
734,0 |
693,7 |
664,6 |
496,7 |
11.139,0 |
|
2019 |
479,1 |
634,0 |
615,3 |
552,6 |
651,3 |
599,6 |
654,6 |
599,0 |
599,1 |
547,2 |
511,3 |
483,3 |
6.926,5 |
|
2020 |
368,2 |
550,9 |
503,5 |
142,7 |
173,8 |
396,7 |
509,2 |
515,0 |
550,2 |
537,2 |
597,1 |
664,2 |
5.508,7 |
|
2021 |
451,2 |
602,7 |
677,0 |
644,9 |
675,5 |
595,0 |
558,8 |
688,7 |
634,6 |
667,4 |
648,4 |
749,0 |
7.593,2 |
Production of assembled vehicles /
Producción de vehículos montados
Variações percentuais
Percent variations / Variaciones porcentuales
|
Mil unidades Thousand units /
Miles de unidades |
JAN JAN/ENE |
FEV FEB/FEB |
MAR MAR/MAR |
ABR APR/ABR |
MAI MAY/MAY |
JUN JUN/JUN |
JUL JUL/JUL |
AGO AUG/AGO |
SET SEP/SET |
OUT OCT/OCT |
NOV NOV/NOV |
DEZ DEC/DIC |
ANO YEAR/AÑO |
|
2018 |
219,2 |
213,5 |
267,5 |
266,5 |
212,3 |
256,3 |
245,9 |
291,1 |
223,1 |
263,2 |
244,8 |
177,5 |
2.881,0 |
|
2019 |
199,1 |
257,9 |
240,8 |
267,6 |
275,7 |
233,2 |
267,0 |
269,8 |
247,5 |
288,5 |
227,5 |
170,5 |
2.945,0 |
|
2020 |
191,7 |
204,2 |
190,0 |
1,8 |
43,1 |
98,4 |
170,7 |
210,0 |
220,2 |
236,5 |
238,2 |
209,3 |
2.014,1 |
|
2021 |
200,4 |
197,0 |
200,3 |
190,9 |
192,8 |
167,5 |
164,2 |
165,3 |
174,1 |
179,0 |
206,0 |
210,9 |
2.248,3 |
Exportações de autoveículos desmontados (CKD) de produção nacional
|
Exports of completely
knocked-down vehicles (CKD) | Exportaciones de vehículos en partes (CKD)
Unidades 2020 Units / Unidades |
JAN JAN/ENE |
FEV FEB/FEB |
MAR MAR/MAR |
ABR APR/ABR |
MAI MAY/MAY |
JUN JUN/JUN |
JUL JUL/JUL |
AGO AUG/AGO |
SET SEP/SET |
OUT OCT/OCT |
NOV NOV/NOV |
DEZ DEC/DIC |
ANO YEAR/AÑO |
|
Total / Total / Total |
377 |
647 |
509 |
110 |
427 |
575 |
918 |
744 |
432 |
471 |
314 |
500 |
6.024 |
|
Veículos
leves/Light vehicles/Vehículos livianos |
10 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
10 |
|
Automóveis/Passenger Cars/Automóviles |
10 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
10 |
|
Comerciais
leves/Light commercials/Comerciales livianos |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
|
Veículos pesados/Heavy vehicles/Vehículos pesados |
367 |
647 |
509 |
110 |
427 |
575 |
918 |
744 |
432 |
471 |
314 |
500 |
6.014 |
|
Caminhões/Trucks/Camiones |
204 |
449 |
352 |
86 |
247 |
323 |
558 |
519 |
250 |
281 |
222 |
382 |
3.873 |
|
Ônibus (Chassis)/Buses
(Chassis)/Omnibus y Colectivos (Chassis) |
163 |
198 |
157 |
24 |
180 |
252 |
360 |
225 |
182 |
190 |
92 |
118 |
2.141 |
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