Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 22 de janeiro de 2022

Com 402 km de autonomia e 4,77 m de comprimento, chegou ao mercado o novo elétrico E-J7 da JAC Motors. Custa quase R$ 265 mil. Vai de 0 a 100 km/h em 5,9s e tem 193 cv



Chega ao mercado brasileiro o primeiro sedã 100% elétrico da JAC Motors. O JAC E-J7 passa a integrar o maior line-up de uma única marca no País com modelos totalmente livres de emissões de poluentes. Já é o 10º veículo elétrico da marca chinesa. E, certamente, já estreia com o papel de protagonista da família: o sedã JAC E-J7 é o primeiro modelo eletrificado que pertence à mesma faixa de preços dos seus principais concorrentes.

O novo sedã 100% elétrico da JAC é, portanto, 6 cm maior e 1 cm mais largo. O motor do E-J7 é 6 cv mais potente, dá um banho no concorrente em torque máximo, com 4,1 kgfm a mais, e ainda leva a vantagem de emitir zero poluentes. Seu preço? R$ 34 mil mais barato!!


Como todo motor elétrico, a vantagem do E-J7 é propiciar um torque plano. Não há curva. Não há rotação ideal. Nada disso. Você liga o carro… e os 34,7 kgfm lá estão, totalmente disponíveis. Mais do que as vantagens óbvias na dirigibilidade, como maior valentia para encarar subidas íngremes, inclusive com o carro carregado, e realizar ultrapassagens mais seguras, outro traço herdado desse motor elétrico aparece na sugestão de esportividade.

Ele é muito, muito rápido, nas arrancadas. De 0 a 100 km/h: realiza essa aceleração em apenas 5,9 segundos, cerca de 1,1 segundo mais rápido que seu concorrente da BMW. Já a velocidade máxima, limitada eletronicamente a fim de preservar a carga das baterias, é de 150 km/h.

Todo sedã já possui, em teoria, um comportamento dinâmico apreciável frente aos SUV´s, em razão do centro de gravidade mais baixo. No caso do sedã de grande porte 100% elétrico da JAC Motors, essa virtude torna-se substantiva por mais dois aspectos: a distribuição das baterias no assoalho auxilia a “puxar” ainda mais pra baixo o centro de gravidade do modelo.

E há outra vantagem: por contar com suspensão independente nas quatro rodas, com destaque para o sistema Multilink na traseira, o sedã E-J7 possui aderência e estabilidade admiráveis, mesmo em pisos irregulares. Associada ao temperamento mais aguçado do motor elétrico, ele proporciona uma dirigibilidade autenticamente esportiva.

Capaz de rodar 402 km com a carga completa, o que dá, em média, um consumo de 12,5 kWh por 100 km, o sedã E-J7 é um dos modelos elétricos mais eficientes e econômicos do mercado brasileiro. Destaca-se o modo ECO de condução, em que o motorista amplia a capacidade de regeneração nas desacelerações e frenagens e passa a recuperar energia valiosa para a bateria.

Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio atual de tarifas de R$ 0,62 por kWh (dado da Aneel), o proprietário do modelo vai desembolsar R$ 7,75 a cada 100 km (equivalente a 1,2 litro de gasolina por 100 km!!). No total, o proprietário do JAC E-J7 gastará pouco mais de R$ 30 a cada recarga completa.

“Encher o tanque” por esse valor e rodar 402 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado sete vezes menor do que um modelo com motor térmico! Outra vantagem de uma bateria com menos carga é a velocidade de recarga: no modo lento (AC), o dono do sedã E-J7 precisará de pouco mais de 6 horas para recarregá-lo (20% a 100%). Já com carga rápida (DC), ele precisa de somente 30 minutos (30% a 80%).

Equipado com baterias de fosfato de ferro de lítio que totalizam 50,1 kWh de capacidade máxima de carga, o JAC E-J7 utiliza da eficiência do conjunto motriz para garantir outra interessante nuance tecnológica. Diferentemente de outros modelos 100% elétricos do mercado, o sedã de grande porte da JAC possui somente 1.650 kg de peso em ordem de marcha. Novamente para efeito de comparação, o BMW 320i (motor flex, a combustão) pesa 1.525 kg.

“Por ser eficiente, ele não necessita de uma quantidade maior de baterias para atingir os 402 km de autonomia. Menos bateria significa menos peso, o que redunda em menor consumo e maior desempenho. Esse é o grande segredo da oitava geração de veículos 100% elétricos da JAC Motors, que é referência mundial nessa tecnologia”, explica Habib.

Desenhado no estúdio italiano JAC Design Center, com acompanhamento da Volkswagen, o novo sedã 100% elétrico da JAC acumula virtudes incomuns em seu produto final.

O design do sedã JAC E-J7 apela para a fluidez das linhas, presentes desde os traços na frente, passando pelos vincos pronunciados nas laterais e, finalmente, repetidas na traseira fastback, em que a tampa do porta-malas é erguida junto com o vidro traseiro.

O modelo cumpre a missão de atender às necessidades de uso de um sedã de grande porte, com grande espaço interno, porta-malas amplo (590 litros) e imponência no estilo. Seu design denota personalidade única, é inconfundível, autêntico. 

Com claro apelo de modelo futurista, o JAC E-J7 adota um estilo completamente distinto de qualquer outro sedã. Na frente, o grupo ótico reprisa a personalidade do estilo “JAC Motors”, com faróis full LED que incluem luzes diurnas (sistema DRL de série).

Ao centro, a grade possui uma colmeia de efeito puramente estético, que se dissipa nas extremidades e acomoda a portinhola que dá acesso às tomadas de recarga. A entrada de ar para a região do cofre do motor é funcional apenas na base do para-choque. Com personalidade marcante, os faróis de neblina estão instalados em dois triângulos nas extremidades.

Na lateral, o JAC E-J7 possui um vinco em alto-relevo bem característico, que eleva a percepção de “linha de cintura” do modelo. Outro destaque está na coluna C, bem larga, que dá robustez ao conjunto. Ela possui uma minúscula janela-vigia e o traço que se inicia no teto e não forma nenhum ângulo com o porta-malas – um autêntico fastback.

Por fim, a traseira se destaca por remeter imediatamente ao estilo de um cupê, além do conjunto ótico, que tem uma régua reflexiva unindo os dois lados. E ali também estão os dois pequenos triângulos no para-choque, assinando o pacote estético.

Por ter uma carroceria de generosas dimensões, o interior do sedã de grande porte JAC E-J7 é amplo, espaçoso. Acomoda confortavelmente cinco pessoas, fruto, também, da distância entre eixos de 2,76 metros. Mesmo passageiros com mais de 1,90 m de altura irão se acomodar bem no banco traseiro.

Todo o interior mescla dois tons de couro ecológico: o preto e o marrom-escuro, em soft-touch, que reveste o painel frontal e as portas, com o detalhe da charmosa costura dupla. O modelo oferece um painel com design clean, minimalista, mas com menção ao puro requinte.

Destaca-se a grande tela do kit multimídia, com 13 pol, posicionada verticalmente no centro do console – como um iPad. Com função touchscreen, ela pode ser conectada a Apple CarPlay e Android Auto. Concentra diversas funções de uso do E-J7, inclusive os comandos do ar-condicionado. Incorpora câmera de ré, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e, abaixo da tela, duas tomadas USB.

Como diferencial de acabamento, o sedã de grande porte JAC E-J7 incorpora molduras em black piano que envolvem o painel frontal e as portas, mas que incluem um sofisticado grafismo animado, com diversas cores e motivos, que podem ser escolhidos na multimídia. Compõem um cenário visivelmente sofisticado e de bom gosto com as superfícies revestidas em couro. Poltronas amplas e teto solar panorâmico complementam o cenário interno.

Já o quadro de instrumentos, com tela de LCD de 10,25 pol, oferece três cores de apresentação, selecionados por um botão no volante de direção.

O volante de direção é multifuncional: o motorista do modelo 100% elétrico praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos.

Vale outro destaque: regulável no multimídia, o sistema de direção possui três níveis de assistência elétrica: leve, normal e esportivo, que podem ser adotdas de acordo com a necessidade instantânea do motorista.

O sedã de grande porte trazido pela JAC Motors é completíssimo, pressupondo-se o alto grau de exigência de um cliente que adquire um modelo na faixa de R$ 265 mil. 

Ficha técnica

DIMENSÕES

Largura
1820mm
Altura
1510mm
Comprimento
4770mm
Entre eixos
2760mm
Peso em ordem de marcha
1650Kg
Peso Bruto Total (PBT)
2100Kg
Porta malas
590 / 1850 L

PERFORMANCE

Potência máxima
142 KW / 193 CV
Torque máximo
340 Nm
Velocidade máxima (km/h)
150
Aceleração de 0 a 100 km/h
5,9s
"Autonomia (km) Método NEDC / "Modo Low"
402
Motor
100% elétrico
Tração
Dianteira 4x2
Freios dianteiro
Freios a disco ventilado
Freios traseiro
Freios a disco sólido
Direção
elétrica com 3 configurações (estacionamento, normal e esporte)

BATERIA E SISTEMA DE CARREGAMENTO

Capacidade total de energia da bateria
50,1 kWh
Tipo de refrigeração
Líquida
Interface de carregamento
GB/T
Carregamento rápido em Eletroposto CC
1h
Carregamento moderado em Wallbox CA
7h
Carregamento doméstico com carregador portátil (220V)
20h
Tipo de bateria
Fosfato de Ferro Lítio (LFP)
Acompanha carregador portátil residencial
220V
Acompanha cabo adaptador AC para estações de carregamento Tipo 2 para GBT
*
I-Pedal (Pedal acelerador inteligente)
Recarrega a bateria ao desacelera

CONFORTO E TECNOLOGIA

Volante com regulagem de altura
*
Teto solar panorâmico
*
Conectividade com Apple Car Play e Android Auto
*
Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
*
Banco bi-partido 40/60 para segunda fileira
*
Painel Soft-touch com revestimento em couro ecológico Premium JAC
*
Sistema Keyless - Entrada e partida sem chave no veículo
*
5 Lugares
*
Bancos revestidos em couro Ecológico Premium JAC Seat
*
Central de comandos Touch Screen (Multimídia e ar-condicionado)
*
Ar Condicionado Automático Digital com painel Touch Screen
*
Saída de Ar Condicionado na fileira traseira
*
Volante multifuncional revestido em couro Ecológico Premium JAC
*
8 auto falantes
*
Tomada 12V no console dianteiro
*
Porta óculos (Motorista)
*
Apoio de braço na primeira fileira de bancos, com compartimento
*
Apoio de braço na segunda fileira de bancos com porta copos
*
Projetor com luz de Led Auxiliar nas Portas
*
Central multimídia tipo Ipad com tela de 13” HD Touchscreen
*
Bluetooth
*
Sistema Keyless com entrada e partida sem chave
*
Chave com destravamento remoto das portas e do porta-malas
*
Cluster digital em LCD
*
Entrada USB no console central
*
Entrada USB para segunda fileira
*
Antena barbatana de tubarão
*
Bancos do motorista com aquecimento
*
Porta Malas Automático
*

SEGURANÇA

Airbags duplo dianteiro
*
Airbags laterais dianteiros
*
Airbags de cortina laterais
*
BAS - Brake Assist System
*
TCS - Traction Control System
*
ESP - Eletronic Stability Program
*
HSA - Hill System Assist
*
BOS - Brake Overide System
*
TPMS - Tire Pressure Monitoring System (com display)
*
Função Auto Hold (Imobiliza o veículo ao parar)
*
DLR - Luzes diurnas em LED
*
Freios ABS com EBD
*
Desembaçador do espelho retrovisor
*
Faróis com regulagem elétrica de altura
*
Faróis e lanternas de neblina
*
Faróis em LED
*
Faróis com acendimento automático
*
Função “Follow me Home”
*
Travamento automático das portas à 15 km/h
*
Desbloqueio automático em acidente
*
Alarme antifurto
*
Aviso de cinto não acoplado (motorista e passageiro)
*
Fechamento central das portas
*
Piloto Automático
*
Freio de estacionamento elétrico IMMO (imobilizador de motor)
*
Câmera de ré
*
Isofix
*

RODAS

Pneus Giti
215/55 R17
Rodas em liga leve diamantadas
*
Kit de ferramentas para reparo do pneu
*

ADAPTADOR OPCIONAL

Adaptador DC opcional (carga rápida) para estações de carregamento CHAdeMO para GBT







R$ 13.900,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.