A virada de ano do brasileiro, tradicionalmente muito comemorada no país, foi ainda mais festiva na Fiat. Razões para isso não faltaram, afinal, a marca retomou o posto de fabricante líder de vendas na passagem de 2021, fato que não ocorria desde 2016.
Ao fechar dezembro do ano passado na liderança pelo 12° mês consecutivo e com 21,7% de participação de mercado, a marca emplacou 430.938 unidades, cerca de 125 mil carros à frente do 2º colocado. Isso fez com que a Fiat alcançasse o maior crescimento do setor, 5,2 pontos percentuais quando comparado a 2020.
Mas o destaque não ficou só nisso. Fabricante que entende como poucos o desejo do consumidor brasileiro, a Fiat conquistou ainda um feito inédito: colocar uma picape pela primeira vez na história como o veículo mais vendido do Brasil. Em 2021, a Nova Strada vendeu 109.110 unidades e dominou de forma contundente seu segmento (79% de share).
Como se isso não bastasse, a Fiat foi a única fabricante a terminar 2021 com quatro modelos entre os dez mais vendidos do Brasil. Além da Nova Strada, o Argo ficou na 3º posição do ranking com 84.656 unidades vendidas, o melhor desempenho do hatch desde seu lançamento em 2017; a Nova Toro terminou o ano na 7º colocação com 79.914 emplacamentos, com o Mobi ficando no 9º posto com 65.855 unidades.
Com esse resultado, a Fiat foi a responsável por vender mais da metade de todas as picapes do Brasil com a Nova Strada e a Nova Toro (50,2% de participação no acumulado do ano). A marca também ficou na frente no segmento de hatchback (30,9% de market share), posição que a fabricante não ocupava desde 2014. Na categoria de vans não foi diferente, com a Fiat atingindo 41,6% de market share.
Outras conquistas importantes em termos de liderança se referem aos canais de vendas Varejo – com 15,1% de participação, se manteve líder com o maior crescimento (3,8 pontos percentuais) – e Vendas Diretas, com 30,7% de share e crescimento de 7,3 pontos percentuais.
Um 2022 ainda mais forte
O desempenho comercial da Fiat se refletiu no extenso trabalho de reposicionamento de marca, envolvendo a experiência do consumidor na rede de concessionárias – que passa pela renovação de suas lojas e no atendimento ao cliente – na comunicação com o mercado e na oferta de novos produtos.
Em 2021, por exemplo, a Fiat promoveu importantes lançamentos, como a Nova Toro, que passou por sua mais relevante evolução desde sua apresentação em 2016, o icônico 500 em sua versão 100% elétrica, a Nova Fiorino e a Nova Strada Automática, além do novíssimo Pulse. Com o seu primeiro SUV desenvolvido e produzido no Brasil, a marca passou a atuar em um novo segmento, justamente aquele que mais cresce no país, com um veículo de referência entre os concorrentes. Resultado: 9 mil reservas em apenas três semanas após seu lançamento.
Em 2022, sua dinâmica de novos modelos não será diferente, já que a marca preparou um plano robusto de lançamentos. “Além de contarmos com um ano cheio na comercialização dos veículos que lançamos, teremos novidades muito importantes na gama de Argo e Cronos, apresentaremos o segundo SUV de nosso portfólio, guardamos surpresas para a linha de comerciais leves e mais um novo modelo que promete acelerar o coração dos consumidores brasileiros”, afirma Herlander Zola, diretor da Fiat para América do Sul e Operações Comerciais Brasil.
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