Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

COLUNA VAMOS TOMAR UM VINHO? // Dia da Cabernet Franc: conheça vinhos dessa uva notável do Corte Bordalês


No dia 4 de dezembro, os apreciadores de vinho em todo o mundo celebram o Dia da Cabernet Franc, uma variedade de uva notável por suas características únicas e contribuições distintas para a vinicultura. Originária da região de Bordeaux, na França, a Cabernet Franc tem ganhado destaque global devido ao seu papel fundamental em vinhos tintos complexos e elegantes.

Da família dos Cabernets, acredita-se que a origem da Cabernet Franc seja o País Basco (norte da Espanha), mas é na França, principalmente no Vale do loire e Bordeaux, que esta casta se consolidou e faz parte do famoso Corte Bordalês. Na Argentina e Chile, segundo o sommelier Sérgio Cruz, da Cantu Grupo Wine, esta uva vem sendo desenvolvida e mostrando grande capacidade de fazer vinhos fantásticos, elegantes, de boa textura, frescos, de frutas vermelhas e negras, com notas minerais e vegetais.

“Essa variedade, se comparada à Cabernet Sauvignon, tem a casca mais fina, menor acidez, menos taninos e maior intensidade de aromas. Amadurece cerca de uma semana antes da Cabernet Sauvignon, o que lhe confere adaptação a regiões um pouco mais frias, como o Vale do Loire, por exemplo, que produz vinhos mais interessantes e densos em solos compostos por areia, argila e calcário”, descreve o sommelier.

Vinhos Cabernet Franc combinam com carnes vermelhas grelhadas ou assadas. As sugestões de harmonização do especialista são: filé mignon assado com manteiga e ervas finas, lombo de cordeiro assado ao molho de hortelã, pimentões recheados com carne moída, escalope de avestruz com risoto de funghi.

Ícone da Braccobosca, o vinho uruguaio Ombú Gran Reserve é uma das sugestões de Sérgio Cruz. Combina com carnes vermelhas grelhadas, paleta de cordeiro e massas com ragout de funghi. Os aromas de cerejas maduras, framboesas, cassis, notas balsâmicas e de chocolate saltam à taça.

BenMarco Cabernet Franc, de Susana Balbo, é um rótulo argentino, da região de Altamira e ótima sugestão também de vinho feito desta uva. Harmoniza com pratos de sabor intenso, como carne da caça, pato e receitas com cogumelos. Os aromas mais marcantes estão nas notas de frutas negras e especiarias. Já o argentino Crios Sustentia Cabernet Franc, também de Susana Balbo, é perfeito com carnes vermelhas de caça e queijos. Neste tinto vermelho rubi, os aromas de cassis e de groselhas com toques de pimenta preta se destacam.

Confira onde você pode comprar os rótulos sugeridos pelo sommelier:

Ombú Gran Reserva - Braccobosca

https://fracarowine.com.br/produtos/braccobosca-ombu-reserve-cabernet-franc/


BenMarco Cabernet Franc - Susana Balbo

https://www.viavini.com.br/vinho-susana-balbo-benmarco-cabernet-franc-tinto-argentino.html

Crios Sustentia Cabernet Franc - Susana Balbo

https://www.casadez.com.br/vinho-susana-balbo-crios-sustentia-cabernet-franc-750ml-6497/p

 

Sobre a Cantu Grupo Wine 

A Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, possui 19 anos de operação B2B no mercado de vinhos, com presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda e mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio. O propósito da Cantu Grupo Wine é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 50 produtores de 13 países. 

A Cantu Grupo Wine apresenta valores e filosofia que permitem à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo. 



Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.279 — 30/11/23

 


Assinatura ou financiamento?
Exige análise caso a caso

 

Nos últimos três anos o mercado de automóveis sofreu as consequências da pandemia da covid-19, falta de componentes e principalmente de semicondutores, interrupções temporárias da produção e falta ou limitação de oferta de vários modelos nas concessionárias. Entre as várias distorções que se seguiram, carros seminovos passaram a valer até mais que os zero-quilômetros. Ao longo de 2023 a produção cresceu e aos poucos o mercado volta à normalidade.

Esse cenário ajudou a tendência de glamorizar a assinatura como se fosse algo novo ou disruptivo. Na realidade é uma operação já muito conhecida como leasing (espécie de aluguel) operacional. Uma mudança de nome que traz vantagem ou dores de cabeça dependendo do perfil de quem tem condições de comprar à vista ou apenas de financiar.

A assinatura pressupõe que o interessado vai se livrar de administrar obrigações como contratar seguro e quitar impostos, taxas e revisões periódicas. Na realidade, apenas desembolsará por esses serviços de outra forma. Há situações imponderáveis como honrar a franquia do seguro, em caso de acidente.

Se optar por um plano de 1.000 km/mês, por exemplo, terá um custo extra se precisar rodar distâncias adicionais em viagens de férias ou a trabalho. Mesmo se nos meses seguintes se mantiver abaixo da franquia contratada de 1.000 km/mês e a compensação deixar de ocorrer. É preciso ficar muito atento ao que está no contrato.

Desistir da assinatura antes do final do período também pressupõe encargos em geral mais pesados do que devolver um veículo financiado. Se o comprador é assalariado, contratou financiamento e perdeu o emprego ou a renda, ainda há opção de negociar com o banco ou financeira porque já pagou à vista no mínimo 20% do valor do automóvel como entrada, além das prestações. Depois de quitar todas as mensalidades, o carro ainda pode ser vendido e o valor servir de entrada para aquisição de outro.

Como regra geral, assinatura se torna vantajosa para casos específicos de quem reúne condições de pagar à vista, mas prefere administrar o valor do veículo no mercado financeiro e receber rendimentos. Para tanto deve dominar os meandros dos investimentos e ter um capital alto para aplicar. Isto significa que somente modelos de valor elevado ou muito elevado, caso de produtos importados, deveriam de fato atrair essa opção.

 

No futuro veículos poderão “ouvir” para maior segurança

Sistemas baseados em Inteligência Artificial (IA) passarão a reconhecer eventos acústicos no entorno dos veículos. Hoje, o padrão é isolar ao máximo os ruídos externos como exemplo de perfeição de projeto para aumentar o conforto de motorista e ocupantes. Como resultado, elementos críticos para a tomada de decisões corretas ao volante são frequentemente ouvidos muito tarde ou nem isso.

No entanto, sirenes de ambulâncias, estradas com filme elevado de água, objeto preso em um pneu, campainhas de bicicletas e buzinas de motos podem fornecer informações importantes para quem está ao volante. Os veículos de amanhã serão equipados com um “sentido” de audição que lhes permitirá perceber esses sinais externos e aumentar a segurança do tráfego.

Estão em desenvolvimento sensores e algoritmos para monitoramento de ambiente acústico externo. Microfones e softwares inteligentes permitirão que os motoristas interajam com o ambiente no qual o veículo está, sem precisar abrir as janelas. Câmeras acopladas a recursos acústicos na frente, nas laterais e na traseira terão um papel relevante no aumento da segurança ativa e preditiva para prevenir acidentes.

Ainda não há previsão de quando esses recursos chegarão aos veículos. Estão sendo estudados pelo Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Mídia Digital, em Oldenburg, cidade do Estado da Baixa Saxônia, na Alemanha.

 

Ranger Raptor foca em alto desempenho e visual exclusivo

à venda por R$ 448.600, nova versão aposta alto em potência e esportividade para se tornar a picape média mais potente e desempenho bem acima do que existe hoje no mercado.

Fabricada na Tailândia, tem a mesma distância entre-eixos da Ranger convencional, porém é 10 mm mais comprida (5.360 mm), 193 mm mais larga (2.208 mm) e 40 mm (1.926 mm) mais alta. As bitolas, 90 mm mais largas, as molas helicoidais em vez dos tradicionais feixes semielípticos na traseira e ambos os diferenciais autobloqueantes garantem desempenho superior em qualquer terreno.

As suspensões foram reforçadas e apresentam o maior curso do segmento: 256 mm na dianteira (32% maior que a Ranger) e 290 mm na traseira (mais 18%). Os amortecedores são do tipo competição com funcionamento ativo que se adapta às condições de uso.

Desenvolvida pela divisão Ford Performance, recebe um motor 3-L, V-6 biturbo, a gasolina, de 397 cv e 59,4 kgf·m. A fábrica informa 180 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente, e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos.

A Raptor será comercializada por importação direta, sob pedido, por todas as concessionárias da marca.

Luciana Herrmann assume a Diretoria Regional de Comunicação Corporativa da Nissan para a América Latina



Desde 1º de novembro de 2023, Luciana Herrmann, diretora de Comunicação Corporativa da Nissan Mexicana, é a responsável pela diretoria regional de Comunicação Corporativa para a Nissan América Latina. Luciana liderará as equipes de comunicação de produto e corporativa, relações públicas e comunicação interna, reportando-se diretamente a Guy Rodríguez, presidente da Nissan América Latina e vice-presidente Corporativo da Nissan Motor Co.

Luciana é formada em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, com pós-graduação em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, ambas em São Paulo.

Em sua trajetória de mais de 20 anos na indústria automotiva, Luciana adquiriu experiência em diferentes áreas, como Comercial, de Planejamento, Marketing e Comunicação.

Luciana liderou projetos de comunicação regional e global de grande envergadura, estratégias de marketing global e comunicação corporativa. Iniciou sua carreira na Nissan em 2015, como subdiretora de Comunicação Corporativa para a Nissan América Latina, no México. Posteriormente, atuou como líder global de Marketing na matriz da Nissan em Yokohama, no Japão.

Retornou ao México em 2019, como diretora de Comunicação da Nissan Mexicana, posição na qual teve a oportunidade de integrar a equipe e a comunicação dos colaboradores durante a pandemia. Também foi responsável pela implementação de várias ações inovadoras para alavancar o posicionamento da marca líder da indústria automotiva há 15 anos naquele país, comunicar a renovação total do portfolio de produtos, bem como o lançamento da tecnologia e-POWER de condução 100% elétrica no mercado.

Além de sua função diretiva, Luciana é conselheira do Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão da empresa, com foco no pilar de Talentos Femininos. Por meio de seu envolvimento com os temas de DEI, junto com sua equipe de trabalho implementou projetos para impulsionar o desenvolvimento das mulheres dentro da empresa.

Com esta nomeação, a Nissan fortalece sua equipe de liderança na região, apoiando a aceleração do Nissan Ambition 2030, a visão de longo prazo da empresa que busca criar um mundo mais limpo, seguro e inclusivo.

Esta mudança organizacional também se aplica a diversas funções responsáveis pelos mercados da NMEX, NIBU e NSAM, que agora passam a ser denominadas funções regionais LATAM (Marketing e Vendas, Comunicação Corporativa, Administração e Finanças, Recursos Humanos e Planejamento Corporativo).

Novo Versa e picape Frontier ganham novo acessório


Friso da porta além de proteger contra toques, embeleza a lateral do Versa




Rio de Janeiro – A linha de acessórios originais Nissan ganhou mais um item compatível com a nova picape Frontier 2024 e o sedã Versa, que passa a estar disponível nas quase 200 concessionárias da marca no Brasil. O novo acessório é o revestimento de banco com airbag, nos materiais sintético e misto.

Com tecnologia exclusiva de costura de airbag, o acessório é compatível com as versões Sense e Advance do Nissan Versa e as versões S, SE e Attack da Nissan Frontier, todos modelos e versões a partir do MY23. O preço sugerido de venda é a partir de R$ 2.279,46, a depender do material do acessório, modelo e versão do carro e localidade do serviço. Todos os revestimentos passam por diversos testes que garantem o funcionamento correto dos airbags e reforçam que, para a Nissan, a segurança do cliente vem sempre em primeiro lugar.

O revestimento tipo sintético é feito de material ecológico de fácil higienização que não penetra água e não acumula sujeira como o tecido. Tem 1,3 mm de espessura, que representa a maior resistência do mercado. Já o tipo misto, é 70% sintético e 30% material natural que garantem maior conforto térmico e resistência nas regiões de contato.

Linha de Acessórios Nissan
Transportador de bike Duo da Frontier

Além da diversidade de itens, a linha de acessórios originais Nissan traz outras vantagens para o consumidor. A primeira, e uma das mais importantes, é manter a garantia de fábrica do veículo. Aprovados pela engenharia da Nissan, os acessórios originais homologados pela marca são desenvolvidos por fornecedores com qualidade comprovada.

Iluminação interna para Versa e Frontier

Outras vantagens são a qualidade japonesa, instalação feita por pessoas treinadas e peças desenvolvidas por parceiros com qualidade comprovada, e a possibilidade de incluir os valores no financiamento do veículo, dividindo o custo por um período maior e, assim, amenizando o desembolso. 
Mais detalhes sobre a linha original de acessórios Nissan podem ser obtidos aqui.


Galeria de fotos dos acessórios para o Versa e a Frontier
























quarta-feira, 29 de novembro de 2023

COLUNA VAMOS TOMAR VINHO // Casa Valduga anuncia Vindima 2024


ASSISTA O VÍDEO

https://youtu.be/V0r9RYkGKeo

Casa Valduga anuncia Vindima 2024. Com uma vivência completa do Vale dos Vinhedos, pacotes da marca brasileira incluem dois dias de experiências e imersão à cultura italiana trazida pelos imigrantes da Famiglia

Pacote completo conta com duas diárias e estará disponível aos finais de semana, em fevereiro

A Casa Valduga, marca do Grupo Famiglia Valduga, anuncia a venda dos pacotes para a Vindima 2024, período mais aguardado do ano pelos vitivinicultores e também pelos amantes do universo dos vinhos, quando ocorre a colheita das uvas e marca o início da produção dos exclusivos rótulos da marca. A programação conta com dois dias de experiências completas do Vale dos Vinhedos, inclusive com hospedagem no complexo enoturístico, promovendo uma imersão na enocultura e na história da imigração italiana na Serra Gaúcha.

A agenda para a Vindima 2024 é concentrada no mês de fevereiro, sempre aos finais de semana. O cronograma ainda prevê welcome drink, jantar ao ar livre, café da manhã sob as videiras centenárias, colheita com coral italiano, almoço, visitação às caves com degustação especial, jantar, entre outros programas.

“Nós estamos preparando tudo com muito carinho para receber nossos vindimeiros. Temos clientes que já nos prestigiam há mais de 10 anos e, normalmente, temos a honra de ser sede de muitas comemorações especiais, como noivado, aniversário de casamento, entre outras ocasições. É um momento alegre e único, com café da manhã sob os parreirais e a pisa das uvas, atividades que nos levam a reviver os costumes, bem como as memórias da nossa região e da nossa Famiglia”, comenta, animado, Eduardo Valduga, diretor do Grupo, o qual atua pessoalmente como o guia da experiência.

Listada entre as 10 principais vinícolas do país, a Casa Valduga tem um portfólio seleto de vinhos e espumantes elaborados a partir do método champenoise (tradicional). A vinícola conta ainda com a maior cave de espumantes da América Latina e foi a primeira a desenvolver o enoturismo na região de Bento Gonçalves, com a criação do Complexo Enoturístico Casa Valduga, em 1992. 

Prova disso foi a inauguração de uma das primeiras pousadas verticais, nomeada de 130, que é o nome da categoria de espumantes ícones e mais premiados da vinícola. Com vista para vinhedos, é a opção mais luxuosa do local, com uma paisagem fascinante emoldurada por uma atmosfera inspiradora. Além de um roteiro repleto de encantos naturais, os hóspedes do complexo podem visitar as caves subterrâneas na penumbra. 

A Pousada Casa Valduga adota práticas relacionadas à sustentabilidade, principalmente visando o uso racional dos recursos envolvidos, como diminuição do consumo de água e energia e o cultivo de hortaliças de forma orgânica. 

Onde hoje é o Restaurante Maria Valduga, inicialmente era apenas uma pequena cantina do Sr. Luiz, o patriarca da Famiglia. Mantendo o propósito de bem receber a todos, o espaço homenageia a precursora da enogastronomia no Vale dos Vinhedos ao seu estilo: com fartura, simplicidade e muito sabor. As receitas feitas por Maria Valduga logo começaram a chegar aos turistas que buscavam, além de conhecer a vinícola, viver um resgate histórico e gastronômico.  

Para outras informações ou reservas, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail reservas@famigliavalduga.com.br ou pelo WhatsApp (54) 99269-2228.

Serviço: 

Vindima 2024 Casa Valduga  

Quando: Pacote completo com 2 diárias de 2 a 25 de fevereiro, sempre aos finais de semana  

Sexta-feira: Check-in, welcome drink e jantar ao ar livre  

Sábado: Café da manhã nas parreiras (LUI); colheita – com coral italiano + entretenimento; almoço; café no porão da casa da Dona Maria – com coral italiano; apresentação teatral contando a história da Famiglia Valduga; pisa das uvas – no gramado em frente ao Centro de Eventos; visitação às caves e jantar harmonizado – menu especial da casa 

Domingo: Café da manhã e check-out 

Informações: reservas@famigliavalduga.com.br ou WhatsApp (54) 99269-2228

Sobre a Casa Valduga  

Localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), a Casa Valduga é reconhecida mundialmente por seu padrão de excelência e pela tradição na elaboração de vinhos e espumantes. Posicionada entre as dez principais vinícolas do País, também foi uma das pioneiras no desenvolvimento do enoturismo, com a criação do Complexo Enoturístico Casa Valduga. O portfólio de vinhos da marca Casa Valduga é composto pelos rótulos Luiz Valduga, Storia Merlot e Villa-Lobos Cabernet Sauvignon, Terroir e Terroir Exclusivo, Origem, Naturelle, além dos vinhos e espumantes Arte, complementados pelos clássicos Nature Sur Lie e Maria Valduga. Assista ao vídeo da Vindima 2024 em: https://www.youtube.com/watch?v=V0r9RYkGKeo 

Para mais informações, acesse: www.casavalduga.com.br 

SAC: 0800-721-1875

Sobre o Grupo Famiglia Valduga  

Reconhecido mundialmente por seu padrão de excelência e sua expertise em inovação, o Grupo Famiglia Valduga é composto, atualmente, por seis empresas: Casa Valduga, Casa Madeira, Vinotage, Ponto Nero, Domno Wines e Brewine Leopoldina.

A vinícola Casa Valduga está entre as 10 principais elaboradoras de espumantes e vinhos do País e conta com a maior cave de espumantes da América Latina. Domno Wines, por sua vez, é a importadora que se dedica a trazer com exclusividade para o Brasil os rótulos mais consagrados do mundo; Ponto Nero é a marca do Grupo reconhecida pelo seu DNA inovador com seus espumantes em designers modernos, combinações ousadas e versatilidade de apreciação. 

A marca conta ainda com a submarca Becas, vinhos frisantes em lata que permitem degustações saborosas, descomplicadas e em doses na medida certa; Casa Madeira é a produtora de sucos, chás, geleias, antepastos e creme balsâmico, entre outros produtos gourmets; Brewine Leopoldina é a empresa que elabora cervejas artesanais, transformando-as em experiências especiais, desenhando o caminho perfeito entre os mundos enológico e cervejeiro e, por fim, Vinotage é a responsável pela formulação de produtos de autocuidado e bem-estar diferenciados graças à sua base com o óleo extraído da uva.

A sede do grupo fica em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos, local onde a Família Valduga instalou-se quando chegou ao Brasil.

terça-feira, 28 de novembro de 2023

COLUNA DE AVIAÇÃO // Azul aumenta em 59% voos extras para o feriado de Carnaval 2024 em relação ao ano anterior com 254 voos adicionais para 32 cidades do País // LATAM lidera mercado Brasil-EUA // Flybondi vai conectar Florianópolis a Buenos Aires


  

São Paulo, 27 de novembro de 2023 O Carnaval é a maior festa popular do país e uma das festividades mais famosas do mundo, chegando a atrair milhares de turistas de vários países. Com o objetivo de proporcionar mais opções de conectividade e flexibilidade aos Clientes, a Azul, maior companhia aérea em número de voos e destinos atendidos, anuncia um incremento de 254 voos extras entre os dias 9 e 19 de fevereiro, um aumento de 59% em relação ao mesmo período do ano passado.    

   

Os clientes terão uma ampla gama de opções para escolher, com voos adicionais sendo oferecidos para 32 cidades brasileiras em 18 estados e no Distrito Federal. Os principais voos partirão dos aeroportos de Viracopos (SP), Confins (MG) e Recife (PE), os três hubs da companhia. Mas haverá também voos partindo de Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Guarulhos (SP), Maceió (AL), Porto Seguro (BA) e Salvador (BA).    

   

O Nordeste brasileiro receberá um aumento significativo, com 138 voos extras, conectando viajantes a destinos tradicionais como Recife (PE) e Salvador (BA) e locais deslumbrantes como Aracajú (SE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Jericoacoara (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Natal (RN).   

   

Na região Sudeste, 43 voos adicionais proporcionarão mais acessibilidade a destinos como Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (Congonhas-SP), além de cidades importantes do interior como Bauru (SP), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), além de Uberlândia (MG) e Vitória (ES). A região Centro-Oeste contará com 28 voos extras, conectando as cidades como Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Sinop (MT). 

   

O Sul receberá 45 voos adicionais, oferecendo mais opções para destinos como Chapecó (SC), Foz do Iguaçu (PR), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Londrina (PR), Maringá (PR), Navegantes (SC) e Porto Alegre (PR).   
   

Com essa variedade de escolhas, os Clientes podem personalizar suas viagens de acordo com suas preferências, garantindo uma experiência memorável durante o feriado. Beatriz Barbi, gerente de Planejamento de Malha da Azul, destaca o trabalho realizado para conciliar a oferta da companhia com a demanda durante o período do Carnaval. 


“Estamos entusiasmados em oferecer voos extras para atender à crescente demanda durante o Carnaval. Queremos proporcionar uma experiência única e agradável para os nossos Clientes. Por isso, nessa época em que muitas pessoas se programam para viajar e apreciar a folia, disponibilizaremos uma oferta adicional para os destinos mais procurados”, avalia.   

   

Durante o período do carnaval, os dias com maior pico de voos extras são os dias 9 e 10 de fevereiro, com 36 e 66 voos, respectivamente. Já no fim da folia, os dias com maior volume de voos adicionais serão 13 e 14 de fevereiro, com 31 e 30 voos, respectivamente. “Criamos uma malha que vai atender as expectativas daqueles que desejam curtir das festas e aproveitar as férias para descansar, visitar a família ou conhecer uma das mais de 150 cidades para onde a Azul voa”, complementa a executiva.     
 
Os Clientes que voam de Azul desfrutam de toda a experiência proporcionada pela companhia em suas viagens pelo Brasil, com wi-fi a bordo gratuito, TV ao vivo e serviço de bordo com snacks e bebidas à vontade. As passagens para o período já estão disponíveis nos canais oficiais de venda da companhia. 
  


LATAM lidera mercado Brasil-EUA, segundo ANAC, com 26% de participação des mercado (RPK) de agosto a outubro, transportando mais de 260 mil passageiros entre os dois países, nos últimos três meses, com 89% de ocupação média dos voo

 

São Paulo, 27 de novembro de 2023 - A LATAM acaba de ser apontada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) como a companhia aérea líder em participação do mercado Brasil-EUA em voos operados de agosto a outubro deste ano. Essa é a primeira vez que a empresa lidera o ranking após a pandemia de Covid-19. Com 26% de participação, a LATAM superou inclusive as companhias aéreas norte-americanas que operam entre os dois países. O índice medido em RPK¹ considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no Brasil. Os dados consolidados pela ANAC estão disponíveis para consulta aqui.
 

Ao todo, a LATAM transportou mais de 260 mil passageiros entre Estados Unidos e Brasil nos últimos três meses, com 89% de ocupação média dos voos. Contribuiu para a liderança a inauguração em agosto de 2023 da rota São Paulo-Los Angeles. Além da nova operação, a LATAM opera atualmente São Paulo-Miami (12 voos semanais), São Paulo-Orlando (3 voos semanais), São Paulo-Boston (3 voos semanais), São Paulo-Nova York (1 voo diário) e Fortaleza-Miami (2 voos semanais).
 

A LATAM tem o compromisso de conectar o mundo com o Brasil e o mercado norte-americano é importante nesta missão. A liderança reflete a retomada sustentável das nossas operações internacionais e também o primeiro ano da Joint Venture com a Delta, que criou para o cliente uma rede imbatível de mais de 300 destinos entre América do Norte e América do Sul”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
 

Em novembro, a LATAM celebra ainda o aniversário de um ano da retomada da rota São Paulo-Boston, com 74 mil passageiros transportados e 80% de ocupação média dos voos.

 

LATAM NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

 

Neste mercado, também é importante destacar a Joint Venture entre LATAM e Delta, que completou um ano no último mês com uma rede de voos incomparável nas Américas por meio de conexões para mais de 300 destinos entre os EUA/Canadá e a América do Sul. 

Em um ano, o acordo estratégico já apresenta ótimos resultados, em que o grupo LATAM e a Delta aumentaram sua capacidade em 75%. No Brasil, especificamente, houve a inauguração em agosto da rota São Paulo-Los Angeles, a única opção direta entre o Brasil e a Costa Oeste dos Estados Unidos. 

Em dezembro, a Delta lançará o voo sazonal entre Rio de Janeiro-Nova York/JFK e retomará o voo entre Rio de Janeiro-Atlanta, que antes era sazonal e passará a ser regular.
 

No período, foram realizados 15 mil voos, transportados mais de 3 milhões de passageiros e percorridos 90 milhões de quilômetros. Desde o começo da parceria, as companhias têm trabalhado para oferecer aos seus clientes as melhores experiências tanto em solo quanto no ar. 


As aéreas já compartilham terminais em aeroportos e os clientes dos programas de fidelidade LATAM Pass e Delta SkyMiles também podem acumular e resgatar pontos/milhas e usufruir de benefícios Elite recíprocos ao voar com a outra companhia aérea.

 

A CONECTIVIDADE DA LATAM

 

Mais eficiente e competitiva, a LATAM é a companhia aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. No início de novembro, a companhia e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica que prevê ações conjuntas de promoção internacional dos destinos e voos, de qualificação da experiência dos visitantes estrangeiros com uso de inovação tecnológica, além de ações de estímulo ao desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil.
 

Em 2023, a LATAM celebrou ainda o primeiro aniversário da sua Joint Venture com a Delta Air Lines, que aumentou em 75% a capacidade combinada das empresas e já consolidou para os clientes uma rede de mais de 300 destinos entre a América do Sul e a América do Norte, incluindo rotas inéditas na história da LATAM, como São Paulo-Los Angeles.

 

Já nos voos nacionais, a LATAM opera atualmente a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos do País. Em 2023, a companhia também ampliou o seu codeshare com a Voepass, que oferece aos clientes da LATAM acesso a outros 26 destinos brasileiros, principalmente em aeroportos regionais.
 

Anualmente, a LATAM transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais.

 

¹ RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.





Flybondi vai conectar Florianópolis a Buenos Aires até junho de 2024, quando estarão disponíveis 3 voos por semana

Primeira companhia aérea low cost a unir Brasil e Argentina, a Flybondi vai oferecer voos na rota Florianópolis-Buenos Aires até junho de 2024.Os passageiros já podem encontrar bilhetes para viajar entre as duas cidades em novembro, às quartas, sextas e domingos, e a rota estará disponível até meados do ano que vem.

Na alta temporada, de dezembro a março, há passagens a partir de 455 reais e voos todos os dias da semana de Floripa para a capital argentina (em janeiro e fevereiro serão 3 voos diários às segundas, terças, quintas, sábados e domingos; e 2 voos diários às quartas e sextas). Durante o mês de março, haverá uma frequência de 2 voos diários e, entre março e junho, de 2 voos diários.

“Este ano ficamos apenas dois meses sem operar a rota, o que mostra que é um destino com grande potencial além do verão. Estamos convencidos de que será uma temporada de sucesso”, disse Federico Pastori, Diretor Comercial da Flybondi.

A Flybondi inaugurou essa rota em julho de 2019, sendo também a primeira low cost a ligar a capital de Santa Catarina a Buenos Aires. Graças à liberdade de voar, seu propósito fundador, mais de 120 mil passageiros já viajaram entre Buenos Aires e Florianópolis com eficiência, segurança e tarifas baixas. No total, entre todas as rotas, 9 milhões de passageiros já viajaram com a low cost (20% dos passageiros são pessoas que voaram pela primeira vez na vida).

 

A Flybondi tem voos para 18 destinos domésticos argentinos e 3 destinos internacionais, através de 24 rotas (17 domésticas de e para Buenos Aires, 4 interprovinciais e 3 internacionais, para  Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis).



Flybondi em números:

  • Tem uma frota de 15 aviões Boeing 737-800 NG com 189 assentos de classe única.

  • Voa para 18 destinos domésticos: Buenos Aires, Bariloche, Corrientes, Córdoba, Jujuy, Mendoza, Neuquén, Posadas, Iguazú, Salta, Santiago del Estero, Trelew, Tucumán, Puerto Madryn, Mar del Plata, Ushuaia, El Calafate y Comodoro Rivadavia.

  • Atualmente também voa para tres destinos internacionais, todos no Brasil: Río de Janeiro, São Paulo e Florianópolis

  • Tem um market share doméstico de 20% e 5% de market share regional (setembro 2023).

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

MSC Grandiosa, o maior navio da história a navegar no Brasil, é inaugurado em Santos e parte para o seu primeiro cruzeiro na temporada brasileira. A cerimônia de inauguração a bordo do navio contou com a presença de 2.800 pessoas, incluindo agentes de viagens, parceiros, colaboradores, imprensa e influenciadores digitais




A MSC Cruzeiros realizou sábado, 25 de novembro, a inauguração do MSC Grandiosa no Brasil, o maior navio da história a navegar no país. O evento contou com a presença de 2.800 convidados entre agentes de viagens, parceiros, colaboradores da Companhia, influenciadores digitais e imprensa.
 

A cerimônia foi realizada no elegante teatro do navio, com a presença do Comandante do MSC Grandiosa, Giuseppe Galanoexecutivos da Companhia, autoridades, agentes de viagens, parceiros e colaboradores. 

A madrinha do MSC Grandiosa foi Marlene Ribeiro, uma pessoa que está na família MSC há muito tempo. Ela começou a trabalhar na MSC Cargo, empresa de transporte de cargas do Grupo MSC, em 1999, e foi para a MSC Cruzeiros em 2002, na abertura do escritório da empresa de cruzeiros marítimos no Brasil. 

Ela é a funcionária mais antiga da MSC Cruzeiros no país. Após a cerimônia, os convidados puderam desfrutar de um jantar especial e uma festa para celebrar esse momento, com a apresentação do DJ André Marques.
 



Adrian Ursilli, Diretor Geral da MSC Cruzeiros no Brasil; Marlene Ribeiro, Madrinha do MSC Grandiosa; Giuseppe Galano, Comandante do navio; Márcia Leite, Diretora de Operações da MSC Cruzeiros; e Ignacio Palacios, Diretor de Revenue e Vendas da MSC Cruzeiros

 

O MSC Grandiosa partiu ontem (27), para o seu primeiro cruzeiro da temporada, com um itinerário de 6 noites, visitando as cidades de Ilha Grande, Salvador e Búzios. Durante sua temporada pelo Brasil, o MSC Grandiosa fará roteiros de 6 e 7 noites, com embarques em Santos e escalas alternadas em Búzios, Ilha Grande, Maceió e Salvador. Também será possível embarcar em Maceió e Salvador.

O ultramoderno MSC Grandiosa, com capacidade para 6.300 hóspedes, 2.421 cabines, 19 andares e 181.541 toneladas, conta com um design deslumbrante, além de uma rica variedade de experiências e instalações que elevarão a viagem dos hóspedes a outro patamar. 

No coração do navio, está localizada a Galleria Grandiosa, uma extensa promenade no estilo mediterrâneo, com teto de LED, que atua como centro social do navio, apresentando restaurantes, bares, lounges e lojas de marcas internacionais. 

O navio conta com 11 restaurantes, incluindo cinco de especialidades, 21 bares e lounges, teatro com shows ao estilo Broadway, discoteca, MSC Aurea SPA, academia equipada com aparelhos da Technogym®, cinco piscinas, nove hidromassagens e um amplo parque aquático.
 


Galleria Grandiosa

L'Atelier Bistrot

 

Os pequenos viajantes também possuem uma área reservada a bordo – o navio conta com espaços infantis exclusivos, divididos para diferentes faixas etárias. O Baby Club, para bebês de até 3 anos, foi elaborado em parceria com a Chicco® e possui diversas atividades e brinquedos ideais para a idade. Para as crianças de 3 a 6 anos, está disponível o Mini Club e de 7 a 11 anos o Junior Club, espaços desenvolvidos em parceria com a LEGO®, com diversos brinquedos e atividades da marca. Aos adolescentes, são oferecidos dois espaços dedicados: o Young Club, destinado a faixa etária de 12 a 14 anos; e o Teen Club, para hóspedes de 15 a 17 anos.
 


Atmosphere Pool

Wild Forest Aquapark

 

Os fãs de games também poderão encontrar o Simulador MSC Formula Racer, o VR Maze (experiência de realidade virtual), boliche, cinema XD e área de jogos arcade. O navio também conta com o Carousel Lounge, que apresenta espetáculos exclusivos da MSC Produtions at Sea, criados para proporcionar uma experiência de entretenimento multissensorial com lues, sons e performances deslumbrantes em um ambiente intimista. Para quem busca uma experiência ainda mais luxuosa, privativa e exclusiva, o MSC Grandiosa apresenta o produto MSC Yacht Club, no qual o hóspede fica hospedado em uma área exclusiva do navio, e tem uma série de regalias como serviço de mordomo, embarque e desembarque prioritários, pacote all inclusive de bebidas, pacote de internet, restaurante, bares e área de piscina dedicados e muito mais.
 

Para saber mais sobre o MSC Grandiosa, acesse aqui.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.