Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

COLUNA DE AVIAÇÃO // Com 40% do mercado, LATAM encerra 2023 na liderança do setor aéreo brasileiro, aponta ANAC. Participação da companhia no mercado doméstico do Brasil saltou de 35% em 2019 (pré-pandemia) para 40% em novembro de 2023 // LATAM recebe no Brasil 8 novas aeronaves //Aeroporto de Pelotas deve receber mais de duas mil pessoas entre o Natal e Ano Novo // Azul deixa de emitir 110 mil toneladas de CO2 em 2023 // Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu deve receber mais de 67 mil pessoas entre o Natal e Ano Novo //LATAM anuncia compra de mais cinco Boeing 787


Com 40% do mercado, LATAM encerra 2023 na liderança do setor aéreo brasileiro, aponta ANAC. Participação da companhia no mercado doméstico do Brasil saltou de 35% em 2019 (pré-pandemia) para 40% em novembro de 2023


São Paulo, dezembro de 2023 - A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) acaba de confirmar que a LATAM liderou novamente o setor aéreo brasileiro em novembro deste ano. A companhia conquistou no Brasil 40% de participação no mercado doméstico e 24%¹ na operação internacional, segundo os dados consolidados publicados hoje (22/12) pela agência reguladora.

 

Na prática, a LATAM viu saltar a sua participação doméstica no Brasil de 35% em 2019 (antes da pandemia de Covid-19) para 40% agora no último levantamento da ANAC.

 

Atualmente, a LATAM opera a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos do País. Em 2023, a companhia também ampliou o seu codeshare com a Voepass, oferecendo aos clientes acesso a outros 26 destinos brasileiros, principalmente em aeroportos regionais.

 

Já nos voos internacionais, a LATAM é a empresa aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro, a LATAM e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o País internacionalmente.

 

AS PERSPECTIVAS DA LATAM NO BRASIL EM 2024

 

Em dezembro de 2023, a LATAM alcança a marca de 8 novas aeronaves recebidas no Brasil no espaço de um mês. O feito reforça o compromisso da companhia de ampliar o acesso dos brasileiros à aviação. Neste ano, 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica pelo grupo LATAM foram direcionados para a sua operação brasileira, que em 2024 deve crescer de 7% a 9%.

 

No início desta semana, a LATAM anunciou 4 medidas para universalizar a aviação no Brasil, incluindo a adição de 10 mil assentos diários à sua operação no País em 2024. “Serão mais de 3 milhões de assentos adicionais no ano para fazer com que mais gente possa voar”, explicou Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

 

A LATAM é desde 2021 a companhia aérea líder do mercado doméstico e internacional do Brasil, segundo a ANAC. O índice medido em RPK² considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no Brasil.

 

¹ Considera todas as afiliadas do grupo LATAM que operam voos internacionais de/para o Brasil: LATAM, LATAM Chile, LATAM Peru e LATAM Paraguai.

² RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.



LATAM encerra 2023 com com sete A321neo, a maior frota do modelo no Brasil. Primeira unidade da empresa chegou em outubro deste ano (crédito: Divulgação Airbus)

LATAM recebe no Brasil 8 novas aeronaves em um mês e está pronta para crescer em 2024. Neste ano, 15 dos 17 aviões recebidos direto de fábrica pelo grupo LATAM foram direcionados para a sua operação brasileira, que em 2024 deve crescer de 7% a 9%


 

São Paulo, dezembro de 2023 - A LATAM alcança neste dezembro a marca de 8 novas aeronaves recebidas no Brasil no espaço de um mês, reforçando o seu compromisso de ampliar o acesso à aviação no Brasil. Neste ano, 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica pelo grupo LATAM foram direcionados para a sua operação brasileira, que em 2024 deve crescer de 7% a 9%.

 

“Mais aviões significam mais assentos. Como prometemos, estamos colocando mais capacidade no mercado brasileiro porque acreditamos que o Brasil encontrará uma solução para os custos da aviação em 2024 e, assim, permitirá que mais pessoas tenham acesso ao transporte aéreo neste País”, afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

 

Nesta semana, a LATAM anunciou 4 medidas para universalizar a aviação no Brasil, incluindo a adição de 10 mil assentos diários à sua operação no País em 2024. “Serão mais de 3 milhões de assentos adicionais no ano para fazer com que mais gente possa voar”, explicou Jerome.

 

Os 15 novos aviões recebidos pela LATAM Brasil ao longo de 2023 correspondem aos seus 7 primeiros Airbus A321neo e a 8 novos A320neo. Agora, a frota da empresa no Brasil soma 143 aeronaves com idade média de 10,5 anos, e a LATAM é a companhia aérea com a maior quantidade de A321neo em operação no País.

 

O CRESCIMENTO DA LATAM NO BRASIL

 

A LATAM opera atualmente a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos do País. Em 2023, a companhia também ampliou o seu codeshare com a Voepass, oferecendo aos clientes acesso a outros 26 destinos brasileiros, principalmente em aeroportos regionais.

 

Já nos voos internacionais, a LATAM é a companhia aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro, a companhia e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o País internacionalmente.

 

Como efeito, a LATAM é desde 2021 a aérea líder do mercado doméstico e internacional do Brasil, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

 

A EFICIÊNCIA DAS NOVAS AERONAVES DA LATAM

 

O Airbus A320neo (capacidade para 176 passageiros) oferece uma economia de 15% em combustível na comparação com seu modelo anterior, e essa economia pode chegar a 20% em voos longos. De acordo com o fabricante, as aeronaves da família A320neo evitaram a emissão de quase 20 milhões de toneladas de CO2 e reduziram em até 50% a poluição sonora desde a sua chegada ao mercado.

 

O Airbus A321neo (capacidade para 224 passageiros), especificamente, é 20% mais eficiente no uso de combustível que os modelos anteriores, emite 20% menos de CO2 e produz 50% menos ruído. É equipado com itens da nova cabine Airspace da Airbus, com área de boas-vindas mais moderna, iluminação adaptável, a cabine mais silenciosa desenvolvida até hoje, novos compartimentos superiores de bagagem de mão que oferecem um espaço 60% maior, banheiros mais acessíveis para pessoas com deficiência, recursos touchless e superfícies antimicrobianas.




Aeroporto de Pelotas deve receber mais de duas mil pessoas entre o Natal e Ano Novo. CCR Aeroportos, que administra o terminal, projeta movimentação intensa entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro

Pelotas, dezembro de 2023 – As festas de final de ano irão movimentar o Aeroporto de Pelotas nas próximas semanas. O terminal administrado pela CCR Aeroportos receberá mais 2 mil passageiros durante o período que compreende o Natal e ao Réveillon. O aumento no fluxo de pessoas deve ocorrer entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro.

A movimentação esperada para o período será 12% maior do que a registrada no ano anterior, quando 2.108 passageiros estiveram no Aeroporto de Pelotas. Neste período, que vai desde a sexta-feira antes do Natal até o primeiro dia útil de 2024, serão 34 operações de pouso e decolagem.

De acordo com o gerente do Aeroporto de Pelotas, Vinicius Bueno, o terminal está preparado para atender aos visitantes. “Queremos que todos os passageiros levem a melhor impressão possível do nosso terminal e da estrutura que oferecemos. A cidade é acolhedora e o Aeroporto será essa importante porta de entrada”, disse.

Em todos os 14 aeroportos com voos comerciais administrados pela CCR Aeroportos no Brasil, são esperadas, aproximadamente, 530 mil pessoas entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro.

 


Azul deixa de emitir 110 mil toneladas de CO2 em 2023 com programa de uso consciente de combustível. Com 18 bases parceiras no país que adotam o APU Zero, a companhia reduziu em mais de 70% o uso de querosene das suas aeronaves em solo. E esses números devem ser ainda melhores em 2024


São Paulo, dezembro de 2023 – O ano foi marcado pelas iniciativas da Azul Linhas Aéreas que seguem a rota de crescimento sustentável, sempre com foco em uma operação cada vez mais ecoeficiente. Prova disso são os resultados do APU Zero – que deve completar dois anos em 2024 e é uma das ações do Programa de Eficiência de Combustível (PEC) da companhia.
Em parceria com a Azul Linhas Aéreas, 18 bases da Azul no país adotam atualmente o conjunto de ações para reduzir ao máximo o uso do APU durante o momento do embarque e desembarque dos voos da companhia. A maioria delas – 12 aeroportos – fizeram a adesão à iniciativa ao longo deste ano. Todas colaboram para uma redução de mais de 70% no uso de querosene das aeronaves enquanto elas estão em solo.

O Auxiliary Power Unit (APU) – ou, em português, Unidade Auxiliar de Energia – é um motor auxiliar, geralmente localizado na cauda de alguns aviões, e que é acionado para manter os sistemas ligados quando a aeronave está em solo. Com o programa e a parceria dos aeroportos, ao pousar, os voos da Azul são imediatamente recebidos com fonte externa de energia elétrica e ar-condicionado, garantindo conforto aos Clientes que embarcam e desembarcam – isso tudo sem que o APU seja ligado e consuma parte do combustível da aeronave.

A primeira base a aderir ao APU Zero em abril de 2022 foi o Aeroporto de Viracopos (VCP), em Campinas (SP). Atualmente, são 18 bases ao todo pelo país: incluindo, além de VCP, os aeroportos de Ribeirão Preto (RAO), Guarulhos (GRU), Congonhas (CGH), Natal (NAT), São Luís (SLZ), Vitória (VIX), Goiânia (GYN), Curitiba (CWB), Belém (BEL), Florianópolis (FLN), Confins (CNF), Brasília (BSB), Rio de Janeiro (SDU), Cuiabá (CGB), Recife (REC), Salvador (SSA) e Manaus (MAO).

Segundo Daniel Tkacz, Vice-Presidente de Operações da Azul, os resultados do APU Zero até agora têm estimulado cada vez mais o crescimento do programa e o interesse de novos aeroportos por onde circulam os quase mil voos diários da companhia.

“O uso de APU em solo, nas bases que adotam o nosso programa, gerou uma economia de quase 36 milhões de Kg de combustível, (o equivalente a mais de 18 mil pontes aéreas Rio-São Paulo) e evitou a emissão de 110 mil toneladas de CO2 desde o início do programa”, explica o executivo.

Para 2024, a Azul espera atrair a parceria de mais aeroportos – dos mais diversos tamanhos – e em todas as regiões do país.



Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu deve receber mais de 67 mil pessoas entre o Natal e Ano Novo. CCR Aeroportos, que administra o terminal, projeta movimentação intensa entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro.


Foz do Iguaçu, dezembro de 2023 – Indicada como tendência de turismo nacional para 2024 pelo Booking e um dos destinos com a melhor rede hoteleira do mundo, segundo a Forbes, Foz do Iguaçu está preparada para receber milhares de visitantes para as festas de final de ano. Somente no Aeroporto Internacional da cidade, mais de 67 mil pessoas são esperadas.

Os passageiros irão embarcar e desembarcar no terminal iguaçuense, administrado pela CCR Aeroportos, entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro. Os visitantes terão uma extensa opção de passeios e atrativos turísticos na cidade, como as Cataratas do Iguaçu, Itaipu Binacional, além das decorações natalinas no Natal Águas e Luzes.

Neste período, serão 514 operações de pousos e decolagens. De acordo com o gerente do Aeroporto de Foz, Wander Melo Jr., a equipe está preparada para proporcionar uma experiência de viagem segura e agradável aos passageiros.

O gerente também destaca outra comodidade para os visitantes, que podem reservar as vagas de estacionamento antecipadamente pelo site: https://aeroestar.com.br/.


“Quem chegar em nosso aeroporto será recebido com toda a atenção e hospitalidade pela equipe que estará aqui, garantindo uma boa viagem. A cidade espera anualmente por este momento e, com certeza, quem nos visitar levará ótimas impressões”, afirmou Wander.

Em todos os 14 aeroportos com voos comerciais administrados pela CCR Aeroportos no Brasil, são esperadas, aproximadamente, 530 mil pessoas entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro.



LATAM anuncia compra de mais cinco Boeing 787 e consolida o grupo como maior operador do modelo na América Latina

 

Próximos Boeing 787 sairão de fábrica com motores GEnx, sendo o grupo LATAM o primeiro da América do Sul a contar com o equipamento da GE Aerospace

 

Somado o novo pedido às entregas já programadas deste modelo para os próximos anos, grupo LATAM atingirá um total de 46 aeronaves Boeing 787 como parte do investimento para contar com uma das frotas mais modernas e eficientes da América do Sul


 

Santiago, 20 de dezembro de 2023 - O grupo LATAM anuncia um pedido adicional de cinco Boeing 787 Dreamliner como forma de seguir avançando em seu compromisso de ser mais eficiente e sustentável. O acordo consolida o grupo como maior operador de Dreamliner na América Latina. 


Somado às entregas já programadas deste modelo para os próximos anos, o grupo LATAM atingirá um total de 46 aeronaves Boeing 787, um crescimento de 20 aeronaves desse modelo em relação à frota pré-pandemia. 


O investimento reforça o compromisso do grupo em ter uma das frotas mais modernas e eficientes da América do Sul. Outra novidade é que os próximos 787 sairão de fábrica com motores GEnx, sendo o grupo LATAM o primeiro da América do Sul a contar com o equipamento da GE Aerospace reconhecido mundialmente pelo desempenho e eficiência.

 

De acordo com informações de seu fabricante, a família de motores GEnx tem mais de 50 milhões de horas de voo desde sua entrada em serviço em 2011 e é o motor de maior potência e venda mais rápida da GE, com quase 3 mil motores em serviço e em lista de espera, incluindo peças de reposição.

 

A família de aeronaves 787 Dreamliner oferece eficiência de combustível superior, mantendo as companhias aéreas competitivas. O Boeing 787 utiliza 25% menos combustível e gera 25% menos emissões do que os aviões que substitui, segundo dados do seu fabricante. O Boeing 787-9 pode transportar 300 passageiros e tem capacidade para percorrer uma distância de aproximadamente 14.010 km.

 

O Boeing 787 foi projetado para oferecer conforto, com cabine espaçosa, iluminação LED ajustável, janelas maiores, melhor qualidade do ar, tecnologia que detecta e neutraliza a turbulência para um voo mais suave e compartimentos superiores espaçosos para uma melhor experiência de voo, segundo dados de seu fabricante.

 

Atualmente, o grupo LATAM conta com 332 aeronaves, sendo 56 aeronaves de passageiros Boeing (modelos 767, 777 e 787) e 256 aeronaves Airbus (modelos A319, A320, A320neo, A321 e A321neo). Além disso, a LATAM Cargo possui 20 aeronaves cargueiras.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.