No segmento de picapes, a F-150, a Maverick Hybrid, a nova geração da Ranger e a Ranger Raptor foram os destaques
A marca avançou também na renovação da rede, na experiência do cliente, na engenharia e projetos sociais
No ano que vem a empresa quer continuar a crescer, trazendo novidades em todos os pilares do negócio
Ford Ranger Raptor |
“Este ano, trabalhamos muito forte em todos os pilares do nosso negócio – picapes, SUVs, ícones de performance e veículos comerciais da Ford Pro – com vários lançamentos para criar uma plataforma sólida e sustentável de crescimento”, disse Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul, no balanço de fim de ano com a imprensa. “No ano que vem, mantemos a nossa visão de continuar crescendo na casa de dois dígitos no Brasil e surpreendendo os clientes com novos produtos”.
O executivo destacou a excelente receptividade alcançada pelos lançamentos da marca em 2023. A F-150, líder e referência mundial das picapes, foi a primeira a chegar e causou um forte impacto. As primeiras 500 unidades se esgotaram em questão de minutos e ela deve fechar o ano com cerca de 1.000 emplacamentos, que equivalem a 11% do segmento de picapes grandes.
Nova Ford Ranger XLT |
“A Ranger cresceu 38% em volume de janeiro a outubro, muito acima dos 2,6% do segmento. Além de atingir recorde histórico de participação em outubro, ela também tem apresentado os melhores índices de qualidade na categoria”, disse Daniel Justo.
A linha foi ampliada no mês passado com a Ranger Raptor, a picape mais rápida e capaz do mercado em qualquer terreno. Primeira representante da família Raptor no Brasil, ela inaugurou o segmento de picapes de alta performance e surpreendeu com a venda de 400 unidades em apenas cinco horas.
No segmento de SUVs, a Ford trouxe o Novo Territory, com uma grande evolução em todos os quesitos e excelente relação custo-benefício, sendo bem recebido pelos consumidores. Em pouco mais de dois meses, ele vendeu cerca de 1.000 unidades e levou a marca a aumentar o volume programado para o ano que vem. A marca lançou também o Mustang Mach-E, seu primeiro veículo elétrico no país, com tecnologia e desempenho inovadores.
Transit Chassi Carga Seca |
A Ford Pro, divisão de veículos comerciais, lançou três novos produtos: a Transit Automática, pioneira no segmento, a Transit Chassi e as versões de trabalho da Ranger, reforçando a proposta de oferecer máxima produtividade e rentabilidade para o cliente comercial.
“A Ford Pro cresceu 25% em volume, com 16.000 unidades, e avançou 28% na participação, que chegou a 8% do segmento, unindo os melhores veículos e um foco muito forte no pós-venda para atender as necessidades do cliente comercial”, pontuou o executivo.
Mustang Mach-E |
A Ford avançou também na renovação da rede, hoje formada por 114 concessionárias em todo o Brasil, sendo que 86 delas (75%) já operam com o novo padrão global de arquitetura Ford Signature. O plano é até o final de 2024 chegar a 100% da rede.
“Ao mesmo tempo, melhoramos muito a infraestrutura dos nossos centros de distribuição de peças, com impacto direto na diminuição do tempo de atendimento e melhor qualidade do serviço para os nossos clientes”, afirmou Daniel Justo.
A Experiência do Cliente é outra área na qual a Ford investiu bastante e vem colhendo resultados positivos, com foco em três prioridades: ter uma comunicação clara com o cliente, resolver seus problemas e dúvidas rapidamente e ter um serviço eficiente nas concessionárias, aumentando os índices de satisfação tanto nas vendas como no pós-vendas. Entre outros indicadores, a ativação do modem dos veículos conectados cresceu de 70% para 81% e as reservas de serviço online triplicaram, para 16%.
F-150 Platinum 2 |
Na área social a empresa mantém o programa Ford <Enter>, criado para capacitar pessoas de baixa renda para atuar no mercado de tecnologia, dando acesso a empregos qualificados. Este ano, ele vai formar 200 novos alunos.
“O Ford <Enter> é um programa social que nos traz muito orgulho, é um grande sucesso e foi ampliado agora para Argentina, Chile, Colômbia e Peru. Ele recebeu mais de 8.500 inscrições para as três turmas no Brasil e alguns alunos já foram contratados pela Ford”, completou Daniel Justo. “Também desenvolvemos outras ações sociais no ano, em parceria com o Ford Fund, que beneficiaram mais de 5.000 pessoas.”
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