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segunda-feira, 19 de setembro de 2011

MAIS NOVIDADES DO SALÃO DE FRANKFURT


Carrões e conceitos nem tanto, como o Audi A2 para 4 passageiros e lanternas traseiras que rasgam o nevoeiro

O Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, que se encerra no próximo domingo, na Alemanha, está apresentando 89 lançamentos mundiais, numa area dde 235 mil m2, por onde circularão 1 milhão de visitantes do mundo inteiro. Algumas das novidades estão os carros elétricos, com boas autonomias e os híbridos, com motor a gasolina ou álcool e outro elétrico, muito utilizados já no serviço de taxis, por exemplo, na Espanha.

As marcas alemãs apresentando-se em casa: a BMW mostra o Série 6 Coupé, a Porsches, o 911 Carrera, a Volkswagen, o novo Fusca e o conceito UP, a Audi, o A5 e o A2 Concept, que vale a pena destacar por sua peculiaridades. Tem 3,8 m de comprimento, 1,69 de largura e 1,49m de altura e espaço suficiente para quatro pessoas.

Outra inovação no conceito do A2 é o transporte de uma bicicleta entre os bancos, como mostra a foto acima e a luz dinâmica que vai da dianteira à traseira abaixo da borda da janela - uma faixa luminosa que contém uma variedade de funções inovadoras. 

Sensores de aproximação integrados detectam o motorista e destravam as portas por meio de um comando por gesto. Durante a condução, a luz dinâmica funciona como uma luz de marcação lateral constante. Se as luzes de sinalização do carro forem ativadas, impulsos de luz percorrem toda a faixa luminosa. Além disto, uma barra de luz vermelha é emitida pelas luzes traseiras durante a frenagem, demonstrando intuitivamente a potência dos freios para os outros motoristas. Sob os bancos há porta objetos, assim como no console central.

Nos faróis, a Audi apresenta a próxima fase em tecnologia LED. Um conjunto de LEDs e microrefletores gera um farol de luz alta não ofuscante e de alta resolução. Delicadas fibras luminosas de luz diurna formam o módulo de iluminação por LED altamente eficiente da luz baixa. Luzes traseiras inteligentes adaptam sua iluminação às condições de visibilidade. A luz de neblina traseira, gerada por diodos a laser, pode ser vista claramente na neblina, projetando um triângulo vermelho na estrada como aviso. Esta será sem dúvida uma inovação que pode evitar engavetamentos causados por falta de visibilidade em meio ao nevoeiro denso.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

RENAULT REALIZA MAIS UMA OPERAÇÃO PORTAS ABERTAS


Se achar a chave certa leva um Clio zero para casa

A Renault promoverá, neste sábado, 17, até  dia 26, segunda-feira, a 30ª edição da “Operação Portas Abertas” nas concessionárias da marca em todo o País. As vendas poderão ser financiadas pela Financeira Renault. Os participantes terão 10 chances de levar para casa um Clio 1.0 Hi-Flex, nove deles por meio da chave premiada na promoção “Girou, Ligou, Ganhou” e um outro por sorteio.

Qualquer pessoa pode participar. Basta ir até uma concessionária Renault no período da promoção, preencher o cupom e responder à seguinte pergunta: “Qual é o nome da montadora e da financeira que poderão dar muitos prêmios para você?”. A partir daí, basta testar a chave recebida em um Renault Clio exposto no showroom da concessionária. Caso a chave dê a partida no motor, o participante leva o carro.

A Renault anuncia que além dos bônus e condições especiais com taxas reduzidas e facilidades de financiamento para a compra de veículos Renault, esta edição inova com a premiação de 10 unidades do modelo Clio 1.0 Hi-Flex – sendo nove por meio de chaves premiadas e um através de sorteio -, e, ainda, milhares de prêmios como GPS, Porta Retrato Digital, Celulares, HD Externo, entre outros. “O interessante é a oportunidade de concorrer a um Clio zero e a milhares de outros prêmios, ou de adquirir os modelos da marca a preços e condições de financiamento imperdíveis” sugere a assessoria de Imprensa da Renault.

Durante a “Operação Portas Abertas”, a rede de concessionárias Renault oferecerá condições especiais de financiamento para toda a linha de veículos de passeio e utilitários da marca, como por exemplo: os modelos Logan, Novo Sandero, Novo Sandero Stepway, Fluence, Grand Tour e Symbol poderão ser adquiridos com taxa zero de juros. Entre os modelos, o Clio 1.0 Hi-flex te, garantia de três anos ou 100 mil km.

FORD APRESENTA SUAS NOVIDADES NO SALÃO DE FRANKFURT


Novo modelo da Ranger 
sai para a Europa ano que vem


A nova geração da Ranger é mais uma novidade da Ford no Salão Internacional de Frankfurt e tem previsão de lançamento, em 2012, na Europa. A picape está sendo exibida em sua versão XLT diesel, na Alemanha. 

O novo modelo vai reforçar o conceito da Ranger com sua aparência forte e moderna, mais capacidade de carga para aplicações profissionais e novos níveis de conforto, tecnologia e segurança.

A Nova Ranger tem uma presença vibrante, com design exterior elegante que traduz a famosa personalidade das Picapes Raça Forte Ford. Os designers definem seu estilo como "Força do Século 21". Suas linhas musculosas e limpas e a postura firme e confiante sinalizam a força e a capacidade de uma picape ultramoderna. Ao mesmo tempo em que mantém a identidade Ranger, seu estilo refinado, sofisticado e inovador é capaz de atrair uma nova geração de consumidores.

Nascido nas ruas para as pistas


A Ford tem uma longa tradição nas competições automobilísticas e o Focus ST-R, apresentado agora no Salão de Frankfurt, é o mais novo representante dessa linhagem. Projetado pelos engenheiros da Ford Racing e do grupo de Veículos Globais de Performance da Ford para as pistas, ele poderá ser visto a partir do ano que vem nas competições de turismo da América do Norte e, no futuro, deverá estar disponível também em outros mercados.
Por ser baseado em um modelo de linha, o Focus ST-R utiliza muitas peças de produção normal, o que reduz os custos, e já vem pronto para correr, com pequenas modificações. Seu pacote inclui um potente motor EcoBoost 2.0, gaiola de proteção no padrão FIA, freios redimensionados e suspensão tunada. Seu objetivo é oferecer uma opção para as equipes que participam de categorias como a Grand-Am ST, World Challenge TC e Canadian Touring Car Series, na América do Norte, e também competições europeias, como as 24 Horas de Nurburgring.
"O novo Focus ST-R é um exemplo perfeito de como um grande carro de produção pode inspirar um carro de corrida competitivo", diz Jost Capito, diretor de Veículos Globais de Performance e Desenvolvimento de Negócios Motorsport. "O Focus tem a melhor dirigibilidade, motores e freios da categoria e a funcionalidade de seus vários sistemas nos ajudou a desenvolver especificações técnicas globais para os times que desejam correr com o carro, com custos acessíveis."
O lançamento do Focus ST-R faz parte da estratégia da Ford de reforçar sua presença nas competições usando plataformas globais. Ele foi desenvolvido com base nas normas internacionais S2000 com a proposta de oferecer às equipes e pilotos independentes um equipamento acessível e globalmente competitivo. O sucesso do Focus com o Team Aon no Campeonato Britânico de Turismo foi um dos motivos que incentivaram o seu lançamento.



Assessor de Imprensa da Ford Brasil,

Célio Galvão (foto), 
envia-nos do Salão do Automóvel 
de Frankfurt as novidades da marca.


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

GM TRAZ PARA O BRASIL SEU CAMPEÃO DE VENDAS

Chevrolet Cruze custa a partir de R$ 67.900. 
Um carro familiar de luxo, seguro e cheio de tecnologia
Fábio Gonzalez / GM Divulgação



Automóvel de passeio comercializado em mais de 70 países e o Chevrolet mais vendido no mundo, o sedan Cruze chega ao Brasil refinando mais ainda a gama de carros da GM à venda no País. A versão LT custa R$ 67.900,00 com câmbio manual e R$ 69.900, automático. A terceira versão, LTZ, também automática e mais luxuosa sai por R$ 78.900. Todas são equipadas com o moderno motor Ecotec6 com coletor de admissão e comando de válvulas variáveis, mais econômico e suave e menos poluente e garantia de três anos sem limite de quilometragem. Velocidade: mais de 200 km/h.


O Cruze é sem dúvida um carro familiar que oferece uma série de confortos que agradam principalmente às motoristas e à criançada: por exemplo, os diversos porta objetos, o compartimento coberto com 62 mm de profundidade, na área superior do console central, outro do lado do condutor e suporte para óculos, bolsas amplas nas costas dos bancos dianteiros para livros, revistas, mapas, ou um lap top, além de porta-copos nas portas dianteiras para acomodar um garrafa de 1,5 l e nas traseiras para garrafas de meio-litro, além de uma tomada de 12V.

Entre os bancos do motorista e do carona há um apoio de braços regulável com uma entrada USB e outra auxiliar para ligação de diversos tipos de aparelhos móveis. 

O Cruze vem com porta-luvas avantajado e bem iluminado e o banco traseiro bipartido (60 cm/40 cm), tem dois suportes para copos no apoio de braço central. 

Há luzes de cortesia na traseira e de leitura na frente, ganchos de conveniência atrás. Outra vantagem do Cruze é o amplo porta-malas de 450 l.

O carro vem de série também com sistema de travamento central das portas e vidros de comando elétrico, com função de abertura total automática e após a ignição desligada a permite o funcionamento dos vidros e do sistema de áudio durante 10 minutos, impedindo que fiquem abertos.


Outro mimo é o ar condicionado com comandos eletrônicos e a função AQS (Air Quality System) que mede a qualidade do ar externo e ativa a recirculação do ar, em caso do mesmo estar poluído. Um luxo existente em carros muito caros.



"O elemento de maior destaque no design do Cruze é a linha do teto arqueada, que se estende desde o inclinado pára-brisa até os pilares traseiros. Juntamente com a traseira relativamente curta, esta linha se traduz em muita esportividade. Para o forte impacto visual provocado pelo Cruze contribui também a simplicidade do design exterior, livre de artifícios", destaca a fábrica.


Essas informações, enviadas pela Assessoria de Imprensa da GM, dão conta também de outro ponto que fábrica garante que surpreenderá os consumidores: “A qualidade de construção do Cruze, marcada por detalhes que se encontram em automóveis de segmentos superiores, o elevado nível de acabamento e o refino visível na união dos painéis da carroceria”.


Ainda não fiz o test-drive do Cruze, mas pelo descrito pela Assessoria de Imprensa da GM, o novo sedan   vem ainda mais seguro e traz um novo nível de equipamentos de série: rodas de 17 polegadas, Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), controle de tração, freios ABS com EBD de última geração e PBA - Assistência de frenagem de Pânico, transmissão (câmbio) de seis marchas e na automática com trocas no modo sequencial e sensores de inclinação que identificam subidas e descidas que auxiliam na condução.


Obrigatório no exterior há bastante tempo, e recentemente também no Brasil, o uso de cadeirinha especial para crianças, é facilitado no Cruze que vem equipado com o Sistema Isofix para fixação de cadeirinha infantil. O carro tem também o sistema de entretenimento e controle de climatização integrados no console central, com iluminação ice blue.

Motor super moderno
Apesar de a matéria estar um pouco longa pela riqueza de detalhes que o carro oferece, não posso deixar de apresentar a importante questão mecânica, para a maioria das mulheres uma chatice, mas importante para os nossos leitores homens, embora uma sensível quantidade de mulheres já se interessem pelo assunto.


O motor Ecotec6 tem coletor de admissão variável, o que torna as respostas mais rápidas em qualquer rotação. O coletor "curto" é mais utilizado em altas velocidades, quando o carro necessita de potência. 

Em baixas rotações, o coletor se torna "longo" privilegiando torque e força. Além disso, o sistema colabora para uma queima de combustível mais eficiente, proporcionando alto desempenho, economia e uma menor emissão de gases poluentes.

Mas o motor 1.8 do Cruze vai além. Tem bielas forjadas, ao invés de fundidas, que garantem muito mais durabilidade – são utilizadas em carros de corrida e alto desempenho.




O cabeçote (feito de alumínio, assim como o cárter) e bloco contam com galerias internas para refrigeração especialmente desenhadas de modo que a temperatura no cabeçote seja menor, permitindo um maior avanço de ignição, o que resulta em menor consumo de combustível.


A bomba d'água no Ecotec 6 é montada no bloco e não é acionada pela correia dentada, como em motores convencionais. Ela é movida pela correia secundária (ou de acessórios), o que facilita na hora da manutenção, melhorando o acesso ao componente.

Com toda essa tecnologia, o 1.8 Ecotec 6 do Cruze rende 144 cavalos quando abastecido com etanol e 140 com gasolina, ambas a 6.300 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 18,9 kgfm e aparece já nas 3.800 rpm. Com gasolina, o torque é de 17,9 kgfm, na mesma rotação. E, além dos bons números, vale ressaltar que 90% do torque já disponível nas 2.200 rpm.


Traduzindo isso em números, o Cruze, na versão manual, vai de 0 a 100 km/h em apenas 10,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 204 km/h, quando abastecido com etanol. Com gasolina, ele leva 11 segundos para chegar aos 100 km/h e chega aos 203 km/h de velocidade máxima.

Equipado com essa transmissão, seus números do Cruze são igualmente satisfatórios. Ele leva 11,4 segundos para ir de 0 a 100 km/h e atinge a velocidade máxima de 197 km/h, quando abastecido com etanol. Com gasolina, o Cruze precisa de 11,7 segundos para chegar aos 100 km/h e atinge os mesmos 197 km/h de velocidade máxima.



terça-feira, 13 de setembro de 2011

JAC Motors Brasil - Teste de Rodagem J6

Um vídeo de test-drive e uma vida, a de Sérgio Habib
Em 1998, quando iniciei minha carreira de Editor de caderno de automóveis conheci um empresário de São Paulo, que me chamava a atenção nos contatos com os jornalistas pela exatidão com que apresentava dados e números sobre o setor automotivo, mundial, nomeadamente, o brasileiro. O nome dele era Sérgio Habib, o sócio privado brasileiro do consórcio francês PSA responsável pela construção das linhas de montagem  da Pegeout e da Citroën, em Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro, onde a Citroën produz o Xsara Picasso. 
Fui um dos jornalistas brasileiros convidados de Sérgio Habib para o lançamento desse vitorioso carro, na Espanha, em 2001. Hoje, o modelo já vendeu 100 mil unidades no Brasil. Sérgio não participa mais do PSA, mas é o dono das 97 concessionjária Citroën no Pais, número que pretende aumentar para 145, nos próximos três anos.
Não tenho nenhuma procuração para defender ou enaltecer Sérgio Habib, tanto como empresário como ser humano. O que conheço dele pelo contato que tive é que se trata de um empreendedor de sucesso, um homem honrado e um profissional do ramo automotivo com uma grande experiência, iniciada em 1991, quando trouxe para o Brasil o Citroën Xantia. Quando no último Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado, assisti o Sérgio Habib cercado de empresários chineses donos da JAC Motors apresentando os carros da marca pela primeira vez no Brasil, tive a certeza absoluta de que seria mais um dos seus investimentos de sucesso.
Perguntei a Sérgio que garantia ele tinha dos chinenses de que esse carro não seria de boa qualidade. Ele me olhou e disse: "Arnaldo, esses carros passaram por todas as modificações que eu indiquei à fábrica para poderem rodar no Brasil sem problemas e percorreram 1 milhão de quilómetros pelo país afora antes de serem expostos aqui no Salão. Posso te garantir que o JAC vai ser um sucesso no Brasil".
Não acredito de maneira nenhuma que com a sua experiência, profissionalismo e honestidade, Sérgio, primeiro,  como a gente diz, botasse,a mão em cumbuca, e, segundo, trouxesse os JAC para queimar seu filme e arranjar um problema para a sua vida e perder dinheiro. esse não seria o Sérgio habib que o Brasil conhece e particularmente os jornalistas especializados em automóveis.
Há pouco quando abri meu e-mail e vi o vídeo enviado pelo assessor de Imprensa da JAC Motors, jornalista Eduardo Pincigher, mostrando um pouco do teste do JC, rodei o filme em minha memória dos fatos vividos com Sérgio Habib e não pude deixar de escrever este texto de livre e expontanea vontade. Na verdade, também instado pelo fato de Sérgio implantar no País  com os JAC uma nova filosofia de conforto e segurança, oferecendo de série itens que ao longo da história, sempre foram adquiridos como opcionais encarecendo visivelmente o preço inicial dos veículos. 
Estou falando de freios ABS, com EDB, sensores de marcha a ré, faróis de neblina, faróis dianteiros com ajuste elétrico de altura, espelhos elétricos com sinaleiras nos retrovisores laterais, ar condicionado digital, seis anos de garantia, além dos itens de série tão conhecidos dos brasileiros: trio elétrico, rodas de liga leve, e mais recentemente o air bag. Os JAC são carros completos, mesmo, com preços sensivelmente mais baixos que os concorrentes.
Sérgio tem tanta certeza da qualidade dos modelos JAC, o J3, J3 Turin, J5, J6 e J6 Diamond, de sete lugares que abriu 50 concessionárias da marca no mesmo dia em todo o Brasil. Na verdade, quem ganha com avanços como este é o consumidor brasileiro.  Quem diria que tudo começou com o ex-presidente Collor de Melo que chamava os carros produzidos no Brasil de "verdadeiras carroças".
Assista o vídeo e faça a sua avaliação. 


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ford apresenta na Alemanha carros ultraeconômicos

No Salão de Frankfurt marca mostrará 
modelos do Focus e do Fiesta que fazem 30 km/l 

O assessor de Imprensa da Ford do Brasil, Célio Galvão, revela que a Ford lançará na Europa, em meados de 2012, as versões do Focus e do New Fiesta com motores ultraeficientes no consumo de combustível, como parte da estratégia de expandir o uso da tecnologia ECOnetic em seus veículos.

No Salão de Frankfurt, estarão expostos dois desses novos modelos: o Focus ECOnetic, capaz de rodar 29,4 km por litro de combustível – marca que o torna o carro familiar não híbrido mais eficiente da Europa –, e o Fiesta ECOnetic, que atinge 30,3 km/l.

O nível de emissões é outro destaque. O novo Focus ECOnetic – primeiro Ford a diesel com tecnologia de absorção de NOx – atinge 89 g/km e o Fiesta ECOnetic –primeiro Fiesta equipado com sistema Auto-Start-Stop – gera só 87 g/km.
           
"O Focus e o Fiesta ECOnetic vão oferecer uma economia de combustível surpreendente, sem perda do prazer de dirigir – uma combinação que pareceria impossível alguns anos atrás", diz Thilo Seibert, gerente de Estratégia de Sustentabilidade e Eletrificação da Ford Europa.

A Ford também planeja mostrar em Frankfurt um Focus com o novo motor EcoBoost 1.0 de três cilindros, injeção direta e turbo, que oferece economia de combustível e performance excepcionais. Os três veículos são parte de uma estratégia agressiva da Ford para atingir a liderança em economia de combustível e sustentabilidade, levando a tecnologia ECOnetic a mais consumidores.

A expansão da tecnologia ECOnetic faz parte da estratégia global de sustentabilidade da Ford, que tem a meta de reduzir 30% as emissões de CO2 de seus carros entre 2006 e 2020. Desde 2006, a Ford já obteve uma redução de 11% no CO2 e está a caminho de alcançar seu objetivo. Uma melhoria adicional de 10 g/km será obtida nos próximos dois anos.

O Blog, com certeza, está falando em nome dos brasileiros ao sugerir que a Ford traga esses carros urgentemente para o Brasil.

Sem dúvida alguma, o Ford New Fiesta é hoje um dos carros mais elegantes do mundo. Foto: Arnaldo Moreira

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Renault já vende seu carro totalmente elétrico na Europa

Fluence Z.E. é recarregado na tomada de casa

Já imaginou chegar à noite em casa e recarregar as baterias do seu carro na tomada de sua casa? Pois, isso já é realidade na Europa, onde circulam automóveis elétricos e híbridos. Vi na viagem que fiz, em Junho, a Portugal – por exemplo, no gigantesco Supermercado Continente, na Amadora, perto de Lisboa –, na Espanha, em Madrid e Barcelona, nos postos de abastecimento de combustível pontos com tomadas para recarga de baterias de carros. Um luxo!

A Renault acaba de anunciar a produção do modelo Fluence Z.E.(Emissão Zero) 100% elétrico como “única solução que permite oferecer mobilidade com emissão zero de poluentes para o uso de todos. Alinhado com a política ambiental Renault Eco², o sedã foi desenvolvido para uma comercialização em massa, permitindo progressos ambientais reais”. O carro foi mostrado pela primeira vez na América Latina, em junho, no Salão de Buenos Aires. 

Segundo a fábrica francesa, as baterias podem ser recarregadas através de uma tomada doméstica de 220V, para uma duração compreendida entre 6h e 8h; a partir de terminais de recarga rápidos de 400Volts, que permitem uma recarga em 30 minutos, aproximadamente; e com o sistema “Quickdrop” (troca de baterias), que permite substituir a bateria do veículo em cerca de três minutos, em estações específicas.

A Renault explica que o motor elétrico do Fluence Z.E desenvolve potência máxima de 95 cv e torque máximo de 22,6 kgfm. A bateria de íon lítio que equipa o veículo dispõe de uma capacidade energética de 22 kW/h. No carro de série, a bateria é localizada atrás do encosto dos bancos traseiros, de forma a manter um volume do porta-malas de 300 litros, e pesa 250 kg. 
De acordo com a Renault, o Fluence Z.E., o primeiro sedã elétrico no seu segmento de mercado que já está à venda na Europa “demonstra que um veículo elétrico não é obrigatoriamente um pequeno carro urbano, estreito e desconfortável, com capacidades de condução limitadas”.


Seria ótimo que o Fluence Z.E. chegasse em breve ao mercado brasileiro, mas essa é outra história, como dizemos por aqui, isso são outros quinhentos.


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