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quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

MERCADO SEGURADOR AVANÇA 14% ESTE ANO E FATURA R$ 280,6 BILHÕES



Por Denise Bueno

2013 chega ao fim como mais um ano de crescimento do mercado segurador. A previsão é encerrar 2013 com faturamento 14% maior do que o registrado no ano anterior, com R$ 290,6 bilhões em vendas de seguros, previdência, capitalização e saúde. 

O volume chega a representar 6% do Produto Interno Bruto (PIB). O percentual é menor do que os 17% projetados no inicio do ano, revisados em função da previdência privada, que sofreu com a volatilidade dos mercados financeiros durante o ano, afetando o volume de captação de recursos.

“Expansão da classe média, novos consumidores, taxa de desemprego baixa e a expansão do crédito são os fatores que ajudaram que o mercado segurador registrasse esse bom desempenho”, ressaltou Marco Antônio Rossi, presidente da CNseg, confederação das seguradoras, e também da Bradesco Seguros, durante almoço de final de ano com jornalistas, realizado em São Paulo. 

O presidente da CNseg também creditou o crescimento do setor à comunicação das seguradoras, que nos últimos quatro anos tem sido mais “light”, facilitando o entendimento dos produtos pelos clientes, bem como avançado no sentido de popularizar o seguro.

“Várias ações das seguradoras mostram que o seguro é um produto para todos e não vemos mais aquele rótulo de que seguro é coisa para rico”.


Rossi comemorou o crescimento da carteira de investimentos do mercado segurador, que chega a representar 12,9% do PIB, com R$ 559 bilhões até outubro de 2013. 

Desse valor, R$ 456,3 bilhões em reservas técnicas e R$ 103,4 bilhões em patrimônio líquido das empresas.

Entre outros destaques do ano, além do ritmo chinês de crescimento, Rossi citou a posse da nova diretoria da CNseg em maio; o Brasil assumir o comando da Fides, representada por 18 países da América Latina, Estados Unidos e Península Ibérica, tendo como objetivo estimular o desenvolvimento do mercado segurador; a Escola Nacional de Seguros estar entre as melhores escolas do país; e a abertura do capital da BB Seguridade, um dos maiores IPO do mundo, o que mostra a força do segmento e agrega novos analistas e investidores ao setor.

Para 2014, a aposta é avançar 15,6% em vendas totais, mantendo o percentual de crescimento acima da média de 10% apresentado nos últimos anos. 

Dentro dessas expectativas, seguro gerais deve avançar 12,8% no próximo ano, permanecendo o seguro de carro o líder do segmento, com 50% das vendas; 15% em previdência, com o VGBL na liderança e avanço dos seguros de vida ligados a viagem, prestamista e funeral; 23% em capitalização com aposta dos produtos de incentivo e que substituem o fiador em aluguel; e 16,7% de crescimento na venda de planos de saúde suplementar. 

Microsseguros avança timidamente, mas os seguros considerados pelas seguradoras como populares têm apresentado um crescimento constate, segundo Rossi.


Todas essas previsões tem como base um cenário otimista da economia. O principal temor dos seguradores, assim como dos economistas, investidores e empresários, é de que o Brasil perca o grau de investimento diante da deteriorização de indicadores macroeconômicos. 

“Se isso acontecer, o que não acreditamos, complicará muito a situação da economia brasileira, uma vez que os investimentos ficam restritos, dificultando todo e qualquer esforço de crescimento”, comentou Osvaldo do Nascimento, presidente da Fenaprevi. 

Quanto a inflação, o executivo não aposta em uma alta exagerada. “Pode subir um pouco, mas ficará dentro da meta”, aposta. A questão fiscal também está no radar das seguradoras.

“Como esse é um tema prioritário para a presidente Dilma Rousseff acreditamos que terá uma boa solução”.

A previdência aberta deverá fechar 2013 com alta de 10% no volume das contribuições e de 15% em 2014. 

“Vemos o próximo ano com um ano de oportunidades. Temos na mesa investimentos muito atrativos com prêmio de longo prazo”, ressaltou. Nascimento destacou que a previdência faz parte do cenário econômico. O setor tem hoje R$ 350 bilhões. Se somarmos os fundos fechados, o patrimônio previdenciário é próximo de R$ 1 trilhão. 

”O desafio do setor está ligado ao do país. Manter um crescimento sustentável do PIB e manter um cenário mais estável do que a volatildiade que observamos em 2013 será benéfico para todos, assim como para a previdência”, ressaltou o presidente da Fenaprevi.

Ele acredita que o volume de contribuições voltará a crescer, uma vez que a volatilidade já está mais disseminada entre os investidores brasileiros, bem como ser um momento propício para invesitmentos do longo prazo. 

“Temos títulos do Tesouro pagando 6% ao ano mais IPCA. Isso é um rendimento extremamente confortável no mundo hoje”, comentou. No entanto, lembra, o cenário mundial é volátil.


Paulo Marraccini, presidente da FenSeg, comentou que 2013 foi um ano em que os executivos envolvidos com seguros gerais seguiram a meta de tentar aumentar a penetração de seguros na sociedade brasileira. 

“Temos 15 comissões técnicas trabalhando para isso”, disse, ressaltando o seguro de garantia estendida, um dos que mais foi alvo de críticas por parte dos órgãos reguladores e de consumidores. “Por ser um produto novo sofreu, mas os ajustes já foram feitos para que o produto seja útll para o consumidor”, comentou.

Outra área de destaque dentro da FenSeg, segundo Marraccini, é a de garantias de obras, que em breve deverá ter a aprovação do percentual de participação em contratos de 10% atual para 30% no valor total da obra. 

O presidente da FenSeg também está esperançoso com o seguro popular de automóvel. Segundo ele, a inibiçao dos desmanches ilegais está no radar da federação. 

“Isso ajuda a reduzir o preço e salva o ambiente, com o descarte adequado das peças”, afirmou. 

Os seguros financeiro, marítimo e transporte são outros nichos aprimorados com o trabalho das comissões, tornando o produto mais visivel aos consumidores e, consequentemente, deverão apresentar bons resultados em 2014.


Marcos Barros, presidente da Fenacap, ressaltou que mais importante do que o crescimento de 25,7% nas receitas de vendas até outubro, é o crescimento qualitativo do mercado com a consolidação do entendimento da população em relação ao títulos de capitalização.

“2013 também marca a maturação dos produtos lançados em 2010, como o fiador, que vem ganhando espaço, assim como os produtos ligados a incentivos, usados pelo marketing para alavancar as vendas de seus clientes”, frisou.


José Cechin, diretor da FenaSaúde, que substituiu o presidente Marcio Coriolano que não pode comparecer, afirmou que o grande desafio está em manter o crescimento de 2013 diante dos cenários previstos para a economia em 2014. 

“O setor de saúde suplementar cresce a taxas de 11,2%, para R$ 52,5 bilhões até junho. “Temos problemas na saúde, mas todos estão empenhados em resolver”, afirmou. Em ternos de beneficiários, o ano acumula crescimento de apenas 2%. Em 2014, as projeções são de manutenção do desempenho de 2013, uma vez que os planos de saúde são sensiveis a emprego e renda. “A persistir o desemprego baixo, o setor continua a crescer”, finalizou.

VOLVO ABRIU CONCESSIONÁRIAS NO ESPÍRITO SANTO, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL E FOI ELEITA MONTADORA DE VEÍCULOS COMERCIAIS DO ANO.



A Volvo abriu novas concessionárias no Espírito Santo, em Linhares, com o grupo Luvep, atendendo o corredor de transporte que liga as regiões Sul e Sudeste do Brasil, às regiões Norte e Nordeste, e ainda em Santa Catarina, em Palhoça, e no Rio Grande do Sul, em Portão.


A Volvo foi reconhecida como a Montadora de Veículos Comerciais do Ano no prestigiado Prêmio Autodata 2013, e recebeu o maior número de citações na votação de que participaram assinantes da revista Autodata e da Agência Autodata e participantes do Congresso Autodata Perspectivas 2014. 


BOMBA DE ÓLEO PARA MAIS DE 40 MOTORES MERCEDES-BENZ, PRODUZIDOS ENTRE 1975 E 1990, JÁ ESTÃO À VENDA NO MERCADO DE REPOSIÇÃO.


A KS lançou no mercado nacional de reposição, a bomba de óleo para os motores diesel Mercedes-Benz OM 314 (4 cilindros), OM 352 e OM 352 A (6 cilindros). 

Estes três motores abrangem mais de 40 modelos de caminhões produzidos pela Mercedes-Benz no Brasil entre 1975 e 1990.

Para mais informações sobre as mais de 40 aplicações que abrangem estes motores, consulte o SAKS da KS: 0800 721 7878.

* Os produtos da marca KS são comercializados no mercado brasileiro de reposição pela MS Motor Service Brazil, divisão do Grupo KSPG AG responsável pelas atividades de vendas e prestação de serviços para o aftermarket.

NOVO LOGAN RECEBE PRÊMIO TOPCAR TV 2013 COMO "CARRO NACIONAL"


O Novo Logan, mais recente lançamento da Renault, foi o vencedor do Prêmio TopCar TV como o melhor carro nacional até R$ 30.990,00.

O resultado do concurso, que está em sua 12ª edição, foi anunciado ontem à noite. A escolha dos vencedores foi realizada por um júri constituído por 26 profissionais, titulares de 14 programas de televisão e 12 sites especializados em automóveis de todo o país.

O Novo Logan mereceu destaque por suas características, como amplo espaço interno, robustez mecânica, baixo custo de manutenção e preço acessível. 

MAIS UM ESPORTIVO À VENDA NO BRASIL: O BMW M6 GRAN COUPÉ. TEM 560 CV, O TETO É DE FIBRA DE CARBONO, MUITO LUXO E CONFORTO INTERNOS, FARÓIS DE LED, CÂMBIO DE SETE MARCHAS E VELOCIDADE MÁXIMA DE 250 KM/H - DE 0 A 100 KM/H EM 4,2 SEGUNDOS, MAS CUSTA R$ 579.950,00



A BMW apresenta no Brasil o novo BMW M6 Gran Coupé. O modelo chega para complementar a Série 6 e tem como principal característica a alta performance, evidenciada pelo motor 4.4 V8 de 560 cv de potência e equipamentos da linha M, divisão esportiva da marca.

Design e conforto
O dinamismo do BMW M6 Gran Coupé é perceptível ao primeiro olhar, devido ao design exclusivo e inovador da carroceria coupé quatro portas. 


Com perfil levemente rebaixado, o veículo traz um capô extenso, grande distância entre-eixos e linhas alongadas nas laterais, conferindo uma aparência sofisticada e elegante. 

Componentes da linha M dão um toque exclusivo, incluindo a grade frontal cromada com aletas duplas, indicadores laterais e rodas de liga leve Double Spoke aro 20”, com pneus 265/35 na dianteira e 295/30 na traseira.

O teto do BMW M6 Gran Coupé é totalmente produzido em fibra de carbono, reduzindo em 50% seu peso com relação ao teto de aço, resultando em um centro de gravidade mais baixo e melhorando significativamente a performance. 

Também são destaques na parte externa o para-choque dianteiro com grandes entradas de ar, faróis de LED e lanternas traseiras com desenho alongado, envolvendo as laterais do coupé.

No interior, o modelo projeta uma ligação harmoniosa entre os bancos dianteiros e a parte traseira, além de combinar perfeitamente os conceitos de elegância e dinâmica. 

Com materiais de altíssima qualidade e refinamento, design sofisticado e acabamento impecável, o BMW M6 Gran Coupé traz revestimento de couro nos assentos e detalhes em black piano no painel. 

Dentro do conceito 4+1 lugares, oferece excelente espaço interno para os passageiros que viajam no banco traseiro. O porta-malas tem capacidade para 460 litros, com possibilidade de ampliação para 1.265 litros, ao rebaixar os encostos do assento.

Para conforto e conveniência dos ocupantes, o BMW M6 Gran Coupé conta com ar-condicionado automático digital de quatro zonas, sistema de abertura e fechamento automático das portas (inclui o porta-malas), bancos dianteiros esportivos M com aquecimento, ajustes elétricos e memória, além de volante esportivo M em couro com teclas multifuncionais e shift paddles.

O sistema multimídia é composto por áudio da Bang & Olufsen com 16 alto-falantes de 1.200 W; pacote de conectividade completo, com internet, BMW Apps, BMW Live, USB, Bluetooth Audio Streaming e interface para smartphone; e navegador profissional 3D com tela de 10,25”. 

Para o motorista, ainda estão disponíveis recursos de última geração que incluem Head-Up Display colorido, uma novidade da BMW, Night Vision, que reconhece pedestres a uma distância de 300 m por meio de sensor infravermelho, e câmera top view, para auxílio em manobras.

Tecologia e alta performance
O motor BMW M TwinPower Turbo 4.4 V8 é referência em esportividade e eficiência. Este propulsor tem potência de 560 cv entre 6.000 e 7.000 rpm e torque de 680 Nm, disponível de 1.500 a 5.750 rpm. 

Associado ao câmbio automático de sete marchas e tração traseira, o motor leva o BMW M6 Gran Coupé de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos e à máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente – como opcional, pode chegar a 305 km/h.

Para tornar o funcionamento do motor mais eficiente, neste modelo, estão disponíveis a função Auto Start/Stop e o modo ECO PRO, que pode ser ativado usando o Driving Experience Control, para reduzir o consumo de combustível. 

A regeneração da energia de frenagem é outro recurso de série em prol do meio ambiente. 

Entre os recursos de segurança, o BMW M6 Gran Coupé é equipado com sistema de freios de alta performance M, com discos ventilados nas quatro rodas e ABS, e controles eletrônicos de estabilidade e tração.

O BMW M6 Gran Coupé está disponível no mercado nacional por R$ 579.950.



TÓRIO É UM ELEMENTO SEMELHANTE AO URÂNIO, MAS MUITO MAIS DENSO QUE ELE, E APENAS OITO GRAMAS SÃO SUFICIENTES PARA ALIMENTAR UM CARRO DURANTE MUITO MAIS TEMPO DO QUE SUA VIDA ÚTIL. A EMPRESA AMERICANA LASER POWER SYSTEMS ESTÁ DESENVOLVENDO PESQUISAS E JÁ CONSEGUIU PROVAR QUE UM GRAMA DE TÓRIO PRODUZ MAIS ENERGIA DO QUE 28 MIL LITROS DE GASOLINA.

Novo conceito de combustivel pode alimentar um carro por 100 anos2 Novo conceito de combustível pode alimentar um carro por 100 anos


Novo conceito de combustível pode alimentar um carro por 100 anos sem precisar reabastecê-lo. A Laser Power Systems, uma empresa com sede em Connecticut, nos EUA, está desenvolvendo um método de propulsão automotiva usando o tório, para produzir eletricidade. 


Os resultados superam qualquer coisa que atualmente alimente os automóveis.
Para colocar isso em perspectiva, oito gramas de tório produzem energia suficiente para um carro rodar um milhão milhas.


Tório é semelhante em estrutura ao elemento urânio. Porque é incrivelmente denso, tem o potencial para produzir calor tremendo, e assim a energia.


Charles Stevens, CEO da Laser Power Systems CEO, explica que apenas um grama de tório produz mais energia do que 28.000 litros de gasolina. 


Apenas oito gramas de tório, explica Stevens, produzem mais energia do que o veículo poderia usar em toda a sua vida, sem a necessidade de reabastecimento … nunca.
Stevens explicou numa entrevista com Auto de Ward , que as pequenas peças de tório foram usadas para gerar calor, sendo posicionada para criar um laser tório no veículo. 


O laser aquece a água que produz vapor, o qual por sua vez alimenta uma série de “mini-turbinas.”


O motor inteiro pesa apenas cerca de 500 kg e é leve e compacto o suficiente para caber sob o capô de um veículo convencional.

Stevens e seus 40 funcionários estão agora tentando responder à pergunta: ”Como você pegaria o laser e o colocaria junto a essas coisas em conjunto de forma eficiente?”

A questão não é, no entanto, “se” eles podem fazê-lo funcionar, mas “quando” eles podem faze-lo produzir de forma eficiente. “ ”Quando o fazem, não há petróleo, não há emissões – nada“.

Longe de conceitual, este trabalhou no tório-powered de 2009, Cadillac Mundo Concept combustível de tório, apresentado por Loren Kulesus. 

Além de ajustar 24 pneus deste modelo inovador a cada cinco anos, Kulesus explicou que nada mais precisaria ser acrescentado ao veículo, incluindo combustível durante mais de um século de uso.




terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O BRASIL SABERÁ AMANHÃ QUAIS OS MELHORES CARROS, MOTOS E MOTORES DO ANO COMERCIALIZADOS NO PAÍS, COM A REALIZAÇÃO DO 15º PRÊMIO ABIAUTO. JORNALISTAS ESPECIALIZADOS ELEGERÃO, ENTRE 30 SEMIFINALISTAS, JÁ ESCOLHIDOS, OS MELHORES EM SEIS CATEGORIAS DE CARROS E TRÊS DE MOTOS.

Ford Focus concorre na categoria de Melhor Nacional

Uma das mais prestigiadas premiações do setor automotivo, o 15º Prêmio Imprensa
Automotiva elegerá, amanhã, quarta-feira (11/12) os melhores carros, motocicletas e motores comercializados no Brasil, neste ano.

Durante o dia serão realizadas por 67 jornalistas especializados de todo o Brasil as últimas avaliações em pista na Fazenda SerrAzul, em Itupeva (SP), seguida de votação.

O anúncio dos vencedores da premiação organizada pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva - ABIAUTO será em solenidade, à noite, em São Paulo (SP).

Jornalista Célia Murgel é presidente da ABIAUTO
"O Prêmio Imprensa Automotiva realizado pela Abiauto é um mais importantes da indústria automobilística, porque jornalistas de quase todos os estados brasileiros e que representam os veículos de comunicação mais importantes de cada região elegem os melhores carros, motos e motores vendidos no mercado brasileiro. E por isso é um prêmio muito cobiçado pelas montadoras, fabricantes e importadoras", diz a jornalista Célia Murgel, presidente da Abiauto.

A premiação é dividida em seis categorias para os carros, três entre as motos e mais quatro de motores. 

Entre os automóveis, são cinco finalistas nas categorias: 
Melhor Compacto, 
Melhor Nacional, 
Melhor Minivan, 
Melhor Picape, 
Melhor Utilitário Esportivo e 
Melhor Importado.

Nas motocicletas são indicadas três nas categorias:
Melhor Estradeira, 
Melhor Urbana/Street e 
Melhor Esportiva. 

Em virtude de empate na pré-votação, algumas categorias de motos estão com mais concorrentes.

Os jornalistas votarão também "Os melhores Motores" em quatro categorias: 
Melhor Motor 1.000 a 1.400 cc; 
Melhor Motor 1.401 a 2.500 cc, 
Melhor Motor Acima de 2.501 cc, 
Melhor Motor Diesel 2.000 a 3.500 cc.

Júri especializado
O júri composto por 67 jornalistas especializados em automóveis e motocicletas, representando jornais, revistas, sites, blogs, e emissoras de rádio e televisão de todo o Brasil, apontou os 30 veículos finalistas ao Prêmio Abiauto 2013 na Categoria Carros e os 11 finalistas na Categoria Motos, que serão votados nesta quarta-feira para a premiação mais representativa da indústria automotiva nacional, e que elegerão também o Melhor Carro 2013 Imprensa Automotiva e a Melhor Moto 2013 Imprensa Automotiva.

Ford Fiesta concorre a Melhor Compacto e Melhor Nacional.
Finalistas
MELHOR COMPACTO: Chevrolet Onix; Fiat Palio; Ford Fiesta; Renault Logan; VW Fox.

Renault Logan concorre também em duas categorias.

MELHOR NACIONAL: Citroën C4 Lounge; Ford Fiesta; Ford Focus; Peugeot 208; Renault Logan.


MELHOR UTILITÁRIO ESPORTIVO: Chevrolet Tracker; Fiat Freemont; Ford EcoSport; Renault Duster; VW Tiguan. 


MELHOR MINIVAN: Chevrolet Spin; Citroën C3 Picasso; Fiat Idea; Honda Fit; Jac J6. 



MELHOR IMPORTADO: Audi A3; Fiat 500; Ford Fusion; VW Fusca; VW Golf. 

Fiat Strada agora com três portas concorre na categoria de Melhor Picape.
MELHOR PICAPE: Chevrolet S10; Fiat Strada; Ford Ranger; VW Amarok; VW Saveiro.

BMW K 16600 GT é candidata a Melhor Estradeira.

MELHOR ESTRADEIRA: BMW K 1600 GT; Harley Davidson Night Rod Special; Honda VFR1200X crosstourer; Triumph Tiger 800. 

Yamaha YS150 Fazer concorre a Melhor Urbana/Street.

MELHOR URBANA/STREET: Dafra Citycom 300; Honda CB500; Yamaha YS150 Fazer. 

Triumph Daytona 675R

MELHOR ESPORTIVA: Ducati 1199 Panigale; Honda CBR 600 RR; Triumph Daytona 675R; Yamaha YZF R1.

O Prêmio Abiauto 2013 tem o patrocínio de Ford Caminhões, Magneti Marelli, MAN e Banco RCI Brasil, Co-patrocínio de Mercedes-Benz e Fazenda SerrAzul, apoios de CaraReges Eventos e TSO Brasil.

ABIAUTO
A Associação Brasileira da Imprensa Automotiva é uma sociedade com caráter associativo de classe, cultural, social e recreativa, constituída por profissionais de imprensa automotiva em atividade na mídia escrita e eletrônica dos meios de comunicação de massa - jornais, revistas, rádios, tvs e sites especializados -, assessorias de imprensa ligadas ao setor, departamentos de imprensa das montadoras e importadores de veículos.

Fundada em 1998 por jornalistas especializados da indústria automobilística, a ABIAUTO tem por finalidade a preservação da liberdade de Imprensa; orientação, defesa, assistência social, assistência cultural e união de seus associados; incentivar o estudo dos assuntos automotivos; organizar, promover e patrocinar eventos; manter intercâmbio e cooperação com entidades semelhantes de outros países; promover e organizar concursos.

Em seu quadro de associados a ABIAUTO tem mais de 100 jornalistas de quase todos os Estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Pará), e que representam os órgãos de comunicação mais importantes do País. 

A MERCEDES, COMO OUTRAS MARCAS, NOMEADAMENTE, AS ALEMÃS, FAZEM COM ALGUNS MODELOS, TRANSFORMOU O NOVO CLASSE A NUM VELOZ E COMPETITIVO CARRO, O CLA 45 AMG, MARCA QUE SE DEDICA A TORNAR PACATOS SEDANS EM NERVOSAS E POTENTES MÁQUINAS. O MERCEDES-BENZ CLA 45 AMG HATCH CHEGARÁ AO BRASIL - ONDE ESSES MODELOS SÃO BEM ACEITES - POR R$ 260 MIL


Mercedes-Benz CLA 45 AMG compacto, mas estonteante
Por Fernando Calmon, de Affalterbach, Alemanha

Modificar carros de série para torná-los mais ágeis, potentes e prontos a aguçar as melhores técnicas de guiar é um negócio próspero no mundo. 


Vários fabricantes, inclusive marcas generalistas, oferecem tais opções aos compradores. 

Marcas premium vão longe e o Trio de Ferro alemão se destaca com Audi (linha SR), BMW (M) e Mercedes-Benz (AMG).

No Brasil, chega a surpreender a relativa aceitação desses modelos, todos obviamente bem mais caros que os convencionais. 

Caso à parte e único é o dos AMG, que representam 4% de todas as vendas dos Mercedes-Benz no Brasil e no resto do mundo, apenas 2%.

Fundada em 1967 por dois ex-funcionários da fábrica e adquirida pela empresa alemã em 2005, a AMG prosperou. 

Instalada em Affalterbach, cercanias de Stuttgart, cidade sede da Mercedes-Benz, a antiga preparadora de modelos de série para competição hoje tem 800 colaboradores.

Com o lançamento do novo Classe A, aceitou o desafio de incursionar na seara dos motores de quatro cilindros, que se juntaram aos V-6, V-8 e V-12. 

E não brincou em serviço: o 2-litros turbo entrega nada menos de 360 cv e 45,8 kgf∙m de torque. Trata-se da maior potência específica (180 cv/litro) alcançada por um motor quatro-cilindros feito em série, hoje, no mundo.

A versão hatch chega agora ao Brasil, na faixa dos R$ 260.000. Em meados de 2014 será a vez do sedã CLA 45 AMG, bem perto dos R$ 300.000. 

Foi possível avaliar o mais recente produto da grife, depois de visita às suas instalações na pequena cidade de apenas 4.600 habitantes, em meio a um grande descampado.

Apesar das especificações técnicas impressionantes, o carro prima pela relativa discrição. Claro, é fácil identificá-lo por qualquer ângulo: grade dianteira com frisos duplos cromados, duas amplas aberturas sob os conjuntos óticos, spoiler discreto, saias laterais, rodas pintadas de preto a expor enormes discos de freio (13,8 pol. frontais e 13 pol. traseiros) ventilados/perfurados (pinças em vermelho), saídas de ar nos extremos do para-choque traseiro e ponteiras duplas de escapamento. 

Pneus são largos, de perfil baixo (235/40, aro de 18 pol.) e carcaças dos espelhos, em plástico/fibra de carbono. Nada de defletores ou aerofólios exagerados para conspurcar suas linhas.


Por dentro, além do acabamento de primeiro nível e bancos do tipo concha mais leves, garante toque esportivo por meio de fina costura na cor vermelha sobre o couro dos bancos, apoio de braços central, laterais e de ponta a ponta do painel frontal. 

Curiosamente, utiliza chave de ignição convencional (sem botão de partida) e alavanca seletora do câmbio no console de túnel (na coluna de direção, CLA comum). 

Atrás, sem mudanças, mas pelo formato do teto passageiro com mais de 1,80 m pode raspar a cabeça na forração.

Mecânica refinada: novos braços de suspensões, estas rebaixadas em mais de um centímetro (traseira com subchassi); barras estabilizadoras mais grossas; tração permanente nas quatro rodas de alta eficiência; câmbio automatizado de duas embreagens e sete marchas; sem falar no turbocompressor de dupla voluta e inter-resfriador para motor e câmbio.


Primeira impressão
Banco abraça de verdade o corpo, volante de base reta e pegada perfeita, pedais revestidos de alumínio e sem muitos botões na cabine para atrapalhar. 

É o esperado para arrancar tudo que o CLA 45 AMG dá direito. Pena o dia chuvoso ter atrapalhado a liberação plena de suas virtudes. 

Ainda assim, acelera como gente grande (0 a 100 km/h em estonteantes 4,6 s, dado de fábrica). Mantém sublime atitude em curvas (levíssimo e confiável subesterço), freios que respondem de forma eficiente e progressiva, além de direção precisa e comunicável. Nada de surpresas ao guiar, pois em um automóvel desse desempenho seria perigosamente desagradável.

Para quem sabe de fato o que está fazendo, é possível desligar o controle eletrônico de trajetória que perdoa os excessos e ajuda muito. Mas, volta automaticamente a atuar ao primeiro toque no pedal de freio. 

Em condições normais de uso o carro é suave para dirigir, próximo a um sedã compacto tradicional.

No entanto, ao selecionar a posição “S” no console, tudo se transforma. Nas trocas de marchas, que podem ser feitas a até bastante expressivas (para um motor turbo) 6.700 rpm, há o comemorado estampido no escapamento. 

Em reduções, ocorre aceleração interina antes do engate da marcha inferior. Hastes atrás do volante são ideais para comandar o câmbio e, no limite eletrônico de rotações, o motorista é que decide o momento de selecionar a relação seguinte.

Estava disponível, no carro avaliado, a configuração opcional de suspensão esportiva. Para uso no Brasil, ocupantes precisariam ter rins em ordem tal seu grau de dureza. 

Mesmo nas excelentes estradas alemãs, os solavancos e vibrações são fortes demais. Certamente, ideal para quem deseja dar voltas em autódromos e explorar seus dotes naturais ou assimilados. 

Na Alemanha, circuitos como os de Nürburgring oferecem essa possibilidade a preço módico. 

Para arrematar, a AMG oferece um sistema de escapamento para quem se incomoda com o ronronar típico e limitado de um propulsor de quatro cilindros. Ah, também deixaram o sistema automático de desligar-ligar o motor no trânsito. Difícil é saber exatamente por quê...

domingo, 8 de dezembro de 2013

JAGUAR LAND ROVER CONFIRMA CONSTRUÇÃO DE UMA FÁBRICA NO BRASIL, EM ITATIAIA, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, QUE CUSTARÁ R$ 750 MILHÕES E PRODUZIRÁ 24 MIL UNIDADES A PARTIR DE 2016, GERANDO 800 NOVOS EMPREGOS ATÉ 2020. REGIÃO SUL FLUMINENSE SE FIRMA


O Estado do Rio de Janeiro que já possui fábricas da MAN Latin America (caminhões e ônibus), PSA (Peugeot/Citröen), da Nissan, em construção, já tem garantida mais uma planta automotiva da inglesa Jaguar Land Rover.

Para construir a fábrica que ficará localizada no município Itatiaia, e cujas obras começarão em meados de 2014, a Jaguar Land Rover investirá cerca de R$ 750 milhões até o ano de 2020, gerando 400 novos empregos que produzirão 24 mil carros por ano, a partir de 2016.

A decisão da montadora inglesa está inserida nas vantagens oferecidas pelo programa Inovar-auto, implementado pelo Governo Federal e no potencial dos mercados latino-americano e brasileiro.


Um memorando de intenções que torna a montadora a primeira fabricante britânica de automóveis a abrir uma fábrica no Brasil, foi assinado pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, pelo diretor Global de Estratégia e Desenvolvimento da Jaguar Land Rover, Phil Hodkinson, pelo presidente da Jaguar Land Rover para a América Latina e Caribe, Flávio Padovan.



Os planos da Jaguar Land Rover de instalar uma fábrica no Brasil se consolidam como mais um grande passo da empresa em sua estratégia de crescimento global, que inclui o aumento da capacidade de produção de seus veículos em todo o mundo. A nova fábrica no País irá atender a uma crescente demanda de clientes no Brasil e em toda a América do Sul.


Para o CEO da Jaguar Land Rover, dr. Ralf Speth, “o Brasil e os demais países da região são de grande importância. Eles possuem um volume de clientes que, cada vez mais, estão em busca de produtos Premium de alta capacidade. O novo projeto deverá permitir à Jaguar Land Rover, oferecer novos produtos a esses clientes. Os veículos que serão produzidos são dotados do que existe de melhor em relação ao design e engenharia tipicamente britânicos, fabricados por uma unidade de padrão global que incorpora toda a liderança da nossa empresa em termos de tecnologia de produção”, afirma o CEO global da Jaguar Land Rover, dr. Ralf Speth.


“Nós estabelecemos um excelente relacionamento de trabalho com o estado do Rio de Janeiro, com a cidade de Itatiaia e com a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro e estamos ansiosos para atrair ainda mais clientes neste tão importante mercado para nossas marcas”, complementa dr. Ralf Speth.


Após um minucioso e detalhado estudo, a Jaguar Land Rover optou pelo Estado do Rio de Janeiro e pela cidade de Itatiaia, próxima ao centro de um novo e emergente pólo automotivo que está crescendo, por suas facilidades em termos de logística, pelo fácil acesso a uma rede de fornecedores e pela sua excelente força de trabalho.



A gestão das marcas, que vende carros há mais de 20 anos no Brasil, é feita pelo escritório regional da empresa, localizado em São Paulo, que emprega mais de 100 pessoas. 


Atualmente, de acordo com Flávio Padovan, presidente da Jaguar Land Rover América-Latina e Caribe, as marcas possuem 36 concessionários espalhados pelas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste, número que, segundo ele, deverá aumentar, em 2014, de acordo com os planos de expansão da companhia no Brasil.



Em 2013, as vendas dos veículos Jaguar e Land Rover no País nos dez primeiros meses deste ano alcançaram 9.549 unidades, um crescimento de 40% na comparação com o mesmo período do ano passado.


As linhas Range Rover Evoque, Freelander e Discovery são as mais comercializadas no País.



TMD/COBREQ COM NOVOS LANÇAMENTOS: PASTILHAS DE FREIO PARA VEÍCULOS FORD, VW, HYUNDAI E KIA


Fabricante de pastilhas e lonas de freio com a marca Cobreq, a TMD Friction do Brasil colocou no mercado de reposição nacional pastilhas de freio para modelos da Ford (picape F-4000 turbo), Volkswagen (caminhão VW Delivery), Hyundai (Sonata) e Kia (Opirus e Soul).

Para o Ford F-4000, as novas pastilhas Cobreq são dos freios dianteiros e traseiros deste veículo produzido entre 1996 e 1998, enquanto que para os Volkswagen Delivery 5.140 e 8.150, fabricados a partir de 2005 (enquadrados na categoria de Veículo Urbano de Carga – VUC), as pastilhas são dianteiras.

Já para o Hyundai Sonata 2.0, o Hyundai Sonata 2.4 16V e o Hyundai Sonata 3.3, todos com produção de 2005 em diante, as pastilhas são para o freio traseiro, assim como dos Kia Opirus 3.5 (09/03), Opirus 3.8 V6 (10/08) e Soul 1.6 16V produzido de 2009 em diante.


VOLKSWAGEN DO BRASIL INAUGURA EM SÃO PAULO O MAIOR CENTRO DE TREINAMENTO DA MARCA NA AMÉRICA LATINA. COM INVESTIMENTO DE R$ 10,5 MILHÕES, NOVO CENTRO É UM DOS MAIS AVANÇADOS DO MUNDO, COM O QUE H´[A DE MAIS INOVADOR EM TECNOLOGIA E EQ



A Volkswagen do Brasil inaugurou em São Paulo, o maior Centro de Treinamento exclusivo da marca na América Latina, onde serão qualificados profissionais da Rede de Concessionárias da Volkswagen, que é a maior do País e possui cerca de 640 pontos de vendas. 

A vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jutta Dierks, participou do evento de inauguração do novo Centro de Treinamento, que contou com a presença de Concessionários da Rede Volkswagen

Com investimento de R$ 10,5 milhões, o novo Centro de Treinamento da Volkswagen em São Paulo (localizado na Avenida Washington Luiz, 4.984, próximo ao Aeroporto de Congonhas) é um dos mais avançados da marca no mundo, contando com o que há de mais inovador em tecnologia e equipamentos.

Com 7.700 m² de área construída e infraestrutura alinhada aos padrões mundiais do Grupo Volkswagen, o Centro de Treinamento da Volkswagen em São Paulo tem capacidade para treinar cerca de 52.000 profissionais por ano.

Além do Centro de Treinamento da Volkswagen do Brasil em São Paulo, a empresa inaugura outros 7 Centros Regionais de Treinamento exclusivos da marca no País. 

O investimento total (somando os 8 Centros) é de R$ 20 milhões. Além da unidade de São Paulo, já foram inaugurados os Centros de Treinamento Regionais da Volkswagen em Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP) e Curitiba (PR). 

Para um futuro próximo, estão previstas as inaugurações dos Centros Regionais de Treinamento da Volkswagen em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE).



Aumento de 50% da capacidade de treinamento.
Com os oito novos Centros de Treinamento da Volkswagen, a marca conseguirá ampliar em 50% o volume de treinamento dos profissionais de sua Rede de Concessionárias, em comparação com o ano de 2011, antes do início das inaugurações. 

Como reproduzem fielmente o ambiente das concessionárias, seguindo os padrões mundiais da marca, os oito espaços permitirão formar e qualificar os cerca de 27 mil profissionais de vendas e assistência técnica de toda Rede com excelência e foco na satisfação do cliente.

“O investimento da Volkswagen em Centros de Treinamento exclusivos para sua Rede de Concessionárias no Brasil está alinhado com as metas globais da empresa de ser líder em satisfação do cliente e a marca de volume mais inovadora do mundo. Os Centros permitem oferecer treinamentos inovadores aos profissionais, com a mais alta tecnologia em equipamentos e infraestrutura disponível em nível global”, diz a vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jutta Dierks.

Segundo o diretor de Desenvolvimento da Rede da Volkswagen do Brasil, Dieter Strass, o investimento de R$ 20 milhões na inauguração dos oito Centros de Treinamento da marca no País revela a importância que a Volkswagen dedica à satisfação de seus clientes. 

“Além de oferecer veículos inovadores e com a mais alta tecnologia, a Volkswagen do Brasil também quer garantir que seus clientes receberão o melhor atendimento do mercado. Por isso, está sempre próxima de sua Rede de Concessionárias. 

A infraestrutura do Centro de Treinamento da Volkswagen do Brasil em São Paulo, um dos mais avançados da marca no mundo, permitirá um grande salto de qualidade nos treinamentos de nossa rede, que está cada vez melhor preparada”, afirma Dieter Strass.

Estrutura
No Centro de Treinamento da Volkswagen do Brasil em São Paulo serão qualificados gerentes de Vendas e Pós-vendas das concessionárias; vendedores de veículos, de peças e de acessórios, consultores técnicos, encarregados de garantia e produtivos de oficina, entre outros profissionais das concessionárias da marca Volkswagen no Estado de São Paulo e de outras regiões do País. 

Além disso, o Centro de Treinamento da Volkswagen em São Paulo é a nova sede da Academia Volkswagen, a área da empresa responsável pela qualificação dos profissionais da Rede de Concessionárias da marca.

O Centro de Treinamento da Volkswagen do Brasil em São Paulo oferece espaços para aulas práticas, como showroom, salas de Vendas, de Pós-vendas, de TI (Tecnologia da Informação), de funilaria e pintura, além de ambientes para treinamentos não técnicos, auditório para 400 pessoas, entre outros. 

Nas áreas, será possível simular todas as atividades realizadas nas concessionárias Volkswagen.

“A Volkswagen do Brasil está comprometida em garantir o mais alto nível de qualificação dos profissionais de sua Rede de Concessionárias. O aumento contínuo do grau de qualidade e da quantidade de treinamentos oferecidos pela Academia Volkswagen, área da empresa responsável pela qualificação da rede, demonstra o foco da marca com a satisfação do cliente, desde o momento da compra até o pós-venda”, destaca o gerente da Academia Volkswagen, Cláudio Patti.

sábado, 7 de dezembro de 2013

METRO-SHACMAN PARTICIPA DA FEIRA DE RONDONÓPOLIS COM CAMINHÃO SHACMAN 8X4 DE DOIS EIXOS DIRECIONAIS

Veículo faz parte do processo de nacionalização dos modelos Shacman em parceria com fabricantes brasileiros de implementos rodoviários.
O caminhão Shacman TT 420 8x4, equipado com dois eixos direcionais, desenvolvido em parceria com fabricantes brasileiros de implementos rodoviários, é uma principal atração da 5ª Feira do Caminhoneiro, que acontece até o dia 8 de dezembro, na área de Exposição Aldo Locatelli, localizada no km 119 da Rodovia BR 165, em Rondonópolis, Mato Grosso.

De acordo com Reinaldo Maluta Vieira, diretor de Marketing da empresa, a versão 8x4 faz parte do programa de nacionalização dos caminhões da linha Shacman e da criação de opções adequadas para os diferentes tipos de cargas do segmento de transporte rodoviário do País.

Equipado com motor Cummins ISM 11 P7, de 11 litros, o cavalo mecânico Shacman TT 420 8x4, tem potência de 420 cv e capacidade para transportar cargas com PBTC de 54,5 toneladas e CMT de 74 toneladas.

É considerado ideal para o segmento de transporte da região Centro-Oeste, que se caracteriza como a maior produtora de grãos do País.

BMW DO BRASIL LANÇA VERSÃO DE ENTRADA DA SÉRIE 3, O BMW 316i POR UM PREÇO COMPETITIVO: R$ 114.950,00.

Com preço promocional de R$ 114.950, BMW 316i traz motor TwinPower Turbo, tração traseira, transmissão de oito marchas e pacote de equipamentos de série superior em seu segmento
A BMW do Brasil traz mais uma novidade para o mercado nacional, ampliando a Série 3. O BMW 316i chega como versão de entrada da linha de sedãs, com preço promocional de R$ 114.950,00 – o segundo carro da gama, o BMW 320i, sai por R$ 129.950.

Com design esportivo e interior requintado, o modelo traz motor TwinPower Turbo de 136 hp, câmbio de oito marchas e tecnologias de ponta, como o Driving Experience Control com ECO Pro.

“O BMW 316i chega para complementar o line-up de motores da Série 3, que também conta com as motorizações 320i de 184 hp, 328i de 245 hp e 335i de seis cilindros com 306 hp. Essa versão tem o papel estratégico de ser a mais acessível da Série 3, para atrair novos consumidores para a marca”, afirma Herlander Zola, diretor de Marketing da BMW do Brasil.

Além do DNA esportivo da marca, o BMW 316i traz como principal diferencial em seu segmento o pacote de equipamentos de série.

Essa versão possui:
Faróis de xenônio,
Bancos dianteiros com ajustes elétricos, Revestimento de couro ecológico Sensatec, Ar-condicionado automático digital,
Rodas aro 17”,
Pneus com tecnologia Run Flat,
Sensores de estacionamento,
Sistema iDrive com tela de 6,5”.

Conforto e sofisticação
Com interior requintado, o BMW 316i oferece excelente espaço interno, permitindo acomodar cinco ocupantes com conforto.

O porta-malas é amplo e funcional, com capacidade para 480 litros de bagagem. O revestimento de couro ecológico nos bancos, volante e painéis de porta e o acabamento em alumínio evidenciam a esportividade e sofisticação do BMW.

Como itens de conveniência, o modelo oferece ar-condicionado automático digital, volante multifuncional, CD player, entrada auxiliar e tela de 6,5” para reprodução das informações do sistema.

Tecnologia e performance
O BMW 316i é equipado com motor 1.6 quatro cilindros TwinPower Turbo, com injeção direta de combustível e transmissão automática de oito velocidades.

Este propulsor desenvolve 136 hp de potência entre 4.400 e 6.450 rpm e 220 Nm de torque de 1.350 a 4.300 rpm e, em conjunto com o câmbio automático de oito velocidades e tração traseira, leva o BMW 316i de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e à máxima de 210 km/h.

Um dos destaques da versão é o sistema Driving Experience Control, que inclui o modo ECO PRO.

Quando ativado, este recurso permite uma condução mais eficiente, visando a redução de consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de gases, ainda mantendo um desempenho superior.

Como itens de segurança, estão disponíveis freios a disco ventilados com ABS e controle eletrônico de tração e estabilidade.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A AUDI APRESENTARÁ NO SALÃO DE DETROIT, EM JANEIRO DE 2014, O SEU NOVO CROSSOVER PARA TODOS OS TIPOS DE PISO E USO DIÁRIO. É O NOVO SHOW CAR, APRESENTADO EM SETEMBRO NO SALÃO DE FRANKFURT, VAI GANHAR AS RUAS.


Ingolstadt/Detroit, 6 de dezembro de 2013 – Esportivo, compacto e versátil: criado a partir desses atributos, o novo show car Audi será apresentado mundialmente em janeiro de 2014 no Salão Internacional de Detroit, nos Estados Unidos. 

O modelo de duas portas, com grande distância livre do solo, é um crossover – apto a encarar todas as estradas e caminhos, no uso diário ou no lazer.

O modelo de exibição segue criteriosamente a linguagem de design da Audi, combinando uma série de elementos visuais previstos para futuros modelos esportivos com o típico conceito dos Audis para todo terreno para criar uma carroceria diferenciada, tipo “shooting brake”.

Com 4,20 metros de comprimento, o Audi tem forte presença nas ruas e estradas. Linhas precisas e bem desenhadas definem superfícies geométricas, gerando formas claras e esculturais. 

É quase como se toda a parte externa do duas-portas fosse modelada a partir de um único bloco, desde a grade Singleframe (com moldura única) à marcante linha dos ombros nas laterais que vai até a traseira com aparência muscular, semelhante à de um coupé. 

Os balanços são curtos e a linha do teto baixa termina numa robusta coluna C. A nitidez da linha horizontal e as grandes rodas com 19 polegadas reforçam a impressão de energia concentrada.

O novo show car da Audi impressiona pela clara combinação entre forma e função. O design todo-terreno característico reduz o volume e deixa clara sua característica offroad. 

As proteções inferiores de alumínio, na frente e atrás, reforçam a impressão de largura e protegem o carro no uso fora de estrada.

Elementos de design típicos dos modelos e-tron, como as travessas na grade dianteira e nas saídas de ar laterais, combinam harmoniosamente com o conceito geral de design. 

Os faróis duplos e a estrutura tipo colméia da grade em peça única indicam a evolução da linguagem de design quattro, que a Audi apresentou no modelo de exibição Sport quattro concept, em setembro deste ano, no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha.

A ÚLTIMA ETAPA DP GP GAÚCHO DE MOTOVELOCIDADE NA FRONTEIRA DA PAZ ACONTECERÁ, NESTE FIM DE SEMANA NO AUTÓDROMO EDUARDO PRUDÊNCIO CABRERA, NO URUGUAI.


Bento Gonçalves (RS) – Está tudo pronto para a grande final do GP Gaúcho de Motovelocidade na Fronteira da Paz. O evento define os últimos campeões da temporada 2013 neste final de semana no Autódromo Eduardo Prudêncio Cabrera, em Rivera, Uruguai, a apenas um quilômetro de Santana do Livramento (RS). 

Válidas pela decisão do Campeonato Uruguaio da modalidade, as corridas prometem muita emoção com pegas entre motos de 125 até 1000 cilindradas.

Hebert Pereira, de Estrela (RS), é o atual líder da GPR 250 e aproveitou o último final de semana para acelerar no palco da final, o qual é novidade para os pilotos do GP Gaúcho. 

“A pista é bastante técnica, com subidas e descidas, e o autódromo possui ótima infraestrutura. Para mim, o palco da final está mais do que aprovado”, analisou. 


Ele está em busca do bicampeonato no torneio estadual. “Vou para cima em busca do título, as expectativas são grandes, mas ao mesmo tempo estou tranquilo, já que posso chegar até em sexto lugar na prova para ser campeão.”

Entre as superbikes, Elder Cabreira está de olho no título da GP Light. Atual campeão da Formula Turismo 1000, o piloto de Porto Alegre (RS) já garantiu uma taça em 2013, a da classe Old Challenge GP Light (para competidores com mais de 38 anos). 


“Vou andar com cautela para evitar qualquer imprevisto. Como tenho grandes chances de ser campeão, não quero me arriscar em disputas de posições desnecessárias, ainda mais porque a gente não conhece os pilotos uruguaios e argentinos que irão participar das corridas. A minha prioridade é o campeonato”, concluiu. Cabreira lidera a GP Light com 97 pontos, contra 76 de Marcos Boeira.

As outras categorias que definirão seus campeões pelo GP Gaúcho em Rivera são GP 1000, GP 600, Formula Turismo 1000, GPR 300 e GPR 125. 

Na etapa anterior do torneio, a quarta do calendário realizada em Guaporé (RS), foram conhecidos os primeiros campeões do ano. 


São eles: Luís Henrique Zottis (Turismo 600), Ilaine Ceratti (Feminino GP 600), 
Helencris da Silva (Feminino 300cc), 
Juliana Dalmas (Feminino 600), 
Rogério Gentil Fernandes (Old Challenge GP 1000), 
Ernani Moraginski (Old Challenge 250cc), Sérgio Martins Correa (Old Challenge Ninja 300) e 
Rafael Rosanelli (Old Challenge Turismo 1000), além de Elder Cabreira na Old Challenge GP Light.

Confira a programação da final:
Sábado - 7/12
Das 9h às 14h50 - Treinos livres
Das 15h às 17h20 - Treinos cronometrados
18h - Moto Passeio para o centro de Rivera.

Domingo - 8/12
Das 8h10 às 9h45 – Warm-up
10h40 – Prova – GPR 125 - 110cc - 150cc (oito voltas)
11h30 – Prova – Fórmula Turismo 1000 - Stockbikes (oito voltas)
12h30 – Foto oficial dos pilotos na pista – Abertura oficial
13h – Prova – GPR 250 - GPR 300 - Ninja 300 (10 voltas)
13h50 – Prova – GP 1000 - GP Light - SBK - SBK Master - SBK Elite (12 voltas)
14h40 – Prova – GP 600 e Fórmula Turismo 600 (12 voltas)
15h30 – Prova – GPR 125 - 110cc - 150cc (oito voltas)
16h20 – Prova – Fórmula Turismo 1000 - Stockbikes (oito voltas)
17h10 – Prova – GPR 250 - GPR 300 - Ninja 300 (10 voltas)
18h – Prova – GP 1000 - GP Light - SBK - SBK Master - SBK Elite (12 voltas)

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