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segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

VOCÊ SABIA QUE A GM E A CHEVROLET TÊM 89 ANOS DE ATIVIDADE NO BRASIL? EM 2013, A MONTADORA VENDEU NO BRASIL QUASE 650 MIL VEÍCULOS E TEM CERCA DE 600 PONTOS DE VENDA NO PAÍS. VALE A PENA LER A HISTÓRIA DA MARCA EM 89 ANOS NO BRASIL.




SÃO CAETANO DO SUL – A General Motors e a marca Chevrolet, que a acompanha desde o primeiro dia de atividade no País, em 26 de janeiro de 1925, completaram, neste domingo (26/01/2013), 89 anos de uma história de sucesso no Brasil, marcada por um ritmo contínuo de expansão.

Em 2013, a GM do Brasil consolidou o seu programa de renovação da sua linha de veículos Chevrolet no pais com os lançamentos dos modelos Prisma e Tracker, que se somaram aos nove outros novos modelos lançados em 2011 e 2012 (Cruze sedã, Cobalt, nova S10, Cruze Spor6, Sonic hatchback, Sonic sedã, Spin, Onix e Trailblazer), a maioria desenvolvida no Centro Tecnológico localizado no Brasil.


Em 2013, a Chevrolet comercializou no mercado brasileiro 649.792 veículos, ocupando o terceiro lugar no ranking das maiores indústrias automobilísticas brasileiras.


O Opala foi um dos ícones da Chevrolet no Brasil.

A marca cresceu 1,12%, em comparação a 2012, enquanto o mercado registrou queda de 0,9%.

"Estamos no Brasil há quase nove décadas e, atualmente, a marca Chevrolet tem aqui no País o terceiro maior mercado global, ficando atrás dos Estados Unidos e da China. Nos últimos dois anos, renovamos o portfólio da Chevrolet com 11 novos modelos e hoje oferecemos a linha mais moderna do mercado ao consumidor brasileiro", destaca Santiago Chamorro, presidente da General Motors do Brasil.



Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil, acrescenta que "a empresa aposta no potencial econômico do País e do mercado brasileiro de veículos e a maior prova disso é o investimento em tecnologia e desenvolvimento de novos veículos. Tudo isso respeitando o meio-ambiente, investindo nas pessoas, apoiando as comunidades e sempre buscando o crescimento sustentável".


Chevy - Impala 1958.

Graças a investimentos nos últimos anos, em expansão, modernização industrial e renovação da linha de veículos, a Chevrolet oferece hoje um amplo portfólio, começando com o Celta e passando pelo Classic, Onix, Prisma, Agile, Cobalt, Sonic hatchback, Sonic sedã, Cruze sedã, Cruze Sport6, Camaro, o Spin, os SUVs Captiva, Tracker e Trailblazer, além das picapes Montana e S10 cabine simples e S10 cabine dupla.

Nos últimos 89 anos, a GM do Brasil e a Chevrolet conquistaram a confiança dos brasileiros, tornando-se modelo para as outras unidades da GM no mundo. 



Hoje, a Chevrolet tem aproximadamente 600 pontos de vendas e serviços de assistência técnica em todo o País, além de oferecer a maior linha de veículos 100% flex.

A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS).

Conta ainda com unidades em Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados e peças), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos.


A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura.


Além disso, a GM do Brasil, inaugurou em Joinville (SC), no dia 27 de fevereiro de 2013, uma das fábricas mais sustentáveis do mundo. 

De suas linhas industriais saem motores 1.0 e 1.4 litro e cabeçotes de alumínio. Sua capacidade instalada de produção é de 120 mil unidades de motores e 200 mil de cabeçotes por ano, destinados às fábricas da GM de Gravataí (RS) e Rosario (Argentina).

Com investimentos de R$ 350 milhões e previsão de faturamento anual de R$ 250 milhões, a fábrica é a primeira a implantar um conjunto de sistemas pioneiros na área de eficiência energética e proteção ao meio ambiente, com destaque para a energia fotovoltaica - gerada a partir da luz do sol -, reciclagem de água industrial por meio de osmose reversa e tratamento inédito de efluentes e esgotos por meio de jardins filtrantes.

As iniciativas, que fazem dela uma fábrica sustentável, incluem processos que a tornam uma das primeiras do Brasil a ter 100% dos resíduos industriais reciclados ("landfill free"). 


Pelo programa "Zero Aterro" todos os resíduos do processo produtivo serão reutilizados, reciclados ou coprocessados.

Vendas da Chevrolet nos últimos nove anos no mercado brasileiro:
2005 – 365.259
2006 – 409.922
2007 – 498.693
2008 – 548.941
2009 – 595.536
2010 – 657.724
2011 – 632.219
2012 – 642.649
2013 – 649.792




89 anos, uma história de sucesso da General Motors e da Chevrolet no Brasil

1925
Em 26 de janeiro, é registrada, no II Tabelionato de São Paulo, a Companhia Geral de Motores S.A., com sede na Avenida Presidente Wilson, 2.935, no bairro do Ipiranga. 


O capital inicial era equivalente a US$ 270 mil. Pouco tempo depois, a razão social passa a ser General Motors of Brazil S.A. (GMB).

Em 26 de fevereiro, é instalada, na avenida Presidente Wilson, a linha de montagem.


Em setembro, o Brasil conhece o primeiro Chevrolet montado no país, um furgão de entregas urbanas.



Chevrolet 1922.

1927
Em 17 de setembro, a linha de montagem produz o veículo de número 25.000.


Em 24 de setembro, começa uma nova etapa na história da GMB: o início da construção da fábrica de São Caetano do Sul.

1928
Produzido o 50.000, o veículo Chevrolet no Brasil.


Em 1º de outubro, foi iniciada a produção de veículos em São Caetano do Sul.

1930
Em 12 de agosto, é inaugurada oficialmente a fábrica de São Caetano do Sul.

A GM produziu viaturas e material bélico para os aliados na II Guerra Mundial.


1942—1945
A General Motors do Brasil participa, durante o período da Segunda Guerra Mundial, do esforço militar na produção de veículos e material bélico. 


São produzidos mais de 2.000 veículos a gasogênio para uso civil. 

Em 1943 é iniciada a fabricação de molas semi-elíticas.

1953
Em outubro, é adquirido o terreno em São José dos Campos, com 1.634.008 m², para expansão futura.

1956
Em 12 de dezembro, o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA) aprova o plano de nacionalização para a fabricação de caminhões Chevrolet.


Em 21 de dezembro, é iniciada a fabricação da Fundição e da fábrica de Motores, em São José dos Campos.

1957
Em 28 de junho, o GEIA aprova o plano de fabricação de caminhões leves Chevrolet.
Ainda em junho, sai o primeiro caminhão Chevrolet nacional.

1959
Em 10 de março, é inaugurada a segunda fábrica da General Motors do Brasil, em São José dos Campos. 


Na época, produzia somente motores e peças para os caminhões Chevrolet Brasil, picapes e camionetes Chevrolet Amazonas.

1968
É lançado, em 19 de novembro, o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas.

1970
A GMB inaugura uma nova linha de montagem, em São José dos Campos, visando o lançamento do seu primeiro carro pequeno, o Chevette.

1972
Em 14 de dezembro, é adquirido terreno com 11.273.205 m², em Indaiatuba, São Paulo, para o futuro Campo de Provas da GM.

1973
Em 24 de abril, a GMB apresenta oficialmente à imprensa o Chevette duas-portas, o primeiro carro pequeno da GM.

1974
Em 15 de julho, entram em operação as instalações do Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba.

1978
Em 26 de setembro, é inaugurada a Estação de Tratamento de Águas de São José dos Campos.

1979
Em setembro, a GMB começa a vender veículos a álcool.


Em 12 de dezembro, a fábrica de São Caetano do Sul comemora a produção do 1.500.000 o veículo.

1980
Em 8 de janeiro, a GMB produz o veículo número 2.000.000 no Brasil.

1982
Em 13 de maio, a GMB lança ao público o Chevrolet Monza.

1985
A GM comemora seu 60º aniversário de atividades no país, no dia 26 de janeiro.

1987
Em março, 1 milhão de Chevettes produzidos em São José dos Campos.

1988
Em 2 de fevereiro, inauguração do Centro Tecnológico em São Caetano do Sul.

1989
Em abril, apresentação do Kadett à Imprensa, no Rio de Janeiro.


Em 5 de outubro, inauguração da Estação de Tratamento de Efluentes Industriais Ácido-Álcalis de São Caetano do Sul.


Em 4 de dezembro, 5 milhões de motores Chevrolet produzidos.

1990
Em fevereiro, lançamento do Monza Classic SE 500 EF com injeção eletrônica de combustível.


Em 5 de junho, o primeiro projeto do "Empresários para o Futuro", com a fábrica de cabides instalada na GM, completa um ano de atividades.

1991
Em abril, o Opala sai de linha, após 23 anos ininterruptos de produção, com a marca de quase 1.000.000 de unidades produzidas.


Em setembro, o Omega chega ao mercado para ser o automóvel mais moderno e sofisticado do País.

1993
Nos dias 1º e 2 de abril, a GMB apresenta à Imprensa especializada seus dois novos produtos, a station-wagon Suprema, derivada do Omega, e a Kadett Ipanema de quatro portas.


A GMB lança, em abril, o Chevette L 1.6, representante Chevrolet no segmento de carros populares.


Em 8 de junho, a GM do Brasil lança, no Jardim Botânico de São Paulo, o primeiro carro movido a gás natural dotado de injeção eletrônica, um sistema multiponto.


Em 27 de agosto, é criado o Instituto Cultural e Filantrópico General Motors, instituição que visa facilitar a ação de todo o Grupo GMB em ações de cunho social.




O Vectra é oficialmente lançado, em 2 de outubro.

A GMB lança, durante a Brasil Transpo 93, o Calibra, modelo esportivo importado da Opel alemã.


Em 11 de novembro, durante a visita do presidente mundial da General Motors Corporation, Jack Smith Jr., a GMB comemora a produção do Chevrolet número 5.000.000, um Vectra GSi.


O Chevette sai de linha em 12 de novembro, dia em que a GM comemora a produção de 1.600.000 unidades do modelo, desde 1973.


O Centro de Treinamento Chevrolet de São Caetano do Sul é inaugurado em 13 de dezembro, juntamente com o Centro de Atendimento ao Cliente Chevrolet.

1994
Em fevereiro, a GMB lança o Corsa Wind 1.0.
A GMB lança em outubro, durante o 18 o Salão do Automóvel de São Paulo, o Corsa GSi 1.6 16V. 


No mesmo evento, anuncia o lançamento do Astra GLS hatchback, importado da Opel.

Em novembro, a linha de montagem do Kadett e da Ipanema é transferida de São José dos Campos para São Caetano do Sul, para possibilitar um aumento da produção do Corsa na unidade do Vale do Paraíba.

O Corsa foi outro modelo que fez sucesso no País.


1995
Em 26 de janeiro, a GMB inicia as comemorações de 70 anos de atividade no Brasil.


A General Motors do Brasil obtém, em fevereiro, o certificado de qualidade da norma ISO 9002 para as fábricas de veículos de passageiros de São Caetano do Sul e de São José dos Campos. 

A GMB é a primeira indústria automobilística da América Latina a conquistar a certificação para duas fábricas completas.

Em março, a GMB lança a S10, a primeira picape do segmento compacto produzida no Brasil.


É criada, e
m março, a GMC Caminhões, nova unidade de negócios da GMB dedicada aos segmentos de Caminhões e Comerciais.

A diretoria da GM do Brasil anuncia em abril, em Brasília, um programa de investimentos no país da ordem de US$ 2 bilhões até 1998.
A picape Corsa GL 1.6 chega ao mercado brasileiro em maio, com design traseiro totalmente brasileiro.

Em maio, a GMB coloca no mercado o Astra Station Wagon, modelo importado da Opel, derivado do Astra GLS.


Em 5 de junho, a fábrica de São Caetano do Sul comemora a produção do seu veículo número 3.000.000, um Vectra GSi.


Em 21 de junho, entra em atividade, em fase piloto, o novo sistema de comunicação via satélite interligando a General Motors do Brasil e a rede de Concessionárias Chevrolet.

A GMB anuncia, em junho, a implantação de um novo Centro de Distribuição de Peças e Componentes, em Sorocaba, São Paulo.
Em outubro, a GM do Brasil apresenta o utilitário esportivo Blazer, a pick-up S10 cabine estendida e o motor diesel Maxion HST para propulsionar a S10 cabine simples.
Em 11 de novembro, a GMB apresenta à imprensa especializada o Corsa Sedan GL e GLS, com motor 1.6 de 92 cv

1996
A GMB anuncia em 30 de janeiro a exportação de 500.000 veículos ao longo das duas últimas décadas.


Em 21 de fevereiro, é apresentado à imprensa o novo ciclo do Vectra, que trouxe para o Brasil inúmeras novidades tecnológicas em segurança e conforto.


No dia 5 de março é inaugurado oficialmente o CDP, Centro de Distribuição de Peças da GMB, localizado em Sorocaba (SP), a 100 quilômetros da capital paulista.


Em 3 de julho a Câmara Municipal de São José dos Campos institui este dia como o "Dia do Chevrolet", a ser comemorado a cada primeiro domingo deste mês.


Em agosto, deixam de ser produzidos a Omega Suprema, o Monza e o Kadett GSi. A GMB introduz a "Garantia Estendida Chevrolet", no dia 2 de outubro.


Em 2 de dezembro, a GMB anuncia ao presidente da República a intenção de construir no país três novas fábricas, uma no Estado de São Paulo, outras no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

1997
Em 30 de janeiro, é oficializada a construção da fábrica de Mogi das Cruzes.


Em fevereiro, a GMB assina contrato para instalação da fábrica de Gravataí, na Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul.


Em 17 de março, é anunciada a escolha do município de Gravataí, no Rio Grande do Sul, para sediar a terceira fábrica de montagem de veículos da GM no Brasil.


Ainda em março, é apresentada à Imprensa a picape Silverado, com três motorizações, sendo duas a diesel e uma a gasolina.


Em 18 de agosto, o Corsa Sedan 1.6 passa a ser disponível com transmissão automática de quatro marchas.


O veículo número 4.000.000 é produzido na fábrica de São José dos Campos.


Em 24 de outubro, é lançada a Pedra Fundamental da fábrica de Mogi das Cruzes.


Em 30 de dezembro, a GMB obtém a certificação ISO 9001 para todas as suas unidades no Brasil.

1998
Começa, em abril, a importação do cupê 2+2 Tigra, da Opel da Espanha.


Em maio é lançado o Corsa Sedã Super, o primeiro sedã de quatro portas com motor 1.0-litro da era moderna da indústria automobilística brasileira.


Em julho, ocorre o lançamento do Blazer com tração 4x4.


Em 31 de julho, encerra-se a produção do Omega.


Em 16 de setembro, o último Kadett deixa a linha de montagem em São Caetano do Sul.


Em 27 de setembro, o novo Astra hatchback de 3 portas é apresentado à imprensa sul-americana em Punta del Leste, no Uruguai.

Em 30 de outubro, no XX Salão do Automóvel de São Paulo, é apresentado à imprensa o novo Omega CD, importado da GM-Holdens, da Austrália.

Nessa mesma época, foi apresentado o utilitário esportivo Grand Blazer, produzido pela GM de Argentina.

1999
A fábrica de São José dos Campos completa 40 anos, em 16 de março.


Em 19 de abril, é mostrada à imprensa, no Campo de Provas da Cruz Alta, a reformulação da linha Corsa, cujos principais destaques foram o novo motor 1,0litro de 16 válvulas para os modelos Super e a Corsa Wagon Super.


Em três de maio, a GMB e o governo gaúcho concluem acordo sobre a fábrica de Gravataí.
Ainda em maio, é lançada a S10 cabine dupla Executive 4x2.


Em cinco de novembro é inaugurado oficialmente o Complexo Industrial e Comercial Automotivo de Mogi das Cruzes (SP), a 60 quilômetros da capital paulista.

2000
O Astra GL, de motor 1.8 litro, e o GLS 16V, 2.0litros e 16 válvulas, passam a desenvolver 110 cv e 136 cv respectivamente, com ganhos nas retomadas e acelerações.


Ampliada em julho, a linha Corsa com o lançamento do Corsa Furgão, utilitário destinado ao segmento de transporte de pequenos volumes.


A GM completa 75 anos de atividades no Brasil.


Em 2 de setembro é lançado o Celta, um carro montado num Complexo Industrial com conceito totalmente novo na indústria automobilística mundial e que também introduziu no mercado, com pioneirismo, a sistemática de venda por meio da Internet.

2001
Alcançada a marca histórica de 1 milhão de unidades exportadas desde 1974. Lançado o Chevrolet Tracker no segmento de utilitários esportivos, no qual a empresa já tinha o Blazer.


Lançado o monovolume Zafira, única em sua categoria com sete lugares e 28 posições diferentes de bancos, com variações no volume de bagagem de 150 até 1.700 litros, sem remoção de assentos.

2002
A Chevrolet oferece uma alternativa aos clientes que desejam ter um veículo para funcionar com dois combustíveis, o álcool e o GNV. 


Trata-se do modelo Astra Sedã equipado com motor 1.8 litro a álcool, que pode, a partir de agora, ser convertido para o GNV sem perder a garantia.

O Corsa Sedã, um dos maiores sucessos de vendas da General Motors do Brasil – que chegou ao mercado brasileiro em 1995 –, está sendo relançado no país como Corsa Classic, já como linha 2003.


Lançado o novo Corsa, nas configurações "hatchback" de cinco portas e sedã de quatro portas, um veículo totalmente novo e considerado na época um dos mais evoluídos em tecnologia embarcada.

2003
A GM lança o Chevrolet Celta 1.4 2004, uma nova opção para complementar a já vencedora linha Celta no mercado brasileiro.


Lançada como novidade mundial a picape Montana 1.8 Flexpower 2004, o primeiro veículo vendido exclusivamente com motorização multicombustível do mercado.

Chevrolet Meriva ganha o motor 1.8 chega equipado com a tecnologia multicombustível Flexpower, sendo o primeiro veículo do segmento a ser equipado com este tipo de motorização.

2004
Após quatro anos utilizando a carroceria do Vectra, a temporada de Stock Car passa a utilizar como novo design o Chevrolet Astra sedã.


O chairman e presidente mundial da General Motors Corporation, Rick Wagoner, foi recebido em audiência, no dia seis de fevereiro, no Palácio do Planalto, pelo então presidente da República do Brasil, Luiz Inácio da Silva, para comunicar a decisão da empresa de investir US$ 240 milhões, no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (CIAG) — no Rio Grande do Sul -, onde se produzia o automóvel Chevrolet Celta.

2005
A GM promove pela primeira vez, em 21 de janeiro, em todas as suas unidades operacionais o "dia do muito obrigado", durante o qual os seus 19.000 empregados foram reconhecidos pelo esforço e dedicação na superação dos desafios estabelecidos para o ano de 2004, incluindo a liderança do mercado total pela primeira vez em seus 80 anos de atividades no Brasil, incluindo os segmentos de caminhões e ônibus.


Em 3 de fevereiro, o então presidente mundial da GM na época, Rick Wagoner, anunciou um investimento de US$ 500 milhões, para o lançamento de uma nova geração do Vectra.

Em 30 de junho, o Celta 1.0 VHC Flexpower tornou-se o primeiro veículo Chevrolet 1.0 litro equipado com a tecnologia flex fuel.
Em 6 de junho, o monovolume Zafira também ganhou o motor 2.0 Flexpower.

Em 19 de setembro começa a produção em série do novo Vectra, que foi lançado em 06 de outubro.

2006
Em 20 de julho a unidade de Gravataí alcança a marca de 40 veículos por hora.


Em 28 de agosto é superada a marca de 2 milhões de Corsas produzidos no Brasil.


Em 4 de outubro é lançado o Prisma, um novo sedã produzido na fábrica de Gravataí.

2007
Em 18 de julho, o então presidente mundial da GM, Rick Wagoner, anunciou em São Paulo, o investimento de US$ 500 milhões, no Brasil e Argentina, para o projeto Viva e para a ampliação e duplicação do Centro Tecnológico e também a implantação de novas pistas e laboratórios no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba.


Em 4 de setembro, é lançado o Vectra GT (hatchback).


Em 12 de novembro, é lançado o Meriva com o sistema de transmissão automatizado Easytronic.


Em 26 de novembro, é lançado o Montana Combo, furgão compacto.

2008
Em 14 de abril é anunciada a implantação de uma fábrica de motores em Joinville, Santa Catarina.


Em 9 de maio, é anunciada a implantação de um novo centro logístico da empresa no Porto de Suape, em Pernambuco.


Em 20 de maio, a unidade de Gravataí alcança a marca de 1 milhão de veículos produzidos.


Em 19 de agosto, é lançado o Captiva Sport, modelo para o segmento dos utilitários-esportivos.

2009
Em 04 de fevereiro, é lançada a versão Ecotec do Captiva Sport.


Em 17 de fevereiro, é lançado o Vectra Next Edition (sedã).


Em 22 de junho, é revelado o nome do novo hatchback da Chevrolet, o modelo Agile.


Em 15 de julho, a diretoria da GM anuncia mais um programa de investimento, de R$ 2 bilhões, para o desenvolvimento e lançamento de dois novos veículos – Projeto Ônix -, a serem produzidos até 2012 em Gravataí.


Em 06 de outubro, é lançado o Agile.


A Chevrolet fecha o ano de 2009 com um novo recorde histórico anual, com 595.536 veículos.

2010
Em 26 de janeiro a GM completou 85 anos de atividades no País.


Neste mesmo dia, a GM deu início à Chevrolet Flexpedition 2010, uma expedição que percorreu todas as atividades da empresa no Brasil, mostrando na prática as ações no campo da sustentabilidade e incluindo o cuidado com a preservação do meio ambiente.


Em março, a GM ganhou o Prêmio 'Top Ambiental', da Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil – ADVB –, graças às ações da empresa na preservação do meio ambiente.


Em abril, a GM lançou o Classic 2011, que ganhou um novo visual.


Em junho, a empresa deu início a uma nova expansão no Complexo Industrial em Mogi das Cruzes (SP).


Em junho, ainda, foi lançado no mercado brasileiro o modelo Malibu, importado dos Estados Unidos.


Em julho, deu início ao segundo ciclo de expansão do Complexo Industrial de Gravataí (RS).


Em agosto, é lançada a versão Rodeio da S10.


Em setembro, é lançada a nova picape Montana.


Em novembro, é lançado no mercado brasileiro o superesportivo Camaro.


Em dezembro, é lançado o Omega Fittipaldi.

2011
Em 26 de janeiro a GM completou 86 anos de atividades no país.


Em fevereiro, a Chevrolet lança Celta e Prisma reestilizados como linha 2012 e também a nova motorização do Captiva.

Em cinco de março, o Centro Logístico Chevrolet completou 15 anos de atividades na cidade de Sorocaba (SP).

A General Motors do Brasil anunciou em 18 de março a criação do terceiro turno de trabalho na área de produção de veículos na fábrica de São Caetano do Sul (SP). 


A medida foi tomada para ampliar a oferta de veículos Chevrolet no mercado brasileiro e implicaria na contratação de até 1.500 novos empregados. 

Com o terceiro turno, a unidade de São Caetano do Sul ampliaria sua capacidade atual de produção, de 200 mil veículos ano, para 250 mil veículos anuais. 

A mudança seria necessária para a produção de quatro veículos totalmente novos naquela fábrica.

Em abril, a GM iniciou as obras de construção da nova fábrica de motores e cabeçotes em Joinville (SC), com investimentos totais de R$ 350 milhões.


Em seis de junho, o projeto "Chevrolet Flexpedition 2010: Um Passeio pela GM do Futuro" foi o grande vencedor do 17º Prêmio de Mérito Ambiental da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na categoria das médias e grandes empresas. 


A premiação é destinada a distinguir e homenagear, anualmente, a empresa industrial, extrativa, manufatureira ou agroindustrial com maior destaque na implementação de projeto ambiental, com resultado significativo para a melhoria da qualidade do meio ambiente.

Começou, em agosto, a VoltXpedition Energias Renováveis, com seis etapas em São Caetano do Sul e São José dos Campos (SP), Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco. 


A expedição mostraria para jornalistas, blogueiros, comunidade acadêmica e o universo das redes sociais, as tecnologias alternativas da mobilidade que estão sendo desenvolvidas pela General Motors em seu compromisso com a sustentabilidade. Além de projetos inovadores na área de energias renováveis em algumas das principais universidades e centros de excelência do Brasil.

Em setembro, a General Motors do Brasil inaugurou oficialmente uma nova área do Centro Logístico Chevrolet – novo nome do então Centro Distribuidor de Peças, localizado em Sorocaba (SP) – a 100 quilômetros da capital paulista -, que completou 15 anos de existência no último dia cinco de março.


Em 11 de setembro, a GM do Brasil lançou o Cruze sedã, veículo global da Chevrolet, com motor Ecotec6, flex fuel, transmissões automáticas e manual com seis marchas e garantia de três anos sem limite de quilometragem.


Em 4 de novembro, foi lançado o Cobalt, fruto de uma arquitetura global totalmente desenvolvida pelo Centro Tecnológico da General Motors no Brasil, que seria comercializado em mais de 40 países espalhados pela Europa, África, Oriente Médio e América do Sul. 


Além do Brasil, que foi o primeiro País a receber o Chevrolet Cobalt, outras três fábricas também produziriam o modelo.



Em dezembro, o Cruze conquistou vários títulos como o melhor veículo em 2011, dentre os quais Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva), Top Car TV, Car Awards Brasil (Revista Car Magazine) e Autopress, enquanto o Cobalt foi escolhido o melhor pela revista Car & Driver.

2012
Em 26 de janeiro, a empresa completou 87 anos de atuação no Brasil.


Em 15 de fevereiro, é lançada a nova picape S10, nova e global e projetada e engenheirada pelo Centro de Desenvolvimento da GM localizado em São Caetano do Sul.


Em 10 de abril. é lançado o Cruze Sport6 (hatchback).


Em 29 de maio, é lançado o Sonic nas versões hatchback e sedã.


Em 28 de junho, é lançado o mpv Spin, com capacidade para cinco e sete ocupantes.


Em 25 de junho, a fábrica da GM, em Gravataí, alcança a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas do modelo Celta.


Em 20 de julho, a fábrica de Gravataí completou 12 anos de atuação e alcançou a produção de 1,9 milhão de veículos.


Em 23 de agosto, é lançado o Cobalt com motor 1.8 e opção da transmissão automática de seis velocidades.


Em 25 de setembro, a GM e a FEI - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros – firmaram, no campus daquela universidade, em São Bernardo do Campo (SP), uma parceria para a inclusão da instituição no programa global PACE – Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education ou Parceiros pelo Avanço da Educação da Engenharia de forma Colaborativa.


Em 30 de outubro, foi lançado o Onix, modelo hatchback desenvolvido no Brasil com design único e arrojado, criando uma nova referência para o segmento de compactos com DNA global da Chevrolet.


Pela segunda vez consecutiva, a marca Chevrolet ganhou o prêmio de "Melhor Estande" do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, inaugurado oficialmente em 24/10/2012, pela presidente da República, Dilma Roussef, no Parque de Exposições do Parque Anhembi, em São Paulo (SP). 


A escolha foi feita por um júri de jornalistas especializados de todo o país, que integram a Associação Brasileira da Imprensa Automotiva – Abiauto.

Após superar neste mês de outubro de 2012, a expressiva marca de 200 mil unidades vendidas no mercado brasileiro, o Agile 2013 acaba de ganhar a versão Easytronic Gen II. 


O hatchback Chevrolet passa a contar, a partir de agora, com a moderna transmissão automatizada.

A General Motors do Brasil lançou em 09/10/2012, em um evento realizado em Porto Alegre (RS), o "Relatório Anual de Sustentabilidade 2011", que apresenta os principais avanços da empresa em suas atividades no Brasil, na gestão corporativa e das iniciativas voltadas para a área da sustentabilidade.


Em novembro, é lançado o Trailblazer, o utilitário esportivo que oferece sete lugares e assentos dobráveis, para aumentar a capacidade do porta-malas, em versão única, a LTZ, com duas opções de motor, incluindo o inédito V6 de 3.6 litros e 239 cavalos a gasolina e o 2.8 CTDI a diesel.


A Chevrolet lança a Montana Combo, furgão para utilização em pequenos serviços de transporte.


Em 13 de dezembro, a fábrica da GM, em Gravataí, alcança a histórica marca de 2 milhões de veículos produzidos.


A General Motors do Brasil lançou oficialmente em 07/12/2012, com as presenças da Grace Lieblein, presidente da empresa, Marcos Munhoz, vice-presidente, e Pedro Luiz Dias, diretor de Comunicação Social, o Portal da Família, uma rede social interna da GM do Brasil para os empregados e seus familiares. 


A iniciativa é pioneira na indústria automobilística e uma das primeiras dentre as empresas brasileiras.

2013

Em janeiro, a Chevrolet anunciou que nos próximos dois anos, 2013 e 2014, será a patrocinadora máster de 20 campeonatos estaduais de futebol. 


A ação faz parte de uma estratégia global da Chevrolet de ser a marca mais próxima dos clientes.

Em 26 de janeiro, a empresa completou 88 anos de atuação no Brasil.


Em fevereiro, a marca inaugurou sua primeira loja virtual no Brasil, para comercializar uma ampla gama de produtos licenciados da marca (www.chevroletfanstore.com.br).


Em fevereiro, a Chevrolet lançou o novo Chevrolet Prisma 2013.


A General Motors do Brasil comemorou no dia 15/03/2013, no Complexo Industrial Automotivo de São Caetano do Sul, SP, a produção do Chevrolet Cobalt número 100.000, na versão LTZ, cor branca, com o motor 1.4 Econo.Flex.


O Complexo Industrial da General Motors do Brasil, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP), completou 54 anos de atividades. 


Na unidade - inaugurada em 10 de março de 1959, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira -, saiu o primeiro motor Chevrolet fabricado no Brasil.

A General Motors do Brasil atingiu no dia 24/05/2013, a marca de 2,1 milhões de unidades produzidas no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag), em Gravataí, no Rio Grande do Sul.


Em maio, a Chevrolet renovou, por mais dois anos (até o final de 2015), o contrato com Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de Fórmula 1, campeão mundial da Fórmula Indy, e duas vezes vencedor das 500 milhas de Indianapolis. 


Emerson continua como embaixador da marca, participando de eventos, ações de marketing e comunicação.

Em julho, o novo posicionamento global da marca Chevrolet chegou ao Brasil, alinhando sua engenharia, design e marketing em torno de uma nova plataforma de marca denominada "Find New Roads".


Em julho, foram celebrados os 13 anos da unidade da General Motors (GM) de Gravataí, no Rio Grande do Sul, com recorde de produção.


Os modelos Chevrolet Onix e Prisma chegaram ao mercado brasileiro, em sua versão 2014, em julho, com mais um diferencial único e exclusivo na categoria de veículos equipados com motor 1.4: a transmissão automática de seis velocidades.

No dia 1º de agosto, Santiago Chamorro foi nomeado presidente e diretor-gerente da General Motors do Brasil, e assumiu a liderança da empresa.

A Chevrolet lançou no início de setembro, a linha 2014 dos modelos S10 e Trailblazer, com nova motorização Turbodiesel - a mais forte, potente e robusta da categoria, além de nova transmissão manual de seis marchas e novos itens de conforto, comodidade e segurança.


Em outubro, a Chevrolet lançou no mercado brasileiro o novo Tracker, utilitário esportivo compacto que combina versatilidade, eficiência e prazer ao dirigir.


O Instituto General Motors - IGM, criado em 1993, completou 20 anos, em novembro de 2013, com nova diretoria. 


O Conselho Mantenedor passou a ser presidido por Marcos Munhoz e o IGM passou a ser presidido por Pedro Luiz Dias, que já vinha ocupando por vários anos o cargo de vice-presidente da instituição.

A General Motors do Brasil e o Banco GMAC comunicaram ao mercado brasileiro, no dia 22/10/2013, o lançamento da nova marca Chevrolet Serviços Financeiros. 
O Banco GMAC é a entidade local da GM Financial.

Em outubro, a Chevrolet lançou o Agile 2014 
O modelo chegou com um design interno e externo renovado, muita tecnologia, mais conforto, esportividade e segurança.

A Chevrolet, marca que detém a linha mais completa de veículos do mercado brasileiro, lançou, também em outubro, o Camaro 2014 com um design renovado.

113 CAMINHÕES ACABAM DE SER VENDIDOS PELA MAN LATIN AMERICA À EMPRESA GAÚCHA REITERLOG QUE INVESTIU R$ 35 MILHÕES NUMA NOVA FROTA PARA EXPANDIR SEU NEGÓCIO NO PAÍS

Recursos serão aplicados na compra de 113 caminhões das marcas.
Foto: Emerson de Lima
Uma das empresas que mais cresce no segmento de transportes do estado nos últimos anos, a Reiterlog adquiriu 61 caminhões Constellation e 52 TGX. 

O investimento vai fazer frente à crescente demanda que a transportadora tem recebido principalmente dos setores de bens de consumo, frigorífico, alimentício e de produtos de higiene. 

Trata-se da maior transação entre as duas empresas nos cinco anos da parceria estabelecida com a primeira compra, em 2008. 

Os veículos se dividirão entre os seguintes modelos: 61 Constellation 25.390; 16 TGX 28.440; e 36 TGX 29.440. 

Os dois primeiros modelos rodarão o País transportando carga frigorificada, com três eixos espaçados ou conjugados. 

Já o TGX 6x4 ficará mais restrito à rota entre Rio Grande do Sul e São Paulo, com implemento bitrenzão.

domingo, 26 de janeiro de 2014

TREINAMENTO DE VENDAS DO UP! É O MAIOR DA HISTÓRIA DA VOLKSWAGEN DO BRASIL. 3.200 PROFISSIONAIS DE DIVERSAS ÁREAS ASSISTIRÃO A PALESTRAS E AULAS DE TREINAMENTO EM TODO O PAÍS.

Pela primeira vez, marca utiliza a infraestrutura completa de todos os seus Centros Regionais de Treinamento no País


A Volkswagen do Brasil está promovendo o Treinamento de Vendas do up!, que é o maior já realizado em toda história da marca no Brasil, que já tem 60 anos no País. Os treinamentos começaram no dia 20 de janeiro e seguem até 15 de fevereiro, com várias turmas. 

A estratégia inédita de Treinamento de Vendas do up! inclui um número recorde de 3.620 vendedores e gerentes de vendas da Rede Volkswagen, que serão treinados presencialmente em oito espaços, em todo o Brasil.

A Volkswagen é a marca que conta com a maior Rede de Concessionárias do País, com cerca de 650 pontos de vendas.

Para comportar os workshops de Treinamento de Vendas do up!, a marca utiliza pela primeira vez a estrutura completa de todos os seus Centros Regionais de Treinamento já inaugurados em São Paulo (SP), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), envolvendo todas as regionais de vendas da marca no País. 

Até mesmo os Centros Regionais de Treinamento da Volkswagen no Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG), que serão inaugurados oficialmente a partir de março, já terão suas estruturas utilizadas em primeira mão para o treinamento do up!, em fevereiro. 

Em um futuro próximo, a marca também terá um Centro de Treinamento em Recife. No total, Volkswagen está investindo R$ 20 milhões na abertura de seus oito Centros de Treinamento no Brasil, sendo que cinco já foram inaugurados oficialmente. 



“O up! é o carro mais aguardado do ano e representa o início de uma nova era para a Volkswagen do Brasil. O up! será referência em termos de design, desempenho, consumo e segurança; é um carro que vai além, em seu segmento; por esse motivo, estamos promovendo um treinamento de excelência, que vai além e está compatível à grandiosidade do produto. Investir na qualificação de nosso time de vendas é investir na satisfação do nosso cliente”, afirma a vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jutta Dierks.

Com atividades teóricas e práticas, os workshops abordam conhecimento e posicionamento do veículo, tecnologia, argumentos de vendas, comparativo com a concorrência, test-drive, atendimento e satisfação do cliente.



Segundo o diretor de Desenvolvimento da Rede da Volkswagen do Brasil, Dieter Strass, é o maior Treinamento de Vendas de um produto já realizado pela Volkswagen do Brasil. 

Pela primeira vez, 3.620 profissionais de nosso time de vendas estão sendo treinados presencialmente, com detalhamento sobre atributos do carro, como inovação e tecnologia. 

As atividades teóricas e práticas estão alinhadas aos padrões de treinamento da Matriz da Volkswagen, na Alemanha, garantindo alto nível de qualificação”, diz Dieter Strass.

Estratégia inovadora
A estratégia de Treinamento de Vendas do up! conta com outras atividades inovadoras, além da série de workshops presenciais nos Centros Regionais de Treinamento da Volkswagen no Brasil, que já teve início.
Recursos de treinamento on-line também estarão disponíveis para os profissionais de vendas das concessionárias Volkswagen. 

Um deles é o “Website Garagem”, que apresenta as inúmeras tecnologias inovadoras do up!, além de permitir a simulação de comparativos com modelos da concorrência. 

Por meio do site, os vendedores da Rede Volkswagen podem consultar detalhes sobre o up! via computador, tablet ou smartphone. 

O “Website Garagem” foi desenvolvido pela Academia Volkswagen, a área da empresa responsável pela qualificação dos profissionais da Rede de Concessionárias da marca.

Outra ferramenta on-line é o “E-training”. Trata-se de um curso interativo sobre o up!, que oferece a todos os funcionários da Rede de Concessionárias Volkswagen amplo conhecimento sobre o veículo e seus atributos. 


O “E-training” foi montado com base nos treinamentos da Matriz da Volkswagen, na Alemanha, garantindo um trabalho de alta qualidade, alinhado aos padrões mundiais da marca Volkswagen.

Dois guias impressos também serão distribuídos aos profissionais das concessionárias Volkswagen, garantindo a excelência dos serviços e a satisfação dos clientes. 

O “Livreto Argumentos de Venda” será distribuído a todos os vendedores da Rede Volkswagen no Brasil, trazendo as principais argumentações de vendas e conhecimento sobre o produto.

O “Guia de Entrega 5 Tempos” reforça, junto ao time de vendas, informações detalhadas sobre o up! e sobre como operar todos os itens de inovação presentes no veículo. 


Dessa forma, o vendedor estará preparado para esclarecer, na hora da entrega do veículo 0km, possíveis dúvidas dos clientes, que poderão desfrutar ao máximo de toda tecnologia oferecida pelo modelo Volkswagen.
Volkswagen up! é o carro equipado mais econômico do Brasil


O up! chegará ao mercado brasileiro com um importante reconhecimento de qualidade e eficiência energética: a melhor classificação no PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) entre os modelos equipados com motor flexível, direção assistida e ar-condicionado.

O modelo obteve classificação “A” (verde) no PBE 2014 e atingiu o consumo energético (média E22/E100) de apenas 1,57 MJ/km, conforme norma NBR 7024. 

O PBE estabelece que, se a montadora planeja comercializar mais de 33% dos veículos com ar-condicionado e direção assistida, o consumo de energia desses equipamentos deve ser considerado para obtenção dos resultados.

De acordo com essas normas, o up! é capaz de rodar até 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22) e até 9,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, com etanol (E100), valores obtidos conforme norma NBR 7024 e corrigidos pela Portaria INMETRO nº 10/2012.

O motor 1.0l de três cilindros que equipa o up!, que foi lançado ano passado no Fox BlueMotion, oferece excelentes níveis de consumo e desempenho – qualidades que lhe garantiram o prêmio de “Motor do Ano 2014”, concedido por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiação é uma das mais importantes da indústria automobilística brasileira.

Com 999 cm³ de cilindrada, o motor 1.0l do up! é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. 

Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol.

O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.

Essa ampla faixa de distribuição do torque merece destaque, pois melhora o desempenho em baixos regimes e dá fôlego para retomadas de velocidade, além de tornar o up! um veículo extremamente econômico.
Volkswagen up! é o compacto mais seguro fabricado no Brasil.


O up! recebeu a melhor pontuação no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos. 

O modelo obteve cinco estrelas na proteção para adultos e quatro estrelas para crianças. Mais uma vez, o excelente conceito de segurança da Volkswagen é reconhecido internacionalmente.

Para que o up! possa oferecer esse elevado nível de segurança aos ocupantes, foram aplicados em sua construção modernos recursos técnicos, como a combinação de aços conformados a quente em pontos determinados de sua carroceria, além de aços de ultra-alta e de alta resistência, visando manter o baixo peso da estrutura e a segurança elevada do veículo.

O modelo também será equipado de série, em todas as suas versões, com sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas). Além disso, o up! também trará indicador visual e sonoro de desafivelamento dos cintos de segurança dianteiros.

Padrão global de segurança

O up! produzido no Brasil segue no Latin NCAP a trajetória de sucesso do up! europeu, o que evidencia o alto nível de qualidade do modelo brasileiro. 

O up! fabricado na Europa obteve a melhor nota em avaliações do Euro NCAP, com cinco estrelas. Nesse quesito, o up! estabelece uma nova referência em termos de segurança para o mercado brasileiro.



sábado, 25 de janeiro de 2014

DUAS MARCAS DE CARROS DE LUXO ESTEVE EM EVIDÊNCIA NO BRASIL, A JAGUAR E A LAND ROVER, HOJE DA INDIANA TATA MOTORS E QUE CONSTRUIRÁ SUA FÁBRICA, EM ITATIAIA - GRAÇAS À AÇÃO, AO TRABALHO, DO SEU PRESIDENTE PARA O BRASIL, O SEMPRE BEM HUMORADO FLÁVIO PADOVAN. A REVISTA FORBES, NUMA MATÉRIA SOBRE O CRESCIMENTO DOS VEÍCULOS PREMIUM NO PAÍS, QUE REPRODUZIMOS, ENALTECE A IMPORTÂNCIA DESSE PROFISSIONAL.


Flávio Padovan, o grande nome 
das luxuosas Jaguar e Land Rover no Brasil


Rodando em duas marchas. O conjunto do mercado brasileiro de automóveis zero-quilômetro vem usando a segunda, e teima em não engrenar nem mesmo a terceira; já no segmento específico dos carros de luxo, o ritmo é de quinta marcha, quase sexta: eis a situação do setor automotivo nacional em 2013. 

Refinando a imagem da linha de largada da corrida dos veículos premium, enxerga-se na pole position uma montadora inglesa (controlada por capital indiano): a Jaguar Land Rover (JLR).

No retrovisor, Flávio Padovan – presidente da companhia para o Brasil e todo o restante da América Latina – vê, aceleradas, suas concorrentes: as alemãs BMW, Mercedes-Benz, Audi e Porsche, a italiana Maserati, a sueca Volvo e até mesmo os japoneses da Lexus, braço para o alto luxo da Toyota. 

Mas os britânicos guardam uma carta na manga: começarão, muito em breve, a erguer sua própria fábrica no país.

Aos números: é provável que, neste ano, o emplacamento de carros no Brasil caia cerca de 1%. Não é pouca coisa. Há algum tempo o setor não conhecia um ano de retração nas vendas. 

Em 2012, por exemplo, 3,63 milhões de novos automóveis foram comercializados por aqui, uma quantidade histórica que não se repetirá em 2013. 

Em contrapartida, porém, as principais marcas de luxo que atuam no País (13 no total) nunca antes venderam tanto: a linha Lexus, por exemplo, cresceu nada menos que 255% de janeiro a outubro último (167 unidades comercializadas); a BMW teve 64% a mais de vendas em comparação com o mesmo período de 2012 (11.525 unidades) e a Porsche colocou no mercado nacional 941 de seus carros esportivos (88% de crescimento). 


Mas há um campeão nesse ranking – e ele tem sotaque inglês. Trata-se da Jaguar. A marca esteve (sempre entre janeiro e outubro de 2013) próxima de quintuplicar as vendas no Brasil: 264 de seus sedãs foram comercializados, contra 45 no mesmo período do ano passado. 

Um crescimento de 486% – impressionante, mesmo que se leve em conta a base inicial pequena. Carros de luxo, é bom lembrar, não constituem bens de venda maciça. Sofisticados e caros, são para poucos.

“Nossas marcas são aspiracionais, os veículos que vendemos são a concretização dos sonhos de nossos clientes. Nosso produto significa liberdade, requinte, luxo e acabamento de primeira”, enfatiza Padovan, que recebeu a FORBES Brasil na sede da companhia, próxima ao Parque Ibirapuera, na capital paulista.


Originalmente empresas independentes, tanto a Land Rover e seus famosos SUVs quanto os requintados modelos da Jaguar foram unificados em uma única companhia. 

Durante anos figuraram como marcas premium da Ford, até que a crise econômica de 2008 obrigou a montadora americana a desfazer-se de suas jóias da coroa. 

Foi quando entrou em cena a Tata Motors, controlada pelo milionário Ratan Tata. A companhia adquiriu a JLR e, ao contrário do que muitos temiam, manteve-a inglesa – e, melhor, lucrativa. 

“O sr. Ratan Tata é um visionário”, diz Padovan, de forma cerimoniosa, sobre o empresário indiano. “Um homem de muita competência e visão. Comprou ambas as marcas em um momento difícil, e foi persistente: manteve os investimentos nas duas mesmo quando davam prejuízo, para que a Jaguar Land Rover pudesse chegar ao azul. O melhor é que ele fez questão de manter a sede da empresa na Inglaterra, para que ficasse mantido seu DNA britânico.” 

E tal decisão, de fato, parece ter sido sábia: recentemente, a Tata Motors reportou alta de 71% no lucro em seu segundo trimestre fiscal, em grande medida devido ao bom desempenho da subsidiária JLR em todo o planeta, particularmente na China.


Nos primeiros dez meses do ano, a Land Rover vendeu no Brasil 8.920 de seus SUVs – 30% a mais que em 2012, ano no qual a operação local da montadora terminou como a oitava maior da JLR em todo o mundo (“agora já devemos ter subido de posição”, observa Padovan). 

Os principais players desse setor projetam que o Brasil estará, por volta de 2017, com 100 mil carros de luxo sendo vendidos ao ano – a média, hoje, é de 30 mil unidades/ano. 

Levando-se em conta o preço desses veículos, será um mercado mais que atraente (o Evoque, modelo preferido do portfólio da Land Rover, pode sair por até R$ 264 mil; a Toyota venderá em breve por aqui um cupê esportivo, o GT 86, por R$ 140 mil, e a Mercedes-Benz começará a comercializar no país seu veículo top de linha, o sedã Classe S 500 L, por valiosos R$ 600 mil).

Não é à toa, portanto, que mais e mais montadoras de luxo vêm anunciando a abertura de fábricas locais. 

A BMW colocará R$ 520 milhões na cidade de Araquari (SC), onde construirá a sua. Já a Audi aportará R$ 500 milhões nas linhas de produção de sua coligada Volkswagen no Paraná para que as mesmas fabriquem o utilitário Q3 e o sedã A3, ao passo que a Mercedes pretende edificar em Iracemápolis (SP) uma fábrica ao custo de outros R$ 500 milhões. 

Mas o maior destaque desse pelotão é ela, ­a JLR, que colocará entre R$ 700 milhões e R$ 1 bilhão, em Itatiaia, no Rio de Janeiro, para erguer do chão uma unidade fabril que produza modelos Land Rover. Algo entre 20 mil e 30 mil SUVs sairão ao ano dessa planta, quando pronta.

Não se trata de informações oficiais da empresa. Perguntado a respeito, Padovan nega-se a comentar o assunto, afirmando estar preso a compromissos de confidencialidade. 

Mas quase todas as fontes desse mercado dão como certas as informações acima – apenas a localização em Itatiaia ainda não estaria totalmente fechada, pois outras cidades fluminenses disputam o investimento. 

Não há dúvidas, de qualquer maneira, de que o Brasil terá, daqui a cerca de dois anos, uma fábrica da Jaguar Land Rover em operação. 

Atualmente, o grupo conta com plantas fabris no Reino Unido, na China e na Índia, apenas.

“Muitos clientes ligam diretamente para mim quando querem conselhos sobre a compra de nossos carros”, observa Padovan. 

O meio dos automóveis de luxo permite tal proximidade entre compradores e altos executivos das montadoras, explica. 


Ele conta ter vendido, há pouco tempo, pessoalmente, cinco Land Rovers Evoque em uma única noite durante um jantar com clientes em potencial em Campos do Jordão (SP). 

Ao que tudo indica, esse ex-vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen, de fala afável e torcedor do clube paulistano Palmeiras, terá jantares – e negócios – mais que movimentados nos próximos anos.

Fonte: Forbes Brasil

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

FORD RANGER FAZ BONITO NO RALLY DAKAR, EM SUA PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO, VENCENDO AS DIFICULDADES DO DESERTO DE ATACAMA. DOS 152 CARROS QUE LARGARAM SÓ CHEGARAM APENAS 49, ENTRE ELES A RANGER.


A Ford conseguiu o que queria ao colocar sua picape Ranger em teste no mais difícil rali do mundo, o famoso Dakar, realizado, este mês, se classificando em 16º

A Ranger, pilotada pela dupla argentina Lucio Alvarez e Ronnie Graue, manteve-se firme e forte na rota assustadora de 749 km entre Antofagasta a El Salvador, no Chile.

Para se ter uma ideia do tamanho do desafio da competição deste ano, dos 152 carros que largaram em Rosario, na Argentina, no dia 5 de janeiro, somente 49 chegaram, dia 18 em Val Paraíso, no Chile, entre eles a Ranger.

O deserto de Atakama, em seus 120 km, reuniu praticamente tudo o que o Rally Dakar tem em um único teste: temperaturas acima de 30°C, estradas de terra, trilhas de minas, leitos de rios secos e as areias das famosas dunas de Copiapó.

“Sabíamos que este seria o dia mais duro, longo e estressante do rali e Lucio não teve nenhum problema, o que prova a resistência da Ranger, que já conhecemos”, diz Neil Woolridge, gerente do time Ford Racing.

Depois de conseguir um bom tempo na quarta-feira, Alvarez aproveitou ao máximo a vantagem de largar na frente para acelerar a Ranger. Fez uma excelente arrancada e manteve o ritmo na areia, apesar da parada para troca de um pneu furado a 40 km da chegada. Assim, continuou a conquistar posições na maratona de 9.300 km.


quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A SPRINT RACE 2014 VOLTA ÀS PISTAS COM CARROS RENOVADOS, MAIS POTENTES. O CALENDÁRIO DE PROVAS SERÁ DIVULGADO NAS PRÓXIMAS SEMANAS, MAS JÁ ESTÁ DEFINIDO UM TREINO, NO AUTÓDROMO DE PINHAIS, EM MARÇO.


Sprint Race se prepara para iniciar uma pré-temporada repleta de novidades. O próximo campeonato será marcado pela chegada dos motores V6 e uma série de outras alterações técnicas.

Engenheiros, chefes de equipe e pilotos estão se preparando para o início da terceira edição, e o Sprint Race promete ter, em 2014, uma das disputas de mais alto nível técnico de sua história. 


A competição este ano, contará com carros que terão atualizações na carenagem, novo modelo de disputa e uma corrida noturna, em Londrina, promete agitar o calendário.



O regulamento para a pontuação em dobro na última etapa continua, mas recebeu um reforço: será aplicada duas vezes ao longo do campeonato.

Thiago Marques, organizador do evento, descreve a Sprint Race. "Vejo como um campeonato crescente onde vestiu o interesse do "público" brasileiro, justamente por ser um campeonato relativamente barato, e num verdadeiro carro de corrida. Ou seja, abrange pilotos de todo perfil, iniciantes saindo do kart que almejam carreiras em Turismo ou Formula, pilotos experientes que buscam a satisfação em dirigir um carro de corrida com um equilíbrio perfeito, e também os gentleman drivers que sempre esperam guiar um carro seguro e em diversas pistas pelo Brasil", salientou.


As simulações em pista com os novos carros equipados com mudanças aerodinâmicas na parte traseira da carenagem, necessárias pela potência maior do carro e, na parte de motorização, pois a Sprint Race de quatro cilindros de 225 cavalos passa a utilizar o seis cilindros da GM de 270 cavalos, motor utilizado no veículo Camaro V6, devem surpreender os pilotos da categoria.

Thiago Marques e seu irmão Tarso Marques fizeram os últimos testes com o novo modelo na última etapa do campeonato 2013, que aconteceu no final de semana de 20 a 22 de dezembro, durante a programação de treinos.

As datas das etapas definitivas serão divulgadas nas próximas semanas e um treino extra está marcado para março, no autódromo Internacional de Pinhais (PR).

A Sprint Race têm patrocínio da Alpina, Fremax, Pirelli, Ecopads, Bardhal e Valeo.

Confira os pilotos inscritos da Sprint Race 2014:
Marco Garcia
Gaetano Di Mauro
Gustavo Kirila
Flávio Lisboa
Yuri Cesário
Yago Cesário
Fernando Miranda
Eduardo Serratto
Roberto Milani
Luca Milani
Adriano Amaral
Daniel Daroz
Caito Viana
Rafael Zilli
Kau Machado
Gustavo Trunci

Mais informações:
Site: www.sprintrace.com.br
Facebook: Sprint Race Brasil
Twitter: Sprint Race




VOLKSWAGEN LANÇA NOVA CAMPANHA PUBLICITÁRIA MOSTRANDO A NOVA AMAROK E O BLOG AJUDA A CONHECER MELHOR A PICAPE DETALHANDO OS EQUIPAMENTOS E TECNOLOGIA DA LINHA 2014.


Todas as versões da linha 2014 da pick-up Amarok já estão disponíveis nas concessionárias da Volkswagen com maior lista de equipamentos de série e novos opcionais. 

Para que os clientes possam ter informações e uma ideia mais aproximada do potencial da picape, a Volkswagen lançou novas peças publicitárias da Amarok. 

O filme, anúncios, banners e o hotsite destacam o posicionamento da pick-up média mostram que o diferencial da Amarok é a união da força da pick-up com a inteligência e tecnologia do modelo.


Agora, o filme “Arremesso de Martelo”, apresenta um atleta se preparando para fazer o lançamento do martelo no que parece ser uma competição de atletismo. 


Após o arremesso, percebe-se que é mais que isso: ele usa o martelo para responder a uma questão que está impressa no gramado mostrando que não se trata apenas de força, mas também de inteligência em linha com o posicionamento da pick-up. 

Para facilitar ainda mais uma eventual decisão pela compra de uma Amarok, conheça melhor a nova Amarok:
A configuração Highline, topo de linha, passa a contar de série com controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em subida (HSA), controle automático de descida (HDC) e faróis de neblina com luzes dinâmicas para manobras – recurso inédito entre as picapes médias no Brasil. 


O banco traseiro da Amarok cabine dupla agora tem o terceiro apoio de cabeça e cinto de segurança central automático de três pontos.

Outra novidade da versão Highline é a opção de ser equipada com airbags laterais para tórax e cabeça, além do duplo airbag frontal. 

As bolsas do airbag para tórax e cabeça (uma única bolsa que cobre essas regiões) estão localizadas no encosto dos bancos dianteiros e proporcionam maior proteção em colisões laterais. 


Outro recurso tecnológico introduzido para a versão topo de linha é o rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, para facilitar estacionar a pick-up em vagas mais estreitas. 

Com os espelhos rebatidos a largura é reduzida em 17 cm. A fim de tornar as manobras da pick-up mais seguras, a Amarok Highline, que já tem como item de série um exclusivo (no segmento) sistema de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com OPS (Optical Parking System), passa a ofertar como opcional a câmera traseira.


Tanto a Amarok Highline como a Trendline receberam, na linha 2014, um quadro de instrumentos (cluster) incorporando o novo computador de bordo com oito funções :tempo de viagem, consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, distância percorrida, velocidade média, alerta de velocidade e temperatura do óleo do motor.

No quesito interatividade, o novo volante multifuncional também faz parte da lista de série da Amarok Highline 2014. 

O recurso, que possibilita ao motorista acionar os controles do som e do sistema de telefone sem tirar as mãos do volante, também está disponível, como opcional, para a versão Trendline.

Outro importante aprimoramento na segurança da Amarok é a oferta do sistema ISOFIX para todas as suas versões. 

A linha 2014 da pick-up passa a ter de série o sistema de ancoragem para dois assentos de crianças nas posições laterais do banco traseiro.
O hotsite da Amarok também ganhará um novo layout que traz detalhes sobre o modelo, com fotos, vídeos e informações de todas as versões da pick-up
Hotsite tem novo layout
O hotsite da Amarok (www.vw.com.br/amarok) também ganhou um novo layout com detalhes sobre o modelo, fotos, vídeos e informações de todas as versões da linha 2014 da pick-up, além de manter o test-drive virtual em que o internauta usa o movimento dos olhos para acionar os comandos.

A nova campanha prevê ainda banners e dois anúncios impressos que usam símbolos e fórmulas matemáticas para comunicar a força e a inteligência da Amarok.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.