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segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

VOCÊ SABIA QUE A GM E A CHEVROLET TÊM 89 ANOS DE ATIVIDADE NO BRASIL? EM 2013, A MONTADORA VENDEU NO BRASIL QUASE 650 MIL VEÍCULOS E TEM CERCA DE 600 PONTOS DE VENDA NO PAÍS. VALE A PENA LER A HISTÓRIA DA MARCA EM 89 ANOS NO BRASIL.




SÃO CAETANO DO SUL – A General Motors e a marca Chevrolet, que a acompanha desde o primeiro dia de atividade no País, em 26 de janeiro de 1925, completaram, neste domingo (26/01/2013), 89 anos de uma história de sucesso no Brasil, marcada por um ritmo contínuo de expansão.

Em 2013, a GM do Brasil consolidou o seu programa de renovação da sua linha de veículos Chevrolet no pais com os lançamentos dos modelos Prisma e Tracker, que se somaram aos nove outros novos modelos lançados em 2011 e 2012 (Cruze sedã, Cobalt, nova S10, Cruze Spor6, Sonic hatchback, Sonic sedã, Spin, Onix e Trailblazer), a maioria desenvolvida no Centro Tecnológico localizado no Brasil.


Em 2013, a Chevrolet comercializou no mercado brasileiro 649.792 veículos, ocupando o terceiro lugar no ranking das maiores indústrias automobilísticas brasileiras.


O Opala foi um dos ícones da Chevrolet no Brasil.

A marca cresceu 1,12%, em comparação a 2012, enquanto o mercado registrou queda de 0,9%.

"Estamos no Brasil há quase nove décadas e, atualmente, a marca Chevrolet tem aqui no País o terceiro maior mercado global, ficando atrás dos Estados Unidos e da China. Nos últimos dois anos, renovamos o portfólio da Chevrolet com 11 novos modelos e hoje oferecemos a linha mais moderna do mercado ao consumidor brasileiro", destaca Santiago Chamorro, presidente da General Motors do Brasil.



Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil, acrescenta que "a empresa aposta no potencial econômico do País e do mercado brasileiro de veículos e a maior prova disso é o investimento em tecnologia e desenvolvimento de novos veículos. Tudo isso respeitando o meio-ambiente, investindo nas pessoas, apoiando as comunidades e sempre buscando o crescimento sustentável".


Chevy - Impala 1958.

Graças a investimentos nos últimos anos, em expansão, modernização industrial e renovação da linha de veículos, a Chevrolet oferece hoje um amplo portfólio, começando com o Celta e passando pelo Classic, Onix, Prisma, Agile, Cobalt, Sonic hatchback, Sonic sedã, Cruze sedã, Cruze Sport6, Camaro, o Spin, os SUVs Captiva, Tracker e Trailblazer, além das picapes Montana e S10 cabine simples e S10 cabine dupla.

Nos últimos 89 anos, a GM do Brasil e a Chevrolet conquistaram a confiança dos brasileiros, tornando-se modelo para as outras unidades da GM no mundo. 



Hoje, a Chevrolet tem aproximadamente 600 pontos de vendas e serviços de assistência técnica em todo o País, além de oferecer a maior linha de veículos 100% flex.

A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS).

Conta ainda com unidades em Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados e peças), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos.


A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura.


Além disso, a GM do Brasil, inaugurou em Joinville (SC), no dia 27 de fevereiro de 2013, uma das fábricas mais sustentáveis do mundo. 

De suas linhas industriais saem motores 1.0 e 1.4 litro e cabeçotes de alumínio. Sua capacidade instalada de produção é de 120 mil unidades de motores e 200 mil de cabeçotes por ano, destinados às fábricas da GM de Gravataí (RS) e Rosario (Argentina).

Com investimentos de R$ 350 milhões e previsão de faturamento anual de R$ 250 milhões, a fábrica é a primeira a implantar um conjunto de sistemas pioneiros na área de eficiência energética e proteção ao meio ambiente, com destaque para a energia fotovoltaica - gerada a partir da luz do sol -, reciclagem de água industrial por meio de osmose reversa e tratamento inédito de efluentes e esgotos por meio de jardins filtrantes.

As iniciativas, que fazem dela uma fábrica sustentável, incluem processos que a tornam uma das primeiras do Brasil a ter 100% dos resíduos industriais reciclados ("landfill free"). 


Pelo programa "Zero Aterro" todos os resíduos do processo produtivo serão reutilizados, reciclados ou coprocessados.

Vendas da Chevrolet nos últimos nove anos no mercado brasileiro:
2005 – 365.259
2006 – 409.922
2007 – 498.693
2008 – 548.941
2009 – 595.536
2010 – 657.724
2011 – 632.219
2012 – 642.649
2013 – 649.792




89 anos, uma história de sucesso da General Motors e da Chevrolet no Brasil

1925
Em 26 de janeiro, é registrada, no II Tabelionato de São Paulo, a Companhia Geral de Motores S.A., com sede na Avenida Presidente Wilson, 2.935, no bairro do Ipiranga. 


O capital inicial era equivalente a US$ 270 mil. Pouco tempo depois, a razão social passa a ser General Motors of Brazil S.A. (GMB).

Em 26 de fevereiro, é instalada, na avenida Presidente Wilson, a linha de montagem.


Em setembro, o Brasil conhece o primeiro Chevrolet montado no país, um furgão de entregas urbanas.



Chevrolet 1922.

1927
Em 17 de setembro, a linha de montagem produz o veículo de número 25.000.


Em 24 de setembro, começa uma nova etapa na história da GMB: o início da construção da fábrica de São Caetano do Sul.

1928
Produzido o 50.000, o veículo Chevrolet no Brasil.


Em 1º de outubro, foi iniciada a produção de veículos em São Caetano do Sul.

1930
Em 12 de agosto, é inaugurada oficialmente a fábrica de São Caetano do Sul.

A GM produziu viaturas e material bélico para os aliados na II Guerra Mundial.


1942—1945
A General Motors do Brasil participa, durante o período da Segunda Guerra Mundial, do esforço militar na produção de veículos e material bélico. 


São produzidos mais de 2.000 veículos a gasogênio para uso civil. 

Em 1943 é iniciada a fabricação de molas semi-elíticas.

1953
Em outubro, é adquirido o terreno em São José dos Campos, com 1.634.008 m², para expansão futura.

1956
Em 12 de dezembro, o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA) aprova o plano de nacionalização para a fabricação de caminhões Chevrolet.


Em 21 de dezembro, é iniciada a fabricação da Fundição e da fábrica de Motores, em São José dos Campos.

1957
Em 28 de junho, o GEIA aprova o plano de fabricação de caminhões leves Chevrolet.
Ainda em junho, sai o primeiro caminhão Chevrolet nacional.

1959
Em 10 de março, é inaugurada a segunda fábrica da General Motors do Brasil, em São José dos Campos. 


Na época, produzia somente motores e peças para os caminhões Chevrolet Brasil, picapes e camionetes Chevrolet Amazonas.

1968
É lançado, em 19 de novembro, o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas.

1970
A GMB inaugura uma nova linha de montagem, em São José dos Campos, visando o lançamento do seu primeiro carro pequeno, o Chevette.

1972
Em 14 de dezembro, é adquirido terreno com 11.273.205 m², em Indaiatuba, São Paulo, para o futuro Campo de Provas da GM.

1973
Em 24 de abril, a GMB apresenta oficialmente à imprensa o Chevette duas-portas, o primeiro carro pequeno da GM.

1974
Em 15 de julho, entram em operação as instalações do Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba.

1978
Em 26 de setembro, é inaugurada a Estação de Tratamento de Águas de São José dos Campos.

1979
Em setembro, a GMB começa a vender veículos a álcool.


Em 12 de dezembro, a fábrica de São Caetano do Sul comemora a produção do 1.500.000 o veículo.

1980
Em 8 de janeiro, a GMB produz o veículo número 2.000.000 no Brasil.

1982
Em 13 de maio, a GMB lança ao público o Chevrolet Monza.

1985
A GM comemora seu 60º aniversário de atividades no país, no dia 26 de janeiro.

1987
Em março, 1 milhão de Chevettes produzidos em São José dos Campos.

1988
Em 2 de fevereiro, inauguração do Centro Tecnológico em São Caetano do Sul.

1989
Em abril, apresentação do Kadett à Imprensa, no Rio de Janeiro.


Em 5 de outubro, inauguração da Estação de Tratamento de Efluentes Industriais Ácido-Álcalis de São Caetano do Sul.


Em 4 de dezembro, 5 milhões de motores Chevrolet produzidos.

1990
Em fevereiro, lançamento do Monza Classic SE 500 EF com injeção eletrônica de combustível.


Em 5 de junho, o primeiro projeto do "Empresários para o Futuro", com a fábrica de cabides instalada na GM, completa um ano de atividades.

1991
Em abril, o Opala sai de linha, após 23 anos ininterruptos de produção, com a marca de quase 1.000.000 de unidades produzidas.


Em setembro, o Omega chega ao mercado para ser o automóvel mais moderno e sofisticado do País.

1993
Nos dias 1º e 2 de abril, a GMB apresenta à Imprensa especializada seus dois novos produtos, a station-wagon Suprema, derivada do Omega, e a Kadett Ipanema de quatro portas.


A GMB lança, em abril, o Chevette L 1.6, representante Chevrolet no segmento de carros populares.


Em 8 de junho, a GM do Brasil lança, no Jardim Botânico de São Paulo, o primeiro carro movido a gás natural dotado de injeção eletrônica, um sistema multiponto.


Em 27 de agosto, é criado o Instituto Cultural e Filantrópico General Motors, instituição que visa facilitar a ação de todo o Grupo GMB em ações de cunho social.




O Vectra é oficialmente lançado, em 2 de outubro.

A GMB lança, durante a Brasil Transpo 93, o Calibra, modelo esportivo importado da Opel alemã.


Em 11 de novembro, durante a visita do presidente mundial da General Motors Corporation, Jack Smith Jr., a GMB comemora a produção do Chevrolet número 5.000.000, um Vectra GSi.


O Chevette sai de linha em 12 de novembro, dia em que a GM comemora a produção de 1.600.000 unidades do modelo, desde 1973.


O Centro de Treinamento Chevrolet de São Caetano do Sul é inaugurado em 13 de dezembro, juntamente com o Centro de Atendimento ao Cliente Chevrolet.

1994
Em fevereiro, a GMB lança o Corsa Wind 1.0.
A GMB lança em outubro, durante o 18 o Salão do Automóvel de São Paulo, o Corsa GSi 1.6 16V. 


No mesmo evento, anuncia o lançamento do Astra GLS hatchback, importado da Opel.

Em novembro, a linha de montagem do Kadett e da Ipanema é transferida de São José dos Campos para São Caetano do Sul, para possibilitar um aumento da produção do Corsa na unidade do Vale do Paraíba.

O Corsa foi outro modelo que fez sucesso no País.


1995
Em 26 de janeiro, a GMB inicia as comemorações de 70 anos de atividade no Brasil.


A General Motors do Brasil obtém, em fevereiro, o certificado de qualidade da norma ISO 9002 para as fábricas de veículos de passageiros de São Caetano do Sul e de São José dos Campos. 

A GMB é a primeira indústria automobilística da América Latina a conquistar a certificação para duas fábricas completas.

Em março, a GMB lança a S10, a primeira picape do segmento compacto produzida no Brasil.


É criada, e
m março, a GMC Caminhões, nova unidade de negócios da GMB dedicada aos segmentos de Caminhões e Comerciais.

A diretoria da GM do Brasil anuncia em abril, em Brasília, um programa de investimentos no país da ordem de US$ 2 bilhões até 1998.
A picape Corsa GL 1.6 chega ao mercado brasileiro em maio, com design traseiro totalmente brasileiro.

Em maio, a GMB coloca no mercado o Astra Station Wagon, modelo importado da Opel, derivado do Astra GLS.


Em 5 de junho, a fábrica de São Caetano do Sul comemora a produção do seu veículo número 3.000.000, um Vectra GSi.


Em 21 de junho, entra em atividade, em fase piloto, o novo sistema de comunicação via satélite interligando a General Motors do Brasil e a rede de Concessionárias Chevrolet.

A GMB anuncia, em junho, a implantação de um novo Centro de Distribuição de Peças e Componentes, em Sorocaba, São Paulo.
Em outubro, a GM do Brasil apresenta o utilitário esportivo Blazer, a pick-up S10 cabine estendida e o motor diesel Maxion HST para propulsionar a S10 cabine simples.
Em 11 de novembro, a GMB apresenta à imprensa especializada o Corsa Sedan GL e GLS, com motor 1.6 de 92 cv

1996
A GMB anuncia em 30 de janeiro a exportação de 500.000 veículos ao longo das duas últimas décadas.


Em 21 de fevereiro, é apresentado à imprensa o novo ciclo do Vectra, que trouxe para o Brasil inúmeras novidades tecnológicas em segurança e conforto.


No dia 5 de março é inaugurado oficialmente o CDP, Centro de Distribuição de Peças da GMB, localizado em Sorocaba (SP), a 100 quilômetros da capital paulista.


Em 3 de julho a Câmara Municipal de São José dos Campos institui este dia como o "Dia do Chevrolet", a ser comemorado a cada primeiro domingo deste mês.


Em agosto, deixam de ser produzidos a Omega Suprema, o Monza e o Kadett GSi. A GMB introduz a "Garantia Estendida Chevrolet", no dia 2 de outubro.


Em 2 de dezembro, a GMB anuncia ao presidente da República a intenção de construir no país três novas fábricas, uma no Estado de São Paulo, outras no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

1997
Em 30 de janeiro, é oficializada a construção da fábrica de Mogi das Cruzes.


Em fevereiro, a GMB assina contrato para instalação da fábrica de Gravataí, na Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul.


Em 17 de março, é anunciada a escolha do município de Gravataí, no Rio Grande do Sul, para sediar a terceira fábrica de montagem de veículos da GM no Brasil.


Ainda em março, é apresentada à Imprensa a picape Silverado, com três motorizações, sendo duas a diesel e uma a gasolina.


Em 18 de agosto, o Corsa Sedan 1.6 passa a ser disponível com transmissão automática de quatro marchas.


O veículo número 4.000.000 é produzido na fábrica de São José dos Campos.


Em 24 de outubro, é lançada a Pedra Fundamental da fábrica de Mogi das Cruzes.


Em 30 de dezembro, a GMB obtém a certificação ISO 9001 para todas as suas unidades no Brasil.

1998
Começa, em abril, a importação do cupê 2+2 Tigra, da Opel da Espanha.


Em maio é lançado o Corsa Sedã Super, o primeiro sedã de quatro portas com motor 1.0-litro da era moderna da indústria automobilística brasileira.


Em julho, ocorre o lançamento do Blazer com tração 4x4.


Em 31 de julho, encerra-se a produção do Omega.


Em 16 de setembro, o último Kadett deixa a linha de montagem em São Caetano do Sul.


Em 27 de setembro, o novo Astra hatchback de 3 portas é apresentado à imprensa sul-americana em Punta del Leste, no Uruguai.

Em 30 de outubro, no XX Salão do Automóvel de São Paulo, é apresentado à imprensa o novo Omega CD, importado da GM-Holdens, da Austrália.

Nessa mesma época, foi apresentado o utilitário esportivo Grand Blazer, produzido pela GM de Argentina.

1999
A fábrica de São José dos Campos completa 40 anos, em 16 de março.


Em 19 de abril, é mostrada à imprensa, no Campo de Provas da Cruz Alta, a reformulação da linha Corsa, cujos principais destaques foram o novo motor 1,0litro de 16 válvulas para os modelos Super e a Corsa Wagon Super.


Em três de maio, a GMB e o governo gaúcho concluem acordo sobre a fábrica de Gravataí.
Ainda em maio, é lançada a S10 cabine dupla Executive 4x2.


Em cinco de novembro é inaugurado oficialmente o Complexo Industrial e Comercial Automotivo de Mogi das Cruzes (SP), a 60 quilômetros da capital paulista.

2000
O Astra GL, de motor 1.8 litro, e o GLS 16V, 2.0litros e 16 válvulas, passam a desenvolver 110 cv e 136 cv respectivamente, com ganhos nas retomadas e acelerações.


Ampliada em julho, a linha Corsa com o lançamento do Corsa Furgão, utilitário destinado ao segmento de transporte de pequenos volumes.


A GM completa 75 anos de atividades no Brasil.


Em 2 de setembro é lançado o Celta, um carro montado num Complexo Industrial com conceito totalmente novo na indústria automobilística mundial e que também introduziu no mercado, com pioneirismo, a sistemática de venda por meio da Internet.

2001
Alcançada a marca histórica de 1 milhão de unidades exportadas desde 1974. Lançado o Chevrolet Tracker no segmento de utilitários esportivos, no qual a empresa já tinha o Blazer.


Lançado o monovolume Zafira, única em sua categoria com sete lugares e 28 posições diferentes de bancos, com variações no volume de bagagem de 150 até 1.700 litros, sem remoção de assentos.

2002
A Chevrolet oferece uma alternativa aos clientes que desejam ter um veículo para funcionar com dois combustíveis, o álcool e o GNV. 


Trata-se do modelo Astra Sedã equipado com motor 1.8 litro a álcool, que pode, a partir de agora, ser convertido para o GNV sem perder a garantia.

O Corsa Sedã, um dos maiores sucessos de vendas da General Motors do Brasil – que chegou ao mercado brasileiro em 1995 –, está sendo relançado no país como Corsa Classic, já como linha 2003.


Lançado o novo Corsa, nas configurações "hatchback" de cinco portas e sedã de quatro portas, um veículo totalmente novo e considerado na época um dos mais evoluídos em tecnologia embarcada.

2003
A GM lança o Chevrolet Celta 1.4 2004, uma nova opção para complementar a já vencedora linha Celta no mercado brasileiro.


Lançada como novidade mundial a picape Montana 1.8 Flexpower 2004, o primeiro veículo vendido exclusivamente com motorização multicombustível do mercado.

Chevrolet Meriva ganha o motor 1.8 chega equipado com a tecnologia multicombustível Flexpower, sendo o primeiro veículo do segmento a ser equipado com este tipo de motorização.

2004
Após quatro anos utilizando a carroceria do Vectra, a temporada de Stock Car passa a utilizar como novo design o Chevrolet Astra sedã.


O chairman e presidente mundial da General Motors Corporation, Rick Wagoner, foi recebido em audiência, no dia seis de fevereiro, no Palácio do Planalto, pelo então presidente da República do Brasil, Luiz Inácio da Silva, para comunicar a decisão da empresa de investir US$ 240 milhões, no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (CIAG) — no Rio Grande do Sul -, onde se produzia o automóvel Chevrolet Celta.

2005
A GM promove pela primeira vez, em 21 de janeiro, em todas as suas unidades operacionais o "dia do muito obrigado", durante o qual os seus 19.000 empregados foram reconhecidos pelo esforço e dedicação na superação dos desafios estabelecidos para o ano de 2004, incluindo a liderança do mercado total pela primeira vez em seus 80 anos de atividades no Brasil, incluindo os segmentos de caminhões e ônibus.


Em 3 de fevereiro, o então presidente mundial da GM na época, Rick Wagoner, anunciou um investimento de US$ 500 milhões, para o lançamento de uma nova geração do Vectra.

Em 30 de junho, o Celta 1.0 VHC Flexpower tornou-se o primeiro veículo Chevrolet 1.0 litro equipado com a tecnologia flex fuel.
Em 6 de junho, o monovolume Zafira também ganhou o motor 2.0 Flexpower.

Em 19 de setembro começa a produção em série do novo Vectra, que foi lançado em 06 de outubro.

2006
Em 20 de julho a unidade de Gravataí alcança a marca de 40 veículos por hora.


Em 28 de agosto é superada a marca de 2 milhões de Corsas produzidos no Brasil.


Em 4 de outubro é lançado o Prisma, um novo sedã produzido na fábrica de Gravataí.

2007
Em 18 de julho, o então presidente mundial da GM, Rick Wagoner, anunciou em São Paulo, o investimento de US$ 500 milhões, no Brasil e Argentina, para o projeto Viva e para a ampliação e duplicação do Centro Tecnológico e também a implantação de novas pistas e laboratórios no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba.


Em 4 de setembro, é lançado o Vectra GT (hatchback).


Em 12 de novembro, é lançado o Meriva com o sistema de transmissão automatizado Easytronic.


Em 26 de novembro, é lançado o Montana Combo, furgão compacto.

2008
Em 14 de abril é anunciada a implantação de uma fábrica de motores em Joinville, Santa Catarina.


Em 9 de maio, é anunciada a implantação de um novo centro logístico da empresa no Porto de Suape, em Pernambuco.


Em 20 de maio, a unidade de Gravataí alcança a marca de 1 milhão de veículos produzidos.


Em 19 de agosto, é lançado o Captiva Sport, modelo para o segmento dos utilitários-esportivos.

2009
Em 04 de fevereiro, é lançada a versão Ecotec do Captiva Sport.


Em 17 de fevereiro, é lançado o Vectra Next Edition (sedã).


Em 22 de junho, é revelado o nome do novo hatchback da Chevrolet, o modelo Agile.


Em 15 de julho, a diretoria da GM anuncia mais um programa de investimento, de R$ 2 bilhões, para o desenvolvimento e lançamento de dois novos veículos – Projeto Ônix -, a serem produzidos até 2012 em Gravataí.


Em 06 de outubro, é lançado o Agile.


A Chevrolet fecha o ano de 2009 com um novo recorde histórico anual, com 595.536 veículos.

2010
Em 26 de janeiro a GM completou 85 anos de atividades no País.


Neste mesmo dia, a GM deu início à Chevrolet Flexpedition 2010, uma expedição que percorreu todas as atividades da empresa no Brasil, mostrando na prática as ações no campo da sustentabilidade e incluindo o cuidado com a preservação do meio ambiente.


Em março, a GM ganhou o Prêmio 'Top Ambiental', da Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil – ADVB –, graças às ações da empresa na preservação do meio ambiente.


Em abril, a GM lançou o Classic 2011, que ganhou um novo visual.


Em junho, a empresa deu início a uma nova expansão no Complexo Industrial em Mogi das Cruzes (SP).


Em junho, ainda, foi lançado no mercado brasileiro o modelo Malibu, importado dos Estados Unidos.


Em julho, deu início ao segundo ciclo de expansão do Complexo Industrial de Gravataí (RS).


Em agosto, é lançada a versão Rodeio da S10.


Em setembro, é lançada a nova picape Montana.


Em novembro, é lançado no mercado brasileiro o superesportivo Camaro.


Em dezembro, é lançado o Omega Fittipaldi.

2011
Em 26 de janeiro a GM completou 86 anos de atividades no país.


Em fevereiro, a Chevrolet lança Celta e Prisma reestilizados como linha 2012 e também a nova motorização do Captiva.

Em cinco de março, o Centro Logístico Chevrolet completou 15 anos de atividades na cidade de Sorocaba (SP).

A General Motors do Brasil anunciou em 18 de março a criação do terceiro turno de trabalho na área de produção de veículos na fábrica de São Caetano do Sul (SP). 


A medida foi tomada para ampliar a oferta de veículos Chevrolet no mercado brasileiro e implicaria na contratação de até 1.500 novos empregados. 

Com o terceiro turno, a unidade de São Caetano do Sul ampliaria sua capacidade atual de produção, de 200 mil veículos ano, para 250 mil veículos anuais. 

A mudança seria necessária para a produção de quatro veículos totalmente novos naquela fábrica.

Em abril, a GM iniciou as obras de construção da nova fábrica de motores e cabeçotes em Joinville (SC), com investimentos totais de R$ 350 milhões.


Em seis de junho, o projeto "Chevrolet Flexpedition 2010: Um Passeio pela GM do Futuro" foi o grande vencedor do 17º Prêmio de Mérito Ambiental da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na categoria das médias e grandes empresas. 


A premiação é destinada a distinguir e homenagear, anualmente, a empresa industrial, extrativa, manufatureira ou agroindustrial com maior destaque na implementação de projeto ambiental, com resultado significativo para a melhoria da qualidade do meio ambiente.

Começou, em agosto, a VoltXpedition Energias Renováveis, com seis etapas em São Caetano do Sul e São José dos Campos (SP), Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco. 


A expedição mostraria para jornalistas, blogueiros, comunidade acadêmica e o universo das redes sociais, as tecnologias alternativas da mobilidade que estão sendo desenvolvidas pela General Motors em seu compromisso com a sustentabilidade. Além de projetos inovadores na área de energias renováveis em algumas das principais universidades e centros de excelência do Brasil.

Em setembro, a General Motors do Brasil inaugurou oficialmente uma nova área do Centro Logístico Chevrolet – novo nome do então Centro Distribuidor de Peças, localizado em Sorocaba (SP) – a 100 quilômetros da capital paulista -, que completou 15 anos de existência no último dia cinco de março.


Em 11 de setembro, a GM do Brasil lançou o Cruze sedã, veículo global da Chevrolet, com motor Ecotec6, flex fuel, transmissões automáticas e manual com seis marchas e garantia de três anos sem limite de quilometragem.


Em 4 de novembro, foi lançado o Cobalt, fruto de uma arquitetura global totalmente desenvolvida pelo Centro Tecnológico da General Motors no Brasil, que seria comercializado em mais de 40 países espalhados pela Europa, África, Oriente Médio e América do Sul. 


Além do Brasil, que foi o primeiro País a receber o Chevrolet Cobalt, outras três fábricas também produziriam o modelo.



Em dezembro, o Cruze conquistou vários títulos como o melhor veículo em 2011, dentre os quais Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva), Top Car TV, Car Awards Brasil (Revista Car Magazine) e Autopress, enquanto o Cobalt foi escolhido o melhor pela revista Car & Driver.

2012
Em 26 de janeiro, a empresa completou 87 anos de atuação no Brasil.


Em 15 de fevereiro, é lançada a nova picape S10, nova e global e projetada e engenheirada pelo Centro de Desenvolvimento da GM localizado em São Caetano do Sul.


Em 10 de abril. é lançado o Cruze Sport6 (hatchback).


Em 29 de maio, é lançado o Sonic nas versões hatchback e sedã.


Em 28 de junho, é lançado o mpv Spin, com capacidade para cinco e sete ocupantes.


Em 25 de junho, a fábrica da GM, em Gravataí, alcança a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas do modelo Celta.


Em 20 de julho, a fábrica de Gravataí completou 12 anos de atuação e alcançou a produção de 1,9 milhão de veículos.


Em 23 de agosto, é lançado o Cobalt com motor 1.8 e opção da transmissão automática de seis velocidades.


Em 25 de setembro, a GM e a FEI - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros – firmaram, no campus daquela universidade, em São Bernardo do Campo (SP), uma parceria para a inclusão da instituição no programa global PACE – Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education ou Parceiros pelo Avanço da Educação da Engenharia de forma Colaborativa.


Em 30 de outubro, foi lançado o Onix, modelo hatchback desenvolvido no Brasil com design único e arrojado, criando uma nova referência para o segmento de compactos com DNA global da Chevrolet.


Pela segunda vez consecutiva, a marca Chevrolet ganhou o prêmio de "Melhor Estande" do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, inaugurado oficialmente em 24/10/2012, pela presidente da República, Dilma Roussef, no Parque de Exposições do Parque Anhembi, em São Paulo (SP). 


A escolha foi feita por um júri de jornalistas especializados de todo o país, que integram a Associação Brasileira da Imprensa Automotiva – Abiauto.

Após superar neste mês de outubro de 2012, a expressiva marca de 200 mil unidades vendidas no mercado brasileiro, o Agile 2013 acaba de ganhar a versão Easytronic Gen II. 


O hatchback Chevrolet passa a contar, a partir de agora, com a moderna transmissão automatizada.

A General Motors do Brasil lançou em 09/10/2012, em um evento realizado em Porto Alegre (RS), o "Relatório Anual de Sustentabilidade 2011", que apresenta os principais avanços da empresa em suas atividades no Brasil, na gestão corporativa e das iniciativas voltadas para a área da sustentabilidade.


Em novembro, é lançado o Trailblazer, o utilitário esportivo que oferece sete lugares e assentos dobráveis, para aumentar a capacidade do porta-malas, em versão única, a LTZ, com duas opções de motor, incluindo o inédito V6 de 3.6 litros e 239 cavalos a gasolina e o 2.8 CTDI a diesel.


A Chevrolet lança a Montana Combo, furgão para utilização em pequenos serviços de transporte.


Em 13 de dezembro, a fábrica da GM, em Gravataí, alcança a histórica marca de 2 milhões de veículos produzidos.


A General Motors do Brasil lançou oficialmente em 07/12/2012, com as presenças da Grace Lieblein, presidente da empresa, Marcos Munhoz, vice-presidente, e Pedro Luiz Dias, diretor de Comunicação Social, o Portal da Família, uma rede social interna da GM do Brasil para os empregados e seus familiares. 


A iniciativa é pioneira na indústria automobilística e uma das primeiras dentre as empresas brasileiras.

2013

Em janeiro, a Chevrolet anunciou que nos próximos dois anos, 2013 e 2014, será a patrocinadora máster de 20 campeonatos estaduais de futebol. 


A ação faz parte de uma estratégia global da Chevrolet de ser a marca mais próxima dos clientes.

Em 26 de janeiro, a empresa completou 88 anos de atuação no Brasil.


Em fevereiro, a marca inaugurou sua primeira loja virtual no Brasil, para comercializar uma ampla gama de produtos licenciados da marca (www.chevroletfanstore.com.br).


Em fevereiro, a Chevrolet lançou o novo Chevrolet Prisma 2013.


A General Motors do Brasil comemorou no dia 15/03/2013, no Complexo Industrial Automotivo de São Caetano do Sul, SP, a produção do Chevrolet Cobalt número 100.000, na versão LTZ, cor branca, com o motor 1.4 Econo.Flex.


O Complexo Industrial da General Motors do Brasil, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP), completou 54 anos de atividades. 


Na unidade - inaugurada em 10 de março de 1959, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira -, saiu o primeiro motor Chevrolet fabricado no Brasil.

A General Motors do Brasil atingiu no dia 24/05/2013, a marca de 2,1 milhões de unidades produzidas no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag), em Gravataí, no Rio Grande do Sul.


Em maio, a Chevrolet renovou, por mais dois anos (até o final de 2015), o contrato com Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de Fórmula 1, campeão mundial da Fórmula Indy, e duas vezes vencedor das 500 milhas de Indianapolis. 


Emerson continua como embaixador da marca, participando de eventos, ações de marketing e comunicação.

Em julho, o novo posicionamento global da marca Chevrolet chegou ao Brasil, alinhando sua engenharia, design e marketing em torno de uma nova plataforma de marca denominada "Find New Roads".


Em julho, foram celebrados os 13 anos da unidade da General Motors (GM) de Gravataí, no Rio Grande do Sul, com recorde de produção.


Os modelos Chevrolet Onix e Prisma chegaram ao mercado brasileiro, em sua versão 2014, em julho, com mais um diferencial único e exclusivo na categoria de veículos equipados com motor 1.4: a transmissão automática de seis velocidades.

No dia 1º de agosto, Santiago Chamorro foi nomeado presidente e diretor-gerente da General Motors do Brasil, e assumiu a liderança da empresa.

A Chevrolet lançou no início de setembro, a linha 2014 dos modelos S10 e Trailblazer, com nova motorização Turbodiesel - a mais forte, potente e robusta da categoria, além de nova transmissão manual de seis marchas e novos itens de conforto, comodidade e segurança.


Em outubro, a Chevrolet lançou no mercado brasileiro o novo Tracker, utilitário esportivo compacto que combina versatilidade, eficiência e prazer ao dirigir.


O Instituto General Motors - IGM, criado em 1993, completou 20 anos, em novembro de 2013, com nova diretoria. 


O Conselho Mantenedor passou a ser presidido por Marcos Munhoz e o IGM passou a ser presidido por Pedro Luiz Dias, que já vinha ocupando por vários anos o cargo de vice-presidente da instituição.

A General Motors do Brasil e o Banco GMAC comunicaram ao mercado brasileiro, no dia 22/10/2013, o lançamento da nova marca Chevrolet Serviços Financeiros. 
O Banco GMAC é a entidade local da GM Financial.

Em outubro, a Chevrolet lançou o Agile 2014 
O modelo chegou com um design interno e externo renovado, muita tecnologia, mais conforto, esportividade e segurança.

A Chevrolet, marca que detém a linha mais completa de veículos do mercado brasileiro, lançou, também em outubro, o Camaro 2014 com um design renovado.

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