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terça-feira, 20 de novembro de 2018

Tarcísio Dias comenta em sua coluna Mecânica On Line® "A tecnologia híbrida como alternativa para o automóvel brasileiro"



COLUNA 
MECÂNICA ONLINE®


20 | NOVEMBRO | 2018




A tecnologia híbrida como 
alternativa para o automóvel brasileiro



Chegamos ao final da 30ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo e a pergunta que sempre fazemos é sobre o que vai ficar marcado dessa edição quando o assunto é o futuro do automóvel? Aliás, o futuro que já está presente entre nós.


Foi isso que acompanhamos nas apresentações de imprensa e também nas tecnologias que os fabricantes apresentaram.
O Salão do Automóvel é muito mais que um laboratório para entender como o cliente deseja seu próximo veículo, mas principalmente para os fabricantes revelarem o que querem vender e sentirem o interesse na compra.

Será mesmo que o cliente brasileiro vai querer comprar um carro elétrico? A conta da energia já anda tão alta que basta falar em ligar uma lâmpada que todo mundo reclama.


Muitas vezes o Brasil é um país que procura viver a realidade que não é a sua, mas que já acontece no vizinho. Eu explico. A razão de uma tecnologia ser tendência num mercado externo, não nos obriga a ter que seguir o mesmo caminho, ou pior, ultrapassando suas etapas de evolução.

Nós temos o etanol. Dito isso, precisamos valorizar nossa fonte renovável de energia. Ainda temos o apelo do meio ambiente, que nos ajuda positivamente. E o que precisamos então? Precisamos aumentar a eficiência energética, a autonomia. É isso o que ainda falta no carro elétrico? Então vamos combinar os dois mundos!


Líder e pioneira no desenvolvimento e disseminação da tecnologia híbrida em todo o mundo, a Toyota apresentou no Salão do Automóvel de São Paulo, por meio de um display técnico detalhes do Prius, primeiro modelo híbrido produzido em larga escala em todo o mundo e o primeiro da marca comercializado no Brasil.

O Prius é hoje o automóvel híbrido mais acessível à venda no mercado nacional. O veículo oferece, entre outras inúmeras vantagens em termos de conforto e dirigibilidade, alto índice de eficiência de combustível no ciclo urbano, chegando a 18,9 km/l (segundo dados INMETRO), o que faz dele um dos modelos mais econômicos no território brasileiro.

A tecnologia híbrida flex já surge como conceito e tão logo estará sendo ofertada no mercado nacional.


Do mesmo grupo da Toyota, a Lexus, líder mundial em veículos híbridos de luxo, reforça sua estratégia de oferecer toda sua linha unicamente com sistemas híbridos para o Brasil.

No mais recente lançamento, a marca usou sua experiência em engenharia no UX 250h 2019, com um novo motor híbrido. Com 181 cavalos de potência, o UX 250h possui sistema híbrido que combina o novo motor a gasolina de quatro cilindros 2.0 litros a um motor elétrico em um transeixo híbrido de nova geração, mais compacto, mais leve e com menos atrito interno que os sistemas híbridos anteriores da marca.

Comparado ao híbrido Lexus de tamanho similar, a unidade de controle de potência do UX é mais poderosa, mas 20% menor e 10% mais leve.

A aplicação de veículos híbridos em nossa região já era prevista por alguns estudos, é o caminho lógico de combinar duas fontes de energia para conseguir eficiência energética e autonomia, com baixo custo. Com certeza uma forte alternativa no primeiro momento ao veículo elétrico.

Em todos os países do mundo a inserção do veículo elétrico só acontece devido incentivos governamentais.
Não há dúvidas que o brasileiro gosta de carros. Apesar de ouvirmos de alguns “especialistas” do setor automotivo que os salões estão com os dias contados, talvez essa seja a realidade lá de fora, mas não a nossa.


Ainda temos muito que evoluir para entender melhor o consumidor, seus desejos e ambições, e o Salão do Automóvel permite esse rápido amadurecimento.

O mesmo jovem que dizem não querer mais um carro, lotou o Salão do Automóvel para conhecer de perto as novidades, tendências e criar seus sonhos.
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Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Chevrolet Opala, 50 anos da pedra preciosa da GM do Brasil. Lançado em 19 de novembro de 1969, o Opala foi o primeiro veículo de passeio da GM no Brasil, mantém e atrai até hoje uma legião de fãs


São Paulo, 19 novembro de 2018  -  Hoje, dia 19 de novembro de 2018, comemoram-se os 50 anos de lançamento do Chevrolet Opala, ícone da indústria automobilística brasileira. 

É uma data importante porque até então a fabricante norte-americana estabelecida no Brasil desde 1925 e que desde então produzia somente caminhões e utilitários, lançou o seu primeiro veículo de passeio.
“Quem esperava o carro certo, te saúda e te ama e te louva, Chevrolet Opala”. Com essas palavras a GM anunciava nas revistas a chegada do seu primeiro automóvel brasileiro, lançado no 6º Salão do Automóvel de 1968, na época ainda sediado no Parque do Ibirapuera. Com o nome de uma pedra preciosa, o Opala fez brilhar a gravatinha da Chevrolet no país.

O Opala foi desenvolvido a partir do Opel Rekord alemão. Foram dois anos de desenvolvimento para adequar o modelo as condições de piso e clima brasileiro. Quando lançado o modelo era oferecido com carroceria de quatro portas em duas versões de acabamento (Standard e De Luxo) e duas de motor - 2500 de quatro cilindros (80 cv) ou o 3800 de seis cilindros (125 cv). O câmbio era manual de três marchas, com alavanca na coluna de direção.
Internamente ambas as versões traziam dois bancos inteiriços com capacidade para transportar seis passageiros. O acabamento podia seguir a cor da pintura externa, vermelho na carroceria e bancos e painéis das portas em vermelho, por exemplo. Em 1969 já haviam sido vendidos 10 mil Opalas.
Em junho de 1970 era lançada a versão esportiva SS, ainda com a carroceria sedã. Distinguia-se pelas faixas pretas no capô, laterais e na traseira, rodas esportivas de tala de 5 pol. Internamente os bancos era individuais, volante de três raios e aro de madeira e um pequeno conta-giros no lugar do relógio. Trazia como novidades os freios a discos na dianteira, a alavanca de câmbio (de quatro marchas) no chão e vigoroso motor 4100 de seis cilindros que rendia 138 cv e 29 m.kgf de torque.

Em 1975, é lançada a perua Caravan, uma das poucas peruas de grande porte feitas no Brasil. Como era opção do mercado naquela época somente a versão de duas portas foi oferecida. A novidade para o início da década de 1980 é a chegada da versão Diplomata, a mais luxuosa da linha Opala.
Sinônimo de Opala 
Durante a década de 80, nome o Diplomata acabaria por se tornar sinônimo de Opala. Sem a concorrência dos Dodge V8, que saiu de linha em 1981, nem do Galaxie e derivados a partir de 1983, ele se tornaria o único nacional de luxo a oferecer na época um motor que não fosse de quatro cilindros.
Já na linha 1988, visual do Opala se aproximou ao do Monza com a inclusão de novos faróis de formato trapezoidal. No interior as novidades eram o volante de três raios e o grafismo do painel que agora tinha os instrumentos iluminados de forma indireta. 

Entre os recursos raros, havia volante com regulagem de sete posições, temporizador dos vidros elétricos, luz interna direcional, saída de ar-condicionado para o banco traseiro, alarme antifurto e aviso sonoro de faróis ligados e porta aberta em movimento. Esse ano também viu a despedida da versão cupê do mercado.
Outra novidade era a chegada da nova transmissão automática de quatro velocidades da marca alemã ZF. O modelo do câmbio 4HP-2A podia equipar tanto os modelos de quatro ou seis cilindros e no exterior esteve presente em modelos da BMW, Jaguar, Peugeot.
Despedida de um ícone 
A partir do final dos anos de 1980, rumores davam conta que a Chevrolet preparava o a chegada do sucessor do Opala. Algumas revistas especializadas apontavam para a chegada dos modelos alemães Opel Senator ou Omega para sucedê-lo.
Para 1991, os para-choques ficavam envolventes, o quebra-vento era eliminado e os retrovisores, embutidos. As rodas passaram a ser aro 15 pol. calçadas com pneus de perfil baixo, os freios eram a disco nas quatro rodas e a direção hidráulica progressiva Servotronic da ZF, havia a opção do câmbio manual de cinco marchas. 

No ano seguinte, a série especial Collector anunciava o canto do cisne da linha Opala. Essa versão de coleção tinha tiragem limitada a 100 veículos e trazia uma pasta em couro legítimo com uma carta de apresentação, uma fita VHS contando a história do modelo e caneta e chaveiro banhados a ouro. O nome “Collector” vinha gravado nas laterais e no emblema do centro do volante.
Em 16 de abril de 1992 as últimas unidades do Opala deixaram a linha de produção da planta de São Caetano do Sul. Foram produzidos 1 milhão de Opalas durante pouco mais de duas décadas. Hoje passados 26 anos do fim de sua produção o Opala ainda atrai uma legião de fãs pelo Brasil.
Alguns detalhes do  Chevrolet Opala Las Vegas 1973 
- Versão do Grand Luxo,Chevrolet Opala Las Vegas 1973
- Meio teto de vinil branco
- Grades e lanternas traseiras exclusivas
- Emblema exclusivo na coluna 'Las Vegas'
- Grade dianteira exclusiva
- Faróis auxiliares fixados na grade dianteira
- Console central marca Zune
- Luz cortesia para passageiros do banco traseiro
- Retrovisor cônico posicionado na parte superior do paralama dianteiro esquerdo
- Calotas de Veraneio, porém aro 14, fabricadas com exclusividade Glicério
- Bancos dianteiros individuais da marca Procar/Probel
- Encosto de cabeça no banco traseiro

Texto: Anderson Nunes | VGCOM 
Fotos: Thiago Capodanno | VGCOM | 2016

Criado para trazer mais ousadia e esportividade ao Fiat Argo, a versão Sting tem kit color da Mopar que permite personalização do modelo


Vencedor de muitos prêmios e de comparativos com seus principais concorrentes, o Fiat Argo oferece uma gama muito completa e com alta representatividade em cada faixa de atuação no segmento de hatches compactos. Com um ano e meio no mercado e mais de 80 mil unidades vendidas, foi um dos destaques do portfólio da Fiat e, claro, de seu estande no 30° Salão do Automóvel de São Paulo, que se encerrou neste domingo.



Fiat Argo Sting
O Sting é a grande estrela do Fiat Argo. Extrapola o design do modelo, trazendo ainda mais ousadia e esportividade. Criado como show-car para testar a receptividade do público, tem como principais diferenciais as rodas aro 17 na cor preta, faróis exclusivos FullLed, que aumentam a modernidade e a identidade durante o dia e a noite, para-choque dianteiro redesenhado e inspirado em trapézios, novo aerofólio traseiro, tetos e retrovisores externos em preto, além do logotipo Fiat escurecido.



Pintado nas cores Preto e Amarelo Indianópolis, traz ainda grades frontais com personalidade e atitude de um verdadeiro esportivo e para-choque traseiro com inspiração direta em carros de corrida, com extrator de ar inferior e escape central duplo. 

Na parte gráfica recebeu adesivos com o nome “Sting” (que quer dizer vespa, em inglês), com o tema de colmeias e um personagem especial, uma vespa em posição de ataque. O interior também foi desenvolvido pensando na esportividade. Possui painel com acabamento em couro preto com costuras amarelas e bancos com tecido e texturas seguindo o tema de colmeias.



Novo Kit de Personalização Bicolor
Outra novidade do Fiat Argo no estande, apresentada pela primeira vez ao público, é o novo kit de personalização bicolor da Mopar que pode ser adquirido como opcional para conferir ainda mais individualidade ao modelo. O pacote é composto por teto preto (Vulcano ou Vesúvio, de acordo com a cor da carroceria) e detalhes escurecidos nos retrovisores externos, no acabamento do para-choque dianteiro e do aerofólio traseiro.

Fiat Argo HGT 1.8 AT
O Fiat Argo HGT AT equipado com o motor E.torQ 1.8 Flex e transmissão automática de 6 marchas com aletas atrás do volante, a versão traz de série, por exemplo, controle de velocidade de cruzeiro, ESC (controle de estabilidade), Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida), piloto automático, retrovisores externos elétricos com função tilt down e setas integradas, sistema Start&Stop e TC (controle de tração).



Conta ainda com central multimídia Uconnect de 7" touchscreen com Android Auto e Apple Car Play, aerofólio traseiro e capa dos retrovisores com pintura exclusiva na cor cinza, escapamento traseiro esportivo, grade inferior dianteira com aplique na cor vermelha, para-choque traseiro com moldura inferior exclusiva, rodas de liga leve aro 6.0 x 16", pneus 195/55 R16 e suspensão com calibração esportiva.



A linha 2019 completa é composta pelas versões Argo 1.0, Argo Drive 1.0, Argo Drive 1.3, Argo Drive 1.3 GSR, Argo Precision 1.8, Argo Precision 1.8 AT6, Argo HGT 1.8 e Argo HGT 1.8 AT6.

domingo, 18 de novembro de 2018

Peugeot estende Black Friday para todas as versões do 208 e 2008 com bônus de R$ 3 mil. Para todas as versões do SUV Peugeot 2008, os descontos são de R$ 4 mil; Ofertas também incluem taxa 0% e condições especiais de parcelamento; A ação é válida para todo o território nacional até o dia 23/11; Programa Peugeot Total Care garante tranquilidade e conforto na revisões periódicas e serviços de manutenção do veículo.


Devido à grande procura dos consumidores pelas versões do Peugeot 208 e do SUV Peugeot participantes da Black Friday neste feriado da República, a marca decidiu estender a sua promoção. Todas as seis versões do Hatch Compacto (Active; Active Pack Mecânico; Allure; Active Pack Automático; Griffe e GT) e as cinco do utilitário esportivo compacto (Allure; Allure Automático; Griffe; Crossway e Griffe THP) passam a fazer parte da promoção.

A Black Friday Peugeot vai até dia 23/11 e todos os veículos das linhas Peugeot 208 e SUV Peugeot 2008 estão com descontos exclusivos para o período para a compra do carro zero quilômetro, com entrada de 60% e o restante em até 30 parcelas financiadas com taxa 0%.

A família de compactos premium da marca, o Peugeot 208, está com descontos imperdíveis de R$ 3 mil reais, a partir dos valores normais, para todas as versões, além das condições especiais citadas. 


O modelo de entrada, Active Mecânico, que conta com o motor PureTech 1.2 l, o mais tecnológico de sua categoria, certificado com o selo AA do Conpet de eficiência econômica pelo baixo consumo de combustível e alta performance, está saindo a partir de R$ 52.990,00.

As versões Active Pack Mecânica e Allure, que também contam a mesma motorização, estão sendo oferecidos com preços a partir de R$ 55.990,00 e R$ 60.590,00, respectivamente.  Já o Active Pack Automático, o Griffe e o GT, os valores, em ordem, são R$ 63.490,00; R$ 71.490,00 e R$ 84.290,00.

Para a família de utilitários esportivos compactos, o SUV Peugeot 2008, o desconto da Black Friday Peugeot, em relação aos preços originais, é ainda maior, de R$ 4 mil reais, com taxa zero, entrada de 60% e o restante financiado em 30 parcelas.


Com design insinuante, tecnologia de última geração e uma experiência diferenciada de condução em função do exclusivo Peugeot i-Cockpit®, com painel de instrumentos com matriz LCD, volante esportivo revestido em couro, a versão de entrada, Allure Mecânico, sai a partir de R$ 71.990,00, enquanto a versão automática, Allure AT, para o período, está sendo oferecida por R$ 78.490,00.  

Já Griffe, Crosway e Griffe THP, para a promoção, estão saindo a partir de R$ 83.990,00; R$ 86.490,00; e THP R$ 87.990,00, respectivamente.

A Black Friday Peugeot é válida em todo o território nacional pelo período de 15 a 23/11. Mais informações pelo site www.peugeot.com.br/ofertas  


Peugeot Total Care
Além de facilitar a aquisição da linha mais moderna de carros de sua história no Brasil, a Peugeot inova ao apresentar seu programa de fidelização e qualidade ao cliente: o Peugeot Total Care. A iniciativa consiste em 10 compromissos que garantem total tranquilidade e conforto ao consumidor no momento das revisões e manutenções de seus veículos.

O programa tem por objetivo assegurar uma experiência diferenciada do cliente com a Marca, proporcionando total assistência e satisfação por meio do respeito do seu tempo, total transparência, excelência na prestação do serviço e cuidado. Confira abaixo os 10 compromissos do Peugeot Total Care:

Compromisso #1Em serviços de Revisões agendadas, a Peugeot entrega o veículo em até 24h. Se não cumprir, o cliente não paga.
Compromisso #2Se o valor da fatura for diferente do valor informado no orçamento, a Peugeot paga a diferença.
Compromisso #3Transparência nos preços das Revisões Preço Fixo – a marca cumpre o que promete.
Compromisso #4Controle de qualidade em 100% dos veículos que passam nas oficinas.
Compromisso #5Apresentação de todas as peças substituídas do veículo, no momento da entrega.
Compromisso #6Entrega do veículo na data e hora combinada.
Compromisso #7Entrega do veículo lavado após a revisão.
Compromisso #8Empréstimo de outro veículo Peugeot nos casos em que o reparo ultrapasse mais de 4 dias, mesmo se o veículo se encontre fora da garantia.
Compromisso #9Garantia de serviço de reboque gratuito, 24h por dia, durante 8 anos, em casos de pane ou colisão.
Compromisso
#10










Em caso de descumprimento de qualquer Compromisso, o cliente pode acionar o SAC Peugeot pelo 0800.703.24.24.



Novo Cherokee, o lado sofisticado da Jeep aparece reestilizado pela primeira vez no Brasil depois do lançamento nos EUA SUV mais premiado da história, Grand Cherokee está em seu 25º ano seguido de comercialização no país


Ambos produzidos em Pernambuco, no Polo Automotivo Jeep®, a fábrica mais moderna do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no mundo, os Jeep Renegade e Compass são os grandes protagonistas da história de sucesso da marca no Brasil desde 2015. 
Mas a linha de SUVs mais completa do mercado – que ainda conta com o ícone Wrangler – só existe porque há uma dupla de atores muito especiais reforçando o lado mais sofisticado da Jeep, os norte-americanos Cherokee e Grand Cherokee.
Novo Cherokee
Em avaliação para chegar ao mercado brasileiro, o Novo Jeep Cherokee está fazendo no 30º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo a primeira aparição no país, depois de ser lançado na América do Norte no início do ano e em alguns países latino-americanos há poucos meses. O modelo passou por uma  extensa evolução.
Debaixo do capô, brilha o novo motor 2.0 turbo de 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, o mesmo que equipa a nova geração do Jeep Wrangler. Sua eficiência é ampliada pelo câmbio automático de nove marchas, que teve seu funcionamento refinado.
No design, tanto a dianteira quanto a traseira foram completamente redesenhadas. Os conjuntos óticos agora contam com amplo uso de LED e, somados aos novos para-choques, sublinham o estilo único do Cherokee. 
No interior, o console central foi reformulado com o reposicionamento do hub de conectividade, o que aumentou o espaço do porta-objetos.
Grand Cherokee
SUV mais premiado do mundo, o Jeep Grand Cherokee redefiniu em 1992 o segmento de utilitários-esportivos de luxo – criado ainda nos anos 1960 pelo Jeep Wagoneer. No Brasil, o modelo está à venda ininterruptamente desde 1994, representando o topo da gama Jeep.
O Grand Cherokee está disponível no território nacional, em versão única, Limited, com dois motores V6: o Pentastar de 3,6 litros a gasolina (292 cv) e o 3.0 turbo diesel (241 cv). 

A transmissão é sempre automática de oito marchas, com tração integral Quadra-Trac II, com caixa de redução, seletor de terreno (Selec-Terrain) e controle automático de descida (HDC). Recursos que fazem o Jeep Grand Cherokee ter a maior capacidade off-road do segmento.
Na longa lista de equipamentos, vale ressaltar: sete air bags, teto solar panorâmico, bancos dianteiros elétricos com aquecimento e ventilação e o conjunto de entretenimento, composto pela central Uconnect com visor de 8,4” no painel, duas telas traseiras de 9” com entradas HDMI e fones de ouvido sem fio e som premium com nove alto-falantes e um subwoofer.


quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Fernando Calmon fala do Poder de Sedução




Fernando Calmon                    

Nº 1.019 — 15/11/18



PODER DE SEDUÇÃO



Salão do Automóvel de São Paulo completa 30 edições e até o próximo dia 18 continuará a seduzir multidões. As pessoas permanecem fortemente atraídas por carros. Entre as razões estão comodidade, liberdade, agilidade e taxa de motorização ainda baixa, se comparada a de outros países, inclusive vizinhos, como Argentina. Este ano ficará marcado pela sanção presidencial do programa Rota 2030, no dia da inauguração oficial. Sua importância será analisada na Coluna da próxima semana.

O maior número de novidades vem da Volkswagen. A mais escondida, agora revelada em versão próxima à final, é a picape de cabine dupla cujo nome provisório, Tarok, pode ser até o escolhido em 2020. 

De porte praticamente igual ao da Toro, incluirá motorização Diesel (tração 4x4, 1 tonelada de carga) e turboflex 1,4 L. Recurso interessante é o alongamento da caçamba ao rebater a divisória metálica interna, possível por ter construção monobloco, no caso derivada do Golf. Público pode ver de perto também o SUV compacto T-Cross (lançamento em abril 2019) e a dupla Polo GTS/Virtus GTS com motor turboflex 1,4 L/150 cv e câmbio automático de seis marchas.

Fiat também chama atenção com o modelo-conceito Fastback que dá pistas para seu primeiro SUV médio e de próxima reestilização frontal da Toro. Sua distância entre eixos, 2,69 m, é praticamente a mesma do futuro SUV argentino VW Tarek. 

O modelo final, previsto para 2020, não terá linha de teto tão elegante e será um pouco maior que o Jeep Compass. A fabricante exibiu e importará da Itália umas 500 unidades do SUV compacto 500X, cuja arquitetura é a mesma do Renegade.

Ford aproveitou o Salão para exibir o SUV médio Territory, projetado na China. Pela boa reação do público deverá importá-lo, mas este e provável versão de sete lugares têm grande chance de produção na Argentina. A onda SUV foi encapelada também pela CAOA Chery. Exibe os Tiggo 5X, 7 e 8 (este de sete lugares).

Três fabricantes apresentam e vão importar modelos elétricos. Os médios Chevrolet Bolt (R$ 175.000) e Nissan Leaf (R$ 178.400), além do compacto Renault Zoe (R$ 149.900). Apesar de recente redução de carga fiscal, ainda custam cerca do dobro de veículos convencionais equivalentes. 

Então, espere uma marolinha, não uma onda “elétrica”. Audi, CAOA Chery, Honda, Hyundai, Kia, Mercedes e VW também apresentaram modelos desse tipo. Lexus, por sua vez, anunciou que todo o seu portfólio de importados em 2019 será apenas de híbridos, solução mais coerente.


Supercarros drenam o máximo de curiosidade no Espaço dos Sonhos. Destaque maior para o Mercedes-Benz AMG One, modelo mais caro já exibido no Salão: quase R$ 12 milhões. Potência de 1.054 a 1.248 cv, torque ainda sob sigilo (motor é o mesmo da F-1) e apenas duas unidades reservadas ao Brasil. McLaren Senna não fica muito atrás com 800 cv por R$ 8,5 milhões. Nesse nível, há preços até “atraentes”: Ferrari 488 Pista, 710 cv (R$ 3,7 milhões) e Porsche 911 GT2, 700 cv (R$ 2,2 milhões).

Outra boa notícia anunciada no Salão: mais investimentos no País. BMW produzirá os novos Série 3 e X4, em Araquari (SC) e a Mitsubishi, o novo Eclipse Cross, em Catalão (GO).

ALTA RODA

Outubro, com mais dias úteis, ajudou no resultado de vendas de veículos leves e pesados. Anfavea já admite que o ano de 2018 será melhor que suas duas previsões ao longo do ano. No acumulado dos dez primeiros meses em relação ao mesmo período de 2017, venderam-se 2,1 milhões de unidades, 15,3% a mais. Estoques totais de 34 dias, dentro da normalidade.

Produção tem sido afetada por forte e abrupta queda do mercado argentino. Ainda assim está 9,9% acima do ano passado, na mesma comparação. Exportações mostram recuo de 10,9% em volume e 2,3% em valores. Em 2018, deverão ser produzidos 3 milhões de veículos, o que significa ociosidade em torno de 30%. Mínimo aceitável é de 20% (em dois turnos).

Golf Variant é opção esquecida pelo mercado, porém altamente racional e muito agradável de dirigir, tanto em cidade quanto em viagens. Apenas os alemães, ao redor do mundo, ainda valorizam as stations, entre outros fatores por suas boas estradas. Nada que ofereça 605 litros no porta-malas tem comportamento dinâmico e desempenho semelhantes, na medida certa.

Mais uma combinação de tração elétrica. Mercedes-Benz anunciou que vai ceder, para frotistas específicos na Alemanha, unidades do GLC dotadas de pilha a hidrogênio e bateria recarregável em tomada. Programa de testes começará em 2019. Até hoje nenhum fabricante havia pensado em associar as duas opções. Empresa não informou o preço desse arranjo técnico.

Rodas de aço com supercalotas estilizadas e fixadas solidamente ao aro têm sido alternativa às rodas de liga de alumínio. Estas permitem desenhos mais ousados, mas custo é maior e diferença de peso tornou-se bem menor hoje (em alguns casos, as de aço são até 15% mais leves). Iochpe-Maxion produz 250.000 dessas rodas de aço, por ano, para dois carros e uma picape.
_________________________________________________________________________________www.facebook.com/fernando.calmon2

Peugeot conquista selo AA do CONPET 2018 de eficiência energética. O modelo 208 1.2 Active MT, Active Pack MT e Allure MT foram contemplados com o Selo. Cada modelo conquistou nota máxima (A) nos quesitos de consumo de combustível, tanto na comparação dentro da categoria, como na Geral.


O Peugeot 208, com motorização 1.2, nas versões Active MT; Active Pack MT e Allure MT conquistou mais uma certificação: o duplo A no CONPET 2018 de eficiência energética, nos indicadores Comparação Relativa na Categoria e Comparação Absoluta Geral, da Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).

Segundo dados aferidos no CONPET, o PEUGEOT 208 1.2 se destacou na avaliação do consumo de combustível, chegando a rodar, com gasolina, 15,5 Km/l, na estrada, e 13,9 Km/l, na cidade, desempenho que rendeu a nota A tanto para a categoria Compacto, a qual está inserido, como também na classificação Geral.

“Este é uma importante certificação que estamos recebendo, pois revela o caráter dos produtos que procuramos levar ao nosso consumidor: Um veículo com qualidade superior, responsabilidade ambiental, com tecnologia e itens de série referência em sua categoria e que proporcione uma experiência de condução completamente inovadora. Este é o DNA da PEUGEOT”, ressalta o diretor de Comunicação da PEUGEOT, Citroën e DS no Brasil, Marcus Brier.

O selo avalia, anualmente, veículos fabricados e comercializado no mercado brasileiro para testar o consumo de combustível (álcool e gasolina) em ambiente rodoviário e urbano.

Selo Cocept
O Conpet é um programa do Governo Federal, vinculado ao Ministério de Minas e Energia, e executado com o apoio técnico e administrativo da Petrobras. 

O selo Conpet de Eficiência Energética é uma certificação que tem por objetivo classificar os veículos fabricados e comercializados no país por meio de premiação aos que atingirem melhores rendimentos no Programa de Etiquetagem Veicular. 

Os conceitos de aferição vão de A (nota mais alta) a E (menor nota). Recebem a certificação, aqueles veículos que conquistarem notas A e A ou A e B.

Eficiência
Com a missão de apresentar um motor com alta performance, baixos índices de consumo de combustível e que atendesse às necessidades específicas para a América Latina, foi desenvolvido para a região o Puretech 1.2l 3 cilindros Flex.

O projeto, moderno e ousado, resultou em um motor concebido a partir da utilização de tecnologia de última geração para garantir o máximo de eficiência energética e baixos índices de emissão de poluentes. Por meio da redução de peso, da diminuição do número de peças móveis e da queda de atritos no funcionamento do motor, o PureTech 1,2l Flex se torna uma referência no quesito economia de combustível, sem que haja perda de potência e agilidade.

O PureTech 1.2l Flex conta com torque de 130 Nm, com álcool, e 120 Nm, com gasolina, em baixas rotações (abaixo de 3.000 rpm). A potência do motor é de 90 cv, com etanol, e 84 cv, com gasolina.

Puretech 1.2L
12 válvulas (quatro por cilindro);
Sistema de partida a frio com aquecimento de combustível no injetor, permitindo a eliminação do reservatório de gasolina para a partida a frio quando o tanque está abastecido com etanol;
Duplo comando de válvulas variável, que favorece o enchimento dos cilindros em uma faixa de rotação mais ampla e torna o motor mais potente (tanto em baixas quanto em altas rotações);
Correia banhada em óleo;
Bomba de óleo variável;
Sistema de arrefecimento dividido entre bloco e cabeçote (Split Cooling);
Coletor de escapamento integrado ao cabeçote.

MINI Cooper conquista Selo Maior Valor de Revenda 2018. Modelo recebeu reconhecimento da agência AutoInforme na categoria Hatch Premium.



O MINI Cooper conquistou a certificação “Selo Maior Valor de Revenda – Autos”, na categoria “Hatch Premium”. O reconhecimento, concedido pela agência AutoInforme desde 2014, atesta os automóveis que menos perdem valor após um ano de uso. No caso do MINI Cooper, o valor de revenda obteve 11,2% de depreciação, menor índice entre os três finalistas de sua categoria. 

Este indicador foi verificado por meio de um estudo que considera as cotações da agência Molicar/KBB (Kelley Blue Book), e que observa outros indicadores do mercado, bem como cotações divulgadas em classificados eletrônicos de venda de veículos. 

A pesquisa que determina a certificação “Maior Valor de Revenda” avalia o valor praticado do veículo zero km comparando-o com o preço desse mesmo automóvel 12 meses depois. Para esta edição da certificação, foram considerados 110 automóveis de 24 fabricantes. 



A entrega do prêmio foi realizada na última sexta-feira (9/nov), no São Paulo Expo, na capital paulista, durante a 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

“A AutoInforme e seus parceiros consolidam nossas estratégias em oferecer os melhores produtos e tecnologias sem afetar o mercado de usados. Mesmo com o lançamento do novo MINI Hatch, em meados deste ano, o modelo continua sendo muito valorizado no mercado, por ser um carro que desfruta um grande prestígio entre os brasileiros, não só por seu design icônico, mas também pelas tecnologias embarcadas e pela qualidade de seu acabamento”, celebra Rodrigo Novello, Gerente de Vendas, Produto e Preços da MINI Brasil.

De acordo com a agência AutoInforme, a depreciação depende de diversos fatores: da marca, da imagem junto ao consumidor, do tamanho do carro, da estrutura da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, da origem, do volume disponível no mercado de usados, da sua liquidez, enfim, em última instância, da aceitação do modelo no mercado. 

Foram considerados os preços praticados no mercado de carro zero em agosto de 2017 e não os preços de tabela. O estudo considera as diversidades ocorridas no mercado na época da cotação – como a disponibilidade do produto, os bônus concedidos pelas fábricas e repassados ao consumidor, entre outros fatores – eliminando eventuais distorções de preços provocadas por essas ações.

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Fiat mostra no Salão do Automóvel uma picape Strada com pacote especial da Mopar, além das versões Adventure 1.8 e Freedom 1.4 cabine dupla



Lançada há 20 anos, a picape Fiat Strada é uma veterana no Salão de Automóvel de São Paulo. Referência por ter sua linha aprimorada de acordo com o que os clientes necessitam antes mesmo que eles percebam, inovando sempre, ela já está pela 11ª vez no evento. Ainda assim, a líder de mercado continua em posição de destaque no estande da Fiat, renovada com o pack Cross Road, lançado no salão.

O pacote especial da Mopar reforça o DNA off-road da versão Strada Adventure 1.8 exibida. Composto por acessórios como extensor de caçamba multifuncional, que serve ainda como divisor e rampa para motos, o kit conta ainda com capa para banco impermeável, protetor de soleira e badge na lateral.


Sucesso de vendas graças à sua robustez e versatilidade para ser usada tanto para o transporte de cargas, quanto para passeios em família, a família Fiat Strada ainda está representada no Salão do Automóvel pelas versões Adventure 1.8 Cabine Dupla e Freedom 1.4 Cabine Dupla, expostas no estande. 

Atualmente, além delas, a linha conta ainda com as versões Working 1.4 Cabine Simples, Hard Working 1.4 Cabine Simples, Hard Working 1.4 Cabine Estendida e Hard Working 1.4 Cabine Dupla.


Fiat Strada Freedom
A Fiat Strada Freedom 1.4 Cabine Dupla lançada recentemente com a chegada da linha 2019 foi criada para atender à demanda de clientes que necessitam de um veículo para trabalho, mas que também utilizam o carro em seu dia-a-dia particular. 

Completa, a nova versão oferece excelente espaço nos bancos traseiros, terceira porta exclusiva e pode ser equipada com central multimídia com tela de 6,2”, DVD, GPS e câmera de ré.


Com destaques por dentro e por fora, traz de série rodas de liga leve 14”, faróis de neblina com detalhes cromados, para-choque com skid plate, capota marítima, maçanetas das portas e retrovisores na cor do veículo e sensor de estacionamento traseiro. 

Além disso, conta com vidros e trava elétricos, rádio B6 Connect, entrada USB para carregar dispositivos e ler dados, volante em couro com comando do rádio, iluminação do porta-luvas, retrovisores com ajuste elétrico, para-sóis com espelhos e novos bancos com tecido exclusivo da versão com bordado “Freedom” no encosto. As saídas de ar, o painel do rádio e o comando da climatização contam ainda com pintura especial.


Fiat Strada Adventure
A versão topo de linha Adventure 1.8 traz de série central multimídia com TV digital, CD/DVD player, rádio AM/FM, conexão Bluetooth, navegador GPS e câmera traseira de estacionamento. Como novidade na linha 2019 chegaram os pneus Scorpion ATR (All Terrain). 

Ela conta ainda com uma ampla gama de itens incluídos nas versões Working e Hard Working, como bússola e inclinômetros, volante em couro com comando de rádio, capota marítima e rodas de liga leve de 16 polegadas. Isso torna a Adventure um dos mais completos produtos de seu segmento. O único opcional é o diferencial Locker.


20 anos com números de sucesso
Em 2018, até outubro, foram 56.292 mil unidades emplacadas e 59.193 produzidas, somando 1,36 milhão de picapes vendidas no mercado nacional desde o lançamento. O recorde de vendas em um ano até hoje foi em 2014, com 153.139 unidades no ano, cerca de 70.000 a mais que a segunda colocada. 

No mesmo ano, a jovem Fiat Strada atingiu a marca de 1 milhão de unidades vendidas no Brasil. Como se pode comprovar por esses números, entre as picapes compactas, o desempenho de vendas da Strada é notável. 

Suas vendas, quase sempre, superam a soma de todos os demais modelos concorrentes comercializados. Em 2018, sua participação de mercado em seu segmento deve atingir cerda de 53%, com aproximadamente 67.000 picapes produzidas e 65.000 emplacadas.


BMW Motorrad tem ação especial de vendas em novembro. Campanha "Compre e Ganhe" celebra 50 mil unidades produzidas no Brasil



São Paulo, 13 de novembro de 2018 — A BMW Motorrad está com uma ação especial de vendas neste mês de novembro, em comemoração às 50 mil motocicletas da marca produzidas no país. A campanha "Compre e Ganhe" concederá benefícios exclusivos aos clientes, que poderão escolher uma das seguintes opções: taxa zero para financiamento com 60% de entrada e parcelamento em doze vezes; ou 1ª parcela gratuita no plano Select, uma das modalidade de financiamento da BMW Serviços Financeiros, ou 50 mil pontos Multiplus (programa de fidelidade que reverte pontos em diversos produtos e serviços), ou ainda um bônus na valorização da motocicleta usada, abatimento de R$ 3 mil no valor da compra. Esta campanha é válida para os modelos BMW R 1200 GS (exceto a versão Sport), BMW R 1200 GS Adventure e BMW S 1000 RR.



A ação precede o reajuste de preços que ocorrerá nas motocicletas da BMW Motorrad em 2019 — até lá, os valores dos modelos da fabricante permanecem inalterados.



"Essa ação representa nossa forma de agradecer aqueles que tão bem recebem nossos produtos. Da mesma forma, já confirmamos a chegada da linha 2019 a partir do segundo semestre", afirma Gabriela Sterenberg, Gerente Sênior de Marketing da BMW Motorrad no Brasil.

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