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quinta-feira, 13 de maio de 2021

COLUNA FERNANDO CALMON


Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.149 — 13/5/21

 



LANÇAMENTOS E DESPEDIDAS

VÃO MARCAR O ANO DE 2021

 


Foi clara coincidência, mas na semana em que se comemora o “Dia do Automóvel” (13 de maio) a GM anunciou nova picape para produção em sua unidade de São Caetano do Sul (SP). A empresa adiantou que o lançamento será em 2022 e complementará a S10. Fácil de concluir que a Toro terá uma concorrente direta como picape intermediária de cabine dupla, porém sem opção 4x4. Depois dos dois Onix e do Tracker é o quarto modelo da família GEM. Falta o quinto, ainda não anunciado. Deverá ser um crossover para substituir o Spin, também em São Caetano do Sul.

A GM descontinuou a picape compacta Montana e produzirá o Tracker também na Argentina de modo a ter flexibilidade. Lançará no segundo semestre a S10 Z71 com uma pegada mais para fora de estrada, ao contrário da Ranger Black que visa um público urbano.

O SUV médio argentino VW Taos será apresentado no final deste mês e nas concessionárias em junho. A marca alemã anuncia nas próximas semanas novo ciclo de investimentos na região do Mercosul. Versão básica do Polo está confirmada para a unidade de Taubaté (SP), porém só entrará em produção no segundo semestre de 2022. A picape intermediária argentina Tarok (nome provisório), na mesma faixa da Toro, deve finalmente ser confirmada.

Para a Stellantis as novidades vêm da Fiat com o SUV em meados do próximo semestre (nome provável, Pulse), o 500 elétrico e o Jeep de sete lugares com estilo diferente do Compass. Também do mesmo grupo outro crossover substitui o descontinuado Citroën C3 no terceiro trimestre.

Também confirmados para este ano a nova geração do Hyundai Creta e a inédita versão hatch do Honda City. No entanto, este pode atrasar. CAOA Chery terá o Tiggo 3X no fim deste mês. Captur estreia o motor turbo de 1,3 litro ainda importado (fabricado aqui só em 2022). Toyota promove a primeira revitalização dos Yaris hatch e sedã também no segundo semestre.

As despedidas de mercado terão a ver com o programa de emissões e ruído Proconve PL 7, a partir de 1° de janeiro próximo. Emissões evaporativas serão reduzidas a apenas 0,5 g/dia em testes de 48 horas. Tanques de combustível terão que ser modificados (na Toro 2022 diminuiu de 60 para 55 litros). Apurei que Uno, Doblò e Grand Siena saem de produção em 31 de dezembro, mas haverá um estoque transitório no começo de 2022.

Fox sai de linha em dezembro, porém Gol, Voyage e Saveiro terão sobrevida até janeiro de 2024, quando exigências de segurança vão impor substitutos já em desenvolvimento.

Stellantis quer alavancar vendas de Peugeot e Citroën

Objetivos anunciados semana passada por Antônio Filosa, CEO da Stellantis no Brasil, são ousados. Em dois anos retornar aos 5% de participação que as duas marcas francesas já tiveram no mercado (hoje, menos de 2%). Uma das estratégias, embora não declarasse formalmente, é colocar os motores aspirados e turbos GSE (em inglês, Motores Pequenos Globais), antes batizados de Firefly, nos modelos Peugeot e Citroën. Sabe-se, contudo, que ações nesse sentido já foram iniciadas.

Ele admitiu que em algumas cidades uma mesma concessionária poderá vender, se for rentável, as quatro marcas do grupo, apesar de reconhecer o posicionamento diferenciado da Jeep.

A empresa também investirá em maior conteúdo local, embora a dependência atual seja grande em semicondutores concentrados no Sudeste asiático. Até o momento o grupo conseguiu administrar com poucas paradas as fábricas de Betim (MG) e Goiana (PE). Filosa prevê dificuldades com recebimento inconstante de componentes neste segundo trimestre e só no final do ano haverá estabilidade no suprimento de autopeças.

Vendas diárias em abril chegam a quase 9.000

Mesmo com incertezas econômicas, abril teve a melhor média diária de comercialização do ano: 8.800 unidades de veículos leves e pesados. Como o mês passado teve três dias úteis a menos que em março, o total foi 7% inferior. Anfavea, por enquanto, mantém sua previsão de aumento de vendas de 15% em 2021 sobre 2020. Sete anos atrás eram vendidas até 15.000 unidades por dia.

Os estoques nas fábricas e concessionárias continuam bem baixos: apenas 17 dias. Se fosse possível produzir mais, certamente haveria compradores. A produção acumulada este ano cresceu 34% sobre 2020, pois em abril do ano passado a pandemia paralisou praticamente toda a indústria automobilística.

O Brasil precisa avançar bastante em exportações. Apenas 353.000 unidades (mais 9% em relação a 2020) estão previstas. Em 2005, o País vendeu ao exterior cerca de 700.000 unidades montadas. Apesar de forte desvalorização cambial no período, o que facilita vendas ao exterior, o País está mal no ranking mundial. Em 2019 ficou em 26º lugar entre os países que exportam veículos leves montados com apenas US$ 5,8 bilhões, segundo a Anfavea. No levantamento da entidade os números da China não estão incluídos.

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www.fernandocalmon.com.br



 

ANFAVEA apoia posicionamento conjunto sobre o teor de biodiesel no óleo diesel comercializado à sociedade: lançará o país em um cenário de estagnação tecnológica



São Paulo, 13 de maio de 2021 – As entidades subscritas, que representam mais de 200 mil empresas produtoras, distribuidoras, importadoras, revendedoras e transportadoras, além de indústrias relacionadas ao consumo de diesel, vêm a público manifestar preocupação quanto às discussões sobre a evolução de teor de biodiesel na mistura óleo diesel disponibilizado à sociedade, em função dos sérios problemas de qualidade decorrentes do combustível comercializado hoje.

A evolução do percentual de mistura implicará em maiores custos para o transporte de cargas e de passageiros e consequente aumento de preços de produtos para toda a sociedade. Também lançará o país em um cenário de estagnação tecnológica, impactará no desenvolvimento da indústria automotiva e de equipamentos e comprometerá a prestação de serviços.

Cabe destacar que a partir de 2022 entrarão em vigor no Brasil novos limites de emissões de poluentes com a adoção de tecnologias veiculares mais modernas, para as quais não há experiência com teores elevados de biodiesel e que exigem a redução do teor e alterações profundas na especificação do biodiesel.

Os problemas de cristalização, higroscopia, baixa filtrabilidade e formação de borras do biodiesel, que já ocorrem com a mistura atual, associados aos recentes aumentos de teor compulsório, têm provocado danos a máquinas e motores; diminuição da vida útil; e baixa performance de equipamentos, além de aumento dos custos de manutenção e prejuízos aos mais diversos setores da economia e seus consumidores. Além disso, deve-se considerar os impactos ambientais de descarte mais frequente de produtos perigosos contaminantes como borra, filtros, peças mecânicas, entre outros.

Estudos recentes apontam que teores elevados de biodiesel promovem aumento das emissões de óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos e monóxido de carbono, com impactos negativos que afetam a saúde humana e o meio ambiente, além de elevar o consumo de combustível, gerando ainda mais emissões e custos adicionais que são transferidos a toda população.

Desde sua concepção, o Programa Brasileiro de Biodiesel preconiza não privilegiar quaisquer rotas tecnológicas de produção. Outras leis e políticas públicas reforçam os princípios da inovação, do desenvolvimento tecnológico e da eficiência energética. A continuidade do sucesso deste programa depende da manutenção destas premissas em um mercado aberto, com diversidade de fornecedores, matérias-primas e produtos, a fim de estimular a concorrência, e oferecer, para os consumidores e para sociedade, produtos com melhor qualidade, menor impacto ao meio ambiente, melhor nível de serviço e menores preços.

Cabe destacar que o aumento compulsório de biocombustíveis na mistura do diesel somente deve ser estipulado mediante uma análise ampla e critérios fundamentados, garantindo viabilidade técnica e segurança não só para os produtores de biodiesel como para os usuários quanto à sua adoção.

Neste sentido, este grupo vem buscando o diálogo com autoridades e com a indústria de biodiesel almejando solucionar os atuais problemas de teor e de qualidade do produto.

Reiteramos nosso compromisso com a preservação ambiental no país e apoiamos a diversificação da matriz de combustíveis renováveis por meio do enquadramento regulatório de biocombustíveis avançados no mercado nacional, em benefício da sociedade, do meio ambiente, dos diversos segmentos econômicos e do consumidor.

COLUNA MECÂNICA ONLINE


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Tarcisio Dias


13 | MAIO | 2021 




Parabéns! 13 de maio é o Dia do Automóvel



Hoje, 13 de maio, é celebrado o Dia do Automóvel, data criada em homenagem à inauguração da primeira estrada pavimentada do Brasil. A rodovia que liga a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis, com aproximadamente 66 quilômetros, foi inaugurada em 13 de maio de 1926. Por isso mesmo, nosso planilha que sempre vai ao ar nos dias 10, 20 e 30, mudamos para celebrar essa importante data.

Decreto de Getúlio Vargas, assinado em 1934, instituiu oficialmente a data como o “Dia Nacional do Automóvel”. E qual a razão da data 13 de maio? Há explicações divergentes.

A primeira versão seria uma homenagem a Bertha Benz, esposa de Karl Benz, um dos criadores do primeiro carro para venda do mundo, o Benz Patent-Motorwagen – ou Motorcar.

Existem relatos de que a alemã seria patrocinadora dos experimentos do marido com motores de dois tempos, o que após alguns anos levou à criação, em 1885, do veículo de três rodas à gasolina.

O automóvel, que chegava a 13 quilômetros por hora, é tido como o primeiro criado com intenção de venda, mas quem iria acreditar que ele era seguro, em uma época onde “coisas que se mexem sozinhas” eram consideradas estranhas?

Para provar que o Motorwagen era confiável, Bertha o usou para a primeira viagem de longa distância a bordo de um automotor, em 1888. E não foi sozinha, levou seus filhos Eugen e Richard, de 13 e 15 anos, junto. 

De Mannheim, onde Benz tinha sua oficina de motores, até Pforzheim, cidade natal da corajosa mãe, foram três dias e 194 quilômetros. 

O Linogrin – nome da época para a gasolina – que abastecia o tanque de 4,5 litros foi comprado em uma farmácia no meio do caminho, uma vez que ainda não havia postos de combustível. 

Os freios, feitos de couro, foram substituídos por material novo, que a alemã encomendou numa mercearia local, e o carburador foi a própria Bertha que limpou, com um alfinete de seu chapéu.

A rota percorrida pelo exemplar número 3 do Motorwagen é um patrimônio histórico da humanidade desde 2008, e a história do passeio é descrita pela ONG Berta Benz Memorial Route. 

Apesar de tantos detalhes sobre a viagem, as datas exatas de partida e chegada se perderam com o tempo, sabendo-se hoje, apenas, que o mês da aventura foi agosto – ou seja, não faria sentido ser este o motivo de celebração do Dia do Automóvel em 13 de maio.

O primeiro carro de passeio brasileiro - Outra versão para a escolha de 13 de maio como o Dia do Automóvel é de que a data comemoraria a produção do Belcar, tido como o primeiro carro de passeio brasileiro – anteriormente, apenas utilitários como DKW Universal, Jeep Willys e Kombi haviam sido fabricados no país.

O modelo da Vemag – Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. teria motor 1.0 de dois tempos com bloco da também verde-amarela Sofunge. A unidade número um do automóvel teria saído da linha de produção em 1958, ou seja, 24 anos depois do decreto de Getúlio Vargas.

O Romi-Isetta foi o primeiro carro produzido em série no Brasil, nasceu em 1956, em Santa Bárbara D’Oeste/SP.
O carro de três rodas marcou gerações. O Romi-Isetta transportava dois adultos e uma criança, tinha uma única porta, localizada na frente. Sua velocidade máxima chegava a 80 km/h e o consumo era de 25 km/L. Foram fabricadas três mil unidades entre os anos de 1956 e 1961.

Com o passar dos anos os carros evoluíram muito, tornaram-se acessíveis à maioria das pessoas, fazem parte do dia a dia do brasileiro e lotam ruas, avenidas e estradas do país.

A década de 90 foi marcante para a indústria automobilística por vários motivos, um dos principais foi a globalização, somada a abertura do mercado às importações e a chegada de novas montadoras.

Os consumidores ganharam e puderam optar entre diversos modelos: compactos cheio de estilo, novas e vibrantes cores e o popular ganha acessórios e algum luxo. Agora, em pleno século XXI, a interatividade domina a linha de montagem.

Mecânica Online

Lubrificantes – Kia Corporation e Total Lubrifiants (sim, está escrito corretamente!) renovaram sua parceria pelo período de 5 anos. A Total Lubrifiants continua a ser o parceiro recomendado pela Kia Corporation para vendas de lubrificantes nas redes de concessionárias até março de 2026.

Multas - Muitos serviços foram paralisados por conta da pandemia, como por exemplo, a notificação das infrações de trânsito. Porém, isso não significa que as punições não foram válidas. Desde dezembro do ano passado, o Conselho Nacional de Trânsito autorizou o retorno dos envios de multas na pandemia, e de lá para cá, motoristas de todo o Brasil passaram a receber notificações de infrações cometidas durante as fases mais restritivas no país.

Arrefecimento - Desenvolvido para auxiliar na refrigeração do motor, o aditivo de arrefecimento desempenha também papel importante na lubrificação do sistema de arrefecimento do veículo e, por isso, é preciso tomar alguns cuidados na hora da compra e uso. Composto de monoetilenoglicol e outros componentes que servem de proteção para o sistema de arrefecimento, os aditivos tem como principais funções a antifervura, o anticongelamento e a proteção contra corrosão. 

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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

quarta-feira, 12 de maio de 2021

COLUNA MINAS TURISMO GERAIS



Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira




Circuito das águas, turismo e saúde

 

   Uma vida dedicada a uma missão: assim é possível resumir o caminho                vivido por Nhá Chica,  de Baependi  foi declarada pela Igreja Católica a primeira beata do Sul de Minas

A região do Circuito das Águas de Minas Gerais atrai o ano inteiro turistas interessados em curtir suas estâncias hidrominerais, o ar puro, o clima agradável, as atividades de lazer junto à natureza, e também em apreciar a arquitetura, a religiosidade e a boa gastronomia.

Entre os belos contornos das montanhas da Serra da Mantiqueira, os 12 municípios que integram o roteiro oferecem atrativos para receber com o tradicional acolhimento do povo mineiro turistas de todas as idades e com os mais diversos perfis.

Para o fortalecimento da região como um importante polo turístico, foi constituído em 2001, uma Instância de Governança Regional do Turismo, que é o Circuito das Águas de Minas Gerais, uma associação composta pelos municípios da região visando, de forma integrada e sustentável, promover, fortalecer e qualificar a atividade turística regional.



Parque das águas em Caxambu

O movimento vem consolidando resultados muito positivos ao apostar na gestão compartilhada de políticas, programas e projetos, buscando não apenas apresentar os atrativos naturais e culturais da região e oferecer experiências turísticas bem estruturadas, como também valorizar as comunidades envolvidas, melhorar a qualidade de vida das pessoas que nela vivem e integrá-las à atividade turística.

Nas cidades do Circuito das Águas de Minas Gerais, o turista se depara com 353 anos de história bem preservada e inúmeras atrações para agradar quem viaja em família, com amigos, casais e até quem coloca o pé na estrada sozinho.

Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Cruzília, Dom Viçoso, Lambari, São Lourenço, Soledade de Minas e Três Corações são os municípios que, juntos, recebem milhares de turistas por ano, sempre demonstrando toda a hospitalidade característica do povo mineiro.

Ao todo, o Circuito das Águas de Minas Gerais oferece cinco parques de água mineral, 37 fontes, 267 pontos turísticos, 60 atrativos naturais, 68 atrativos culturais, 120 meios de hospedagem, aproximadamente 10 mil leitos, sendo 208 adaptados para pessoas com deficiência, e cerca de 200 restaurantes, lanchonetes e bares que servem o melhor da culinária mineira. Há ainda inúmeras atrações religiosas, históricas, rurais, de ecoturismo e bem-estar, que são encontrados na região.


 

 Lambari vem investindo em atrações turísticas

Vale ressaltar que a região possui exuberante beleza natural, com destaque para o Parque Estadual da Serra do Papagaio, Parque Estadual Nova Baden e Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, além de diversos outras Unidades de Conservação municipais e atrativos com atividades ao ar livre.

O Circuito das Águas de Minas Gerais possui, ainda, produção de cafés especiais tipo exportação, que atraem um número grande de apreciadores da bebida, além de ser referência na produção de queijos finos premiados nacional e internacionalmente. Destaca-se também por ser o berço do Cavalo Mangalarga Marchador e, com isso, a região é referência de grandes exposições, atraindo criadores de todo o mundo. Não podemos esquecer dos dois trens turísticos e dos passeios e encontros nacionais e internacional de balão e esportes de aventura.

Por tudo isso, em uma época em que o turismo regional e as viagens de carro estão em alta, por causa da pandemia de Covid-19, a região do Circuito das Águas mineiro se firma como uma excelente escolha para turistar. As beleza do roteiro e as experiências que podem ser vividas confirmam que nesta região de Minas Gerais, onde as paisagens repletas de verde surpreendem, também não faltam incentivos para manter a saúde em dia, para relaxar e curtir momentos de paz.


ABAV Expo em Fortaleza

 


A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) anunciou nesta terça-feira a decisão de retomar a partir deste ano o caráter itinerante que consolidou a ABAV Expo como o principal evento do calendário do turismo nacional.  

Fortaleza tem um litoral com atrações das mais diversas para os turistas

Realizado anualmente pela ABAV desde 1974, o Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, como foi originalmente batizado, percorreu 15 cidades brasileiras até se fixar no Rio de Janeiro por dez anos, e depois migrar para São Paulo, onde permaneceu entre 2013 e 2019. Em função da pandemia, decretada em março do ano passado, a organização optou pela realização de um evento online, prorrogando para 2021 a 48ª edição da ABAV Expo que agora a entidade confirma para o período de 6 a 8 de outubro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, que dessa forma se torna o primeiro destino a sediar  o evento nesta nova fase itinerante.

De acordo com a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, a retomada do modelo itinerante sempre foi um desejo manifestado pelos participantes da ABAV Expo
visitantes e expositores, principalmente do público internacional.  O crescimento contínuo do evento ao longo dos anos, entretanto,  acabou por limitar as opções, considerando a logística necessária em cada destino. Incluem-se aí malha aérea, parque hoteleiro e um centro de eventos de ponta, sem mencionar outros tantos segmentos e fornecedores envolvidos na organização de um evento do porte da ABAV Expo. 

Com as ferramentas e plataformas online disponíveis hoje é possível gerar público, negócios, promover conhecimento e proporcionar experiências reais a partir de qualquer destino. Quebramos essa barreira com a realização do ABAV Collab no ano passado e nossa proposta para este ano é transformar  a  ABAV Expo em uma multi plataforma de negócios e vivências com um evento híbrido, que agregue ao espaço presencial as infinitas possibilidades  de uma participação online, explica Magda.  Em meio à concepção deste projeto inovador, um convite inesperado da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará para que Fortaleza voltasse a receber uma edição da ABAV Expo (já havia sido sede nos primórdios do Congresso ABAV, em 1976 e 1989) acelerou o processo inicialmente previsto para o médio prazo.

Decisão tomada, com aprovação unânime da diretoria e presidentes das estaduais, a ABAV lança a partir desta edição a proposta de traçar um planejamento antecipado para os próximos cinco anos, que contemple um grande destino turístico de cada uma das cinco regiões brasileiras, como forma de promover o turismo doméstico, que ganhará força quando o mercado reaquecer. E já há uma fila de capitais pleiteando a edição 2022.
Temos comprovadamente uma demanda reprimida por viagens de lazer, que já foram apontadas em inúmeras pesquisas como desejo prioritário do brasileiro quando as restrições da pandemia forem flexibilizadas. O mesmo vai acontecer com as viagens de negócios e com os eventos, e queremos estar passos adiante nesse tão esperado caminho da retomada, afirma a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar.

A ABAV Expo & Collab vai abarcar tamb
ém a programação do Matchbusiness, potencializando a realização de negócios, por meio de uma dinâmica híbrida e diferenciada. Teremos um agenda intensa nos dias da feira que reunirá compradores e fornecedores em rodadas de negócios promovidas em diferentes pontos e  equipamentos turísticos do Ceará,  acontecendo simultaneamente à programação da ABAV Expo, sempre ancorados na premissa de possibilitar um mix de negócios, capacitação e networking. Queremos entregar uma edição histórica, deixar a nossa contribuição  como mais uma iniciativa  pioneira e inovadora da ABAV, conclui a presidente da entidade que, sem revelar detalhes, antecipa mais uma ampliação no  portfólio de eventos da entidade, com um projeto inteiramente novo para o calendário do primeiro semestre de 2022, este fixo na capital paulista.


 Connection Festuris encerra e projeta nova edição



Em sua quarta edição em menos de um ano, o Connection Festuris encerrou no dia 7 de maio, com sucesso absoluto ao promover o primeiro evento presencial do turismo brasileiro em 2021. Ao lado das palestras da imersão em vendas Top Performer, os workshops de destinos brasileiros foram destaque nos dois dias do evento realizado em formato híbrido no Hotel Master Gramado, na Serra Gaúcha.

Segundo os organizadores, o evento superou as expectativas em termos de participação. Foram 300 profissionais participando de forma presencial - número permitido pelos protocolos de segurança - e mais de 500 pessoas acompanhando o evento de forma online. A felicidade pelo retorno dos eventos presenciais e pelo reencontro entre o trade do turismo foi perceptível no rosto de cada participante. 

“O Connection Festuris alcançou plenamente seu propósito maior que era a reconexão do trade turístico, através de conteúdo e networking. As expectativas foram alcançadas e tivemos oportunidade de medir através de pesquisa de opinião e pelos resultados nas mídias sociais. Foi um evento altamente seguro, com protocolos cumpridos e respeitados pelos participantes”, avalia o CEO do Connection Festuris, Eduardo Zorzanello.



No último dia do evento, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi uma das atrações ao visitar o local e circular pela área de networking, conversando com o público e representantes dos destinos expositores. Na sequência, discursou brevemente sobre a retomada dos eventos presenciais no RS e os planos envolvendo a recuperação da economia gaúcha e do setor do Turismo.

“Estamos organizando um grande plano de investimento para ajudar a retomar a economia do nosso Estado. Estaremos ao lado de quem empreende, buscando reduzir burocracia e impostos em setores estratégicos como é o Turismo, que não mexe não só com a economia, mas com a autoestima, o prazer, a sensação e as emoções das pessoas. E a gente está precisando das boas emoções, algo que o Turismo é capaz de alcançar através da qualidade de quem faz a atividade aqui no RS”, destacou o governador no evento.

“Os eventos corporativos são altamente seguros, além do mais são um importante canal de difusão da importância de seguir os protocolos sanitários para garantir saúde e bem estar. O Turismo é feito por pessoas, para pessoas e a retomada do mesmo é a esperança que levamos a todos, de que é possível sonhar e vivenciar coisas boas. Não podemos parar. Sempre caminhando e compartilhando responsabilidade”, completou a CEO do Connection Festuris, Marta Rossi. 


Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, organizadores do Connction Festuris


Diante da tendência pelo fortalecimento do turismo interno neste período de pandemia, alguns destinos e marcas vêm investindo em promoção turística para ampliar a visitação através da divulgação de atrativos e da validação como destinos seguros. Além da área de networking do Connection Festuris, os workshops movimentaram as tardes do evento no palco principal.

Entre os destinos expositores estiveram Cotia/SP, Gramado, Nova Petrópolis, Rio Grande do Norte, Vale Europeu, Região das Missões, Vale do Taquari, Vale Germânico, Rota Romântica e Caxias do Sul, além de marcas como Sebrae Nacional, Gramado Receptivo e CIC Caxias. 

O Connection Festuris Top Performer teve o patrocínio master de Sebrae Nacional, o patrocínio de Sicredi Pioneira e Master Hotéis, o apoio de Planalto Transportes, ABAV/RS e Eventool, o apoio institucional da Prefeitura de Gramado, a parceria em biossegurança da Imunizadora Hoffmann, conta com o Brasilturis Jornal como media partner e a Gramado Receptivo como agência oficial.

O Connection Festuris já trabalha para realizar a sua quinta edição no mês de setembro, ainda sem local confirmado oficialmente pela organização. Desta vez o evento terá como tema as Mega Tendências Globais, abordando como eixos principais o Turismo de Natureza, a Gastronomia e o Turismo Rural.

 

 

  @sergiomoreira63   informações para sergio51moreira@bol.com.br

 

 

 

 

 

BMW Wallbox: mais agilidade, tecnologia e praticidade para recarregar o seu veículo eletrificado. Em duas versões, BMW Wallbox oferece até 22kW de potência e pode carregar veículos BMW, MINI e de outras marcas do mercado brasileiro. Desenvolvido para funcionar em redes 127V, 220V e 380V, o equipamento permite carregar um carro elétrico de forma mais simples, assim como se carrega um smartphone.

 


Os modelos eletrificados BMW podem ser carregados em tomadas comuns, mas a experiência pode ser ainda melhor. Com potência até 26 vezes superior à de carregadores portáteis, o BMW Wallbox é capaz de realizar a carga completa das baterias com mais agilidade. Mais conveniente e seguro, o equipamento pode ser instalado em áreas internas ou externas e é ideal para residências, condomínios, locais de trabalho, além de casas de campo e veraneio. O carregador atende também a maioria dos veículos elétricos e híbridos de outras marcas disponíveis no Brasil.

O BMW Wallbox, disponível nas versões Essencial (R$ 7.293,00) e Plus (R$ 12.846,00), é Plug & Play: inicia a recarga assim que o cabo é conectado ao veículo. Além disso, permite pré-aquecimento ou resfriamento dos veículos BMW durante a recarga, evitando o uso da energia da bateria e aumentando a autonomia para condução. O carregador possui potência de até 22kW, equivalente à potência de recarga da próxima geração de veículos elétricos e híbridos – sem precisar ser substituído ou atualizado. O principal diferencial da versão Plus é o controle de acesso por cartões com a tecnologia RFID, que possibilitam o travamento e o controle de registro de cargas por usuário. A BMW possui parceiro homologado, com atuação em todo o território nacional, para a instalação do equipamento, de acordo com as normas técnicas brasileiras.

O BMW Wallbox possui sistemas internos de proteção a vazamento de corrente, que reduz custos e simplifica a instalação, e trava automática ao iniciar o processo de recarga. O dispositivo é certificado e testado de acordo com os padrões internacionais (Classe IP54 de proteção elétrica e classe IK08 de proteção mecânica) e está disponível em toda a Rede de Concessionárias BMW do Brasil. Para mais informações sobre a BMW do Brasil, acesse: www.bmw.com.br.

PEUGEOT APRESENTA A SÉRIE ESPECIAL SUV 2008 SKYWALKER. Visual externo e detalhes de acabamento exclusivos equipam a edição limitada. São 310 unidades feitas sob medida para os fãs da saga Star Wars, personalizada, a série tem ainda visual e acabamentos exclusivos. Baseado na versão Griffe, 2008 Skywalker é equipado com o consagrado motor 1.6 THP.

 


A saga Skywalker continua na PEUGEOT. O SUV 2008 acaba de ganhar mais um integrante: a série especial Skywalker. E bota especial nisso. Ainda que mantendo a discrição e elegância tão características do modelo, a personalização aplicada ao PEUGEOT SUV 2008.Skywalker resultou em um carro diferenciado e, de fato, especial.


EXTERIOR EXCLUSIVO

Por fora, destaque para os para-lamas dianteiros, que ostentam o emblema cromado da Aliança Rebelde, uma ordem de enfrentamento comandada pela personagem Leia Organa − a Princesa Leia nos primeiros filmes de Star Wars e líder do movimento nos longas mais atuais.

A tampa do compartimento de bagagem, por sua vez, exibe orgulhosa a assinatura Skywalker, com a logotipia original do filme e acabamento cromado de alto brilho. Este monograma especial está aplicado logo abaixo da extensão da lanterna, à esquerda da tampa do porta-malas.

As mudanças no perfil do novo PEUGEOT SUV 2008 Skywalker vão muito além do símbolo da Aliança Rebelde nos para-lamas dianteiros. Rodas com aro de 16 polegadas modelo Titane com pintura de alto brilho Gris Anthra remetem ao titânio, metal nobre e de cor cinza escuro, reconhecido pela resistência e leveza.

 A capa dos retrovisores externos e as maçanetas das portas também ganharam um tom exclusivo na série especial: são pintadas de cinza em um tom grafite, ornando perfeitamente com as rodas escurecidas.


FORÇA INTERIOR

Há sinais do tratamento Skywalker também na cabine. Os quatro tapetes da “nave” recebem piloto e passageiros de maneira exclusiva: têm bordas com costura branca e aplicação do logo da Aliança Rebelde e assinatura estilizada Skywalker. 


Para plena segurança, o tapete do motorista conta com sistema de travamento compatível com as travas originais instaladas no carpete do carro.

Acabamento das portas, console central e a parte frontal de todo o painel são outra exclusividade da série especial Skywalker em relação à versão Griffe, na qual é baseada. Na cor Cinza Quente, resultam em um clima ainda mais sofisticado para a cabine e combinam perfeitamente com o tecido de toque agradável e com múltiplas texturas – e que é outro ponto exclusivo da série especial.



POSTO DE COMANDO

Além de todo o tratamento que caracteriza a série especial. O PEUGEOT SUV 2008 Skywalker carrega um recheado pacote de equipamentos, como o câmbio automático sequencial de seis marchas AT6, piloto automático, limitador de velocidade, faróis com DRL de LED, airbags frontais e laterais, Isofix para fixação de assentos infantis, central multimídia PEUGEOT Connect Radio com Apple CarPlay e Android Auto e muito mais.


Sob o capô, a série especial traz exclusivamente o consagrado motor 1.6 THP flex de 173 cv. Serão comercializadas 310 unidades do PEUGEOT SUV 2008 Skywalker e todos os compradores ganharão um ano de assinatura do Disney+, o serviço de streaming de vídeo da Disney. Para assegurar ainda mais exclusividade, são apenas duas opções de cores especiais – ambas especiais e sem custo adicional: Branco Nacré e Preto Perla Nera. O novo PEUGEOT SUV 2008 Skywalker tem preço sugerido de R$ 121.990 e já pode ser encontrado em uma concessionária nada nada distante.







terça-feira, 11 de maio de 2021

Rodofort traz pneus importados da Índia para superar a crise de abastecimento

 


A Rodofort está trazendo pneus da Índia para equipar seus semirreboques. A iniciativa é a resposta da empresa para enfrentar a crise de abastecimento de componentes que afeta a indústria de implementos rodoviários. “Nesse momento de escassez é preciso conhecer bem o mercado internacional para saber aonde buscar a melhor solução”, diz Alves Pereira, diretor-geral da Rodofort, que completa: “nosso departamento de Compras mantém-se atualizado sobre a indústria mundial”.

Em maio chegou o primeiro lote de pneus para equipar os produtos que estavam no pátio aguardando a entrega final ao cliente. Para julho a Rodofort já adquiriu quatro contêineres com 1,5 mil pneus no total. Em 2020 a empresa tentou fazer a importação direta mas as taxas tornaram a operação inviável. A importação deste ano está sendo feita com tradings especializadas em comércio internacional. “Não teremos produtos customizados por causa da falta de componentes, mas sim opções para que eles não parem de transportar cargas”, afirma o executivo.

Bem de capital. A pandemia tem afetado toda a cadeia de fornecedores de componentes o que tem levado a escassez e atrasos na entrega de produtos. O diretor da Rodofort lembra que implemento rodoviário é bem de capital e por isso parte integrante dos negócios de uma empresa. “Sem implemento o transportador não trabalha e por isso é preciso buscar soluções para manter o fornecimento aos clientes”, afirma.

A opção de buscar no mercado externo se deve a alguns fatores, segundo o executivo. “Há fabricantes inseridos em países com o clima semelhante ao nosso, como a Índia, e os pneus produzidos nesses locais tendem a sofrer um processo similar de desgaste aos fabricados no Brasil”, diz. Outro ponto importante é que a qualidade dos pneus importados melhorou muito ao longo dos últimos anos.

Outras opções de fornecedores são os fabricantes localizados na China e no Vietnam. “No mundo globalizado ninguém fabrica nada exclusivo para o mercado doméstico. É preciso ter produto adequado para ganhar o mercado externo”, assinala Alves. Com isso, na prática, a Rodofort desenvolve novos fornecedores, que poderão se tornar mais conhecidos e respeitados no mercado brasileiro, tornando-se opções constantes, mesmo com o mercado equacionado; além de manter o atendimento aos seus clientes nesse momento.

Di Grassi: "Mônaco é a corrida do ano". Com dois segundos lugares no Principado, Lucas prevê etapa emocionante no traçado monegasco




“Mônaco foi feita para a Fórmula E. Por isso é a corrida que mais espero neste ano”, disse Lucas Di Grassi a respeito da sétima etapa do Campeonato Mundial de Fórmula E, que será disputada no próximo sábado (8) com transmissão ao vivo pela TV Cultura e Sportv. Pela primeira vez desde que passou a disputar provas nas ruas do Principado, a categoria vai utilizar o mesmo traçado tradicionalmente percorrido pela Fórmula 1.

O piloto brasileiro da equipe Audi Sport ABT Schaeffler tem um bom retrospecto em Mônaco: em três provas disputadas lá, Lucas obteve dois segundos lugares em 2015 e 2017. “É um lugar onde gostaria muito de vencer. E não apenas por uma questão de posicionamento no campeonato. Mônaco é icônico, é um símbolo. Uma vitória aqui seria certamente um capítulo especial na carreira”, diz ele.



Previsão de mais ultrapassagens
Di Grassi espera uma corrida muito competitiva em Mônaco. Segundo ele, as características da categoria a tornam ideal para uma corrida no Principado, famoso por seu traçado estreito e de difíceis condições de ultrapassagem. “O F-E escorrega muito mais na pista do que o F-1. Mas justamente por ter muito menos downforce, um carro de F-E consegue seguir o outro muito mais de perto e isso acaba deixando a corrida muito mais emocionante. Dá para ultrapassar muito mais do que na F-1”, avalia o brasileiro.

Apesar de ter liderado provas e constado entre os principais nomes das corridas anteriores, devido a quebras ou acidentes nos quais foi envolvido Lucas não subiu ao pódio ainda na atual temporada. O holandês Nyck De Vries, da equipe Mercedes, lidera a classificação.

VW São Carlos alcança 2 milhões de motores EA211 produzidos. Família inclui a consagrada linha turbo TSI, que a Volkswagen lançou de forma pioneira no mercado há mais de cinco anos, entregando desempenho e economia de combustível

 

A Volkswagen do Brasil acumula a experiência de fabricar motores turbo flex no País há mais de cinco anos. São cerca de 900 mil unidades rodando em solo nacional e exportadas para seis países em quatro continentes. Os motores TSI fazem parte da família EA211, que acaba de atingir a marca de 2 milhões de motores produzidos na fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP). 

Lançada em 2015, a motorização TSI da Volkswagen foi a pioneira do segmento no Brasil, trazendo o primeiro motor de 1 litro com turbo, injeção direta e flex. Os motores turbo flex TSI se destacam no mercado, pois permitem gerar um ótimo desempenho aliado a um baixo consumo de combustível. Tudo isso, somado à reconhecida robustez e durabilidade oferecidas pelos veículos da VW, traz ao motorista um maior prazer ao dirigir.

Ao longo dos anos em que está presente no mercado, a tecnologia se tornou sinônimo de confiabilidade: um motor testado e aprovado pelos clientes. Sua aplicabilidade e polivalência permitiram que ele fosse utilizado em diversos modelos como Polo, Virtus, up!, Nivus, T-Cross, Tiguan e o próximo lançamento na ofensiva de SUVs da marca, o VW Taos. Graças à engenharia de ponta e a expertise de nosso time, o novo modelo irá oferecer a melhor relação peso/torque do segmento, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,3 s e com velocidade máxima de 194 km/h.

“Este marco de dois milhões de motores da família EA211 mostra a relevância que a fábrica tem para a região e Grupo, já que, além de abastecermos o mercado interno, também exportamos os motores TSI para Argentina, México e Espanha”, destaca Cesar Drazul, plant manager da VW São Carlos.

Esportividade

Graças à tecnologia e a engenharia empregadas pela Volkswagen, os motores EA211 ficaram menores e mais leves com a adoção de bloco e cabeçote feitos em alumínio. Todo esse conhecimento faz com que, mesmo com um tamanho reduzido, o equipamento com três cilindros continue tão eficiente quanto outros propulsores. Isso acontece porque a configuração gera benefícios como a maior eficiência térmica e melhor enchimento da câmara de combustão, além de reduzir as perdas mecânicas por atrito. O conjunto de turbo e injeção direta somado à combinação de tecnologia de ponta, que traz qualidade e durabilidade para o motor, é equivalente ao de motores maiores, como os 1.6 ou 1.8 mais antigos.

A sigla TSI (Turbo com Injeção Direta) é acompanhada de números como 170 TSI, 200 TSI, 250 TSI e 350 TSI, que representam o torque gerado pelo motor em newton/metro, independentemente do tipo de combustível utilizado.

Devido à sobrealimentação, o turbo do motor TSI aumenta a massa de ar admitida pelo sistema através de uma compressão em parte do ar de saída (escape), aproveitando o ar que seria descartado pelo motor. Isso gera ganhos em potência, torque e economia, que é muito maior do que em carros aspirados comuns.

O TSI também é um motor menos nocivo ao meio ambiente, já que é alimentado por uma injeção direta de combustível que pulveriza o mesmo diretamente para a câmara de combustão com uma alta pressão, diminuindo assim a poluição gerada pelo veículo.

Família EA211

A família de motores EA211 começou a ser produzida em 2013, trazendo novidades como o sistema E-Flex, que dispensa o uso do tanquinho de gasolina para partida a frio e ainda conta com evoluções tecnológicas que priorizam a eficiência e a performance. O motor foi projetado de forma a reduzir o peso e o atrito interno, trazendo bloco e cabeçote desenvolvidos totalmente em alumínio. Além disso, a configuração conta com quatro válvulas por cilindro e sistema variável de válvulas na admissão. Os avanços tecnológicos no motor permitem controlar melhor a temperatura devido a menor folga entre as peças móveis. Isso ajuda a otimizar o aproveitamento de energia e a tornar o motor mais eficiente.

Crédito Foto: Divulgação/Pedro Danthas

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Novas gerações do Audi A3 Sedan e Audi A3 Sportback entram em pré-venda no Brasil. Modelos chegarão ao País com motor 2.0 TFSI e transmissão S tronic automática de sete velocidades. Versão Performance Black será a única disponível no mercado brasileiro. Clientes interessados poderão adquirir seu modelo durante a pré-venda, que começa em 10 de maio, na modalidade venda direta



São Paulo, 10 de maio de 2021 – A Audi do Brasil inicia em 10 de maio a pré-venda das novas gerações do Audi A3 Sedan e do Audi A3 Sportback – as primeiras unidades estão previstas para desembarcar no País em setembro já como ano-modelo 2022. Em sua quarta geração na versão Sportback e segunda na Sedan, o Audi A3 é um veículo que possui uma rica história: é o modelo mais vendido da história da marca no País e, no mundo, já teve mais de 4 milhões de unidades comercializadas. A versão Performance Black será a única disponível no mercado brasileiro e os clientes interessados terão condições especiais durante o período de pré-venda: de R$ 284.990,00 por a partir de R$ 264.990,00 na modalidade venda direta.

 

Para Daniel Rojas, responsável pela área de vendas na Audi do Brasil, “o Audi A3, desde que chegou ao Brasil em 1997, é um verdadeiro objeto de desejo dos consumidores, tanto que até hoje é o modelo mais vendido da história da marca no País. É um veículo que transmite esportividade, está ainda mais tecnológico e chega com um design totalmente novo por dentro e por fora nesta nova geração”.

 

Design exterior e dimensões

As novas gerações dos A3 Sedan e A3 Sportback apresentam proporções dinâmicas e um design esportivo. A ampla grade frontal Singleframe e as grandes entradas de ar na parte frontal acentuam seu caráter dinâmico. A linha de ombro da carroceria se estende suavemente dos faróis às luzes traseiras e a área logo abaixo dessa linha nas laterais é curvada para dentro – este é um novo elemento do design que dá maior ênfase aos arcos das rodas. Seu desenho moderno já rendeu prêmios de design na Europa em 2020.

 

Os faróis e as lanternas são Full LED e inclusive contam com indicador dinâmico de setas na traseira de série. Como opcional é possível adicionar os revolucionários faróis Full LED Matrix, que agregam beleza e exclusividade ao A3 com assinaturas personalizadas ao entrar e sair do veículo. O conjunto é composto por 15 segmentos de LED que podem ser acionados individualmente, e além de mais eficiente e dinâmico, contribui para o aumento de segurança ao direcionar o facho de luz sem ofuscar demais veículos nas vias.

 

Com 4,34 metros de comprimento e 1,82 metros de largura, o A3 Sportback cresceu pouco mais de três centímetros nestas duas dimensões em comparação com seu antecessor. A altura de 1,43 metros e a distância entre eixos de 2,64 metros permaneceram inalteradas. Dependendo da inclinação do banco traseiro, o compartimento de bagagem comporta entre 380 e 1.200 litros – o piso ainda pode ser regulado em diferentes alturas.

 

A versão Sedan cresceu em todas as dimensões comparado com a geração anterior: os 4,50 metros significam que ele é 4 centímetros mais comprido – a distância entre eixos permanece inalterada. A largura aumentou 2 centímetros, para 1,82 metros, e a altura subiu 1 centímetro, para 1,43 metros. Isso resultou em um aumento de bons 2 centímetros na altura da cabeça na parte frontal, além de mais espaço para os cotovelos. Com 425 litros, a capacidade de bagagem é a mesma do modelo anterior.


 


Design interior

O design esportivo e sofisticado continua no interior com alguns elementos inspirados no Lamborghini Urus, como as saídas de ar do painel e a nova alavanca de seleção de marcha, muito mais elegante, minimalista e tecnológica – seu acionamento agora é eletrônico e utiliza o conceito shift-by-wire, sem o botão de trava mecânica que antes precisava ser acionado para realizar a troca.

 

O cockpit dos novos A3 tem foco total no motorista e elementos que chamam a atenção, como bancos dianteiros super esportivos com apoio de cabeça integrados ao assento, acabamentos de alumínio, maçanetas de portas marcantes e um painel de instrumentos com aparência black-piano em diversos detalhes. Ele usa elementos familiares dos modelos de classes mais altas da marca e está equipado de série com um display sensível ao toque de 10,1 polegadas – integrado no centro do painel de instrumentos, ele reconhece letras inseridas à mão, fornece feedback acústico.

 

O Audi Virtual Cockpit de 12,3” de série  complementa as informações para o motorista e permite três visualizações diferentes, incluindo gráficos com visual esportivo. Os novos Audi A3 Sedan e Audi A3 Sportback se conectam ao smartphone do usuário através do Apple CarPlay ou Android Auto. Há ainda o Audi phone box light, que carrega o celular por indução.

 

Motor e suspensão refinados

Tanto a versão Sedan quanto Sportback da nova geração do A3 chegam ao Brasil com motor 2.0 TFSI a gasolina, que entrega potência de 190 cavalos e torque de 320 Nm. A transmissão é a de dupla embreagem S tronic de 7 velocidades, que oferecem mudanças extremamente rápidas, e a tração é dianteira em ambos os modelos.

 

O sistema de suspensão traseira independente é equilibrado e combina agradável conforto de condução com boa dinâmica. Cada amortecedor se adapta permanentemente às condições da estrada, à situação de direção e ao modo de direção, criando uma ampla distribuição entre um movimento de rolamento altamente confortável e um manuseio ágil.

 

O Audi drive select também permite que o motorista experimente diferentes modos de direção: comfortdynamicefficiencyauto e individual. Isso também traz mudanças nas características da resposta do acelerador, câmbio e da direção progressiva, por exemplo, que varia sua relação dependendo do ângulo de direção.

 

Equipamentos e pré-venda no Brasil

Produzidos na fábrica de Ingolstadt, Alemanha, onde fica a sede da Audi, os novos A3 Sedan e A3 Sportback entram em pré-venda no Brasil em 10 de maio – as primeiras unidades, já com ano-modelo 2022, devem desembarcar no País em setembro. A versão Performance Black, única disponível para o mercado brasileiro, estará disponível em pré-venda com condições especiais de R$ 284.990,00 por a partir de R$ 264.990,00 na modalidade venda direta.

 

Os modelos chegam com uma vasta lista de equipamentos de série, que incluem Audi Virtual Cockpit de 12,3”, keyless, teto solar elétrico panorâmico, volante em couro com shift-paddles e base aplanada, kit exterior S line, rodas Audi Sport de 18”, faróis Full LED, seis airbags, park assist, sistema de direção dinâmica progressiva, ar-condicionado de duas zonas e carregamento de celular por indução. O Audi A3 Sedan também possui porta-malas com abertura automática hands-free.

 

Dentre as cores exteriores disponíveis estão as sólidas Branco Ibis e Azul Turbo, as metálicas Azul Navarra, Amarelo Píton, Branco Geleira, Preto Mito e Vermelho Tango e a perolizada Cinza Daytona. No interior é possível escolher entre preto, cinza e bege.

 

Como opcionais estão o sistema de som Bang&Olufsen 3D, faróis LED Matrix, pacote de luzes ambiente customizáveis, capa do retrovisor externo em carbono (no Sedan o aerofólio também pode vir em carbono) e pacote S line interior, que inclui pedaleiras em alumínio, revestimento adicional em couro no painel, console central, lateral das portas e volante e inscrição S line nos bancos esportivos e volante.

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